terça-feira, 2 de agosto de 2022

CASTELO DE PAIVA | Seis prémios conquistados no All Dance Europa. PT Dance Academy brilhou em Roma

 

Regressaram ontem a Castelo de Paiva e foram recebidos com grande entusiasmo, os jovens paivenses da PT Dance Academy, depois de terem brilhando ao mais alto nível, na edição deste ano do All Dance Europe, iniciativa realizada em Roma, no passado fim de semana.

Foram seis prémios conquistados, que representam talento, trabalho, dedicação e muita entrega deste jovens, motivados pelos pais para a aprendizagem, com o profissionalismo dos professores, destacando-se nesta presença internacional os excelentes resultados conseguidos 

🥇1° Lugar - Grupo Grande Categoria Urban Show

🥇1° Lugar - Grupo Dancehall

🥇1° Lugar - Trio Dancehall Adulto

🥇1° Lugar - Solo Dancehall Mariana

🥇1° Lugar - Solo Santiago Dança Contemporânea

    A Mariana ganhou o prémio de melhor Bailarina adulta do evento.

A Vereadora da Cultura da edilidade paivense, Liliana Vieira, acompanhou a comitiva da PT Dance Academy nesta participação internacional, e foi testemunha deste êxito, evidenciando o seu orgulho e satisfação nestas conquistas, endereçando os parabéns a todos estes jovens, aos professores e aos pais, que se dedicam e apoiam incondicionalmente estes fantásticos alunos, que brilharam numa promoção fantástica do concelho de Castelo de Paiva em território italiano.


 

 Carlos Oliveira

CASTELO DE PAIVA | Certame voltou a ser um rotundo sucesso. Sardoura mostrou-se ao melhor nível   na 3ª Festa do Vinho Gastronomia e Actividades


CM garantiu terreno para ampliar zona de lazer no centro da freguesia.
Promovida pela Junta de Freguesia de Sardoura, a 3ª edição da Feira do Vinho, Gastronomia e Actividades, foi um rotundo sucesso, com milhares de pessoas a passar pelo Largo do Fundo do Adro, requalificado e mais atractivo, em três dias de festa grande, num certame local que registou forte adesão de visitantes, e que teve a participação de quatro dezenas de expositores locais que mostraram o que de melhor tem a freguesia nos mais diversos domínios, para além de muita animação musical que enriqueceu o evento, criando um ambiente de salutar convivialidade que todos apreciaram.
Ricardo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, mostrou – se agradecido pela forma entusiástica como a população de Sardoura se voltou a envolver no certame e se associou a esta iniciativa, louvando o esforço dos produtores locais e de todos os expositores e instituições que marcaram presença e que contribuíram para que esta Feira do Vinho, Gastronomia e Actividades fosse um êxito e seja a verdadeira mola impulsionadora para o progresso que a freguesia precisa e merece, afirmando –se pela positiva, destacando que a feira ganhou uma projecção imparável e tenha já “ selo de garantia “ que vai potenciar outras dinâmicas e assegurar a sua continuidade no futuro.
Em jeito de balanço, o autarca local, que se mostrou reconhecido pela colaboração da Câmara Municipal na organização deste certame, também gizado para atrair visitantes à freguesia, recordou depois as potencialidades locais, a qualidade dos seus vinhos verdes, a doçaria tradicional, a importância da sua frente ribeirinha para a dinamização turística que se deseja, recordando algumas intervenções que estão a ser concretizadas ao nível da recuperação da rede viária, requalificação urbana, e nas áreas do ambiente, cultura e desporto, esperando que a Junta de Freguesia possa trabalhar rumo ao progresso e ao desenvolvimento que merece face ao estatuto de vila que detém, agradecendo o contributo dado pela edilidade paivense na aquisição do terreno para alargar e concluir a grande obra da requalificação da zona central de Sardoura, entre outras intervenções previstas.

Já o presidente José Rocha, mostrou-se também surpreendido com a grandeza desta iniciativa nesta terceira edição, considerando excelente o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura na realização deste certame, desejando que a iniciativa continue sempre com esta força e dinâmica e possa consolidar-se cada vez mais, ajudando a dinamizar e a valorizar ainda mais a freguesia e o concelho, que tem boas condições de atractividade para se afirmar.

O edil paivense deu os parabéns a todos os expositores que aderiram a esta iniciativa em Sardoura, lembrando a aposta que continua a ser feita no sector da vinha e na qualidade dos vinhos verdes da Sub Região de Paiva e nos produtos endógenos, evidenciando o artesanato, e referiu-se ao esforço que está a ser feito no sector do turismo, procurando-se valorizar o território e criar dinâmica económica, atraindo visitantes ao concelho, daí evidenciar que, este tipo de certames são fundamentais para o concelho, porque movimentam pessoas, colectividades e instituições, espevitam oportunidades de negócio, motivam o lado empresarial, realçando o interesse de valorizar as potencialidades do município.

José Rocha, que na abertura oficial se fez acompanhar pelos vereadores José António Vilela e Liliana Vieira, anunciou a intervenção que será realizada na Urbanização de S. Gens, na melhoria do acesso dos residentes nesta zona habitacional, assim como também se referiu ao processo da Posse Administrativa de uma parcela de terreno na zona central da vila de Sardoura, que vai permitir ampliar a zona de lazer até á recta da EN 222-1, potenciando um centro da freguesia mais funcional e atractivo.

O programa, orientado para dar a conhecer os vinhos da freguesia, a gastronomia local, a doçaria tradicional, o artesanato e aquilo que de melhor se produz neste recanto do território paivense, contou com um programa aliciante, sem faltar a animação musical, traduzida na apresentação de grupos de concertinas, ranchos folclóricos, grupos de bombos, dj’s, concertos e os tradicionais bailaricos.

Antes da actuação das concertinas, a abertura oficial do certame que se realizou ao final da tarde de Sexta Feira, contemplou intervenções alusivas ao evento, com Ricardo Cardoso e José Rocha a estruturar os discursos na grandeza do evento e nas dinâmicas económicas que potencia para a freguesia, realizando-se o habitual périplo para a entrega dos certificados de presença aos expositores, seguindo-se a actuação dos Amigos das Concertinas, continuando a festa com animação de rua, e a exibição da Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, do Rancho Folclórico de S. Martinho, e da actuação do Trio “ Extra Som “ para um animado bailarico em noite quente, encerrando o primeiro dia com a animação a cargo do DJ Bruno Falcão.

No Sábado, o certame abriu portas a partir ao inicio da tarde e foi uma enchente como nunca se viu, com a exibição das Concertinas Sons do Paiva, sendo que, a noite teve animação de rua a cargo do grupo “ Gaitas Daninhas “, seguindo-se o grande espectáculo com o Grupo Musical “ Nova Tendência “, com o encerramento da noite a voltar a merecer o registo do DJ Bruno Falcão até às tantas da madrugada.

No dia de ontem, o certame reabriu cedo com uma Aula de Zumba com Paula Carvalho logo de manhã, durante a tarde a registou-se a exibição das Concertinas Amigos do Douro, seguindo-se a actuação do grupo arouquense Som Baile, com o encerramento do certame a contar com a animação de Joaquim Mendes.

Recorde-se que, este certame contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o autarca local, Ricardo Cardoso, fez um balanço muito positivo da iniciativa, prometendo mais melhorias na requalificação deste recinto no centro da vila e ainda maior dinâmica na edição do próximo ano.

Carlos Oliveira

CÂMARA DE AVEIRO DEDICA DIA DE CELEBRAÇÃO A SANTA JOANA

 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai comemorar esta quinta-feira, dia 04 de agosto, os 550 anos da chegada da Princesa Santa Joana a Aveiro, um dia de celebração dedicado à Padroeira da Cidade. Em 04 de agosto de 1472, a Princesa Santa Joana chegou ao Convento de Jesus, facto que marcou para sempre a história de Aveiro.
Para celebrar esta data, a CMA preparou um dia em sua homenagem, proporcionando a entrada livre no Museu de Aveiro/Santa Joana.
Desta forma, pelas 15h00 decorre o lançamento do Inteiro Postal dos CTT – Correios de Portugal, dedicado à celebração dos 550 anos da Princesa Santa Joana em Aveiro e ainda a apresentação de uma mostra filatélica dedicada a Santa Joana a ter lugar na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Aveiro/Santa Joana.
Logo de seguida, pelas 15h30 o Executivo da CMA realiza a sua Reunião Pública no Claustro do Museu de Aveiro/Santa Joana.
A terminar, pelas 19h00, a Sé de Aveiro recebe a Eucaristia comemorativa desta data e que será presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.

Tribunal de Portimão anula embargo da obra do abrigo do trator da Comunidade de Pesca de Armação de Pêra

O Município de Silves congratula-se com a decisão do Tribunal de Portimão, proferida a 01 de agosto de 2022, que anulou o embargo que a “Praia da Cova - Realizações Turísticas, S.A.”, empresa com ligação ao grupo “Vila Vita Parc”, efetuou, no passado dia 09 de maio de 2022, à obra que estava ser realizada pelo Município de Silves, na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, e que consiste na instalação de um abrigo para o trator oferecido pela autarquia silvense à comunidade de pesca local.
 
Entendeu o Tribunal, indiciariamente, que a parcela de terreno onde incide a obra promovida pelo Município de Silves integra o domínio público marítimo e que a “Praia da Cova, S.A.”, não tem legitimidade para intervir no terreno, e, como tal, não tem legitimidade para embargar qualquer obra nessa parcela com o fundamento no facto de ser propriedade privada.
 
Em paralelo a este processo judicial, decorre outro igualmente no Tribunal de Portimão, intentado pelo Ministério Público em representação do Estado Português, em que está em causa a anulação de uma escritura pública de compra e venda de um terreno que integraria o areal da Praia dos Pescadores de Armação de Pêra, celebrada em dezembro de 2012, e o reconhecimento de que essa praia integra o domínio público marítimo do Estado.
 
O Município de Silves considera que a Praia dos Pescadores de Armação de Pêra, que constitui o berço e as raízes desta vila piscatória, onde se localizam o corredor de pesca e mais de 40 apoios de pesca para recolha dos aprestos dos pescadores, a lota, balneários públicos, o posto da Cruz Vermelha e vários estabelecimentos comerciais e concessões, integra o domínio público do Estado.
 
Com a decisão agora tomada pelo Tribunal de Portimão, e no pressuposto de não ser apresentado recurso da mesma, estão reunidas as condições para a conclusão da obra do abrigo do novo trator no valor de 95 mil euros, oferecido pelo Município de Silves à Associação de Pescadores de Armação de Pêra, investimento esse enquadrado no âmbito do processo em curso que visa a criação da área marinha protegida de interesse comunitário que incide na baía de Armação de Pêra, futuro Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado.
 
O atual executivo municipal permanente da Câmara Municipal de Silves, em face de todo este circunstancialismo, continuará a pugnar pela natureza pública da Praia dos Pescadores de Armação de Pêra, enquanto bem integrante do domínio público marítimo do Estado, e a zelar pela defesa da legalidade e da prossecução do interesse público, no âmbito da tutela do património imobiliário público e da protecção dos direitos e interesses legítimos da comunidade de pesca local.

Marinha Grande | OFERTA DE FICHAS DE TRABALHO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 2 de agosto, atribuir uma verba total de 185 mil euros aos três Agrupamentos do concelho destinada à aquisição das fichas de trabalho para os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, com o objetivo de apoiar as famílias e promover o sucesso escolar dos alunos.

Para o efeito, o Município irá atribuir a verba relativa a este fim, aos respetivos agrupamentos, para pagamento aos encarregados de educação mediante apresentação dos necessários comprovativos de despesa, em tudo semelhante ao processo adotado no âmbito da ação social escolar do 1.º CEB.

 

As verbas a atribuir respeitam ao número de alunos inscritos e são, respetivamente, de 73.0000,00 euros, para o Agrupamento Marinha Grande Nascente; de 82.000,00€, para o Agrupamento Marinha Grande Poente; e de 30.000,00€, para o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.

 

Os Agrupamentos efetuam, através das respetivas páginas eletrónicas, a indicação das fichas de trabalho adotados por ciclo (1º,2º e 3º) e por ano de escolaridade (do 1º ano ao 9º ano) e disciplina, com a recomendação de que devem verificar junto dos respetivos professores se, efetivamente, pretendem adotar esta ferramenta de trabalho.

 

Existem duas formas de aquisição das Fichas de Trabalho:

 

    Opção 1 – Aquisição nas livrarias/ papelarias do concelho

 

- Para os encarregados de educação que pretendam adquirir as Fichas de Trabalho nas livrarias / papelarias do concelho, devem dirigir-se ao respetivo agrupamento de Escolas e solicitar a emissão de declaração que lhe permitirá ter acesso à aquisição das referidas fichas de trabalho. As livrarias aderentes não cobram as fichas emitindo as faturas para os agrupamentos que procederão à respetiva liquidação.

 

    Opção 2 – Aquisição nas livrarias/ papelarias fora do concelho

 

- Para os encarregados de educação que pretendam adquirir as Fichas de Trabalho nas livrarias / papelarias fora do concelho, devem proceder à aquisição das referidas fichas de trabalho e dirigir-se posteriormente ao respetivo Agrupamento de Escolas, com a apresentação de prova de execução da despesa e documento válido e oficial do comprovativo da respetiva aquisição, para obter o respetivo valor correspondente.

Proença-a-Nova | Município apoio presença de oito alunos na Universidade de Verão em Coimbra

 

Oito alunos da Escola Secundária Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova, dos 10º e 11º anos, participaram na Universidade de Verão, uma iniciativa promovida pela Universidade de Coimbra que se realizou entre os dias 24 e 29 de julho com a presença de 425 jovens de todo o país. Totalizando um apoio direto de 1.760,00 €, que incluía alojamento, refeições e transportes dentro da cidade, esta participação é uma forma do Município premiar a dedicação e os resultados dos alunos que, desta forma, tiveram a oportunidade de experienciar “um conjunto de atividades pedagógicas e científicas orientadas para as mais diversas áreas do saber, bem como atividades culturais, desportivas, formação em soft skills e ações pontuais de voluntariado”, de acordo com a organização.

Com a colaboração de professores, investigadores e estudantes da Universidade de Coimbra no seu desenvolvimento, a Universidade de Verão proporciona 23 áreas de saber, divididas em Artes e Humanidades, Ciências na Saúde, Ciências do Desporto e Educação Física, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Sociais e Engenharias. Os alunos participaram em atividades relacionadas com a área da sua eleição e, adicionalmente, em seis workshops que tinham como objetivo dar ferramentas em soft skills, com impacto no dia-a-dia. Espetáculo com convidados especiais, ações de voluntariado, jogo do conhecimento, arraial e serenata monumental fizeram também parte do programa da Universidade de Verão.

Nos últimos anos o Município foi parceiro da Universidade de Coimbra na atribuição de bolsas de mérito neste formato, tendo a atividade sido interrompida devido à pandemia da COVID-19.

Proença-a-Nova | Clube de Caçadores promove 1º Grande Prémio em Trap 5 no Campo de Tiro

 

O Clube de Caçadores do Concelho de Proença-a-Nova promoveu o 1º Grande Prémio em Trap 5 (50 pratos) no dia 31 de julho, numa competição ganha por Nuno Lacão, do Clube de Tiro Desportivo do Crato, tendo ainda participado na final atletas de clubes de Santiago do Cacém, Portalegre, Leiria e Vale das Pedras (Ota). Os primeiros seis classificados receberam um troféu em que é visível a escultura “A Cortiçada”, de Carlos Farinha, existente no Largo da Devesa, em Proença-a-Nova. João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal, contextualizou os presentes quanto à Lenda da Cortiçada e a nova interpretação que se pretende dar, nomeadamente no desejo de alcançar o que está mais além, um pouco como fazem os desportistas. Deu os parabéns aos vencedores e destacou as condições renovadas do Campo de Tiro para provas como aquela que ali se realizou.

Também os responsáveis pela competição, Davide Rodrigues e Nuno Filipe, fizeram um balanço positivo da prova que envolveu mais de 50 atletas vindos de vários pontos do país. “Houve pessoas que fizeram mais de 300 quilómetros para vir aqui”, referiu Nuno Filipe, acrescentando que o tiro é uma modalidade em expansão a nível regional e nacional, com impacto na utilização do Campo de Tiro da Nave à Metade que foi dotado, em 2021, de cinco novas máquinas de lançamento de pratos. “Os resultados que hoje tivemos, de 50 em 50, 48 em 50 e 47 em 50, vêm ditar isso mesmo: se não houvesse condições ideais não se conseguiam atingir estes objetivos”, adiantou, por sua vez, Davide Rodrigues, campeão do mundo em 2020 em Trap 5.

Com quase 30 atletas a representar o Clube de Caçadores do Concelho de Proença-a-Nova nesta modalidade, a equipa está a competir pela primeira vez em provas locais e regionais: “terminámos o Campeonato Regional em terceiro lugar por equipas e o Davide ficou classificado em terceiro lugar individual. Estamos a concluir o Campeonato Nacional e tudo indica que estaremos nos lugares cimeiros, ainda falta uma prova”, adianta Nuno Filipe. Ainda que a maior parte dos atletas seja do concelho, há também desportistas de outras partes do país, por exemplo o atual campeão da Europa, Tiago Gomes, é de Pombal. O investimento nas cinco novas máquinas, realizada pelo Município, transformou o Campo de Tiro da Nave à Metade no único com estes equipamentos num raio de 150 quilómetros, trazendo, por isso, muitos atletas para treinar, inclusivamente de Espanha: “nós recebemo-los o melhor que podemos e é assim que nós vemos o tiro, não só a parte competitiva, que sem dúvida é importante, mas criar um espaço onde as pessoas possam conviver, sejam bem recebidas e possam desfrutar deste património natural”, afirma Nuno Filipe.

Depois da compra dos novos equipamentos, os dois atletas têm já um novo projeto que querem implementar no campo de tiro: a construção de um segundo fosso com cinco máquinas para que o campo possa ser utilizado em competições a nível regional. Para além disso, “vamos continuar a dinamizar o tiro, essa é a nossa função, continuar a batermo-nos por melhorarmos as condições que existem e é um trabalho árduo para o qual nós e os nossos parceiros estamos dispostos a contribuir”, refere Davide Rodrigues. “E estamos a trabalhar para federar novos atletas”, complementa Nuno Filipe. Para os interessados, o Campo de Tiro da nave à Metade está aberto às quintas-feiras, sábados e domingos a partir das 14h00.

Marinha Grande | CÂMARA GARANTE TRANSPORTE ESCOLAR GRATUITO ATÉ AO 12º ANO

 O Município da Marinha Grande vai garantir a gratuitidade do transporte escolar a todos os alunos da rede pública do concelho, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, no ano letivo 2022/2023, medida que integra o Plano de Transporte Escolar para o próximo ano letivo, aprovado pela Câmara Municipal, na sua reunião do dia 2 de agosto.

O transporte escolar enquadra-se numa política municipal de apoio às famílias, nomeadamente nas deslocações dos seus filhos para os estabelecimentos de ensino, ao mesmo tempo que pretende incentivar, desde a infância/adolescência, a utilização do transporte público.

O Plano é o instrumento de planeamento municipal da oferta de serviço de transporte entre o local de residência e o local dos estabelecimentos de ensino da rede pública, frequentados pelos alunos da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário, nos termos do Decreto-Lei 21/2019 de 30 de janeiro.

O Plano de Transporte Escolar 2022/2023 resulta de um trabalho próximo com a comunidade educativa do concelho, com a empresa de transportes municipal e com o Serviço de Informação Geográfica, que permitiu elaborar um documento adequado à realidade atual, quer em termos adequação da rede de transportes à rede escolar, quer em termos de adequação das rotas e horários a uma maior eficiência e correspondência com as necessidades de transporte diagnosticadas.

Trata-se de um trabalho iniciado em 17 de maio de 2022, com a realização de reuniões que permitiram ajustar a oferta às necessidades. Este trabalho culminou com a apresentação do documento, em sede de Conselho Municipal de Educação, no dia 19 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal.

A 1.ª Fase de candidaturas aos transportes escolares decorre até 4 de agosto de 2022, sendo que a 2.ª Fase decorrerá de 1 de setembro até 30 de setembro de 2022.

Ansião | Voluntariado jovem em defesa da floresta

O Município de Ansião irá dinamizar o Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» de 8 a 26 de agosto.

Tendo vista aprovada a sua candidatura a este programa do Instituto Português do Desporto e Juventude, a autarquia, através do Gabinete da Juventude, desafia agora os jovens com idade entre os 18 e os 30 anos a abraçarem esta causa.

Com o principal objetivo de fomentar a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, o programa prevê a sensibilização da população em geral e a defesa contra incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental.

Através de uma vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, os jovens participantes percorrerão todo o concelho para proceder à identificação de áreas que carecem de limpeza no concelho, com recurso a uma aplicação para o efeito.

Os participantes terão de fazer a sua inscrição até 5 dias antes do início do projeto, que contempla seguro, certificado e compensação monetária.

Mais informações e contactos estão disponíveis no portal do município, em www.cm-ansiao.pt



Exposição itinerante “O Futuro é Amanhã” já envolveu mais de 15 mil alunos da região de Viseu

Projeto de literacia ambiental voltou a percorrer os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões  

 


exposição itinerante “O Futuro é Amanhã”, um projeto de literacia ambiental implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, deu por concluído o seu segundo ano de itinerância pelo território. 


Desde o seu início, no ano letivo de 2020-2021, esta inovadora proposta pedagógica já esteve patente em 22 agrupamentos de escolas e nos 14 municípios da região, promovendo o conhecimento relativo às alterações climáticas junto de mais de 15.500 alunos e mais de 800 professores.

No que concerne ao ano letivo 2021-22, num ambiente descontraído e em contexto de fora de sala de aula, foram realizadas apresentações a mais de 7.000 alunos da região, tendo sido levadas a cabo 390 ações junto de 402 turmas do Ensino Básico e Secundário, envolvendo 7.177 alunos e 555 professores.


No ano letivo de 2021-22, a exposição esteve patente uma semana em cada Escola e Agrupamento de Escolas, com o objetivo de sensibilizar as comunidades escolares para a temática das alterações climáticas. A metodologia de apresentação associada à exposição teve por base o lançamento de questões e desafios simples, capazes de cativar a atenção e de estimular atitudes e comportamentos que atenuem os impactos negativos das alterações climáticas no território. 


Esta iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões insere-se na estratégia do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) e está também enquadrada no Projeto de Promoção do Sucesso Educativo “Valoriza-te” – um projeto integrado de combate ao insucesso e abandono escolar, que potencia as redes colaborativas de escolas e municípios, através da partilha de recursos e da convergência de ações.


"Ano após ano, esta iniciativa tem vindo a conquistar os nossos alunos para uma temática que afeta diretamente o nosso quotidiano e o nosso território, que são as alterações climáticas”, afirma o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.


Esta exposição itinerante vem complementar e consolidar, junto dos mais novos e da comunidade escolar, diversos projetos desenvolvidos pela CIM Viseu Dão Lafões no âmbito da proteção civil intermunicipal, baseados na adoção dos princípios da sustentabilidade ambiental e da coesão territorial”, acrescentou o responsável.


No próximo ano letivo, a exposição "O Futuro é Amanhã" irá continuar a sua itinerância, procurando sensibilizar a população em idade escolar para o impacto das alterações climáticas em Viseu Dão Lafões. 


Celorico da Beira | Festival Internacional de Parapente 2022

 

Linhares da Beira, Catedral do Parapente, vai receber entre 11 e 15 de agosto o Festival Internacional de Parapente.

Coorganizado pela Escola Aventura, Câmara Municipal de Celorico da Beira e o Clube de Voo Livre Vertical, com o apoio da Junta de Freguesia de Linhares da Beira, o Festival Internacional de Parapente vai aportar beleza, dinamismo, vida, alegria e, sobretudo, muito colorido, inculcado pelos parapentes que cruzam o céu da Aldeia Histórica de Linhares da Beira.

A edição do Festival Internacional de Parapente deste ano vai desenrolar-se em três vertentes. Na Competição A, dirigida a pilotos experientes, está em disputa o Troféu Sacadura Cabral, uma homenagem da Organização do evento ao heroico aviador celoricense, no ano em que se comemora o Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Na Competição B, para pilotos iniciados, o vencedor conquistará o Troféu Linhares da Beira. Na vertente Lazer, podem inscrever-se os pilotos que apenas pretendam voar no mais antigo evento de voo livre em Portugal e desfrutar da beleza singular deste território serrano. Os curiosos podem inscrever-se em voos de iniciação de parapente bilugar, e imergir numa aventura que lhes permitirá vivenciar experiências únicas e inesquecíveis.

Desde agosto de 1992, o parapente tem atraído à Aldeia Histórica de Linhares da Beira, muitos praticantes e amantes desta modalidade desportiva, dos quatro cantos do mundo.

Se é profissional ou amador de parapente, ou simplesmente, apreciador deste desporto, não perca a oportunidade de visitar Linhares da Beira, situado a 820 m de altitude no Parque Natural da Serra da Estrela o qual, para além da beleza natural e arquitetónica, o que por si só, já justificam uma visita, oferece também durante este evento, um espetáculo deslumbrante e colorido proporcionado pelos parapentes.

Aventure. Esperamos por si!

516 Arouca entre as seis pontes finalistas do prémio da IABSE - International Association for Bridge and Structural Engineering

A 516 Arouca encontra-se entre as seis pontes finalistas do prémio da IABSE - International Association for Bridge and Structural Engineering na categoria de pontes pedonáveis e cicláveis. A informação foi divulgada na passada semana no sítio da Internet da organização.
 
A 516 Arouca – Ponte Suspensa é a única infraestrutura portuguesa constante nesta categoria. As restantes pontes finalistas encontram-se localizadas na Suécia (Shipyard Bridge), China (Hemei Bridge e Haixin Bridge), Coreia do Sul (Y-Shaped Suspension Bridge) e Reino Unido (Esperance Bridge).
 
A IABSE representa a maior Associação Internacional da especialidade, com cerca de 4.000 membros engenheiros de estruturas, de mais de 100 países, promovendo o desenvolvimento da engenharia de estruturas em todo o mundo.
 
Os vencedores serão conhecidos a 17 de novembro deste ano, numa cerimónia que decorrerá em Zurique (Suíça).
 
“É sempre com enorme orgulho e satisfação que vemos o trabalho que desenvolvemos reconhecido ao mais alto nível”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, acrescentando: “Sentimo-nos já vencedores por termos conseguido estar entre as seis melhores pontes para peões e bicicletas a nível mundial”.
 
Por sua vez, António Tadeu, do ITECONS, entidade projetista da ponte, sublinha “Sinto um grande orgulho pelo trabalho realizado pela equipa do Itecons. A ponte 516 Arouca ao ser incluída como uma das finalistas dos prémios atribuídos pela associação IABSE, demonstra o reconhecimento internacional do trabalho técnico e científico realizado. Trata-se de uma distinção que premeia toda a Engenharia Portuguesa”.
 
Sobre a 516 Arouca
Inaugurada a 2 de maio de 2021, a 516 Arouca, situada na zona nascente do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO, nas imediações dos Passadiços do Paiva, é uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo. Erguendo-se 175 metros de altura acima do rio Paiva, tem um vão de 516 metros, largura de 1,2 metros e é constituída por 127 tabuleiros em gradil metálico suspensos por pendurais e catenárias em cabos de aço. Selecionada como uma das obras mais emblemáticas neste início de século pelo Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil, foi cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020 (PROVERE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). No primeiro ano de funcionamento, ultrapassou já os 120 mil visitantes.
 
Prémios recebidos
•Melhor Projeto Público na Área da Engenharia dos Prémios Construir 2020
•Melhor atração de desenvolvimento turístico da Europa (2021) - World Travel Awards
•Menção honrosa na categoria de Turismo Inovador do Prémio Nacional de Turismo 2021
•1.º Prémio ATEG de Arquitectura y Construcción Otilio García 2021 - Asociación Técnica Española de Galvanización

Felicitação pelo 2500º transplante hepático do CHULC, EPE

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP, (IPST, IP) congratula o Centro de Referência de Transplantação Hepática de Adultos do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, pelo seu 2500º transplante hepático.

Este Centro, integrado no Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação (CHBPT) do CHULC no Hospital Curry Cabral, foi fundado pelo Dr. João Rodrigues Pena em 1992, tendo tido como seu seguidor e grande dinamizador o Prof. Doutor Eduardo Barroso que criou em 2005 o Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação (CHBPT) do CHULC. É atualmente dirigido pelo Prof. Doutor Hugo Pinto Marques e conta com uma equipa multidisciplinar altamente especializada, dedicada e sempre disponível para o tratamento destes doentes de acordo com as melhores práticas, colocando este Centro de Referência ao nível dos melhores da Europa. Completou no dia 6 de julho, o marco histórico de 2.500 transplantes hepáticos, realizando com sucesso um transplante a um cidadão ucraniano de 61 anos. Ao longo dos seus 30 anos de existência, tem tido uma actividade intensa, de grande diferenciação, sendo referência nacional nesta área.

Por todo o esforço e trabalho realizado, por toda a dedicação das várias equipas de várias gerações, em nome de todos os doentes transplantados e a aguardar transplante, o Conselho Diretivo do IPST e a Coordenação Nacional da Transplantação dão os parabéns a esta grande Unidade de Transplantação desejando-lhe as maiores felicidades na continuidade de um trabalho na primeira linha.

Politécnico de Coimbra instala polo do ensino superior em Cantanhede

Escola dinamizará formação na área das artes criativas.

O Instituto Politécnico de Coimbra vai instalar um polo em Cantanhede, no âmbito de uma parceria estabelecida com o Município. O protocolo de cooperação entre as duas instituições, aprovado na segunda-feira, 1 de agosto, em reunião de Câmara, surge na sequência da candidatura da instituição de ensino aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, aos quais a autarquia aderiu.
Designado Cantanhede Creative School, este polo de ensino superior proporcionará oferta formativa com vista ao desenvolvimento da área das artes criativas em todas as suas vertentes.
Esta parceria permite-nos abrir uma nova janela no projeto educativo alargado e integrado que preconizamos para Cantanhede, destaca a presidente da Câmara Municipal. De acordo com Helena Teodósio, “é um imperativo dos dias de hoje associar as dimensões de educação e formação ao desenvolvimento económico, social e cultural”, pelo que “faz todo o sentido potenciar sinergias com uma instituição de ensino superior de referência, como é o Instituto Politécnico de Coimbra”.
Para além de colocar Cantanhede no mapa da oferta formativa pós-secundário, a Cantanhede Creative School poderá também ajudar a fixar mais jovens no concelho, conclui.
Segundo o protocolo, válido por cinco anos, caberá ao Instituto Politécnico de Coimbra coordenar a Escola, nomeadamente na sua organização logístico-administrativa, desenvolvimento da oferta formativa e disponibilização do corpo docente, ficando ainda responsável por dinamizar ações de promoção das atividades e ações a realizar.
Já o Município de Cantanhede compromete-se a proporcionar o espaço físico para a instalação do polo, bem como a alocar os recursos humanos necessários ao seu funcionamento.
Promover a oferta formativa na região e proporcionar condições para o envolvimento dos formandos em atividades dinamizadas pela autarquia e em outros projetos municipais, na área das artes e da criatividade, são outras das atribuições da Câmara Municipal de Cantanhede.
O programa “Impulso Jovens STEAM” tem por objetivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens, através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior.
Já o “Impulso Adultos” apoia a conversão e atualização de competências de adultos ativos, através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, assim como a formação ao longo da vida.
 

Governo falha criação de vagas no Ensino Superior para alunos de contextos menos favorecidos

Medida foi anunciada há um ano com o objetivo de "mitigar desigualdades", mas não chegou a avançar.

Foi em 2021 que o Executivo liderado por António Costa anunciou a criação de um contingente de 500 vagas para alunos provenientes das chamadas escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) para o concurso nacional de acesso ao Ensino Superior que está a decorrer, um número que estava previsto quadruplicar em três anos. O objetivo do Governo era "mitigar desigualdades", mas, de acordo com o Jornal de Notícias, o plano ficou, para já, na gaveta.
A criação das vagas para alunos de contextos menos favorecidos estava prevista no Plano Nacional contra o Racismo e Discriminação. Ao JN, o gabinete da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sublinha que a medida vai ser analisada no segundo semestre deste ano, quando for promovida uma "reflexão" sobre o regime geral do acesso ao Ensino Superior. Só nessa altura será tomada uma decisão sobre esta matéria.
"A medida não avançou no concurso nacional de acesso. Durante o segundo semestre deste ano, será promovida uma reflexão sobre o regime geral de acesso ao Ensino Superior, ocasião em que esta matéria será ponderada", esclareceu o gabinete de Elvira Fortunato.
Recorde-se que no processo de revisão do regime de acesso ao Ensino Superior vai ser analisada a possibilidade de separação do processo de finalização do secundário com o ingresso no Ensino Superior. Além das vagas no concurso nacional de acesso, o plano previa igualmente a criação de vagas para alunos de contextos desfavorecidos no acesso aos cursos técnicos superiores profissionais.
O programa TEIP abrange atualmente 136 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas que estão localizadas em territórios económica e socialmente desfavorecidos, "marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar se manifestam", segundo a informação disponível no site da Direção-Geral de Educação.
O JN escreve ainda que a medida mereceu reparos do Conselho de Escolas e do presidente da Associação Nacional de Diretores (ANDAEP) por se dirigir apenas a um tipo de escolas (TEIP).
Plano Nacional Contra o Racismo e Discriminação contempla ainda medidas para facilitar o acesso à habitação, emprego e justiça, como o uso de bodycams por agentes da autoridade. No entanto, a proposta de lei, aprovada em novembro no Parlamento e promulgada pelo Presidente da República no final de 2021, mereceu um parecer negativo por parte da Comissão Nacional de Proteção de Dados, que concluiu que algumas das medidas não estavam de acordo com a constituição. Entretanto, o Governo prometeu, para "breve", uma nova proposta.

Melissa Lopes / TSF

Costa faz depender pagamentos do Estado à Endesa da autorização de João Galamba

Primeiro-ministro assinou documento como resposta às "ameaças de práticas especulativas nos preços a praticar pela ENDESA".
Um despacho do primeiro-ministro, António Costa, assinado esta segunda-feira, determina que o pagamento de faturas por parte do Estado à Endesa terá de ser validado previamente pelo Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.
Numa nota enviada às redações, o gabinete do primeiro-ministro escreve que este despacho surge "perante as ameaças de práticas especulativas nos preços a praticar pela ENDESA e o dever de o Estado proteger o interesse dos contribuintes na gestão dos dinheiros públicos".
"Os serviços da administração direta e da administração indireta do Estado não podem proceder ao pagamento de quaisquer faturas emitidas pela ENDESA, independentemente do seu valor, sem validação prévia, por despacho do Secretário de Estado do Ambiente e da Energia", lê-se no documento.
Na mesma comunicação, António Costa determina também que, "para evitar a descontinuidade do serviço", tanto a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP) como os serviços públicos devem consultar o mercado "cautelarmente" para prevenir uma "eventual necessidade de contratação de novos prestadores de serviço que mantenham práticas comerciais adequadas".
O presidente da Endesa, Nuno Ribeiro da Silva, disse, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, que a eletricidade vai sofrer um aumento de cerca de 40% já nas faturas de julho, e que esse aumento é justificado pelo mecanismo ibérico para controlar o preço do gás na produção elétrica.
O secretário de Estado da Energia, João Galamba, esclareceu, entretanto, que é impossível verificar-se um aumento de 40% na fatura da energia através deste mecanismo: "Ao contrário do que disse o presidente da Endesa, não há nenhuma subida de 40%. Se está a falar sobre ofertas comerciais da própria empresa, só o próprio poderá dizer".

Gonçalo Teles / TSF

Marinha Grande | SENSIBILIZAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande organiza uma sessão de sensibilização sobre  “Amamentação, saúde e vida profissional”,  a ter lugar no dia 3 de agosto, das 15h00 às 18h00, no Auditório do Edifício da Resinagem, situado na Rua Bernardino José Gomes, na Marinha Grande, aberta a toda a comunidade.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, oficialmente estabelecida pela Organização Mundial de Saúde / UNICEF em 1992, é atualmente o movimento social mais difundido em defesa do aleitamento materno. É comemorado em mais de 120 países, de 1 a 7 de agosto, aniversário da Declaração de Innocenti, assinada por estas organizações em agosto de 1990 para a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

O aleitamento materno é fundamental para a implementação efetiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente num mundo pós-pandemia, uma vez que melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz as desigualdades entre e dentro dos países.

Neste sentido e pelo facto do concelho da Marinha Grande se caraterizar por ter um vasto tecido empresarial, que emprega um elevado número de mulheres, pretende-se desenvolver uma atividade que assinale a temática, juntando os vários setores numa reflexão conjunta.

O programa é o seguinte:

Abertura - Ana Laura Baridó - Vereadora da Saúde da Câmara Municipal da Marinha Grande

Moderadora: Elisabete Santos - UCC Marinha Grande

A importância da amamentação para a saúde da mulher e da criança
Isabel Reinaldo - SOS Amamentação

A perspetiva das empresas em relação à trabalhadora lactante
Gabriela Silva - Representação do Grupo Iberomoldes

Empresas amigas da amamentação e dos bebés - uma experiência nacional    
Representante da empresa TE Eletronics

Responsabilidade dos vários interventores sociais no sucesso do aleitamento materno
Hélia Gomes – Associação Luas e Faluas

De seguida, terá lugar a Inauguração da exposição de pintura intitulada “I'M", da artista plástica marinhense, Sónia Santos, no Foyer da Casa da Cultura - Teatro Stephens.

A exposição estará patente até ao dia 31 de agosto de 2022, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Marinha Grande | “ALDEIA SEGURA” E “PESSOAS SEGURAS” NA FREGUESIA DA MOITA

 O Serviço Municipal de Proteção Civil da Marinha Grande apresentou no passado dia 30 de julho de 2022, no Clube Desportivo Moitense, na freguesia da Moita, o programa de implementação dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” perante uma plateia cheia com a comunidade local.

A iniciativa contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Alves Monteiro; do presidente de Junta de Freguesia da Moita, Franklin Ventura; do coordenador municipal de Proteção Civil, Pedro Borges; dos técnicos do Gabinete Técnico Florestal e Proteção Civil, Vasco Fernandes e Hugo Areal; de representantes dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e da Polícia de Segurança Pública.
No decorrer da apresentação, foram elencados os objetivos de implementação, reiterando um compromisso tanto das instituições como da população local, em construir uma comunidade mais informada, mais sensibilizada, mais resiliente e, acima de tudo, mais SEGURA.
Ainda no decorrer da ação, foram apresentados o Grupo de Segurança Local e o Oficial de Segurança Local, constituídos exclusivamente por cidadãos habitantes da freguesia da Moita, dinamizado pela Junta de Freguesia da Moita, dando de seguida lugar ao debate e esclarecimento da população.

O programa “Aldeia Segura”, definido na Resolução do Conselho de Ministros nº 157-A/2017, de 27 de outubro, como um “Programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal”, é destinado a estabelecer “medidas estruturais para proteção de pessoas e bens e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio”.

Por sua vez, o programa “Pessoas Seguras”, também definido na Resolução do Conselho de Ministros nº 157- A/2017, de 27 de outubro, destina-se a promover “ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais”, e estipula a criação de “uma rede automática de avisos à população em dias de elevado risco de incêndio, com o objetivo da emissão de alertas para proibição do uso do fogo, bem como outras atividades de risco e ainda medidas de autoproteção, dirigidas para públicos específicos”.

Mais de 120 concelhos de treze distritos em perigo.

Mais de 120 concelhos de treze distritos em perigo.
Os distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro são os que têm como máximo o risco de incêndios nesta terça-feira, segundo o IPMA
Somente cerca de quarenta concelhos no litoral estão fora de uma longa lista de perigo muito elevado e elevado de incêndio rural
As temperaturas mínimas oscilarão entre os 16ºC em Beja, Évora e Lisboa e os 23ºC em Faro e Bragança e as máximas entre os 25ºC em Viana de Castelo e Porto e os 40ºC em Bragança.

A verdade é imperativa


Por Júlio Roldão*
Em todas as tábuas de leis, incluindo as que Moisés nos mostrou ou as dos reeditados Dez Mandamentos da Igreja Católica, em todas as normas que a vida colectiva aconselha ou impõe, a verdade é imperativa.
Reflecti sobre isto há dias, quando fui despedir-me de um companheiro desta aventura dos jornais e descobri, no Adro da Paróquia de Oliveira do Douro, um jardim de dez oliveiras, cada uma a enquadrar um dos dez mandamentos já citados.
Nesta lista, o mandamento que impõe a verdade é o oitavo e sintetiza-se com a expressão "não levantarás falsos testemunhos". Noutras tábuas figura noutra posição, mas em todas elas, até no Código Deontológico dos Jornalistas, a verdade é imperativa.
No Código Deontológico dos jornalistas é logo a primeira norma e diz que o jornalista "deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade", acrescentando que "os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso" e que "a distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público".
Em todas as tábuas de leis, a verdade é imperativa e condição indispensável para podermos viver em paz e em harmonia com os outros. Esta norma também está presente na expressão latina de Ulpiano (150-223) que estabelece os três preceitos do Direito Romano: "honeste vivere, alterum non laedere, suum cuique tribuere".
Quem estudou Direito em Coimbra e apanhou Sebastião Cruz a reger a cadeira do Direito Romano lembrar-se-á bem destes três preceitos de Ulpiano ("viver honestamente, não lesar a outrem, dar a cada um o que é seu"), base comum a muitos edifícios jurídicos, incluindo o nosso. O Professor Sebastião Cruz exigia a citação, em latim, desses princípios e pela ordem aqui referida.
Neles está implícita a verdade como valor inalienável da convivência humana num quadro civilizacional desejável, infelizmente nem sempre respeitado e seguido, nestes tempos que alguns já classificam como sendo tempos da "pós verdade", com todas as más consequências e o correspondente retrocesso que isto implica.
 Júlio Roldão, jornalista desde 1977, nasceu no Porto em 1953, estudou em Coimbra, onde passou, nos anos 70, pelo Teatro dos Estudantes e pelo Círculo de Artes Plásticas, tendo, em 1984, regressado ao Porto, onde vive.

*Jornalista desde 1977

Interrupção de fornecimento de água no dia 4 de agosto no Joinal, Barrocal, Abelheira e Monte Branco, em São Bartolomeu de Messines entre as 09h00 e as 14h00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Abastecimento de Água à Localidade de Amendoeira”, o fornecimento de água será interrompido no Joinal, Barrocal, Abelheira e Monte Branco, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, entre as 09h00 e as 14h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Águeda | Largo do Carvalho, Largo Souza Baptista e espaço de lazer entregues à comunidade

 

As três intervenções foram realizadas pela Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, numa parceria com a Câmara Municipal

Foram inauguradas, na sexta-feira e no domingo, as requalificações do Largo do Carvalho (Fermentões), do Largo Souza Baptista e de um espaço público no Carreiro, em Arrancada do Vouga, Valongo do Vouga, intervenções realizadas pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Águeda.

“Estas obras, a par de tantas outras pelo concelho, resultam de uma sintonia muito grande entre a Câmara Municipal e as Juntas e Uniões de Freguesia”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que quando as duas entidades “remam para o mesmo lado, quando o único objetivo que as guia e norteia é apenas e só o bem-estar das populações e fazer o melhor que se pode em cada momento, é fácil”, porque se consegue “trocar anseios e fazer perceber dificuldades” e, no final, “a obra acontece”.

O Edil registou que estas obras de menor envergadura decorrem ao mesmo tempo que outras maiores se desenvolvem pelo concelho e que requerem uma maior disponibilidade financeira. “Este é o grande desafio, realizar as grandes obras que que nos capacitam a todos, que nos tornam num concelho ainda mais dinâmico, forte e competitivo”, ao mesmo tempo que se fazem “aquelas obras que, à escala do concelho são pequenas, mas à escala da comunidade são muito importantes, que têm esta proximidade, qualificam espaços, fazem a diferença e promovem as boas relações”.

Jorge Almeida salientou ainda a satisfação por ver o entusiasmo das populações que acompanharam cada inauguração, numa antevisão de que vão usufruir do espaço público que para elas foi criado, frisando que “ao requalificar estes espaços, valoriza-se a comunidade, as localidades, as freguesias e o concelho”.

Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, destacou, precisamente, esta parceria profícua com a Câmara Municipal. “Há uma congregação de esforços” e cujos resultados estão à vista, com a entrega destas obras, que envolvem ainda as forças vivas locais: “o associativismo, a comunidade e as empresas e o apoio imprescindível da Câmara Municipal”, sem os quais “não era possível a realização destas obras”.

“Este é o nosso objetivo e missão, angariar os recursos que a Câmara Municipal vai alocando e dar-lhes um destino adequado, aplicando-os com rigor”, sublinhou Filipe Falcão, defendendo que o trabalho que realiza é sempre “em prol dos cidadãos e do bem-estar das populações”.

“Ao proporcionarmos isto às populações, é para ser utilizado”, disse, apelando a que cada um tenha respeito pelos equipamentos e zele para que não sejam vandalizados.

No Largo Souza Baptista, em Arrancada do Vouga, a intervenção incluiu a pintura e requalificação de muros exteriores e de suporte, o corte de árvores envelhecidas e danificadas, a plantação de novas árvores e ainda a recuperação da cobertura e estrutura lateral do palco do recinto. No Carreiro, foi efetuada a requalificação de uma área junto à via pública, que possibilitou a criação de um espaço de lazer para a comunidade e ainda de lugares de estacionamento para servirem a população. Já no Largo do Carvalho, em Fermentões, para além das obras no edifício que ali se encontra, foram instaladas máquinas de exercício físico, requalificado o jardim, colocado um relvado sintético e dotado o campo de jogos de iluminação.