quinta-feira, 7 de setembro de 2023

SECÇÃO DE BALLET DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VAI RETOMAR AS ACTIVIDADES LECTIVAS

 

Após a realização do Sarau “Alice no País das Danças … e Outras Maravilhas” que se realizou na vila de Fecbres, no Multiusos, e um breve interregno para férias as responsáveis técnicas pela Secção de Ballet da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, estão de regresso para cumprir mais uma etapa na formação das pequenas “grandes” bailarinas, que frequentam já há alguns anos a escola de dança da Associação sedeada na cidade de Cantanhede.
As aulas do ano lectivo 2023/2024, que se vão iniciar no próximo dia 19 de setembro e que vão terminar a 31 de julho 2024, decorreram na sala Multiusos do Pavilhão Marialvas, às terças e quintas-feiras, tendo o seu início agendado para as 17h30 e terminarão às 20h15.
Para este ano lectivo a Professora Catarina Pinho, vai trabalhar com as classes iniciação, básico e elementar, abrangendo as idades entre os 4 e 15 anos.
As inscrições que já se encontram a decorrer, poderão ser formalizadas nos serviços administrativos da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, na sua sede social, a funcionar na rua Luis de Camões, nº 19 A, no Pavilhão Marialvas, durante os horários de expediente, local onde os interessados poderão obter todas as informações complementares, ou ainda, através dos telefones 231 423186 ou 963784373.

“Pão de Forma” desafia jovens empreendedores de Viseu Dão Lafões

 

Carrinha vai ficar estacionada em locais estratégicos dos 14 municípios durante o mês de setembro, no Roadshow “Empreender no Interior”, do Projeto “Wanted – Mais e Melhor Empreendedorismo em Viseu Dão Lafões”.

Um clássico “Pão de Forma” vai percorrer nos próximos dias a região Viseu Dão Lafões, num roadshow que irá dar a conhecer o Projeto “Wanted – Mais e Melhor Empreendedorismo em Viseu Dão Lafões” e interagir com os cidadãos. 

A carrinha desta exposição itinerante, caracterizada com a marca do Projeto "Wanted", ficará estacionada em pontos estratégicos dos 14 municípios do território, desafiando os mais jovens e o público em geral a participar em atividades relacionadas com o empreendedorismo. 

Para os jovens entre os 15 e os 20 anos, é proposto um pequeno jogo, em formato de quizz, cujo resultado determinará o seu perfil de empreendedor. Já o público em geral é convidado a responder a um breve questionário, que permitirá aferir a perceção do tipo de empresas cuja criação seria mais valorizada na ótica do cidadão-consumidor.

As atividades são complementadas com a distribuição de brindes simbólicos por todos os participantes, que ficam ainda habilitados a receber três smartphones, que irão ser sorteados.

A iniciativa começa a 10 de setembro, na Feira de São Mateus, em Viseu, onde a carrinha “Wanted” permanecerá dois dias. Segue-se o Parque Urbano de Tondela, a 13 e 14 de setembro; o Largo do Município de Santa Comba Dão (dia 15); a Escola Secundária de Carregal do Sal (dia 15); a Praça do Município de Nelas (dia 16); Lisei, em Trancozelos, Penalva do Castelo (dia 16), o Largo do Rossio de Mangualde (dias 17 e 18), a Praça Paulo VI, em Sátão (dia 19), a Av. 5 de Outubro, em Aguiar da Beira (dia 19), a Praça D. Afonso Henriques, em Vila Nova de Paiva (dia 20), o Jardim Municipal de Castro Daire (dia 20), a Praça Rainha D. Amélia, nas Termas de São Pedro do Sul (dias 21 e 22), o Jardim Dr. Francisco Sá Carneiro, em Oliveira de Frades (dia 23) e a Alameda D. Duarte de Almeida, em Vouzela (dia 23). 

Ainda neste mês de setembro terá lugar uma nova fase do Projeto, um “Hackathon” que juntará as 15 melhores ideias/projetos apresentadas no Concurso de Ideias de Negócio. O “Hackathon Viseu Dão Lafões” será um evento de três dias, de 13 a 15 de setembro, em que serão promovidas ações de mentoria com o objetivo de acelerar os 15 projetos selecionados. O evento irá culminar numa sessão que premiará as três melhores ideias/projetos.  

O Projeto "Wanted - Mais e Melhor Empreendedorismo em Viseu Dão Lafões” é promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em consórcio com a Associação Empresarial da Região de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu e a Associação Nacional de Jovens Empresários, através de um instrumento de incentivo público à Promoção do Espírito Empresarial, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Centro.  

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões“o ‘roadshow’ que vamos levar a todo o território de Viseu Dão Lafões é mais um passo no sentido de consciencializar a população, em especial os mais jovens, da importância de manterem um espírito empreendedor. Nos dias de hoje, face à conjuntura que vivemos, todas as ferramentas complementares ao ensino regular são mais-valias para os jovens”.  

“Dotar os cidadãos dessas ferramentas, de forma criativa, inovadora e colaborativa, é uma estratégia da CIM Viseu Dão Lafões que tem vindo a ser alargada, com a colaboração de várias entidades. Neste caso, juntámos no Projeto ‘Wanted’ a AIRV e o IPV, como também a Associação Nacional de Jovens Empresários. A forte adesão que temos registado nas várias iniciativas do Projeto são a validação de que esta é a estratégia acertada. Como costumo dizer, estamos a semear para colher mais tarde", acrescentou o Secretário Executivo. 

Descubra mais sobre o Roadshow Empreender no Interior em: https://wanted.anje.pt/roadshow/

Miguel Fernandes

Cantanhede | Iniciativa de promoção da Literacia Ambiental. II Encontro Educ@rteNatureza decorreu na Pocariça

 

Mais de três dezenas de pessoas participaram na segunda edição do Encontro Educ@rteNatureza – O Tronco, que decorreu ontem, 6 de setembro, no salão da Associação Musical da Pocariça. Desenvolvido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em parceria com a Universidade Aberta, pelo Centro Local de Aprendizagem de Cantanhede, e o Município de Cantanhede, o projeto visa promover a literacia ambiental, dando valor aos espaços naturais na construção de narrativas e recuperação de memórias sobre elementos patrimoniais das comunidades, com recurso a tecnologias digitais.

Na abertura dos trabalhos esteve o presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, que agradeceu à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra “o facto de ter vindo à Pocariça dinamizar esta ação pedagógica sobre uma temática cada vez mais importante e atual”, tendo enaltecido a direção da Associação Musical da Pocariça “pela disponibilidade e interesse com que acolheu a iniciativa. Os jovens são a chave para a resolução dos problemas relacionados com as alterações climáticas”, afirmou o autarca, que se congratulou “por o concelho de Cantanhede receber o Educ@rteNatureza, pois trata-se de um projeto que abre horizontes em torno das questões ambientais, nomeadamente para preparação das gerações vindouras”.

Na sessão estiveram, ainda, Maria Andrade Campos, presidente da Associação Musical da Pocariça, e Teresa Pessoa, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A moderação da ação esteve a cargo de Teresa Pessoa, ficando reservada para José Manuel Muñoz Rodríguez, professor da Universidad de Salamanca, a apresentação inicial sob o tema “A Linguagem Educativa dos Espaços”, a que se seguiu a Ricardo Almeida que apresentou o Programa Scratch, plataforma de programação visual que permite criar os seus próprios jogos interativos, histórias animadas e animações.

Com uma interface intuitiva e baseada em blocos de código coloridos, o Scratch torna a programação acessível e divertida para todos, independentemente da idade ou nível de experiência.

O momento que antecedeu a pausa para café teve um belíssimo momento musical com dois temas “Oblivion” e “Libertango”, de Astor Piazzolla, brilhantemente interpretados pelo Ensemble de Clarinetes da Associação Musical da Pocariça. Paralelamente, decorreu um mercadinho de produtos regionais locais com o objetivo de promover um conceito de preservação de técnicas de produção tradicionais de produtos produzidos no concelho de Cantanhede.

A manhã encerrou com uma preleção “Potencialidades e Contributos da Educação Ambiental Face às Necessidades do Meio Rural, por Raul Tapia Martín, da Fundación Tormes-EB, a que se seguiu um debate sobre a temática.

Da parte de tarde, os participantes efetuaram um périplo nos caminhos rurais, culminando com a paragem na Fonte Velha, na Pocariça, para uma abordagem sob o tema “Vem descobrir Plantas Invasoras”. O percurso foi selecionado por Elisabete Marchante, técnica do Centro Ecológico Funcional e serviu para dar a conhecer, no terreno, algumas das espécies de plantas invasoras.

Seguidamente, os participantes degustaram um acepipe criado e preparado pelo Chef Jorge Fernandes, coadjuvado por duas alunas da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC), sob o tema “A camarinheira e o seu habitat”.

Desencantar o Olhar: Ilustrações da Natureza” foi o tema do ateliê de pintura promovido pela artista plástica Sofia Arez e que visou promover, através da tela, a literacia ambiental, dando voz e valor aos espaços que nos cercam através da escuta e escrita de histórias naturais, memórias e valor patrimonial das comunidades.

Recorde-se que o projeto Educ@arteNatureza tem como principal despertar o público em geral, mas particularmente os profissionais da educação, designadamente professores e educadores de infância para temáticas que se relacionem com a preservação do meio ambiente, propondo desta forma ações específicas e experiências práticas relacionadas com educação ambiental que ocorram em contexto da natureza.

Esta iniciativa está acreditada enquanto duas ações de formação de curta duração (despacho n.º 5741/2015), pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.

Dia Mundial da Alfabetização

A EDUCAÇÃO BASEADA NA BÍBLIA MELHORA A ALFABETIZAÇÃO
As Testemunhas de Jeová incentivam a leitura e a escrita por meio de
um Programa de Educação Bíblica Gratuito.
Fátima Oliveira, natural de Aveiro, olhou para o envelope que o carteiro lhe entregou e, abrindo-o, logo identificou o logótipo do hospital na carta. Seria uma convocatória para uma consulta da sua filha ou para ela? Como não entendia o que a carta dizia, as suas dúvidas aumentaram a sua preocupação.
“Eu simplesmente não sabia ler”, disse Fátima Oliveira, “e isso fez com que eu sentisse vergonha de falar com estranhos. Eu proibia a minha mãe de dizer isso às suas amigas.
Só aos 27 anos é que percebi, finalmente, que não podia continuar assim.”
O analfabetismo não é um problema isolado em Portugal. De acordo com os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), cerca de 346 mil pessoas em Portugal não sabem ler nem escrever. Em todo o mundo, estima-se que cerca de 771 milhões de pessoas são analfabetas, contra 763 milhões antes da pandemia.
Para chamar a atenção para este problema mundial, a UNESCO organizou a 56ª comemoração do Dia Mundial da Alfabetização, que se realiza no dia 8 de setembro de 2023. Em resposta à queda das taxas de alfabetização agravada pela pandemia, o tema escolhido para o evento deste ano é: “Promover a alfabetização num mundo em
transição: construir a base para sociedades pacíficas e sustentáveis.”
As Testemunhas de Jeová já há muito tempo que entendem a relação entre a alfabetização e as comunidades pacíficas. Desde a década de 1940, elas têm realizado regularmente aulas de alfabetização gratuitas em todo o mundo com a ajuda de folhetos como Melhore a Sua Leitura e Escrita e Aplique-se à leitura e à escrita. Em Portugal,
essas aulas começaram no início de 1971. Fátima Oliveira é uma entre as centenas de milhares de pessoas em todo o mundo que se beneficiaram desse programa.
Fátima Oliveira, que agora é Testemunha de Jeová, não consegue esconder a satisfação que sentiu quando, pela primeira vez, foi capaz de compreender o que estava na caixa do correio. “Passar a entender as cartas que vinham do hospital, deixava-me aliviada.
Mas, o importante mesmo é que eu já não sinto receio de me aproximar dos estranhos. Enche-me de alegria poder ler e falar a outros sobre a mensagem da Bíblia.”
“Não há dúvida de que saber ler unifica as comunidades e as famílias”, disse o porta-voz das Testemunhas de Jeová para a Região Centro, Amílcar Pinto. “Mas o maior benefício que advém da leitura é que nos permite entender a Bíblia. Se não a conseguirmos ler, perdemos a instrução que vem do nosso Criador.”
Além de realizarem aulas de alfabetização, as Testemunhas de Jeová também incluem no programa das suas reuniões semanais, manuais como: Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático e Melhore a Sua Leitura e o Seu Ensino. Mesmo durante a pandemia, quando as suas reuniões foram realizadas principalmente por videoconferência, as famílias continuaram a beneficiar-se desta instrução.
Miguel e Raquel Teixeira, de Lisboa, incentivaram os seus filhos a melhorar a sua leitura.
“Embora sentíssemos a falta das reuniões presenciais, os nossos filhos continuaram a desenvolver as suas habilidades de leitura com as sugestões do manual Melhore a Sua Leitura e o Seu Ensino”, disse Miguel.
“Isso ajudou-os não só em sentido espiritual, mas também nos seus estudos, visto que conseguiram manter-se atualizados com os deveres escolares”, disse Raquel. E quando voltaram às aulas presenciais, ficaram satisfeitos por não ficarem para trás.”
Timóteo Ribeiro, de Cascais, disse que se beneficiou do treino fornecido nas reuniões de semana das Testemunhas de Jeová. “Eu não era um grande leitor, mas os conteúdos das reuniões destacam o valor da preparação e de hábitos regulares de leitura”, disse ele. “Isso ajudou-me a perceber que ler bem não acontece naturalmente. Requer muita prática e trabalho árduo, mas vale a pena o esforço!”
Todas as pessoas estão convidadas para assistir às reuniões das Testemunhas de Jeová.
Não se fazem coletas. A entrada é gratuita e não é necessário efetuar nenhum registo.
Todos são ensinados a melhorar a sua leitura com o objetivo de aprenderem mais sobre a Bíblia. Se quiser saber quando e onde essas reuniões são realizadas na sua localidade, e encontrar artigos sobre os esforços das Testemunhas de Jeová em promover a alfabetização, por favor, aceda ao site oficial das Testemunhas de Jeová, jw.org.  

Amílcar Pinto
Porta-Voz da Região Centro
DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO PÚBLICA
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Duplica intenção de comprar tecnologia neste Regresso às Aulas


  • Este ano, a intenção de comprar tecnologia aumenta para 73%, o dobro do registado em 2022 (37%).
  • Além do material essencial (91%), a intenção de compra é maior em vestuário (87%) e equipamento para educação física (83%).
  • 84% tencionam adquirir material escolar em lojas físicas. Os híper e supermercados são os estabelecimentos preferidos.
Este ano, os encarregados de educação farão um maior investimento em produtos relacionados com tecnologia, com a intenção de compra a duplicar para 73% face aos 37% registados em 2022. Um cabaz completo de tecnologia pode ascender a um valor médio de 1198€. 
 
Na lista de compras neste domínio para o ano letivo 2023/24 encontramos computadores (38%), prevendo-se um gasto médio de 516€; impressoras e scanners (25%); periféricos e acessórios de informática (52%) e calculadoras científicas ou gráficas (36%). 41% aproveitarão igualmente este período para comprar um telemóvel para o seu educando, 33% um tablet ou leitor de livro digital; e 30% para subscrever um pacote com internet.
 
Estes são alguns dos dados avançados pelo Observador Regresso às Aulas 2023, um estudo conduzido pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance. 
 
Lojas físicas continuam no topo de preferência
Apesar do crescimento do e-commerce, neste regresso às aulas, os encarregados de educação continuarão a privilegiar as compras em lojas físicas (84%) – 56% exclusivamente neste tipo de estabelecimentos e 28% fazendo compras em lojas físicas e online. 10% pretendem realizar as suas compras apenas em lojas online. 59% tencionam fazer as suas compras em híper e supermercados, assim como em livrarias e lojas especializadas. 15% escolhem realizar compras nos sites das editoras. A Área Metropolitana do Porto é a zona do país onde mais encarregados de educação compram material exclusivamente online (12%) e a região Centro é aquela onde mais se recorre às lojas físicas (63%).
 
Além do material escolar essencial, que reúne 91% da intenção de compra (face a 82% em 2022) e com previsão de gastos na ordem dos 95 euros, 87% dos inquiridos preveem comprar artigos de vestuário (155€) e 83% equipamentos necessários para a realização de educação física (59% em 2022), contando gastar cerca de 89 euros nestes artigos.
 
Pais planeiam adquirir mais viaturas para os seus educandos
Nas compras para este Regresso às Aulas, os encarregados de educação preveem adquirir mais viaturas para os educandos a seu cargo. A mobilidade suave é a categoria que ganha mais terreno, com 24% a ponderar adquirir uma bicicleta ou trotineta versus 5% em 2022, esperando um gasto de 229€. Por outro lado, 16% ponderam comprar uma scooter ou um automóvel (vs 4% em 2022), prevendo-se um orçamento médio de 2512€.
 
Apesar do aumento de compras relacionadas com mobilidade suave, ir de carro com a família para a escola continua a ser a forma de deslocação preferencial da maioria dos estudantes (52%), seguido de 24% que são utilizadores de transportes públicos. Já 22% combinam a deslocação a pé com outro meio de transporte e 15% a pé. Apenas 3% recorrem exclusivamente à bicicleta ou trotineta.
 
Famílias adotam medidas para tornar compras menos dispendiosas
Recorde-se que, conforme divulgado, o gasto médio total estimado com as compras relacionadas no regresso às aulas é de 632€, um aumento de 107€ em relação ao ano passado. Perante um contexto de agravamento da sua situação financeira, 95% dos encarregados de educação dizem que vão adotar medidas para tornar as compras do regresso às aulas menos dispendiosas, como comprar apenas o essencial e reutilizar material. Ainda assim, apenas 36% dos encarregados de educação afirmam ter total capacidade para financiar a educação e 55% revelam que não têm uma poupança destinada para fins educativos (+16pp. face a 2022). 22% tencionam utilizar cartão de crédito no regresso às aulas, prevendo gastar, em média, 330€, menos do que no ano passado (406€). Apenas 5% dos educadores tenciona solicitar um crédito pessoal para o próximo ano letivo.
 
Metodologia
Estudo conduzido através de entrevistas online. Foram feitos 1300 contactos, representativos da população portuguesa (quotas de género, idade e região de acordo com os dados do INE) para realizar as entrevistas positivas. O erro máximo associado à amostra de 584 entrevistas junto dos Encarregados de Educação é de +4.05 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. O erro máximo associado à amostra de 338 entrevistas junto dos Estudantes Adultos é de +5.33 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas, fornecido pelo Cetelem, com a duração máxima de 10 minutos. Os trabalhos de campo integraram indivíduos de diferentes géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas, que tenham dependentes em idade escolar ou que sejam eles próprios estudantes.
Sobre o Observador Cetelem 
Há 23 anos em Portugal, o Observador Cetelem é um centro de estudos sobre consumo e de acompanhamento económico do BNP Paribas Personal Finance. A sua missão é observar, esclarecer e decifrar a evolução dos padrões de consumo internacionalmente. Para satisfazer este requisito, foi criado um sistema baseado na diversidade e na complementaridade de conteúdos com estudos anuais internacionais de referência, um sobre o automóvel à escala mundial e outro sobre o consumo a nível europeu; além de estudos realizados localmente como forma de acompanhar o consumo em Portugal.  
 
Os estudos Observador Cetelem são realizados pelo Cetelem – BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas, que é um player Europeu de referência no sector, que está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 650 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros. 

Andreia Martins 
Beatriz Oliveira 

Estabelecido protocolo com o Clube Automóvel do Centro. Rally Cantanhede Marquês de Marialva 2023 realiza-se em novembro

 
Cantanhede vai receber nos próximos dias 18 e 19 de novembro o Rally Marquês de Marialva – Cantanhede 2023, que resulta de uma parceria do Município de Cantanhede com o Clube Automóvel do Centro.
O protocolo foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, 6 de setembro, e prevê a atribuição de um subsídio de 40 mil euros ao Clube Automóvel do Centro, para a realização da referida prova, que inclui a Taça de Portugal de Ralis Regionais, que juntará os concorrentes dos três campeonatos regionais (norte, centro e sul).
Tratando-se de um espetáculo desportivo pouco habitual na região, prevê-se uma elevada adesão de público. “A atratividade é elevada, não só do ponto de vista do espetáculo desportivo, como do ponto de vista económico e turístico”, lê-se na informação.
Para o vereador do Desporto, Adérito Machado, a parceria com o Clube Automóvel do Centro “é um selo de garantia do sucesso deste rali, que juntará os amantes da modalidade em Cantanhede, não apenas da região, mas de outras zonas do país”.
Cada vez mais Cantanhede tem que apostar em espetáculos desportivos diferenciadores e estou certo que o Rally Marquês de Marialva virá para ficar por muitos anos”, concluiu.

Carla Cruz Silva



MUSEU DE ARTE SACRA DA COVILHÃ | EXPOSIÇÃO “FORMAS E CORES DE TERRA”


O Museu de Arte Sacra da Covilhã inaugura na próxima sexta-feira, dia 8 de setembro, pelas 21:30 horas, a exposição “Formas e Cores de Terra”.
A exibição coletiva de escultura cerâmica vai estar patente ao público, de 8 de setembro a 12 de outubro.

O atelier “Formas e Cores de Terra” é constituído por um grupo de artistas que pretende mostrar que a criatividade na Covilhã vai muito além dos lanifícios, produzindo peças de arte com características únicas e singulares, privilegiando essencialmente o barro.

Museu de Arte Sacra - terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PREPARA CTL - CLUBE DE TEMPOS LIVRES PARA RECEBER CRIANÇAS DURANTE ACTIVIDADES LECTIVAS

 

A exemplo dos anos anteriores, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está a preparar o CTL - Clube de Tempos Livres, para neste ano lectivo receber, mais uma vez, as crianças ao início da manhã e após terminarem as suas actividades curriculares lectivas nas escolas da cidade.

O CTL - Clube de Tempos Livres, vocacionado para receber crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, é um espaço na sede social, gentilmente cedido pelo Município de Cantanhede, agradável e onde as crianças se sentem bem e com o qual se identificam ao longo da sua permanência, pretendendo também, ser um espaço entre a escola e a família, visando fundamentalmente, criar um ambiente acolhedor e estimulante, promovendo estratégias e desenvolvendo actividades adequadas ás idades e características de cada criança que o frequente, respeitando sempre a identidade social, afectiva e cultural de cada uma delas.

Para além de enquadrar as referidas crianças após as aulas, as técnicas do CTL, procuram diariamente valorizar a autonomia de cada criança, a sua personalidade, incentivando igualmente, a sua capacidade de envolvimento com as restantes crianças e com o meio envolvente de forma a aumentar a sua auto-estima e autonomia, potenciando um clima de compreensão e respeito pelas outras crianças.

Pretende-se igualmente, com as actividades desenvolvidas no CTL - Clube de Tempos Livres, possibilitar às crianças diversas vivências através da participação colectiva em trabalhos de grupo, que sensibilizem as crianças para datas importantes, valorizando hábitos, tradições e costumes já esquecidos, tendo sempre presente a motivação para o sucesso educativo e escolar.

Para além de efectuarem os trabalhos de casa, a criança tem ainda a oportunidade para participar em actividades lúdicas - pedagógicas e educativas.

Para além do enquadramento das crianças no CTL - Clube de Tempos Livres, a Sociedade Columbófila, proporciona às famílias o acompanhamento das mesmas, nas actividades complementares educativas que se realizam nas instalações desportivas da cidade.

As inscrições que já se encontram a decorrer, poderão ser formalizadas nos serviços administrativos da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, na sua sede social, a funcionar na rua Luis de Camões, nº 19 A, no Pavilhão Marialvas, durante os horários de expediente, local onde os interessados poderão obter todas as informações complementares, ou ainda, através dos telefones 231 423186 ou 963784373.

Aveiro | Reunião de Câmara: CMA assume Saúde em 2024

 Reunião de Câmara – 06 de setembro de 2023. Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quarta-feira, dia 06 de setembro de 2023, nos Paços do Concelho.
1. Processo de Descentralização: Câmara assume Saúde em 2024
Na gestão da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assumimos de forma clara a aposta na descentralização, num processo político em que o poder de gerir a coisa pública está progressivamente mais próximo dos Cidadãos, cumprindo-se o princípio da subsidiariedade, em que cada patamar de governação do Estado assume responsabilidades em razão do sentido de eficiência e melhor conhecimento da realidade e gestão dos recursos.
É neste âmbito que nos envolvemos de forma intensa no trabalho da Descentralização, quer na gestão da CMA, quer na gestão da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e da Associação Nacional de Municípios (ANMP), devendo também ser referido o papel ativo de pressão política favorável a esse processo, do Comité das Regiões da União Europeia.
Nesse quadro, por opção voluntária e com a devida sustentabilidade, assumimos várias das competências que já estamos a exercer, assim como continuamos a lutar para exercer outras competências desse pacote de Descentralização que o Governo e os Serviços da Administração Central ainda não criaram as condições necessárias para que fosse possível, seguros que estamos da elevação da qualidade da gestão dos serviços públicos em causa com a assunção dessas novas responsabilidades pela CMA.
Queremos que a CMA seja um bom exemplo a nível nacional de desempenho das novas competências, e continuaremos o trabalho político na CMA, na CIRA e na ANMP, visando o seu aperfeiçoamento, necessário em vários aspetos, e o seu aprofundamento com novos processos e medidas legislativas.
O Acordo firmado entre a ANMP e o Governo em julho de 2022 visando a melhoria de condições legais e financeiras nas importantes áreas da Descentralização da Educação e da Saúde, e a negociação que desenvolvemos com o Ministro da Saúde Dr. Manuel Pizarro, para que vários dos mais importantes objetivos do Município e da Região de Aveiro na área da Saúde fossem assumidos criando as necessárias condições políticas para que a Câmara Municipal de Aveiro assuma as novas competências com a devida preparação, coerência e confiança no Ministério da Saúde, aprovando o auto de transferência, nos termos legais.

Compromissos assumidos entre o Presidente da Câmara e o Ministro da Saúde
O Ministro da Saúde, após a devida negociação e acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, em estreita ligação com o Diretor Executivo do SNS e os Gestores dos programas de Fundos Comunitários Centro 2030 e PRR, assumiu os compromissos que se apresentaram como condições necessárias e fundamentais para que a Câmara Municipal de Aveiro assumisse o compromisso, se prepare e inicie a execução das novas competências na área da Saúde.
Os compromissos acima referidos são os seguintes:
1.Financiamento da obra de ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro, com uma primeira afetação de 30.000.000€ do Programa Regional Centro 2030;
2.Financiamento pelo PRR do projeto e obra do novo edifício do Centro de Saúde / USF de Nossa Senhora de Fátima, em Aveiro, com um valor de 2.710.000€ (no terceiro aviso o PRR);
3.Desenvolvimento de projeto de reabilitação do edifício do Centro de Saúde de Aveiro e do antigo Centro de Saúde Mental de São Bernardo, para aumentar a área útil disponível para os serviços instalados no Centro de Saúde de Aveiro e para o Polo de São Bernardo da USF de Oliveirinha / São Bernardo;
4.Desenvolvimento de diligências visando a criação e a ativação do Curso de Medicina na Universidade de Aveiro no ano letivo 2024/2025;
5.Criação e implementação da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS-RA) com justaposição à NUTIII da Região de Aveiro.

Tendo sido aprovado o Auto de Transferência de Competências, o Executivo Municipal deliberou que a CMA assuma a 01 de janeiro de 2024, as novas competências no domínio da Saúde previstas nos diplomas legais da Descentralização, continuando a desenvolver todas as diligências preparatórias (que já se encontram em curso há alguns meses) para que todas as devidas e necessárias condições políticas, legais, administrativas e financeiras estejam garantidas para que o exercício das novas competências tenha a devida qualidade.
O processo segue para apreciação da Assembleia Municipal e posterior comunicação ao Ministro da Saúde, aos vários Serviços do Ministério da Saúde envolvidos, à Ministra da Coesão Territorial e à DGAL.

2.Aprovadas normas e apoios financeiros a Concursos do PAEMA e Aveiro Tech Week
O Executivo Municipal deliberou aprovar as normas de participação de vários concursos e projetos dinamizados no âmbito do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) e da iniciativa Aveiro Tech City que serão implementados no decorrer do ano letivo que agora inicia, bem como durante a realização da Aveiro Tech Week 2023, que decorre de 02 a 08 de outubro.
Assim, foram aprovadas as normas de participação e atribuição de prémios e apoios financeiros aos seguintes concursos e projetos:

1- Concurso “Uma ideia, um projeto, uma ação”;

2-Concurso “A Tua Ideia Conta”;

3-Residências Artísticas STEAM;

4-Vem aprender a programar;

5-Hackathon Tech Lab 2023;

6- Aveiro Tech City Hackthon 2023.

Aveiro Tech City é uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro que visa utilizar a tecnologia como meio para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos, ajudando as entidades de gestão a recolher e partilhar informação sobre novas e emocionantes formas de gerir a cidade, desde a mobilidade, educação, cultura e ambiente.
A Aveiro Tech Week, que este ano decorre de 2 a 8 de outubro, consiste numa semana com várias ações e eventos dedicados à tecnologia, arte e cultura e que é composta pelos eventos TECHDAYS Aveiro e PRISMA / Art Light Tech.

3.    Protocolo entre a Câmara de Aveiro e a Ordem dos Médicos Veterinários: Campanha Animais de Companhia
O Executivo Municipal aprovou a proposta de aditamento ao protocolo estabelecido com a Ordem dos Médicos Veterinários, no âmbito da Campanha "Animais de Companhia”, no qual a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) se compromete, no âmbito deste protocolo, a dotar os seus orçamentos anuais com um montante estimado de despesa de 20.000€/ano.
A Campanha Animais de Companhia, da CMA, iniciada em junho de 2018, tem como objetivo a sensibilização dos Cidadãos assente em cinco eixos: “não ao abandono”, “adote um animal”, “vacinação, legalização e identificação eletrónica”, “esterilização de animais abandonados” e “não fique indiferente”, além de uma linha dedicada, viatura própria e este protocolo com a Ordem dos Veterinários relativo ao PNASVACR.

4. Memorando de Entendimento entre o Município de Aveiro e a Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, S.A.
O Executivo Municipal deliberou aprovar uma adenda ao Memorando de Entendimento entre o Município de Aveiro e a Caixa Económica Montepio Geral, Caixa Económica Bancária, S.A., que prevê a obtenção de autorização para a realização, por parte da CMA, de algumas obras de beneficiação no referido prédio, que não se encontram na relação das obras necessárias à sua legalização, sob alçada do Banco Montepio, com o intuito de melhorar as suas condições de uso, tendo em vista a promover o interesse das populações para a prática da atividade desportiva.
As obras de requalificação do Pavilhão de São Bernardo, no valor de 445.400€ (+ IVA), da responsabilidade do Banco Montepio Geral, Caixa Económica Bancária S.A., estão em curso desde o mês de maio. O projeto visa ainda requalificar toda a zona envolvente ao Pavilhão Desportivo de São Bernardo, com a recuperação de zonas pedonais, a reorganização do estacionamento e das áreas dedicadas ao lazer e à recriação nos espaços verdes.

Câmara executa obra em simultâneo
Ao mesmo tempo e para minimizar o impacto do tempo de impedimento da prática desportiva, a CMA está a levar a cabo uma outra obra, no valor de 135.611€, que está a tratar e reparar diversas patologias nas fachadas e da pintura global do edifício.
Além disso, os trabalhos incidem também na substituição dos tubos de queda nas fachadas para drenagem das águas pluviais, o tratamento e manutenção do piso do campo desportivo e a intervenção pontual na cobertura da nave principal do pavilhão com substituição das chapas translucidas.

Recorde-se que foi celebrado um Memorando de Entendimento entre a CMA e o Banco Montepio Geral, Caixa Económica Bancária S.A., que permitiu à CMA a posse do Pavilhão Gimnodesportivo de São Bernardo, mediante a permuta do Lote 14 do Plano de Pormenor do Centro, com a área total de 894 m2, situado na Rua José Afonso, em Aveiro, avaliado no valor de 1.093.400€.

5.Descentralização na Ação Social: Subsídios de carácter eventual emergentes e não emergentes
O Executivo Municipal autorizou a ratificação dos apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes no âmbito do processo de transferência de competências no domínio da ação social, referentes aos meses de julho e agosto de 2023.
Com um ano e dois meses de execução das novas competências nesta importante área da Ação Social, a Câmara Municipal de Aveiro continua a dar nota positiva ao trabalho realizado até ao momento.

6. Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a seis Famílias e nove Cidadãos

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais seis famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais nove Cidadãos ajudados, no valor global de 3.590€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2023 uma verba total orçamentada de 150.000€.

7. Cedência de autocarro da CMA
O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro que autorizou a cedência de autocarros para apoio às atividades desenvolvidas pelas Associações entre os meses de março e julho de 2023, num valor de investimento de aproximadamente 68.000€ dando assim seguimento à opção política de apoiar o Movimento Associativo do Município em diversas tipologias, sendo o apoio financeiro, a cedência de instalações, o apoio logístico e o apoio em transporte as mais relevantes.

8.Apoio à realização do Campeonato de Canoagem Nelo 510 Ria Cup
O Executivo Municipal deliberou aprovar a minuta do protocolo de cooperação financeira para apoio à realização do Campeonato de Canoagem Nelo 510 Ria Cup, promovido pela Associação de Canoagem do Centro, com a atribuição de uma verba no valor de 750,00€. Este apoio é concedido no âmbito do Plano Municipal de Apoio às Associações (PMAA).

9.Doação de peças para incorporação nas coleções dos Museus de Aveiro

O Executivo Municipal deliberou aceitar a doação de várias peças doadas por artistas que irão incorporar as coleções dos Museus de Aveiro.

O artista Ralph Kerle, que expôs na Galeria da Antiga Capitania, doou à CMA duas fotografias da sua autoria (Buildings on Water 4 e The Waters Spirits of Aveiro). Foi também aceite a doação de cinco obras de artistas representados nas XII, XIV e XV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro.

O Executivo Municipal ratificou ainda a incorporação de duas peças da artista Luciana Florence e Luciana Menegazzi.

A Câmara Municipal agradece a generosidade demonstrada pelos artistas que tanto contribui para o enriquecimento do acervo museológico municipal.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]