segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Protocolo de Apoio e Financiamento de Aveiro 2024. Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 recebe 2 milhões de apoio financeiro e vai ter um investimento total de 8 milhões (Fotorreportagem)

 Os Paços do Concelho receberam, esta segunda-feira, 11 de dezembro, a Sessão Pública de assinatura do Protocolo de Apoio e Financiamento ao programa de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, que vai contar com a atribuição de 2 milhões de euros do Centro 2030 e dos Ministérios da Cultura e da Coesão Territorial.
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) José Ribau Esteves, do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
Aveiro 2024 conta um investimento global de 8 milhões de euros, dos quais 6 milhões provém da receita direta da Câmara de Aveiro e 2 milhões de euros são provenientes do Centro 2030, (1 milhão de euros), do Ministério da Cultura (500 mil euros) e do Ministério da Coesão Territorial (500 mil euros).
 “Aveiro é o único Município Português que consolidou o processo de Descentralização na área da Cultura, o que quer dizer que ainda há nesta área uma dose de centralismo particularmente relevante. Em Aveiro gerimos com rigor e competência o Museu de Aveiro / Santa Joana e damos um contributo muito efetivo para a boa gestão do património cultural e histórico do País”, recordou o Presidente da Câmara de Aveiro.
É neste quadro que a CMA assume “o desafio de ser Capital Portuguesa da Cultura em 2024”, sabendo que a descentralização, especialmente na Cultura, “permite-nos cuidar melhor dos nossos valores identitários, da nossa história e especialmente do futuro das nossas terras e do nosso povo”, dando assim “um contributo qualificado para o desenvolvimento e a boa gestão do nosso Portugal”, concluiu Ribau Esteves.
Nesta sessão foi celebrada também o Protocolo de Apoio e Financiamento com a Câmara de Braga, relativo à Capital Portuguesa da Cultura 2025.











Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Clube União 1919 - Iniciativa "Menos por Mais"

 No âmbito do Projeto “Sou União”, cujas linhas orientadoras passam pela ética desportiva, com primazia dos valores pessoais, tanto no futebol como na vida em geral, o Clube União 1919 lança, a partir de hoje, a iniciativa “Menos por Mais” - um novo compromisso com a ética desportiva em prol do futebol de formação.
Convicto de que as boas práticas dirigidas à promoção de um desporto formativo alicerçado em princípios éticos conduzirão ao fortalecimento de valores, o Clube União 1919, compromete-se a retirar 1 atleta por cada diferença de 5 golos marcados até ao máximo de 2 atletas em todos os jogos de Futebol de 7 e 9.
Exemplo de futebol de 7: 
5-0 favorável: a equipa retira 1 jogador ficando a jogar com 6
10-0 favorável: a equipa retira +1 jogador ficando a jogar com 5
10-1 favorável: equipa recoloca 1 jogador ficando a jogar com 6
10-6 favorável: equipa recoloca 1 jogador ficando a jogar com 7

Embora reconhecendo que a motivação é maior quando se trabalha sobre vitórias, o Clube União 1919, enquanto entidade que encara a prática desportiva como uma parte importante da formação dos jovens atletas, quer continuar a formar para ganhar mas não assume o resultado do jogo como uma prioridade, sobretudo quando este se traduz num forte desequilíbrio.

O Coordenador
Márcio Serra

PAI NATAL CHEGA À MARINHA GRANDE NO PRÓXIMO SÁBADO

 O Pai Natal chega à Marinha Grande no próximo sábado, 16 de dezembro, a partir das 15h30, com a realização da Parada de Natal, que vai transformar a Praça Guilherme Stephens e o centro da cidade num local encantado e repleto da magia desta época. A iniciativa faz parte do programa de animação promovido pelo Município, que integra diversas atividades para as famílias, até ao final do ano, cuja participação é gratuita.
As iniciativas decorrem no centro tradicional da cidade, cujas ruas são animadas com música ambiente, para criar maior atratividade das pessoas à Marinha Grande, quer para visita aos espaços municipais, quer para incentivar à realização de compras no comércio tradicional, durante o período natalício.

As iniciativas consistem em espetáculos culturais, Casa do Pai Natal, Mercadinho, Carrossel Parisiense, PresépioTradicional, exposições, Pista de Gelo Ecológica, equipamentos infantis, oficinas nos museus municipais e iluminação decorativa. A iluminação de Natal está distribuída nas três freguesias do concelho, com destaque para a Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao interior, no Parque da Cerca; as luzes nos parques e ruas da cidade; e as decorações em 3D instaladas no Centro Tradicional.
Até ao final do ano, a programação da animação de Natal é a seguinte:

13 DE DEZEMBRO | QUARTA FEIRA
EDIFICIO DA RESINAGEM
De 13 a 22 de dezembro
14h00 às 17h00
ESTÚDIO POEIRASGLASS
DEMONSTRAÇÕES DE FABRICO DE VIDRO SOPRADO
As demonstrações decorrem no Estúdio de Vidro – PoeirasGlass, junto ao Museu do Vidro da Marinha Grande, um espaço que recria o ambiente de uma fábrica de vidro, e onde podem ver ao vivo a manufatura do Vidro de forma artesanal. Durante a demonstração do fabrico de uma peça, o Mestre Vidreiro conta a história do vidro e explica as técnicas usadas no fabrico manual.
Atividade de participação gratuita promovida pelo Município da Marinha Grande.
 
15 DE DEZEMBRO | SEXTA FEIRA

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Oficina dos Duendes
Comboio Elétrico de Carril

LARGO D5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE
Horário:
Quarta, Quinta e Sexta - das 14h00 às 20h00
Sábado, Domingo - das 11h00 às 20h00
Dias 24 e 31 - das 11h00 às 16h00

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 22h00|PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

 JARDIM LUIS DE CAMÕES
17h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL

 16 DE DEZEMBRO | SÁBADO

MUSEU JOAQUIM CORREIA
10h00 às 13h00 | Viagens na Arte - História Informal das Artes e dos Ofícios: Idade Média, Renascimento e Neoclassicismo, por João Correia
Público em geral (a partir dos 16 anos). Inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Já preparaste a carta ao Pai Natal? Aproveita, e vem entregá-la pessoalmente! Não percas a oportunidade! E ainda tiras uma foto com ele!
Comboio Elétrico de Carril

BIBLIOTECA MUNICIPAL (sala infantil)
14h30 | ANIMAÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA: HISTÓRIAS E CONTOS DE NATAL, por Liliana Gonçalves
Sessão de histórias e contos para crianças e famílias. Serão contadas e recontadas histórias, não só tradicionais, mas também contemporâneas, com especial destaque para os contos de Natal, onde o desenvolvimento do gosto pela leitura terá especial enfoque, não deixando de destacar o desenvolvimento do espírito critico e da imaginação.
A sessão é também importante no que diz respeito ao fortalecimento dos laços afetivos das famílias participantes na medida em que existe um momento de partilha na reflexão conjunta sobre as histórias contadas.
A participação das sessões é livre, sujeita a inscrição prévia, através do telefone da BM, 244 573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt.
Inscrição prévia, através do telefone do email biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt ou do telefone 244 573322.

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
15h30 | Parada de Natal
Chegada do Pai Natal
“Aldeia Mágica” - Uma Aldeia de Duendes encantada, isolada do Mundo durante todo o ano, onde as tradições natalícias ganham vida de uma maneira extraordinária. Liderados pelo Pai Natal, este famoso e habilidoso carpinteiro, os moradores aguardam ansiosamente pelo Natal. O Condutor da charrete guia os aldeões curiosos pelas ruas iluminadas pela gambiarra, enquanto a animada Banda da aldeia preenche o ar com melodias encantadas e a Madame Sino ecoa pela aldeia a vontade de festejar. Todos os moradores saem à rua para celebrar, transformando qualquer local num cenário de conto de fadas durante esta época natalícia. A talentosa Cozinheira enche a atmosfera com aromas tentadores, e transforma qualquer sítio num paraíso de sabores, enquanto o Alfaiate equilibrado no seu rolo de linhas, cria roupas magicas para todos os aldeões. O Madeireiro com o seu grande serrote, vem equilibrado em dois troncos para chegar aos ramos mais altos.
A magia do Natal chega às Ruas, e o Pai natal traz uma surpresa para todos! Não percam!

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

 JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00| ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30 | COMBOIO DE NATAL

17 DE DEZEMBRO | DOMINGO
PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE
14h00 | RUAS DA MARINHA GRANDE

PASSEIO DOS PAIS NATAL 2023
Partida : Sede Moto Clube da Marinha Grande
Chegada: Junto à Tenda da Pista de Gelo
Passeio de Mota com cerca de 100 motas e 100 Pais Natal
Organização: Moto Clube da Marinha Grande

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30 | COMBOIO DE NATAL

20 e 21 DE DEZEMBRO | QUARTA E QUINTA FEIRA
PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 20h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

22 DE DEZEMBRO | SEXTA FEIRA
 
PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Comboio Elétrico de Carril

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇAO

JARDIM LUIS DE CAMÕES
17h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL

23 DE DEZEMBRO | SÁBADO
PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
Já preparaste a carta ao Pai Natal? Aproveita, e vem entregá-la pessoalmente! Não percas a oportunidade! E ainda tiras uma foto com ele! vem bem agasalhado, porque vai haver queda de neve junto à casa do Pai Natal!
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL
 
LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
14h30 às 18h30 | COMBOIO DE NATAL

24 DE DEZEMBRO | DOMINGO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 16h00 | CASA DO PAI NATAL
Comboio Elétrico de Carril

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 16h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 16h00 | CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 16h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 16h00| ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
11h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 | COMBOIO DE NATAL

27 DE DEZEMBRO |QUARTA FEIRA

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

28 DE DEZEMBRO | QUINTA FEIRA

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

 RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 20h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

 LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

29 DE DEZEMBRO | SEXTA FEIRA

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
14h00 às 20h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

 RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
15h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇAO

JARDIM LUIS DE CAMÕES
17h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL

 30 DE DEZEMBRO | SÁBADO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 20h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL

LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
14h30 às 18h00| LARGO DA FANTASIA

31 DE DEZEMBRO | DOMINGO

PRAÇA GUILHERME STEPHENS
11h00 às 16h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
11h00 às 16h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
11h00 às 16h00 |CARROSSEL PARISIENSE

JARDIM LUIS DE CAMÕES
14h00 às 16h00 | MERCADINHO DE NATAL

ATIVIDADES PARALELAS

VIEIRA DE LEIRIA
Dias 16 e 17 de dezembro | Largo da República
Mercadinho de Natal
Mostra de artesanato e produtos regionais, pelas associações da freguesia.
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Apoio: Câmara Municipal Marinha Grande

MOITA
2 a 31 de dezembro | 14h00 às 20h00
Largo da Capela da Moita
Mercadinho de Natal.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE NA AMIEIRINHA

No dia 17 de dezembro (domingo), às 09h00, realiza-se o passeio pedestre “Rota dos Cágados”, promovido pelo Município da Marinha Grande, cuja participação é gratuita.
O ponto de encontro está marcado para as 09h00, no Arquivo Municipal da Marinha Grande ou no Clube Recreativo Amieirinhense. Os participantes irão percorrer 8,5 km, em piso arenoso e alcatroado, com grau de dificuldade reduzido. O ponto de partida e chegada do passeio é no Clube Recreativo Amieirinhense.

Esta iniciativa visa estimular toda a comunidade para a prática desportiva e de lazer, motivando a população para adotar uma atividade física regular (caminhada) e hábitos de vida saudável, colhendo, assim, benefícios para a saúde, aumento da auto-estima e bem-estar.

A iniciativa é organizada pelo Município, com o apoio da Junta de Freguesia da Marinha Grande e do Clube Atletismo de Marinha Grande.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | CONSTRUÇÃO DE NOVO QUARTEL DA GNR EM S. B. DE MESSINES

 Foi assinado no passado dia 7 de dezembro do corrente em Lisboa o Protocolo de Colaboração para a celebração de Contrato de Cooperação Interadministrativo para obras de construção das futuras instalações da GNR em São Bartolomeu de Messines, em terreno cedido pelo Município de Silves, com a área de 2 315 m2, já devidamente validado.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna (MAI), na presença da senhora Secretária de Estado da Administração Interna, Dra. Isabel Oneto, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves, Eng.ª Luísa Conduto Luís, do Secretário-Geral do MAI, Dr. Marcelo Mendonça de Carvalho e do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Veloso.
 
Na sequência da assinatura do Protocolo de Colaboração, há o compromisso de iniciar as obras de construção do novo Quartel, no prazo de 4 anos, após a elaboração de Programa Funcional, do Projeto de Execução e do lançamento da empreitada em concurso público.
 
A construção do novo Quartel colocará ponto final nas más condições de utilização e funcionamento do Posto da GNR na Vila de São Bartolomeu de Messines.
 
Trata-se de um primeiro passo e de uma conquista relevante da autarquia silvense, cuja concretização da obra, trará condições modernas, dignas e de maior eficiência ao desempenho dos profissionais da GNR, com reflexos positivos na resposta às questões de segurança da comunidade e ao bem-estar geral da população.

 

Proença-a-Nova | Participantes das Tardes com Chá desafiados a decorar Árvores de Natal

 
Os participantes das Tardes com Chá, promovidas pelos polos das Bibliotecas de Proença-a-Nova, foram desafiados a inspirarem-se na magia da temporada festiva para dar vida a uma árvore de Natal única, utilizando lã de várias cores. Os trabalhos criativos, que começaram em setembro, foram apresentados a 6 de dezembro ao Executivo Municipal.
Como João Lobo, Presidente da Câmara Municipal, destacou, “os polos das bibliotecas são espaço de crescimento e criação de comunidade, que com o desafio lançado nas tardes de chá resultou na construção das árvores de natal originais que criam para todos alegria. Que esse espírito traga cada vez mais participantes, deixo o nosso agradecimento a todos que participaram”.
A biblioteca, há muito tempo considerada um refúgio de conhecimento, evoluiu para muito mais do que um depósito de livros. As atividades direcionadas à população mais idosa desempenham um papel crucial na promoção de uma vida plena, enriquecimento cognitivo, interação social e bem-estar geral. No centro destas iniciativas está o estímulo cognitivo, oferecendo um desafio intelectual, preservando e fortalecendo as capacidades mentais dos participantes.
Essas atividades criam um ambiente acolhedor onde as histórias de vida são compartilhadas, amizades florescem e o isolamento é dissipado. A biblioteca torna-se assim não apenas um local de aprendizagem, mas um espaço de conexão.
Essas atividades não são exclusivas, mas abertas a todos, e realizam-se semanalmente nos diferentes polos das Bibliotecas de Proença-a-Nova. Às quartas-feiras no polo da Biblioteca de Sobreira Formosa, às quintas-feiras em Montes da Senhora e às sextas-feiras no polo das Atalaias, das 14h30 às 16h30. Na Biblioteca Municipal, todas as terças-feiras realiza-se o atelier de escrita Letras com Café e diariamente o Cantinho das Artes, entre as 14h00 e as 17h00. Todas estas atividades são gratuitas, promovendo não apenas a expressão criativa, mas também a acessibilidade a momentos enriquecedores para todos os participantes.


*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos



SILVES ESPERA POR SI NO MÊS DE DEZEMBRO

 O mês de dezembro, anuncia a chegada do inverno, mas também do Natal. É uma época cheia de bonitas tradições e de encontros familiares.
Relembrar a solidariedade e a união familiar vem reforçar a nossa esperança, num mundo melhor, projetando e traçando objetivos para o novo ano que se avizinha.
Em Silves as celebrações natalícias são recheadas de atividades e animação, desde as peças de teatro, com destaque para o teatro de marionetas; os concertos de natal com Mimos Dixie Band, Orquestra de Guitarras do Algarve, Orquestra de Jazz do Algarve; dança e o espetáculo do Circo Cardinali.
Destacamos ainda a passagem do Pai Natal por Silves, Armação de Pêra e São Bartolomeu de Messines, os concertos de Natal nas freguesias, a exposição de presépios em Alcantarilha, as decorações de Natal dos polos de educação ao longo da vida, a Passagem de Ano em Armação de Pêra, o VI Encontro de Cantares e outros eventos, que não dispensam a consulta da Agenda Terras do Grés.
Na programação há ainda lugar para o desporto destacando-se o TT Extremo Sul, o torneio de Natal de Xadrez, o torneio de Natal de Golfe e a 4ªLiga Gaivotas Cup.
O Município de Silves deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero ano Novo.
Desfrute das propostas que preparamos para si!
Consulte a nossa Agenda Terras do Grés.

RUA D. PAIO PERES CORREIA EM SILVES CORTADA AO TRÂNSITO NO DIA 14 DE DEZEMBRO ENTRE AS 08H00 E AS 18H00

 O Município de Silves informa que a Rua D. Paio Peres Correia, desde o Largo dos Mártires, em Silves, estará cortada ao trânsito, no dia 14 de dezembro, entre as 08h00 e as 18h00.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Barcelos ! Atividades do 29.º aniversário do IPCA abertas à comunidade

 No âmbito das comemorações do 29.ºaniversário, o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) preparou um programa repleto de atividades dinamizadas pelas escolas, unidades, docentes e estudantes. 

O programa arranca no dia 11 dezembro com uma iniciativa conjunta com a entidade Águas no Norte, onde, através de uma tertúlia se irá debater o tema “Eu bebo água da torneira”. Neste âmbito, será ainda inaugurado o novo bebedouro refill oferecido pelas Águas do Norte.  
E porque é bom recordar, a comunidade académica poderá voltar atrás no tempo e escrever Postais de Natal na Oficina de Escrita Criativa.  
O dia 12 de dezembro fica marcado pela visita dos estudantes que integram a Oficina do Brinquedo ao Centro Escolar António Fogaça para uma demonstração da adaptação dos brinquedos. De recordar que, durante o mês de novembro, aconteceu uma recolha de brinquedos nesta escola, que agora foram adaptados e entregues a instituições que apoiam crianças com dificuldades cognitivas e motoras.  
No mesmo dia decorre o workshop: “O Papel das TI na Economia Circular na Sustentabilidade Ambiental”.  
Já no dia 13 de dezembro, será inaugurado o espaço "A ESD como Galeria do Design" com as exposições “WOC - Workshop de Olaria e Cerâmica”, “Cartaz da História” e “Navarra Industrial Waste”. Ainda da parte da manhã, os corredores do IPCA voltam a receber o Mercado de Ilustração Gatafunhos, onde a comunidade e público em geral pode adquirir presentes de Natal artesanais, realizados pelos estudantes do Mestrado em Ilustração e Animação.  
Já durante a tarde do dia 13, decorre a inauguração da exposição Light LED Band, fruto de projetos do curso de Design Industrial. Haverá, também, mais um Encontro da Academia de Leitura, numa edição comemorativa do Dia do IPCA, onde os participantes irão partilhar os seus livros preferidos. E na renovada Escola de Hotelaria e Turismo a comunidade está convidada para um evento social e vínico de nome “Descobrindo vinhos: uma experiência sensorial”.  
O Mercado de Ilustração Gatafunhos continua no dia 14 de dezembro, e para este dia, está ainda marcado o Mercado de Natal com Demonstrações de Iguarias de Natal.  
No dia 15 de dezembro, decorre, no Polo de Esposende, a apresentação pública dos projetos da Design DEV WeeK. No horário noturno, a comunidade é convidada para assistir ao filme “A Lenda do Galo de Barcelos”.  
A Comunidade Alumni do IPCA marca, também, presença neste programa de comemorações, com a atividade “Conversas Alumni: Perspetivas Ontem, hoje e amanhã”.  
O dia do aniversário do IPCA, a 19 de dezembro, além da inauguração do edifício da Escola Superior de Design e da Sessão Solene do Dia do IPCA, contará ainda com um “WORKSHOP de Gastronomia e Culinária para a Época Natalícia”, no Polo Esposende, e um Test-drive MIRAI (veículo movido a hidrogénio) com a Caetano Auto.    
As comemorações do aniversário encerram no dia 20 de dezembro, com o almoço com os estudantes Internacionais do IPCA. 
 
*Ana Teixeira
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

No passado sábado, 10 de dezembro. Livro sobre Carlos Garcia apresentado na Biblioteca Municipal

 
Mais de uma centena e meia de pessoas fizeram questão de estar presentes no passado domingo, dia 10 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, para assistir à apresentação editorial de “Carlos Garcia: história de uma vida para memória futura”, de autoria de Maria João Espírito Santo.
Na mesa de honra, além da autora, estiveram Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Maria Teresa Paixão, bibliotecária e apresentadora da obra, Óscar Camarneiro, voluntário na Casa Acreditar de Coimbra e Carlos Garcia, biografado na publicação.
Na sua intervenção, Helena Teodósio felicitou a autora e funcionária do Município, “pela oportuna iniciativa e sua capacidade de transformar o projeto académico de Mestrado numa publicação com tanto valor para a comunidade de Cantanhede”. A autarca enalteceu o homenageado “pelo valioso exemplo cívico que legou a vários níveis, ao longo da sua vida”, saudando, igualmente, a família Garcia, “pelo nobre gesto de legar o resultado das vendas da publicação a favor de uma tão nobre causa, a Casa Acreditar de Coimbra”.
Na apresentação de Carlos Garcia: história de uma vida para memória futura, Maria Teresa Paixão, Bibliotecária no Município de Cantanhede, elogiou “a qualidade literária apresentada no livro” assim como “a rigorosa recolha de informações sobre Carlos Garcia e sua vivência”.
Por outro lado, Óscar Camarneiro deu um emotivo testemunho enquanto voluntário na Casa Acreditar de Coimbra, aproveitando a ocasião para salientar o importante papel que desempenham os voluntários, mesmo em momentos difíceis, “através de brincadeiras inventadas, trazer sorrisos e risadas junto das crianças”, não esquecendo “os gestos de conforto com os pais, ficando com os filhos enquanto estes fazem as suas pausas”. Para Óscar Camarneiro, os voluntários da Casa Acreditar de Coimbra são “um enorme suporte emocional para as crianças e jovens internados, assim como para as suas famílias, ajudando, num contexto difícil a melhorar a experiência em ambiente hospitalar”.
A sessão contou com alguns momentos musicais, nomeadamente na abertura e no encerramento da sessão, a cargo de Iara e Íris Espírito Santo, filhas da autora, que interpretaram composições, em piano e violoncelo.

Sobre Maria João Espírito Santo
Maria João Espírito Santo, residente em Cadima, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; possui uma formação no Centro de Estudos para Formação Autárquica (C.E.F.A.) e uma Pós-Graduação em Bibliotecas e Animação de Leitura, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, as duas em Coimbra.
Mestre em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2022), é aluna do 1.º Ano do Doutoramento em Ciências da Educação – especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos – na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Maria João Espírito Santo é funcionária do Município de Cantanhede, desempenhado funções na Biblioteca Municipal.

Sobre Carlos de Jesus Garcia
Carlos de Jesus Garcia nasceu em 1932, em Cantanhede, onde reside. Entre outros projetos em que está envolvido, nomeadamente o Grupo Folclórico “Os Esticadinhos” de Cantanhede e o seu Museu Etnográfico, Carlos Garcia é autor de Manta de Retalhos, livro autobiográfico (2005); de Cantanhede: Memórias para o futuro (2006); de Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede – 75 Anos ao serviço da cultura (2010), de Caminhos da vida – histórias da vida real (2013) e de Os empecilhos, sobre a Terceira Idade, recentemente apresentado.

*GABINETE DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo