sábado, 25 de fevereiro de 2023

Turismo Centro de Portugal visitou recursos turísticos de Abrantes

 

Equipa conheceu algumas das valências turísticas do território e reuniu com o executivo da autarquia.


Uma equipa da Turismo Centro de Portugal, liderada pelo seu presidente, Pedro Machado, realizou uma visita de trabalho ao concelho de Abrantes, onde ficou a conhecer com detalhe alguns dos recursos turísticos do território e conversou com o executivo da autarquia.

A equipa incluiu Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, e Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas. A deslocação foi acompanhada por Luís Dias, vereador da Câmara Municipal de Abrantes e por outros elementos da autarquia.


A visita começou no Castelo/Fortaleza de Abrantes, com a presença do presidente da autarquia, Manuel Jorge Valamatos. Aqui, a comitiva teve oportunidade de conhecer o resultado da requalificação do Panteão dos Almeida, situado na Igreja de Santa Maria do Castelo, entre outros espaços do castelo.

Seguiu-se um pequeno percurso pedestre pelo Centro Histórico de Abrantes, que passou por elementos patrimoniais relevantes, incluindo a obra em curso do Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida, a Igreja de São João e o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, além de outros locais de referência da cidade.

A paragem seguinte do programa aconteceu na aldeia de Mouriscas, para conhecer a Oliveira do Mouchão – a árvore mais antiga de Portugal, com 3350 anos – e a SIFAMECA, última unidade artesanal de fabrico de seiras e capachos para lagares de azeite. A visita terminou na margem sul do Tejo, na aldeia do Pego, com uma degustação de azeites e produtos regionais no Restaurante A Tulipa.

“Sempre que tem oportunidade, a Turismo Centro de Portugal preocupa-se em conhecer no terreno as valências turísticas dos 100 municípios que compõem a região. Desta vez, visitámos o território de Abrantes, que surpreende pela variedade de propostas. Abrantes é muito rica no turismo gastronómico e de natureza, mas também impressiona na oferta de que dispõe no turismo histórico-cultural, militar, industrial e literário, como pudemos verificar nesta visita. Foi uma deslocação muito enriquecedora para a Turismo Centro de Portugal”, sublinhou Pedro Machado.


Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE SOLIDÁRIO COM O POVO UCRANIANO

 Não dia em que passa um ano desde o início da guerra na Ucrânia, o Município da Marinha Grande manifesta a sua solidariedade para com o povo ucraniano, tendo, de forma simbólica, iluminado a fachada do edifício dos Paços do Concelho com as cores da bandeira daquele país.
Desde o início do conflito que a Câmara Municipal tem estabelecido contactos com as várias instituições, no sentido de encontrar respostas, de forma articulada, para a comunidade de imigrantes ucranianos a residir no concelho.
O Município da Marinha Grande manifesta a sua solidariedade para com o povo ucraniano, fazendo votos de que este conflito termine rapidamente.

Encontrado corpo de idoso desaparecido em Águeda

O homem contactou as autoridades no domingo à noite a dizer que tinha Alzheimer e que estava perdido. Nas operações de busca para tentar localizar o idoso e a sua viatura, a GNR usou um 'drone' e meios cinotécnicos.
O homem de 82 anos que estava desaparecido desde domingo em Águeda, no distrito de Aveiro, "foi hoje encontrado já cadáver", disse à Lusa fonte da GNR.
Segundo a mesma fonte, o corpo do idoso foi encontrado "cerca das 11:00".
Na segunda-feira, ao inicio da manhã, fonte da GNR disse à Lusa que o homem contactou as autoridades no domingo à noite a dizer que tinha Alzheimer e que estava perdido.
Mediante o que ele disse, pelas placas de identificação que ia vendo na estrada e pela descrição do local, tudo aponta para que ele esteja no concelho de Águeda", disse o mesmo responsável, adiantando que, a determinada altura, a GNR deixou de conseguir contactar o homem, porque o seu telemóvel ficou sem bateria ou sem rede.
Nas operações de busca para tentar localizar o idoso e a sua viatura, que começaram de madrugada, a GNR usou um 'drone' e meios cinotécnicos.
As buscas contaram ainda com a participação dos Bombeiros de Águeda.

SIC Notícias/lusa

Detido em França suspeito de homicídio cometido em Sintra há 11 anos

O homem, suspeito do crime que ocorreu a 30 de maio de 2012, ficou em prisão preventiva. A PJ apurou mais tarde que o suspeito abandonou o território nacional pouco depois, com destino a França.
Um homem suspeito de um homicídio em Sintra há quase 11 anos, que foi detido em França e extraditado para Portugal, ficou em prisão preventiva após ser ouvido por um juiz, anunciou este sábado a Polícia Judiciária (PJ).
O homem, de 30 anos, foi detido em janeiro deste ano, "por fortes indícios da prática de um crime de homicídio qualificado", disse a PJ em comunicado.
O crime ocorreu em 30 de maio de 2012, no concelho de Sintra (Lisboa), onde, após uma festa num estabelecimento comercial, o suspeito se envolveu em discussões com a vítima na via pública, tendo empunhado uma faca que lhe espetou no tórax, causando-lhe a morte, segundo a PJ
O agressor ausentou-se de imediato do local e desfez-se da arma do crime antes da chegada das autoridades.
A PJ apurou mais tarde que o suspeito abandonou o território nacional pouco depois, com destino a França, mantendo-se em paradeiro desconhecido durante vários anos.
Já em janeiro deste ano, a secção de homicídios da PJ localizou o suspeito em França e, com a colaboração da Polícia Judiciária Francesa, "efetivou-se a sua detenção, através do cumprimento de Mandado de Detenção Europeu".
Segundo a PJ, o suspeito foi extraditado em 16 de fevereiro, com a colaboração da Unidade de Cooperação Internacional, e foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

SIC Notícias/lusa

Sessão sobre o Rastreio do Cancro do Cólon e Reto em Monforte

 A Unidade de Saúde Pública, em conjunto com a ARS do Alentejo, realizou, no passado dia 10 de fevereiro, uma sessão de sensibilização sobre o Rastreio do Cancro do Cólon e Reto (RCCR) na Universidade Sénior de Monforte.
Esta sessão de sensibilização sobre o RCCR contou com a colaboração da UCC de Monforte e foi dividida em duas fases: primeiro uma exposição teórica sobre o que é o Cancro do Cólon e Reto, formas de prevenção, sintomas, qual o objectivo do rastreio e modo de realização do RCCR; e depois uma entrega de kits de RCCR aos utentes.

Para esta sessão foram convocados 30 utentes elegíveis para o RCCR, tendo sido entregues 22 kits de rastreio.

ULSNA

GNR esteve nas estradas com a Operação “TRIBUTO I”

No dia 23 de fevereiro, a GNR realizou uma operação de fiscalização e controlo intensivo de mercadorias em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir, descobrir e reprimir situações de infração e fraude tributárias.
Foram estabelecidos como alvos preferenciais da operação, os veículos de mercadorias em geral e os veículos automóveis ligeiros, visando nomeadamente o controlo dos documentos de transporte e faturação, de mercadorias sujeitas a Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC), designadamente, Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Produtos Energéticos (ISP), Imposto sobre o Tabaco (IT) e Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA) e Imposto sobre o valor acrescentado (IVA), bem como a regular condição dos veículos de matrícula estrangeira em circulação no território nacional.
No decorrer da operação, os militares da Guarda fiscalizaram 1 312 viaturas e dez empresas e/ou estabelecimentos comerciais, culminando na detenção de um indivíduo por condução sem habilitação legal. Da ação resultou ainda a apreensão de um veículo por excesso de tempo de permanência em território nacional (com matrícula estrangeira) e foram elaborados diversos autos de contraordenação, destacando-se:

·180 autos de notícia no âmbito do regime de bens em circulação, nomeadamente por falta de documentos de transporte e/ou omissões/inexatidão dos documentos de transporte;
·150 autos de contraordenação rodoviária, dos quais se destacam: 20 por excesso de peso, nove por falta de inspeção periódica obrigatória, cinco relacionados com tacógrafos, oito por falta de inspeção periódica obrigatória, três por falta de seguro de responsabilidade civil, três por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, um por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, um no âmbito do imposto sobre veículos.
Na operação foram empenhados vários meios e militares da Unidade de Acção Fiscal e dos Comandos Territoriais dos Açores, Madeira, Setúbal, Leiria, Santarém, Porto, Braga, Viana do Castelo, Faro, Viseu, Beja, bem como do Comando Metropolitano de Portalegre e Évora da Polícia de Segurança Pública (PSP).  
A Guarda Nacional Republicana, ciente do seu efeito dissuasor e preventivo, irá prosseguir e intensificar este tipo de operações, no âmbito do combate à economia paralela e às práticas de Fraude e Evasão Fiscais.

GNR de Anadia regressou ao seu renovado quartel

 O Destacamento Territorial da GNR de Anadia regressou a 24 de fevereiro, às suas antigas instalações, na Avenida Eng. Tavares da Silva, em Anadia, estando já em pleno funcionamento.
O quartel, agora renovado, foi alvo de obras de reabilitação e adaptação. A empreitada resulta de um investimento superior a um milhão de euros, suportado pelo Ministério da Administração Interna, que permitiu dotar a GNR de Anadia, promotora de um serviço público, de instalações adequadas ao desempenho da sua missão. A remodelação implicou a reorganização de todo o espaço interior, criando uma maior funcionalidade dos serviços.
Tendo em conta as más condições das instalações do Destacamento Territorial da GNR de Anadia, esta foi uma intervenção de fundo muito aguardada pelo Município de Anadia, que, para o efeito, celebrou um contrato de cooperação interadministrativo com o Ministério da Administração Interna e a GNR.
Recorde-se que, enquanto as obras decorreram, o Destacamento Territorial da GNR de Anadia funcionou, provisoriamente, na antiga Escola Secundária de Anadia, na Avenida 25 de Abril.

Actividade semanal da GNR pelo país

 Entre os dias 17 e 23 de fevereiro

Detenções
  • 744 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 383 por condução sob o efeito do álcool;
  • 144 por condução sem habilitação legal;
  • 37 por tráfico de estupefacientes;
  • 36 por furto e roubo;
  • 18 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Nove por violência doméstica;
  • Quatro por incêndio florestal.

Apreensões:
  • 2 379,75 doses de cocaína;
  • 2 007,4 doses de haxixe;
  • 449 doses de MDMA;
  • 245 doses de heroína;
  • 55,808 doses de liamba;
  • 3,2 doses de óleo de canábis;
  • 31 comprimidos de MDMA;
  • Dois comprimidos de Anfetaminas;
  • 27 armas brancas ou proibidas;
  • 23 armas de fogo;
  • 477 munições de diversos calibres;
  • 24 veículos;
  • 1 258 metais não preciosos;
  • 1 868,07 euros em numerário.

Trânsito:
Fiscalização: 9 870 infrações detetadas, destacando-se:
  • 1 454 excessos de velocidade;
  • 769 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 434 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 424 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 420 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 334 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 282 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 210 relacionadas com tacógrafos.