domingo, 18 de setembro de 2022

PEDRO CARDOSO E JOSÉ MACHDO PARTICIPARAM NO CAMPEONATO DISTRITAL DE ESTRADA

Numa organização da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e do Atletismo Clube da Tocha, em parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede e com apoio da Junta de Freguesia da Sanguinheira, realizou no passado dia 17 de setembro de 2022, com início pelas 18H00, o Campeonato Distrital de Estrada, que decorreu nas principais vias da Freguesia da Sanguinheira.

Destinado a atletas masculinos e femininos dos escalões de Sub20, Seniores e Veteranos, filiados na Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, esta prova contou com a participação dos atletas José Machado e Pedro Cardoso da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 10km, tendo no escalão de Vet. 40, José Machado alcançado o 15º, lugar na classificação geral individual e o 2º lugar no seu escalão, tendo gasto a percorrer a distância 41:52.

Já Pedro Cardoso, da mesma equipa, ao percorrer a distância em 42:41, alcançou o 17º lugar e o 4º lugar no escalão Vet45.



Surf Spot Região de Coimbra. Surf e outras atividades num fim de semana em cheio na Praia da Tocha

 

A Praia da Tocha registou este fim de semana uma intensa animação com várias atividades no âmbito do “Surf Spot Região de Coimbra”, programa implementado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a CIM - Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A abertura foi assinalada pelo vereador do Desporto, Adérito Machado, que na ocasião salientou “a importância da aposta no reforço da atratividade turística, processo que passa pela valorização das condições desta excelente zona balnear, como aconteceu este ano com a instalação de novos passadiços, a profunda requalificação do parque desportivo e a nova sinalética, entre outros aspetos, mas que tem de contemplar também o investimento em ações motivadoras para os veraneantes desfrutarem da melhor forma do seu tempo de lazer. Na sequência do programa de animação de Verão, esta iniciativa do Surf Spot Região de Coimbra é uma excelente forma de encerrar a época balnear”, afirmou o autarca destacando o "leque de atividades diversificadas para vários públicos-alvo”.

Acompanhado pelos vereadores Fernando Pais Alves, José Santos e Carlos Negrão, por José Manuel Cruz, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, e por Graça Santos Silva, vice-presidente da Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha, Adérito Machado dirigiu-se aos representantes dos parceiros locais, a quem agradeceu “o envolvimento ativo dos que assim demonstram estar verdadeiramente empenhados na dinamização da Praia da Tocha”. O autarca referia-se à Associação de Moradores da Praia da Tocha, Parque de Campismo da Praia da Tocha, Associação de Bodyboard Palheiros da Tocha, Ticket2Surf e os surf camps Dream Sea e Sea Natives, bem como a alguns restaurantes aderentes, neste caso com a emissão de vouchers de desconto para a ocasião.

No sábado, primeiro dia do evento, as atividades centraram-se nas atividades ligadas ao mar, com batismos de surf, surf adaptado e bodyboard.

Decorreram ainda sessões temáticas subordinadas ao tema “Surf Talks”, que reuniram representantes das quatro escolas de surf e bodyboard da Praia da Tocha, os quais refletiram sobre a segurança das atividades desenvolvidas. Todos convergiram na necessidade de alargar a época balnear, que este domingo chegou ao fim. A sessão foi moderada por Carlos Andrade, nadador salvador e coordenador do Plano Integrado de Assistência Balnear da Praia da Tocha, e contou com a participação de Brian Wirtz, Sam Aisthorpe, Rodrigo Côrte Real, Diogo Rodrigues e Abora Plasencia.

Realizou-se ainda uma ação dedicada aos "Aromas e Sabores Gandareses", promovida pela Confraria Gastronómica da Gândara. Foram intervenientes Ademar Tereso, Hélder Gonçalves, Jacinta Rodrigues e Manuel Ribeiro. O momento musical que se seguiu esteve a cargo de Manuel Ribeiro e Laura Nadine Santos (tocadora de concertina).

De referir que em paralelo decorreu, ao longo do fim de semana, o Festival da Sardinha Assada na Telha e Batata Assada n’Areia, organizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, com o patrocínio do Município de Cantanhede.

Já este domingo realizou-se a competição TAG TEAM, para praticantes experientes nas modalidades de surf e bodyboard, além de batismos de surf, bodyboard, stand up paddle, e aulas de skate e surfskate.

Neste dia, as sessões temáticas foram dedicadas a sustentabilidade ambiental, refletindo-se sobre o problema da poluição nos oceanos e a importância de se promoverem boas práticas na orla costeira, assim como a limpeza das praias.

As intervenções estiveram a cargo de de Magda Sousa, da Universidade de Aveiro, e de Isabel Roque e Florbela Santos, professoras do Agrupamentos de Escolas Gândara Mar, e das alunas Sara Oliveira e Laura Mendes. O moderador foi Henrique Gonçalo, da Empresa Municipal Inova - EM.

PRAIA DE MIRA: Quatro vidas salvas em três ocasiões num só dia!

A Época Balnear já encerrou mas, felizmente, dois elementos do ADAMASTOR - Associação de Nadadores Salvadores de Mira - puderam intervir em três oportunidades para salvar quatro estrangeiros das águas da Praia de Mira, no passado sábado!

Tiago Estrela e Duarte Ferreira Palhavã. São estes os nomes dos heróis do dis 17 de Setembro de 2022, na Praia de Mira, por terem conseguido tirar do mar um francês, um canadiano e um casal bielorusso.
Foi um sábado para mais tarde recordar e, no entanto, um dia em que as tragédias poderiam ter ocorrido, não fosse o facto daqueles elementos da ADAMASTOR estarem em Serviço de Prevenção ao Afogamento. Foi desta maneira que, ao patrulharem e contactarem com os banhistas para previní-los sobre os perigos existentes nas zonas onde existem os chamados agueiros, que os dois elementos tiveram de colocar em prática aquilo que estavam a explicar na teoria, para as pessoas!
Primeiramente, tiveram de salvar um homem francês, de 37 anos de idade. Depois, um canadiano, com 33 anos. E, finalmente, um casal de bielorussos, com 25 e 26 anos, todos eles apanhados naquela que é "uma verdadeira armadilha, que são os agueiros" conforme confidenciou Diogo Morais, outro Nadador Salvador da equipa ADAMASTOR. 
Visivelmente orgulhoso do feito dos seus camaradas de braçadas no mar, Diogo não deixou de demonstrar a sua profunda preocupação com o que sucedeu, sem querer sequer, pensar no que poderia ter acontecido no mar da Praia de Mira (1 dos casos ocorreu na Praia do Paredão e os outros dois, no centro).
"Pedimos a todos os que frequentem as praias, sejam elas quais forem, que tomem imenso cuidado e identifiquem a possibilidade de haver agueiros. Mesmo com o mar tranquilo, como foi o caso do dia de ontem, o perigo está sempre à espreita, pois as correntes estão lá e são extremamente danosas para quem quer aproveitar o mar e, inadvertidamente, é apanhado por elas!"
Fica mais uma demonstração de que todo o cuidado é pouco, ao entrar no mar!
Felizmente, quatro vidas foram salvas por dois homens. A eles, o Jornal Mira Online presta o devido reconhecimento.

Fonte: Jornal Mira Online

Aeroporto de Heathrow cancela voos para não perturbar funeral de Isabel II

Este domingo é o último dia da urna da Rainha Isabel II em Westminster.
Este domingo é o último dia em que o corpo da Rainha vai estar no Westminster Hall e estão previstas as últimas homenagens antes do funeral de estado.
Às 20:00, o Reino Unido vai parar para um minuto de silêncio e já hoje foi revelada uma curta entrevista da Rainha consorte, Camilla, que recorda Isabel II. Recorda Isabel II que chegou ao trono quando os lugares de poder eram dominados por homens.
Há uma série de medidas a serem tomadas para o funeral.
O aeroporto de Heathrow anunciou que vai cancelar voos - podem chegar aos 180, entre partidas e chegadas para que o ruído dos aviões - não perturbe as cerimónias na Abadia de Westminster e depois em Windsor.

SIC Notícias

Ministério Público investiga morte de bebé de três meses no hospital de Faro

Caso aconteceu durante o primeiro confinamento, em 2020. Santiago teve uma paragem cardiorrespiratória menos de 24 horas depois de ter tido alta hospitalar.

O Ministério Público está a investigar a morte de um bebé de três meses no Hospital de Faro, durante o primeiro confinamento em 2020. Os pais queixam-se de uma sucessão de erros e omissões que levaram ao desfecho trágico do caso.
O recém-nascido entrou em paragem cardiorrespiratória menos de 24 horas depois de ter tido alta hospitalar, em abril de 2020, quando seguia numa ambulância sem suporte de vida para bebés.
Depois de altas hospitalares sem resposta e recusas do hospital em fornecer os exames a que Santiago foi sujeito, o casal continua sem respostas dois anos e meio depois da morte do filho.
Os pais avançaram com uma ação no Tribunal Administrativo contra o centro hospitalar do Algarve e constituíram-se como assistentes num processo-crime que, segundo dizem, parece não ter avanços.

SIC Notícias

Equipa do FC Porto recebida com insultos e assobios no Dragão

No local estava um forte dispositivo policial.
A equipa do FC Porto foi recebida por algumas dezenas de adeptos no estádio do Dragão.
À chegada do autocarro, pela 01:00, ouviram-se insultos e assobios à equipa. Quase uma hora depois, já muitos adeptos tinham dispersado.
Nessa altura, os jogadores e equipa técnica saíram nos próprios carros, sem quem tenham sido interpelados pelos adeptos ainda presentes junto à garagem do estádio.
O treinador Sérgio Conceição saiu acompanhado pelo filho Rodrigo, que foi titular no jogo com o Estoril.
No local, estava um forte dispositivo policial, que incluiu polícia de intervenção.

FC Porto empata frente ao Estoril Praia
FC Porto empatou este sábado frente ao Estoril Praia, por 1-1, num jogo a contar para a 7.ª jornada da I Liga.
O primeiro golo da partida foi marcado por Tiago Gouveia aos 41 minutos. O empate surgiu já no tempo de compensação, com um penálti a favor do FC Porto convertido por Taremi aos 90+9 minutos.

SIC Notícias

Nelson Oliveira em oitavo no contrarrelógio dos Mundiais

Ciclista português ficou a 59 segundos do novo campeão do mundo, o norueguês Tobias Foss. João Almeida não alinhou.
O ciclista português Nelson Oliveira terminou o contrarrelógio dos Mundiais de ciclismo no oitavo lugar, na madrugada deste domingo.
O corredor da Movistar terminou o percurso de 34,2 quilómetros, em Wollongong, na Austrália, em mais 59 segundos do que o novo campeão do mundo, o norueguês Tobias Foss. Apesar de não estar entre os grandes candidatos à vitória, à partida, o ciclista da Jumbo-Visma foi o mais rápido de todos, com o tempo de 40m02s.
Em segundo lugar ficou o suíço Stefan Kung (Groupama-FDJ), com mais três segundos que Foss. O belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl), um dos candidatos ao ouro, completou o pódio.
João Almeida não partiu para o contrarrelógio, por motivos de doença. Resta saber se estará apto para alinhar na prova de fundo, no próximo domingo, à 1h15, em que será o chefe de fila da seleção portuguesa.

RR

Sismo de 6,8 registado em Taiwan

Japão lança alerta de tsunami.
Um sismo de 6,8 de magnitude na escala de Ritcher sacudiu o condado de Taitung, no sudeste de Taiwan, sem vítimas até ao momento, levando o Japão a emitir um alerta de tsunami.
De acordo com o Escritório Central de Meteorologia da ilha, o sismo ocorreu a uma profundidade de 7 quilómetros às 14:44, horário local (07:44 em Lisboa), depois de um outro terramoto de 6,4 e de vários tremores secundários que teriam atingido a zona no sábado.
Já o Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGC), avançou que a costa leste de Taiwan foi assolada por um sismo de magnitude 7,2, levando o Japão a emitir um alerta de tsunami.
O sismo ocorreu a 42 quilómetros da cidade de Taitung, que sentiu o tremor de magnitude 6, segundo a mesma fonte.
Taiwan fica na confluência das placas filipina e euro-asiática, pelo que os sismos são frequentes na ilha.
De acordo com os media de Taiwan, um prédio residencial de dois andares desabou perto do epicentro. O sismo foi também sentido no extremo norte da ilha, na capital, Taipei.

Alerta de tsunami
Após o terramoto em Taiwan, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta para um tsunami de até um metro atingindo várias ilhas do sul do Japão.
As autoridades meteorológicas pediram aos moradores dessas áreas que fiquem longe da costa.
A agência disse que as primeiras ondas podem atingir a ilha de Yonaguni, a ilha mais ocidental do Japão, a cerca de 250 quilómetros a nordeste de Taitung, às 16:10 locais (08:10 em Lisboa) e, posteriormente, três ilhas próximas.

SIC Notícias

Pai e filha do FC Porto insultados na bancada do Estoril

Claque do Estoril Praia insultou e cuspiu dois adeptos portistas.
Dois adeptos do FC Porto viram-se este sábado forçados a sair da bancada onde estavam durante o jogo frente ao Estoril Praia, no Estádio da Amoreira.
Um pai e uma filha pequena estavam com camisolas do FC Porto numa zona alegadamente destinada aos adeptos do Estoril.
Os dois adeptos da equipa portista foram alvo de insultados e cuspidelas. Perante o comportamento dos adeptos do Estoril, o pai e a filha foram obrigados a assistir ao jogo noutro local.
O momento de tensão aconteceu aos 37 minutos, pós o segundo golo anulado ao FC Porto.

SIC Notícias

UCRÂNIA | Putin ameaça "resposta dura" à contraofensiva de Kiev

 
Os relatos do lado pró-russo multiplicam-se e denunciam a destruição causada pela tentativa ucraniana de recuperar território em vários pontos do país. 

Em Kherson, no sul, o alvo foi um edifício da administração local. Em Lugansk, a região separatista do leste, uma deflagração matou o procurador-geral e a sua adjunta.

A mobilização não envolve todo o exército russo, só partes dele, de acordo com os parâmetros militares definidos. Portanto, ninguém tem pressa.
Vladimir Putin 
Presidente russo

De visita ao UzbequistãoVladimir Putin declarou que, se estes ataques continuarem, "a resposta russa será mais dura". E explicou também que a libertação do Donbass é só uma questão de tempo.

Nas palavras do presidente russo, "as operações ofensivas nessa região não pararam, prosseguem a um ritmo mais lento, mas a Federação Russa está progressivamente a ocupar novos territórios. A mobilização não envolve todo o exército russo, só partes dele, de acordo com os parâmetros militares definidos. Portanto, ninguém tem pressa".

Dito isto, Moscovo continua a divulgar imagens da intervenção militar russa nas chamadas zonas de "operação especial" e garante que avança cada vez mais no terreno. Do lado ucraniano, o mesmo, com a propagação de imagens de equipamento russo destruído e abandonado no leste do país.

Fonte: euronews

MUNICÍPIO DE SILVES MARCOU PRESENÇA NO 7.º ENCONTRO NACIONAL DE AUTARCAS

 
A Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, esteve hoje presente em Viseu, a participar no 7.º Encontro Nacional de Autarcas, onde se debateu o financiamento local e a descentralização de competências para os municípios, com vista à partilha de experiências e recolha de contributos para a legislação em falta.
Na sua intervenção, Rosa Palma, sublinhou que se confirmou a inadequação de meios e incoerências legislativas por parte do Governo, que colocam enormes constrangimentos e dificuldades na gestão e nas respostas adequadas às necessidades das escolas, impondo aos municípios o eterno encontrar de soluções adicionais e suporte dos encargos à sua exclusiva responsabilidade.
Ainda assim, o Município de Silves envidará todos os esforços para que o Governo reforce o investimento na Escola Pública, publicando as Portarias em falta, e alocando as correspondentes verbas no Orçamento de Estado, por forma a dar resposta faseada e calendarizada às necessidades emergentes do parque escolar, defendendo a Escola Pública e a universalidade da Educação.
O encontro contou com cerca de 500 autarcas de todo o país
Pode aceder à intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, em https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/9342/municipio-de-silves-marcou-presenca-no-7-encontro-nacional-de-autarcas.aspx