terça-feira, 25 de junho de 2024

Estudante da Universidade de Coimbra vence Prémio Archiprix 2024

 
Miguel Machado Góis, arquiteto e antigo estudante do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu o Prémio Archiprix 2024, com o projeto "Identidade e Atmosferas - Projeto do Museu do Mosteiro de Santa Cruz".
Este projeto corresponde à tese de mestrado integrado em Arquitetura de Miguel Góis, orientada pelos professores do DARQ e arquitetos João Mendes Ribeiro e Rui Lobo.

Neste trabalho, o antigo estudante da FCTUC desenvolveu uma proposta de instalação de um museu do espólio do antigo Mosteiro de Santa Cruz, a partir do conceito da Paisagem Urbana Histórica da UNESCO (2011) e da ideia de reabilitação das antigas dependências monásticas, e edifícios envolventes (caso do antigo edifício dos CTT), de re-formalização do antigo Claustro da Manga (em redor da fonte renascentista de João de Ruão) e de reconstrução de um elemento vertical de referência, no local da antiga torre dos sinos (demolida em 1935).
O Prémio Archiprix ou Prémio Nacional para o Ensino da Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista teve início em Portugal, no ano de 2012, e pretende distinguir os melhores trabalhos de Mestrado em Arquitetura de todas as faculdades portuguesas.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Proença-a-Nova | Pinheiro Bravo é a vencedora da Taça do Município


A equipa da associação Pinheiro Bravo venceu a edição de 2024 da Taça do Município Proença-a-Nova, que decorreu nos dias 21 e 22 de junho, tendo vencido na final à equipa dos Vale d’Urso por 5-0. Para chegar à final, a equipa do Pinheiro Bravo venceu a equipa dos Casais por 4-1, quarta classificada na geral, enquanto a Associação Estevalense foi derrotada na outra meia-final, por 2-4, nas grandes penalidades, terminando a prova em terceiro lugar. Destaque ainda para a entrega do prémio Fair Play ao Núcleo de Juventude que não viu nenhum cartão amarelo; com sete golos, João Rodrigues, da associação vencedora, foi o melhor marcador e, da equipa do Vale d’Urso, Paulo Correia recebeu o troféu de melhor guarda-redes. Mauro, do Pinheiro Bravo, foi distinguido como Melhor Jogador.
Nesta edição participaram 11 associações, tendo ficado ordenado o quadro final de classificações da seguinte forma: 1º Pinheiro Bravo, 2º Vale d’Urso, 3º Associação Estevalense, 4º Casais, 5º Cimadas, 6º Estevês, 7º Atalaias, 8º Sport Club Sobreirense, 9º Bombeiros, 10º Sesmos, 11º Núcleo de Juventude.

Desde 2021 a Taça do Município tem um formato competitivo de um torneio 24 horas em que as equipas são distribuídas por vários grupos, e jogam entre elas durante este período, “neste momento e após uma avaliação, estão em estudo várias alterações ao regulamento, existindo até a possibilidade, de voltar ao formato inicial ou outro que permita a visitação aos polidesportivos do concelho”, refere João Manso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Festejos de São João iniciaram na sexta-feira, 21 de junho. Milhares de pessoas assistiram ao desfile das marchas na Praia da Tocha

 

Na sexta-feira, 21 de junho, o tradicional desfile das marchas atraiu milhares de pessoas à Praia da Tocha, transformando as ruas num vibrante espetáculo de cores, música, alegria e muita diversão. Marchantes de todas as idades desfilaram pelas ruas com trajes coloridos e coreografias ensaiadas, celebrando a cultura e as tradições locais.
O público, entusiasmado, cantou e aplaudiu as músicas festivas, criando um ambiente de união entre todos.

O evento atraiu não apenas moradores locais, mas também turistas que se encantaram com a energia contagiante e a beleza do espetáculo.
O desfile, organizado mais uma vez pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha, começou pelas 21h30.
Os grupos de Fontinha, Sepins, Tocha, Arrôtas, Cantanhede, Vilamar, Murtede e Febres desfilaram no âmbito dos festejos em honra de São João, uma tradição popular fortemente enraizada na comunidade e que atrai muitos visitantes de toda a região.
O percurso dos marchantes iniciou em dois pontos diferentes: um a partir do Mercado, subindo a Rua de São João e passando pela Avenida Doutor Silva Pereira; o outro a partir Rua da Arte Xávega, junto à Capela, rumando também em direção à Avenida Doutor Silva Pereira.
Da Rua dos Pescadores de Nossa Senhora da Tocha até ao Largo de S. João foi o percurso comum, com uma primeira apresentação no Largo da Fonte e a exibição final no Largo de São João.
Na edição deste ano, 576 marchantes animaram os desfiles, com coreografias que evocam temas tão diversos como Arrôtas em Flor (Marcha das Arrôtas), Santos Populares (Marcha de Cantanhede), Febres, Terra de Ouro (Marcha de Febres), Fontinha Encanta e a Marcha Dança! (Marcha da Fontinha), Conto Mágico (Marcha de Sepins), Tradições da Minha Aldeia (Marcha da Tocha), É Peixe do Nosso Mar (Marcha de Vilamar) e o 50 Anos do 25 de Abril (Marcha de Murtede).
Estes mesmos grupos, aos quais se junta também a Marcha Infantil da Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres, vão desfilar em Cantanhede, na Praça Marquês de Marialva, no próximo dia 30 de junho, às 21h00, no âmbito das festas em honra de São Pedro.
Além dos desfiles de Cantanhede e Praia da Tocha, decorreram outros no concelho de Cantanhede, designadamente em Febres e Cantanhede (22 de junho, em honra de São de João) e Pocariça (23 de junho).
Já em Vilamar os desfiles acontecem a 28 de junho, sexta-feira, e em Murtede no dia 29 de junho, sábado.

Aluno da Universidade de Coimbra vence competição mundial na Coreia do Sul


João Pedro Sousa Mota, aluno de doutoramento no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), venceu o primeiro prémio na HVAC World Students Competition, que decorreu na cidade de Pyeonchang, na Coreia do Sul.
Esta competição é uma organização conjunta de diversas associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), a nível mundial, iniciada em 2013, em que participam entidades como ASHRAE, dos Estados Unidos da América, CAHVAC, da China, ISHRAE, da Índia, REHVA, da Europa, SAREK, da Coreia do Sul e SHASE, do Japão.

João Mota foi o representante da Europa nesta prestigiada competição, depois de ter vencido anteriormente a competição nacional, organizada pela Ordem dos Engenheiros, e a competição europeia, organizada pela REHVA, no passado mês de maio, em Istambul.

O trabalho do investigador da ADAI teve por base a sua tese, realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, na especialidade de Energia e Ambiente, do DEM, e correspondeu à otimização acústica de uma viseira com vedação aerodinâmica para profissionais de saúde, desenvolvida no projeto VV4MC, do qual fizeram parte o DEM, a Faculdade de Medicina da UC, a ADAI e a empresa SET S.A. do grupo Iberomoldes.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cantanhede | Fenómeno da música brasileira brilhou este domingo no Rock in Rio. Luísa Sonza atua a 26 de julho na Expofacic

 

A brasileira Luísa Sonza atua no próximo dia 26 de julho na Expofacic. Está, assim, desvendado o artista mistério do cartaz musical do palco principal do evento.


Considerada atualmente uma das artistas mais talentosas do panorama musical brasileiro, Luísa Sonza atuou este domingo, no último dia do Rock in Rio, em Lisboa, tendo merecido rasgados elogios da crítica especializada.

Com cerca 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify, e mais de 1 bilião e 600 milhões de visualizações no seu canal no YouTube, a artista do Rio Grande do Sul conquistou o público com a sua versatilidade musical que passa por diversos estilos que vão do pop ao funk.

Luísa Sonza iniciou a carreira em 2005 como vocalista da banda Sol Maior, mas a sua popularidade cresceu exponencialmente através das redes sociais, onde ficou conhecida como “Rainha dos Covers” pelos vídeos onde interpretava os temas de artistas que considerava inspiração.
Em 2017, ganhou e o Prémio Multishow para a “Melhor Cover da Web”, dando início à carreira como compositora com o lançamento do seu EP Luísa Sonza. No ano seguinte, atinge o terceiro maior número de visualizações no Vevo Brasil, com o videoclip de “Rebolar”.
Em 2019 lança o seu primeiro álbum, Pandora, onde mostra toda a sua versatilidade. Com o êxito “Braba” atinge o topo da Spotify Brazil pela primeira vez e hoje conta com mais de 330 milhões de streams.
O seu segundo álbum, “Doce 22”, é lançado em julho de 2021 e atinge em 24 horas mais de 5,2 milhões de reproduções. Com o lançamento do terceiro e mais recente álbum, intitulado Escândalo Íntimo, bate um novo recorde com 8,5 milhões de reproduções em 24 horas.
O cartaz de espetáculos no palco principal conta ainda com as atuações de Senhor Doutor e Richie Campbell (25 julho), António Zambujo (26 julho), Nuno Bastos, Grupo Revelação e Danni Gato (27 julho), Tony Carreira (28 julho), Tributo Ivete Sangalo e Julinho KSD (29 julho), T-REX e Caco (30 julho), Alma de Coimbra e Pedro Abrunhosa (31 julho), MC PH e Miguel Araújo (1 agosto), Bárbara Tinoco e Carolina Deslandes (2 agosto), Piruka, Kappa Jotta, Livinho e Magic (3 agosto) e Xutos & Pontapés (4 agosto).