sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Moção da ADASCA apresentada na V Convenção Nacional de Dadores de Sangue, Dia 14 de Outubro de 2015



A experiência que me assiste e pelo que me é dado saber, enquanto dador de sangue no activo, e consequentemente como dirigente associativo acerca da existência de duas federações de dadores de sangue, com mais ou menos designações sonantes, aponta para um descrédito total.

Todos sabemos que as federações nunca foram, nem são ou virão ser a solução dos problemas que afectam os dadores de sangue, aconteceu no passado, acontece no presente e vai acontecer no futuro, mas, sim a principal causa do divisionismo doentio que reina no mundo da dádiva de sangue, alimentando as rivalidades entre os dirigentes.

Face ao exposto, como disse acima, na qualidade de dador de sangue individual ainda no activo, Fundador e Presidente da Direcção da ADASCA, como ainda Coordenador desta V Convenção Nacional de Dadores de Sangue, proponho por via desta Moção, ao IPST que deixe de apoiar definitivamente financeiramente as duas federações existentes, passando as mesmas a serem financiadas pelos seus filiados através das cotizações, como manda os bons princípios ou por outros meios que as mesmas venham a encontrar. Uma federação não pode nem deve ser uma força de bloqueio ou entrave nas relações entre as associações, menos ainda entre os dadores de sangue, como se tem vindo a constatar há anos a esta parte.

Acreditamos nós, os presentes nesta 5ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue que o IPST não necessita de estruturas federativas intermédias para aumentar os apoios às associações de dadores, quando o pode fazer através de critérios a definir entre as partes, flexibilizando os termos das candidaturas a apresentar por estas.

O que é que, uma federação faz que a outra não consegue fazer? A seu tempo será proposto à tutela um pedido para que a lei vigente seja revogada nesta área, assim não podemos continuar, é tempo dos dirigentes dialogarem mais uns com os outros, e isso só é possível acabando com os apoios acima referidos, nem sequer o IPT se deve sentir refém das federações mediante as suas imposições ou ultimatos.

Joaquim Carlos
Aveiro, 24 de Outubro de 2015


Moção sujeita a votação: aprovada por unanimidade.

QUEM PODE SER DADOR DE MEDULA ÓSSEA


A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA, promove Dia 19 de Dezembro entre as 9: 00 horas e as 13:00 horas uma Campanha para Registo de Potenciais Dadores de Medula Óssea, junto da sua Sede/Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso.

Em paralelo vai decorrer a habitual Colheita de Sangue como ainda a IV Feira da Saúde da ADASCA, pelo que vimos dar a conhecer as PRINCIPAIS CONDIÇÕES PARA SE INSCREVER COMO DADOR DE MEDULA ÓSSEA:

- Ter entre 18 e 45 anos;
- Peso mínimo de 50kg;
- Altura superior a 1,50m;
- Ser saudável;
- Nunca ter recebido transfusões após 1980;

(Nota: Não precisa de estar em jejum, deve fazer-se acompanha do B.I. ou do seu substituto).

Quem NÃO se pode registar como dador de Medula Óssea no Registo Português?
Não poderá registar-se como Dador de Medula Óssea se tiver pelo menos uma das seguintes condições:

- Idade inferior a 18 anos ou superior a 45 anos;
- Altura inferior a 1.50m;
- Peso inferior a 50kg;
- Obesidade Mórbida, mesmo nos casos de colocação de Banda ou Bypass Gástrico;
- Patologia Cardíaca;
- Hepatite B ou C, alguma vez na vida;
- Doença Oncológica;
- Transfusão de sangue depois de 1980;
- Doenças Auto-imune (Artrite Reumatóide, Lúpus);
- Doenças infecto-contagiosas;
- Insuficiência renal;
- Patologia da Tiróide;
- Diabetes;
- Anemia Crónica;
- Hérnia Discal;
- Fibromialgia;
- Glaucoma;
- Não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita;
- Não ter residência estabelecida em Portugal.

NOTAS:

1 - Chamamos a atenção para o facto desta lista de factores que impedem a inscrição no CEDACE como potencial dador de medula óssea, não ser exaustiva, limitando-se a conter apenas informação básica geral;

2 - No caso de poder registar-se como potencial dador de medula óssea, pode um dia ser "activado" e ter o privilégio único de SALVAR UMA VIDA!

3 - Informações adicionais: 964 470 432, ou por e-mail: geral@adasca.pt
Todas as pessoas que estiverem inscritas até às 13 horas, são atendidas para além desta hora.

4 – Os candidatos são pré-avaliados no local por um médico do IPST.

Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133

 ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?
http://aveiro123.blogspot.pt/2015/11/onde-posso-doar-sangue-em-2016-em-aveiro.html

QUATRO RAZÕES PARA SE TER UM CÃO


1 – Conversas. Muitas pessoas falam com os seus cães. Elas discutem o que está acontecendo em suas vidas, suas alegrias e tristezas. Os cães respondem? Não, mas fazem algo melhor: ouvem. Diferentemente das pessoas, os cães ouvem tudo o que temos a dizer. Pode estar a TV ligada ou o rádio eles não irão se distrair. Os cães têm um ouvido maravilhoso, muito apurado – algo que deveríamos aprender com eles. Basta observar o seu comportamento.

2 – Como ter uma boa saúde. Se você quer ter uma vida longa com poucas idas ao médico, aqui vai algumas dicas: com regras, faça exercício físico, tenha um CÃO treinado. Numerosos estudos mostraram que donos de cães, tem a pressão arterial mais baixa e, colesterol com níveis mais baixos, menos problemas de saúde em geral.

3 – Alivia o seu stress. Quando ficamos estressados nossa pressão sanguínea e taxa cardíaca crescem, respiramos mais rapidamente. Todas estas razões são as tentativas do corpo de ajudar-nos a lidar com a situação. Felizmente, tendo um cão, ou mesmo estando perto de um podemos reduzir respostas a situações estressantes. Porquê? Os cientistas atribuem isto ao apoio incondicional do cão.

4 – Fazer Amigos. O cão é o melhor AMIGO DO HOMEM. Ele não tem nada contra se encontrar estranhos ou a dizer, desde que não seja provocado ou o seu dono. Sejamos amigos dos animais e, eles serão nossos amigos.

J. Carlos