sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PLANO NACIONAL DE JUVENTUDE | IPDJ e Secretário de Estado da Juventude e do Desporto iniciaram auscultação aos jovens portugueses

Por iniciativa do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, e com o intuito de melhorar as políticas públicas de Juventude, está em curso o desenvolvimento de um Plano Nacional.

Trata-se de um instrumento de coordenação intersetorial, que tem como objetivo principal a efetivação dos direitos da juventude, cuja especial proteção está consagrada no artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa.

Como estratégia de auscultação aos jovens, está disponível um questionário, em http://pnj.juventude.gov.pt/, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, com o objetivo de conhecer a sua visão para os próximos três anos de políticas de juventude, em Portugal.
Desta forma, espera-se poder desenvolver uma estratégia para a Juventude ainda mais adequada, criando ou melhorando serviços, programas, projetos e iniciativas para jovens, em todas as áreas de governação.



Para conhecer a tua perspetiva, pedimos-te que preenchas um breve questionário, anónimo e confidencial, que não demora mais que uns minutos a preencher.

Tabelas do INEM: LBP Quer Revisão Urgente dos Valores Pagos Aos Bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) solicitou ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a abertura urgente das negociações para a revisão dos valores pagos às associações e corpos de bombeiros pela prestação de socorro pré-hospitalar.
Em ofício dirigido ao presidente do INEM, Luis Meira, o presidente da LBP, comandante Jaime Marta Soares, refere que,“vimos solicitar que, com urgência se inicie o processo de revisão do Protocolo de Cooperação e respectivo Acordo de Revisão assinado em 19 de Dezembro de 2012 e em vigor a partir de 2013, nomeadamente quanto aos valores constantes do Anexo II”.
O presidente da LBP adianta ainda que “é nosso entendimento que a revisão deverá estar concluída para que os encargos dele resultantes sejam incluídos em sede de Orçamento de Estado para 2018”.
A solicitação da LBP fundamenta-se no ponto 2 do Memorando de Entendimento celebrado entre o INEM/ANPC/LBP em 12 de Abril do corrente ano.
Lisboa,  24 de  Agosto de 2017
O Presidente do Conselho Executivo
Jaime Marta Soares
Comandante
Fonte: BPS

IEFP vai abrir período de candidaturas ao Programa FormAlgarve

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai abrir um novo período de candidaturas ao Programa FormAlgarve, o qual abrirá no dia 1 de Outubro e irá estender-se até 31 de Dezembro.
Este é um programa específico que visa estimular a criação de emprego qualificado, assente na valorização das competências dos trabalhadores e em relações contratuais mais estáveis, que promovam a melhoria da competitividade e da produtividade dos sectores mais afectados pela sazonalidade na região do Algarve, designadamente, a hotelaria, a restauração, o turismo, o comércio, os serviços às empresas e a construção civil.
Neste programa poderão ser abrangidos trabalhadores sazonais, com contratos a prazo, de duração não inferior a  3 meses e cujo prazo de duração termine entre 1 de Setembro e 31 de Dezembro do corrente ano, desde que celebrem novo contrato de trabalho com a mesma entidade empregadora, por um prazo mínimo de 12 meses ou um contrato sem termo.
Os apoios financeiros a atribuir à entidade empregadora dependem do nível de qualificação dos trabalhadores a apoiar. Para trabalhadores detentores de nível de qualificação igual ou superior ao nível 4 do QNQ pode ser atribuído um apoio à conversão de contratos de trabalho a termo certo ou a termo incerto em contratos sem termo.
No caso de trabalhadores detentores de nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do QNQ pode ser atribuído um apoio à conversão de contratos de trabalho a termo certo ou a termo incerto em contratos sem termo, ou à renovação de contratos de trabalho a termo certo por um período mínimo de 12 meses.
O apoio financeiro a atribuir à entidade empregadora está ainda condicionado ao cumprimento, pela entidade, da obrigação de prestar formação aos trabalhadores apoiados.
Aos trabalhadores com nível de qualificação igual ou superior ao nível 4 do QNQ deve ser disponibilizada formação profissional com a duração mínima de 50 horas.
No que diz respeito aos trabalhadores apoiados com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do QNQ, o programa obriga a entidade empregadora a dar-lhes formação profissional complementar ao processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) profissional, com vista à obtenção de uma qualificação para o exercício da profissão, tanto no caso de conversão como no caso de renovação do contrato de trabalho, a qual poderá ter uma duração variável decorrente do diagnóstico realizado no âmbito da intervenção do Centro Qualifica.
Nos casos em que trabalhadores com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do QNQ não reúnam condições de encaminhamento para processo de RVCC profissional devem frequentar formação com uma carga horária mínima de 250 horas.
Estas acções de formação profissional contam com apoios do programa, no valor  de 75 euros, por cada 25 horas, chegando ao limite de 300 euros por trabalhador com nível de qualificação igual ou superior ao 4 do QNQ, no caso de se tratar de uma conversão de trabalho a termo certo para sem termo, ou de termo incerto para contrato sem termo.
Este valor limite pode ser de 1.200 euros por trabalhador apoiado, se este tiver o nível de qualificação igual ou inferior ao 3 do QNQ, e se se verificar a conversão do contrato de trabalho a termo certo ou incerto em contrato sem termo. Por fim, este apoio pode chegar até aos 900 euros por trabalhador com nível de qualificação igual ou inferior ao nível 3 do QNQ, no caso de se verificar a renovação do contrato de trabalho a termo certo.
O Programa também prevê a atribuição de apoios à contratação no valor de nove vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), que em 2017 é de 421,32 €, por cada conversão do contrato de trabalho a termo certo ou a termo incerto em contrato sem termo. Já por cada renovação de contrato a termo certo, o apoio é de três vezes o valor do IAS. Estes apoios são, ainda, majorados em 10%, no caso de um empregador ser uma empresa com menos de 10 trabalhadores.
As candidaturas podem ser apresentadas pelo empregador, no período referido – 1 de Outubro a 31 de Dezembro, na Delegação Regional do Algarve do IEFP, I.P., através do preenchimento do formulário de candidatura, disponível no portal www.iefp.pt, devendo o msmo ser remetido para o endereço electrónico: formalgarve@iefp.pt e, simultaneamente, por correio, através de carta registada, para Rua Dr. Cândido Guerreiro, 45 – 1.º, 8000-318 Faro.
Fonte: O Algarve

“Pray for Barcelona”


José Carlos Sepúlveda da Fonseca

Mais um atentado islâmico, covarde, brutal e cruel. Desta vez em Barcelona, contra transeuntes de várias nacionalidades que, despreocupados, numa ensolarada tarde de verão, desfrutavam do lazer no famoso calçadão de Las Ramblas, na capital da Catalunha.

Terroristas planejavam grande atentado



Ao volante de uma van, um terrorista islâmico irrompeu numa corrida louca no calçadão e, ao longo de 500 metros, atropelou a esmo quem estava diante de si, inclusive crianças e bebês. 13 mortos, mais de 100 feridos, 15 dos quais em estado grave.

Um segundo ataque, poucas horas depois, se deu em Cambrilis, Tarragona. Outro veículo, conduzido por terroristas, também foi jogado sobre pedestres, ferindo sete pessoas, uma das quais veio a falecer. A polícia abateu os cinco terroristas.

Na noite anterior aos atentados houve uma explosão numa casa em Alcanar. As forças de segurança espanholas creem que a mesma foi fruto da manipulação de substâncias com as quais os terroristas preparavam um grande atentado com veículos-bomba. Após a falha, improvisaram os ataques da La Rambla e Cambrilis.

Estado Islâmico reivindica


A Catalunha é conhecida pelos serviços secretos europeus como um dos principais centros do terrorismo islâmico. E as ações terroristas de atropelar pedestres repetiram a estratégia dos atentados em Nice, Berlim, Londres e Estocolmo.

A dantesca visão de cadáveres e corpos feridos jogados na calçada correu o mundo, gerando espanto e confusão. E, evidentemente, as reações tiveram início. As de costume. As indecisões, as dúvidas… sobre aquilo que não é indeciso nem duvidoso. Por fim, o Estado Islâmico reivindicou os atentados como atos de seus “soldados” em solo espanhol.

“Pray for Barcelona”


As páginas das redes sociais começaram a encher-se de fotos com os dizeres “Pray for Barcelona”, como já tinha acontecido anteriormente nos diversos atentados: “Pray for Nice”, “Pray for London”, etc. E, claro, pouco depois, no local do massacre não faltariam as flores e as velas.

A prece é algo de muito precioso e até sublime, fora de dúvida. Mas tenho a impressão de que essas preces muitas vezes são mencionadas com o estado de espírito de certas crises de lágrimas e de soluços humanitários, momentâneos e sem maiores consequências: um modo de acalmar a consciência para, logo em seguida, prosseguir no indiferentismo e na rotina do dia-a-dia. Afinal, a maneira de fugir da dor é muitas vezes anestesiar-se diante dela; e o meio pode muito bem ser uma prece mecânica e filantrópica.

“Vigiai e orai”


Ora, nos momentos que antecederam a Sua Paixão, Nosso Senhor nos ensinou: “Vigiai e orai, para não entrardes em tentação”. “Vigiai e orai”. Este apelo à vigilância, antes mesmo da oração, é uma advertência contra a nossa índole despreocupada e bonacheirona, amiga de pactuar, adversa ao esforço e a considerar de frente o mal. Ele nos ensinou, pois, antes de tudo, a vigiar para não entrarmos em tentação, já que o mal não recua diante de nada e não recuou sequer ao matar o Homem-Deus, o Inocente por excelência.

“Vigiai”: diante do mal, todas as desconfianças são rigorosamente necessárias, já que ele é capaz até mesmo das piores infâmias. Contra ele devem empregar-se todas as atitudes preventivas, inclusive de força, conformes à Lei de Deus e dos homens. O otimismo bobo, o não considerar o perigo, o adiar o combate ao mal são verdadeiros crimes de quem não quer vigiar. E nossa oração só atingirá todo o seu fruto se vigiarmos, como nos ensina o Divino Redentor.

Paganismo insolente

Diante do atentado terrorista islâmico de Barcelona não fechemos os olhos, uma vez mais, apelando para uma prece vaga. Tenhamos coragem de ver o perigo, de analisá-lo, de enfrentá-lo com sabedoria e fé. O Islã, que hoje procura o Ocidente para se refugiar de seus próprios fracassos políticos, sociais e econômicos, se manifesta em muitos de seus elementos “como um paganismo insolente, opressivo, xenófobo e com ares racistas”, como advertia com previdente vigilância Plinio Corrêa de Oliveira em 1943, em um de seus célebres artigos no “Legionário” (cfr. “Neopaganismo”, 8-8-1943).

Não nos esqueçamos de que o mal é tão ardiloso, que não se esquiva sequer de usar suas máquinas de propaganda para tentar justificar os assassinos, diminuir a gravidade dos atos terroristas, escamotear seus fundamentos, ao mesmo tempo em que, manipulando palavras e termos “talismãs” – como “islamofobia” – tenta inibir qualquer reação e voltar a desconfiança contra as próprias vítimas da barbárie.

Sim, “pray for Barcelona”. Mas não nos esqueçamos das palavras de Nosso Senhor: “Vigiai e orai”, para que nossas preces não sejam vãs.

* * *
Acabo de receber de um amigo a fotografia da estátua de “Mio Cid” – Rodrigo Díaz de Vivar, o lendário cavaleiro castelhano do século XI que enfrentou os muçulmanos por diversas vezes. Segundo reza a lenda, às vésperas de uma batalha contra os infiéis, “El Cid Campeador” faleceu de ferimentos em seu castelo de Valência. Seus adversários ficaram confiantes, pois o haviam finalmente matado. Entretanto, sua mulher mandou amarrar seu corpo ao cavalo e sua espada a sua mão, e o enviou ao campo de batalha. Ao verem El Cid em cima do seu cavalo, os muçulmanos fugiram em debandada, sendo perseguidos e derrotados pelo exército de Rodrigo.

Numa das faces do pedestal da estátua de “El Cid”, na cidade espanhola de Burgos, está escrito: “O Campeador, levando consigo sempre a vitória, foi, por sua infalível clarividência, pela prudente firmeza de seu caráter, e pela sua heroica bravura, um milagre entre os grandes milagres do Criador”.

Espelhemo-nos no Cid Campeador, um homem que, em relação a si e ao mal, teve uma “infalível clarividência” e foi vitorioso, por seguir o conselho do Divino Mestre: “Vigiai e orai, para não entrardes em tentação”!

(*) José Carlos Sepúlveda da Fonseca é analista politico e colaborador da ABIM.

Pelos Bombeiros de Mira… tudo!

Durante três dias - sexta-feira, sábado e domingo - acontecerá o Festival Solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Mira no Palco da Barrinha da Praia de Mira.
Três noites, três eventos diferentes e três oportunidades de mostrarmos o nosso reconhecimento e o nosso apoio incondicional a estes soldados da paz que tanto dão em prol da comunidade a que pertencem... e a tantas e tantas outras pelo país fora!
Com a apresentação de Maria do Carmo, uma comunicadora nata e da terra, as noites serão repletas de bons momentos.
O convite está feito: aproveite estas noites estreladas de temperaturas amenas de verão, a presenciar cada um dos temas propostos. Deleite-se e ajude os que estão sempre prontos a ajudar a si e aos seus...
Francisco Ferra

GNR detém suspeito de atear um dos grandes fogos de Oleiros

Resultado de imagem para GNR detém suspeito de atear um dos grandes fogos de Oleiros
A GNR anunciou esta sexta-feira ter detido, na quinta-feira, um homem suspeito de atear fogos na União de Freguesias do Estreito e Vilar Barroco, em Oleiros, distrito de Castelo Branco.
Este incêndio, que deflagrou às 00h53 de quinta-feira, na localidade de Poeiros, ainda não está dominado e estava a ser combatido, às 14h45, por 353 operacionais, 109 meios terrestres e dois meios aéreos.
O fogo juntou-se entretanto a um outro, que começou na quarta-feira, em Selada das Pedras, também no concelho de Oleiros, e que, por ainda não ter também dominado, exige o trabalho de 506 operacionais, 170 veículos e nove meios aéreos.
"O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Oleiros, identificou ontem, dia 24 de agosto, um indivíduo de 30 anos, suspeito de atear fogos na União de Freguesia do Estreito e Vilar Barroco - Oleiros. A identificação surgiu na sequência do alerta do piloto do helicóptero, que estava a atuar naquele local, alertando para o facto de o suspeito estar a arremessar palha seca para o material combustível existente em redor", explica a GNR em comunicado. A Polícia Judiciária, diz também a GNR, foi já contactada.
Estes dois incêndios, de acordo com o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, já consumiram 10.000 hectares de floresta.
Lusa

Francês condenado a três meses de pena suspensa por “like” no Facebook

Francês foi levado à justiça após ter "gostado" de uma fotografia que mostrava um militante do Estado Islâmico a decapitar uma mulher
Resultado de imagem para Francês condenado a três meses de pena suspensa por “like” no Facebook
Um homem francês de 32 anos foi condenado a três meses de pena de prisão suspensa depois de ter feito um "gosto" numa fotografia no Facebook - a imagem mostrava um combatente do grupo extremista ISIS a decapitar uma mulher. A denúncia chegou à polícia em maio e a decisão judicial foi tomada esta segunda-feira, num tribunal de Meaux, em Seine-et-Marne, França, estando em causa uma possível apologia ao terrorismo.
Depois do "like" na fotografia, a imagem começou a aparecer no feed de Facebook de outras pessoas, com uma a acabar por avisar as autoridades locais.
De acordo com o jornal Le Parisien, a polícia acabou por realizar buscas na casa do indivíduo e encontrou apenas equipamento de airsoft, atividade em que equipas simulam confrontos e guerras, com imitações de armas verdadeiras que disparam pequenas bolas brancas.
A investigação ao computador do homem não revelou nada de suspeito, com o próprio a afirmar que não defende o terrorismo e que apenas fez o "gosto" porque achava que a fotografia era falsa.
Já o autor da publicação, que também será julgado em breve, vai ter de pagar 1500 euros de multa por lhe terem sido apreendidas nove plantas de canábis, que tinha em casa.
DN

Árbitros estão solidários com Jorge Sousa e pedem penas equivalentes para quem os insulta

Os árbitros de futebol da primeira categoria (C1) manifestaram-se, esta sexta-feira, solidários para com Jorge Sousa, suspenso por três jogos, e pediram penas equivalentes para todos os agentes.
Resultado de imagem para Árbitros estão solidários com Jorge Sousa e pedem penas equivalentes para quem os insulta
"No futebol, como no Desporto em geral, todos os intervenientes têm o direito de ser tratados de forma igual. Os regulamentos têm obrigação de ter molduras disciplinares semelhantes para todos os agentes, algo que não sucede hoje em dia", afirmam os árbitros da C1, em comunicado enviado à agência Lusa.
A posição surge três dias depois de Jorge Sousa ter sido suspenso por três jogos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, por se ter dirigido de forma incorreta, com linguagem grosseira, ao guarda-redes sérvio Stojkovic, do Sporting B, num jogo da II Liga.
"Os árbitros da categoria C1 reveem-se no que foi dito pelo presidente do Conselho de Arbitragem, José Fontelas Gomes, quando exigiu que o mais depressa possível a Liga e os clubes procedam a alterações regulamentares que assegurem o equilíbrio nas penas a aplicar aos diferentes agentes desportivos. Este grupo continuará sempre unido no sentido de fazer mais e melhor por uma arbitragem e um futebol mais justos e não deixará de fazer a sua voz sempre que entender necessário", acrescenta nota.
Lusa

Barra de Mira em Festa até domingo

As Festas em Honra do Sr. dos Aflitos acontecem a partir de hoje e vão até domingo, na tranquila localidade da Barra de Mira.
Como é possível ver no cartaz abaixo, serão 3 dias de animação, mas também de religiosidade que levarão, certamente, um grande público ao local.
Compareça, também. Leve a família e amigos e... divirtam-se!
Francisco Ferra

SONETO DO CATIVO de DAVID MOURÃO-FERREIRA,



DAVID MOURÃO-FERREIRA, in OS QUATRO CANTOS DO TEMPO (Guimarães Ed., 1963), in 366 POEMAS QUE FALAM DE AMOR, org. de Vasco Graça Moura (Quetzal, 2003)
SONETO DO CATIVO
Se é sem dúvida Amor esta explosão 
de tantas sensações contraditórias; 
a sórdida mistura das memórias 
tão longe da verdade e da invenção;


o espelho deformante; a profusão 
de frases insensatas, incensórias; 
a cúmplice partilha nas histórias 
do que outros dirão ou não dirão;


se é sem dúvida Amor a cobardia 
de buscar nos lençóis a mais sombria 
razão de encantamento e de desprezo;


não há dúvida, Amor, que te não fujo 
e que, por ti, tão cego, surdo e sujo, 
tenho vivido eternamente preso!


Ana Barroco /Facebook
1 h

Faro recebe a última noite do Baixa Street Fest

Termina esta Sexta-feira, 25 de Agosto, a 2ª edição do Baixa Street Fest, que tem vindo a animar a zona comercial de Faro, desde 30 de Junho, às sextas-feiras à noite, com as lojas de portas abertas até às 24 horas.
Como tem vindo a ser habitual, pelas ruas não vai faltar a animação, e hoje, por ser o adeus desta edição, a festa vai estender-se até mais tarde. O programa é o seguinte:
21H00 – Maxim’Us (animação anos 20) nas ruas de Santo António e Rebelo Silva, Largo 1º de Dezembro e praças Alexandre Herculano e da Liberdade.
21H10 – Kalimera  (música e dança) na Praça Alexandre Herculano.
21H15 – Edgar Guerreiro  (tocador de serrote) na Rua Ivens.
21H15 – Milai Miu (animação de rua) na Rua Vasco da Gama.
21H15 – Pantomina (música) na Rua de Santo António e Largo 1º de Dezembro.
21H30 – 4Drum Live Percussion  (música de percussão) na Rua Serpa Pinto.
21H45 – Nanirossi (malabarismo) na Rua Vasco da Gama.
22H00 – Edgar Guerreiro na Rua Ivens.
22H00 – Pantomina  no Largo 1º de Dezembro.
22H00 – Maxim’Us na Rua Conselheiro Bívar, Coreto, Rua de Santo António e Rua Tenente Valadim.
22H00 – Kalimera na Praça Alexandre Herculano.
22H45 – 4Drum Live Percussion  na Rua Conselheiro Bívar.
22H50 – Milai Miu na Rua Tenente Valadim e Largo 1º de Dezembro.
22H55 – Kalimera na Praça Alexandre Herculano.
23H00 – Dj N’Loop  na Rua de Santo António.
23H10 – Maxim’Us  nas ruas de Santo António e Vasco da Gama.
23H15 – Edgar Guerreiro  na Rua Ivens.
00H00 – Octa Push  na Rua de Santo António.
01H30 – Dj N’Loop  na Rua de Santo António.
O Baixa Street Fest é promovido pela Câmara de Faro, ACRAL, AIHSA e Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.

Fonte: O Algarve

O funeral dos anos 90 foi uma festa em Nova Iorque


P
 
 
Ipsilon
 
 
  Vasco Câmara  
 
31 de Outubro de 2001, a América ainda a refazer-se do ataque ao World Trade Center. Quatro mil pessoas juntam-se no Hammerstein Ballroom. Uma banda chamou-as: The Strokes, jaquetas de couro, calças de ganga apertadas e óculos de sol, acabam de lançar This is It. Acredita-se que vai salvar Nova Iorque e o rock do planeta.
Seis meses depois, já não pertenciam apenas a Nova Iorque. Nem eles nem os LCD Soudsystem, nem Yeah Yeah Yeahs, nem The Rapture, nem Interpol. Enterravam os anos 90 e faziam a festa: sede de guitarras, vontade de curar angústias e medos na era de Bush e Bin Laden. Lizzy Goodman, que estava naquele concerto de Halloween, conta tudo em Meet Me in the Bathroom: Rebirth and Rock and Roll in New York City 2001-2011, história oral desses anos, 600 páginas classificadas pela Rolling Stone como “clássico instantâneo” da literatura rock.Pedro Rios leu o livro, falou com Lizzy GoodmanTiming adequado: este mês os LCD regressam com American Dream, que já se começa a ouvir. Há algo de crepuscular nesta evocação, talvez tenha sido a última grande cena rock.


Os anos 90 do Act Up de Paris: 120 Battements pour Minutes, filme de Robin Campillo, é o acontecimento da rentrée cinematográfica francesa, tema de capa em jornais e revistas - damos conta disso nesta edição. É uma evocação crepuscular, também: sobre os anos 90 das lutas do Act Up de Paris, ramo da organização internacional de luta contra a sida, quando, depois do silêncio dos anos 80 que amarrou vítimas, familiares e amigos a uma epidemia, as palavras libertaram-se enfim, jorraram, e o activismo contra esse escândalo forjou-se de forma visceral, eufórica e trágica. O filme, acontecimento de Cannes 2017, chega a Portugal a 30 de Novembro e está por estes dias no topo dos mais vistos em França.
Arte e política, propaganda e denúncia: Cartazes Cubanos da OSPAAAL 1960-1980, imagens que exortam à luta política, à resistência contra o colonialismo. É uma exposição na ZDB, em Lisboa, que, "nestes dias de tórrida desordem", como escreve José Marmeleira, corre o risco de passar ignorada. E não deve.
Uma pièce de resistance nestas páginas: o retrato, feito pelo nosso colaborador John Freeman, de Kamila Shamsee (Um Deus em Cada Pedra, 2005; Sombras Queimadas, 2010) e Mohsin Hamid,  escritores de origem paquistanesa. Têm livros novos, respectivamente Home Fire (explosiva história sobre o terrorismo interno no Reino Unido) e Exit West (um thriller ético, à maneira de Graham Greene), são dois escritores na primeira linha das ironias políticas das migrações.
Já ouviu o novo disco de Chico Buarque?
Fonte: Público

Sindicato dos Enfermeiros envia hoje ao Governo pré-aviso de greve de cinco dias

Pré-aviso de greve será enviado esta sexta-feira e começará a contar a partir de segunda-feira.
Resultado de imagem para Sindicato dos Enfermeiros envia hoje ao Governo pré-aviso de greve de cinco dias
O Sindicato dos Enfermeiros disse à TSF que está nesta altura a preparar um pré-aviso de greve de cinco dias, que deverá ter lugar na segunda semana de setembro.
O protesto dos enfermeiros especializados está para continuar e o Sindicato adotou também esta luta pela valorização salarial de quem fez formação específica.
Ouvido também pela TSF, Bruno Reis, que lidera o Movimento dos Enfermeiros Especialistas, diz prever uma grande manifestação de protesto. Bruno Reis confirma que uma das reivindicações passa por um salário em início de carreira superior a 2 mil euros, nalguns casos acima do salário dos médicos. Um aumento de quase 70% em relação ao que é praticado hoje.
TSF

Produção de vinho em França deve cair 18% este ano devido ao clima

Resultado de imagem para Produção de vinho em França deve cair 18% este ano devido ao climaA produção de vinho em França deverá baixar 18% em 2017 devido a mudanças do tempo, em particular às geadas na primavera, anunciou hoje o Ministério da Agricultura francês.
Este ano, a vinha foi afetada em França por geadas e muito calor na primavera e depois por um verão muito seco. As primeiras vindimas começaram com uma antecipação de 10 a 15 dias, em média, e mostram uma queda acentuada, exceto na região da Bourgogne, no centro do país.
"A colheita de vinho pode estabelecer-se em 2017 em 37,2 milhões de hectolitros, ou seja, um nível inferior em 18% ao de 2016 e 17% em relação à média dos últimos cinco anos", precisou o ministério em comunicado.
Em 2016, já tinha sido registada uma queda na produção.
Este ano, a redução deve-se "principalmente à forte geada da primavera que afetou as videiras numa fase sensível", indicou o ministério.
Lusa

Observadores internacionais consideram justas e credíveis as eleições em Angola

Resultado de imagem para Observadores internacionais consideram justas e credíveis as eleições em Angola
Nas recomendações que deixaram, os observadores dizem que nas próximas eleições o registo dos eleitores deve passar a ser feito por um entidade independente e não com o Governo.
Os observadores internacionais, em conferência de imprensa registada pela repórter da TSF, Cristina Lai Men, confirmaram a tese de que as eleições gerais foram "justas", mas deixaram várias recomendações, entre elas que o registo de eleitores passe a ser feito por uma entidade independente.
A Missão de Observação da União Africana às eleições gerais angolanas recomendou ainda medidas para garantir que todos os partidos políticos e candidatos têm acesso e cobertura equitativos nos meios públicos de comunicação social.
Quanto aos ex-presidentes de Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, convidados pelo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, a observar as eleições, consideraram as eleições "pacíficas, livres, justas e transparentes".
Numa declaração conjunta, Joaquim Chissano, Pedro Pires, Manuel Pinto da Costa e José Ramos Horta, apelaram ainda aos angolanos para que aguardem "com calma e serenidade" pelos resultados finais do escrutínio.
Conhecidos os resultados, o MPLA mantém-se como o partido mais votado, elegendo pelo menos 150 dos 220 parlamentares. A UNITA mantém-se como segunda força do país e a CASA-CE duplica o número de deputados, estabelecendo-se como a terceira força política em Angola.
A Comissão Eleitoral Nacional angolana confirma também que, na província de Luanda, a UNITA e a CASA-CE juntas ultrapassaram o partido que está no poder há 42 anos.
O MPLA vai continuar no poder, apesar de ter baixado a votação.

Fonte: TSF
Foto: Stephen Eisenhammer/Reuters

MERCADOS NUM MINUTO Fecho dos mercados: Yellen trava bolsas e pressiona dólar. Juros estáveis antes de discurso de Draghi


Janet Yellen não deu pistas sobre a evolução das taxas de juro nos EUA, no discurso que fez esta sexta-feira em Jackson Hole. E alertou para a necessidade de não se esquecer as lições da crise financeira. As bolsas refrearam o entusiasmo e o dólar ficou sob pressão. O mercado aguarda agora pelas palavras de Mario Draghi.
Fecho dos mercados: Yellen trava bolsas e pressiona dólar. Juros estáveis antes de discurso de Draghi
Os mercados em números
PSI-20 perdeu 0,58% para 5.165,92 pontos
Stoxx 600 desceu 0,12% para 374,07 pontos
S&P 500 ganha 0,24% para 2.444,73 pontos
"Yield" a 10 anos de Portugal sobe 0,3 pontos base para 2,87%
Euro ganha 0,65% para 1,1876 dólares
Petróleo sobe 0,35% para 52,22 dólares, em Londres



Yellen refreia entusiasmo nas bolsas
O índice europeu Stoxx 600 até negociava com uma subida de 0,45% antes de Janet Yellen discursar na conferência de Jackson Hole. Mas a expressão utilizada pela presidente da Reserva Federal dos EUA de que, mais cedo ou mais tarde existiram riscos de optimismo excessivo, travou os ganhos. O índice europeu encerrou a sessão com uma queda de 0,12%, pressionado sobretudo pelas descidas de mais de 1% do sector do retalho e de 0,50% das cotadas ligadas ao imobiliário.

Nos EUA, o índice tecnológico Nasdaq passou de ganhos de 0,60% para uma descida de 0,04%. E o S&P 500 refreou a subida para 0,24%. Esteve a ganhar esta sessão mais de 0,60%. A segurar as bolsas americanas estão os sectores automóvel, da aviação e as petrolíferas.

O PSI-20 teve um desempenho pior que os pares. O índice perdeu 0,58% para 5.165,92 pontos, o valor de fecho mais baixo desde 11 de Julho. A pressionar a bolsa nacional esta sexta-feira estiveram sobretudo o BCP e a EDP, com descidas de 1,83% e 0,92%, respectivamente.

Juros estáveis antes de discurso de Draghi
As taxas das obrigações soberanas europeias não tiveram grandes oscilações, com os investidores a aguardar as palavras de Mario Draghi na conferência de Jackson Hole. O presidente do BCE discursa às 20 horas desta sexta-feira e o mercado espera para ver se Draghi dará pistas sobre o processo de retirada dos estímulos.

A dívida portuguesa teve um desempenho estável. A taxa a dez anos teve uma subida ligeira de 0,3 pontos base para 2,87%. O prémio de risco face à Alemanha estabilizou em 249 pontos base. A taxa espanhola subiu um ponto base para 1,609%. E os juros italianos aliviaram 1,1 pontos base para 2,101%.

Euribor inalteradas nos principais prazos
As Euribor não registaram alterações esta sexta-feira. A taxa a três meses permaneceu em -0,329%. O indexante a seis meses, o mais utilizado no crédito à habitação, voltou a ser fixado em -0,272%. A Euribor a nove meses continua em -0,212%. E a taxa a 12 meses também não sofreu alterações, mantendo-se em -0,159%.

Dólar desce após silêncio de Yellen sobre subida dos juros
O índice que mede a força do dólar face às outras dez principais divisas mundiais desce 0,50%. A nota verde perdeu força após o discurso de Janet Yellen na conferência de Jackso Hole. Ao longo da semana, o mercado foi criando a expectativa de que a presidente da Reserva Federal dos EUA pudesse dar pistas sobre mais subidas de taxas de juro. Mas Janet Yellen não se focou no futuro da política monetária, abordando temas relacionados com a regulação e a estabilidade dos mercados financeiros.

A nota verde perde também valor face à moeda única. O euro sobe 0,65% para 1,1876 dólares. No foco dos mercados está agora o discurso de Mario Draghi, especialmente se o presidente do BCE fará referências ao valor da taxa de câmbio.

Furacão Harvey puxa pelos preços do petróleo
Os preços do petróleo sobem, com os investidores receosos sobre os efeitos que o furacão Harvey poderá ter na actividade das refinarias no Texas. Algumas plataformas petrolíferas já suspenderam mesmo a actividade. O Brent sobe 0,35% para 52,22 dólares. E o West Texas Intermediate ganha 0,48% para 47,66 dólares. Apesar desta recuperação, o Brent prepara-se para encerrar a semana com uma queda de 1%.

Ouro inverte para ganhos
Se o discurso de Yellen pressionou o dólar, serviu para dar mais brilho ao ouro. O metal precioso negociava em terreno negativo antes das palavras da presidente da Reserva Federal dos EUA. Mas a ausência de referências a mais subidas de taxas de juro retirou pressão ao ouro. A onça de "troy" sobe 0,41% para 1.291,71 dólares.

Fonte: Jornal de Negócios