quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Município de Albergaria está a elaborar Plano Estratégico Educativo Municipal

A Biblioteca Municipal foi palco ontem de um workshop sobre o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) que a Câmara de Albergaria está a elaborar, com a colaboração da Universidade de Aveiro. O encontro de trabalho contou com cerca de 60 agentes educativos do Município, entre professores, diretores de escolas e agrupamentos escolares, presidentes de juntas de freguesia, associações de pais e representantes de associações, clubes e coletividades Albergarienses.

 A Vereadora da Educação, Catarina Mendes, explicou que o PEEM “é um documento orientador que deve ser a matriz que vai conduzir os destinos da Educação do Município no presente e no futuro”. A Autarca adianta que o Plano Estratégico deve ser um documento aberto, participado e, simultaneamente, constituir a base para as opções e políticas educativas municipais. Catarina Mendes mostrou a sua satisfação pela quantidade e diversidade das participações, o que demonstra o interesse da comunidade nas questões da Educação em Albergaria-a-Velha.

O workshop sobre o Plano Estratégico Educativo Municipal foi conduzido por uma equipa da Universidade de Aveiro, dirigida por Rui Neves, professor auxiliar e membro do Conselho do Departamento de Educação da UA. No início dos trabalhos, o responsável explicou que o workshop pretendeu promover o diálogo, a discussão, a participação e o envolvimento de todas as pessoas interessadas, num âmbito mais alargado.

 A mesma equipa já tinha efetuado anteriormente reuniões e entrevistas com os agentes educativos Albergarienses, o que permitiu definir uma caracterização prévia dos aspetos positivos e negativos da Educação no Concelho, uma análise “SWOT”, que serviu de mote ao encontro de ontem. O objetivo final é a elaboração do PEEM e o enquadramento da Carta Educativa do Município, que também se encontra em elaboração.

O Plano Estratégico Educativo Municipal de Albergaria-a-Velha é um documento estrutural, de médio e longo prazo, que perspetiva uma visão sobre educação formal e não formal, em articulação com os agentes do setor. A elaboração do PEEM é uma competência do Município, estando prevista a sua apresentação no próximo ano. 
_______________________________



Noite argentina a 30 de novembro no Vila Galé Ópera | Com sabores, vinhos e tango argentino

Noite Argentina no Vila Galé Ópera a 30 de novembro

VG Opera_Restaurante_1_BaixaCom o apoio oficial da Embaixada da Argentina em Portugal, o hotelVila Galé Ópera, em Lisboa, vai promover uma Noite Argentina a 30 de novembro, onde os sabores, o vinho e o tango estarão em destaque.

Esta noite temática, a partir das 20h00, começará com um cocktail onde serão servidas empanadas e vinhos argentinos. Seguir-se-á um jantar buffet no restaurante Falstaff, recentemente renovado.

Maminha com molho de manga, Locrotira de asado, salmão com ervas finas, tortilla de papas, flan com dulce de leche vão ser alguns dos pratos integrados no cardápio preparado exclusivamente para esta noite pelo chef argentino Adrian Fernandez e pelo chefexecutivo da Vila Galé, Francisco Ferreira.
 fotovg.jpg
Haverá ainda exibições de tango argentino com Alejandro Laguna, da Milonga d’A Barraca, e com a bailarina María Eugenia Brandulo, que ficou em terceiro lugar no último campeonato mundial de tango, em Buenos Aires. Já a bandoneonista Carla Algeri trará o seu bandoneón e fará uma demonstração deste instrumento que é o mais importante do tango.

O preço desta Noite Argentina é de 35€ por pessoa, com bebidas incluídas.

Este evento tem o apoio oficial da Embaixada da Argentina em Portugal:

EPORT-ESP-COLOR-300

E conta com as seguintes parcerias:
Casa Bianchi   imagen-rutini-corp    el chanta
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ARTIGOS DO JOÃO PARA O SEU DIA-A-DIA

Prezados Senhores:
Foto
Quero comunicar a todos que meu livro está à disposição, e o preço desta obra de 210 páginas, contendo 79 ARTIGOS
publicados em mais de 280 jornais do país e do Exterior é de R$35,00.
Você poderá recebe-lo em sua casa, via Correio, simplesmente fazendo depósito na CEF ag 1001 op 013 conta 21706-9
em nome de João Antonio Pagliosa. Comunique seu depósito e imediatamente encaminharei seu livro, no endereço que determinar.
Os ARTIGOS contemplam assuntos diversos, mas TODOS de real interesse para o seu dia-a-dia, como; Matrimônio, Medo, Ansiedade,
Oração, Fé, Obediência, Relacionamentos, Sucesso, Prosperidade, Mudança de mentes, Transformação, Saindo de dificuldades, Abrindo portas,
Depressão, e muita coisa mais.
Tudo para edificar a pessoa humana! Tudo para resgatar sua auto confiança. Tudo com base Bíblica, isto é, alicerçado na Palavra de Deus.
Esta obra será um presente extraordinário para a sua VIDA! Ou para aquele que você contemplar com este livro.

Atenciosamente
João António Pagliosa 

Está lista su empresa para capitalizar el Internet de las Cosas o está esperando a que madure?


by Yesica Flores
Por Olivia Salas
Para cuando termine el presente año, Gartner prevé que el gasto en servicios de Internet de las Cosas (IoT) llegue a los $235 mil millones de dólares, y que más de la mitad de los nuevos procesos de negocio y sistemas incorporen algún elemento del IoT para el año 2020.
Por otro lado, Forrester revela en su reporte TechRadar que 23% de las empresas ya utilizan el IoT, en tanto que 29% planean hacerlo en los próximos 12 meses. Aquellas que ya aprovechan el IoT lo utilizan para transformar sus modelos de negocio, optimizar la utilización de activos físicos y financieros, y crear nuevas formas de relacionarse con sus clientes.
Si bien se escucha con insistencia sobre la aplicación del Internet de las Cosas a los objetos que la gente utiliza todos los días – como controlar a distancia el termostato o las luces de casa –, para las empresas el IoT representa nuevas oportunidades para conectarse con sus clientes y socios, así como reunir, almacenar y analizar grandes volúmenes de datos.
Así, los sensores que se están integrando a las máquinas, contenedores, trenes, plantas de producción y puntos de venta, por mencionar algunos escenarios, están generando la información para crear soluciones y aplicaciones para áreas específicas como logística, redes inteligentes, servicios públicos, transportación, manufactura y retail.
Y es aquí donde los datos son los que están sumando valor real al IoT, y potenciando a las aplicaciones que los aprovechan. Así, estas nuevas aplicaciones y modelos de negocio se derivan de la inteligencia que se obtiene de dichos datos, y se convierten en el pasaporte hacia la transformación digital.
Consumo vs. empresarial
Los casos de uso de IoT de consumo se crearon sobre una arquitectura en la que el dispositivo se conecta directamente a un servicio de nube o en el centro de datos. De este modo, el dispositivo transmite la información a un centro de datos donde ocurre el análisis y, si se requiere una acción, ésta se comunica al dispositivo. Este modelo funciona gracias a la disponibilidad del ancho de banda y a que no hay que tomar decisiones de inmediato.

Para una aplicación de consumo, el ancho de banda no tiene un impacto importante en su desempeño. En cambio, en un entorno empresarial cada byte cuenta. De hecho, reducir un solo byte de un mensaje puede ahorrarle a la empresa millones de dólares en costos de transmisión en los casos de uso del IoT industriales. Por lo tanto, se ha vuelto crucial para las arquitecturas de IoT considerar el ancho de banda en sus diseños.
Asimismo, en un entorno empresarial de misión crítica, las decisiones se miden en fracciones de segundo. Por ejemplo, si el sensor de bajo voltaje de una red eléctrica esperara tres minutos para liberar capacidad adicional cuando el voltaje comienza a disminuir, todas las redes podrían colapsar y perderse miles de millones de dólares en equipo.
Se antepone la cautela
Como se ha expuesto anteriormente, el potencial y los beneficios del IoT para las empresas son innegables. No obstante, los cambios no se dan tan rápidamente como se pudiera esperar pues el ciclo de vida de la información es más complejo y el impacto del IoT podría detonar cambios significativos. Al igual que con cualquier decisión que tiene que hacerse respecto a la adopción de cualquier tecnología importante, las empresas están siendo cautas respecto a la implementación de las soluciones de IoT.

Una encuesta reciente realizada por Red Hat, en la cual se entrevistó a los encargados de tomar decisiones de TI y profesionales de diversas organizaciones – desde compañías Fortune 500 hasta gobiernos estatales y locales –, confirma esta tendencia. Ejecutado por TechValidate, este sondeo reveló que sólo 12 por ciento de los participantes están actualmente en el proceso de implementar una solución del IoT. Lejos de ser algo negativo, esto refleja la adopción típica de las nuevas tecnologías en las empresas, particularmente en las grandes, donde es una decisión que toma más tiempo que en las pequeñas organizaciones o en el mundo del consumo.
Algunas veces este plazo puede acelerarse con la tecnología adecuada, pues los encargados de tomar decisiones de TI y los compradores con frecuencia ponen en espera a los proyectos hasta que estén seguros de que un producto dado satisfará sus necesidades, tanto en el corto plazo como en el futuro; y el Internet de las Cosas no es la excepción.
Sin embargo, esto no significa que no haya interés en IoT a nivel empresarial pues 43% de los encuestados creen que el IoT es importante para su negocio, y 46% están actualmente trabajando con IoT de cierta manera, ya sea explorando/evaluando tecnologías, o realizando experimentos y creando prototipos. Incluso, algunas áreas están viendo el valor que el IoT podría aportarles, particularmente en lo que se refiere al mejoramiento de sus operaciones (65% de los encuestados) y a la optimización de los procesos (51%).
¿Cuáles son los detonadores tecnológicos detrás del IoT? La mayoría de los encuestados citaron al código abierto: 86 por ciento señaló que éste jugaría un papel clave en sus proyectos de IoT, lo que está en línea con el hecho de que el open source ha sido un catalizador de la innovación empresarial, desde el cómputo en la nube hasta los contenedores.
Si bien esta encuesta muestra que el IoT empresarial está detrás del mundo de consumo, es importante destacar que esto no se debe a una falta de interés o de no entender los beneficios del IoT. Por el contrario, es otro síntoma de que las empresas están siendo cuidadosas con las decisiones de compra de tecnología, así como de encontrar el momento idóneo para tomarlas.
Olivia Salas es Directora de Marketing de Red Hat México
Yesica Flores | noviembre 24, 2016 a las 12:46 pm | Etiquetas: internet de las cosas 

Los beneficios de las tarjetas inteligentes SafeNet IDPrime



by Yesica Flores
Gemalto permite que proveedores de servicios de confianza implementen servicios que cumplen con las normas eIDAS con motivo de una iniciativa revolucionaria que entra en vigencia en Europa
Nueva solución logra que las transacciones, firmas e identificaciones electrónicas transfronterizas sean más sencillas y más seguras
Ámsterdam, Nov. 24, 2016.- Gemalto, el líder mundial en seguridad digital, anunció hoy que su cartera de infraestructura de claves públicas (Public Key Infrastructure, PKI) ahora incluye soluciones para firmas electrónicas calificadas que permiten el cumplimiento con las nuevas normas de servicios e identificación electrónica (Electronic Identification and Services, eIDAS) de la Unión Europea y la Asociación Europea de Libre Comercio (European Free Trade Association, EFTA).
La nueva norma establece una normativa común para Servicios de Confianza, que incluye a las firmas electrónicas y proporciona una base para procesos de comercio electrónico de extremo a extremo entre agencias públicas, empresas y ciudadanos privados para todos los miembros de la Unión Europea. Asimismo, ofrece beneficios especiales para empresas y hace que la identificación electrónica, las firmas y las transacciones transfronterizas sean más sencillas y más seguras.
Las soluciones de autenticación basadas en PKI validan la identidad digital de un usuario en una red pública o privada y admite aplicaciones de seguridad adicionales, como firma digital y correo electrónico cifrado. Las tarjetas inteligentes SafeNet IDPrime de Gemalto ahora permiten que los proveedores de servicios de confianza cumplan con las normas, ya cuentan con la certificación Common Criteria EAL5+, un prerrequisito para firmas digitales calificadas según las normas eIDAS.
Estas soluciones pueden ayudar a los usuarios de diferentes maneras, entre las que se incluyen las siguientes:
• Garantizar que las empresas puedan responder de manera sencilla y segura a las compras con envío digital que incluye entrega registrada electrónica, marca de hora para comprobar el envío oportuno y la firma electrónica para formalizar el proceso.
• Permitir que un ciudadano que se muda de un país de la Unión Europea a otro realice fácilmente su presentación de impuestos de años anteriores sin necesidad de regresar a su país de origen.
• Permitir que los estudiantes se registren y firmen formularios de admisión universitaria desde cualquier lugar del mundo.
Mediante el uso de las tarjetas inteligentes certificadas de Gemalto, los proveedores de servicios de confianza cumplirán con los requisitos para ser Proveedores de Servicios de Confianza Calificados (Qualified Trust Service Providers, QTSP). Convertirse en un QTSP tiene muchas ventajas comerciales estratégicas, como ser parte de la lista de confianza de la Unión Europea, ofrecer servicios con mayor seguridad y certeza legal, y la posibilidad de exhibir la marca de confianza para publicitar su condición.
“Muchas actividades de la vida diaria —desde firmar un formulario de impuestos hasta competir por una licitación de un importante negocio— se facilitan con el uso de la firma digital. Las normas eIDAS ayudarán a garantizar que estas transacciones sean seguras, legalmente vinculantes y reconocidas en todo el mundo”, comentó François Lasnier, vicepresidente sénior de Protección de Identidad de Gemalto.
Las tarjetas inteligentes SafeNet IDPrime de Gemalto son parte de la oferta de servicios integrados de firma digital y autenticación basada en PKI de Gemalto, que incluyen tarjetas inteligentes, tokens USB, software intermedio, plataformas de desarrollo y soluciones de administración de autenticación. Todos los componentes son interoperables y permiten a las empresas y a los proveedores de confianza implementar aplicaciones de seguridad multiplataforma basadas en PKI en una amplia gama de dispositivos que usan un conjunto de productos relacionados integrados.
Recursos relacionados:
Sitio web: Normas eIDAS
Hoja de datos: Hoja de datos de eIDAS
Resumen de la solución: Tarjetas inteligentes Safenet IDPrime
Acerca de Gemalto
Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) es el líder mundial en seguridad digital, con ingresos anuales de €3,1 millones en 2015 y clientes en más de 180 países. Generamos confianza en un mundo cada vez más conectado.
Nuestras tecnologías y servicios permiten a las empresas y a los gobiernos autenticar identidades y proteger datos de manera que estos estén seguros y habilitan servicios en dispositivos personales, objetos conectados, la nube y entre estos.
Las soluciones de Gemalto están en el centro de la vida moderna, desde la seguridad en los pagos, hasta las empresas y el Internet de las Cosas. Autenticamos personas, transacciones y objetos, ciframos datos y generamos valor para software, permitiendo a nuestros clientes brindar servicios digitales seguros a miles de millones de personas y cosas.
Nuestros más de 14 000 empleados operan desde 118 oficinas, 45 centros de datos y personalización y 27 centros de investigación y desarrollo de software ubicados en 49 países.
Para obtener más información, visite http://www.gemalto.com/latam o síganos en Twitter: @gemaltolatam

Yesica Flores | noviembre 24, 2016 a las 12:43 pm | Etiquetas: tarjetas 

Cruz Vermelha de Mira promoverá Fim de Semana Solidário

cartaz-fim-de-semana-solidario_final
Delegação da Cruz Vermelha de Mira está a promover um fim de semana solidário. Vai decorrer nos próximos dias 3, 4 e 5 de Dezembro no Concelho de Mira e tem iniciativas diversas.
No dia 5 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial do Voluntariado e este fim de semana é inspirado, claramente, neste "espírito". Destaca-se, também, o Sarau/Jantar de 3 de Dezembro no Salão dos Bombeiros Voluntários de Mira e, ainda, a caminhada de dia 4 de Dezembro a iniciar no largo do Visconde em Mira.
____________________________________________________


Português assassinado em Maputo

Resultado de imagem para Português assassinado em Maputo

Um cidadão português foi assassinado por desconhecidos na última noite na sua residência nos arredores de Maputo, informou hoje à Lusa o cônsul-geral de Portugal na capital moçambicana.

O homicídio do empresário português radicado em Moçambique há oito anos ocorreu em circunstâncias ainda pouco claras, havendo apenas a indicação de que se tratou de "um crime violento", segundo Frederico Pinheiro da Silva, que remeteu detalhes sobre o caso para mais tarde.
O Consulado está em contacto com as autoridades moçambicanas e com a família.
Lusa
_________________________________________________________

Guterres deixa Conselho de Estado e é substituído por António Damásio

Resultado de imagem para Guterres deixa Conselho de Estado e é substituído por António Damásio

António Guterres renunciou ao seu mandato no Conselho de Estado, por incompatibilidade com o cargo de secretário-geral das Nações Unidas, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, designou o neurocientista António Damásio para o substituir.

A renúncia de António Guterres e a designação de António Damásio foram anunciadas hoje através de duas notas colocadas na página da Presidência da República.
"O senhor engenheiro António Guterres renunciou ao mandato de membro do Conselho de Estado, por incompatibilidade com o cargo de secretário-geral das Nações Unidas. O Presidente da República lamenta a perda para o Conselho de Estado e reitera o orgulho nacional pela designação para aquele relevante cargo", refere uma das notas.
Na outra nota, lê-se que "o Presidente da República designou conselheiro de Estado o sr. professor doutor António Rosa Damásio".
Lusa
__________________________________________________


Município de Cantanhede em posição de destaque no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses

Resultado de imagem para Município de Cantanhede em posição de destaque no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses
Cantanhede é o município do distrito de Coimbra que registou maiores resultados económicos (valores absolutos) em 2015, o que releva ainda mais o facto de, nesse indicador, se ter situado entre as primeiras 50 das 308 autarquias do país. Esta avaliação consta da última edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses que acaba de ser tornada pública e que evidencia os excelentes resultados da edilidade cantanhedense relativamente a diversos parâmetros de gestão pública.
É isso mesmo o que indica o 34.º lugar na lista dos municípios que, no ano transato, mais diminuíram o passivo elegível, sendo que, no distrito, apenas uma câmara municipal conseguiu melhor a este nível. Em linha com este resultado está a circunstância de Cantanhede ter sido o município de média dimensão que, no contexto distrital, mais melhorou o índice de dívida total, tendo ficado na 32.ª posição no ranking global nacional neste indicador.
Por outro lado, tem especial relevância o facto de Cantanhede fazer parte dos cerca de 40% de autarquias em que a receita liquidada foi superior à despesa comprometida, situação que se repete e que demonstra rigor no planeamento financeiro e um bom nível de controlo da tesouraria.
Grande significado tem ainda o 38.º lugar obtido a nível nacional quanto ao Grau de Execução de Receita Cobrada, com 98,8%, a maior do distrito de Coimbra.
Também importante para o universo de consolidação de contas do Município de Cantanhede são os resultados da Inova-EM publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Segundo a publicação, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede ficou na 14ª posição a nível nacional entre as entidades com melhores resultados económicos, liderando o respetivo ranking ao nível da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.
Numa apreciação a estes resultados, o executivo camarário sublinha o facto de comprovarem o reforço da tendência de consolidação do equilíbrio das finanças do município, processo que tem vindo a ser desenvolvido através do controlo apertado da despesa corrente, traduzido numa elevada poupança em vários exercícios económicos consecutivos, mas mantendo simultaneamente o investimento a um nível muito apreciável face à conjuntura extremamente desfavorável que o país tem vivido.
 ___________________________

Hora de Fecho: BE e direita obrigam CGD a declarar rendimentos

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Bloco de Esquerda votou ao lado do PSD a proposta de obrigar gestores da Caixa ao dever de transparência. PCP e PS estão contra. Propostas do PSD e do BE para limitar salários acabaram chumbadas.
Comunicado do Ministério das Finanças diz que o défice público acumulado baixou 357 milhões de euros em outubro, com as receitas a crescerem mais do que a despesa.
PSD exigiu explicações a António Costa, mas a primeira resposta veio do Ministério das Finanças que justifica presença de António Domigues em reuniões "fundamentais" para viabilizar plano da Caixa.
O salário adicional é uma oportunidade para fazer um pé-de-meia. Saiba exatamente quantos euros e cêntimos pode ganhar com os melhores depósitos a prazo e com os Certificados do Tesouro Poupança Mais.
Sorteio dos oitavos de final foi conhecido esta tarde: encarnados deslocam-se até Massamá, para defrontar o Real, enquanto o Sporting vai a Setúbal disputar um lugar nos "quartos" contra o Vitória.
Presença do atual presidente da Caixa Geral de Depósitos em Bruxelas para negociar recapitalização do banco público, quando ainda era administrador do BPI, suscitou intervenção do eurodeputado.
PSD diz que primeiro-ministro e Finanças foram os "mentores" do processo e estão "fragilizados". Fala em conflito de interesses e exige explicações de Costa. CDS diz que cabe ao Banco de Portugal.
A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa reiterou que não houve "acesso a qualquer informação confidencial" nas reuniões que António Domingues manteve com a Comissão Europeia.
O edifício da Conservatória do Registo Civil, na avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, foi evacuado esta tarde depois de ter sido encontrado um pacote suspeito no exterior.
Quase 80 pessoas morreram depois de um camião ter rebentado junto a umas bombas de gasolina no Iraque. Ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico. A maior parte dos mortos são xiitas.
Os mistérios das obras de Michaelangelo, os quadros proibidos de Pablo Picasso, os segredos por desvendar de Leonardo DaVinci. Descobrimos as histórias curiosas de 20 obras de arte. Conheça-as também. 
Opinião

Helena Garrido
A CGD está desestabilizada, a capitalização adiada, brinca-se com o Estado de Direito e desprotege-se o banco da concorrência. Só pode ser voluntarismo, pois é inimaginável ter sido “o Estado sou eu”.

Paulo Tunhas
Todos os portugueses, com a excepção de Marques Mendes, o único que sabe, estão condenados ao “parece que”. Parece que Costa e Centeno negociaram excepcções para a CGD. Parece que Rio não se candidata

Pedro Oliveira
Agora, como no passado, precisamos de jornalismo não enviesado e critico, de leitores exigentes e de ser responsáveis quando difundimos algo nas redes sociais. E quando nos enganamos, devemos corrigir

Luís Aguiar-Conraria
Sou totalmente desfavorável a qualquer travão à globalização e ao progresso técnico. Todos temos a ganhar com isso. É, no entanto, necessário assegurar que todos ganhamos.

Maria João Marques
Socialismo é bom, porque elimina a obesidade. Atos violentos da esquerda antissemita são protestos beatíficos. Se o caro leitor não entende esta cosmologia, não faz mal: extrema-esquerda gostará de si
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_______________________________________________________


AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO, QUEDA DE NEVE E VENTO

anpc
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica: No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 24 de novembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, prevê-se para as próximas 24 horas um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se a ocorrência de: – Precipitação intensa no Minho e Douro Litoral, atingindo, de forma sequencial, a Serra do Gerês, a Serra de Montemuro e a Serra da Estrela, com valores que poderão atingir 30 a 40 mm em 6 horas. Prevê-se ainda intensificação do vento de sudoeste a partir das 21 horas de hoje, a prolongar-se durante o período noturno; – Precipitação intensa, na madrugada do dia 25 de novembro na região Centro (com valores que poderão atingir 20 mm em 6 horas), não sendo de excluir a possibilidade da região Sul, em particular os distritos de Lisboa e Setúbal, poderem ser afetados por este fenómeno de precipitação forte; – Queda de neve à cota dos 1000/1200 metros, descendo para a cota dos 800 metros durante a noite, podendo, nas serras do Gerês e Montemuro e na região de Chaves e Montalegre, serem atingidos valores de 40 mm de neve, em 12 horas. Acompanhe as previsões meteorológicas em http://www.ipma.pt
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos: – Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo; – Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; – Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; – Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; – Danos em estruturas montadas ou suspensas; – Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis; – Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte; – Possíveis acidentes na orla costeira; – Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente: – Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; – Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve ou a formação de lençóis de água nas vias; – Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; – Proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve; – Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; – Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; – Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais; – Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; – Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
__________________________



Mulher esmagada por camião em parque industrial

Uma mulher de 38 anos morreu, ao final da manhã desta quinta-feira, atropelada por um camião num parque industrial situado no Cacém, concelho de Sintra. O motorista do pesado fazia marcha atrás e não se apercebeu da presença da vítima.
Luís Pimentel, comandante dos Bombeiros Voluntários de Agualva Cacém, contou ao JN que o acidente ocorreu cerca das 11. 45 horas, no interior de um parque industrial com vários armazéns. "Como não se consegue fazer inversão de marcha lá dentro, o camião tinha de sair de marcha atrás. Só que o motorista não viu a senhora e só sentiu o impacto do choque", adiantou.
A mulher foi apanhada em cheio, tendo parte do corpo ficado esmagada pelas rodas do pesado. "Quando chegámos, ao mesmo tempo que a equipa da VMER, foi declarado logo o óbito, não havia nada a fazer", lamentou o responsável.
A vítima seria amiga do proprietário de um dos armazéns. A PSP esteve no local a tomar conta da ocorrência e recolheu a viatura que a mulher utilizou para chegar ao parque industrial.
O motorista ficou em choque com o sucedido.
Fonte: JN
______________________


EMPRESAS: Os comunicados falsos que atingiram multinacionais

A disseminação de informação falsa, em nome das empresas, tem feito mossa nos negócios pelo menos desde o ano 2000. Antes da Vinci, que foi o alvo desta semana, já houve muitos outros casos.
Os comunicados falsos que atingiram multinacionais
Em 2012 o preço das acções da pequena companhia ICOA quadruplicou de repente, depois de ser noticiado em vários meios de comunicação reputados que o Google tinha pago a quantia astronómica de 400 milhões de dólares pela sociedade. Só que nada disso aconteceu. O que aconteceu foi que um falso comunicado, distribuído por uma plataforma online conhecida, a PRWeb, lançou a confusão no mercado e levou a uma série de desmentidos e a um debate sobre a facilidade com que este tipo de acções desestabiliza empresas e mercados.

Mas este caso nem sequer foi o primeiro. Quase desde o advento da Internet que a informação falsa, que tanta tinta tem feito correr por causa das eleições americanas, tem lançado o caos não só nas empresas, mas também nos meios de comunicação sociais que por vezes não conseguem detectar a tempo o engano. E isto antes da existência de facilitadores como as redes sociais.


No já longínquo ano 2000, um comunicado supostamente da tecnológica Emulex, dava conta de uma investigação à empresa por parte da agência americana que vigia os mercados, a SEC. A informação, falsa, garantia a saída do CEO do grupo e acabou por ser noticiada por meios como a Bloomberg. No ano seguinte, a mesma SEC publicou uma sentença, da condenação de Mark S. Jakob pelo engodo, que levou as acções da Emulex a perder 62% do seu valor. "Usando um pseudónimo, Jakob, fingindo agir em nome da Emulex, usou um computador pessoal da Universidade de El Camino para enviar um e-mail, a instruir um antigo empregador, a Internet Wire, Inc, a emitir o press release que estava em anexo. O documento parecia ter como origem a própria Emulex e nele podia ler-se que a SEC estava a investigar a companhia, o que era falso", adiantou a agência.


Este ano tem sido pródigo em informações falsas. Em Março, o Washington Post publicou uma notícia (que depois retirou) em que dava conta que a farmacêutica Pfizer iria deixar de aumentar os preços dos seus medicamentos. O comunicado falso foi enviado em nome de um porta-voz (real) da companhia e referia que o grupo iria "cessar os aumentos de preços tradicionais" e reduzir os dos medicamentos para aumentar o acesso dos pacientes aos seus produtos. O documento, que incluía um número de telefone (que não era atendido) tinha também um link para um site que imitava a aparência do da Pfizer, com ligações à página verdadeira da empresa.

Nove meses depois, a Vinci foi alvo de um esquema muito semelhante. Um comunicado, enviado em nome da gestora de infra-estruturas francesa, que é dona dos aeroportos portugueses, dizia que a empresa iria reescrever as contas de 2015 e do primeiro semestre de 2016, por causa de um erro contabilístico, que tinha favorecido, e mesmo empolado, os resultados da empresa. Consequentemente o CFO da empresa teria sido despedido. E havia um link que enviava os utilizadores para uma página praticamente igual à da empresa onde estava o comunicado falso, que mesmo assim foi noticiado pela Bloomberg. 

O grupo francês, no seu site (o verdadeiro) desmentiu veementemente que tenha enviado tal informação. " O primeiro press release foi seguido de mais dois, um que disseminava uma negação parcial e outro contendo uma espécie de reivindicação de responsabilidade", referiu a empresa. As acções da Vinci chegaram a caír 18% nesse dia (22 de Novembro). O grupo, liderado por Xavier Huillard (na foto) apresentou queixa contra desconhecidos. 

Fonte:jornaldenegocios

___________________________