segunda-feira, 7 de agosto de 2023

ÉVORA ASSINA APELO PELA ABOLIÇÃO DAS ARMAS NUCLEARES

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, em nome do Município de Évora e em cumprimento de deliberação tomada por unanimidade em Reunião Pública de Câmara, assinou o “Apelo das Cidades” lançado pela ICAN – International Campaign to Abolish Nuclear Weapons, emapoio ao Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN).
Évora reiterou assim o seu empenho na luta pela abolição das armas nucleares e na prossecução dos objetivos da rede Mayors for Peace, da qual a nossa Cidade é líder em Portugal. O Município de Évora, sendo o primeiro a subscrever este apelo, exorta os outros Municípios portugueses a que também o façam, contribuindo assim para tornar mais forte o esforço coletivo de defesa do direito à Paz para as suas populações, livres da ameaça de destruição global.
Recorde-se que em 7 de julho de 2017, 122 nações na ONU votaram a favor da adoção do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN). Os governos de todos os países foram convidados a assinar e a ratificar este acordo global, que proíbe a utilização, a produção e o armazenamento de armas nucleares e estabelece as bases para a sua total eliminação. Subscrevendo o Apelo do ICAN, os Municípios podem contribuir para reforçar o apoio ao TPAN.
A ICAN, uma ONG fundada em 2007 que agrega várias organizações mundiais para combate às armas nucleares, foi a grande impulsionadora do Tratado para a Proibição de Armas Nucleares, tendo sido distinguida com o Prémio Nobel da Paz em 2017. A Câmara Municipal de Évora, como cidade líder da rede Mayors for Peace em Portugal e, sendo esta organização membro do ICAN, não poderia deixar de subscrever o Apelo, que será enviado ao Governo
Português e à ICAN.

Projeto vencedor do primeiro Orçamento Participativo. Jovem de Cantanhede Jovens vão dinamizar múltiplas atividades durante três dias


“Cantanhede Young People Summer 2023” é a designação do projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) Jovem de Cantanhede e estará no terreno entre os dias 29 e 31 de agosto.
Proposto por quatro jovens estudantes do Município - Tiago Vinagreiro, Carlos Lima, João Nuno e Tiago Reis -, o projeto tem como objetivo dinamizar, desenvolver e potenciar o concelho de Cantanhede em áreas temáticas como o Turismo, Cultura e Desporto, contando para tal como diversas atividades – desportivas, recreativas e culturais – em três locais distintos do concelho.
Em sessão de apresentação realizada nos Paços do Concelho, na qual marcaram presença a presidente e o vice-presidente da autarquia, assim como os membros da comissão de análise dos projetos, os quatro jovens deram conta do que os motivou a participar no OP Jovem de Cantanhede, desde logo a oportunidade de participação na vida pública.
Para a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esta primeira edição do OP é o culminar de um desejo do executivo e, por certo, irá ganhar notoriedade nas próximas edições. “Começamos bem, com um projeto muito interessante e mobilizador dos jovens”, referiu.
Ainda de acordo com a autarca, é determinante que os jovens “estejam cada vez mais envolvidos nas decisões coletivas, que passa igualmente por uma atitude vigilante sobre a atuação dos organismos públicos”.
Este Executivo Municipal aposta claramente numa estratégia de governação local participativa, da qual não abriremos mão. Por isso, este caminho que agora iniciamos valoriza os laços entre o Município e a comunidade, dando voz a todos e sobretudo aos jovens, que são o garante de um melhor futuro para todos nós”, enfatizou.
Helena Teodósio entende ainda ser necessária a promoção da consciencialização política junto dos jovens, desde logo para evitar que “algumas bandeiras políticas” assentem em lideranças e não em linhas programáticas. “Congratulo-me com a abordagem que este projeto vencedor faz da política em geral, nomeadamente pela sua visão alargada”, elogiou.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, realçou “a importância da participação democrática e de maior envolvimento dos jovens nos processos de decisão, no qual lhes foi dada a oportunidade de identificar e propor projetos que considerem de interesse para o concelho”.
O OP Jovem tem como objetivo a recolha de opiniões e contributos da população jovem do concelho. Para além da apresentação d projetos, na fase de votação, serão também os jovens a decidir qual desses projetos corresponde mais aos seus interesses e expectativas e qual o que pretendem que seja alvo de investimento público municipal”, acrescentou.
O “Cantanhede Young People Summer 2023” propõe-se atrair potencial jovem ao concelho de Cantanhede; valorizar o património cultural e turístico da região; promover uma boa relação entre as instituições políticas do concelho e os jovens; e promover a saúde mental e o bem-estar físico e psicológico dos jovens.
Música ao vivo, um torneio de futsal, peddy paper, debates, visitas culturais ou bodyboard são algumas das atividades já calendarizadas para os próximos dias 29, 30 e 31 de agosto, repartindo-se pela cidade de Cantanhede, pela vila de Ançã e pela Praia da Tocha.

Paulo Cardantas



Portalegre | 32 na colheita de sangue em Castelo de Vide

Com paisagem deslumbrante sobre a serra de São Paulo e a ermida da Penha, aconteceu mais uma colheita da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSPem articulação com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. O centro de saúde de Castelo de Vide recebeu, de braços abertos, 32 voluntários para dádiva. Destes, 11 eram mulheres. 
Dois dos presentes não puderam levar a vontade avante, por razões ditadas pelo pré-controlo a que os presentes são sempre submetidos. Ao todo foram angariadas, na Sintra do Alentejo, três dezenas de valiosas unidades de sangue total.
Dois dos dadores, um de cada sexo, estrearam-se a doar sangue, o que sublinhamos. Relativamente ao Registo Português de Dadores de Medula Óssea contou com duas inscrições o que nos alegra, já que ultimamente tem havido menos interessados.
O sempre esperado almoço convívio contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Seguem-se Fronteira e Alpalhão
Vamos estar no centro de saúde de Fronteira a 19 de agosto numa colheita também aberta aos vizinhos de Sousel, bem assim a todos quantos queiram comparecer. Segue-se Alpalhão (Nisa), no centro cultural, a 26 de agosto. Sábados, da parte da manhã, são quando se realizam as brigadas da ADBSP.

JR