domingo, 16 de outubro de 2016

PENSÕES| Onde está o dinheiro do fundo da Segurança Social? Na dívida pública

Receita do novo IMI sobre imóveis vai ser transferida para o fundo da Segurança Social que serve de almofada para pagamento de pensões. O FEFSS é o maior investidor em dívida pública.
A receita do adicional sobre o Imposto Municipal de Imóveis (IMI) vai ser transferida para o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS). Serão mais 160 milhões de euros por ano, se as previsões do Governo baterem certo, o que representa um reforço substancial do financiamento a este fundo, em relação aos últimos anos.
O Executivo assume que esta transferência “corresponde ao objetivo do programa do governo de alargar a base de
financiamento da Segurança Social, ao mesmo tempo que se introduz um imposto que recai sobre os detentores de maiores patrimónios imobiliários, reforçando a progressividade global do sistema.”

Mas para que serve o FEFSS e onde está aplicado o dinheiro que se encontra à sua guarda?
As últimas contas do Fundo de Estabilização da Segurança Social — de 2015 –, revelam que a carteira de ativos do fundo estava valorizada em14.100 milhões de euros, dos quais 66,9% — o equivalente 9.437 milhões de euros — estava aplicado em Obrigações do Tesouro. Considerando a dívida emitida pelo Estado português (incluindo de curto prazo e as garantias), a exposição total a títulos públicos chegava aos 78,1%. Os números são do Tribunal de Contas.
fundo das SS
O resto estava distribuído por dívida soberana estrangeira, ações e dívida estrangeiras, imobiliário, liquidez (depósitos) e uma reserva estratégica que quase desapareceu com a insolvência da Finpro, uma sociedade de investimento em infraestruturas, e o colapso das ações da antiga PT (atual Pharol).
O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social foi criado em 1989 com a finalidade de contribuir para a estabilização financeira do sistema, através de uma almofada de segurança que estivesse em condições de ser ativada para pagar pensões, em caso de rutura dos recursos correntes na Segurança Social. O que nunca aconteceu, até agora. O valor registado no final de 2015 dava para pagar mais de um ano de pensões do regime geral da Segurança Social, na medida em que representou 123,3% dos gastos.
Mas só em 1997, é que este instrumento começou a receber dotações significativas que tiveram origem sobretudo em duas fontes: os saldos positivos anuais da execução da Segurança Social e o produto da venda de património imobiliário. A partir de 1999, foi criada uma sociedade para gerir a capitalização dos recursos financeiros do fundo que passaram a ser aplicados em ativos financeiros, dentro de limites por tipo de ativo definidos por lei.
Desde essa altura, que o investimento prioritário do FEFSS é a dívida pública portuguesa já que a lei previa que pelo menos 50% dos recursos financeiros do fundo fossem utilizados para comprar títulos do tesouro. Esse limite transformou o FEFSS no principal investidor em divida pública, um papel que se acentuou com a crise do euro e as dificuldades de financiamento do Estado português sentidas a partir de 2010.

Vítor Gaspar deu ordem para acelerar compra de dívida

O fundo terá sido usado para assegurar o sucesso de algumas emissões de dívida ainda durante os governos de Sócrates e antes do resgate a Portugal, mas foi já em 2013 com a coligação PSD/CDS que foi tomada a decisão de aumentar a exposição do fundo à dívida portuguesa. Foi aliás a última decisão tomada pelo ministro Vítor Gaspar antes de se demitir a 1 de julho. A portaria que define um limite máximo de 90% para a concentração de recursos na dívida pública foi assinada no mesmo dia.
Apesar de se comportar como um investidor e financiar as necessidades de capital do Estado, a dívida detida pelo Fundo acaba por ser abatida à dívida pública que conta para os rácios de Bruxelas, o que é uma vantagem para quem procura reduzir o endividamento público. Mas a concentração em dívida pública “afeta substancialmente a sua comparabilidade, não apenas porque configura a sujeição das regras de gestão a opções de natureza política, mas porque altera substancialmente as proporções das tipologias de ativos na carteira, afetando o binómio rendibilidade risco”.
Uma tradução possível para esta conclusão do Tribunal de Contas é que uma tão elevada exposição a um só emitente vai contra as regras de gestão de risco usadas nos fundos de pensões que aconselham a diversificar os investimentos, além de que deixa e rendibilidade do fundo refém das oscilações de mercado desse título. No ano passado, a taxa de rendibilidade foi de 3,56%.
Com uma exposição tão elevada à dívida portuguesa, a margem de manobra para os gestores do fundo é muito reduzida. Nos últimos anos, a carteira tem registado menos-valias e mais-valias potenciais significativas em função da instabilidade das cotações da dívida portuguesa.
Estes movimentos e o seu efeito “não resulta necessariamente de um papel determinante da entidade gestora, mas porque em determinadas circunstâncias e ativos não se traduzirão em valias efetivas, contribuindo apenas para alimentar uma apreciação de ganhos e perdas de valor que não tem sustentação na realidade”, avisa o Tribunal de Contas.
Já este ano, o Governo socialista manifestou a intenção de usar os recursos financeiros do FEFSS para financiar o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, estando previsto na proposta de Orçamento do Estado um investimento de 50 milhões de euros neste novo instrumento promovido pelo Estado.
A outra alteração de fundo que o atual Executivo vai introduzir tem como finalidade reforçar as dotações do fundo que caíram de forma substancial com a crise financeira e orçamental, sobretudo por causa de saldos negativos nas contas da Segurança Social. Desde 2009 que os montantes transferidos passaram a ser quase “irrelevantes”, nas palavras do Tribunal de Contas.
Este período (…) coincide com a fase de maior deterioração do equilíbrio financeiro do sistema previdencial, pressionado pelos efeitos da crise crise económica e social, que, por um lado, condicionaram a receita de contribuições e, por outro, aumentaram a despesa com prestações sociais.”
Os valores recuperaram em 2014 e em 2015, ano em que foram transferidas cerca de 100 milhões de euros do saldo do sistema previsional. No entanto, podem voltar a cair. Daí que o ministro do Trabalho e Segurança Social, José António Vieira da Silva, tenha defendido que a transferência da receita do novo imposto sobre imóveis permite assegurar a sustentabilidade da Segurança Social.
Fonte: Observador de 15/10/2016

Homenagem ao José Manuel dos Santos Coordenador do Grupo Ferroviário de Dadores de Sangue

Caros companheiros
A Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea, em consonância com alguns dadores históricos da Dádiva de Sangue , realiza no dia 05 de Novembro, ás 10,30 horas, no Auditório do Hotel Imperial, à Rua Dr. Nascimento Leitão em Aveiro uma sessão solene de reconhecimento, seguida de almoço convívio, a José Manuel dos Santos (Zé Manel da Sangfer). Este reconhecimento é um abraço dos seus amigos numa hora difícil da sua saúde.

Zé Manel merece esta singela homenagem e vai ter à sua volta os seus Amigos.
As inscrições devem ser feitas até ao dia 28 de Outubro para a referida Plataforma, para que a organização seja o mais apurada possível.


E-mail: plataforma.dadores@gmail.com
Contactos: 934 883 408 ou 964 470 432

Balanço das sessões de colheitas de sangue da ADASCA desde Janeiro do 2016

Resultado de imagem para posto fixo da adascaHá uns três anos atrás, a ADASCA tornava público os resultados apurados no final cada sessão de colheitas de sangue, esse procedimento deixou de ser feito, porque estavam a servir de análise por pessoas estranhas aquela associação, por estranho que esse comportamento possa parecer.

O balanço alcançado desde Janeiro do corrente ano até ao pretérito dia 15 do corrente mês, é pela ADASCA considerado óptimo, embora se reconheça que podia ser mais elevado, caso o Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra (CSTC) não fosse tão parcial como tem demonstrado ser nas decisões administrativas em beneficio de um grupo existente em Aveiro, sendo que objectivamente nada faz para angariar dadores para as suas sessões de colheitas.

Assim desde Janeiro de 2016 até ao dia 15 de Outubro, foram registados os seguintes resultados:

- Total de Brigadas: ------- 65
- Total de inscritos: ------- 2416
- Dádivas aprovadas: ----- 1935
- Dadores suspensos: ----- 430
- Dadores eliminados: ---- 18
- CEDACE: ---------------- 90
- Total de Sócios: ---------3704
 
Como já foi referido a ADASCA considera estes resultados razoáveis, os quais podemos associar à reposição da isenção das taxas moderadoras nos hospitais públicos, com efeitos práticos a partir do dia 30 de Março do ano em curso.


Resultado de imagem para posto fixo da adascaAté à data acima referida a ADASCA recebeu nas suas instalações cerca de 2506 pessoas, sendo aqui contabilizados os dadores que ali se dirigem afim de tratar de assuntos relacionados com a dádiva de sangue, problemas levantados nos centros de saúde e em alguns hospitais, o que fomenta alguma preocupação à direcção da associação. 

Em Aveiro só não adere à dádiva de sangue que não pode, não quer, ou passa-lhe ao lado este dever cívico que todos os cidadãos saudáveis deviam e consciência praticar, nunca apenas quando a necessidade nos bate à porta, envolvendo-nos a nós próprios, ou um familiar nosso, pois infelizmente assistimos a situações destas com frequência.

Os interessados em aderir à dádiva de sangue podem fazê-lo nas seguintes datas ao ao final do ano:
Resultado de imagem para posto fixo da adasca

Horário das Sessões de Colheitas no Posto Fixo da ADASCA:
Quartas-feiras das 15:00 Horas às 19:00 Horas = Sábados das 9:30 Horas às 13:00 Horas
Dia semana | data | brigadas

- Dia 20-10-2016 | Alticelabs | PT – Inovação | das 9 horas às 13 horas aberta aos dadores do exterior.

- Dia 23-10- Domingo │Salão da Junta das 9 horas às 13 horas de Cacia

- Dia 24 -11 - 2016 | Escola Superior de Saúde da UA | das 9 horas às 13 horas

OUTUBRO
- 4ª Feira │ 19-10-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- 4ª Feira │ 26-10-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- Sábado │ 22-10-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA

NOVEMBRO
- 4ª Feira │ 02-11-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- 4ª Feira │ 09-11-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- 4ª Feira │ 16-11-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- 4ª Feira │ 23-11-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- 4ª Feira │ 30-11-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- Sábado │ 12-11-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- Sábado │ 19-11-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA

DEZEMBRO
- 4ª Feira │ 07-12-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- 4ª Feira │ 14-12-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- 4ª Feira │ 21-12-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- Sábado │ 10-12-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- 6ª Feira │ 23-12-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
- 6ª Feira │ 30-12-2016 │ POSTO FIXO de Aveiro-SEDE ADASCA
Resultado de imagem para posto fixo da adasca

Após a dádiva, os dadores devem ter o cuidado de solicitar a declaração junto do administrativo, caso não o façam vão sentir a necessidade de a requer posteriormente, o que leva algum tempo, podendo criar alguns incómodos.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Mais informações: www.adasca.pt 

Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432

Filha de 15 anos de atleta olímpico morre após ser baleada no pescoço

A filha Trinity Gay planeava seguir os passos do pai e era uma promissora atleta
A filha do atleta olímpico Tyson Gay foi morta num tiroteio no estado norte-americano do Kentucky, na madrugada deste domingo.
A adolescente de 15 anos foi atingida num troca de tiros entre dois carros, perto de um restaurante em Lexington, segundo informações da polícia, que diz Trinity não estava em nenhum dos veículos. Foi levada de emergência para o hospital, onde acabou por morrer.
Tyson Gay, de 34 anos, é um velocista norte-americano, o segundo mais rápido do mundo nos 100 metros a seguir a Usain Bolt, com a terceira melhor marca de sempre. Não tem, no entanto, nenhuma medalha olímpica.
A filha Trinity Gay planeava seguir os passos do pai e era uma promissora atleta, em competições dos 100 e 200 metros.
Tyson Gay, que é natural de Lexington, confirmou a morte da filha a uma televisão local. "Ela não resistiu. Estou tão confuso. Esteve aqui na semana passada nas férias de outono. è de loucos. Não tenho ideia do que aconteceu", disse o atleta.

DN
Foto: Opopular

José Pedro Fontes sagra-se campeão nacional de Ralis

rali
José Pedro Fontes revalidou o título de campeão nacional de Ralis, ao vencer o Rali de Espinho, sétima e penúltima prova do campeonato.
Ao piloto do Citröen DS3 R5 bastava um triunfo em Espinho para revalidar o cetro, uma vez que contava 144 pontos, mais 27 do que Pedro Meireles (Skoda Fabia R5), que foi forçado a abandonar na primeira classificativa de hoje.
Fontes tinha caminho aberto para revalidar o título, mas nem assim baixou o andamento, até para recuperar o muito tempo perdido com um 'pião' na Gaia street stage, no sábado.
Com os problemas de Carlos Vieira (Citroen DS3 R5) na primeira passagem por Arestal (16,36 km), a terceira das oitos especiais de classificação do segundo dia do rali, José Pedro Fontes subiu ao segundo lugar da geral.
Até ao final, João Barros ainda animou a 'luta' pelo triunfo no Rali de Espinho, mas o piloto do Ford Fiesta R5 'capotou' na sétima especial e facilitou a tarefa de Fontes.
No segundo lugar ficou Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5), a 01.46,0 minutos do vencedor, e Elias Barros (Ford Fiesta R5) fechou o pódio a 02.03,4.
No final, José Pedro Fontes não escondeu a "imensa satisfação" pela revalidação do título nacional de pilotos, "até porque foi também o primeiro para a [sua navegadora] Inês Ponte, que o merecia", acrescentou o piloto.
O Campeonato Nacional de Ralis termina com o Rali do Algarve, a disputar nos dias 12 e 13 de Novembro.
TSF
Foto: Facebook
Mira Online | Outubro 16, 2016 às 5:19 pm

Concerto Solidário – Banda Vaguense

vaguense
Data: 29 de Outubro 2016
Promotor:Filarmónica Vaguense e Bombeiros Voluntários de Vagos
Localização: Salão dos Bombeiros Voluntários de Vagos
Horário: 21h30
No próximo dia 29 de outubro de 2016, decorre, pelas 21h30, no Salão dos Bombeiros de Vagos, um concerto solidário cujas receitas irão reverter para a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vagos e para a Filarmónica Vaguense por forma a custear as despesas de participação da Banda Vaguense no Concurso Internacional de Bandas de Kerkrade, Holanda, que decorre no próximo ano.

Neste concerto a Banda Vaguense irá apresentar o repertório que foi  interpretado no recente Certamen Internacional de Bandas de Aranda de Duero, Espanha, na qual conquistou o 3º lugar.

Reserve já o seu lugar junto da direção da Filarmónica Vaguense ou dos Bombeiros Voluntários de Vagos.

Mira Online | Outubro 16, 2016 às 4:54 pm

Santa Clara elimina Rio Ave da Taça de Portugal

Resultado de imagem para Santa Clara elimina Rio Ave da Taça de Portugal
Os 120 minutos terminaram empatados a uma bola, com o jogo a ter de ser decidido nas grandes penalidades. Na marca dos 11 metros, os açorianos foram mais fortes e venceram por 4-2.
O Santa Clara, da II Liga, eliminou o Rio Ave, do primeiro escalão, da Taça de Portugal em futebol, ao vencer os vila-condenses no desempate por grandes penalidades, por 4-2, na terceira eliminatória da prova.
Ao fim do tempo regulamentar registava-se um empate a uma bola, igualdade que permaneceu no prolongamento e que só foi desfeita nos penáltis, a favor dos açorianos.
Nos 90 minutos, marcou primeiro o Santa Clara, por intermédio de Rafael Batatinha, aos 33, com Héldon a marcar para o Rio Ave na fase final do tempo regulamentar, aos 83.
Fonte:TSF
Foto: Sapo

Militar das forças especiais confessou “mortes por misericórdia”

Resultado de imagem para Militar das forças especiais confessou “mortes por misericórdia”
Um militar das SAS, forças especiais do Reino Unido, está a ser investigado por ter confessado em livro ter matado três soldados iraquianos, em 2003, "por misericórdia".
Colin Maclachlan, um escocês de 42 anos, está a preparar um livro de memórias sobre os tempos nas forças especiais e nele relata um episódio ocorrido a fronteira da Síria, em 2003, depois de o exército britânico ter feito um ataque com rockets.
Maclachlan, um sargento na altura, descobriu três soldados iraquianos amputados e em agonia por terem sido atingidos pelas explosões.
Segundo o relato feito no livro "Quem Arrisca, Ganha: Segredos da Liderança das Forças Especiais" e num canal de televisão inglês, os homens estariam a pedir que os matassem e "os operacionais das Forças Especiais acabaram com a miséria deles, em vez de os deixarem a sofrer uma morte lenta e dolorosa".
Esta prática vai contra a lei militar britânica e infringe da Convenção de Genebra. Com esta revelação, o antigo soldado foi agora informado da abertura de uma investigação ao caso, revela a BBC.
Em declarações ao jornal "Mail on Sunday", Colin Maclachlan defendeu as suas ações. "Os nossos motivos foram inteiramente humanitários. Vou de bom grado a tribunal, vou de bom grado para a prisão, se julgarem que fiz algo de errado. Mas as pessoas deviam pôr-se na minha posição. Ponham-se no meu lugar e só me julguem depois", afirmou.
Fonte:JN
Foto: JN

Mealhada dedica semana ao combate à pobreza e exclusão social

Resultado de imagem para Mealhada dedica semana ao combate à pobreza e exclusão social
A Câmara Municipal da Mealhada está a dedicar a semana de 15 a 22 de Outubro ao combate à pobreza e à exclusão social, promovendo diversas iniciativas, como sessões gratuitas de cinema, idas às Piscinas Municipais, atividades no Centro de Interpretação Ambiental, ações de voluntariado na Mata Nacional do Buçaco, oficinas, rastreios de saúde, sessões informativas e campanhas de angariação de géneros. O objetivo é ajudar e integrar aqueles que estão numa situação de maior vulnerabilidade económica e social.
A semana começou com o lançamento da campanha de recolha de roupas interiores e têxteis para o lar por parte da Loja Social “Roda Viva”, uma campanha que se prolonga até dia 19 de Novembro. Durante a tarde, a Loja Social abre-se a toda à comunidade, convidando todos os munícipes a uma visita. Uma iniciativa que espelha os objetivos desta semana: a integração e criação de laços entre todos, entre os que precisam e os que ajudam.
Ao longo de toda a semana, são várias as iniciativas que marcarão a semana. Workshops sobre temáticas como os cuidados de higiene pessoal e técnicas de embelezamento abertas a toda a comunidade, sobre refeições económicas, uma conferência sobre “Divórcio, residência alternada e os direitos dos avós", ou uma campanha de sensibilização especialmente dirigida aos jovens.
O programa pretende, por um lado, proporcionar momentos diferentes, lúdicos e culturais, àqueles que no seu quotidiano não têm acesso aos mesmos e, por outro lado, sensibilizar e mobilizar a população do concelho da Mealhada para o combate à pobreza e à exclusão social.
O Município da Mealhada associa-se, assim, à campanha nacional Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, dinamizada pela EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza desde a celebração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, em 2010.
 Resultado de imagem para Mealhada dedica semana ao combate à pobreza e exclusão social
Programa
15 de outubro
10h - 12h30
Entrega de Bens de Higiene 
Loja Social - “Roda Viva”
População alvo: Beneficiários da Roda Viva

15h - 17h
“CONHEÇA O ESPAÇO RODA VIVA”
tarde aberta à comunidade
Loja Social - “Roda Viva”

21h
Sarau de solidariedade
3º Festival de Acordeão da Bairrada
15º aniversário da AAB
Cineteatro Municipal Messias
Bilhetes: Associação de Aposentados da Bairrada

16 Outubro
14h30-17h30
“INCLUIR COM NATUREZA E AMBIENTE”
Parque da cidade e Centro de interpretação ambiental
População alvo: Comunidade em Geral

17 Outubro
10h-16h30
“Bem-estar e saúde”
Amamentação e prevenção de quedas
“Cuidados de higiene pessoal”
“Técnicas de embelezamento”
“Alimentação alternativa”
Jardim Municipal da Mealhada
População alvo: Comunidade em Geral

21h30
“Todos ao Cinema” 
Cineteatro Municipal Messias
População alvo: utentes do SAS

18 Outubro
10h-12h30
conferência
“Divórcio - Residência alternada e direitos dos avós”
Biblioteca Municipal da Mealhada
População alvo: Comunidade em geral

14h30-18h30
Workshop
“Cuidados de higiene na preparação de alimentos”
Loja Social - “Roda Viva”
População alvo: Utentes do SAS

14h30-18h30
“Retribuir a quem me ajuda”
Loja Social - “Roda Viva”
População alvo: Utentes da Loja Social

19 Outubro
10h-12h30
Refeições económicas
Restaurante EPVL - Pampilhosa
População alvo: Utentes do SAS

14h-17h
De jovem para Jovem
Escola secundária da Mealhada
População alvo: Comunidade escolar

19h15-20h
“Vamos à piscina”
Piscina Municipal da Mealhada
População alvo: Utentes do SAS

20 Outubro
10h30-11h15
“Todos à piscina”
Piscina Municipal da Mealhada
População alvo: Utentes da “Roda Viva”

14h30-18h30
Refeições Saudáveis
Pequeno almoço e lanches
Loja social - “Roda Viva”
População alvo: Utentes da “Roda Viva”

21 Outubro
9h30-12h30
Visitas domiciliárias animadas
População alvo: Utentes do Programa de Apoio ao Idoso

14h30
Gestão de Orçamento Familiar
Biblioteca Municipal da Mealhada
População alvo: Comunidade em geral e utentes do SAS

22 Outubro
10h-16h
“Uma forma de Inclusão”
Voluntariado pelo nosso Património Natural
piquenique partilhado
Mata Nacional do Buçaco
População alvo: Comunidade em geral e utentes da Loja Social “Roda Viva”

Mira Online | Outubro 16, 2016 às 4:46 pm

Hora de Fecho: Viver cego atrás das grades

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Afonso Monteiro, 36 anos, é invisual e cumpre uma pena de nove anos e três meses de cadeia por tráfico de droga, posse de arma ilegal e roubo com violência. Como é ser cego e estar preso?
Um imposto sobre o chumbo, gin mais caro, um plano para aves necrófagas, um metro que nunca nasceu e uma empresa que teima em desaparecer. Tudo no Orçamento.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse este domingo, em Paris, que os impostos sobre refrigerantes "têm a ver com razões de saúde e que têm sido adotados em muitos países".
Helena Garrido diz que este é o OE com mais austeridade desde 2014. Uma austeridade mascarada de "taxas e taxinhas". Mas, mesmo assim, o documento é mais credível que o de 2016. Eis a análise.
Atualização de escalões e sobretaxa são dois dos principais temas para o IRS de 2017, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado. Consulte as 14 simulações da PwC e saiba se vai pagar mais.
Os últimos estudos feitos em Portugal concluíram que 80% das grávidas e quase metade das crianças entre os seis e os 12 anos tinham baixos níveis de iodo. Endocrinologistas alertam para os riscos.
Faz hoje 31 anos o golo da locomotiva do Barreiro em Estugarda à então invicta RFA e a selar o apuramento inacreditável para o Mundial-86. Para ler e reler.
Um assalto no Barreiro terminou com um morto, um ferido grave e dois feridos ligeiros. Há pelo menos cinco suspeitos em fuga que, segundo a PSP, poderão estar armados.
O presidente do PS/Açores e recandidato à presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, apelou hoje aos eleitores para votarem. Até às 11horas locais, tinham votado 7,47% dos eleitores inscritos.
Chama-se Osteria Francescana e fica em Modena, Itália. O chef Massimo Bottura não estava mas os milagres dele apareceram todos, apesar daquele pequeno momento de dúvida.
Este é o capítulo 6 de "Para Aquela que Está Sentada no Escuro à Minha Espera", o novo título do autor português, que chega às livrarias no dia 18 de Outubro. 
Opinião

Paulo Ferreira
A gestão da sobretaxa e das pensões mostra como já passámos de uma sobrevivência orçamental ano a ano para uma navegação ao trimestre ou ao mês. Porque o dinheiro não dá para mais, claro.

João Marques de Almeida
2017 é um ano de transição na Europa e, no final, teremos governos nos países centrais da zona Euro com menos tolerância para ajudas a países em dificuldades e o fim do programa de liquidez do BCE. 

Frei Herculano Alves
Traduzir uma Bíblia é vencer a enorme distância entre a língua e cultura cristalizadas num texto-origem e a língua e cultura atual. É um processo de transculturação, o que tem as suas complicações.

Alexandra Bento
Em Portugal, mais de metade dos adultos têm excesso de peso (52,8%) e 15,4% são obesos e uma em cada três crianças tem excesso de peso e dessas, 13,9% obesidade, valores acima da média da OCDE.

José Manuel Fernandes
Este OE vai buscar dinheiro onde mais dói à economia. Não em nome da igualdade, mas das clientelas. Pior. Percebe-se que enquanto houver um “ainda” que falta taxar, quem manda mostrar-se-á insaciável.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa