quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Naughty Boy na noite dos Cranberriries e Redfoo and the Party Rock Crew, Alan Walker e Diogo Piçarra confirmados na Expofacic

Depois da grande expetativa gerada com o anúncio do concerto dos Cranberries em 3 de agosto, o cartaz de espetáculos da Expofacic (27 de julho a 6 de agosto) para essa noite passa a incluir agora outro argumento de peso com a contratação de Naughty Boy. O famoso cantor, compositor e DJ britânico é também uma aposta muito forte da organização para essa data, sendo de esperar uma das maiores afluências da história do certame.
Depois da grande expetativa gerada com o anúncio do concerto dos Cranberries em 3 de agosto, o cartaz de espetáculos da Expofacic (27 de julho a 6 de agosto) para essa noite passa a incluir agora outro argumento de peso com a contratação de Naughty Boy. O famoso compositor, produtor e DJ britânico é também uma aposta muito forte da organização para essa data, sendo de esperar uma das maiores afluências da história do certame.
E há efetivamente razões para isso, a começar pela energia mobilizadora da música dos míticos Cranberries, a que se seguirá a atuação de Naughty Boy, de quem se espera uma performance a fazer jus ao enorme sucesso que tem registado junto do público mais jovem de vários continentes. Trata-se de um dos mais consagrados nomes de géneros musicais em voga, como o Breakbeat, o Hip-hop, o UK Garage, o Soul e o R&B contemporâneo, depois de ter irrompido de modo fulgurante na cena internacional com o seu álbum de estreia, Hotel Cabana, cujo hit La La La, com participação de Sam Smith, alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e em outros países O tema atingiu mais de 794 milhões de visualizações no Youtube e uma posição destacada na Billboard Hot 100, tendo sido premiado como “Melhor Canção” e “Melhor Vídeo” no aniversário dos dezoito anos da MOBO Awards.
Do currículo de Naughty Boy ressalta ainda a colaboração com nomes tão prestigiados como Beyoncé, que dá voz a Runnin' (Lose It All), single de 2015 em que participa também o norte-americano Arrow Benjamin, sem esquecer a frutuosa ligação ao proeminente Emeli Sandé, patente nos êxitos Wonder e Lifted, bem como a Ed Sheeran, Gabrielle e outros.
Entretanto, há mais nomes internacionais a deixarem antever um dos melhores DJ Set’s do país na próxima edição da Expofacic. Em 29 de julho, sobe ao palco Redfoo and the Party Rock Crew, formação que junta o carismático cantor, DJ e rapper norte-americano a um grupo de bailarinos e músicos que deixam a marca da sua irreverência frenética em todos os lugares onde atuam. Redfoo foi fundador do LMFAO e tornou-se numa figura globalmente reconhecida no universo da música pop, com a inconfundível cabeleira e óculos de grandes dimensões que são a imagem de marca de um performer que impôs o seu estatuto pioneiro nos corações e pés de dança de milhões de fans em todo o mundo. Do seu percurso fazem parte colaborações com Kanye West, Pitbull, Carly Rae Jepsen, Ice Cube e os DJ Steve Aoki e David Guetta, além de uma memorável Superbowl em que atuou ao lado de Madonna.
Outra grande referência da música moderna que vai estar na Expofacic é Alan Walker, que tem concerto agendado para 1 de agosto. O jovem produtor musical e DJ britânico-norueguês que se impôs no circuito internacional da música eletrónica com o mundialmente aclamado Faded virá a Cantanhede mostrar as sonoridades do electro house, progressive house e synthpop que o distinguem como um dos mais cativantes compositores e produtores da atualidade.
Também confirmado no cartaz de 1 de agosto está Diogo Piçarra, cantor português que começou a sua carreira com a gravação de um CD para a editora Universal, depois de estagiado na London Music School, na sequência da vitória num concurso televisivo de canções.
Em 2015, lançou "Espelho", o seu álbum de estreia, que liderou o top nacional de vendas e alcançou o Galardão de Ouro, o que teve como reflexo mais de 80 concertos em todo o país em pouco mais de um ano. Dois temas do novo disco (“do=s”), têm vindo a ganhar projeção crescente, confirmando o interesse do público por um cantor que conta com mais de 40 milhões de visualizações nos seus vídeos e é seguido por 285 mil fãs no Facebook.
Recorde-se que, além destes nomes, foram já anunciados para o cartaz da Expofacic os Dama, Richie Campbell, Mariza, Cuca Roseta, Dengaz, Karetus, AGIR, Áurea, Diego Miranda, KURA, Jimmy P e Virgul.




Esta quarta-feira, a partir das 22h, na Avenida Visconde Salreu e Praça Francisco Barbosa

Noite de Marchas Luminosas e Chegada do Rei D. Fernando, a Voz de Portugal



Este ano com o retomar da tradição da chegada dos Reis do Carnaval à Estação da CP, os grupos de Carnaval e todos os que se queiram juntar desfilam nas Marchas Luminosas.

Os Reis D. Fernando, a Voz de Portugal, e D. Alice, irão chegar à Estação de Estarreja às 21h58 e irão abrir o desfile das Marchas Luminosas, cumprimentando os seus súbditos do reino da folia! Chegados à Praça Francisco Barbosa, dá-se a apresentação e aclamação dos Reis, com o discurso de D. Fernando.


A festa será de todos nesta que é uma das manifestações populares mais enraizadas dos festejos carnavalescos em Estarreja. Na noite de Marchas Luminosas reinam as partidas de Carnaval e os mascarados com as suas piadas e sátiras sociais e políticas. Os foliões vão divertir-se e prometem divertir os espectadores, provocar o riso e animar quem visitar a cidade.

O desfile sai da Avenida Visconde de Salreu até à Praça Francisco Barbosa.


Acompanhe o Carnaval de Estarreja!
+ INFO carnaval@acestarreja.pt | 234 840 600


CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

Eu, Psicóloga: O Que é Psicologia Clínica?


Dentre as áreas da ciência psicológica o fazer mais conhecido pelo senso comum é a psicologia clínica, muitos ainda associam a imagem do psicólogo somente ao modelo tradicional de terapeuta, clínico, aquele que escuta e faz pontuações. Portanto, alguns conceitos são pertinentes à prática clinica, bem como à escuta, a subjetividade, o sofrimento psíquico, aceitação incondicional, o comportamento.

A clínica em psicologia é um espaço criado para atender o outro em sua singularidade, ouvi-lo, orientá-lo, apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, ajustamento criativo, etc. O psicólogo é esse profissional mediador que propicia o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala.

A partir dos estudos, é possível dizer o que é a psicologia clínica, o que ela abrange e como faz o seu trabalho. No entanto, sabe-se muito pouco sobre aquilo que ela não é; assim torna-se um assunto mais delicado tendo em vista o grande número de posturas metodológicas frente ao objeto de estudo que se encontra em interminável oposição.

É oportuno esclarecer que toda a amplitude do fazer clínica está direcionada a atender às diversas demandas, bem como crianças, adolescentes, adultos, idosos, visando ajudar na recuperação do sujeito em sofrimento psíquico, na reestruturação de seu bem estar biopsicossocial e, sobretudo, na promoção da saúde.

Origens da Psicologia Clínica

A história da psicologia clínica remonta desde o final do século XIX, o termo psicologia clínica foi usado pela primeira vez pelo americano Lightner Witmer. Ele fundou a primeira clínica de psicologia na Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos em que eram tratadas algumas crianças com queixas escolares.

A clínica psicológica tem suas raízes no modelo médico, no qual, ou seja, cabe ao profissional observar e compreender para, posteriormente, intervir, isto é, remediar, tratar, curar. Tratava-se, portanto, de uma prática higienista. Dessa maneira, a clínica psicológica esteve, por um bom tempo, distante das questões sociais.

De início a clínica psicológica caracterizou-se por um sistema de atenção voltada ao indivíduo, esse atendimento esteve vinculado ao modelo médico, sobretudo na década de 30 com a evolução do psicodiagnóstico. Segundo  a concepção clássica de psicologia clínica afirma ser esta uma disciplina que tem como preocupação o ajustamento psicológico do indivíduo e como princípios o psicodiagnóstico, a terapia individual ou grupal exercida de forma autônoma em consultório particular sob o enfoque intra-individual com ênfase nos processos psicológicos e centrado numa relação dual na qual o indivíduo é percebido como alguém a-histórico e abstrato.

Nessa época existia uma preocupação em caracterizar o sujeito, uma espécie de rotulação, o que era necessário apontar algum tipo de patologia no indivíduo. Nesse sentido, aspectos como a história de vida, a escuta qualificada e outras técnicas não eram levadas em consideração.

O que é Psicologia Clínica?

A psicologia clínica é a parte da psicologia que se ocupa em estudar transtornos mentais e suas manifestações psíquicas. Essa área inclui (prevenção, promoção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação, diagnóstico, encaminhamentos, dentre outros).

"Entendemos que a psicologia clínica se distingue das demais áreas psicológicas muito mais por uma maneira de pensar e atuar, do que pelos problemas que trata. O comportamento, a personalidade, as normas de ação e seus desvios, as relações interpessoais, os processos grupais, evolutivos e de aprendizagem, são objeto de estudo não só de muitos campos da psicologia como também das ciências humanas em geral" (MACEDO, 1984, p.8).

A psicologia clínica deve considerar-se uma atividade prática e em simultâneo, um conjunto de teorias e métodos. Pode ser definida como a sub-disciplina da psicologia que tem como objetivo o estudo, a avaliação, o diagnóstico, a ajuda e o tratamento do sofrimento psíquico, qualquer que seja a causa subjacente.

Habitualmente, o que diferencia a psicologia clínica das outras áreas de atuação do psicólogo, é, sobretudo, por ser uma prática que consiste numa observação individual e singular: a escuta clínica. É um o espaço em que o paciente\cliente se apoia para expressar seus conflitos, medos, inquietações e sofrimentos a fim de buscar alívio emocional.

Clínica Atual

A configuração contemporânea trouxe um lugar para a Psicologia Clínica, um lugar em que o psicólogo se coloca numa postura de escuta do excluído, daquele que não tem um direcionamento efetivo e que procura o auxílio desse profissional.

A psicoterapia constitui-se em uma técnica moderna, em que o desvelamento se dá ao modo do desafio. Então, o eu do homem também é tomado como um recurso a ser explorado, no sentido de tornar-se produtivo, bem-sucedido, feliz para sempre. Neste aspecto, a psicoterapia pauta-se numa perspectiva positivista, subjetivista, que consiste na organização de técnicas e estratégias cujos resultados visam à produtividade, à adequação com a exigência da publicidade, do impessoal, ao desenvolvimento no sentido do socialmente aprovável. A psicoterapia, deste modo, pauta-se na extração dos recursos de que o homem dispõe para atingir o sucesso socialmente determinado como tal, e é estruturada como utilidade prática.

O que se define como psicologia clínica na atualidade está vinculada a sua história e surgimento, porém, com algumas especificidades. No que tange à compreensão dos problemas do homem, do seu bem-estar, busca-se uma não patologização, pautando-se em um acolhimento e escuta ativos para bem ajudar o outro que se encontra em sofrimento psíquico através de um processo psicoterapêutico.

As psicoterapias foram criadas para todos os indivíduos que sofrem de algum distúrbio ou mal-estar que desejam corrigir, entretanto, estas também visam o aprimoramento pessoal e autoconhecimento, ainda que não sofram de distúrbios manifestos.

O Psicólogo Clínico

Sabe-se que a psicologia clínica é uma especialidade da ciência psicológica, esse profissional está habilitado para realizar atendimentos ou psicoterapias, ficando livre para o psicólogo optar por uma abordagem teórica que irá embasar e nortear a sua prática.

A identidade do psicólogo clínico, define-se pelo domínio de teorias, métodos compatíveis entre si, cujo objetivo é tentar atingir a “verdade” psicológica do sujeito observado para se poder direta ou indiretamente encetar um processo de intervenção.

O psicólogo clínico está apto a realizar atendimentos com diversas demandas e faixas etárias, bem como atendimentos voltados à crianças, adolescentes, adultos, idosos, famílias. Assim, os seguintes atendimentos podem acontecer tanto a nível individual quanto grupal, como o objetivo de auxiliar os sujeitos a se conhecerem melhor e a lidar de forma mais assertiva com seus conflitos e tomada de decisões.

O principal do trabalho desse profissional é esclarecer aquilo que caracteriza o ser psicológico. Nesse ponto, é necessário ter um bom embasamento teórico-clínico que confira sentido ao que é observado, bem como um conjunto de métodos estratégicos para bem conduzir o processo terapêutico e ajudar na resolução dos problemas.






Câmara Municipal cria refeitório na Escola do Sobreiro

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai criar um espaço de refeitório na Escola Básica do Sobreiro, que irá servir mais de 60 crianças do estabelecimento do 1.º Ciclo, bem como do jardim-de-infância adjacente. A obra foi adjudicada à empresa ASO – Construções Lda., pelo valor de 53 888,25 euros, mais IVA, e tem um prazo de execução de 120 dias.

  O refeitório vai permitir que as crianças tomem as refeições dentro do recinto escolar, acabando com as deslocações até as instalações da Associação de Infância D. Teresa para almoçar. O novo espaço, com uma área de 70 metros quadrados, terá 13 mesas para acomodar 52 crianças sentadas, um fogão e banca de cozinha. As refeições continuarão a ser preparadas pela IPSS, mas servidas no refeitório.

As obras de beneficiação incluem ainda a construção de duas casas de banho no espaço do jardim-de-infância, sendo uma para pessoas com mobilidade condicionada. Será também construída uma pala de ligação entre a escola básica e o refeitório e criado um espaço de desenvolvimento de atividades de apoio à família, aproveitando a cobertura de uma área do recreio.

 Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação, o novo refeitório vai permitir que “as crianças almocem na escola e desfrutem mais da hora do recreio”, sem perderem tempo nas deslocações.

Concurso criAtiva promove a criação de poemas inéditos sobre a Família

A Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha está a dinamizar a primeira edição do criAtiva – Concurso Concelhio de Leitura e Escrita. Concluída a vertente de Leitura nas escolas em janeiro, os alunos Albergarienses e a comunidade leitora em geral podem submeter a concurso poemas inéditos sobre a temática da Família até 13 de março.

  O Concurso criAtiva integra o Programa Municipal de Educação e visa promover o gosto pela leitura e pela escrita, contribuindo para o desenvolvimento de competências e a criação artística, num ambiente de saudável competitividade. É constituída por duas vertentes – a Leitura Ativa e a Escrita Criativa – e, no dia 1 de abril, os vencedores de cada um dos momentos serão conhecidos no Festival criAtiva, a ter lugar na Biblioteca Municipal.

Os trabalhos poéticos da vertente de escrita devem ser entregues na Biblioteca Municipal até 13 de março, sendo depois enquadrados em cinco escalões: alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), alunos do 2.º CEB, alunos do 3.º CEB, alunos do Ensino Secundário e comunidade leitora em geral. Os poemas devem ser inéditos e de autoria individual, com a exceção dos alunos do 1.º CEB, que podem entregar trabalhos em grupo, desde que os membros estejam devidamente identificados. Cada participante pode concorrer com um máximo de três poemas em língua portuguesa.

 Deverão ser entregues dois envelopes na Biblioteca Municipal. O primeiro deve conter os poemas, bem como a declaração de aceitação das normas do concurso, de confirmação da autoria dos poemas e de permissão da sua publicação. O segundo envelope deverá conter a identificação completa do participante e os seus contactos. A entrega dos poemas em formato digital também é obrigatória.

O júri será constituído por Catarina Mendes, Vereadora da Educação, Laura Alho e Cristina Magalhães, ambas escritoras. Na avaliação dos poemas, os elementos do júri terão em conta os seguintes critérios: adequação ao tema, riqueza e pertinência do título, originalidade, densidade/riqueza lexical, correção frásica e utilização de recursos estilísticos. Será atribuído um cheque-prenda para livros no valor de 100 euros ao melhor trabalho de cada escalão de participação, salvo se o júri deliberar que nenhum trabalho preenche os requisitos mínimos de qualidade. Poderão ser atribuídas também menções honrosas. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

 As questões relativas ao concurso podem ser esclarecidas na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, através do número de telefone 234 529 755 ou pelo endereço biblioteca@cm-albergaria.pt.

Alvarelhos Revive Tradição Da “Queima Da Comadre E Do Compadre”

A Associação Recreativa e Cultural de Alvarelhos revive, na próxima sexta-feira, 24 de fevereiro, a centenária tradição da “Queima da Comadre e do Compadre”.
Única na região e de cariz inédito, a tradição vai continuar a contar com a participação do NACO, de Oliveirinha, a quem cabe o Cantar das Deixas, após o Julgamento da Comadre e do Compadre, às 21h30.
A festa começa às 19 horas com arruada pelos Zés Pereiras de Oliveira do Conde e segue pela noite dentro, após a divulgação dos pares da Comadre e Compadre, com o habitual baile com o organista Nuno Filipe.
Na próxima sexta-feira, reviva a Queima da Comadre e do Compadre, em Alvarelhos!

Perversão infantil: chocante banalidade!

Paulo Henrique Américo
Paulo Henrique Américo        
Chegamos a tal ponto da decadência moral, que afirmações as mais graves parecem banais. Convido o leitor a comprovar essa minha impressão fazendo um teste com a seguinte frase: a inocência das crianças está sendo destruída.
De um lado, tal afirmação apresenta-se chocante. Basta lembrar as palavras do Divino Salvador: “Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que escandalizar a um só destes pequeninos” (S. Lucas 17,2).
Por outro lado, mencionar a destruição da inocência infantil já nos soa normal, banal! Isto porque ela se tornou cada vez mais recorrente. Algo como uma canção macabra cantada em todas as esquinas. Já nos acostumamos com sua trágica melodia e a repetimos quase sem atenção, sem levar em conta a sua gravidade.
De fato, vivemos num triste século. Mesmo os católicos, aqueles que deveriam reagir contra a indiferença, vão caindo inexoravelmente nas suas garras. Não se podem estranhar as lágrimas de Maria Santíssima, Mãe de Deus.
Paulo Henrique Américo
Nossas crianças são aliciadas e atacadas de todos os lados pelo vendaval da imoralidade. A televisão era sua grande promotora até há pouco. Mas também ela acabou por tomar aspecto um tanto antiquado! A internet surgiu como a máquina mais eficiente da perversão infantil. Com alguns cliques no mouse — ou alguns toques no smartphone — qualquer criança pode acessar as mais cruas cenas de pornografia online.

Mas o tufão da imoralidade possui outras frentes de ataque. E aqui vem mais um teste de banalização do que antes se afigurava chocante. Curiosamente, o tema “educação sexual para crianças” não causa mais sobressaltos como algumas décadas atrás. Hoje, algo mais malicioso entrou em todos os ambientes: a Ideologia de Gênero.
Agora, as crianças não são apenas submetidas ao aprendizado do sexo desde a mais tenra idade, como também são induzidas na escolha de outra orientação e identidade sexual.
Paulo Henrique Américo
Cena da série The Mick, na qual um menino aparece vestido de menina
Um exemplo para ilustrar essa alarmante realidade. O “Life Site News” publicou,(1) no início de janeiro último, reportagem sobre a nova série da “TV Fox”, nos Estados Unidos, intitulada The Mick. Além da promoção do aborto, da linguagem vulgar e do conteúdo sexual explícito, a série impulsiona a Ideologia de Gênero, visando sobretudo as crianças. Um dos personagens — menino de apenas sete anos — é apresentado trajando um vestido para menina. Na cena, o menino faz comentários sobre o vestido e sobre as partes femininas de seu corpo.
Chocante, dizemos! E o leitor concordará. Mas quanto tempo transcorrerá até que tais insinuações e atitudes ressoem também como banais ou normais aos nossos ouvidos?
Imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso venerada no Convento das Freiras Concepcionistas de Quito (Equador).
Imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso venerada no Convento
das Freiras Concepcionistas de Quito (Equador).
A Rainha dos Céus tem sempre diante de si a gravidade da destruição da inocência infantil. Ela já havia previsto a atual onda de degradação das crianças quando de suas aparições à Madre Mariana de Jesus Torres, em Quito (Equador), no século XVII. As palavras Nossa Senhora do Bom Sucesso — profecias a respeito dos nossos tempos — são impressionantes pela sua atualidade. Eis alguns trechos aplicáveis ao tema do qual tratamos:
Madre Mariana de Jesus Torres
Madre Mariana de Jesus Torres
“Quase não se encontrará inocência nas crianças, nem pudor nas mulheres, e, nessa suprema necessidade da Igreja, calar-se-á aquele a quem competia a tempo falar.
“Extravasarão as paixões e haverá total corrupção dos costumes por quase reinar satanás…, o qual visará principalmente à infância a fim de manter com isto a corrupção geral. Ai dos meninos desse tempo! Dificilmente receberão o Sacramento do Batismo e o da Confirmação.
“Possuirá [o mal] sutileza para introduzir-se nos ambientes domésticos, que perderão as crianças. Nesse tempo infausto, quase não se encontrará a inocência infantil. Desta forma perder-se-ão as vocações para o sacerdócio e será uma verdadeira calamidade.”
Diante da avalanche contra a inocência infantil não devemos permanecer de braços cruzados. É por isso que a TFP norte-americana proveu abaixo-assinado(2) [imagem abaixo] no mês passado com o objetivo de coibir a exibição da citada série da “TV Fox”.
pagina-protesto-tfp-americana
Não fiquemos indiferentes na consideração da gravidade da decadência atual. Oração, sacrifício e emenda de vida foi o que Nossa Senhora nos pediu em Fátima. Assim, seremos daqueles que de algum modo enxugam suas tão dolorosas lágrimas.

____________

Notas:
  1. http://www.lifesitenews.com/news/new-fox-comedy-breaks-moral-compass-includes-children-in-sexual-gender-conf
  2. http://www.tfp.org/act/petition/tell-fox-stop-promoting-transgenderism-cancel-mick-now/

Se você vive estas 6 lutas, você é altamente inteligente


Se você vive estas 6 lutas, você é altamente inteligente

A maioria das pessoas considera pessoas altamente inteligente como pessoas incríveis que sabem tudo sobre a vida simplesmente porque seus cérebros podem ajudá-las em qualquer situação, e elas não têm que lutar com os problemas das pessoas comuns. No entanto, a realidade é bem diferente, por mais inteligente que alguém seja, ele é, no final do dia, apenas humano.
Pessoas altamente inteligentes lutam com questões um pouco diferentes do que as do resto do mundo, mas sua luta não é inferior. Se você é uma pessoa altamente inteligente, essas lutas e a falta de compreensão daqueles ao seu redor podem te fazer se sentir sozinho. Talvez seus amigos e familiares não pareçam estar atentos aos seus sentimentos.
A fim de ajudá-lo a se sentir reconhecido e compreendido, aqui estão algumas das suas lutas mais comuns.
1.Conversa fiada te cansa

Pode ser um grande desafio para você estar envolvido em conversa fiada sobre coisas comuns. Isso ocorre porque seu cérebro está sobrecarregado com grandes ideias.
Assuntos que lhe interessam provavelmente incluem ciência, arte, filosofia, e aqueles raramente são encontrados em conversa fiada. Isso faz você sentir que está desperdiçando seu tempo preso em uma sufocante, interminável lista de frases socialmente aceitáveis. Tudo o que você realmente quer é um indivíduo que pense parecido com você, para poder ter conversas significativas.

2.Você pensa mais do que fala

Como seu cérebro está programado para procurar todas as soluções e respostas possíveis para um problema, pode levar mais tempo para dar sua opinião ou tirar uma conclusão. Além disso, se você não estiver completamente certo de que tem a resposta correta ou uma ideia brilhante, não vai falar nada. Sua luta reside no fato de que a maioria das pessoas ao seu redor não estão familiarizadas com o modo como seu processo de pensamento funciona, e ficam confusas ou te consideram estranho, introvertido ou desinteressado.
3.Seu trabalho pode facilmente aborrecê-lo
A necessidade de seu cérebro ser constantemente desafiado com ideias novas e maiores pode transformar seu trabalho uma vez emocionante em comum e chato, conforme você esgota todas as formas de ser criativo com ele. Isso pode se transformar em uma luta diária para terminar suas tarefas. Além disso, na maioria dos casos, seu chefe não é tão simpático a seus anseios e só quer o trabalho feito.

4.Às vezes, você tem paralisia de ação

É difícil ser um pensador num mundo cheio de apressados que apreciam a ação mais do que grandes ideias. Como você é muito consumido com ideias diferentes, pode às vezes perder o impulso de ação. Infelizmente, as pessoas tendem a confundir esse traço com a preguiça, o que faz com que você se sinta menosprezado.
5.Você é considerado socialmente estranho

Sua próxima luta vem como resultado de todas as anteriores. Se você se sente desconfortável com conversa fiada, se abstém de falar se não tiver certeza, não se inspira por ideias antigas e exaustivas, ou se você se sente mais confortável com ideias do que com execução, as pessoas tendem a caracterizá-lo como socialmente estranho. Elas não sabem, mas isso só coloca mais pressão sobre você, fazendo você se sentir mais autoconsciente sobre sua conduta social.

6.É difícil para você se apaixonar

Finalmente, sua busca pelo amor é um pouco mais exigente do que a das pessoas comuns. Como você é muito mais cauteloso, analítico e independente do que o resto, tende a ser visto como frio e difícil.
Por mais difíceis que pareçam suas lutas diárias, você não precisa deixá-las imobilizarem o seu crescimento. Você pode trabalhar em expressar-se mais para os outros, para que eles possam ter uma melhor compreensão de suas necessidades. Você vai encontrar alguém parecido.
______
Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

Biblioteca Municipal recebe segundo workshop temático sobre alcoologia

O CLDS 3G “Albergaria Integra'T”, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha e o Centro de Respostas Integradas de Aveiro, organiza no dia 3 de março, pelas 10h00, o segundo workshop temático em alcoologia inserido no ciclo “Alcoolismo: Caminhos para a Intervenção”. A oficina tem lugar na Biblioteca Municipal e é de participação gratuita.

  O ciclo de workshops é dirigido a profissionais de diferentes âmbitos funcionais relacionados com a intervenção nos PLA – Problemas Ligados ao Álcool. Interligando a teoria com casos práticos, pretende-se promover a partilha de informação que possa ser útil no trabalho diário junto da população com problemas de alcoolismo.

Na oficina do dia 3 de março, vão ser abordados dois temas. De manhã, entre as 10h00 e as 13h00, José Bonifácio, Coordenador da Consulta de Alcoologia da Unidade de Cuidados na Comunidade de Albergaria-a-Velha, vai debruçar-se sobre “Os Problemas Ligados ao Álcool (PLA) nos cuidados de saúde primários: a intervenção breve em alcoologia”. No período da tarde, das 14h30 às 16h00, o tema é “Área Dia - Hospitalização Parcial: um novo caminho para a reabilitação”. A oradora convidada é Sónia Ferreira, Psicóloga da Unidade de Tratamento e Reabilitação Alcoológica do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

  A participação no segundo workshop do ciclo “Alcoolismo: Caminhos para a Intervenção” é gratuita, mas carece de inscrição prévia, que pode ser feita através dos números 234 527 068, 966 897 940 ou pelo endereço de correio eletrónico joana.pinto@cldsalbergaria.pt.

Credenciais OCS | Esplanada Silva Guimarães, na Figueira da Foz.

Venho por este meio informar que as credenciais para todos os OCS estarão disponíveis a partir de amanhã no Posto Municipal de Turismo, por baixo da Esplanada Silva Guimarães, na Figueira da Foz.

Solicitamos apenas que apresentem carteira profissional ou documento de identificação pessoal do OCS para o qual trabalham.

Muito obrigado, desde já.
Com os melhores cumprimentos, 
Paulo Gonçalves

Carnaval de Buarcos alinhamentos definidos



Flyer promocional do Carnaval de Buarcos, já com os alinhamentos definidos e os temas dos carros, grupos e Escolas de Samba!

Desfile De Carnaval Do Agrupamento De Escolas Sai À Rua Na Próxima Sexta-Feira

As crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal desfilam, na próxima sexta-feira, 24 de fevereiro, pelas principais ruas da vila sede do Concelho.
O Agrupamento assinala uma das festividades mais genuínas do Concelho e realiza o já habitual Desfile de Carnaval que junta alunos, pessoal docente e não docente, auxiliares e pais numa iniciativa que promove e estimula o gosto pelo principal cartaz turístico do Concelho – o Carnaval.
O Desfile sai da Escola Básica Nuno Álvares, às 14h30, em direção à Rua do Salinas seguindo depois pelo Julgado de Paz, Rua António Augusto de Magalhães, Farmácia Moderna, Rua António Victor Júnior e termina na Praça do Município, junto à Câmara Municipal.
Dia 24 de fevereiro, não perca o Grandioso Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal!

Eu, Psicóloga. Você sabe qual é a frase mais persuasiva da linguagem humana?


O cientista do comportamento Nicolas Gueguen, da Universidade da Bretanha do Sul, na França, testou como uma pessoa poderia obter mais facilmente o que quer. O resultado aponta que tem uma frase simples que apela na psicologia do ser humano.


“Você provavelmente vai recusar, mas …”

320 homens e 320 mulheres de aproximadamente 30 a 55 anos de idade foram recrutados nas ruas de duas cidades na costa sul da Bretanha para participar do estudo. Os voluntários foram parados e os pesquisadores solicitaram dinheiro para uma organização de caridade que atuava na saúde de crianças. Na condição experimental, as pessoas ouviram a frase “Você provavelmente vai recusar”, e então foram convidadas a fazer uma doação. Na condição de controle, os participantes apenas ouviram o pedido de dinheiro.

Os resultados mostraram que mais participantes cumpriram o pedido na condição experimental (cerca de 39% das pessoas, versus 25% na condição de controle).A teoria da reatância foi usada para explicar o fenômeno. Estudos anteriores já haviam demonstrado que a sensação de que alguém é livre para cumprir ou não um pedido é um requisito para obter conformidade.

Teoria da Reatância

Reatância psicológica é uma teoria da psicologia que busca explicar a resistência à persuasão criada por Jack Brehm. A teoria fornece o que é provavelmente a mais conhecida explicação motivacional de resistência à persuasão. Esta teoria afirma que quando os indivíduos percebem sua liberdade, para assumir ou não, algum comportamento, ameaçada ou eliminada, eles experimentam a reatância, que vem a ser um estado de incitação motivacional que os leva a tentar restabelecer sua liberdade ameaçada ou perdida. Em relação a persuasão, afirma que as pessoas querem se sentir livres para adotar posições particulares sobre os assuntos, ou não adotar nenhuma posição. Sob determinadas condições, as mensagens persuasivas que tentam influenciar os receptores a adotar determinadas posições particulares, podem ser percebidas como ameaçadoras a liberdade de escolha de atitudes individual. Além disso, quanto maior a importância da liberdade de atitudes que é ameaçada e quanto maior a pressão coercitiva exercida sobre o indivíduo para assumir uma posição determinada, maior será a magnitude da resposta de reatância experimentada. Assim a teoria prediz que quando as pessoas recebem mensagens persuasivas que elas interpretam como ameaças a sua liberdade de atitudes, elas tentam reafirmar sua liberdade mantendo suas posições iniciais, ou de maneira mais provocativa, mudando suas opiniões e atitudes em uma direção oposta a posição defendida na mensagem, uma troca denominada efeito bumerangue.

Tais atitudes induzidas por reatância devem ser mantidas com o passar do tempo, a menos que as ameaças a liberdade de atitudes sejam removidas. Se tais ameaças são eliminadas, as pessoas podem ser mais favoráveis a posição de uma mensagem. Há quatro elementos importantes para a teoria de reatância: liberdade percebida, ameaça à liberdade, a reatância e a restauração da liberdade. Liberdade não é uma consideração abstrata, mas sim um sentimento associado a comportamentos reais, incluindo ações, emoções e atitudes.

Ou seja...

Quando alguém diz que você vai provavelmente recusar algo, é como se estivesse tirando seu senso de liberdade. Para recuperá-lo, a pessoa se torna mais propensa a fazer exatamente o que alguém disse que ela iria recusar.

Também, qualquer ameaça à autoimagem das pessoas é uma boa técnica para ajudar a reduzir sua resistência.

Esse tipo de manipulação funciona com outras frases também, como “Não se sinta obrigado, mas…” ou “Você é livre para aceitar ou recusar” e “Faça como desejar, mas…”.

Câmara Ofereceu Tarde De Comédia Musical Aos Idosos Das IPSS Do Concelho

Idosos e colaboradores das IPSS do Concelho foram ao teatro na passada sexta-feira.
A Câmara Municipal ofereceu os bilhetes e garantiu uma ida ao teatro para que os utentes das IPSS vivessem um dia diferente. E foi efetivamente uma tarde bem passada!
O grupo, que foi acompanhado pela Vereadora da Ação Social da Câmara, Ana Cristina Borges, assistiu à comédia musical "Velha é Você!", no Instituto Português do Desporto e da Juventude de Viseu que arrancou gargalhadas aos utentes e os cativou ao ponto de traulitarem temas que tão bem conhecem relembrando músicas intemporais dos Festivais da Canção, do Fado e das Marchas Populares.

Duas personagens – São e Mira deram vida ao espetáculo que contou a história de duas reformadas a caminho da terceira idade que se encontram numa estação dos correios onde ambas vão levantar a reforma. Mesmo sem se conhecerem, as duas mulheres entram num diálogo divertido e confidenciam segredos, dissabores e alegrias enquanto aguardam a sua vez para serem atendidas.

Durante cerca de 1 hora e 15 minutos, Raquel Caneca e Marisa Carvalho (São e Mira) encheram o palco e a alma dos utentes das IPSS do Concelho. Uma tarde que superou as expetativas e abriu o apetite para o próximo evento que lhes está destinado – a Tarde Interativa, agendada para 10 de março, no Centro Cultural de Carregal do Sal.

Carnaval 2017 Freguesia de Sanguinheira


Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede

Comer bem, viver melhor. Alimentação, saúde e bem-estar. A nova aposta da Guerra e Paz




A partir de Março, a Guerra e Paz dá início a uma nova colecção da área de Alimentação, saúde e bem-estar, com a publicação, já a 1 de Março, dos dois primeiros títulos: Eu Como Sem Glúten e Fazer as Pazes Consigo Mesmo. Outros livros se seguirão nos próximos tempos.

Mais do que uma moda, suprimir o glúten da alimentação é uma opção que garante a recuperação do bem-estar e da vitalidade do organismo. Quem o diz são as autoras do livro Eu Como Sem Glúten, Marion Kaplan e Audrey Etner, que chega às livrarias a 1 de Março, editado pela Guerra e Paz.


Escrito por uma nutricionista e uma consultora editorial, ambas com problemas de saúde e intolerantes ao glúten, o livro Eu Como Sem Glúten traduz a experiência destas duas autoras francesas na busca da dieta ideal para uma vida saudável. Autora de 15 livros sobre saúde, Marion Kaplan explora as questões ligadas à alimentação e aos problemas alimentares há mais de trinta anos. Os seus trabalhos valeram-lhe já diversas distinções. Também apaixonada pela escrita, Audrey Etner é celíaca e manteve um blogue sobre estilos de vida saudáveis e foi chefe de redacção da revista “FemininBio”. Juntas propõem-se ensinar que a mudança alimentar pode ser mais simples do que parece à partida, num guia prático e pedagógico, divertido e descomplexado.


Em Eu Como Sem Glúten encontra respostas a perguntas como, «afinal, o que é o glúten?», «por que razão o digerimos mal?» ou «como o podemos evitar na nossa alimentação diária?». Um livro que demonstra que o consumo do glúten está directamente relacionado com pequenos males, mais ou menos incómodos, que nos afectam diariamente, e que ensina como é fácil mudar hábitos alimentares. Eu Como Sem Glúten esclarece por que se deve e como se deve comer sem glúten, sem nos privarmos de nada nem passarmos a viver numa caverna. Além de ajudar a identificar os alimentos que devemos privilegiar ou evitar, este livro ensina quais as melhores técnicas para usar na cozinha e inclui trinta receitas sem glúten.

Aprendermos a amar-nos é difícil. Exige paciência e tempo. E é esse exercício que Saverio Tomasella, psicanalista francês, duas vezes doutorado, se propõe neste primeiro livro, dos mais de vinte que já publicou, editado em Portugal. Escrito pelo fundador do Centro de Estudos e Investigação em Psicanálise, em França, Fazer as Pazes Consigo Mesmo convida o leitor a seguir o caminho de aprendizagem da descoberta para a felicidade. Que complexos se escondem quando nos sentimos mal na nossa pele, nos deprimimos e desvalorizamos? Qual o peso do nervosismo e do stress emocional, da persistência de modelos familiares, das comparações e dos julgamentos na origem das nossas angústias, nos sentimentos de culpa e nos conflitos mais íntimos? Neste livro, Saverio Tomasella ensina o leitor a amar-se e a confiar em si mesmo, através do auto-conhecimento e da aceitação das suas qualidades e defeitos.

Eu Como Sem Glúten e Fazer as Pazes Consigo Mesmo são traduzidos por Helder Guégués e chegam às livrarias a 1 de Março.

Eu Como Sem Glúten
Marion Kaplan e Audrey Etner
15,6x23
200 páginas
15,50 €
Não Ficção/Alimentação, Saúde e Bem-Estar
Nas livrarias a 1 de Março

Guerra e Paz Editores

Fazer as Pazes Consigo Mesmo
Saverio Tomasella
15,6x23
208 páginas
15,50 €
Não Ficção/Alimentação, Saúde e Bem-Estar
Nas livrarias a 1 de Março
Guerra e Paz Editora 



R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 213 144 488
Tlm. (+351) 913 050 026