quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

WSL World Tour - Teresa Bonvalot confirmada nas etapas do Havai



Havai (18/01/2023) – Teresa Bonvalot viu, esta quarta-feira, ser confirmada a presença no arranque de temporada do Circuito Mundial de Surf da World Surf League, que vai acontecer dentro de 10 dias no Havai. A campeã nacional beneficiou da desistência de uma das representantes da elite mundial feminina para usufruir do estatuto de primeira suplente do World Tour 2023.
A revelação foi feita pela World Surf League através das redes sociais, com Teresa Bonvalot a ser anunciada como substituta da francesa Johanne Defay, que se encontra lesionada. Dessa forma, a surfista portuguesa vai ser uma das 16 surfistas em competição em Pipeline, de 29 de Janeiro a 10 de Fevereiro.

Teresa Bonvalot já conhece a disposição provisória das baterias, tendo ficado colocada no heat 2, onde tem a companhia de duas havaianas: a cinco vezes campeã mundial e campeã olímpica Carissa Moore e Bettylou Sakura Johnson - as baterias ainda poderão sofrer alterações em caso de mais desistências.

Além de garantir a entrada na etapa de Pipeline, que marca a abertura da temporada, Teresa também já está confirmada para a segunda etapa do ano, que acontece em Fevereiro em Sunset Beach, também no Havai.

“Estou muito contente por poder entrar nestas duas primeiras provas do ano”, começou por dizer Teresa. “Como esta vaga dependia da lesão de outras surfistas - e não desejo mal a ninguém -, não estava com grandes expectativas para entrar, mas acabou por acontecer. Tentei fazer o meu papel no ano passado, fiquei à porta da qualificação e com este estatuto de suplente. Vou usar esta oportunidade como uma forma de aprendizagem para estar ao pé das melhores surfistas do Mundo e adquirir ainda mais experiência”, prometeu

Após as duas etapas havaianas o circuito segue para Portugal, em Março, onde Teresa também poderá ter legítimas esperanças de competir. Depois, até ao cut que marca o meio da temporada, o circuito ainda passa por Bells Beach e Margaret River, na Austrália.

Caso consiga entrar em mais etapas, Teresa Bonvalot ficará com possibilidades reais de tentar discutir a presença no top 10 mundial na primeira metade da temporada e conseguir o apuramento para a segunda metade da época e, consequentemente, o apuramento para o World Tour de 2024. Além disso, uma boa posição no ranking poderá valer a Teresa uma das seis vagas olímpicas em disputa no circuito mundial deste ano.

Foto: Teresa Bonvalot (Crédito: WSL
Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.wo

Sindicato ameaça cortar eletricidade a milionários e deputados em França

Porta-voz do Governo Macron já condenou as ameaças "inaceitáveis" dos líderes da CGT, a um dia de uma greve geral em França contra reforma do sistema de pensões.
O líder da Confederação Geral do Trabalho (CGT) ameaçou esta quarta-feira cortar o fornecimento de eletricidade aos legisladores e miliomários do país, um dia antes de uma greve geral no país demonstrativa da crescente discórdia entre Governo e trabalhadores face ao plano de aumentar a idade da reforma.
"Sugiro que vão ver as lindas propriedades e castelos dos milionários", disse Philippe Martinez, líder da CGT, o segundo maior sindicato de França, de linha dura.
Em entrevista ao canal France 2, Martinez acrescentou:
Seria bom cortar-lhes a eletricidade para que, durante alguns dias, possam pôr-se no lugar do povo francês que não consegue pagar as suas faturas da luz."
A sugestão segue-se à de Sebastien Menesplier, representante do setor mineiro e energético na mesma central sindical, que esta semana ameaçou cortar a eletricidade aos deputados franceses, citado pelos media locais.
O porta-voz do Governo francês, Olivier Veran, já condenou as ameaças "inaceitáveis" dos dois líderes sindicais.
O PROJETO-LEI APRESENTADO PELO GOVERNO DE EMMANUEL MACRON PREVÊ O AUMENTO DA IDADE DA REFORMA DOS ATUAIS 62 PARA OS 64 ANOS. SONDAGENS RECENTES INDICAM UMA FORTE RESISTÊNCIA DE UMA VASTA MAIORIA DOS TRABALHADORES, JÁ CASTIGADOS PELA INFLAÇÃO E PELO AUMENTO DO CUSTO DE VIDA, INCLUINDO DO PREÇO DA ELETRICIDADE NA SEQUÊNCIA DA GUERRA NA UCRÂNIA.
Para amanhã, quinta-feira, está planeada uma greve geral em França à qual se associam vários setores, incluindo transportes, educação e energia, esperando-se enormes manifestações em Paris e noutras grandes cidades.
A paralisação é vista como um teste aos sindicatos, que nos últimos anos têm tido dificuldades em convencer os trabalhadores a fazerem greve, que permitirá perceber se conseguem transformar a angústia da sociedade num protesto social em massa.
10 mil agentes da polícia nas ruas
Entretanto, o ministro do Interior, Gerald Darmanin, anunciou que mais de 10 mil agentes da polícia serão destacados amanhã para as marchas de protesto convocadas, um terço das quais terá lugar em Paris.
Segundo dados das autoridades, poderá haver até 1.000 pessoas potencialmente violentas presentes nas manifestações, adiantou Darmanin em entrevista à RTL, desde elementos ligados ao movimento Coletes Amarelos até membros da extrema-esquerda.
A greve de amanhã deverá afetar em larga escala os transportes, prevendo-se que a maioria dos comboios bem como alguns voos sejam cancelados. A circulação do metro em Paris também deverá ser fortemente afetada pela paralisação.
Antecipa-se ainda que sete em cada 10 professores do Ensino Primário adiram também à greve, a par de trabalhadores de refinarias.
França tem uma longa história de tentativas de reforma do sistema de pensões -- um dos mais generosos e caros da Europa -- e de protestos sociais para as travar.
Este tipo de resistência deu frutos em 1995, quando milhões de pessoas saíram às ruas nos protestos sociais mais marcantes do país em décadas, levando o Governo a abandonar os seus planos. Contudo, uma série de outras alterações ao sistema de Segurança Social foram sendo feitas apesar dos protestos.
A reforma apresentada por Macron ainda não foi aprovada pelo Parlamento. Para o conseguir, o Presidente francês, cujo partido Renaissance não tem maioria absoluta, depende dos votos da bancada conservadora do partido Os Republicanos.

Joana Azevedo Viana com Reuters

SIC regista tentativa de burla no MB WAY

Homem da chamada, um suposto comprador, identificou-se como morador no Alentejo. Não regateou o preço, tinha apenas pressa para ficar com o artigo.
As burlas através do sistema de pagamento MB WAY continuam e, no ano passado, houve mais de 2.000 denúncias. Um destes casos, revelado na reportagem acima, envolveu um repórter da SIC.
Colocámos um anúncio numa plataforma de vendas online. Poucos minutos depois, recebemos uma chamada de um suposto comprador. O mesmo não regateou o preço, tinha apenas pressa em ficar com o artigo e disponibilizou-se a fazer o pagamento de imediato via MB WAY. Pediu-nos para abrir a nossa aplicação e gerar um código. Se facultássemos este código, neste caso, o burlão teria conseguido levantar 200 euros da conta do vendedor.
O homem da chamada identificou-se como morador no Alentejo.
Em 2019, a Polícia Judiciaria levou a cabo uma operação nos concelhos de Monforte e Campo Maior. Na altura, mais de 70 pessoas foram constituídos arguidos por suspeitas da autoria de burlas através da plataforma de pagamento eletrónico.
As compras e vendas online são apenas um dos métodos para extorquir dinheiro a quem não está familiarizado com a plataforma. Mensagens como esta são outra das tentativas de fraude que já levaram a PSP a emitir um comunicado.
Neste caso, os burlões fazem-se passar por filhos das vítimas e acabam por pedir uma transferência de dinheiro. Uma burla conhecida como “Olá, mãe”.

Recomendações das autoridades
A polícia apela agora a que não responda a este tipo de mensagens de números que são desconhecidos e que reporte de imediato o caso às autoridades.
Os utilizadores destas plataformas não deverão assim fornecer códigos e códigos pin ou efetuar transferências para números desconhecidos.
Neste tipo de burlas, os bancos imputam a responsabilidade aos utilizadores por fornecimento de dados pessoais indevidamente. A recuperação do valor extorquido acaba por ser, muitas vezes, impossível.

SIC Notícias

Portalegre | 27 dadores de sangue em Nisa

A primeira colheita 2023, da responsabilidade da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), decorreu na capital dos barros do norte alentejano. A iniciativa envolveu a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA.

Ao centro de saúde de Nisa, rumaram 27 voluntários. E 13 eram do sexo feminino (48,1 %).
Nem todos estavam em perfeito estado de equilíbrio para concretizar a doação, pelo que se conseguiram em Nisa 19 sempre bem vindas unidades de sangue.

Quatro dos presentes doaram sangue pela primeira vez na vida. Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea refira-se que contou com cinco valiosas inscrições.

No final, teve lugar o almoço convívio que contou com o apoio da Câmara Municipal Nisa.



Castelo de Vide a 21 de janeiro.
As colheitas da ADBSP são em sábados, da parte da manhã. No centro de saúde de Castelo de Vide decorre mais uma dádiva a 21 de janeiro. Contamos convosco e saiba mais em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/
JR

Cantanhede | Obra foi financiada pela Câmara Municipal. Parque infantil dá nova vida à zona de recreio da Lagoa dos Coadiçais

Várias dezenas de crianças e jovens participaram no encontro organizado para assinalar a abertura do novo parque infantil criado na área de lazer contígua à Lagoa dos Coadiçais, na localidade de Lagoa, freguesia de Febres.

O acontecimento registou a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Raquel Grilo, presidente da Junta de Freguesia de Febres, e José Soares, diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria. No encontro estiveram ainda Carlos Sérgio Negrão, vereador da autarquia cantanhedense, e Paulo Pessoa, tesoureiro da Junta de Freguesia de Febres.

Na ocasião, o vice-presidente do executivo camarário referiu-se ao novo equipamento coletivo “como um fator que se espera que traga mais vida a uma zona tão convidativa da freguesia de Febres, pois trata-se de um espaço natural com bastante potencial turístico e que fica agora mais valorizado”. Segundo Pedro Cardoso, “o investimento realizado insere-se na estratégia municipal de qualificação dos espaços públicos, neste caso com a instalação de uma valência equipada para proporcionar recreio ativo às crianças em condições de segurança, uma valência que manifestamente fazia falta a esta zona”.

O autarca salientou que “o novo parque infantil reforça a atratividade do parque de lazer da Lagoa dos Coadiçais, uma vez que mobiliza os pais e os avós a acompanharem os seus netos, podendo assim usufruírem em conjunto de um local calmo e aprazível, em contato direto com a natureza”.

Já a presidente da Junta de Freguesia de Febres, Raquel Grilo, manifestou-se bastante satisfeita com o resultado do investimento da Câmara Municipal, o que agradeceu, tendo enaltecido “a parceria que permitiu dotar este espaço natural de eleição com uma mais-valia muito importante para as crianças e para as famílias. O que espero é que seja visitado e desfrutado por todos”, sublinhou.

A obra realizada ascendeu a mais de dezassete mil euros e foi financiada pelo Município de Cantanhede, no âmbito de um acordo com a Junta de Freguesia de Febres. Os trabalhos envolveram a execução de uma caixa de areia com cerca de 30 cm de altura e a instalação de equipamentos recreativos, todos devidamente certificados.

“Uma aventura para igualdade”: Estrutura de Atendimento “ Cataventos “ Promove Teatro em Castelo de Paiva

No âmbito da programação das actividades a desenvolver no corrente ano, a Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica“ Cataventos “, vai promover, na tarde do próximo Sábado, dia 21, pelas 14:30, no espaço do Centro Pastoral de Sobrado, uma peça de teatro denominada “ Uma Aventura pela Igualdade “.

Esta iniciativa cultural, realizada em parceria com a CIM do Tâmega e Sousa e o gabinete local da Rede Social, será apresentada pela Associação Social de Silveirinhos, e vai ajudar a perceber a importância de valorizar a igualdade, numa sociedade que se deseja mais justa, onde homens e mulheres possam gozar das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as área

 A iniciativa tem entrada gratuita e a Rede Social de Castelo de Paiva convida a população a assistir a esta actividade cultural.  

Carlos Oliveira

Proença-a-Nova | Técnicos do Município de Loulé visitam a Cozinha Partilhada de Montes da Senhora

 

A Cozinha partilhada da Cooperativa dos Montes da Senhora tem-se revelado um modelo para criar outros espaços idênticos como incubadora de pequenos projetos agroalimentares. A título de exemplo, este mês de janeiro, quatro técnicos da Câmara Municipal de Loulé visitaram a Cozinha Partilhada com o objetivo de conhecerem melhor este equipamento de gestão municipal.

A Cozinha Partilhada tem atualmente 11 produtores ativos em várias áreas: produção de chocolates, compotas, licores, transformação frutos secos e outros frutos de casca rija, e pastelaria. No ano de 2022 as instalações da cozinha partilhada foram requisitadas por 450 horas e usada por seis dos utilizadores desta unidade agroindustrial.

Com o objetivo de alavancar pequenos projetos locais existentes relacionados com a produção de produtos regionais, a cozinha partilhada da Cooperativa dos Montes da Senhora encontra-se a funcionar desde 2016 e está totalmente equipada, incluindo mobiliário, armário frigorífico e de congelação, fogão industrial a gás, máquina de embalamento a vácuo, abatedor de temperatura para congelação rápida, varinha mágica industrial, banho-maria, balança e espaço para escritório e sala de reuniões.

Os interessados em utilizar este equipamento deverão contactar o Município através do Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário (gapemp@cm-proencanova.pt). 

Associação Nacional de Assembleias Municipais associa-se à luta contra o Cancro porque “à partida vale (quase) tudo”

  

“À partida vale (quase) tudo” é o mote da mais recente campanha de sensibilização, realizada junto dos decisores políticos, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN), à qual a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) se associa, reforçando a importância das Assembleias Municipais da região Norte apoiarem esta iniciativa, nomeadamente através de iniciativas de proximidade com o cidadão, que têm sido amplamente replicadas enquanto boas práticas.
“Fruto daquele que tem sido o trabalho em torno da valorização e dignificação das Assembleias Municipais, muitas são as iniciativas que, promovidas a nível local por todo o país, têm colocado ênfase o importante papel que as Assembleias Municipais têm vindo a alcançar enquanto agentes de formação cívica. A área da promoção da saúde é um dos temas que tem sido amplamente discutido, seja através de debates temáticos, seja através da aprovação de medidas a implementar pelo município”, defende Albino Almeida, Presidente da ANAM.

Atendendo que compete a cada uma das Assembleias Municipais promover uma maior participação da sociedade civil nos debates temáticos, bem como um maior envolvimento de todos os Grupos Municipais e dos Deputados, a ANAM considera que este é um tema que, pelo impato social e económico que acarreta, deverá fazer parte da agenda de qualquer município, em especial daqueles órgãos de poder local que possuem maior proximidade com o cidadão.

A campanha está a ser implementada nos concelhos da área de influência do Núcleo Regional do Norte, presidido por Vitor Veloso, médico de referência nacional, de há muitos anos empenhado na luta contra o cancro.

A doença oncológica é uma das principais causas de morte em Portugal e no mundo. Dos dados até agora apurados, em 2020 registam-se 28.393 óbitos no nosso país.

É objectivo da LPCC-NRN reduzir a incidência dos cancros potencialmente evitáveis. Isso é possível se forem cumpridos os quatro pilares que estão definidos na Estratégia Nacional de Luta contra o cancro até 2030 (Prevenção, Deteção Precoce, Diagnóstico e Tratamento e Sobreviventes).

A ANAM apoia esta iniciativa e junta a sua voz à LPCC – NRN para o cumprimento da Estratégia Nacional de Luta contra o cancro até 2030.

 

 

O Cinema Português de Curta-Metragem volta a integrar os finalistas às nomeações dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

 Celebrando a indicação na shortlist dos filmes “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves, “Ice Merchants” de João Gonzalez, ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, e “O Lobo Solitário” de Filipe Melo, ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de “Acção Real”, os “Caminhos do Cinema Português” apresentam, em parceria com a “Agência da Curta-Metragem” e a “Força de Produção”, a exibição dos filmes indicados de 19 a 24 Janeiro, na Casa do Cinema de Coimbra.

Após a indicação em 2019 de “Tio Tomás”, de Regina Pessoa, ao Óscar de Melhor Animação, esta indicação é mais um momento que atesta o reconhecimento internacional da qualidade do nosso cinema, sendo a curta-metragem um laboratório de inovação da filmografia portuguesa, projectando globalmente os nossos (novos) autores e expressões.

A exibição dos três filmes indicados aos Óscares de 2023 é uma oportunidade rara de conhecer estas obras fora dos circuitos dos festivais de cinema e estreitar laços do nosso cinema com a população portuguesa. A exibição de curtas-metragens nos cinemas portugueses não é generalizada, nem os mecanismos que avaliam e apoiam a atividade incentivam a que tal aconteça regularmente.

Sessões:
Qui 19 jan, 17:00
Sáb 21 jan, 19:30
Dom 22 jan, 15:00
Seg 23 jan, 19:30
Ter 24 jan, 17:00

"O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves (12’, M/12)
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão, emigrado em França, que  quando voltava a Belmonte trazia a carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro.

"Ice Merchants", de João Gonzalez (14’, M/12)
Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

"O Lobo Solitário", de Filipe Melo (23’, M/12)
No programa da noite da Viva FM, o radialista Vitor Lobo recebe uma chamada de um velho amigo que quer pôr a conversa em dia.

Mais informações em caminhos.info/casa

RECESSAP apresenta na FITUR o II Congresso Europeu da Semana Santa

 A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa apresenta na Feira Internacional de Turismo (FITUR), o II Congresso Europeu da Semana Santa
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa apresenta amanhã, dia 19 de janeiro, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, o II Congresso Europeu da Semana Santa que terá lugar nos próximos dias 2 e 3 de Março em Palermo, Itália.
 
O ato terá lugar amanhã, dia 19 de janeiro, às 17h00, na Sala 1 - Picasso, do stand de Andaluzia, e contará com a participação de Juan Ramón Valdivia, presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa e Júlio Grande Ibarra, membro do Comité Organizador do Congresso e Coordenador do Comité Científico da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa.
 
Dia: dia 19 de Janeiro de 2023
Hora: 17h00
Lugar: stand de Andaluzia, Sala 1 – Picasso. Feira Internacional de Turismo (FITUR) (IFEMA Avenida del Partenón, 5 28042 Madrid)
 
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.
 
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.
 
Abel Rocha
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE SB MESSINES ORIGINA CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO A PARTIR DE 23 DE JANEIRO

 A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, decorrente da requalificação do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines, será implementado um plano de sinalização temporário, a partir do dia 23 de janeiro e durante um período previsível de cinco dias.
O Município de Silves informa que a Rua Heróis de Mucaba (junto ao edifício do Mercado Municipal)  sofrerá um corte parcial na circulação e a Rua José Rodrigues Martins sofrerá alteração no sentido de trânsito.
A autarquia agradece a melhor compreensão de todos os cidadãos para os incómodos causados, que são inevitáveis e tentaremos minimizar, sendo certo, que estamos perante uma obra com impacto significativo na revitalização da economia local e no ambiente urbano da Vila de S. Bartolomeu de Messines.

II ENCONTRO: CANTANHEDE - HISTÓRIA, ARTE E PATRIMÓNIO

Propostas de Comunicação Na sequência do I Encontro Cantanhede - História, Arte e Património, o Círculo Português de Estudos Humanísticos, a Universidade Aberta e a Câmara Municipal de Cantanhede organizam, em colaboração e parceria com o Grupo de Investigação Arte, História e Património do CHAM - Centro de Humanidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa / Universidade dos Açores, com a FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e com o Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar, nos dias 31 de Março e 1 de Abril de 2023, um II Encontro, que procurará reunir o contributo de investigadores e interessados e que se orientará pelas seguintes linhas:


1. O II Encontro centrar-se-á em torno das seguintes áreas temáticas:

Os Meneses, senhores e condes de Cantanhede e marqueses de Marialva;
Biografias;
Património edificado;
Culto e devoções locais;
Contributos para a história das freguesias do Concelho de Cantanhede;
O antigo Concelho de Ançã. 2. Cumprindo o objetivo de, em cada Encontro, se vir a dar, sucessivamente, relevo a um dos antigos concelhos que hoje integram o de Cantanhede, um dos dias realizar-se-á em Ançã e versará sobre esta vila. 3. Os estudiosos e interessados em participar devem enviar, até ao dia 31 de janeiro, para o mail IIEncontroCantanhede@hotmail.com , o tema e o respetivo resumo (máximo de 3500 caracteres não incluindo espaços), acompanhado de uma breve nota biográfica. Após apreciação do Conselho Científico, os autores serão devidamente notificados até ao dia 15 de fevereiro. 4. O programa definitivo e a coletânea dos resumos das comunicações ficarão disponíveis até 1 de março. 5. Em cada Encontro serão disponibilizados os textos do anterior que tenham sido previamente entregues pelos seus autores. Saiba mais sobre o evento em: https://sites.uab.pt/ii-encontro-catanhede/ Para qualquer esclarecimento: IIEncontroCantanhede@hotmail.com



Presidente do Instituto Piaget nomeado Conselheiro Institucional da EUCED

 O presidente e fundador do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz, acaba de ser nomeado para o Conselho Não-Executivo da EUCED, como novo Conselheiro Institucional.
 

A EUCED – Instituição Europeia de Cooperação Económica e Desenvolvimento é uma network que agrega múltiplas organizações e empresas, reunindo atualmente 92 entidades em 56 países.
Acreditada nas diversas instituições da União Europeia (como a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, entre outras), a EUCED privilegia atividades como a cooperação e o desenvolvimento, a inovação, o conhecimento, a competitividade e a internacionalização económica, visando o desenvolvimento económico-social e o equilíbrio sociopolítico à escala global.
 
Na sua nota oficial, a EUCED afirma que a nomeação do presidente do Instituto Piaget “fortalecerá os laços já existentes com nossa instituição, propiciando ainda a partilha de conhecimentos e experiências, que virão enriquecer os contributos da nossa instituição europeia no desempenho das suas atividades de desenvolvimento nos setores educacionais, científicos e sociais.”
 
O grupo Piaget é oficialmente membro da EUCED na categoria de “Associate Member”. Esta adesão inclui todas os Institutos e Escolas Superiores do Instituto Piaget em Portugal, as Universidades Jean Piaget em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Brasil, bem como as diversas unidades complementares que o Grupo Piaget possui.
 
Durante a sua carreira, e além de concretizar diversas iniciativas educativas e científicas, o presidente do Instituto Piaget, António Oliveira Cruz, tem-se dedicado também à poesia, tendo publicado inúmeros livros e contribuído em várias áreas do conhecimento, através da publicação de vários artigos, designadamente científicos e académicos.
 
Luís Fonseca

Bloco promove sessão aberta "RUMO AO I FÓRUM LGBTQI+" em Coimbra

 O Bloco de Esquerda promove a sessão aberta "RUMO AO I FÓRUM LGBTQI+" no dia 20 janeiro (sexta-feira), pelas 18h00, no Liquidâmbar (Praça da República n.º28 1.º andar - Coimbra). A sessão contará com a presença da ativista Fabíola Cardoso.
"O orgulho contra o conservadorismo" é o lema do I Fórum LGBTQI+ que Bloco de Esquerda e o grupo da Esquerda no Parlamento Europeu organizam no Porto a 11 e 12 de fevereiro. O evento juntará centenas de ativistas e conta com entrada livre sujeita a inscrição aqui.

Silves | CONTRATO PARA REINÍCIO DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DA FEITORIA FENÍCIA JÁ FOI ASSINADO

 O contrato de planeamento para o reinício da elaboração do Plano de Pormenor da Feitoria Fenícia, em Silves, foi assinado esta manhã. Este ato resulta da deliberação da Câmara Municipal de Silves, de 21 de novembro de 2022, de reiniciar o procedimento de elaboração do referido plano e realiza-se após terminado o seu período de consulta pública prévia.
Promover a atratividade do território e a sua competitividade, por via do reforço da oferta turística qualificada, valorizar os recursos presentes, assim como o potencial locativo do território, e reforçar a oferta de equipamentos desportivos como um produto de reduzida sazonalidade, são os principais objetivos da elaboração deste plano.
Com a assinatura do contrato de planeamento é dado um passo importante na concretização deste projeto de desenvolvimento para o concelho.

Estudantes da ESAC promovem recolha de resíduos elétricos e eletrónicos

 A turma do 1º ano da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) encontra-se a dinamizar uma campanha de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos.
A ação, que decorre até ao dia 27 de janeiro de 2023, tem como objetivo reciclar estes resíduos, que não são de fácil reciclagem, e ajudar quem mais necessita, sendo que os fundos angariados serão doados na sua totalidade. Trata-se de mais uma atividade no âmbito do programa EcoCampus e conta com o apoio da Associação de Estudantes da ESAC e do seu Núcleo de Ambiente.
O ponto de recolha localiza-se no corredor do edifício principal da ESAC.

António Chainho estreia o novo espetáculo no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz

António Chainho, o mestre da guitarra portuguesa, vai estrear o novo espetáculo no dia 28 de janeiro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. António Chainho vai estar acompanhado em palco por Ciro Bertini (baixo acústico), Miguel Silva (viola de fado) e pelo quarteto de cordas Naked Lunch, que também colabora ao vivo com Sam the Kid e Orelha Negra.
 
Este quarteto é composto por Francisco Ramos (violino), Fernando Sá (violino), João Paulo Gaspar (viola) e Tiago Rosa (violoncelo). No concerto em Reguengos de Monsaraz, António Chainho vai fazer uma viagem pela sua carreira e desvendar um pouco do seu próximo trabalho, que será editado no primeiro trimestre deste ano. Os bilhetes custam 8 euros e estão à venda diariamente entre as 9h30 e as 17h nos postos de turismo de Monsaraz e de Reguengos de Monsaraz e no dia do espetáculo, a partir das 17h, na bilheteira do auditório municipal.
 
O guitarrista e compositor alentejano apresenta em 2023 um novo espetáculo para celebrar os seus 85 anos de idade e o seu percurso musical, que se iniciou na década de 1960 e o levou a editar discos ou a atuar com artistas como Tony de Matos, Alfredo Marceneiro, Carlos do Carmo, Maria Teresa de Noronha, Frei Hermano da Câmara, Paco de Lucia, John William, Maria Bethânia, José Carreras, Adriana Calcanhoto, Gal Costa e Fafá de Belém. António Chainho tem oito discos editados e em 2015, no álbum “Cumplicidades” que celebrou os seus 50 anos de carreira, teve a participação de Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Fernando Ribeiro, Vanessa da Mata, Pedro Abrunhosa, Ana Bacalhau, Helder Moutinho, Sara Tavares e Paulo Flores.
 
O mestre da guitarra portuguesa refere: “É com muito gosto que no próximo dia 28 estarei no meu Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, com o espetáculo que temos estado a preparar para a apresentação do meu próximo disco que sairá muito em breve. É uma grande alegria e estou muito grato por começar o novo ano com energia redobrada iniciando mais um ciclo da minha paixão pela guitarra portuguesa. Este concerto em Reguengos de Monsaraz, para além de ser o arranque desta nova fase, realiza-se no dia seguinte ao meu 85.º aniversário, o que o torna ainda mais especial e emotivo.”
 
Carlos Manuel Barão

Centro de Valorização de Eleitos Locais da ANAM coloca em debate importância do Revisor Oficial de Contas no Município


  • A atividade do Revisor Oficial de Contas (ROC) como apoio aos eleitos locais e a realidade contabilística e financeira do Município são dois dos temas que serão abordados nesta sessão dedicado ao papel do ROC no Município.
  • O encontro está marcado para amanhã, dia 19 de janeiro, através da plataforma Zoom, pelas 17:30.
  • Inscrições online disponíveis através do CVEL.
O Centro de Valorização de Eleitos Locais (CVEL) da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) promove, no próximo dia 19 de janeiro, pelas 17:30, um seminário subordinado ao tema “O Papel do ROC no Município”.

Numa organização conjunta com a VALORGLOCAL, a sessão tem como objetivos partilhar um correto enquadramento e identificação do Revisor Oficial de Contas (ROC), disseminando a sua correta ação, de acordo com as legis artis, assim como promover a importância da conformidade do relatório de gestão e das contas de exercício com a realidade contabilística e financeira de cada Município.

Esta sessão que contempla um espaço de debate entre todos os participantes, conta com a participação de Pedro Santos, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Flor e Revisor Oficial de Contas e moderação de Manuel Ferreira Ramos, Coordenador da CVEL que considera que “esta temática é extremamente relevante para os membros das Assembleias Municipais e que tem sido motivo para discussões várias, o que pronunciam um excelente debate”.

Para Albino Almeida, Presidente da ANAM, “este tipo de espaços de debate e valorização dos eleitos locais que visam, sobretudo, formar e informar, de forma estruturada e coerente os eleitos locais, são fundamentais para que estes adquiram conhecimento dos mecanismos legais existentes para assegurar a transparência das instituições”.

Criado com o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e debate entre eleitos locais, o CVEL tem vindo a desenvolver um esforço contínuo no sentido de aprimorar a atividade interna deste órgão autárquico, contribuindo, assim, para a sua valorização e dignificação. "A valorização do papel das Assembleias no processo político democrático local passa não só por uma melhor comunicação com os cidadãos, mas também pela melhoria do funcionamento interno das Assembleias”, acrescenta.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição disponíveis através do CVEL.

Beatriz Deus

Professores. Governo propõe passagem de 10 quadros de zona pedagógica para 63

Ministro da Educação em conferência de imprensa diz que este ano serão vinculados, no mínimo, mais de 10 mil professores.
O Governo propõe aos sindicatos de professores reduzir a dimensão geográfica das áreas em que os docentes são colocados.
De acordo com o ministro da Educação, João Costa, a ideia é que se passe de 10 quadros de zona pedagógica para 63. Em 95% dos casos terão distâncias máximas de 50 quilómetros.
O ministro João Costa disse também que o Ministério vai vincular já este ano, no mínimo, mais de 10 mil professores e garantiu um alívio do estrangulamento no acesso ao 5º e 7º escalões.

Preço dos medicamentos mais baratos vai aumentar para evitar rutura

O aumento de 5% será feito para facilitar o acesso aos fármacos e evitar situações de rutura. A revisão de preços faz parte de um conjunto de medidas que o Ministério da Saúde vai avançar no primeiro semestre de 2023.
Os preços dos medicamentos mais baratos vão aumentar 5% para facilitar o acesso aos fármacos e evitar situações de rutura, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Saúde, que vai avançar até junho com um conjunto de medidas nesta área.
"Os medicamentos com preço de venda ao público (PVP) até 10 euros têm o preço atualizado em 5% e aqueles com preços entre 10 e 15 euros serão atualizados em 2%", adianta o Ministério da Saúde (MS) em comunicado, explicando que esta atualização decorre à margem do processo habitual de Revisão Anual de Preços.
Já os medicamentos com preço acima de 15 euros terão o seu preço revisto por comparação com a média dos quatro países de referência (Espanha, França, Itália e Eslovénia), refere, explicando que, neste caso, e sempre que o preço esteja acima da média, ocorrerá a sua redução até ao máximo de 5%.
Este aumento administrativo de preços visa promover o acesso ao medicamento em Portugal, contribuindo a médio prazo para menores encargos para o SNS e para os portugueses, ao preservar a sustentabilidade dos produtos mais baratos no mercado, nomeadamente genéricos", salienta o MS.
Objetivo é "facilitar o acesso aos medicamentos e evitar situações de rutura
A revisão de preços, que além de facilitar o acesso a medicamentos mais baratos, "protege as pessoas do efeito da inflação", faz parte de um conjunto de medidas que o Ministério da Saúde vai avançar no primeiro semestre deste ano.
O objetivo, salienta, é "facilitar o acesso aos medicamentos e evitar situações de rutura, respondendo às preocupações manifestadas pelos utentes, profissionais de saúde e setor e procurando garantir as melhores condições de acesso, bem como a confiança da parte dos cidadãos em relação ao circuito do medicamento".
Considerando o volume de medicamentos vendidos em Portugal no ano de 2022, estas medidas, a aplicar durante os 10 meses que decorrem até ao fim do ano, podem gerar um aumento da despesa por parte do Estado em cerca de 0,4% e por parte dos cidadãos, em termos globais, de cerca de 0,5%, muito abaixo dos valores da inflação", sustenta.
Adicionalmente serão desenvolvidos de imediato dois novos mecanismos de proteção das pessoas, designadamente a criação de uma lista de medicamentos essenciais, críticos, cuja disponibilidade será monitorizada de forma particular e em relação aos quais serão tomadas medidas específicas que podem incluir a revisão excecional de preço.
"A definição do conceito de medicamento de custo excessivo, por referência ao aumento do volume de vendas e da quota de mercado, que conduzirá à redução do respetivo preço ainda durante o ano de 2023" é outro mecanismo desenvolvido pelo Governo.
“Haverá um reforço do sistema de combate à rutura de medicamentos”
O ministério afirma que os problemas na produção e distribuição de medicamentos têm afetado de forma transversal os países europeus, com reporte público de situações de indisponibilidade de fármacos, correspondentes a casos em que se torna mais difícil acomodar os efeitos da inflação e em que existe o risco de estes produtos serem retirados do mercado.
Apesar de, na esmagadora maioria das vezes, existirem medicamentos equivalentes que podem ser dispensados aos doentes, esta situação pode causar transtorno aos doentes e aos profissionais de saúde, que importa acautelar", com a atualização de preço, tendo em conta as propostas dos vários parceiros do setor.
A lista de medicamentos cuja exportação se encontra limitada ou suspensa será igualmente objeto de atualização regular, incluindo, neste momento, 110 apresentações.
O ministério adianta que ao longo de 2023 vai continuar a criar condições para a promoção da prescrição e dispensa de medicamentos genéricos, biossimilares e das opções terapêuticas mais efetivas, ao mesmo tempo que vai generalizar a dispensa de medicamentos em proximidade.
Haverá, também, um reforço do sistema de combate à rutura de medicamentos, no âmbito do Infarmed, em articulação com a Agência Europeia de Medicamentos, e promovendo a colaboração dos fabricantes nacionais e do Laboratório Nacional do Medicamento."
Em 2023, pretende-se ainda dar continuidade às medidas de otimização da prescrição eletrónica e da utilização do medicamento e dos dispositivos médicos, criando condições para introduzir a inovação de forma sustentável, acrescenta.
 
Portugal terá lista de medicamentos críticos para evitar que faltem nas farmácias
0 seconds of 34 secondsVolume 90%

Queda de neve corta e condiciona estradas no distrito de Viseu

Limpa-neves já estão a atuar e estradas deverão reabrir em breve.
A neve está hoje a provocar o corte da EN2, entre Castro Daire e Bigorne, e da EN 321, entre Castro Daire e Cinfães, e o condicionamento de outras vias do distrito de Viseu, segundo os comandos sub-regionais da Proteção Civil.
Fonte do comando sub-regional de Viseu Dão Lafões disse à agência Lusa, cerca das 08:00, que a Estrada Nacional (EN) 2 se encontra cortada desde as 00:39, tendo já sido acionado o limpa-neves para o local.
Também ficou cortada durante a noite a EN 321, "mas o limpa-neves já está a atuar e a estrada deverá reabrir em breve", referiu, por seu turno, o comando sub-regional do Tâmega e Sousa.
Na zona do Douro, a neve está também a condicionar várias estradas municipais dos concelhos de Lamego, Moimenta da Beira e Tarouca, informou o respetivo comando sub-regional.
A Câmara de Tabuaço informou, através da rede social Facebook, que as estradas municipais 515 (Tabuaço - Arcos), 515-1 (Tabuaço - Vale Figueira) e a Estrada de Santa Luzia "estão condicionadas devido à neve e ao gelo".
"Aconselha-se muita precaução a todos que as utilizem para circular. A alternativa será pela EN323", informou a autarquia.

Ministro ucraniano do Interior entre as vítimas. Pelo menos 18 mortos após queda de helicóptero em Kiev

Entre as vítimas mortais estão pelo menos três crianças. O helicóptero pertencia aos Serviços de Emergência da Ucrânia e transportava nove pessoas.
Pelo menos 18 pessoas morreram, incluindo três crianças, na sequência da queda de um helicóptero, perto de um jardim de infância e de um edifício residencial, em Kiev, na Ucrânia.
De acordo com o The Kyiv Independent, que cita a polícia local, o ministro do Interior, Denys Monastyrskyi, está entre as vítimas mortais.
O helicóptero pertencia aos Serviços de Emergência da Ucrânia e transportava nove pessoas.
"Hoje, 18 de janeiro, um helicóptero dos Serviços de Emergência caiu em Brovary. Como consequência do acidente morreram os dirigentes do Ministério do Interior: o ministro, o vice-ministro e o secretário de Estado", refere a nota da Polícia Nacional.
De acordo com as autoridades 22 pessoas foram hospitalizadas de emergência, incluindo 10 crianças.