terça-feira, 29 de agosto de 2023

EQUIPA SENIOR FEMININA DE BASQUETEBOL DA ASSSCC/FLATLANTIC QUE VAI PARTICIPAR NO CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO JÁ CONHECE EQUIPAS E CALENDÁRIO DE JOGOS

 

Com o arranque dos trabalhos agendados para o próximo dia 3 de setembro, no Pavilhão Marialvas, na cidade de Cantanhede, a equipa sénior feminina da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que vai disputar na época desportiva 2023/2024, a Zona Norte, do LVIII Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, já conhece o calendário de jogos que vai realizar e as equipas que irá defrontar, nomeadamente o Maia Basket Clube, Associação Desportiva de Vagos, Clip Teams, Clube Propaganda de Natação, Olivais Futebol Clube, Associação Desportiva Sanjoanense e Sporting Clube de Coimbrões.

Com data prevista para que a primeira jornada se realize no dia 22 de outubro, a equipa da Sociedade Columbófila, que esta época irá identificar-se com a denominação ASSSCC/FLATLANTIC, receberá pelas 21h00, a equipa do Maia Basket Clube, deslocando-se a 29 de outubro ao reduto do Coimbrões, recebendo a 4 de novembro, pelas 21h00, a formação de Vagos, e na semana seguinte, no dia 11 de novembro, voltará a jogar em Cantanhede, recebendo a Sanjoanense, igualmente pelas 21h00 e no dia 19 de novembro, desloca-se ao Pavilhão Municipal de Ermesinde, para cumprir a 5ª jornada, defrontando a equipa do Clube de Propaganda de Natação, recebendo no feriado 1 de Dezembro, pelas 16h30 o Clip Teams, deslocando-se à cidade de Coimbra, para defrontar a equipa do Olivais, no dia 3, terminando com a realização deste jogo a primeira volta deste campeonato nacional.

A segunda volta, inicia-se a 9 de dezembro, com a deslocação da equipa ASSSCC/FLATLANTIC, ao Pavilhão Municipal Nortecoope na cidade da Maia, recebendo a 16, a equipa do Coimbrões na cidade de Cantanhede, pelas 21h00.

O Campeonato será interrompido nessa data, à 9ª jornada e em plena quadra natalícia, sendo retomado a 7 de janeiro, com a deslocação da equipa ASSSCC/FLATLANTIC, à Vila de Vagos para defrontar a formação Vaguense, pelas 16h30, voltando na semana seguinte, no dia 13, a deslocar-se a S. João da Madeira, para no Pavilhão Municipal Paulo Pinto, defrontar a formação local, cumprindo a 13ª jornada.

No dia 20 de janeiro, recebe em Cantanhede, pelas 21h00, a equipa sub. 22, do Clube Propaganda de Natação, deslocando-se a 28 à cidade do Porto, para defrontar, a equipa do Clip Teams no seu pavilhão.

Para terminar o LVIII Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, a formação da cidade de Cantanhede, recebe na qualidade de visitado, no dia 4 de fevereiro, a equipa do Olivais Futebol Clube, pelas 15h00.

Para além da participação neste Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a ASSSCC/FLATLANTIC, irá igualmente participar na Taça de Portugal.

Barcelos | Já se conhece o Top 5 do IPCA no regime CNA. Um desafio levou Gonçalo Santos a entrar no IPCA com a nota mais alta

 Gonçalo, Vítor, Margaridas e Francisco estão ansiosos por adquirir mais conhecimento no IPCA, razão pela qual escolheram o IPCA como 1ª opção. 
“Curioso e apaixonado pela tecnologia”. É assim que Gonçalo Santos, de 18 anos, natural de Macieira de Rates se define.  
Gonçalo ingressou no IPCA com a nota mais alta no Concurso Nacional de Acesso (CNA) no curso de licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos (189,3). 
Frequentou um curso profissional na Escola Secundária de Barcelinhos e conheceu o IPCA numa visita que fez no âmbito do Open IPCA. “Gostei bastante do que vi. Desde as instalações da biblioteca às salas tem tudo um ar muito moderno e confortável”, refere o estudante que escolheu o IPCA como primeira opção. 
Gonçalo sempre teve boas notas e um bom desempenho, mas nos últimos meses empenhou-se bastante para chegar a esta nota. “Fico contente em saber que fui o estudante colocado com a melhor nota. Já na escola secundária fui o segundo estudante com a melhor média, sendo que tive a melhor nota de curso dos últimos três anos”, confessou o estudante que é fascinado por programação e desenvolvimento de softwares, gosto que comprovou no seu estágio no 11ºano. 
O novo estudante tem ainda um part-time em Barcelos, e admitiu que foi o tio, que estuda no IPCA no mestrado em Gestão que o desafiou. “O meu tio disse que duvidava que eu conseguisse entrar no IPCA. Eu sei que era a brincar, mas aqui estou eu”. No futuro, Gonçalo pretende trabalhar na empresa tecnológica do padrinho. 

Ao pódio dos melhores estudantes junta-se Vítor Guerra, vindo da Escola Secundária Latino Coelho, em Lamego. Chega ao IPCA com a nota de acesso mais alta do curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, com média de 186,9. O estudante vem da área das Ciências e mostrou-se surpreendido por estar nos estudantes com melhores notas. Vítor foi muito assertivo na sua escolha pois só o IPCA oferece o curso que quer seguir. ”Estive no IPCA nas férias e gostei do CAMPUS, principalmente da entrada da Escola de Tecnologia onde diz na parede Digital Games Lab”, contou entusiasmado. Com foco nos jogos desde o 10.º ano, a sua segunda opção passaria por Design Gráfico, também no IPCA. “Já tenho habitação em Barcelos, muito perto do IPCA, e estou pronto para esta nova etapa. Quero aprender e superar-me sempre”, refere. 

Também no curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (185,3), entra Margarida Sousa que teve a terceira nota mais alta no CNA no IPCA. Chega do Colégio do Rosário, no Porto, e vem de uma família que não tem tabus. “Os meus amigos dizem que não é área para raparigas, mas eu gosto e já a minha irmã seguiu Mecânica Automóvel”, sublinha a portuense.  Margarida teve conhecimento do IPCA através do tio, que é professor universitário, e escolheu o IPCA como primeira opção aliando as suas duas paixões: desenho e animação. Vem com receios normais da idade mas com esperança de que vai correr tudo bem. “Não conheço ninguém no IPCA mas será mais um desafio”, relata a estudante de 18 anos. 

Já Margarida Silva, chega de Vila Verde e foram as colegas que lhe falaram “maravilhas do IPCA, uma delas até é estudante no IPCA”. Margarida, de 20 anos, trabalha como gerente na área da restauração e pretende conciliar o trabalho e os estudos. Vem da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, e refere que o seu lema é que com força de vontade tudo se consegue. “Não podemos desistir e não nos deixar abalar, temos que lutar pelo que queremos mesmo que isso implique fazer alguns sacrifícios”, refere a vila-verdense. 

“Entrei mesmo ao lado de casa e no curso que quero” relata o barcelense Dinis Martins que reside na freguesia de S. Martinho. Dinis, que nos tempos livres é escuteiro, seguiu as pisadas do irmão que estudou Contabilidade no IPCA. “Queria algo ligado a matemática e economia que são áreas que gosto. Até me entretenho a fazer exercícios de matemática. Para não haver mais um contabilista na família, decidi seguir a área das finanças”, admite o estudante. Estudou desde o 5.º ano no colégio La Salle e confessa estar “curioso por saber o que vai encontrar no IPCA”. O barcelense de 18 anos não vem sozinho e espera a companhia de dois colegas, um que também “entrou no IPCA e o outro que vai tentar a 2.ª fase”.  

Gonçalo, Vítor, Margaridas e Francisco estão ansiosos por adquirir mais conhecimento no IPCA, razão pela qual escolheram o IPCA como 1ª opção. 

Nesta 1ª fase do CNA foram 757 os estudantes que se candidataram em 1.ª opção aos cursos de licenciatura do IPCA. Dos 16 cursos de licenciatura, alguns dos quais a funcionar em regime laboral e pós-laboral, 14 preencheram a totalidade das vagas, reforçando a aposta da instituição nas áreas de formação. O IPCA disponibiliza ainda vagas para a 2ª fase do CNA, a decorrer até 5 de agosto. 
 
IPCA abre candidaturas a cerca de cinquenta CTeSP´s 
O IPCA tem ainda a decorrer a 1.ª fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia, Desporto, Hotelaria e Turismo até 30 de agosto.
Os CTeSP´s são lecionados no CAMPUS do IPCA, em Barcelos, e nos Polos em Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e em Vila Verde.
Para além do regime diurno existente em todos os Polos e no CAMPUS, o IPCA oferece ainda cursos em regime Pós-Laboral. 
As candidaturas realizam-se exclusivamente online, até 30 de agosto, através da Plataforma de Candidaturas do IPCA: Concurso CTeSP do IPCA . 

Ana Teixeira
Assessora de Comunicação 

Silves | XX FEIRA DOS FRUTOS SECOS ABRE PORTAS A 01 DE SETEMBRO

 Os frutos secos voltam a ser os reis de mais uma edição da Feira dos Frutos Secos, que terá lugar de 01 a 03 de setembro, no Largo da Junta de Freguesia, em Alcantarilha.
O evento, que já vai na sua 20.ª edição, é coorganizado pelo Município de Silves e pela União das Freguesias de Alcantarilha e Pêra. A inauguração está marcada para dia 01 de setembro, pelas 19h00.
Este certame, que tem como objetivo principal a promoção dos produtos tradicionais locais e regionais, com principal destaque para os frutos secos, como a amêndoa, o figo e a alfarroba, conta com um programa de Animação Musical, uma Exposição Etnográfica de Costumes e Tradições de Alcantarilha, Animação, Música ao Vivo, Zona Infantil, Doçaria, Artesanato, Tasquinhas e uma área com Doçaria.
A Feira dos Frutos Secos decorre no Largo da Junta de Freguesia das 18h00 às 02h00, na sexta e sábado; e no domingo das 18h00 à 01h00, sendo que alguns dos espetáculos terão lugar no Coreto de Alcantarilha.
Fazem parte da Comissão do certame as seguintes instituições: Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra | Sociedade Recreativa Alcantarilhense | G.A.D.A.G. Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare | Paróquia de Alcantarilha Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha | ALDEPA Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Alcantarilha
Conheça o programa:
 
Dia 01 de setembro
19h00 » Ti Gregóire e Marquinhas
21h00 » Rui Soares & Lau
22h30 » Quina Barreiros Tour (Coreto)
23h30 » Rui Soares & Lau
 
02 de setembro
20h30 » T.A.S.C.A – Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada
21h30 » Emanuel & Tânia
22h30 » 5EX Band (Coreto)
23h30 » Emanuel & Tânia
 
03 de setembro
19h30 » Ruben Filipe
21h00 » Brasa Doirada
22h30 » Tanya (Coreto)
23h30 » Ruben Filipe

 

Festival Dunas de São Jacinto atrai milhares de visitantes (Fotorreportagem)

Ao longo de três dias, o Festival organizado pela Câmara Municipal de Aveiro recebeu milhares de visitantes, num evento que aliou a cultura, a natureza e o desporto. A próxima edição já tem data marcada para 23, 24 e 25 de agosto de 2024, com um programa especial que assinala o ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura.
De 25 a 27 de agosto, passaram por todo o território de São Jacinto milhares de pessoas que, de forma gratuita, puderam apreciar a natureza única deste espaço único do nosso território, mergulhar na cultura local e participar em momentos culturais e recreativos de grande relevância artística a nível nacional e assistir à estreia nacional de alguns projetos, num ambiente festivo, com diversas atividades para toda a família.
A edição de 2023 marcou uma mudança que se pretende reforçar em 2024 ao nível do seu público alvo e também no conceito e oferta cultural disponibilizada, integrando-se de forma harmoniosa com os outros eventos que fazem parte do calendário cultural de Aveiro.
No balanço da 7ª edição do Festival, Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou o enorme sucesso da iniciativa e a grande adesão do público, bem como a contribuição para o dinamismo económico e social em São Jacinto.
“O Festival já se afirmou como um evento único, com uma programação de grande qualidade destinada a diferentes públicos, de forma gratuita. O balanço desta edição é muito positivo, não só pelo número de pessoas que nos visitaram, mas também pela importância do evento na dinâmica económica e social de São Jacinto”, refere Ribau Esteves.
Um dos aspetos mais positivos foi o número de visitantes que chegaram a São Jacinto de Ferryboat, com mais de 3 mil pessoas a utilizarem este meio de transporte fluvial na deslocação para o Festival. Uma aposta da CMA que, em estreita parceria com a ETE/ ETAC/ Transdev/ AveiroBus, disponibilizou um circuito especial de travessias e um reforço de horários, facilitando desta forma as acessibilidades e contribuindo para a sustentabilidade do evento.
O sucesso do Festival verificou-se também na adesão aos programas mediante inscrição, com cerca de 550 pessoas a participar, durante os três dias, em atividades como stand up paddle (SUP), canoagem, vela, surf, caminhadas e voleibol de praia, entre outras.
No sábado, o PRIO Air Show lotou a Avenida Marginal, com milhares de pessoas a assistirem ao espetáculo aéreo de acrobacias que contou com mais de uma dezena de aeronaves que sobrevoaram São Jacinto.
Quanto à música, passaram pela Praça Carlos Roeder grandes nomes do panorama nacional, tais como Pedro Abrunhosa, Irma, The Black Mamba e Mimicat. O Cais da Rampa também recebeu concertos ao pôr do sol, com Ayom e Sónia Tavares a atuarem no fim de semana.
“A edição do próximo ano será ainda mais especial, por forma a assinalar o ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura. Nesse sentido, estará inserido num conjunto de ações que visam promover a riqueza natural, cultural, popular e desportiva de Aveiro, com a garantia da qualidade na oferta que já é uma marca do nosso Município”, diz Ribau Esteves.
O Festival Dunas de São Jacinto regressa entre os dias 23 a 25 de agosto de 2024.





Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Cantanhede Young People Summer 2023. Câmara foi o ponto de partida para três dias dedicados aos jovens

 

O Cantanhede Young People Summer 2023, projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Cantanhede, iniciou esta terça-feira, 29 de agosto, com uma receção na Câmara Municipal.

Coube ao vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, dar as boas-vindas aos jovens que participam na iniciativa. “Sejam bem-vindos a esta que é a casa do povo, onde todos nós estamos representados”, começou por referir o autarca, que de seguida falou sucintamente do poder local autárquico, da história de Cantanhede, e de alguns dos seus mais ilustres representantes, retratados nas paredes do salão nobre.

Pedro Cardoso destacou ainda “a importância da participação democrática e de maior envolvimento dos jovens nos processos de decisão”, exortando-os a ser “um decisivo e atento elo de ligação entre o Município e a comunidade”.

Dirigindo-se aos participantes do Cantanhede Young People Summer 2023, Pedro Cardoso deu conta que espera uma “elevada adesão” às iniciativas que constam do programa, tendo em conta que este “foi elaborado por jovens, escolhido pelos jovens, para jovens e com os jovens”. As iniciativas vão desde atividades culturais, torneio de futsal, debates, visitas culturais ou atividades de mar.

Neste primeiro dia, e logo após a receção na Câmara, os jovens participaram no “Percurso do Marquês”, que os levou a alguns dos locais históricos mais emblemáticos da cidade, seguido de um peddy paper.

Da parte da tarde, as atividades centram-se na Biblioteca Municipal, com um debate sobre a Cultura Política dos Jovens, com a participação de representantes de partidos com assento na Assembleia da República, e uma palestra sobre “O impacto da prática desportiva na saúde mental dos jovens”.

À noite, na Praça Marquês de Marialva, a animação musical está a cargo de Johnny the Bass, Mizzy Miles e Johnny F.

Paulo Cardantas

Nova temporada CTE: a mesma paixão / Do fado ao flamenco, do jazz à opera, descubra aqui toda a AME - Agenda Municipal de Estarreja

 O Cine-Teatro de Estarreja (CTE) está de volta e promete “momentos de cultura e entretenimento marcantes ao longo da nova temporada”, sublinha Luís Portugal, programador municipal. O reencontro com o público está marcado para 23 de setembro com a espetacularidade do circo contemporâneo. Até ao final do ano, não faltarão “experiências culturais enriquecedoras e memoráveis” fruto de uma programação que se pauta pela “eclética oferta nas áreas da música, teatro, circo, dança e cinema”.
 
A nova temporada abre com “Homem Bala” (23 setembro), num espetáculo que será o resultado das residências de circo contemporâneo com a curadoria do INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo, que o palco do CTE vai acolher a partir de 12 de setembro. Um espetáculo internacional, em estreia mundial, inserido na programação da plataforma emergente de artes performativas do Município de Estarreja, Trampolim.
 
Haverá dose dupla de circo contemporâneo nesta época uma vez que em dezembro (dia 2), o CTE recebe a peça "Italiano Grand Hotel", da companhia catalã La Tal.
 
Estarrejazz traz nomes consagrados
 
O festival Estarrejazz’23 suaviza a chegada das temperaturas mais amenas, de 5 a 14 de outubro, num total de 6 concertos que percorrem várias estéticas.
 
Entre promessas da cena jazzística nacional e nomes consagrados, esta edição encerra com chave de ouro: a Orquestra de Jazz de Estarreja convida Chico Pinheiro, um dos mais expressivos artistas da música brasileira contemporânea, tendo sido nomeado no 63rd Grammy Awards na categoria de Best Latin Jazz Album.
 
Concertos com Sara Correia, Bárbara Tinoco e Georgia Cécile
 
A música tem sempre um lugar de destaque na sala de espetáculos estarrejense e não será exceção nestes próximos meses: o magnetismo único da fadista Sara Correia (28 de outubro); Bárbara Tinoco, na companhia de Miguel Araújo e Carlos Tê, (16 de novembro); José Cid na comemoração do 100.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Estarreja (30 de novembro); Georgia Cécile, considerada em 2022 a melhor intérprete feminina de jazz no Reino Unido, com a Orquestra Filarmonia das Beiras num concerto de Natal (17 de dezembro) que promete ser uma prenda incomparável a encerrar a temporada.
 
O desfile musical continua com forte expressão em novembro: a Banda Sinfónica da GNR (dia 12) assinala os 15 anos do Comando Territorial de Aveiro; e as locais Banda Club Pardilhoense (dia 4) e a orquestra AMA – Associação Musical do Antuã (dia 19) têm sempre porta aberta no palco CTE.
 
Performance homenageia o Cisne do Vouga
 
A coprodução teatral intitulada “Paisagens de Francisco Joaquim Bingre – O Vouga lhe deu ser o Tejo a Lyra” (25 de novembro) transporta-nos para o universo e vida do poeta canelense. Com produção da companhia de teatro Kopinxas, a performance desvenda as fases da vida do poeta (1763- 1856), os diferentes chãos por onde caminhou e que tanto o influenciaram e inspiraram na escolha das suas palavras.
 
Dezembro abre com o Festival de Artes DIFERENCIARTE (dias 6, 7 e 8) da CERCIESTA, sempre com o objetivo de promover a inclusão social da pessoa com deficiência.
 
Referência mundial do Flamenco
 
O conceituado Barcelona Flamenco Ballet e o seu fundador David Gutiérrez (9 dezembro) irão comprovar porque são reconhecidos como líderes do flamenco moderno, numa fusão de elementos da dança e música tradicional flamenca, com elementos de ballet, música contemporânea, clássica e jazz.
 
Comunidade também ocupa o palco CTE
 
Cumprindo os princípios do serviço educativo municipal LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa, a comunidade será chamada a participar em duas residências artísticas: Scena - Laboratório de Dança Itinerante, da Companhia de Dança de Almada; e "O Barbeiro de Einstein", da Ópera Isto, com apresentações no palco do CTE nos dias 22 de outubro e 18 de novembro, respetivamente.
 
Já o Teatro do Desassossego de Estarreja participará na peça “Noite de Verão” (11 de novembro), após residências de dramaturgia, interpretação e coreografia com a equipa do Teatro Nova Europa.
 
Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos em cte.bol.pt, na bilheteira do Cine-Teatro, ou através dos contactos 234 811 300 e bilheteira@cineteatroestarreja.com, a partir de 6 de setembro.
 
Rede de equipamentos amplia a oferta
 
Terminada a época de verão, a programação da rede de equipamentos municipais “regressa à intensa e diversificada atividade com vivências culturais, desportivas e sociais”, realça o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, no editorial da AME – Agenda Municipal que agora é dada a conhecer ao público.
 
Para além de Francisco Joaquim Bingre, neste ciclo é celebrada outra grande individualidade artística que marca a História Local. O autarca destaca assim o “centenário do nascimento do pintor José Mendonça que será assinalado em diversos momentos até ao final do mês de outubro”.
 
Numa “simbólica e importante homenagem a todos os estarrejenses de maior idade”, o Festival Sénior volta no final de setembro com o Passeio Sénior e outras atividades, concretizando os propósitos do programa “VIVER +”, estimulando um envelhecimento mais saudável e feliz.”
 
As famílias terão em dezembro o “Natalim – Um Mundo de Sonhos que não tem fim” que volta para iluminar as ruas de Estarreja e ornamentar o centro da cidade “com muita magia, diversão, alegria e partilha do brilho característico desta época, que nos faz ter esperança num mundo melhor”, conclui Diamantino Sabina.
 
Consulte a programação completa da AME - Agenda Municipal de Estarreja nr.º 63 aqui: https://bit.ly/AME63AgendaMunicipalEstarreja
 
Carla Miranda