quarta-feira, 12 de abril de 2023

MUNICÍPIO DE SILVES REALIZA TORNEIO FUT 3X3 SILVES

 O Município de Silves realiza a 1ª edição do “Torneio FUT 3X3 SILVES” nos próximos dias 15 e 16 de abril na Arena Desportiva, campo multidesportivo existente na frente do Complexo das Piscinas Municipais de Silves.
Este evento que consiste num jogo de Futsal em formato reduzido com 3 jogadores em campo (+2 suplentes), podendo as equipas serem de constituição mista, com idades entre os 15 e os 45 anos.
 
A inscrição no torneio é gratuita mas obrigatória, e poderá realizar a mesma através do link (Ficha de Inscrição), onde cada participante também poderá doar um bem alimentar, que posteriormente será entregue a uma instituição do concelho.
 
As 3 equipas melhor classificadas terão prémios de classificação, assim como o melhor jogador e jogadora em campo, melhor marcador e marcadora do torneio, e equipa fair-play.
 
Para mais informações, contactar o Sector de Desporto através do telefone 282 440 270 e email desporto@cm-silves.pt.

Região Cinco Estrelas: Praia de Mira está no topo, novamente!

436 mil consumidores portugueses avaliaram mais de 900 marcas e a Praia de todas as Bandeiras azuis foi distinguida pela segunda vez consecutiva com o prémio cinco estrelas regiões
Quarenta e uma marcas do Centro de Portugal forma consideradas dignas de fazerem parte do restrito lote das cento e dezesseis escolhidas e a Praia de Mira, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade que apresenta ano após ano, foi novamente incluída na preferência dos consumidores...
Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira, naturalmente bastante satisfeito pela distinção, reconhece que este “é um prémio de todos os que trabalham diariamente para que a Praia de Mira esteja nas melhores condições para receber quem nos visita". O autarca refere, também, que "este é um prémio de todos: dos que vivem na Praia de Mira e de todos aqueles que garantem a segurança, a limpeza, a inovação e o bem receber das nossas praias.

Texto e Imagem - Fonte: Mira Online

ALUNOS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA REPETIRAM PARTICIPAÇÃO NO “HIP- HOP INTERNACIONAL PORTUGAL”

 
Os alunos da Secção de Hip-Hop da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, orientados pelo coreografo e bailarino Patrick Simões e Salomé Assunção, participaram, integrando o grupo Gurillaz Dance Crew, nos dias 30 de Março e 1 e 2 de Abril, em mais uma edição do maior evento nacional de danças urbanas - Hip Hop International, que decorreu, na cidade da Maia, no Complexo de Ténis daquela cidade e que se realiza desde o ano de 2014, em parceria com a Câmara Municipal da Maia.
Este evento que é a maior competição mundial na variante de Crews no Hip Hop abrange diferentes vertentes, nomeadamente cultural, formativa e competitiva. Ao longo das suas oito edições, mais de 300 crews e de 5 000 bailarinos já pisaram o palco do HHI, tornando este evento, numa referência nacional e internacional na área da dança.
Participaram neste evento cerca de 1250 bailarinos e 150 crews (grupos de dança) divididos por 6 categorias.
Este evento, que se realiza em dezenas de países espalhados por todos os continentes, tem como finalidade premiar os 3 primeiros classificados por categoria de cada país, juntando-os numa finalíssima que se irá realizar em Phoenix (Arizona, USA) em agosto 2023, sendo os vencedores desta última fase, premiados com o título de campeões mundiais nas suas respetivas categorias.
Salomé Assunção, Professora da Sociedade Columbófila, como bailarina integrada na crew Reboot, Arcade Dance Center de Lisboa, alcançou o 1.º lugar na categoria Megacrew, que lhe valeu o passaporte para representar Portugal, no próximo verão, na final mundial, tendo o grupo Gurillaz Dance Crew, e as suas bailarinas, conquistado um honroso 12.º lugar na categoria JV Megacrew, (até 40 participantes), considerando no final da competição a experiência vivida, como um enorme desafio e uma experiência inesquecível pela dimensão e qualidade da organização e dos participantes.




No próximo fim de semana. REDE SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE RECOLHA DE BENS ALIMENTARES

 A exemplo de outras acções  solidárias realizadas, a Rede Social de Castelo de Paiva vai promover, no próximo fim de semana, dias 15 e 16 de Abril, uma campanha de recolha de bens alimentares junto de alguns supermercados do concelho, sendo que, o propósito desta acção solidária é ajudar agregados familiares mais desfavorecidos, assegurando os níveis mínimos de sobrevivência.
      A campanha volta a surgir da vontade dos professores responsáveis da disciplina de Religião e Moral, sendo garantida a colaboração do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, que nestes dias vão disponibilizar alunos voluntários para garantir as recolhas junto das lojas do Minipreço, Super Douro e Intermarché, conforme as regras definidas pela Rede Concelhia de Emergência Alimentar.
Através da Loja Social, que a autarquia paivense tem em funcionamento, e que apoia mais de 120 agregados familiares do concelho, será possível, neste período difícil que se travessa, com um custo de vida cada vez mais elevado, fazer chegar bens alimentares a um maior numero de pessoas e famílias, que passam grandes dificuldades, nomeadamente aquelas economicamente mais vulneráveis.
Entre os produtos necessários, esta recolha vai privilegiar leite, bolachas, açúcar, farinha, sal, azeite, óleo, manteiga, arroz, massas, conservas e outros produtos enlatados, sendo que, qualquer doação, neste âmbito, será sempre bem vinda.
Rede Social de Castelo de Paiva apela à colaboração de todos nesta acção de solidariedade, incentivando uma maior oferta de doações, procurando desta forma, ajudar a debelar carências que ainda se evidenciam no território municipal, sendo certo que, existe uma maior preocupação na luta contra a pobreza, face aos constantes aumentos dos preços e da inflação, com um impacto bem negativo nas famílias mais carenciadas, que estão a sofrer porque os orçamentos familiares não esticam para contrariar o aumento brutal do custo de vida.

Carlos Oliveira

 

Cantanhede | Inicia a 3 de maio e termina a 19 de julho. Tardes Comunitárias com programa do segundo quadrimestre definido

 

Uma conversa com o investigador Miguel Castelo Branco sobre as doenças de Alzheimer e Parkinson, o bailarico dos Santos Populares e uma sessão dedicada à biodiversidade e segurança são algumas das ações que constam da programação do segundo quadrimestre das Tardes Comunitárias.


Implementado há 9 anos pelo Município de Cantanhede, este projeto de intervenção social visa motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas


O programa deste segundo quadrimestre inicia a 3 de maio, com um passeio pela costeira de Cantanhede - Orquídeas Selvagens, na Póvoa da Lomba, e termina a 19 de julho, na Biblioteca Municipal com a História da Exposição / Feira de São Mateus, no âmbito do Traçar a Memória do concelho de Cantanhede.
Pelo meio, estão agendadas visitas, oficinas, sessões sobre diversas temáticas, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

PROGRAMA

3 de maio
Póvoa da Lomba *
Saída: 14h / Chegada prevista: 17h00
Inscrições de 17 de abril a 29 de abril

10 de maio
Biodiversidade e Segurança
Plantas Invasoras e Queimas de sobrantes
Parque de merendas da Praia da Tocha *
Saída: 14h00 / Chegada prevista: 17h00
Inscrições de 26 de abril a 5 de maio

17 de maio
Apresentação do sistema de transporte SITFLEX
Atividade de Bingo Cultural
Centro Social e Paroquial S. Pedro

24 de maio
A conversa com investigador Miguel Castelo Branco
sobre as doenças Alzheimer e Parkinson
Biblioteca Municipal

31 de maio
Visita à Aldeia do Boco e Santuário de Nossa Senhora de Vagos
Almoço / Piquenique partilhado
Vagos *
Saída: 10h00 Chegada prevista: 17h00
Inscrições de 15 maio a 26 de maio

7 de junho
Quero Escrever…”
Oficina de Escrita Criativa
Biblioteca Municipal

14 de junho
Bailarico dos Santos Populares com jogos tradicionais e piquenique partilhado
Praia Fluvial das Sete Fontes – Ourentã *
Saída: 14h00 / Chegada prevista: 17h00
Inscrições de 29 maio a 9 de junho

21 de junho
Sessão sobre Ervas Aromáticas por Isilda Gentil
GTL Ançã *
Inscrições de 5 de junho a 16 de junho

28 de junho
Parque Aquático da Vaga Splash
Custo: 7 euros
Praia da Vagueira *
Saída: 9h30 Chegada prevista: 17h00
Inscrições de 12 de junho a 23 de junho

5 de julho
Circuito de Manutenção do Parque S. Mateus de Cantanhede com piquenique partilhado
Parque S. Mateus de Cantanhede

12 de julho
Sessão sobre Direitos Humanos
Museu da Pedra

19 de julho
História da Exposição / Feira de São Mateus
Traçar a Memória do concelho de Cantanhede
Biblioteca Municipal

Nota *: Sempre que houver deslocação de autocarro, será necessário proceder à inscrição individual na Biblioteca Municipal, presencialmente ou via telefone (231 410 870), no período indicado para cada atividade.
O ponto de encontro de partida dos autocarros será por norma no parque de estacionamento da Biblioteca Municipal, às 14h00.

Silves | CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 13 DE ABRIL NA RUA DA TORRE, ARMAÇÃO DE PERA ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

 O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos irão ser desenvolvidos trabalhos nas redes públicas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais no dia 13 de abril de 2023, implicando um corte à circulação automóvel, na Rua da Torre, na Freguesia de Armação de Pêra, entre as 09h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e automobilistas para esta situação e pelos transtornos causados.

Comunicado: Município de Cantanhede nega intenção de integrar a INOVA-EM numa empresa intermunicipal

 
Face às notícias tornadas públicas esta quarta-feira, 12 de abril, de um alegado interesse do Município de Cantanhede em integrar, através da Empresa Municipal INOVA, uma empresa intermunicipal de água e saneamento, proposta pela Águas de Coimbra, a Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, esclarece:

Em momento algum foram estabelecidos contactos entre responsáveis da Águas de Coimbra e o Município de Cantanhede, que detém a 100% a Empresa Municipal INOVA, com vista a um hipotético cenário de integração desta última numa empresa intermunicipal.
É falso, assim, o “interesse manifestado” pelo Município de Cantanhede nessa integração, que consta das referidas notícias.

O Município de Cantanhede não equaciona, nem nunca equacionou, a integração da INOVA-EM num sistema intermunicipal.

A INOVA-EM é uma entidade gestora de referência a nível nacional, relativamente aos serviços públicos de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos, como atestam os inúmeros prémios atribuídos pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

A par disso, é missão da INOVA-EM garantir, a um custo socialmente aceitável, a qualidade dos serviços de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos, cenário que não estaria, à partida, garantido face a uma hipotética integração num sistema intermunicipal.

O Município de Cantanhede desmente, desta forma, o teor das notícias tornadas públicas esta quarta-feira, 12 de abril, lamentando a utilização abusiva dos nomes da INOVA-EM e do Município de Cantanhede em contextos aos quais são completamente alheios.

Cantanhede, 12 de abril de 2023

Coimbra | Cientistas usam resíduos de plantas invasoras para desenvolver condicionador de cabelo amigo do ambiente

 

O interesse dos consumidores por produtos mais amigos do ambiente é cada vez maior e, consequentemente, a indústria está a investir em produções e métodos mais sustentáveis. Com foco nesta tendência, uma equipa de cientistas do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver um condicionador de cabelo a partir de resíduos agroflorestais e de espécies invasoras.

O projeto Lignin for hair «pretende preparar novos derivados catiónicos da lignina para serem usados como condicionadores nos produtos capilares e assim, constituírem uma melhor alternativa aos agentes tradicionais. A lignina será obtida por extração de materiais lignocelulósicos por via de procedimentos ambientalmente mais eficientes e sustentáveis», explica Luís Alves, investigador do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) do DEQ, acrescentando que a lignina, o segundo polímero mais abundante em materiais lignocelulósicos, como a madeira, serve como "cola" de todos os constituintes desses materiais.

Apesar de se encontrar ainda em fase inicial, o projeto já apresenta alguns avanços positivos. «Já temos resultados relacionados com o processo de fracionamento com recurso a solventes de origem sustentável, baseado no conceito de economia circular uma vez que um deles é obtido a partir da madeira», revela a equipa do DEQ.

No entanto, para chegar ao produto final será necessário «extrair e caracterizar a lignina a partir de resíduos agroflorestais ou de espécies invasoras explorando solventes com componentes de origem natural. Numa segunda fase, a lignina extraída será quimicamente modificada de modo a interagir com as fibras capilares e promover o efeito condicionador. Nesta modificação também serão priorizadas metodologias sustentáveis. Já a terceira fase será dedicada à avaliação da eficácia do produto», descreve a equipa da FCTUC.

Os investigadores acreditam que este produto «poderá ter um elevado impacto na indústria do cuidado capilar, uma vez que vai permitir a substituição de compostos produzidos a partir de matérias-primas não renováveis, como o petróleo, e outras obtidas a partir de matérias-primas necessárias na alimentação humana e animal, como o óleo palma», concluem.

O Lignin for hair, projeto que terá a duração de 18 meses, é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e conta com a participação de investigadores do DEQ e da Universidade do Algarve.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

“Operação Páscoa 2023″ com números preocupantes


Operação ocorreu entre os dias 3 e 11 de Abril
Durante esta operação, foram fiscalizados 58 808 condutores tendo sido detetados 517 condutores com excesso de álcool, dos quais 349 foram detidos por possuírem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 208 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;
No mesmo período, destacam-se ainda as seguintes infrações:
  • 4 724 autos de contraordenação por excesso de velocidade.
  • 1 152 por falta de inspeção periódica;
  • 502 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 551 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 414 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
  • 395 por utilização indevida do telemóvel durante a condução.
No que diz respeito à sinistralidade rodoviária, a GNR, na sua área de responsabilidade, registou 1816 acidentes, dos quais resultaram em 15 vítimas mortais, 45 feridos graves e 560 feridos leves.

Ginasta do Centro Norton de Matos em Acção no Conjunto Nacional de Rítmica

A ginasta Bruna Simões, do Centro Norton de Matos, juntamente com o conjunto nacional de ginástica rítmica, participou no 34º Grand Prix Thiais em França no passado fim de semana.
O conjunto das ginastas participou na competição como cabeça de cartaz, a convite da organização, conseguindo alcançar a final, onde se posicionaram em 8º lugar em All-around com a classificação final de 49,200, tendo obtido a mesma classificação com o exercício de 5 Arcos e o 10º no exército de 3 fitas e 2 bolas.
Em conjuntos, a competição foi ganha pela França, com os restantes lugares do pódio a serem preenchidos pela Alemanha e Espanha.

Mais de 30 pessoas resgatadas do mar… em apenas 3 dias!


No fim de semana da Páscoa de 2023, a AMN -Autoridade Marítima Nacional - registou uma grande afluência junto às praias de Portugal.
​Ao longo destes três dias foram registados 33 resgates aquáticos em zona de jurisdição da Autoridade Marítima Nacional.
Face à continuação de bom tempo, a Autoridade Marítima Nacional reforça as seguintes recomendações:
  • Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto;
  • Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada;
  • Não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112.
Imagem: SIC

Águeda. Ílhavo, Figueira e Montemor: Alguns dos locais por onde a PJ fez buscas e detenções

 A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, realizou, nesta terça-feira, uma operação policial, para cumprimento de mandados de detenção e de buscas domiciliárias, pela presumível prática dos crimes de burla informática, burla qualificada e branqueamento.

Os factos em investigação enquadram-se num esquema de branqueamento de carácter transnacional, que visa ocultar, converter e integrar na economia legítima importâncias provenientes de diversos tipos de burlas, sendo os lesados em regra cidadãos nacionais.
As vítimas, por meio de engano e erro consciente, abriam mão de importâncias que transferiam para contas de terceiros, supostos fornecedores de bens/serviços ou intermediários de crédito, a que se sucediam outros movimentos financeiros que visavam criar uma cortina sobre aqueles que procediam à integração final na economia real, já em países terceiros (Benim e Lituânia), ficando as vantagens “limpas” para a organização.

De igual modo, também para esses países eram remetidos os cartões de crédito e credenciais de movimentações de contas, operando posteriormente a organização a partir daí.

Na sequência das trinta e seis buscas domiciliárias, realizadas nos municípios de Porto, Gondomar, Ermesinde, Braga, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Paredes, Vila do Conde, Maia, Esposende, Barcelos, Viana do Castelo, São Mamede de Infesta, Águeda, Figueira da Foz, Ovar, Coimbra, Ílhavo, Alcobaça, Santarém, Murça, Reguengos de Monsaraz, Évora, Vila Viçosa, Castelo de Vide, Carnaxide, Montemor-o-Velho, Palmela, Setúbal, Covilhã, Cacém, Lisboa, Sintra, Olhão e Santa Cruz, foi dado cumprimento a quinze mandados de detenção.
Os quinze detidos, de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 25 e os 60 anos, apresentam ocupações diferenciadas e faziam desta atividade ilícita modo de vida, tendo distinto grau de conhecimento quanto à prática dos factos, transparecendo nesse sentido as diferentes funções ocupadas na estrutura da organização.

A operação policial envolveu, investigadores, peritos e seguranças, 180 elementos da Polícia Judiciária, contando com a participação, além da Diretoria do Norte, também da Unidade Nacional Contra a Corrupção, Diretoria do Sul, Diretoria do Centro e Departamentos de Investigação Criminal de Madeira, Braga, Leiria, Setúbal, Guarda e Vila Real.

No decurso da operação policial foi apreendida documentação diversa, relativa à prática dos factos, material informático e cartões bancários e de telecomunicações.

Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas. 


Astrónomos observam nascimento de enxame de galáxias no Universo primordial

 Com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é um parceiro, uma equipa de astrónomos descobriu um vasto reservatório de gás quente no enxame de galáxias ainda em formação em torno da galáxia Teia de Aranha — trata-se da mais distante detecção de gás quente efectuada até à data. Os enxames de galáxias são uns dos maiores objetos conhecidos no Universo e este resultado, publicado hoje na revista Nature, revela-nos quão primordiais são de facto estas estruturas.
Os enxames de galáxias, tal como o nome sugere, são constituídos por um enorme número de galáxias, que pode chegar a vários milhares. Estas estruturas contêm ainda um imenso meio “intraenxame” gasoso que permeia o espaço entre as galáxias do enxame. Este gás tem consideravelmente mais massa do que as galáxias propriamente ditas. Muita da física dos enxames de galáxias é bem conhecida; no entanto observações das fases mais primordiais da formação do meio intraenxame ainda são escassas.
Anteriormente, este meio só tinha sido estudado em enxames de galáxias próximos e completamente formados. Contudo, detectar o meio intraenxame em protoenxames distantes, isto é, em enxames de galáxias ainda a formar-se, permite aos astrónomos observar estas estruturas nas suas fases de formação iniciais. Uma equipa liderada por Luca Di Mascolo, autor principal deste estudo e investigador na Universidade de Trieste, Itália, pretendeu detectar o meio intraenxame num protoenxame do Universo primordial.
Os enxames de galáxias são tão massivos que atraem gás que cai na direção do enxame e que, consequentemente, aquece. “Há mais de uma década que simulações cosmológicas prevêem a presença de gás quente em protoenxames, no entanto, a confirmação observacional destas previsões tem faltado,” explica Elena Rasia, investigadora no Instituto Nacional de Astrofísica italiano (INAF), em Trieste, e co-autora do estudo. “Pretendendo obter tal confirmação observacional importante, seleccionámos cuidadosamente um dos mais promissores candidatos a protoenxame.” Trata-se do protoenxame Teia de Aranha, localizado numa época em que o Universo tinha apenas 3 mil milhões de anos. Apesar de ser o protoenxame mais estudado, a presença do meio infraenxame tem-se mantido elusiva. A descoberta de um grande reservatório de gás quente no Teia de Aranha indicaria que o sistema estaria a caminho de ser tornar um enxame de galáxias propriamente dito e duradouro ao invés de se dispersar.
A equipa de Di Mascolo detectou o meio intraenxame do protoenxame Teia de Aranha usando um efeito térmico chamado Sunyaev-Zeldovich (SZ). Este efeito ocorre quando a radiação cósmica de fundo de microondas — uma radiação vestígio do Big Bang — passa pelo meio intraenxame e interage com os electrões do gás quente que se deslocam a altas velocidades, o que faz com que a sua energia aumente um pouco e a sua cor, ou comprimento de onda, varie ligeiramente. “Nos comprimentos de onda adequados, o efeito SZ aparece-nos como um efeito de sombra do enxame de galáxias na radiação cósmica de fundo,” explica Di Mascolo.
Ao medir estas sombras na radiação cósmica de fundo, os astrónomos conseguem assim inferir a existência de gás quente, estimar a sua massa e mapear a sua forma. “Graças à sua resolução e sensibilidade sem paralelo, o ALMA é a única infraestrutura atual capaz de levar a cabo tais medições nos progenitores distantes de enxames massivos,” diz Di Mascolo.
Os investigadores determinaram que o protoenxame Teia de Aranha contém um vasto reservatório de gás quente com uma temperatura de algumas dezenas de milhões de graus Celsius. Tinha sido já detectado anteriormente neste protoenxame gás frio, no entanto a massa de gás quente encontrada neste novo estudo é muito superior, da ordem de milhares de vezes maior. Este resultado mostra que o protoenxame Teia de Aranha deverá efetivamente transformar-se num enxame massivo de galáxias dentro de uns 10 mil milhões de anos, aumentando ainda a sua massa de, pelo menos, um factor dez.
Tony Mroczkowski, co-autor do artigo publicado e investigador do ESO, explica que “este sistema mostra grandes contrastes. A componente térmica quente destruirá grande parte da componente fria, à medida que o sistema se vai desenvolvendo, estando nós agora a assistir a esta delicada transição.” Mroczkowski conclui que “temos finalmente uma confirmação observacional das já antigas previsões teóricas sobre a formação dos maiores objetos ligados gravitacionalmente que existem no Universo.
Estes resultados ajudam-nos a lançar as bases para sinergias entre o ALMA e o futuro Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, o qual “irá revolucionar o estudo de estruturas tais como o Teia de Aranha,” diz Mario Nonino, co-autor do estudo e investigador no Observatório Astronómico de Trieste. O ELT e os seus instrumentos de vanguarda, tais como o HARMONI e o MICADO, serão capazes de observar protoenxames e mostrar-nos as galáxias que aí residem com muito detalhe. Juntamente com as capacidades do ALMA em traçar o meio intraenxame em formação, disporemos assim de informação crucial sobre a formação das maiores estruturas do Universo primordial.
Informações adicionais
Este trabalho de investigação foi descrito num artigo científico intitulado “Forming intracluster gas in a galaxy protocluster at a redshift of 2.16” publicado na revista Nature (doi: 10.1038/s41586-023-05761-x).
A equipa é composta por: Luca Di Mascolo (Unidade de Astronomia, Universidade de Trieste, Itália [UT]; INAF – Osservatorio Astrofisico di Trieste, Itália [INAF Trieste]; IFPU – Instituto de Física Fundamental do Universo, Itália [IFPU]), Alexandro Saro (UT; INAF Trieste; IFPU; INFN – Sezione di Trieste, Itália [INFN]), Tony Mroczkowski (Observatório Europeu do Sul, Alemanha [ESO]), Stefano Borgani (UT; INAF Trieste; IFPU; INFN), Eugene Churazov (Max-Planck-Institute für Astrophysik, Alemanha; Instituto de Investigação Espacial, Rússia), Elena Rasia (INAF Trieste; IFPU), Paolo Tozzi (INAF – Osservatorio Astrofisico di Arcetri, Itália), Helmut Dannerbauer (Instituto de Astrofísica de Canarias, Espanha; Universidad de La Laguna, Espanha), Kaustuv Basu (Instituto de Astronomia Argel ander, Universidade de Bona, Alemanha), Christopher L. Carilli (National Radio Astronomy Observatory, EUA), Michele Ginolfi (ESO; Dipartimento di Fisica e Astronomia, Universidade de Florença, Itália), George Miley (Observatório de Leiden, Universidade de Leiden, Países Baixos), Mario Nonino (UT), Maurilio Pannella (UT; INAF Trieste; IFPU), Laura Pentericci (INAF – Osservatorio Astronomico di Roma, Itália), Francesca Rizzo (Cosmic Dawn Center, Dinamarca; Instituto Niels Bohr, Dinamarca).
O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, surge no âmbito de uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado pelo ESO em prol dos seus Estados Membros, pela NSF em cooperação com o Conselho de Investigação Nacional do Canadá (NRC) e o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Taiwan e pelo NINS em cooperação com a Academia Sinica (AS) da Taiwan e o Instituto de Astronomia e Ciências do Espaço da Coreia (KASI). A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol dos seus Estados Membros; pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia dos Estados Unidos (NRAO), que é gerido pela Associação de Universidades, Inc. (AUI), em prol da América do Norte; e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório Conjunto ALMA (JAO) fornece uma liderança e gestão unificadas na construção, comissionamento e operação do ALMA.
O Observatório Europeu do Sul (ESO) ajuda cientistas de todo o mundo a descobrir os segredos do Universo, o que, consequentemente, beneficia toda a sociedade. No ESO concebemos, construimos e operamos observatórios terrestres de vanguarda — os quais são usados pelos astrónomos para investigar as maiores questões astronómicas da nossa época e levar ao público o fascínio da astronomia — e promovemos colaborações internacionais em astronomia. Estabelecido como uma organização intergovernamental em 1962, o ESO é hoje apoiado por 16 Estados Membros (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça), para além do Chile, o país de acolhimento, e da Austrália como Parceiro Estratégico. A Sede do ESO e o seu centro de visitantes e planetário, o Supernova do ESO, situam-se perto de Munique, na Alemanha, enquanto o deserto chileno do Atacama, um lugar extraordinário com condições únicas para a observação dos céus, acolhe os nossos telescópios. O ESO mantém em funcionamento três observatórios: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope e o Interferómetro do Very Large Telescope, assim como telescópios de rastreio, tal como o VISTA. Ainda no Paranal, o ESO acolherá e operará o Cherenkov Telescope Array South, o maior e mais sensível observatório de raios gama do mundo. Juntamente com parceiros internacionais, o ESO opera o APEX e o ALMA no Chajnantor, duas infraestruturas que observam o céu no domínio do milímetro e do submilímetro. No Cerro Armazones, próximo do Paranal, estamos a construir “o maior olho do mundo voltado para o céu” — o Extremely Large Telescope do ESO. Dos nossos gabinetes em Santiago do Chile, apoiamos as nossas operações no país e trabalhamos com parceiros chilenos e com a sociedade chilena.

*Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Portugal

IPDJ: Candidaturas abertas para entidades promotoras de «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas»

 Promover a sustentabilidade ambiental e a aquisição de competências através da prática de voluntariado.

Estão abertas as candidaturas para entidades promotoras do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”.

Podem candidatar-se as seguintes entidades:

- Entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas;
- Entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais;
- Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem;
- Câmaras Municipais;
- Juntas de Freguesia;
- Corporação de Bombeiros;
- Estabelecimentos públicos de ensino;
- Estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado;
- Outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.

O programa destina-se a jovens entre os 14 e os 30 anos que estejam interessados em participar em atividades de voluntariado em áreas protegidas, parques naturais, reservas naturais, entre outras áreas de interesse ecológico.
Atividades a desenvolver no âmbito do programa:

  • Sensibilização da população para a adoção de práticas que promovam a economia circular, nomeadamente, reciclagem, reutilização, gestão ambiental, prevenção do desperdício alimentar e consumo sustentável;
  • Sensibilização da população para a proteção do litoral, em contexto de alterações climáticas e incentivando à monitorização das zonas costeiras, alertando designadamente para temas como resíduos, erosão costeira, ocupação das frentes marinhas e preservação dos ecossistemas dunares;
  • Sensibilização da população para a importância da participação pública nos processos de decisão ambiental;
  • Sensibilização da população para o papel das florestas na qualidade do ar e para a importância das árvores como barreira natural ao ruído;
  • Monitorização de rios e ribeiros como forma de recuperação das linhas de água, com vista à preservação dos recursos hídricos;
  • Sensibilização da comunidade para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas;
  • Inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco;
  • Inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água;
  • Recuperação de caminhos de pé posto;
  • Limpeza e manutenção de parques de lazer;
  • Vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação;
  • Vigilância fixa nos postos de vigia;
  • Inventariação de áreas necessitadas de limpeza;
  • Apoio logístico aos centros de recuperação de animais selvagens;
  • Sensibilização de comunidades e população alvo para disseminação das mensagens de campanhas de prevenção de incêndios, como o uso correto do fogo, promoção de compostagem ou destruição dos sobrantes por métodos mecânicos e consciencialização do perigo de incêndios, por uso de maquinaria em dias quentes e secos;
  • Inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas;
  • Atividades de reflorestação;
  • Atividades de controlo de espécies invasoras;
Outras atividades integradas nos objetivos do Programa que constem em regulamento.
Mais informações no Portal do IPDJ em:

EM EBURA – A CONVERSA QUE FALTAVA traz ao Convento dos Remédios Memórias de Eruditos Além-Tejo com ciclo de conversas e uma exposição

Evocar a memória de eruditos que marcaram o património cultural do Alentejo e do mundo é o grande propósito deste projeto que vai decorrer ao longo dos meses de abril e maio. Carmen Balesteros, Maria Beatriz Serpa Branco, Túlio Espanca e Antunes da Silva, nomes ligados a Évora, são os primeiros autores celebrados através de uma simulação de programas radiofónicos e da exposição “Memórias de Eruditos Além-Tejo”. A primeira conversa acontece já no próximo dia 14 de abril, às 18h30, antecedida pela inauguração da mostra, às 18h. 
O ciclo realiza-se através de uma simulação de programas radiofónicos cujos guiões são da autoria de Maria Luísa Silva e de Gisélia Silva, com o apoio e a produção do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial, uma estrutura da Câmara Municipal de Évora sediada no Convento dos Remédios. 
Nestas conversas “iremos falar sobre Homens e Mulheres que fizeram parte da construção do Património Cultural do Alentejo e do Mundo, fazendo-se uma apresentação, talvez até uma desocultação, de eruditos locais, regionais e nacionais, de memórias e de conversas.” EM EBURA – A conversa que faltava, constitui-se como um primeiro ciclo de programas radiofónicos para lembrar e divulgar estes trabalhadores da Cultura, cujos denominadores comuns são a Língua, o Alentejo e a Cultura. 
Esta iniciativa visa ainda “relembrar a grande riqueza histórico-cultural que se encontra esquecida num passado próximo, cujos autores muitos de nós ainda lembramos, mas que correm o risco de verem as suas presenças e as suas obras esquecidas.” As conversas contam com a presença de familiares do homenageado, de um estudioso sobre a sua obra e, também, com a leitura de textos do erudito. Os convidados são António Cândido Franco, Maria João Marques, Maria Durão, Beatriz Felício, Sara Camarate Campos, Élia Mira, Manuel Branco, Joana Bacelar, Américo Peças, Teresa Santos e Leonor Serpa Branco. A leitura de textos fica a cargo de Álvaro Corte-Real. 
Todas as sessões serão gravadas para enriquecimento do acervo do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial da autarquia. 
O ciclo EM EBURA – A conversa que faltava, inicia-se na próxima sexta, 14 de abril, com conversa dedicada a Carmen Balesteros. Seguem-se os eruditos Maria Beatriz Serpa Branco (28 de abril), Túlio Espanca (05 de maio) e, finalmente, Antunes da Silva, a 26 de maio, sempre às 18h30.

Coimbra recebe a primeira edição da Feira de Emprego do Centro

 

Iniciativa vai juntar, no dia 9 de maio, empresas e candidatos da área do turismo, com a finalidade de facilitar a contratação.
Ocasião serviu também para a assinatura de um protocolo entre a AHRESP e o Fórum Turismo.
A cidade de Coimbra vai receber, a 9 de maio, a primeira edição da Feira de Emprego do Centro, um evento organizado pela Bolsa de Empregabilidade e que tem como objetivo facilitar a contratação na área do Turismo.

A Bolsa de Empregabilidade é o maior evento de empregabilidade nacional nas áreas do Turismo. Ao longo de sete anos de existência, a Bolsa de Empregabilidade já desenvolveu dez edições, entre Lisboa, Porto e Algarve, tendo acelerado o processo de contratação e identificação de talento de milhares de candidatos.
Agora, pela primeira vez, a Bolsa de Empregabilidade irá realizar uma Feira de Emprego no Centro, mais concretamente no Convento São Francisco, contando para tal com o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Coimbra.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas desde já em http://bit.ly/3GzyFQg.

A 1.ª Feira de Emprego no Centro contará com cerca de 50 empresas a identificar talento e a contratar ao longo do dia. Entre estas, estarão algumas das maiores e mais importantes empregadoras regionais e nacionais, que apresentarão as suas vagas de emprego aos candidatos nos mais diversos departamentos, desde a operação e gestão à manutenção, entre outras.
Os candidatos são oriundos de instituições de ensino superior e profissional das áreas de turismo, além de desempregados identificados pelo IEFP, empregados atuais em processo de captação de novos desafios e todos os interessados no desenvolvimento de networking e aproximação do setor.

A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu hoje na sede da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em Lisboa, e contou com a participação de António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo e Fundador da Bolsa de Empregabilidade, Carlos Moura, presidente da AHRESP, Ana Paula Pais, diretora coordenadora da formação do Turismo de Portugal, e Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

Nesta conferência de imprensa foi também assinado um protocolo entre a AHRESP e o Fórum Turismo. Este protocolo prevê que a AHRESP, através da sua própria Bolsa de Emprego, esteja presente em todas as Bolsas de Empregabilidade promovidas pelo Fórum Turismo, aumentando assim os serviços que presta aos seus associados.

Na ocasião, António Marto explicou que “as Bolsas de Empregabilidade são eventos que reúnem duas forças: a força de quem procura trabalho na área do turismo e a força de quem procura identificar talentos neste setor”. Ao longo da sua existência, tem registado um sucesso crescente. “Começou com 20 empresas, em 2016, e evoluiu para 120 empresas”, sublinhou.

Carlos Moura defendeu a importância do evento. “O turismo é hoje uma das principais atividades mundiais, e aquela que reage mais depressa às adversidades. É um pilar da nossa economia, mas é necessário torná-la atrativa para os profissionais. Por isso, fico muito satisfeito por ver eventos como esta Feira do Emprego do Centro, que tem essa capacidade de atrair trabalhadores para o setor”, disse.

Ana Paula Pais prosseguiu com o mesmo raciocínio, lembrando que “o nosso país é rico na autenticidade de experiências que oferece aos visitantes, mas é necessário cativar os profissionais, em especial os jovens, para este setor”. “É preciso mostrar aos jovens que é um setor profundamente gratificante, em que existe uma rápida progressão na carreira. Esta Feira do Emprego, ao colocar empregadores e candidatos frente a frente, é facilitador do aumento desse interesse”, considerou.

Pedro Machado destacou que “um dos fatores que distinguem Portugal a nível internacional é a hospitalidade”. “Esse é um dos nossos maiores ativos, por isso é tão importante a formação dos recursos humanos. Uma Feira de Emprego como esta é fundamental para mantermos alta a fasquia da qualidade do saber receber, da hospitalidade”, frisou. Além de que, acrescentou, “por acontecer no Centro de Portugal, é uma resposta positiva a outra preocupação, que é a coesão do território, o que leva a Turismo Centro de Portugal a associar-se à iniciativa”. “São os territórios e os seus produtos que fazem de Portugal um dos melhores destinos do mundo”, concluiu.

Espaço dedicado aos empreendedores é um dos destaques da Feira

A sessão de abertura da 1.ª Feira de Emprego no Centro terá a participação do Ministério de Economia, do Ministério da Coesão Territorial, da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, do Turismo de Portugal e da Turismo Centro de Portugal.

Inserido na Feira, haverá também um espaço dedicado aos empreendedores, designado por “Fórum Talks”. Aqui, estarão presentes startups e instituições de apoio ao desenvolvimento empreendedor identificadas pela Turismo Centro de Portugal, assim como institutos e organizações de promoção de oportunidades de empregabilidade com foco e especialidades no interior e no Centro de Portugal.

Neste “Fórum Talks”, alguns empreendedores convidados irão apresentar os seus percursos e serão dados a conhecer os apoios disponíveis para os empreendedores no interior e as medidas de fixação da população para estes territórios.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Covilhã | MUNICÍPIO ENTREGA CONTRATOS-PROGRAMA DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO


Realiza-se no próximo dia 15 de abril, sábado, às 15:00H, no Auditório Municipal, a cerimónia de entrega dos Contratos-Programa relativos aos apoios concedidos pela Câmara Municipal da Covilhã no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo para o ano de 2023.
Em setembro, o Município aprovou os formulários, fórmulas de cálculo e montantes (total de 320.000 euros) para as linhas de apoio que se dividem em "Atividade Regular" e "Investimento e Aquisição de Equipamentos".

O período de candidaturas decorreu entre 01 de outubro e 30 de novembro de 2022, os resultados preliminares foram revelados em janeiro de 2023, tendo os resultados definitivos sido publicados em fevereiro deste ano.

Está comprovado o sucesso desta iniciativa decisiva para o futuro do Associativismo do concelho da Covilhã: 100 candidaturas aprovadas na linha de apoio à Atividade Regular e 26 candidaturas aprovadas na linha de apoio ao Investimento e Aquisição de Equipamentos;


PROJETO PILOTO ARRANCA NA REGIÃO CENTRO COM FORMAÇÃO DE EQUIPAS MUNICIPAIS PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS ESTRATÉGICOS DE CULTURA E EDUCAÇÃO

12 de abril 2023 | 14H30 | Auditório do Centro Paroquial de São Pedro, Rua dos Bombeiros Voluntários n.º 330, 3060-163 Cantanhede

A Direção Regional de Cultura do Centro, em parceria com o Plano Nacional das Artes, está a desenvolver um projeto-piloto, pioneiro no País, dirigido aos municípios da Região Centro, sobre Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação, um novo instrumento de gestão que visa aliar, em termos de políticas públicas, estas duas áreas centrais de governação.
O projeto piloto teve início em 2022 com a elaboração do primeiro guia teórico e concetual sobre a missão e natureza deste instrumento de gestão e as metodologias necessárias ao seu desenvolvimento e implementação, pretendendo-se na segunda-fase realizar uma formação-ação que vai envolver os técnicos municipais das áreas da cultura e da educação.
A este projeto-piloto aderiram todos os Municípios das Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa, das Beiras e Serra da Estrela, da Região de Coimbra, da Região de Leiria e da Região Viseu Dão Lafões, num total de 55 municípios e envolvendo mais de 150 técnicos municipais, que ao longo de três meses vão analisar e explorar os Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação e receber formação sobre as respetivas metodologias de implementação.
Com um modelo de trabalho participativo e reflexivo, a formação decorre de forma presencial e digital e procura, entre outros objetivos, sublinhar o papel do poder local na implementação de políticas culturais e na transformação do seu tecido cultural, refletir sobre a importância de instrumentos de gestão para a cultura e para educação e explorar o potencial e as metodologias inerentes à criação e implementação de Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação.
O projeto tem coordenação técnica e científica do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, sendo os custos de formação dos técnicos municipais assumidos pelas Comunidades Intermunicipais envolvidas.
O seminário de abertura do projeto piloto Planos Estratégicos Municipais de Cultura e Educação (PEMCE), agendado para quarta-feira-feira, 12 de abril, no Auditório do Centro Paroquial de São Pedro, em Cantanhede, dá início ao programa de formação a decorrer até julho de 2023 na região Centro.
Findo o projeto-piloto na Região Centro, esta ação de formação será posteriormente alargada a outras regiões do País.

 

Projunior Porto & Matosinhos – Quadro de competição conhecido para a 1ª etapa do Junior Tour

Quadro de Heats masculinos - clique aqui
Quadro de Heats femininos - clique aqui
Foto: Cartaz e pódio com os campeões nacionais Projunior: Martim Nunes e Erica Máximo. (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)
Cascais (11-4-2023) - O Projunior Porto & Matosinhos realiza-se nos próximos dias 15 e 16 de Abril no Porto e em Matosinhos, naquela que é a primeira etapa do Junior Tour 2023, o circuito nacional que define os campeões nacionais sub-20.

Os melhores juniores nacionais vão rumar ao Norte de Portugal para darem o tiro de partida desta competição composta por três etapas e que irá passar também por Viana do Castelo (13 e 14 de Maio) e Santa Cruz (29 e 30 de Julho).

O quadro de competição das rondas iniciais já se encontra disponível, sendo que a chamada para o 1º dia de prova encontra-se planeada para as 7h30 de sábado na Praia Internacional do Porto (a confirmar junto da organização no dia anterior). 

Destaques Round 1 – Masculino
Heat 6: Francisco Mittermayer x Matias Lopes x Igor Silva x Santiago Graça
Heat 7: Martim Nunes x Gui Carvalho x Kekoa Hummel x Zé Champalimaud
Heat 9: Tiago Stock x Leonardo Silva x Joaquim Chaves x António Bandeira

Destaques Round 1 – Feminino
Heat 2: Maria Salgado x Sofia Matos x Miriam Julião x Carolina Marques
Heat 3: Érica Máximo x Matilde Pinto x Maria Dias x Ana Lima

O Junior Tour engloba a elite da nova geração do surf português, numa plataforma competitiva que reúne os mais novos em fase imediatamente anterior à carreira sénior e assim antes de se afirmarem nos palcos principais, tanto nacional como internacionalmente. 

Junior Tour – Galeria de Campeões
2022 – Martim Nunes & Érica Máximo
2015 – Tomás Fernandes & Carolina Mendes
2014 – Tomás Fernandes & Teresa Bonvalot
2013 – Francisco Alves & Ana Sarmento
2012 – Francisco Alves & Carina Duarte
2010 – Vasco Ribeiro & Carina Duarte
2009 – Frederico Morais & Francisca Santos

Sendo uma competição que segue os padrões de idades da World Surf League, depois de alguns anos de interregno onde internacionalmente a competição esteve dedicada aos surfistas de até 18 anos, o Júnior Tour regressou às praias portugueses em 2022 com Martim Nunes e Érica Máximo a sagrarem-se campeões nacionais, sucedendo assim a alguns nomes que atualmente lideram o surf português como Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, Francisco Alves, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes. 

Martim Nunes – Campeão Nacional Projunior 2022

Foi muito bom alcançar este título na minha carreira porque nunca o tinha conquistado. Vi o meu esforço recompensado. Consegui mostrar o meu surf nas duas etapas do circuito e foi importante para as provas seguintes da Liga MEO Surf e nos Projuniores europeus. Para esta etapa do Porto vou focado no meu surf e quero competir bem, mas não estou a pensar no resultado ou no título. Quero controlar aquilo que consigo e mostrar bom surf.”

Erica Máximo – Campeã Nacional Projunior 2022

Foi muito importante conquistar o título de campeã nacional Projunior. Nunca tinha sido campeã nacional e isso foi um enorme boost de confiança para os campeonatos que se seguiram. Provou que somos capazes de vencer atletas que por vezes são melhores ou mais reconhecidos. Senti que desde então houve um maior reconhecimento das pessoas em relação ao meu surf e isso deixa-me feliz. Agora vou para o Porto para surfar boas ondas e defender o meu título”.

O Projunior Porto & Matosinhos vai contar com uma co-organização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto e Matosinhos Wave Series 2023.

Marcelo Martins – Organização Wave Series e Projunior Porto & Matosinhos

“É sempre muito bom receber esta prova do Junior Tour, que traz às ondas do Norte os melhores atletas sub-20 vindos de todo o país. Para além de ser uma prova importante de qualificação nesta categoria, é um incentivo para os atletas mais jovens para se continuarem a superar e prosseguirem o seu trabalho de treino e preparação neste desporto, para melhorar continuamente o seu nível. É também um importante fator de motivação para os treinadores e para as equipas, que podem mostrar o seu trabalho e a evolução dos seus atletas.”

Toda a ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada em direto através de sistema de livescores em ansurfistas.com, assim como nas demais plataformas institucionais da Associação Nacional de Surfistas.

Integrada no cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series 2023, a primeira etapa do Junior Tour é uma prova organizada pela Onda Pura Surf Center e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Esta prova tem o patrocínio da Gold Energy, da 58 Surf, da Ramirez, da Solinca, da Vitalis, do MEO, da Presto Pizza, do Edifício Transparente e do Hospital de Santa Maria – Porto.

Mais informações em www.ansurfistas.com.