segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Castelo de Paiva acolheu desafio inédito, 1ª edição da Rampa de S. Gens foi um sucesso desportivo

Caminhada teve mais de 400 participantes

Em dia soalheiro, com o Outono a entrar de mansinho, a festa do atletismo voltou ontem em força ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 11ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se no passado Domingo, a 1ª edição da Rampa de S. Gens, mais do que um desafio, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXIII Jogos Desportivos, que foi complementada com uma caminhada até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura, reunindo mais de 400 participantes, sendo que, Paulo Gonçalves e Amélia Vieira, ambos do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, foram os grande vencedores desta prova inaugural.

Organizada pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e ADC J. Clark, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este foi um desafio desportivo sem semelhança na país, uma prova destinada a juniores, seniores e veteranos, relevando aqueles que enfrentaram uma rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, um traçado deveras exigente para cerca de quatro dezenas de participantes neste desafio, que este ano faz a sua estreia.

Paulo Gonçalves, veio da Suíça, representar o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e para triunfar nesta prova, conseguindo um registo de 4.53, enquanto José Vieira foi segundo classificado com um tempo de 4,58, seguindo-se Victor Barbosa, Luís Santos e Manuel Sousa.

Já no sector feminino, a dureza desta rampa de S. Gens não intimidou a atleta Amélia Vieira, do GD de Castelo de Paiva, que fez o percurso em 6.14, com Sandra Teixeira, também da mesma colectividade, a registar um tempo de 7,13 no segundo lugar da classificação.

A Caminhada de S. Gens foi uma iniciativa que mobilizou muitos participantes, mais de 400 que enfrentaram um percurso desde a sede da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura até ao topo do monte, numa distancia de aproximadamente seis quilómetros pela Junta de, onde no final se realizou a cerimónia de entrega de prémios e as intervenções oficiais, para além de um almoço convívio, em jeito de inauguração das obras de melhoramento da zona de lazer, que foram agora realizadas Freguesia no topo da Monte de S. Gens, em colaboração com a Câmara Municipal.

José Manuel Carvalho, Vereador do Desporto da edilidade paivense louvou os promotores desta grande jornada desportiva, destacando o envolvimento da Junta de Freguesia de SM de Sardoura, Câmara Municipal, colectividades e da própria comunidade local, manifestando gratidão pelo sucesso alcançado nesta primeira edição, considerando que tudo é possível quando se trabalha em conjunto e a comunidade é motivada para o engrandecimento do concelho.

O responsável municipal, que se fez acompanhar dos Vereadores António Rodrigues e Manuel Junot, valorizou este dia de festa e este evento na componente desporto-aventura-natureza, elogiando a força do associativismo local, bem retratada nesta grande jornada desportiva, conseguindo uma dinâmica fantástica, conciliando esta experiência competitiva única e pioneira com uma atractiva caminhada que registou excelente adesão e que foi um sucesso, ao mesmo tempo que se congratulou com as obras de melhoramento do Parque de Lazer do Monte de S. Gens, agora concretizadas, desejando que este espaço seja um verdadeiro ponte de encontro e de turismo, complementado com a colocação de um baloiço que será factor de atracção neste local emblemático do concelho, que permite desfrutar de uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro

Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, mostrou-se agradecido a todos os participantes neste desafio e nesta jornada desportiva, evidenciou a alegria de ver as expectativas superadas, louvou as parecerias assumidas neste evento que permitiram a realização de um grande convívio, e destacou o esforço realizado para concretizar as obras de recuperação e beneficiação deste ponto turístico do concelho, um espaço de lazer que a Junta de Freguesia quer potenciar ainda mais e valorizar com outras acções e intervenções.

Por ultimo, Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, considerou que este desafio teve um final feliz, porque serviu para promover o desporto e ao mesmo tempo valorizar um sítio fantástico, que pode vir a ser um ex-libris do município, que deve ser acarinhado e respeitado por todos, endossando felicitações à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia pelo trabalho desenvolvido neste local, sendo que, o dirigente paivense realçou a satisfação e a alegria de ver a comunidade local a aderir em força à iniciativa, sublinhando testemunhos extraordinários daqueles que desafiaram os limites numa corrida monte acima e que, podem no presente, transportar para o futuro o orgulho de terem estado neste momento épico do desporto em Castelo de Paiva.

Carlos Oliveira

Covilhã | CRISTINA CARVALHO NO CAFÉ LITERÁRIO

A escritora Cristina Carvalho será a convidada do Café Literário, que se realiza na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, pelas 21h30, no Café Covilhã Jardim (Jardim público). 

Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, a 10 de novembro de 1949. Filha do professor e poeta Rómulo de Carvalho (António Gedeão) e da escritora Natália Nunes. Durante a sua atividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países sendo a Escandinávia e o Oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre a sua personalidade enquanto transitório ser humano do sexo feminino, habitante do planeta Terra e, por acaso, escritora. 

Publicou o seu primeiro livro em 1989 Até já não é adeus, e outros lhe seguiram, nomeadamente Momentos misericordiosos; “Ana de Londres”; Estranhos casos de amor; O gato de Uppsala; Nocturno - O romance de Chopin e Lusco-fusco. O seu romance O olhar e a Alma venceu o Prémio Autores 2016 para o Melhor Livro de Ficção Narrativa. Muitos dos seus livros integram o PNL Plano Nacional de Leitura, e alguns encontram-se traduzidos em outras línguas. Tem ainda vários contos publicados em revistas e jornais. 

A tertúlia literária e a biografia da escritora será apresentada pela prof.ª Sílvia Melchior. 

No âmbito da iniciativa “Trocado para Miúdos” a escritora Cristina Carvalho estará ainda junto da comunidade escolar, com sessões agendadas para o dia 7 out. pelas 14h00 na EB 2/3 do Tortosendo e no dia 8 out. pelas 9h00 na EB 2/3 de São Domingos.

Desporto | JOANA FRANCA E LUIS DUARTE DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO COIMBRA TRAIL - 2019


Numa organização conjunta do Clube de Praticantes Coimbra Trail Running, Câmara Municipal de Coimbra e Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e de outros parceiros, teve lugar no passado domingo o Coimbra Trail 2019, que integrou as provas Ultra Trail de 43 km, Trail de 26 km, Mini Trail de 10 km e um a Caminhada de 10 km. 

Participaram nesta prova, os atletas Luís Duarte e Joana Franca, da Secção de Ar livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo a corrida sido realizada em percursos compostos por caminhos, trilhos, estradas florestais não asfaltadas, leitos de ribeiras e pequenas extensões de asfalto, atravessam as freguesias de Santo António dos Olivais, Torres do Mondego, Brasfemes e União de freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. 

Joana Franca competindo na distância de k 23, que contava para os Circuitos Nacionais de Trail Ultra e Trail, alcançou no final da prova o 3º lugar na classificação do escalão F 40 e a 6ª posição na geral Feminina, tendo percorrido a distância em 03.34.35. 

Luis Duarte, participou na prova de 10km, alcançando o 51º lugar na classificação geral, gastando para percorrer a distância 01.33.21.

Covilhã | JOÃO MORGADO APRESENTA ROMANCE SOBRE FERNÃO MAGALHÃES NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ



Fernão Magalhães e a Ave-do-Paraíso é o mais recente livro de João Morgado, cuja apresentação terá lugar no dia 5 de outubro, sábado, pelas 17h00 na Biblioteca da Covilhã. 

O escritor covilhanense associa-se às comemorações dos 500 anos da circum-navegação com um novo romance editado pela Esfera dos Livros. 

João Morgado nasceu em 1965, em Aldeia do Carvalho, Covilhã. Poeta e romancista, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultura, oficializada pela República Federativa do Brasil, pelo seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral. Entre outros, recebeu o Prémio Literário Vergílio Ferreira´12, Prémio Literário Alçada Batista´14, Prémio Nacional de Literatura Lions´15; Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha, Correntes d´Escritas´15. Assim como o troféu “Cristo Redentor” pelo seu trabalho em prol da cultura luso-brasileira, entregue pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã – Rio de Janeiro. 

Deu-se a conhecer na literatura com dois romances intimistas: Diário dos Infiéis e Diário dos Imperfeitos – obras adaptadas ao teatro. Na sua incursão pelo romance histórico, merecem destaque as obras biográficas da Trilogia dos Navegantes: Vera Cruz (Pedro Álvares Cabral) Índias (Vasco da Gama) e a presente obra sobre Fernão de Magalhães. Lançou ainda O Livro do Império sobre Camões e a edição d´Os Lusíadas. 

Afirmando-se com um “escritor plural”, estende a sua obra à edição de crónicas, contos, literatura infantil e poesia onde, para além da obra premiada, declama poesia em espetáculos. Tem participado em festivais literários e palestras, em Portugal e no Estrangeiro, sobretudo no Brasil. 

Biblioteca Municipal 
Rua Conde da Ericeira, 6200-086 Covilhã 
T. 275 333 599 | biblioteca@cm-covilha.pt
Horário: De segunda a Sexta, das 10h00 ás 18h30

Covilhã | “VERDADE OCULTA – A GRANDE BATALHA” NA GALERIA ANTÓNIO LOPES


A Câmara da Covilhã associa-se ao movimento Outubro Rosa, com a exposição “Verdade Oculta – A Grande Batalha”, cuja cerimónia de inauguração terá lugar no dia 4 de outubro, pelas 17h30, na Galeria António Lopes. 

Trata-se de uma exposição de fotografia, cuja ideia original e composição surge pela mão de Sofia Gaspar, uma das mulher sobreviventes ao cancro de mama, que revela “the Day After” da grande batalha travada contra uma das doença que cada vez afeta um maior número de mulheres. 

Os testemunhos de luta e vitória de cinco mulheres, imortalizados em vinte painéis com fotografia e edição de imagem de Luís Agostinho. 

Para Sofia Gaspar “esta exposição propõe ver e sentir o lado invisível da doença, partilhar e sensibilizar outras mulheres para importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama”. 

A exposição estará patente ao público de 4 a 31 de outubro, na Galeria António Lopes, no centro histórico da Covilhã. 

Galeria António Lopes 
Casa dos Magistrados, Rua Portas do Sol - Covilhã 
Dias úteis, 09h -12h30 e 14h -17h30 
Sábado e domingo, 10h-13h e 14h-18h

Covilhã | ECO-EXPOSIÇÃO SOBRE S. FRANCISCO DE ASSIS NO MUSEU DE ARTE SACRA


O Museu de Arte Sacra terá patente ao público, a partir do dia 1 de outubro, a exposição ecológica denominada “Franciscando: do Fruto à Arte”. 

Peças únicas e originais esculpidas em frutos da terra – arte em cabaças, nas quais se aviva uma harmoniosa simbiose entre a forma e a cor em plena comunhão com a natureza, segundo as orientações básicas do Franciscanismo. 

A exposição assinala o mês dedicado a S. Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente, que se celebra a 4 de outubro, ao mesmo tempo que desvenda o trabalho desenvolvido por este frade franciscano junto das populações mais pobres e desfavorecidas. 

O conjunto artístico convida ainda a uma reflexão sobre a crise de valores da sociedade atual e a relação ente o homem e a natureza. 

A mostra estará patente ao público durante o mês de outubro, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h e as 18h, com entrada gratuita. 

Museu de Arte Sacra 
Casa Maria José Alçada [junto ao Jardim Público] 
Avenida Frei Heitor Pinto – Covilhã 
T 275 334 457 | museus@cm-covilha.pt
Terça a Domingo, 10h00 às 18h00

Covilhã | “PÉGASO” – A PAIXÃO DE CRIAR POR ESTER ANDRADE NO MUSEU DE ARTE SACRA


O Município da Covilhã terá patente ao público, a partir do próximo dia 4 de outubro, a exposição “Pégaso” de Ester Andrade, no Museu de Arte Sacra. 

Trata-se de uma exposição de escultura, na qual a artista utiliza raízes ou troncos de madeira para dar lugar a novas formas. 

Maria Ester Tavares R. Andrade, nasceu em 1964, em Aguieira no concelho de Nelas. Artesã desde a sua juventude, encontrou no meio natural, que sempre a rodeou, a inspiração e a matéria-prima para realizar as suas obras. 

A exposição, que integra peças originais da artista, estará patente ao público até ao dia 3 de novembro, podendo ser visitada de terça a domingo entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita, no Museu de Arte Sacra. 

Museu de Arte Sacra 
Casa Maria José Alçada [junto ao Jardim Público] 
Avenida Frei Heitor Pinto – Covilhã 
T 275 334 457 | museus@cm-covilha.pt
Terça a Domingo, 10h00 às 18h00

Açores: Governo Regional encerra escolas na quarta-feira devido à passagem do furacão “Lorenzo”

Resultado de imagem para Açores: Governo Regional encerra escolas na quarta-feira devido à passagem do furacão “Lorenzo”
O Governo Regional dos Açores vai encerrar na quarta-feira as escolas das ilhas dos grupos Central e Ocidental, devido à passagem do furacão “Lorenzo”, estando ainda em aberto a possibilidade de encerrar serviços da administração pública.

“Em função do que se prevê que aconteça, o Governo Regional decidiu encerrar escolas, creches, jardins de infância, centros de atividades ocupacionais, centros de dia, quer na componente de educação, quer na componente ligada à solidariedade social, na quarta-feira”, adiantou o presidente do executivo açoriano, Vasco Cordeiro, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

O Governo Regional está ainda a “avaliar” a possibilidade de “encerrar serviços da administração regional que não sejam essenciais”, mas a decisão ainda “não está tomada”.

“Há dados que estão a chegar quanto a tudo aquilo que vamos enfrentar e da atualização desses dados dependerá essa decisão que será tomada atempadamente”, disse Vasco Cordeiro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje as ilhas dos grupos Ocidental e Central sob aviso vermelho, o mais elevado dos avisos meteorológicos, que representa uma situação meteorológica de risco extremo.

O aviso vermelho para as Flores e Corvo (grupo Ocidental), referente à agitação marítima, vai vigorar entre as 00:00 e as 12:00 de quarta-feira, tendo em conta as previsões de ondas de 10 a 15 metros de altura, podendo a altura máxima atingir os 25 metros.

Estas duas ilhas estarão também sob aviso vermelho devido ao vento no período entre as 00:00 e as 12:00 de quarta-feira, com previsões de rajadas máximas de 190 quilómetros por hora e uma probabilidade de 40% de rajadas superiores a 200 quilómetros por hora.

Para o grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) o aviso vermelho referente à agitação marítima estará em vigor entre as 06:00 e as 15:00 de quarta-feira, período em que são esperadas ondas de nove a 12 metros de altura, podendo a altura máxima atingir 22 metros.

Há ainda para este grupo um aviso vermelho relativo ao vento, entre as 03:00 e as 12:00 de quarta-feira, com previsão de rajada máxima de 160 quilómetros por hora.

O IPMA emitiu ainda avisos amarelo e laranja para as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

O furacão “Lorenzo”, que passou hoje à categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, encontrava-se de manhã a aproximadamente 1.800 quilómetros a sudoeste dos Açores, mas está prevista uma “diminuição da intensidade nos próximos dias”.

A escala de Saffir-Simpson mede a intensidade dos furacões entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível mais intenso.

Lusa

Caso Dieselgate na Europa: Quase meio milhão de pessoas exigem compensações

Resultado de imagem para Caso Dieselgate na Europa: Quase meio milhão de pessoas exigem compensações
Renascença
É a primeira ação judicial coletiva na Europa. Cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo foram afetados pelo escândalo.

Arranca esta segunda-feira, na Alemanha, o primeiro grande processo judicial relativo à fraude das emissões de gases poluentes, em veículos a diesel Volkswagen. Quase meio milhão de pessoas exigem compensações.

O processo, liderado pela Associação Alemã de Organizações de Consumidores, pretende demonstrar que os clientes viram os seus carros desvalorizar por terem sido afetados pelo caso da manipulação das emissões por um software fraudulento e, por isso, devem ser compensados.

O fabricante alemão recusou chegar a um pré-acordo judicial, e preferiu avançar para julgamento.

A nível nacional, a Deco avançou com uma ação coletiva contra a VW Portugal e outra empresas do grupo em outubro de 2016. Uma audiência preliminar deve acontecer antes de dezembro, segundo a Associação de Consumidores Europeus (BEUC).

Os números revelam que cerca de 11 milhões de veículos em todo o mundo foram afetados pelo escândalo dieselgate do grupo Volkswagen, oito milhões só na Europa e 125 mil em Portugal.

Nos Estados Unidos a marca alemã procedeu à compensação dos clientes afetados, contudo, na Europa isso só aconteceu em alguns casos julgados avulso.

rr / agências

Figueiró dos Vinhos | “Saídos da Casca” celebra Dia do Idoso



O Dia Internacional do Idoso comemora-se, em Figueiró dos Vinhos, com Luís Aleluia e Vítor Manuel. Os atores trazem “Saídos da Casca” até à Casa da Cultura, no dia 5 de outubro, pelas 21h30.

A peça, escrita por Guilherme Leite e Luís Aleluia, explora o universo da televisão em duas horas de espetáculo onde se propõe ao público um olhar diferente e crítico sobre a indústria televisiva. Numa comédia hilariante, mostrando a diferença entre as linguagens da representação em teatro e em televisão, os atores inventam personagens e textos para o seu programa de TV e dizem aquilo que na televisão não se pode dizer. O que se fala nas reuniões de escrita, onde se inspiram, estão, assim, entre as questões desvendadas numa comédia intrigante e surpreendente para todos e para todas as idades.

O evento é carácter solidário, objetivando a recolha de produtos de higiene e/ou domésticos a reverter em favor do Espaço Social. Nesta perspetiva, a entrada para este espetáculo familiar e divertido é de apenas 2 bens de higiene e/ou domésticos.

“Saídos da Casca” é, assim, o convite deixado a filhos, pais, netos e avós, para celebrar, solidariamente, o dia dedicado àquele cuja idade trouxe sabedoria e paciência, mas também a necessidade de proteção e carinho!

Covilhã | CANDIDATURAS DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO ARRANCAM DIA 1 DE OUTUBRO


A partir do dia 1 de outubro, estão abertas as linhas de apoio às Associações do Concelho da Covilhã. O período de apresentação de candidaturas ficou estabelecido após deliberação da reunião de Câmara do passado dia 20 de setembro, dando cumprimento ao “Regulamento de Apoio ao Associativismo”, publicado em Diário da República no dia 31 de agosto de 2018.

As candidaturas à Atividade Regular (cultural/recreativa, desportiva, artística/performativa e ambiental e educação para a cidadania) e Investimento e Aquisição de Equipamentos, decorrem de 01 de outubro de 2019 a 29 de novembro de 2019.

O período de candidaturas à Atividade Pontual de caráter supraconcelhio estará aberto a partir do dia 01 de outubro de 2019, decorrendo em qualquer altura do ano, com uma antecedência mínima de 90 dias em relação ao dia da realização da atividade.

As verbas a atribuir totalizam um apoio global de 300 mil Euros, dividido em 200.000,00 Euros para a Atividade regular, 75.000,00 Euros para o apoio ao Investimento e Aquisição de equipamento e 25.000,00 Euros para a Atividade pontual de caráter supraconcelhio.

No primeiro ano de aplicação do Regulamento de Apoio ao Associativismo, foram apresentadas 89 candidaturas no âmbito da Atividade Regular, 65 candidaturas ao Investimento e Aquisição de Equipamentos e 19 candidaturas à Atividade Pontual de caráter supraconcelhio, traduzindo desta forma a grande dinâmica do movimento associativo do Concelho da Covilhã.

Os formulários de candidatura e toda a informação complementar estão disponíveis no site do Município da Covilhã (www.cm-covilha.pt), na área “Município” / “Câmara” / “Gabinete de Apoio ao Associativismo”.

Proença-a-Nova | Candidaturas para bolsas de estudo decorrem no mês de outubro


De 1 de 31 de outubro estão abertas as candidaturas para as Bolsas de Estudo Municipais para o ano letivo 2019/2020, destinadas aos alunos residentes no concelho de Proença-a-Nova que frequentem um Estabelecimento de Ensino Superior, reconhecido como tal pelo Ministério da Educação, que confira o grau de licenciatura. 

Qualquer aluno pode concorrer a estas bolsas desde que reúna um conjunto de requisitos, entre os quais, estar inscrito no ensino superior, ser residente no concelho, ter menos de 25 anos, não ter outro grau de licenciatura, ser estudante a tempo inteiro, ter obtido aproveitamento escolar no ano anterior e encontrar-se numa situação economicamente carenciada, isto é, o rendimento mensal per capita final do aluno não exceda o valor do salário mínimo nacional em vigor no ano civil de abertura do concurso.

O número de Bolsas a atribuir pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova é, de 20 em cada ano letivo, no montante mensal de 75 € (setenta e cinco euros), no entanto, em função do número de candidaturas recebidas podem ser atribuídas bolsas adicionais no valor de 50€. O início da bolsa de estudo coincidirá com o mês de início do ano letivo, tendo a duração máxima de 10 meses. No ano letivo passado, foram atribuídas bolsas a 49 alunos, mais 29 do que o inicialmente previsto, correspondendo a um total de 29.500 € entregues às famílias carenciadas do concelho.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Lobo, “cabe à Câmara prestar apoio aos estratos sociais mais desfavorecidos, nomeadamente aos jovens que não possuam, por si ou através do agregado familiar em que se integram, recursos económicos que lhes possibilitem a prossecução dos seus estudos ao nível do ensino superior. Este apoio permite a promoção e desenvolvimento educacional da população local, contribuindo, num futuro próximo, para o desenvolvimento socioeconómico e cultural do concelho”. 

O Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo e Formulário de Candidatura estão disponíveis para download no site do Município. 

Até 31 de outubro, na Biblioteca Municipal “Livro por Livro [espaço de troca de livro]” decorre em Cantanhede


A Biblioteca Municipal de Cantanhede está a promover, até o fim do mês de outubro, a iniciativa “Livro por Livro [espaço de troca de livros]”. Com esta atividade, que já vai na sua 3.ª edição, o equipamento cultural pretende criar um espaço de troca de livros, em que todos os interessados em participar deverão trazer os seus livros à Biblioteca Municipal e trocá-los por outros que estejam em exposição. 

Os livros, para poderem integrar o [espaço de troca de livro], deverão apresentar boas condições de utilização, não sendo aceites obras que se encontrem descoladas, riscadas, sujas ou que apresentem falta de folhas. Os livros podem ter apontamentos ou pequenas notas de leitura, mas não deverão ter o nome ou endereço do seu anterior proprietário, podendo ser de qualquer género literário, infantis, juvenis ou de adulto. Será muito importante salientar que não serão aceites manuais escolares.

Os interessados já podem entregar os seus livros para troca desde o passado dia 16 de setembro, nos serviços da Biblioteca Municipal, onde receberão, no ato de entrega, um vale indicativo do número de livros que poderão receber. A partir de 16 de setembro e durante todo o mês de outubro, os participantes poderão deslocar-se ao átrio da instituição para trocar o respetivo vale por obras que se encontrem nesse local em exposição.

A iniciativa tem também a sua vertente solidária, pois os livros remanescentes serão oferecidos a instituição de caráter solidário do concelho de Cantanhede, a designar posteriormente.


GREVE DOS TRABALHADORES DOS REGISTOS - DIA 30 de SETEMBRO de 2019 “CONCENTRAÇÃO À PORTA DO PALÁCIO DE BELÉM PELAS 15:30 HORAS”

O Sindicato Nacional dos Registos (SNR)  informa que as paralisações constantes do pré aviso de greve de 5 de julho de 2019, iniciadas nos dias 29 de julho, 5, 16 e 26 de agosto; 2, 9, 16 e 23 de Setembro, culminam no próximo dia 30.

O SNR – SINDICATO NACIONAL DOS REGISTOS, confirma a concentração à porta do Palácio de Belém no próximo dia 30 de setembro (segunda feira), pelas 15:30 horas.
Estamos indignados e revoltados com todo o ilusionismo dos nossos governantes, que se formou à volta do diploma do regime remuneratório dos Conservadores e Oficiais de Registo, que foi promulgado pelo Sr. Presidente da Republica com os seguintes comentários, que se transcreve da sua página oficial;
[…]
Embora com dúvidas sobre se este diploma resolve os problemas suscitados, no passado, relativamente às carreiras, atendendo a que o Governo está convicto que a entrada em vigor do novo regime, por si só, resolverá essas dúvidas, e ainda para não onerar o Governo que sairá das eleições de 6 de outubro, o Presidente da República promulgou também o diploma que estabelece o regime remuneratório das carreiras especiais de conservador de registos e de oficial de registos.
[…]»

O Sr. Presidente da Republica não teve a sensibilidade na análise ao diploma do sistema remuneratório.
Como é que promulgou um diploma que perpetuou as enormes assimetrias salariais, injustificadas, ficcionadas e baseadas em contas erróneas e mal feitas?
Merecemos respeito e ser tratados com dignidade, equidade e justiça.
O SNR, convida todos os trabalhadores a estarem presentes  e juntarem-se aos numerosos colegas já confirmados, que entregará uma missiva à Presidência da República, manifestando o descontentamento e inconformismo com a promulgação duvidosa do diploma do regime remuneratório.
Vem lutar pelos teus direitos inscritos na Constituição da República Portuguesa.

“art.º 59º da Constituição da República e art.º144º n.º2 da Lei Geral do Trabalho em Funções Publicas, onde se contempla o princípio “de que para trabalho igual salário igual” de forma a garantir uma existência condigna”

Todos tem direito sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual

Como poderão verificar, existem dúvidas que este diploma resolva os problemas do passado. E nós questionamos: Que dúvidas? Que problemas? Não onerar o próximo governo? Como assim?

Se o Sr. Presidente da República tem dúvidas, este diploma deveria ser enviado para o Tribunal Constitucional, conforme artº 134º, al. g) da Constituição.
- Requerer ao Tribunal Constitucional apreciação preventiva da constitucionalidade de normas constantes de leis e Decretos-leis -

Contudoas injustiças podem continuar, porque quem sai onerado como sempre, são os trabalhadores dos registos e notariado.

Mas no programa eleitoral do Partido Socialista na sua página 157, diz expressamente, transcrevemos: (itálico e sublinhado nosso)
(…)
Apesar de a legislação nacional ter há muito consagrado o princípio “a trabalho igual, salário igual”, continuam a existir assimetrias muito significativas entre mulheres e homens no plano remuneratório. Foi para combater essas assimetrias que o Governo do PS elaborou legislação especificamente dirigida a promover a igualdade salarial entre mulheres e homens, assente numa combinação de medidas de natureza informativa e de medidas que pugnam pela avaliação e pela correção das diferenças de teor discriminatório
(…)

Enquanto o atual governo aprova um diploma que celebra e cristaliza assimetrias salariais no sector dos registos e notariado, consegue que o Sr. Presidente da Republica promulgue o diploma cheio de dúvidas, apregoando ao mesmo tempo no seu programa eleitoral o princípio constitucional a trabalho igual, salário igual

É o cumulo da arrogância, do posso e mando, contornando tudo e todos, não esquecemos que nos devem dinheiro das atualizações indiciárias (MILHARES DE EUROS), contas mal feitas e acertos de contas por fazer, progressões por realizar, tudo isto assumido em nota de imprensa para rasgar.

 O SNR apela a todos os trabalhadores a manterem-se firmes na luta, pois ainda acreditamos que não se tenham evaporados os valores da honestidade, integridade, lealdade, equidade, solidariedade e justiça.

A luta continua, todos para a rua …



CHUC · COIMBRA CHUC confirma redução da atividade na Transplantação Hepática

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disse hoje que a redução da atividade na Unidade de Transplantação Hepática se deve ao facto de existirem doentes portadores de uma bactéria, que, no entanto, não causou nenhuma infeção.
Imagem ilustrativa
O jornal Público noticiou hoje que o programa de transplantes hepáticos de adultos do CHUC não está a aceitar novos doentes para internamento por causa de uma bactéria multirresistente detetada no serviço.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC refere que a situação já estava sinalizada, tendo sido identificados os fatores de risco que a podem ter condicionado.
De acordo com a administração, “os exames clínicos e as análises efetuadas permitem concluir que oito doentes se encontram colonizados por ‘enterobacteriaceae’ produtoras de ‘carbapenemases’ e não infetados”.
“Estão em curso as medidas consideradas adequadas e necessárias para o controlo desta situação e a melhoria das condições existentes na Unidade em causa”, refere a nota.
No entanto, o CHUC esclarece que as “‘enterobacteriaceae’ são bactérias que fazem parte da flora intestinal normal dos seres humanos, local onde habitam sem provocar doença”.
Contudo, acrescenta o comunicado, “se atingirem outros locais do organismo, como o aparelho urinário ou a corrente sanguínea, podem causar infeções em pessoas suscetíveis (nomeadamente nos doentes imunodeprimidos/transplantados)”.
“Quando esta bactéria habita o intestino dos seres humanos sem provocar doença, a isto chama-se ‘colonização’ e a pessoa diz-se ‘portadora’. Os portadores podem manter-se colonizados durante meses a anos, mas não necessitam de tratamento”, salienta o CHUC.
O comunicado adianta ainda que a administração está a tentar reforçar os recursos humanos na Unidade de Transplantação Hepática.
NDC

Região Centro | Voluntárias bairradinas oferecem casa a família indiana

Voluntariado internacional é “sonho de longa data”

As bairradinas Elisabete Santos e Dora Fernandes estão a organizar um jantar solidário para angariação de fundos. Oferecer uma casa a uma família de Anantapur (Índia) é o objetivo deste encontro, agendado para o próximo sábado (5 de outubro), em Guimarães. Elisabete, cabeleireira na Curia, e Dora, terapeuta ocupacional em Guimarães, querem “ajudar quem mais precisa” e contam com o apoio da Fundação Vicente Ferrer, uma organização não-governamental (ONG) espanhola, atenta aos pobres e desfavorecidos, presente na Índia há 50 anos. O indiano Lancy Dodem, porta-voz da fundação, estará presente no jantar solidário. “Vem apoiar-nos porque acredita em nós e no nosso projeto”, refere Elisabete Santos, que avalia esta presença como um “marco histórico”.

O jantar faz parte do projeto “Missão Índia” que nasceu no ano passado. Em 2018, as voluntárias Elisabete e Dora passaram um mês na Índia a ajudar em várias frentes: “com os donativos que conseguimos angariar, abraçámos diversas instituições, apoiando pessoas de todas as idades”. Essa missão de um mês terminou na Fundação Vicente Ferrer, em Anantapur, no estado de Andhra Pradesh. As voluntárias ofereceram à associação 20 bicicletas: “a fundação atribuiu-as a crianças e jovens que residem a longas distâncias da escola. Esta é uma das medidas que visa diminuir o abandono escolar. A educação é uma das apostas da ONG”.

A fundação, que inclui hospitais e escolas, está também focada na valorização da mulher que, na Índia – esclarece Elisabete – “ainda é vista como um ser inferior ao homem. Neste sentido, a casa que vamos oferecer a uma família de Anantapur vai ficar em nome da mulher do lar. São pequenos pormenores, como este, que vão fazendo a diferença na mentalidade das pessoas”.

Elisabete e Dora ficaram “apaixonadas” e impressionadas com a ONG que “já tirou mais de três milhões de pessoas da pobreza extrema”. “Organização e transparência” são qualidades da Fundação Vicente Ferrer que “está a fazer um trabalho maravilhoso e exemplar. É impossível ficar indiferente a esta ONG”. Em 2018, na hora da despedida, a dupla prometeu voltar e dar a conhecer a fundação a pelo menos mais uma pessoa. A promessa vai cumprir-se este ano, de 25 de outubro a 3 de novembro. “Inicialmente, pensámos que seria difícil encontrar alguém que quisesse conhecer a fundação e a Índia profunda, porque as viagens não são propriamente baratas e porque as pessoas costumam preferir roteiros turísticos, mas tal não aconteceu. 13 mulheres vão acompanhar-nos nesta nova missão”, conta Elisabete.


Na bagagem de porão (30 kg), as voluntárias vão levar apenas material escolar que depois será distribuído por 13 orfanatos do estado de Goa, com a ajuda de Nalini Elvino de Sousa, uma goesa que também se dedica ao voluntariado, entre muitas outras tarefas, e que fala “muito bem” português. Na mala de cabine (8 kg), “leva-se apenas o essencial. Para dez dias, não precisamos de muita coisa. Este também é um desafio para todas nós”, confessa Elisabete. O grupo de 15 pessoas, oriundas de norte a sul do país, com idades compreendidas entre os 24 e os 53 anos, vai passar três dias em Mumbai e sete em Anantapur, a conhecer a fundação que “é quase um estado”. “Algumas destas pessoas já nos confessaram que as estamos a ajudar a concretizar um sonho de longa data: o voluntariado internacional”. As organizadoras da viagem compreendem estas palavras porque também elas, cada vez que partem em missão, se sentem “pessoas mais felizes e realizadas”. “Ajudar quem precisa” é uma missão que levam a cabo além-fronteiras mas também em Portugal.

Elisabete Santos e Dora Fernandes, que se estrearam no voluntariado internacional em 2016, no Peru, acreditam que a “Missão Índia” tem ainda “um longo caminho pela frente”. O jantar solidário com “espírito indiano”, que se vai realizar no Hotel das Termas, em Caldas das Taipas (Guimarães), é só o passo que se segue.

Interessados em participar nesta iniciativa podem reservar lugar através dos seguintes contactos: 914 992 812, 918 751 176 e 962 512 067.

Fonte: Mira Online 


Política | Última semana de campanha começa com três partidos no norte

Resultado de imagem para Última semana de campanha começa com três partidos no norte
A última semana de campanha para as eleições legislativas arranca hoje com PSD, BE e PAN no norte do país, CDU pelo centro, PS por Lisboa e CDS-PP pelo Algarve, em dia de debate dos partidos sem assento parlamentar.
No domingo o dia ficou marcado pelo voto antecipado em mobilidade para a Assembleia da República.
Mais de 56.000 pessoas inscreveram-se para votar antecipadamente, sendo Lisboa o distrito com mais pedidos, (21.600), seguido pelo Porto (9.338) e Coimbra (3.045), segundo informação pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Hoje ocorre o debate das forças políticas sem assento parlamentar na RTP, às 21:00, durante 120 minutos, na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa, após cinco dias consecutivos marcados pela acusação do processo de Tancos, na qual um dos acusados pelo Ministério Público é o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, com trocas de acusações entre os partidos.
Ao nono dia de campanha, os sociais-democratas, bloquistas e o PAN vão andar pelo norte de Portugal, sem se cruzarem.
O presidente do PSD, Rui Rio, começa o dia com uma visita à Adega Cooperativa de Monção, no distrito de Viana do Castelo, às 11:30, e termina com um arraial minhoto na Quinta da Malafaia, às 20:00, em Esposende, distrito de Braga.
Durante o dia, a comitiva social-democrata também passará por Barcelos (Braga) e por Viana do Castelo.
A coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, inicia a jornada pelo norte na Feira de Espinho (Aveiro), às 09:30, tem uma reunião com o Centro de Vida Independente do Porto, em Matosinhos, visita a freguesia da Vitória (Porto) e termina com um jantar-comício em Santa Maria da Feira (Aveiro), às 20:00.
Por seu lado, o porta-voz do PAN, André Silva, não vai sair do distrito do Porto, começando por visitar a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, às 10:00.
Uma hora depois da ação no Paços do Concelho de Vila Nova de Gaia, o PAN segue para a cidade Invicta, onde fará campanha no largo da Estação da Trindade e na Rua Santa Catarina, bem como uma visita à diretoria do Norte da Polícia Judiciária.
A caravana CDU – Coligação Democrática Unitária vai andar pelo distrito de Viseu.
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, encontra-se com ex-trabalhadores das minas da Urgeiriça, em Canas de Senhorim, e faz uma viagem de comboio entre Mangualde e o apeadeiro de Lapa do Lobo, em Nelas.
Já o secretário-geral do PS, António Costa, começa o dia com uma reunião com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em Lisboa, passeia à tarde por Cacilhas, em Almada (Setúbal) e termina com um comício no pavilhão dos Olivais, em Coimbra.
Na agenda da presidente do CDS, Assunção Cristas, estão marcadas visitas à Associação de Regantes e Beneficiários de Silves e a uma empresa de congelados em Lagos, ambas no distrito de Faro.
O dia dos centristas termina com uma noite de fados no Largo da Sé Velha, em Coimbra.
Em relação aos partidos sem assento parlamentar, o Partido Democrático Republicano (PDR) faz campanha nas estações dos Restauradores e do Rossio e participa numa manifestação, em Lisboa. Durante a tarde, visita uma associação cultural, na Amadora, e finaliza no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), em Loures, às 02:00 de terça-feira.
A cabeça de lista do PCTP/MRPP por Lisboa, Maria Cidália Guerreiro, começa o dia às 07:00, com uma ação de propaganda aos trabalhadores da TAP, o presidente do Movimento Partido da Terra (MPT), José Inácio Faria, participa numa ação de limpeza de ruas, em Lisboa, e o presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, visita a Feira do Silvado em Odivelas (Lisboa).
O Livre e o Chega apenas têm o debate na RTP nas suas agendas.
Todavia, além do debate, o presidente do RIR, Vitorino Silva, andará por Santarém e Setúbal, e o presidente do PURP, Fernando Loureiro, visita o Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa.
Lusa

Proprietários de imóveis de valor acima de 600 mil euros têm até hoje para pagar AIMI

Resultado de imagem para cidade de aveiro
Jornal Dia - sapo
Os proprietários de imóveis destinados à habitação ou de terrenos de construção com um valor patrimonial superior a 600 mil euros têm até hoje para pagar o Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis (AIMI).
O Adicional ao IMI é pago de uma única vez durante o mês de setembro, sendo calculado anualmente pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) com base nos valores patrimoniais tributários (VPT) dos prédios que constem das matrizes em 1 de janeiro do ano a que o imposto respeita.
As regras em vigor preveem taxas de imposto distintas consoante o proprietário seja uma empresa ou um particular.
No caso das empresas, é aplicada uma taxa de 0,4% sobre a totalidade do valor patrimonial dos prédios urbanos habitacionais e dos terrenos para construção.
De fora do raio de alcance do imposto ficam os prédios urbanos classificados como “comerciais, industriais ou para serviços” e “outros” e ainda os que no ano anterior gozaram de isenção ou se encontrem isentos.
Relativamente aos particulares, o AIMI compreende três escalões de taxas: uma taxa de 0,7% sobre o valor patrimonial dos imóveis que exceda os 600 mil euros (ou 1,2 milhões de euros para os casados e unidos de facto que optem pela tributação conjunta); outra de 1% quando o valor ultrapassa um milhão de euros; e uma terceira de 1,5% para os valores acima dos dois milhões de euros.
Este novo escalão do AIMI, para casas de valor mais elevado, foi criado no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), tendo sido aplicado pela primeira vez na liquidação deste ano.
No Programa de Estabilidade 2019-2023 prevê-se que este escalão adicional resulte num aumento de receita de cerca de 31 milhões de euros.
De acordo com as Estatísticas da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o Adicional ao IMI gerou uma receita de 131,37 milhões de euros em 2017 e de 139,7 milhões de euros em 2018.
A receita do Adicional ao IMI está consignada ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social.
Em 2018, o Governo simplificou algumas das regras do Adicional ao IMI, deixando cair a obrigatoriedade de, todos os anos, os casais que pretendem ser tributados em conjunto terem de entregar uma declaração a manifestar esta intenção.
Com as novas regras, a opção pela tributação em conjunto (que permite duplicar o valor isento do pagamento do imposto) mantém-se válida até os contribuintes casados ou unidos de facto entregarem uma declaração em contrário.
Os beneficiários de heranças indivisas, por seu lado, continuam a ter de entregar, todos os anos, uma declaração onde indicam se querem que a herança seja tributada como um todo ou com base na quota-parte de cada herdeiro, mas têm possibilidade de alterar esta posição mais tarde.
De acordo com as novas regras, depois de terminado o prazo para o pagamento do AIMI, os contribuintes dispõem de 120 dias para corrigir as opções efetuadas de tributação em conjunto ou em separado (casais e unidos de facto) pela herança no seu todo ou pela quota-parte (herdeiros).
Lusa