quarta-feira, 7 de julho de 2021

Luís Filipe Vieira detido. Não será ouvido pelo juiz Carlos Alexandre esta quarta-feira


O líder do Benfica e o empresário José António Santos foram alvo de buscas esta quarta-feira. A TSF sabe que Vieira não será ouvido esta quarta-feira.

O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, e o empresário José António Santos foram detidos esta quarta-feira para interrogatório, sabe a TSF. O líder encarnado e o empresário conhecido por "O Rei dos Frangos" foram alvo de buscas por suspeitas de crimes de burla qualificada ao fundo de resolução bancária, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Contudo, haverá mais detidos neste caso.

A TSF sabe que Luís Filipe Vieira está no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, em Moscavide, onde vai aguardar até ser ouvido por um juiz, o que não deverá acontecer ainda durante esta quarta-feira. Segundo o jornal O Jogo, o juiz em causa é Carlos Alexandre.

De acordo com informação da RTP, a direção do Benfica vai reunir-se de emergência ainda esta quarta-feira. O Estádio da Luz também foi alvo de buscas, com vários pontos do recinto encarnado encerrados.

Segundo avançava o jornal SOL esta manhã, o presidente dos encarnados é também suspeito do crime de abuso de confiança referente a ganhos milionários que obteve na venda de 25% do capital da Benfica SAD a um empresário estrangeiro. A investigação tem origem no processo Monte Branco, a conhecida rede suíça de fraude fiscal e branqueamento de capitais que operava em Portugal e foi desmantelada em 2011.

Esta operação acontece três dias depois de o clube encarnado ter lançado uma nova emissão obrigacionista para arrecadar 35 milhões de euros.

Leia o comunicado do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) na íntegra:

"NEGÓCIOS DO FUTEBOL. DILIGÊNCIAS
Ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, alínea b), do Código de Processo Penal, informa-se:

No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal cuja investigação se encontra a cargo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e conta com a estreita colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP), foram cumpridos cerca de 45 mandados de busca, abrangendo instalações de sociedades, domicílios, escritórios de advogados e uma instituição bancária. Estas buscas decorrem nas áreas de Lisboa, Torres Vedras e Braga.

No decurso das diligências foram detidas quatro pessoas, dois empresários, um agente desportivo e um dirigente desportivo.Detenções efetuadas atendendo aos indícios já recolhidos, com vista a acautelar a prova, evitar ausências de arguidos e a prevenir a consumação de atuações suspeitas em curso.

Os detidos serão presentes, previsivelmente no decurso do dia de amanhã, a primeiro interrogatório judicial com vista à aplicação, considerando a gravidade dos crimes e as exigências cautelares, de medidas coação diferentes do termo de identidade e residência.

No processo investigam-se negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades.

Em causa estão factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente e suscetíveis de integrarem a prática, entre outros, de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento.

No cumprimento dos mandados participaram 66 Inspetores Tributários, sendo 25 da Direção de Finanças de Braga, 8 da Direção de Finanças do Porto, 26 da Direção de Finanças de Lisboa e 2 da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE), para além de 9 elementos do Núcleo de Informática Forense desta Direção.

Participaram ainda 4 magistrados do Ministério Público, 3 Juízes de Instrução Criminal e 74 polícias da PSP, 9 dos quais a exercerem funções no DCIAP.

O inquérito encontra-se em segredo de justiça."

Gonçalo Teles / TSF

Nadadores da sociedade columbófila presentes no torneio quadrangular


No passado dia 04 de julho, realizou-se a 4ª e última jornada do Torneio Quadrangular.
O evento que nasceu da iniciativa de 4 clubes que integram a Associação e Natação de Coimbra, Condeixa Áqua Clube, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Associação Louzan Natação e Clube Náutico Miranda Corvo, juntaram-se e organizaram 4 jornadas que possibilitaram ao escalão de cadetes a participação em competições.

Esses 4 momentos competitivos, permitiu experiências determinantes , tendo em conta que devido à situação pandemica, a Associação de Natação de Coimbra apenas levou à cabo 2 eventos, o Torneio de Abertura realizado em 16 maio e o TOREGRI que se realizará nos dias 16 e 17 de julho e que será a ultima competição para o escalão de cadetes.

Na jornada realizada este fim de semana nas piscinas municipais de Condeixa, participaram 128 atletas em representação de 10 clubes.

A ASSSCC teve uma comitiva de 15 atletas.

Castelo de Paiva | DÍVIDA GLOBAL REDUZIDA EM 24%: Aprovada a conta de gerência de 2020 na Câmara e Assembleia Municipal


Despesa com medidas de combate ao COVID 19 foi significativa
Depois de aprovados pelo Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha, os documentos relativos à “ Prestação de Contas “ da Câmara Municipal de Castelo de Paiva referente ao ano de 2020, foram também validados, por maioria, na recente sessão da Assembleia Municipal, presidida por Gouveia Coelho, onde se realça o trabalho notável da redução da dívida global da autarquia paivense, em cerca de 24%, circunstância que apraz registar, e que é demonstrativa de que tem sido profícua a acção desenvolvida pelo município, em matéria de controlo de endividamento autárquico.

No documento, agora aprovado, destaca-se que o facto de ter sido conseguida uma redução da dívida municipal em aproximadamente 1,710 mil euros, sendo que, a taxa de execução da receita situa-se nos 52,23 % e a da despesa nos 51,07%, sendo que o saldo da gerência é superior a 940,202 euros.

Sobre a execução de apenas 30,08% da despesa de capital, tal ficou a dever-se ao facto de, em 2019 se ter submetido a visto do Tribunal de Contas um empréstimo de médio/longo prazo no valor inicial de 600 mil euros que transitou para 2020, e já nesse ano o valor desse contrato foi revisto em baixa, sendo rectificado o seu valor para 505.721.00€ conforme deliberação da AM em 28 de Fevereiro de 2020.

Por outro lado, a realidade mundial, nacional e local alterou-se drasticamente desde o inicio de 2020 com o surgimento da Pandemia Covid-19, pelo que o Município Paivense necessitou de se adaptar a novo contexto, tendo revisto a sua politica de investimentos, passando a privilegiar os investimentos passíveis de apoio de Fundos Comunitários, permitindo assim, uma minimização de custos e uma maximização da liquidez de tesouraria.

No que se refere à receita, o grau de execução da receita corrente foi de 70 % e a de capital foi de 24 % totalizando o grau da receita em 52,20% “ o que demonstra que o orçamento municipal para o ano de 2020 foi um orçamento realista, adequado às necessidades e realidades concelhias, tendo sempre presente, como não podia deixar de ser, a situação financeira do município, a qual, não sendo favorável, não é, como já se pretendeu fazer crer, impeditiva de realizar investimento e de fazer obra”, destaca o edil local, referindo o documento agora apresentado.

As despesas pagas no exercício em análise foram no valor de 12.070.742 euros, enquanto a receita arrecadada e cobrada apresentou um valor total de 12.347.661euros, e desta forma, o saldo de gerência orçamental deste ano em análise foi de 1,710,469 mil euros, recordando Gonçalo Rocha, o objectivo alcançado das contas certas e a recuperação da confiança, respeito e credibilidade!

Desta aprovação, agora concretizada, segundo o edil paivense, são o dados mais relevantes, que confirmam a linha de sustentabilidade financeira que foi possível implementar no Município de Castelo de Paiva :

Redução de 13,44% da dívida bancária, que herdamos!

Redução em 23,80% da dívida total do Município!

Pagamos a tempo e horas aos nossos Fornecedores e Empreiteiros !

A finalizar, o resultado líquido do ano de 2020 foi de 1,158,429 mil euros, “ demonstrando assim que todas as premissas do orçamento do ano em causa foram cumpridas, lançando bases para um maior investimento no futuro ao mesmo tempo que se assegura a segurança financeira municipal, sem menosprezar o investimento possível e necessário, bem como a importância que se tem dado à área social.

Em 2009, o prazo médio de pagamento da edilidade paivense era de 515 dias, mas o actual Executivo Municipal tem conseguido reduzir esse prazo e, no encerramento do exercício de 2020, esse período está fixado nos 81 dias, sendo que, a autarquia conseguiu já em Fevereiro deste ano ultrapassar esse atraso.

Por outro lado e atendendo à complexa e difícil situação que estamos a viver, em matéria de apoio social, na mesma reunião do Executivo Municipal, o presidente da edilidade Gonçalo Rocha, realçou as medidas já anunciadas de apoio à população e empresas do concelho nesta altura difícil de combate à pandemia do vírus COVID19, afirmando que, “ a Câmara Muicipal fará tudo que estiver ao seu alcance para ajudar os paivenses a ultrapassar esta crise e para os ajudar neste difícil período das nossas vidas ”.

Carlos Oliveira

Proença-a-Nova | Gonçalo Tavares conquista prova de ciclismo espanhola Bizkaiko Itzulia

Jovem proencense tem acumulado prémios no ciclismo
Gonçalo Tavares, jovem proencense natural do Vale Clérigo, conquistou este domingo, 4 de julho, a prova de ciclismo espanhola Bizkaiko Itzulia, no País Basco, em Espanha, para o escalão júnior.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, afirma que “é sempre com gosto e particular orgulho que temos um proencense em destaque, e, felizmente, temos muitos e em distintas áreas”, acrescentado que “no ciclismo temos um referencial que há pouco tempo nos deixou, o Sr. António “rolheiro”. João Lobo enfatiza ainda o feito alcançado por Gonçalo Tavares que “marca de forma diferenciada, pois foi a primeira vez que, no escalão dele, um português venceu esta prova, está de parabéns e obviamente a família que é apoio fundamental para o sucesso”, reconhece o edil.

O jovem proencense de 16 anos começou a ganhar o gosto pela modalidade ao acompanhar o pai no BTT, mas rapidamente a paixão falou mais alto. Em 2018 ingressou na Escola de Ciclismo de Abrantes, onde começou a dar nas vistas e a conquistar bons resultados no BTT, ingressando em 2020 em Alenquer na vertente de estrada e em 2021 chegou à Bairrada Cycling Team. Para o futuro, o atleta sonha um dia “participar num tour”. A distância entre Proença-a-Nova e Anadia não é um problema, pois treina individualmente sob as orientações do treinador, tal como os colegas de equipa. “A única dificuldade é quando tenho de me deslocar para treinar com a equipa ou para as provas que estou dependente de alguém para me acompanhar”, reconhece Gonçalo Tavares, mas nem isso o desmotiva de um dia conseguir ser atleta profissional a tempo inteiro, “e quem sabe até ser internacional”, acrescenta.

Composta por 5 etapas, Gonçalo Tavares, da Bairrada Cycling Team, venceu o primeiro lugar da Bizkaiko Itzulia na classificação geral e o 3º por pontos. O jovem proencense alcançou ainda o 2º lugar no contrarrelógio individual, correspondente à 4ª etapa. Relativamente às classificações secundárias, Gonçalo Tavares venceu também a classificação da juventude. O seu colega de equipa, António Morgado, alcançou o 2º lugar no pódio, assim como o melhor por pontos e a terceira posição na montanha. Estes resultados fizeram com que a Bairrada Cycling Team conquistasse o primeiro lugar por equipas.


Livros | Lançamento «De Coração Arrancado do Peito»

De Coração Arrancado do Peito: o romeno Radu Paraschivescu arranca da história de Pedro e Inês um admirável romance que será apresentado no El Corte Inglés


Levada para a Roménia, a intensa história de amores e ódios de D. Pedro I e Inês de Castro é-nos agora devolvida pelas mãos do escritor romeno, Radu Paraschivescu, no romance De Coração Arrancado do Peito, um «poema cruel dum mundo igual», exemplarmente traduzida por Corneliu Popa, numa edição da Guerra e Paz com o apoio do Instituto Cultural Romeno.

O livro, já disponível na rede livreira nacional, terá lançamento oficial no próximo dia 8 de Junho, pelas 17h30, na Sala Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa. Um evento que contará com a presença do autor, de Daniel Nicolescu, Director do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, e apresentação da professora Carla Varela Fernandes, membro integrado do Instituto de Estudos Medievais – FCSH-Universidade NOVA de Lisboa e um vídeo de Rui Zink.

Será para o autor e para todos os intervenientes uma honra contar com a sua presença neste evento que celebra um amor que arrancou corações, que venceu a própria morte e que se tornou numa lenda.

Dia 10 de julho no Largo Conde de Ferreira, CIM Viseu Dão Lafões e Município de Vouzela promovem o espetáculo de rua “Mentira a quanto obrigas”

Vouzela vai receber no próximo sábado, dia 10 de julho, pelas 21h30, no Largo Conde de Ferreira, a peça de teatro "Mentira a quanto obrigas", do Teatro de Montemuro.

A iniciativa realiza-se no âmbito da Programação Cultural em Rede Viseu Dão Lafões promovida pela CIM Viseu Dão Lafões em articulação com o a Câmara Municipal de Vouzela.

Com encenação de Paulo Duarte e texto de José Carretas, esta é uma criação que conta a história de dois irmãos pastores que tinham tudo para ser felizes. Só lhes faltava uma coisa: rede no telemóvel. É aí que surge então uma mentira original, contada pelo pai e «mais e maiores mentiras nasceram».

A peça de teatro destina-se a maiores de 6 anos e tem uma duração de 60 minutos.

Este é um espetáculo de rua que decorrerá de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde.

Venceu na categoria de “Artesanato”: Pedra de Ançã recebeu Prémio Cinco Estrelas Regiões/2021

A Pedra de Ançã foi distinguida como uma marca portuguesa e um ícone de referência nacional que em 2021, estatuto que resulta de mais uma atribuição no âmbito do Prémio Cinco Estrelas Regiões/2021.

A distinção foi entregue numa sessão que decorreu a nível nacional, via online, com a apresentação pública dos Vencedores Cinco Estrelas Regiões a estar a cargo do apresentador José Figueiras, num formato de programa de entretenimento em direto com a participação dos vencedores, com boa energia, Portugalidade, muita animação, e, claro, cheio de surpresas Cinco Estrelas!

Em representação do Município de Cantanhede, esteve o vice-presidente Pedro Cardoso, que a este propósito assinalou que “esta distinção – Prémio 5 Estrelas Regiões é obviamente um motivo de orgulho pelo reconhecimento do valor artístico dos trabalhos em Pedra de Ançã, assim como a importância e interesse cultural e patrimonial, o prestígio, a relevância histórica desta preciosidade que permitiu fazer algumas das mais belas obras em termos de escultura e arquitetura. A Pedra de Ançã marca presença quer nas catedrais, igrejas, palácios, solares mas também no espaço publico e nas casas mais simples do povo”.

O autarca recordou ainda o Museu da Pedra do Município como “um hino museológico à Pedra de Ançã, matéria-prima por excelência da arte, da escultura e arquitetura da renascença coimbrã” destacando que “Coimbra foi na época Medieval e na Renascença um grande centro de escultura, o que muito deve à Pedra de Ançã. Grandes escultores radicaram-se em Coimbra, tendo produzido obras notáveis: Mestre Pero, João Afonso Diogo Pires, o Moço, Diogo Pires, o Velho, Nicolau Chanterenne, que fez o portal e os túmulos dos reis D. Afonso Henriques e D. Sancho I para a Igreja de Santa Cruz; João de Ruão que talhou a Porta Especiosa e o altar da Capela do Santíssimo Sacramento da Sé Velha bem como magnífico púlpito de Santa Cruz, para citar só alguns exemplos de alguns escultores, monumentos e obras”.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso, se manifestou “bastante satisfeito com mais este galardão atribuído a um dos pilares identitários da nossa histórica vila”, que “depois da participação nas 7 Maravilhas, precisamente com “Arte em Pedra de Ançã” viu agora este tesouro receber mais uma distinção“.

O edil camarário salientou que “a atribuição do prémio nesta categoria foi feita através de estudo de mercado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 346.000 indivíduos, logo, mostra que a população em geral voltou a reconhecer a existência/excelência desta pedra e a sua importância na Região e no País”.

O elevado nível de exigência e rigor da metodologia Cinco Estrelas destaca um grupo restrito de marcas que se evidenciam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores, contribuindo para a promoção das regiões onde estão inseridas, inclusive os principais recursos patrimoniais preferidos dos portugueses, no total de 112.

Sobre o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2021

Portugal é reconhecido pelo seu clima, pela sua gastronomia, pelas paisagens, pela riqueza cultural e pela simpatia e acolhimento do povo. Mas de norte a sul do país, por trás das características históricas e culturais, e aliados ao empenho das suas gentes, existem negócios que contribuem para as economias regionais e para o bem-estar das populações.

O “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as 5 principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores. Desta forma, pretende dar-se visibilidade a estas marcas, que pela sua tipologia se caraterizam por oferecer um serviço de grande proximidade, tão valorizado por todos.

É dada, assim, voz às populações de forma a identificar o que de melhor existe em Portugal. Através de um inquérito nacional, com nomeações diretas pela população, são identificados os ícones nacionais mais relevantes para os portugueses, ao nível de elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeias\vilas e cidades, gastronomia e produtos naturais e típicos do nosso país. Por outro lado, as empresas podem candidatar as suas marcas, produtos e serviços, submetendo-os a uma avaliação através de uma metodologia completa e rigorosa.




Abertura ao público da piscina municipal de Alvaiázere

Dia 10 de julho até 12 de setembro de 2021



As normas de utilização da Piscina Municipal descoberta em fase de pandemia - COVID- 19 vão sofrer algumas alterações no seu funcionamento, de acordo com as indicações da Direção Geral da Saúde, nomeadamente:

- Lotação limitada;

- Interdição à utilização de balneários e vestiários aos utilizadores das piscinas para trocas de roupa e banhos;

- Horário de funcionamento em dois períodos, das 10:00 às 14:00 e das 14:30 às 20:00, sendo que para cada período de funcionamento será necessário adquirir bilhete.

Horário/preços
10h às 14h

Até aos 5 anos – gratuito | 6 aos 14 anos - 0.50€ | + 15 anos - 1€

14:30h às 20h

Até aos 5 anos – gratuito | 6 aos 14 anos - 0.50€ | + 15 anos - 1€

Contamos com a sua compreensão. Proteja-se a si e ao próximo!







Buscas na SAD do Benfica por investigação relacionada com Luis Filipe Vieira


As autoridades judiciárias realizaram hoje buscas na SAD do Benfica, disse à Lusa fonte ligada ao processo, explicando que em causa está uma investigação relacionada com Luís Filipe Vieira a título individual e não como presidente do clube.

Segundo o jornal Sol, Luís Filipe Vieira e o empresário José António dos Santos, conhecido por "rei dos frangos", estão a ser alvo de buscas por suspeitas de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

Na operação, que envolve cerca de uma centena de elementos da PSP e da Inspeção Tributária, segundo o jornal, estão a ser efetuadas buscas nas instalações do Benfica, bem como em outros locais.

Lusa

Mais de 3 mil novos casos e oito mortos por Covid-19 em Portugal. Rt sobe para 1,20

Foram dadas como recuperadas 1507 pessoas nas últimas 24 horas.

Foram registadas oito mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas e 3 285 casos de infeção.

Os dados revelam ainda uma redução nos internamentos, quer em enfermaria quer em cuidados intensivos. Segundo o boletim epidemiológico da DGS estão esta quarta-feira internadas 603 pessoas com Covid-19 em enfermaria, menos 10 do que na terça-feira e 130 em unidades de cuidados intensivos (menos três).

A área de Lisboa e Vale do Tejo concentra 1717 novos casos. Os dados divulgados pela DGS mostram também que há mais 1770 casos ativos, totalizando 40 258 e que 1507 pessoas foram dadas como recuperados nas últimas 24 horas, o que aumenta o total nacional para 838 642 recuperados.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17 126 pessoas e foram registados 896 026 casos de infeção.

* Em atualização

TSF

Francisco Camacho e Sergi Fäustino no festival Citemor

Francisco Camacho, Diana Niepce e Sergi Fäustino são alguns dos artistas que participam na 43.ª edição do Citemor, que se reparte entre Coimbra e Montemor-o-Velho, de 22 de julho a 7 de agosto.

O festival, que conta com dez espetáculos, ainda é desenhado de forma "algo atípica" face às circunstâncias da pandemia, disse à agência Lusa Armando Valente, que dirige o Citemor juntamente com Vasco Neves.

Apesar disso, mantém-se o programa de residências artísticas, característica inerente ao festival que procura sempre "fomentar a criação e apoiar a produção de novas obras", afirmou, realçando, porém, que o Citemor, que esteve "quase uma legislatura" sem financiamento, ainda está numa fase de transição.

"Quase que ainda não recomeçámos a recuperação. Só em 2023 ou 2024 estaremos a iniciar uma recuperação consolidada, porque sabemos que este é um percurso lento, que não depende só de nós, mas queremos recuperar a capacidade de produção do festival", frisou.

O festival, que este ano pende mais para o território da dança, abre com "VelhAs", de Francisco Camacho, um espetáculo em que o coreógrafo e bailarino junta vários profissionais na casa dos 50 anos, desafiando "os cânones da dança ocidental aprisionada na ideia de juventude, pujança e superação físicas".

"Dar palco a uma idade habitualmente menos presente é também uma forma de reflexão sobre a história e a sua violência, que priva alguns sujeitos da sua existência plena, e apela a uma maior maturidade das comunidades", refere o festival Citemor.

Em 24 de julho, estreia-se no Castelo de Montemor-o-Velho a nova criação do artista catalão Sergi Fäustino, que já trabalhou com Martin Sonderkamp, La Fura dels Baus, Sol Picó ou Rosa Muñoz, num espetáculo que também aborda o corpo "como um arquivo vivo".

Pegando em duas bailarinas, Mercedes Recacha e Viviana Calvitti, que têm mais de 30 anos de experiência em palco, "30 Años de Éxitos" pretende refletir sobre "tudo o que pode transmitir um corpo em movimento, um corpo que acumula mais de três décadas a dançar".

Já o Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, acolhe a 30 de julho o espetáculo "Anda, Diana", de Diana Niepce, em que a bailarina que ficou tetraplégica depois de uma queda retrata "a reconstrução do seu eu".

"Aqui, a deficiência, apesar de presente, não se posiciona no lugar de vítima do sistema. Antes, este corpo fora da norma posiciona-se como revolucionário", salienta o Citemor.

Por Montemor-o-Velho, vai também estar o coletivo Orquestina de Pigmeos, que continua o trabalho em torno do Mondego iniciado em 2019, explorando o movimento associado ao rio, desta feita com a colaboração do músico japonês Katsunori Nishimura, apresentando em 05 de agosto o resultado da residência artística.

O projeto estende-se para 2022, quando será apresentado o trabalho final da residência.

O Citemor acolhe também uma residência de escrita, com leituras públicas de excertos de textos em progresso, do projeto "LIVROs", em que vários autores trabalham na produção de peças inspiradas em episódios bíblicos.

O último espetáculo do festival será em 07 de agosto, com a estreia de "Outro Lado É Um Dia", de Carolina Campos e Márcia Lança, que depois estarão em residência.

De 5 a 7 de agosto, o festival exibe também a instalação de vídeo "Actus", da brasileira Kika Nicolela, numa parceria com a Loops.Expanded.

Pelo festival, passam ainda "Fecundação e Alívio neste chão irredutível onde com gozo me insurjo", de Hugo Calhim Cristovão e Joana Von Mayer Trindade, e "Yellow Puzzle Horse", da Dinis Machado, dois espetáculos que se apresentam em Coimbra, e "Arquivo Presente de Guimarães", de Rita Morais, no Castelo de Montemor-o-Velho.

Lusa

Encontrado corpo de turista portuguesa que caiu nas cataratas no sudeste do México

O corpo de uma turista portuguesa que caiu nas cataratas de Água Azul, no estado de Chiapas, sudeste do México, foi encontrado na terça-feira por socorristas, segundo fontes da Protção Civil mexicana.

A turista Erika Liane Tavares, 23 anos, caiu e afogou-se na segunda-feira à tarde nas águas do resort, que se situa a cerca de 64 quilómetros da zona arqueológica de Palenque.

Contudo, o seu corpo foi encontrado já perto do município de Tumbalá, a norte do estado.

Numa declaração, a Proteção Civil estatal relatou que, segundo testemunhas, na segunda-feira à tarde a jovem estava na água, mas entrou numa zona de alto risco e foi arrastada pela corrente onde se afogou e morreu.

Segundo os socorristas, a jovem mulher caiu numa fenda de cerca de oito metros de profundidade com fortes correntes de água.

As autoridades explicaram ainda no relatório que o corpo e a roupa correspondem aos relatos dados pelo seu companheiro, Johans Aigner, 24 anos de idade e de origem alemã.

Aigner disse que chegaram a Chiapas há dias para visitar San Cristobal de Las Casas, Palenque, Agua Azul e outros locais turísticos.

Durante quase 12 horas os socorristas e voluntários foram encarregues de procurar a jovem sem sucesso, tendo sido só na terça-feira à tarde que os socorristas do município de Tumbalá e das autoridades municipais de Chilón, cidades que partilham a área das Cascadas de Água Azul, resgataram o corpo numa área de vegetação espessa.

Entretanto, a procuradoria-geral do estado de Chiapas indicaram que o corpo da jovem mulher seria transferido para o município de Ocosingo, onde realizará a autópsia e só depois será entregue à família, em coordenação com o consulado de Portugal.

As Cascatas da Água Azul são consideradas cachoeiras e foram declaradas Reserva Natural da Biosfera em 1980. São formadas pelos afluentes dos rios Otulún, Shumuljá e Tulijá, formando cânions rasos com falésias verticais que dão origem às quedas de água de cor branca-azulada.

São um dos destinos turísticos mais importantes do México, uma vez que recebem aproximadamente 700.000 visitantes por ano, de acordo com a administração do centro turístico.

Lusa

Imagem: DN

Agricultura lidera a preservação ambiental

 


A área total preservada pelos produtores rurais no Brasil supera a superfície individual de 185 dos 195 países existentes

Evaristo de Miranda

Reprodução da Revista Oeste

Ninguém, nenhuma categoria profissional, nem o Estado Brasileiro, preserva mais vegetação nativa do que os produtores rurais. Mais de um quarto do território nacional (26,7%) está dedicado a preservar a vegetação nativa, no interior dos imóveis rurais. Muitos atacam os agricultores como sendo vilões do desmatamento. Na realidade, quem mais preserva as florestas e a biodiversidade brasileira é o mundo rural, como revela um estudo atualizado da Embrapa. Líder mundial da proteção ambiental em terras públicas (Revista Oeste, edição 58, O Campeão da produção ambiental), o Brasil também é o primeiro em preservação em  terras privadas.

Nunca havia sido mapeado quanto os milhões de produtores rurais preservam de matas e florestas em seus imóveis. O conhecimento preciso das áreas preservadas pela agricultura só foi possível com o advento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um registro público, eletrônico, nacional, fiscalizado e obrigatório para todos os imóveis rurais, por exigência do Código Florestalde 2012.

Linhas e polígonos delimitando perímetro, áreas de vegetação nativa, rios e nascentes no registro de um imóvel rural no CAR

No registro do CAR, cada agricultor marcou o perímetro de seu imóvel em imagens de satélite com 5 metros de detalhe, fornecidas pelo governo federal. E delimitou a localização de remanescentes de vegetação nativa, áreas de preservação permanente, reserva legal, nascentes, rios etc. num total de 18 categorias. É como se no imposto de renda, além de declarar os dados de um imóvel, o contribuinte fosse obrigado a anexar a planta e detalhar a posição de todos os móveis e objetos ali existentes. No mundo urbano seria inaceitável tal ingerência na vida do cidadão. No mundo rural, assim foi. A quase totalidade dos produtores brasileiros já se registrou no CAR.

Os imóveis rurais dedicam à preservação da vegetação nativa 2.266.135 km², ou 26,7% do Brasil

A Embrapa Territorial reuniu e analisou em seus computadores os dados de cada um dos 5.992.323 imóveis rurais, inscritos validamente no CAR, até 8 de fevereiro de 2021, totalizando 460.216.824 hectares. Centenas de milhões de polígonos geocodificados, com bancos de dados associados, foram trabalhados por modelos estatísticos e matemáticos, desenvolvidos pela Embrapa em Campinas. Os dados da preservação de cada imóvel foram agregados em mapas na escala municipal, estadual e nacional. Essas informações cartográficas e numéricas estão disponíveis no site da Embrapa.

Delimitação de imóveis rurais registrados no CAR em escala municipal sobre imagem de satélite no banco de dados da Embrapa

As áreas dedicadas à preservação da vegetação de todos os imóveis rurais foram mapeadas e somadas em cada um dos 5.568 municípios brasileiros. A espacialização dos dados do CAR trouxe uma visão inédita das áreas de vegetação nativa, de diversas naturezas, preservadas em terras privadas, no interior dos imóveis rurais do Brasil.

Delimitação de imóveis rurais registrados no CAR na região de Ribeirão Preto (SP), no banco de dados da Embrapa
Áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa em imóveis rurais registrados no CAR na região de Mogi Mirim (SP)

Os imóveis rurais dedicam à preservação da vegetação nativa 2.266.135 quilômetros quadrados, ou 26,7% do Brasil. Em média, 49,2% do imóvel rural no Brasil está dedicado à preservação ambiental. Esse valor é maior na Amazônia e menor na Região Sul, por exemplo, por força da lei. O agricultor brasileiro é o único no mundo a utilizar, em média, apenas metade de sua propriedade. A outra metade é preservada, sem nenhum subsídio ou compensação. As manchas brancas observadas no mapa das áreas preservadas, sobretudo na Amazônia, são terras públicas protegidas (unidades de conservação e terras indígenas) ou áreas devolutas.

Áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa no Brasil pelo mundo rural, cadastradas no CAR (2021)

Para honra e glória da biodiversidade planetária, a área total preservada pelos produtores rurais no Brasil supera a superfície individual de 185 dos 195 países existentes. Das nações do mundo, 95% têm individualmente um território inferior ao preservado pelos agricultores brasileiros. Apenas dez países têm área maior. Projetada sobre a Europa, a área de vegetação nativa nos imóveis rurais equivale à soma da superfície de 14 países daquele continente.

As áreas de vegetação preservadas pelos agricultores brasileiros equivalem à superfície de 14 países europeus

A imensa maioria dessas terras preservadas são privadas. Elas foram compradas e têm valor. A Embrapa Territorial estimou o valor do patrimônio fundiário imobilizado pelos produtores em prol do meio ambiente em cada município, em função de preços da terra. O valor total dessas terras, contabilizadas uma a uma, ultrapassa R$ 2 trilhões. Qual categoria profissional no Brasil imobilizou mais de R$ 2 trilhões de seu patrimônio privado para preservar a vegetação nativa? Quem no setor público ou privado? Quem no mundo urbano? Ninguém. Só o agricultor.

E o produtor rural ainda deve cuidar da área preservada. Se alguém roubar a madeira, se ocorrer um incêndio ou se o gado a invadir, ele receberá pesadas multas ambientais e poderá ter a produção embargada. Os produtores pagam a construção de cercas, as medidas de isolamento dessas áreas, a criação e a manutenção de aceiros contra o fogo e a vigilância — até armada em alguns casos. Eles agem como guardas-florestais benevolentes. E gastam bilhões de reais por ano em todo o país para restaurar e conservar as áreas de vegetação nativa no interior de seus imóveis rurais.

Quanto os agricultores recebem por esse esforço patrimonial e financeiro? Nada. Qual a retribuição pelos serviços ambientais prestados por essas áreas? Nenhuma. E recebem críticas e mais críticas de quem ainda acha pouco. Para estes, os agricultores deveriam fazer mais e ir além das exigências da legislação ambiental (sic), uma das mais severas do planeta.

Pagar por esses serviços ambientais seria viável, como prevê a lei federal? Recursos financeiros ajudariam muito a regeneração e a manutenção da vegetação. Pagar R$ 100 por hectare/mês pelos serviços ambientais dessas áreas preservadas representaria um desembolso anual da sociedade urbana para o mundo rural da ordem de R$ 272 bilhões. De onde sairia tal recurso? Ele seria quase dez vezes o gasto anual do Bolsa Família. Daí, então, melhor não gastar nada com o cuidado e a vigilância desses parquezinhos nacionais privados, decretados por lei federal nos imóveis rurais.

O bônus dos serviços ambientais das áreas preservadas fica para o bem de todos e felicidade geral da nação, das vilas e cidades, urbe et orbi. E o ônus da preservação fica para o produtor rural, o vilão do meio ambiente. Isso, sim, é uma vileza. É bom lembrar: a palavra vilão evoca o morador da cidade, da vila. Não o do campo. É tempo de conhecer e reconhecer o papel decisivo dos agricultores na preservação ambiental do Brasil.

ABIM

Leia também “O campeão da proteção florestal”


Evaristo de Miranda é doutor em Ecologia e chefe-geral da Embrapa Territorial.

“Invasões Francesas na Beira Baixa” chega a Proença-a-Nova

No próximo sábado, 10 de julho, no Auditório Municipal

A coprodução artística “Invasões Francesas na Beira Baixa” chega a Proença-a-Nova no próximo sábado, dia 10 de julho, às 21h00, no Auditório Municipal. Seguindo uma estratégia de Programação Cultural em Rede da CIMBB, a apresentação vai decorrer nos seis concelhos, durante o mês de julho, sendo Proença-a-Nova o segundo município a exibir esta peça de teatro que terá igualmente transmissão em direto nas redes sociais.

Inserido no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), esta peça de teatro irá ser apresentada nos seis concelhos que compõe a CIMBB - Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. A particularidade desta iniciativa resulta na existência de um guião único, mas que irá originar 6 peças de teatro distintas, adaptadas à realidade de cada concelho e com a participação das associações e comunidades de cada local.

Columbófila de Cantanhede “abre” portas a alunos da escola secundária 2, 3 Montemor-o-Velho

A Direcao Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, decorrente da colaboração que vem mantendo ao longo de alguns anos com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, celebrou recentemente com aquele Estabelecimento de Ensino, um protocolo que vai permitir a 4 alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, um estágio - pedagógico no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho daquele curso.

O referido documento que tem por objectivo estabelecer entre as duas entidades as actividades a desenvolver pelos alunos formandos durante o referido estágio, visa no final que os mesmos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão, que lhes permita no final deste percurso escolar, serem-lhe relevantes para a sua inserção no mundo do trabalho.

Estes jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, na variante de Práticas de Dinamização Desportiva, ao concluírem no final de três anos lectivos o referido curso com aproveitamento, ficam habilitados para desenvolver a sua actividade na qualidade de Técnicos de Apoio à Gestão Desportiva, Nível 4 de qualificação, estando preparados para integrar os quadros dos Clubes e Associações do Concelho, sendo sem dúvida uma grande mais valia para os mesmos.

Neste protocolo a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, criará condições para que os alunos - formandos do Curso de Técnicos de Apoio à Gestão Desportiva, tenham ao seu dispor as condições necessárias á organização dos trabalhos a desenvolver no referido estágio, bem como assegurar junto do seu quadro técnico os meios humanos, que permitam o acompanhamento dos jovens nas acções que irão desenvolver em contexto de trabalho.

Este estágio que agora se iniciou irá decorrer até 23 de julho do ano corrente, com a carga de 35 horas semanais, possibilitando aos alunos – formandos o contacto com a realidade da Associação acolhedora.

Os alunos que serão enquadrados para além de Dora Gentil, pelo Professor Paulo Ferreira Coordenador Técnico da Secção de Natação, ao longo do seu estágio irão desenvolver várias tarefas nas áreas do planeamento de eventos desportivos, no aprovisionamento dos recursos necessários e na sponsorização dos mesmos, bem como o apoio dos participantes nas diversas actividades desenvolvidas na Associação

Igualmente os jovens desenvolverão neste estágio várias actividades no Clube de Tempos Livres, nos Programas de Férias Desportivas e sobretudo contribuíram para o tratamento do vasto espólio do arquivo histórico da Sociedade Columbófila.

Mar, Ria e Barrinha fazem a agenda náutica do Município


Para os meses de julho e agosto, a Câmara Municipal de Ovar irá promover experiências de natureza turística, desportiva e educativa, potenciando, em conjunto com os agentes locais, os recursos náuticos do município. As atividades que constituem a “agenda náutica”, vão do surf à canoagem, passando pelas regatas de vela até ao programa “Ovar Território de Emoções”.

A Ria como Cenário, nos dias 9 e 10 de julho, comemora o 17º aniversário da Náutica de Recreio de Ovar e passará pelo Cais do Puxadouro com oficinas, uma visita à Cenário, passeios de barco até ao Bico do Torrão e um sunset nos dois dias para fechar o programa. No dia seguinte, 11 de julho, realiza-se o Dia Aberto do Clube de Canoagem de Ovar, na Marina do Carregal, onde todos estão convidados a experimentar a modalidade. O encontro de entrada gratuita está marcado para as 09h30.

13 e 14 de julho são dedicados ao surf com o “Ovar Surfing Day” a acontecer em simultâneo nas praias de Esmoriz, Cortegaça, Furadouro e Maceda e a “Formação Surf & Rescue”, uma iniciativa da Associação De Escolas de Surf de Portugal e do Instituto de Socorros a Náufragos, com o apoio da Câmara Municipal, a ter lugar na praia do Furadouro. O surfista Tiago Pires e o fotógrafo Frederico Martins são dois dos convidados da Talk & Surf de terça-feira, pelas 18 horas, na praia de Maceda.

Próximo da ponte de Enxemil/Moita, no dia 16 pelas 23h00, a astronomia liga-se à náutica, onde será possível “ObserVAR o Céu”. No fim de semana de 17 e 18 de julho, a 37ª Regata “Troféu da Cidade de Ovar”, pretende ser um encontro memorável, à semelhança de outros anos, com um cenário de barcos à vela a pintarem a Marina do Carregal. Os desportos de ondas - surf, bodyboard, skim e SUP (Stand up Paddle) - estarão em discussão aberta pelas 15 horas de sábado, 17 de julho, na Barrinha Surf School, na praia de Esmoriz.

Numa experiência dividida em três etapas, “Ovar Território de Emoções”, convida-o, a 18 de julho, a desfrutar do território através de um passeio de bicicleta (10.6km), uma caminhada (4,07km) e um tour de moliceiro na Ria de Aveiro (10,08km). Ainda na senda do desporto, as caminhadas orientadas e a atividade física continuam nos meses de julho e agosto em diferentes pontos do concelho.

No final de julho, início de agosto, dias 31 e 1, chega o 58º Cruzeiro da Ria, organizado pela NADO – Náutica Desportiva Ovarense, uma competição de vela que liga Ovar a Aveiro, passando pelos canais da Torreira, num encontro que junta apaixonados por barcos á vela e as suas manobras. E porque o dia só acaba quando o sol se põe, o Sunset na Praia chega nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto. +info e inscrições.

Magda Guedes

Vários detidos e apreensão de droga na operação da PSP em Estremoz


A PSP fez hoje detenções e apreensões de droga, ouro e dinheiro no âmbito de uma operação relacionada com tráfico de estupefacientes que está a decorrer hoje de manhã em Estremoz, disse à Lusa o comissário Marco David.

"A PSP está a realizar hoje de manhã uma operação policial na cidade de Estremoz que teve por base uma investigação que durava há cerca de 15 meses relacionada com suspeita de tráfico de estupefacientes e de armas de fogo", disse à Lusa o comissário.

Durante a operação, que cerca das 07:20 ainda não tinha terminado, foi dado cumprimento a 63 mandados de busca, 50 domiciliários e 13 não domiciliários.

"Foi ainda dado cumprimento a cerca de 10 mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos pela autoridade judiciária. Foram feitas detenções, mas ainda não consigo avançar com um número. Foi apreendida droga, ouro e dinheiro em quantidades que também ainda não consigo avançar", disse ainda.

De acordo com o comissário, a operação organizada pelo Comando distrital da PSP de Évora, contou com o reforço de outros comandos de diversas valências e da Unidade Especial de Polícia.

O comissário remeteu para mais tarde um balanço da operação.

Lusa

Uma viagem no tempo na Aldeia Histórica de Almeida com o Ciclo “12 em Rede”

 No próximo dia 17 de julho é a vez da Aldeia Histórica de Almeida receber o Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa", promovido pela Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico. Sob o tema "Roda dos Expostos", o evento levará visitantes e habitantes de Almeida numa inesquecível viagem no tempo, pela História, cultura, costumes e tradições da Aldeia Histórica. O dia terminará em grande, com concerto de Paulo de Carvalho e Victor de Zamora, pianista cubano.

Instituída, em Almeida, no ano de 1843, a roda dos expostos (ou dos “enjeitados”) consistia num mecanismo utilizado para abandonar (na linguagem da época, expor ou “enjeitar”) recém-nascidos, que ficavam ao cuidado das instituições de caridade. O mecanismo, em forma de tambor ou portinhola giratória, embutido numa parede, era construído de tal forma que, quem deixava a criança, não era visto por aquele que a recebia. Este modelo existiu por toda a Europa, a partir do século XVI.

A partir do tema e a época em que se contextualiza, o evento do Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" na Aldeia Histórica de Almeida, do próximo dia 17 de julho, promove visitas guiadas encenadas e comentadas, mas também momentos musicais e gastronómicos alusivos à altura, oferecendo, assim, a visitantes e habitantes de Almeida uma autêntica viagem no tempo.

O dia começará de forma muito doce, junto ao Turismo Municipal, com a doçaria e os saberes antigos em grande destaque, a partir das 10h00. Segue uma visita guiada e comentada por Augusto Moutinho Borges, historiador e professor universitário, com encenação e performance da equipa artística da Cooperativa Artística da Raia Beirã (CARB), dedicada ao mecanismo da "roda dos expostos", no século XVI, em Almeida.

O evento incluirá, também, uma apresentação de doçaria conventual, uma visita guiada dedicada ao culto da fé na Aldeia Histórica de Almeida, um showcooking com o chef Álvaro Costa e Olga Cavaleiro (cujo trabalho de investigação deu origem ao Projeto Receitas que Contam Histórias) e terminará com um concerto de Paulo de Carvalho e Victor Zamora, pianista cubano.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streamingno Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade das atividades ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa do evento da Aldeia Histórica de Almeida é necessário contactar o Posto de Turismo de Almeida, através do número 271 149 451 ou o e-mail turismo.almeida@cm-almeida.pt ou as Aldeias Históricas de Portugal, junto do número 275 913 395 ou do e-mail inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Almeida, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Programa do evento e limite de participantes

A partir das 10h00 – Acolhimento aos visitantes
10h30 – Visita Guiada: “Os Enjeitados da Fortuna Eispostos na Roda do Tempo”
30 pax máx
15h00 – Apresentação Doçaria Conventual
(limitado à lotação do espaço)
16h30 – Visita Guiada: “Itinerários da fé... Três Igrejas, Uma História”
30 pax máx
19h30 – Showcooking: Chef Álvaro Costa com Olga Cavaleiro
60 pax máx
22h00 – Concerto Paulo de Carvalho convida Victor Zamora (LiveStreaming)
100 pax máx

A festa só acaba em novembro!
O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Almeida, a festa segue para Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.

Nacional de Kayak Polo acontece em Coimbra


Depois de um ano de pausa forçada, o Campeonato Nacional de Kayak Polo volta à cidade de Coimbra numa organização conjunta do Clube Fluvial de Coimbra (CFC) em parceria com a Câmara Municipal e Federação Portuguesa de Canoagem. Estão confirmadas as principais equipas nacionais que se farão representar com mais de uma centena de atletas no Parque Verde do Mondego nos dias 10 e 11 de Julho.

O Fluvial de Coimbra vai iniciar a reconquista do título de campeão nacional que lhe fugiu no ano anterior para o Clube Kayak Polo da Barra. Após seis anos consecutivos no primeiro lugar no pódio, o CFC perdeu no atípico ano de 2020, o título para o clube de Oeiras. Mesmo assim, conseguiu o feito inédito de colocar as suas duas equipas seniores no pódio ao alcançar o segundo e terceiro lugares.

Depois de um ano com treinos presenciais intermitentes devido à pandemia e sempre com a sombra de possíveis alterações no calendário, os canoístas de Coimbra estão ansiosos pelo reinício das competições oficiais. Sérgio Bento, vice-presidente do CFC, atleta e treinador, está otimista – “Foi um ano difícil, continuamos a viver num tempo de incertezas e todos nós queremos voltar ao ritmo habitual dos nossos treinos e competições. Os nossos atletas estão felizes pelo regresso ao campo e o CFC quer recuperar, como todos nós, a sua normalidade”. O Fluvial de Coimbra vai apresentar-se nesta primeira fase do campeonato nacional com duas equipas seniores e uma equipa Sub-16.

Recordamos que o campeão nacional de kayak polo, em cada categoria, será a equipa que obtiver, no final de todas as etapas, o maior número de pontos (são atribuídos três pontos por vitória, um por empate e zero por derrota). Depois da prova de Coimbra, seguimos para Oeiras (16 e 17 de outubro).

Canoagem de Lazer anima as águas do Mondego no mesmo fim-de-semana

O Grupo de Lazer do Clube Fluvial de Coimbra, promove no dia 11 de julho o “Passeio no Mondego”. A iniciativa está inserida no calendário anual de atividades de lazer, PORTUGAL A PAGAIAR 2021 que reúne uma compilação de descidas de rio, mar, passeios e travessias. O subprograma + Canoagem de Lazer foi criado no seio da Federação Portuguesa de Canoagem para a promover e apoiar a prática da canoagem de lazer no nosso país. A iniciativa destina-se aos praticantes da canoagem como atividade física, desporto recreativo e de aventura, ou mero passatempo e que procuram uma prática não competitiva. Armanda Matos, treinadora do Grupo de Lazer do CFC, confirma o sucesso desta nova categoria – “Temos tido contactos todas as semanas por parte de inúmeras pessoas que pretendem pagaiar connosco no Mondego. É uma forma divertida de ver a canoagem e, acima de tudo, de praticar desporto sem o propósito da competição. O Passeio no Mondego é mais uma forma de promoção da canoagem na nossa cidade”.