sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Movimento climático em Portugal envolve 275 grupos


Portugal tem 275 grupos a participar em ativismo climático. Desses grupos, 68 estão focados no tema, 105 incluem as alterações climáticas na sua área de ação, enquanto 102 apoiam algum tipo de ativismo climático, como subscrever um manifesto. As conclusões estão num estudo do projeto científico “JUSTFUTURES – Futuros Climáticos e Transformações Justas: Narrativas e Imaginários Políticos dos Jovens”, coordenado por Anabela Carvalho, professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho. O projeto tem ainda a participação de investigadores do ISCTE-IUL e da Universidade do Porto, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
“Há efetivamente uma significativa mobilização da sociedade civil portuguesa para a questão candente das alterações climáticas”, realça Anabela Carvalho, que vai abordar o trabalho esta tarde, no âmbito da cerimónia dos 46 anos do ICS, no campus de Gualtar, em Braga. Acessível em justfutures.pt, o relatório identifica os grupos que participam em diferentes formas de ativismo climático no país, revelando a sua distribuição geográfica, bem como a sua tipologia, escala de ação, áreas e formas de ação e campanhas. É a primeira vez que se faz este tipo de levantamento.

Por exemplo, todos os distritos estão representados com grupos, nomeadamente em Lisboa, Porto, Braga, Açores e Faro. As principais formas de ação têm sido protestos, manifestações, ativismo digital, performances artísticas, ações de sensibilização e formação, petições e interações com a política institucional.

As campanhas mais citadas foram “Gás é andar para trás”, envolvendo oito associações ambientais contra a ideia mediatizada de o gás fóssil ser “um combustível de transição”; “Linha vermelha”, com o movimento homónimo a exibir um longo fio tricotado em oposição à exploração de gás e petróleo na costa lusa; “Empregos para o clima”, com trabalhadores e ativistas a reivindicar 200 mil empregos em prol do clima e menos 35% de emissões de gases até 2030; e “Caravana pela justiça climática”, com mais de 20 organizações e cidadãos em iniciativas pelo país a denunciar violações ambientais e debater temas como desertificação, incêndios e seca.

Os investigadores do JUSTFUTURES pretendem ainda contribuir para os estudos sobre políticas ambientais e os imaginários políticos dos jovens sobre as alterações climáticas.

PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES RECEBEM TORNEIO DE NADADOR COMPLETO INFANTIS E JUVENIS E TORNEIO DE OUTONO DE ABSOLUTOS E NATAÇÃO ADAPTADA

 
O Complexo das Piscinas Municipais de Silves vai receber o Torneio de Nadador Completo Infantis e Juvenis e o Torneio de Outono de Absolutos e Natação Adaptada, nos dias 19 e 20 de novembro, entre as 15h30 as 19h00 e as 09h30 e as 13h00.
A competição organizada pela Associação de Natação do Algarve (ANAlgarve) conta com a colaboração do Município de Silves.
É uma das mais importantes do calendário de natação, prevendo-se a presença de 260 atletas, de 11 clubes nacionais e 1 clube espanhol.

ABEIRAR: A TRADIÇÃO DO CHÁ NA COVILHÃ

 
No próximo dia 26 de novembro, a Biblioteca Municipal recebe o projeto “aBEIRAr”, que se desenvolve em torno da tradição do chá na Covilhã.

De facto, a Covilhã, cidade ancestralmente laneira, está ligada ao chá e à sua degustação desde o século XVII. Como afirma a investigadora Dra. Elisa Pinheiro num artigo de opinião “sabe-se que em meados do séc. XX, só na Covilhã consumir-se-ia mais chá do que em toda a província do Alentejo”. Se este comportamento de beber chá entre os covilhanenses se inicia pela forte influência inglesa daqueles que vieram a modernizar a indústria dos lanifícios, depressa se tornou um hábito nos milhares de operários que aqui laboravam. Ainda hoje na Covilhã é hábito as famílias beberem chá ao meio da tarde.
Sob o lema “Do alto da Serra para o bule de chá: a ciência das mezinhas”, o evento será constituído por duas partes: de manhã será feita uma caminhada curta nas Penhas da Saúde, mais dedicada à tradição fabril de beber chá com pastel de molho. A tarde será passada na Biblioteca Municipal da Covilhã e terá dois eventos em paralelo: oficinas para os mais novos; mesa redonda com degustação de chás e debate acerca das plantas e respetivas infusões.
Como produto deste evento, pretende-se criar uma maleta de chás da Covilhã e um protótipo em que cada chá contará uma pequena história científica.

PROTEÇÃO CIVIL ACOMPANHOU O EXERCÍCIO “A TERRA TREME” EM VIEIRA DE LEIRIA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), associou-se ao exercício nacional “A Terra Treme”, com o acompanhamento de mais um simulacro de sismo, que ocorreu às 11h09, do dia 9 de novembro, na Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria.
A ação contou com a presença da diretora do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Lígia Pedrosa; e acompanhamento do coordenador, elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e respetivos bombeiros. Pretendeu-se testar e evacuar as cerca de 850 pessoas da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, capacitando-as de como agir em caso de sismo.

Tal como foi proposto pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no 10.º Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME, às 11h09 deu-se o alerta da suposta ocorrência de um sismo. Os alunos, docentes e funcionários da escola realizaram os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Depois disso, saíram de forma ordenada dos edifícios, organizando-se no recinto exterior da escola para a normal contagem de pessoas.
Após a realização do exercício, cujo desempenho de toda a comunidade escolar foi exemplar, seguiu-se uma ação de demonstração de meios de socorro dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, dirigida a toda a comunidade escolar da Escola Secundária José Loureiro Botas.




Marinha Grande | NOVO PLANO DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS PUBLICADO

 O novo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios do Concelho da Marinha Grande (PMDFCI), para os anos 2022-2031, foi publicado em Diário da República, no dia 11 de novembro de 2022.

Este é o culminar de mais de dois anos de trabalho, que envolveu o contributo de um número elevado de entidades, as quais o Município presta o seu agradecimento e reconhecimento.

O plano de âmbito municipal, constitui um instrumento de planeamento que se pretende dinâmico e adaptado à realidade local, promovendo a articulação das características sócio biofísicas com as dinâmicas e responsabilidades das entidades presentes no território municipal, de forma a efetivar as alterações necessárias que maximizem a. Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).

Assegurando a consistência territorial de políticas, instrumentos, medidas e ações, o planeamento da defesa da floresta contra incêndios tem um nível nacional, regional e municipal. O planeamento municipal tem um caráter executivo e de programação operacional e deverá cumprir as orientações e prioridades regionais, supramunicipais e locais, numa lógica de contribuição para o todo nacional.
O PMDFCI da Marinha Grande é constituído pela informação base e pelo Plano de Ação.

Para mais informações, deverá ser consultado o link www.cm-mgrande.pt/p/PMDFCI

Revelados vencedores dos Amyris Innovation BIG Impact Awards 2022. Biosensor para diagnóstico de esclerose múltipla e Biofertilizador à base de casca de batata vencem Amyris Innovation Awards

 Já são conhecidos os projetos vencedores da 2ª edição do concurso de Inovação em Biotecnologia os prémios Amyris Innovation BIG Impact. O Amyris BIG Impact Innovation Award foi atribuído ao projeto BrainSense, que desenvolveu um biosensor para diagnóstico de esclerose múltipla.  Rising Innovation Award foi entregue ao projeto HydroPLUS, que desenvolver um biofertilizador à base de casca de batata. O anúncio foi feito no “Biotechnology Innovation Forum: Think Big in Biotechnology”, um evento organizado pela Católica Porto Alumni Biotecnologia e pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa.  
 
“Os dois projetos foram distinguidos por desenvolverem ideias deeptech no setor dos biosensores para diagnóstico da doença de esclerose múltipla e de biofertilizadores para o sector da agricultura,” salienta Hugo Choupina, da Católica Porto Alumni Biotecnologia, membro da organização do FIB 2022. Ana Leite Oliveira, investigadora da Escola Superior de Biotecnologia e membro da organização do evento, complementa “estamos na era da inovação biológica que terá necessariamente de passar por uma cada vez maior sensibilidade e responsabilidade naquilo que é sustentabilidade económica, tecnológica e principalmente societal”. 
 
Na categoria "BIG Impact Innovation Award" o projeto vencedor foi o BrainSense, sob coordenação de Inês Mendes Pinto, investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S). O BrainSense pretende desenvolver a deteção multiplexada de um painel de biomarcadores moleculares relevantes para a doença de esclerose múltipla, a partir de uma coleta de sangue ou saliva através de uma picada de dedo. Esta análise subsequente por meio de um algoritmo de risco orientado por Inteligência Artificial, permitirá a sociedade e o serviço nacional de saúde reduzir os custos da deteção da doença. 
 
"O Amyris BIG Impact Award representa a oportunidade de avançar com a tecnologia BrainSense para validação clínica para diagnóstico personalizado e monitorização de doenças neurodegenerativas, principalmente esclerose múltipla, que atualmente é alcançada através de métodos convencionais invasivos”, salienta Inês Mendes Pinto, investigadora do i3S. “Validação clínica significa transpor a tecnologia para o arquivo regulamentar in vitro do dispositivo de diagnóstico e uma maior disponibilidade do mercado,” conclui. 
 
O "Rising Innovation Award" foi atribuído ao projeto HydroPLUS, com coordenação de Helena Moreira, investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. O objetivo é o de desenvolver um novo hidrogel biodegradável superabsorvente à base de casca de batata, um resíduo relevante da indústria alimentar que engloba microrganismos benéficos, nomeadamente bactérias promotoras de crescimento de plantas e fungos. O polímero à base de casca de batata servirá como um transportador eficaz e protetor para os microrganismos, prolongando a vida do produto, que por sua vez, irá favorecer a libertação lenta no solo. “O HydroPLUS atende assim às necessidades do novo paradigma da agricultura regenerativa e pretende melhorar o crescimento das culturas, preenchendo atualmente uma lacuna comercial no mercado de biofertilizantes,” refere Helena Moreira, coordenadora do projeto. "Este prémio ajudar-nos-á a desenvolver a nossa ideia e a colocá-la em prática. É também um reconhecimento de todo o trabalho que fizemos nos últimos anos focado nos sistemas agrícolas mais resilientes e sustentáveis. O HydroPLUS irá ajudar os agricultores a enfrentar os desafios do setor agrícola devido às mudanças climáticas, nomeadamente a escassez de água e o declínio da fertilidade do solo", acrescenta a investigadora. 
 
Anabela Veiga, da Católica Porto Alumni Biotecnologia reconhece que “esta edição do Amyris Big Impact Award 2022, reforçou a importância de acelerarmos a bio-inovação através de uma abordagem disruptiva no setor biotecnológico”, acrescentando “estamos já a preparar a edição de 2023 que se realizará a 11 de novembro de 2023”. 
 
O concurso “Amyris Innovation BIG Impact Award” já vai na 2ª edição e é promovido pela empresa Amyris Inc e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. O grande objetivo deste concurso é o de premiar os melhores projetos na área da biotecnologia e a promoção da inovação em Biotecnologia como motor fundamental do desenvolvimento económico. Visa ainda promover novos processos, tecnologias ou serviços que sejam, simultaneamente, comercializáveis e sustentáveis, com um grande impacto positivo e mensurável na sociedade. 
 
A 4ª edição do “FIB: Think Big in Biotechnology”, que se realizou a 12 de novembro, contou com mais de 200 participantes. A próxima edição já tem data marcada e irá realizar-se a 11 de novembro de 2023. 

Portugal empata com EUA e apura-se para Mundial de râguebi

 A seleção portuguesa de râguebi qualificou-se hoje para o Mundial de França2023, após empatar com os Estados Unidos 16-16, no Dubai, na terceira e última jornada do torneio final de repescagem para a competição.
Uma penalidade convertida por Samuel Marques na bola de jogo permitiu aos 'lobos' igualar o marcador e garantir o apuramento para o França2023, uma vez que detinha vantagem sobre os EUA no primeiro critério de desempate, a diferença de pontos marcados e sofridos nos três jogos do torneio.
Ao intervalo, Portugal vencia por 10-9, com um ensaio de Raffaele Storti (08 minutos), transformado por Samuel Marques (09), que converteu também uma penalidade (37), contra três penalidades do norte-americano AJ MacGinty (03, 22, 40).
Na segunda parte, Marques (50) voltou a acertar entre os postes, mas um ensaio de Kapeli Pifeleti (60), transformado por AJ MacGinty (60), deixou os 'lobos' atrás no marcador (13-16), valendo a capacidade de reação da equipa orientada por Patrice Lagisquet, que permitiu colocar o jogo no meio-campo norte-americano no final do encontro e conquistar a penalidade decisiva.
Os portugueses e os norte-americanos disputavam a última vaga no França2023, após ambos vencerem os primeiros encontros do torneio final de repescagem, frente aos campeões asiáticos, Hong Kong, e aos vice-campeões africanos, o Quénia.
Portugal tinha falhado o apuramento através do agregado de resultados dos Europe Championship de 2021 e 2022, mas obteve o direito a disputar a repescagem, no Dubai, após a Espanha ter sofrido uma penalização de 10 pontos por utilização irregular de um jogador.
Esta é apenas a segunda vez que Portugal vai disputar o Campeonato do Mundo de râguebi, após a única e histórica participação, em 2007, também em França.
A seleção portuguesa vai integrar o Grupo C do Campeonato do Mundo, com País de Gales, Austrália, Ilhas Fiji e Geórgia.
O Mundial de râguebi de 2023 realiza-se em França, de 8 de setembro a 28 de outubro.

SIC Notícias/Lusa

 

Marcelo, Nyusi e Lula reunidos no Palácio de Belém. Apoiantes de Bolsonaro protestam

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e o Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, estão hoje reunidos no Palácio de Belém, em Lisboa.
Esta reunião a três não estava prevista. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu primeiro Filipe Nyusi, pelas 15:00, e ia depois receber Lula da Silva, às 17:00.
Porém, o encontro com Filipe Nyusi prolongou-se, Lula da Silva chegou cerca de 20 minutos antes da hora marcada, e foi anunciado aos jornalistas presentes no local que os três se iriam reunir.
Na Sala das Bicas do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa, Filipe Nyusi e Lula da Silva posaram por alguns instantes perante os repórteres de imagem, cumprimentaram-se os três juntando as mãos, antes de se reunirem.
No exterior do Palácio de Belém, algumas dezenas de apoiantes de Jair Bolsonaro juntaram-se em protesto e entoando “Lula ladrão, o seu lugar é na prisão”.

SIC Notícias, Madremedia/Lusa

No próximo sábado e domingo Piscinas Municipais recebem o Campeonato Regional de Juniores e Seniores de Piscina Curta

 

Cerca de uma centena de jovens nadadores de vários clubes do distrito de Coimbra vão estar presente no Campeonato Regional Juniores e Seniores de Piscina Curta, que irá decorrer nos próximos dias 19 e 20 de novembro, nas Piscinas Municipais. Cantanhede será assim por estes dias a capital distrital da natação, com a realização da mais importante prova de inverno do calendário competitivo do distrito de Coimbra.

Com a organização da Associação de Natação de Coimbra, a prova conta com o alto patrocínio do Município de Cantanhede e da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense (ASSSCC).

Presentes estarão alguns dos mais renomados clubes da região centro, designadamente a Associação Louzan Natação, a Associação Académica de Coimbra, a Associação Estamos Juntos, a Casa do Povo São Pedro de Alva, o Clube Náutico de Miranda do Corvo, o Náutico Académico, o Clube União 1919, o Condeixa Aqua Clube e Vigor da Mocidade, com natural destaque para a equipa da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que irá competir em casa e terá assim a oportunidade de mostrar o trabalho realizado nesta fase inicial da época desportiva 2022/2023.

Recorde-se que esta instalação desportiva é única no concelho e um equipamento de referência no distrito e no país, tendo recebido nos últimos anos vários Campeonatos Nacionais de piscina curta.

Cantanhede | No próximo sábado, às 17h00: Livro "De Fora para Dentro e de Dentro para Fora" tem apresentação editorial na Biblioteca Municipal

 

"De Fora para Dentro e de Dentro para Fora", obra de Ana Breda e Catarina Cruz, vai ser apresentada no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no próximo sábado, dia 19 de novembro, pelas 17h00. A apresentação estará a cargo de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Cultura, que vai estar na sessão acompanhado pelas autoras, Fátima Loureiro, presidente da Direção da Associação Padre Manuel António Marques, e por Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

Com organização a cargo da Associação Padre Manuel António Marques, em colaboração com o Município de Cantanhede e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, a apresentação do livro tem a particularidade de contar com a presença das autoras Catarina Cruz, associada desta coletividade de caráter social e de intervenção cívica, sediada na Pocariça, e Ana Breda.

A narrativa, obra infantojuvenil, transporta-nos para viagens longínquas e misteriosas que não requerem os tradicionais meios de transporte, terrestres, marítimos ou aéreos. A mente, aguçada pela imaginação, leva-nos para onde quisermos, consciente ou inconscientemente! As nossas emoções, refletidas pelo bater do coração, estão na génese dessas viagens. São viagens alucinantes, realizadas a uma velocidade estonteante e num tempo ínfimo. Viaja-se sem bilhete e sem restrições. Liberdade e capacidade para imaginar, sonhar e criar, é tudo quanto nos basta! Descobrem-se lugares fascinantes e intrigantes, nunca antes vistos nem sentidos e sem registo em mapa algum.

O gosto de ambas as autoras em promover aprendizagens interdisciplinares a partir da literatura para a infância, num contexto criativo, reflexivo e emotivo, envolvendo implicitamente a Matemática e outras áreas do saber, culminou na escrita deste livro. A viagem literária proporcionada pela sua leitura é, decerto, impulsionadora de sonhos, questões e emoções, despertando no leitor o que de melhor há em si.

Sobre Ana Breda

Ana Breda é Professora do Departamento de Matemática e coordenadora da Linha Temática GEOMETRIX, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, da Universidade de Aveiro. Profissionalmente, tem trabalhado na formação inicial e contínua de educadores e professores, entre outras formações. É responsável pelo Programa Doutoral em Matemática – Percurso Educacional e cocoordenadora do Curso de Formação para o Ensino da Matemática, para os PALOP.

Sobre Catarina Cruz

É Professora da Escola Superior de Educação de Coimbra, da área de Matemática e Educação Matemática. É membro do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, da Universidade de Aveiro, e do Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Profissionalmente, tem trabalhado na formação inicial e contínua de educadores e professores. É pocaricense e cantanhedense, do nosso concelho, e associada da APMAM.


Semana Europeia da Prevenção de Resíduos decorre até 27 de novembro. Reduzir. Reutilizar. Reciclar. As dicas da Sociedade Ponto Verde para o dia-a-dia

 Como se pode diminuir a quantidade de resíduos que produzimos no dia-a-dia? A resposta é simples: Reduzir o consumo, Reutilizar produtos e materiais e Reciclar aqueles que tiverem chegado ao seu fim da sua vida útil. São os 3 R’s da Sustentabilidade que devem ser aplicados e por esta ordem de importância.
 
Para ajudar os portugueses nesta missão, a Sociedade Ponto Verde (SPV), a propósito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se celebra entre 19 e 27 de novembro, partilha um conjunto de dicas úteis.
 
É importante recordar que Portugal ainda envia para aterro cerca de 64% de todos os resíduos urbanos que produz, ou seja, 3 milhões de toneladas de um total de 5 milhões. A meta é reduzir para 10% até 2035.
 
E que cada português produz, em média, cerca de 500 kg de resíduos por ano. Destes, cerca de 100kg são embalagens que, mesmo que sejam todas elas recicladas, há ainda uma fatia muito significativa de resíduos (75%) que vão parar a aterro.
 
Nesse sentido, os cidadãos devem continuar a ser incentivados para que adotem as melhores práticas no seu dia-a-dia. A SPV propõe algumas dicas, assentes nos referidos 3 R’s:
 
Opte por comprar embalagens de maior dimensão, de forma a moderar o seu consumo diário e a prolongar a sua vida útil;
Evite o consumo de sacos descartáveis. Leve o seu saco de compras reutilizável quando vai às compras. Uma ação simples que ajudará a diminuir a quantidade de plástico e papel consumido, a longo prazo;
Adquira roupa ou produtos em 2ª mão e evite comprar novos produtos. No caso de não voltar a dar-lhes uso, doe a alguma instituição ou a alguém que necessite;
Evite o desperdício de alimentos. Sempre que possível, reutilize as cascas dos alimentos para fazer novas receitas ou opte por compostagem doméstica;
 
Dê prioridade a produtos que tenham refill/recarga;
Se tem por hábito recorrer ao serviço de take away ou de fazer compras avulso, opte sempre que possível por embalagens reutilizáveis ou recicláveis. Leve o seu recipiente e reduza o número de embalagens de alumínio e caixas de cartão utilizadas;
Dê uma nova vida às roupas velhas que já não usa. Crie panos de limpeza para casa, bolsas, malas ou até sacos de compras personalizados com padrões a seu gosto;
Reutilize as folhas de papel que tens em casa ou no escritório. Opte sempre pela opção frente e verso quando faz impressões ou por utilizar documentos antigos como folhas de rascunho;
Recuse brindes ou ofertas que sabe não lhes vai dar uso;
Para os resíduos orgânicos, a compostagem é uma opção ou encontrando alguns dos locais de recolha dos mesmos que já começam a aparecer em alguns municípios;
Dê muito uso ao ecoponto deixando lá todas as embalagens de vidro, papel/cartão, plástico e metal.
 
Este ano, a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos tem como tema "Têxteis Circulares e Sustentáveis" devido ao forte impacto que os têxteis têm no planeta e, como tal, a necessidade de assumir comportamentos que tragam mais circularidade a este setor.
 
Mais dicas e conselhos práticos em: https://www.instagram.com/pontoverde.pt/ e https://www.facebook.com/SociedadePontoVerde/.
 

  

Proença-a-Nova | Estudo do Observatório do Turismo Sustentável revela que Beira Baixa quer mais turismo

 

O turismo de natureza é uma das principais apostas do Município de Proença-a-Nova para atrair turistas para o território e a rede de passeios pedestres, as praias fluviais e os desportos de aventura são apenas alguns dos argumentos de valorização do concelho que tem na Torre de Vigia da Serra das Talhadas, da autoria do Arquiteto Siza Vieira, uma das suas novidades mais recentes. Estes pontos foram elencados por João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, durante o colóquio “Conhecer melhor para investir bem no turismo da região da Beira Baixa” que teve lugar na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, no dia 16 de novembro, na mesa redonda dedicada à “cooperação de âmbito municipal e ao desenvolvimento de sistemas de informação estratégica para o desenvolvimento do turismo” em que participaram outros presidentes de câmara da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

João Lobo focou igualmente algumas das fragilidades do concelho a este nível, por exemplo o facto de a restauração nem sempre conseguir dar resposta ao fim de semana ou a ausência de operadores turísticos no concelho. “Há de facto um caminho grande a fazer relativamente à parte privada, para que possa usufruir dos produtos turísticos que os próprios municípios já consolidaram no território. Não querendo massificar, é importante também que os turistas não saiam defraudados na sua estadia”, acrescentou o autarca. Para refletir sobre a estratégia de turismo a nível nacional, regional e local, o Município promove anualmente um encontro com restauração, hotelaria e alojamentos locais, em que se sensibiliza, de igual forma, para o preenchimento de estatísticas que são fundamentais para a definição de projetos futuros. Em termos de promoção, já é certo que o Município repetirá as presenças nas principais feiras de turismo de Portugal (BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa) e Espanha (FITUR – em Madrid). O autarca referiu ainda como questão essencial a valorização de quem vive no concelho e de quem nos visita: “evidentemente que nós trabalhamos para as pessoas”.

Na ocasião foram ainda apresentados o Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal e os resultados do inquérito anual sobre “o turismo na região centro: a perspetiva dos residentes”. Entre os 937 inquiridos, 64 residem na Beira Baixa e revelaram que, de uma forma genérica, consideram o turismo benéfico para toda a região, no seu reforço à economia e na valorização da cultura regional, entre outros aspetos. Não sendo uma região com forte pressão turística, comparando com outras geografias dentro da própria região de Turismo do Centro, o inquérito revelou que as pessoas querem mais turismo e mais turistas. De acordo com as mais recentes estatísticas sobre o sector publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística, em setembro de 2022 apenas as regiões do Alentejo e Centro viram as dormidas descer, quando comparadas com setembro de 2019, o último ano antes da pandemia (no caso da região centro a descida foi de 3,3%).

Durante o encerramento deste colóquio, João Lobo, como presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, destacou como prioridades da região o trabalho em rede, a formação dos agentes e a busca de um turismo sustentável, “com condição de valor para estes territórios e para estas pessoas. Temos que ter sempre uma atenção especial para a valorização da pessoa, dos que cá estão e dos que nos visitam”, referiu.

Proença-a-Nova | Conferência discutiu Diabetes no Auditório Municipal

 

A Diabetes foi tema de debate e discussão no Auditório Municipal, a 14 de novembro, o dia em que se recorda e destaca esta doença a nível internacional. Com a programação a ser definida pela UCSP - Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Proença-a-Nova, pretendeu-se sensibilizar a população para os alarmantes dados anunciados pela Federação Internacional de Diabetes e o preocupante crescimento da prevalência desta doença em todo o mundo.

Numa apresentação curta e dividida em três diferentes apresentações, debateu-se a importância da prevenção e tratamento desta doença na sociedade, principalmente em meios de menor densidade populacional. Joana Leme, médica da UCSP Proença-a-Nova, afirma que o principal objetivo deste tipo de ações baseia-se em “melhorar a acessibilidade das pessoas aos cuidados para a Diabetes, o acesso ao tratamento da doença, facilitar a possibilidade de terem uma alimentação mais saudável, conjugada com alguma atividade física”.

Além das condições e cuidados de saúde pessoal, Joana Leme aponta ainda a outras questões que podem potencialmente ser relevantes, utilizando dados estatísticos atuais: “mais de 50% dos casos de Diabetes tipo 2 podiam ser prevenidos, portanto o nosso foco é mesmo a prevenção. Há muitas pessoas que têm diabetes e simplesmente não sabem”. Com base nas referências deixadas pelas profissionais de saúde presentes na sessão, a prevenção torna-se assim a prioridade principal.

A médica Joana Leme alerta ainda quanto à evolução da doença nos últimos anos relativamente às faixas etárias abrangidas: “a Diabetes tipo 2 é vulgarmente conhecida como a ‘Diabetes do adulto’, mas como existem cada vez mais crianças com excesso de obesidade e maus hábitos alimentares, verificamos que começam a confirmar-se vários casos também em crianças e jovens”.

Os dados fornecidos recentemente pela Federação Internacional de Diabetes revelam, por exemplo, que 537 milhões de adultos em todo o mundo vivem com diabetes; 643 milhões de adultos viverão com diabetes em 2030; quase 1 em 2 adultos que vivem com diabetes não estão diagnosticados ou que 4 em 5 pessoas com diabetes vivem em países com rendimentos baixos ou médios.

Esta atividade em Proença-a-Nova decorreu no âmbito da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, direcionada especificamente para a prevenção, tratamento e estudo desta patologia.



Proença-a-Nova | Alunos de Cursos Profissionais dinamizam projetos práticos na Escola

 

Os alunos dos Cursos Profissionais da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, estão a desenvolver dois projetos de cariz prático, nos quais colocam à prova os conhecimentos teóricos lecionados, contribuindo para uma melhor formação de técnicos e preparando os alunos para um mercado de trabalho exigente.

Na vertente Informática, em virtude do funcionamento dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos (1º ano) e de Técnico de Instalação e Gestão de Redes (2º ano), encontra-se a funcionar a ‘Oficina de Informática – Do Velho fazer novo’, na qual os alunos, divididos por equipas de trabalho, são responsáveis por assegurar o funcionamento e manutenção do parque informático da escola. Nesta oficina os alunos deram início à desmontagem e teste de diversos componentes dos computadores inutilizados pela Escola, seguindo-se uma fase de montagem que prevê o reaproveitamento destes componentes. O projeto desenvolvido é supervisionado pelas Professoras Patrícia Aleixo e Marta Teixeira.

Na área da restauração, a aposta incide sobre o ‘Restaurante Pedagógico’, que se encontra a funcionar diretamente para a comunidade escolar, e que decorre, por norma, às terças-feiras. A aposta prende-se com o fato de poder contribuir para a melhor formação e preparação para o mercado de trabalho dos alunos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar. No restaurante pedagógico são habitualmente servidos almoços e “Brunch´s” pedagógicos, com a vertente lúdica e temática associada a diversos temas, sob a tutela do Professor Luís Santos.

No dia 15 de novembro, Mariana Lopes, Mariana Santo e Mara Sousa, três alunas do segundo ano do curso profissional de Técnico Restaurante Bar, fizeram parte da lista de 10 grupos finalistas a nível nacional do concurso Tomorrow Tourism Leaders Super School. A final realizou-se em Coimbra, no Convento de São Francisco, onde as alunas tiveram a oportunidade de defender a sua ideia.

Em conjunto, as três alunas apresentaram uma proposta de um ‘Super Evento’, que pretende promover a responsabilidade social e que tenha um impacto positivo no Turismo e na região, onde todos nos encontramos inseridos. A proposta apresentada consiste no evento FENACULTURA – Festival de Natureza, Cultura, Turismo e Ambiente, um festival com a duração de quatro dias, promovendo as riquezas dos territórios envolvidos, nas áreas e concelhos afetos ao projeto: Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros. De acordo com um dos princípios da ODS - 3 - Saúde de Qualidade, a projeção deste evento visa proporcionar qualidade de vida aos habitantes locais, com uma percentagem dos lucros do evento a serem para a comunidade local.

MARINHA GRANDE APRESENTA PLATAFORMA PARA O ASSOCIATIVISMO

 No próximo dia 21 de novembro, pelas 18h00, no Auditório do Edifício da Resinagem, é realizada a cerimónia de apresentação da Plataforma do Associativismo e de assinatura do memorando de entendimento entre o Município da Marinha Grande e o Clube TOP |  IPDJ - Programa de capacitação de clubes desportivos.
Com o intuito de potenciar a utilização da tecnologia, como ferramenta de comunicação de excelência, o Município da Marinha Grande criou a Plataforma do Associativismo, com o objetivo de constituir de forma inovadora e dinâmica um espaço interativo de divulgação do movimento associativo marinhense valorizando este recurso como um canal de comunicação e partilha de informação entre os cidadãos, o tecido Associativo local e o Município.

Neste contexto, e no âmbito do Programa “Associações em Movimento”, afigura-se importante potenciar e valorizar nas atuais dinâmicas do movimento associativo uma nova dimensão revestida de  inovação  tecnológica  acelerando a transição digital e ecológica,  permitindo dar resposta aos novos desafios, capacitando os dirigentes, possibilitando dar a conhecer à sociedade os seus projetos e as suas dinâmicas, alcançando visibilidade, captando recursos, apoios e associados garantindo a sustentabilidade das organizações.

Paralelamente, será efetuada a assinatura do memorando de entendimento entre o Município da Marinha Grande e o Clube TOP |  IPDJ - Programa de capacitação de clubes desportivos, que visa potenciar as relações entre a autarquia e o  Instituto Português do Desporto e Juventude, para a implementação e divulgação deste programa de capacitação junto dos seus principais destinatários, os clubes desportivos.


TALK SHOW CONVIDA ANTÓNIO SALA E ARTISTAS DA MARINHA GRANDE

 

O conhecido homem da rádio e da televisão António Sala, é o convidado do próximo Talk Show “Na Terra do Vidro, Jorge Humberto convida”, que se realiza no dia 25 de novembro (sexta-feira), pelas 21h30, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

Para além de António Sala, o apresentador Jorge Humberto vai estar à conversa com o mestre vidreiro Otávio Botas, com a fadista Silvina Pereira e com a atriz Helena Rocha.

Filho da terra, fortemente ligado às suas raízes, amigos e família, Jorge Humberto quer partilhar com a sua gente, os amigos que foram entrando e ficando de forma firme e forte na sua vida, na sua carreira.

O palco do Teatro Stephens é o espaço privilegiado para partilha de emoções, de conhecimento, de vivência e de história de uma vida ligada ao mundo da comunicação, do entretenimento, do espetáculo e do conhecimento. No palco onde não faltarão instrumentos e acessórios para a partilha da vida, do conhecimento e da arte, seremos todos artistas, onde a imaginação, a criação e a qualidade impera sem fronteiras.

Preço: 10 euros

Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Preço dos combustíveis volta a descer na próxima semana

É a segunda semana de descidas na gasolina e no gasóleo.
O preço dos combustíveis deverá voltar a descer na próxima segunda-feira. Fonte do setor confirmou à SIC que a descida será de oito cêntimos por litro, tanto na gasolina como no gasóleo.
A confirmar-se, esta será a segunda semana de descidas nos preços dos combustíveis.
Na segunda-feira, o preço do gasóleo recuou em média 6,5 cêntimos por litro e o da gasolina desceu cerca de 3,5 cêntimos.
Os novos preços já refletem a revisão das medidas fiscais temporárias aprovadas pelo Governo para mitigar o aumento do preço dos combustíveis.
Até janeiro mantém-se a redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e a suspensão da taxa de carbono.
A alteração do preço combustíveis desta semana acontece após uma anterior descida dos preços dos combustíveis, na semana passada o gasóleo desceu 1,5 cêntimo e a gasolina caiu 1,8 cêntimos.

SIC Notícias

Ministério Público pede prisão efetiva para jovem acusado de planear ataque a faculdade

O jovem, que sofre de autismo e está internado preventivamente no Hospital Prisional de Caxias, foi detido pela PJ em fevereiro passado.
O Ministério Público pediu esta sexta-feira a condenação do estudante acusado de planear um ataque terrorista à Faculdade de Ciências de Lisboa a uma pena de três anos e meio de prisão efetiva em estabelecimento prisional com acompanhamento psiquiátrico.
Nas alegações finais do julgamento, a procuradora Ana Pais referiu que, tendo em conta os factos confessados pelo arguido, João Carreira deverá ser condenado naquela pena de prisão pelos crimes de treino para terrorismo (da lei do terrorismo) e detenção de arma proibida.
O jovem, que sofre de autismo e está internado preventivamente no Hospital Prisional de Caxias, foi detido pela PJ, em fevereiro passado, na posse de facas, uma besta e cocktails molotov, entre outro material perigoso.
Apesar de toda a prova indiciária recolhida pelos agentes da PJ apontar para a iminência de um ataque terrorista dentro da faculdade, o advogado de defesa, Jorge Pracana, procurou demonstrar em julgamento, ao coletivo de juízes, que o arguido dificilmente passaria das palavras aos atos sanguinários contra os colegas de faculdade.
"Eras capaz de pegar numa faca e espetar num ser humano", questionou o advogado na audiência de julgamento, ao que João Carreira respondeu: "Acho que não".
A pergunta de Jorge Pracana incidiu sobre as facas porque, antes, o jovem tinha apontado, entre todos os objetos apreendidos, a faca como sendo "a arma mais eficaz".
Em tribunal foram também ouvidos dois inspetores da Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo da PJ, tendo ambos confirmado ter sido o FBI a lançar o alerta sobre as intenções criminosas do jovem, após uma denúncia de que este teria anunciado num grupo restrito da internet o seu plano de provocar um atentado na universidade.
O inspetor Arménio Pontes revelou que na vigilância efetuada na universidade se constatou que o jovem "não interagia com ninguém", andava "cabisbaixo" e que "a nível comportamental" indicava que algo ia acontecer. Alertou ainda para o plano criminoso "muito elaborado e disciplinado" encontrado na parede do quarto do jovem, observando que isso é "típico" de quem prepara meticulosamente estes atentados.
Segundo o plano desmantelado pela PJ, a ação terrorista estava marcada para 11 de fevereiro. Após ser detido, João Carreira ficou em prisão preventiva, tendo a medida de coação sido substituída por internamento preventivo no Hospital Prisional de Caxias.

Helena Teodósio visitou as obras. Novo edifício do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro está em fase de conclusão

 

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, esteve no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais para ver as obras da nova unidade de internamento de doentes.

A visita decorreu a convite da presidente do Conselho de Administração, Isabel Bento, que na ocasião referiu que a empreitada foi adjudicada por cerca de 4 milhões de euros, dos quais dois milhões correspondem a financiamento comunitário obtido no âmbito do Centro 2020. A profunda requalificação operada em mais um edifício da extinta Leprosaria Nacional permite aumentar de 80 para 144 camas a lotação da unidade hospitalar especializada em reabilitação física e motora, às quais acrescem ainda 60 camas da UCC Convalescença, o que totaliza 204 camas, explicou aquela responsável.

Segundo Isabel Bento, “trata-se de um aumento considerável da capacidade do CMRRC-RP, que assim fica mais apto a responder às necessidades da Região Centro ao nível da medicina de reabilitação, além de outras grandes vantagens dos novos serviços que o novo edifício irá ter a unidade de reabilitação cardiorrespiratória (com protocolo com os CHUC), unidade técnicas e de dor não oncológica, unidade TCE, sala de Snoezelen, espaço equipado para a estimulação sensorial com técnicas terapêuticas inovadoras aplicáveis a pessoas com dificuldades motoras ou portadoras de deficiência e laboratório de marcha e de movimento”.

Por seu lado, Helena Teodósio, manifestou-se especialmente agradada com o significativo investimento realizado no redimensionamento e qualificação do CMRRC-RP, um investimento que representa efetivamente um passo importante no sentido de o hospital dispor de condições para cumprir cabalmente a missão para que foi criado. “Espero que esse processo prossiga, de modo a ser aproveitado todo o potencial das construções do antigo Hospital Rovisco Pais, pois trata-se de um património que pode e deve ser recuperado e colocado ao serviço o país, neste caso para melhorar a resposta no campo da medicina de reabilitação na Região Centro”, adiantou a autarca, reiterando a disponibilidade da Câmara Municipal para cooperar com o Conselho Diretivo em todas as áreas que venha a considerar útil essa cooperação.

Na visita às obras do novo edifício do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais participaram também Célia Simões, vereadora com o pelouro da Saúde no executivo camarário de Cantanhede, João Ricardo Pereira, diretor clínico da unidade hospitalar, e Luís Pratas, enfermeiro diretor.

Município de Águeda alerta para necessidade de separar, reutilizar e reciclar


Estão programadas diversas ações no âmbito da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos, entre as quais a apresentação do projeto “Planeta Slow”, com a artista Aurea
A Câmara Municipal de Águeda adere, mais uma vez, à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que este ano tem como tema de fundo “Têxteis Circulares & Sustentáveis” e que decorre de amanhã (dia 19) a 27 de novembro.
Iniciativa pretende chamar a atenção para adoção de hábitos de consumo sustentáveis, considerando que os têxteis são a quarta categoria que mais utiliza matérias-primas e água, logo a seguir à construção, alimentação e transportes. Neste sentido, a Comissão Europeia pretende promover a separação, reutilização e reciclagem dos têxteis, porque, como referem “o lixo está fora de moda”.
O Município de Águeda, que preconiza muitas medidas de sustentabilidade e educação ambiental, associa-se a esta dinamização, sensibilizando a população para a necessidade de reciclar, separar e reutilizar materiais, entre os quais o têxtil.
“Uma das áreas estratégicas municipais prende-se com a sustentabilidade ambiental, que se traduz na dinamização de vários programas, na implementação de diversas medidas e no desenvolvimento de um conjunto alargado de intervenções em todo o território”, salientou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, dando como exemplo o programa Eco-Escolas, as dinâmicas de educação ambiental nas escolas e junto dos vários públicos, as atividades realizadas no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização, as intervenções nos rios e ribeiras do concelho, a promoção da reciclagem, entre muitas outras. Refere ainda que “este ano, também a decoração de Natal vai ter um apontamento dedicado ao artesanato e à reutilização de materiais”.
Boas práticas que têm sido apontadas como exemplo por vários organismos, nacionais e internacionais, e que já resultaram em vários prémios, como a Bandeira Verde ECO XXI em que Águeda está no top 5 dos municípios mais sustentáveis do país; ou ter sido distinguido como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, em Atenas (Grécia).
Entre as várias iniciativas que desenvolve ao longo de todo o ano, está a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e o Dia da Floresta Autóctone, associando-se à estratégia de sensibilização internacional para esta temática.
Este ano, para além das várias atividades a realizar durante toda a semana promovidas pelo Município de Águeda, de destacar a presença de Aurea, no dia 24 de novembro (14h30), que virá apresentar, no Centro de Artes de Águeda, o “Planeta Slow”, um projeto pedagógico desenvolvido em coautoria com a betweien, que tem como propósito educar para a sustentabilidade, nas suas diferentes dimensões (social, económica e ambiental), sensibilizando e dotando os jovens de ferramentas que os auxiliem na adoção de comportamentos individuais e coletivos responsáveis e sustentáveis. Uma ação dirigida aos alunos do Ensino Secundário do concelho e que poderão assistir a uma performance teatral e algumas músicas cantadas pela artista Aurea.
Após o evento, serão entregues as distinções “Escolas Sustentáveis”, atribuídas pela Agência para a Sustentabilidade e Competitividade, que premiou três escolas do concelho (EB n.º 2 de Aguada de Cima, Escola Básica António Graça e EB 2,3 Professor Artur Nunes Vidal) pelos bons resultados alcançados em medidas que procuraram fomentar a mudança e adoção de comportamentos mais sustentáveis, redução de consumos, entre outros.
No âmbito da programação desta semana temática, o Laboratório Vivo para a Descarbonização vai realizar um workshop sobre “Têxteis vivos” (dia 19 de novembro) e uma “Conversa de gente verde – cidades sustentáveis”, em formato online (dia 25 de novembro).
Está prevista ainda uma ação de sensibilização com material didático do Pacto dos Plásticos, na EB Fernando Caldeira, no dia 24 de novembro, e no dia seguinte, na mesma escola decorrerá a iniciativa Planetário ERSUC.
No âmbito do Dia da Floresta Autóctone, que será assinalada no dia 23, haverá uma ação de sensibilização com plantação de árvores e diversas plantas, na Escola Secundária Adolfo Portela e Escola Professor Artur Nunes Vidal.
De referir que a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é uma iniciativa internacional que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos. As ações desenvolvidas no âmbito desta semana focam os 3R’s: Redução do consumo, Reutilização de produtos e materiais e Reciclagem de resíduos.
Neste âmbito, de realçar o trabalho realizado pelo Município de Águeda, nomeadamente com a dinamização da Máquina de Resíduos (colocada junto ao Mercado Municipal e que neste momento está em fase de reestruturação), a máquina compactadora de papel e os ecopontos espalhados pelo concelho, onde tem havido um aumento no número de materiais recolhidos e enviados para a ERSUC.

Ana Sofia Pinheiro

Portugal participou em Operação de combate ao comércio ilegal de madeira

Portugal participou na Operação “Madeira de Lei”, no mês de setembro, em ações de investigação e de fiscalização para combater o comércio ilegal e os crimes praticados contra a vida selvagem, especialmente a flora, em particular quanto ao tráfico, exploração, comercialização e detenção de madeira em infração à legislação em vigor.
A coordenação nacional desta operação incentivada pela Europol e pela El PAcCTO (programa de cooperação entre a Europa e a América Latina, assente na assistência contra o crime transnacional organizado) coube à Guarda Nacional Republicana (GNR), em estreita colaboração com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Marítima (PM), tendo ainda contado com a especial colaboração em determinadas ações de fiscalização nos Distritos de Braga e do Porto, de peritos da Polícia Federal do Brasil e de peritos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Brasil, mais conhecido por IBAMA, em identificação de madeiras e em análise de informação florestal. Estas entidades desenvolveram as ações de investigação e de fiscalização principalmente no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, também conhecida como Convenção de Washington ou CITES, da qual 184 países aderiram e cujo objetivo é o de assegurar que o comércio de animais e plantas não coloque em risco a sua sobrevivência no estado selvagem e também no âmbito do Regulamento de Madeira da União Europeia (EU TR - European Union Timber Regulation), que visa combater a extração ilegal de madeira e o comércio associado de madeira e produtos de madeira nos estados membros da União Europeia e, em última análise, contribuir para a gestão sustentável das florestas e reduzir as emissões de CO2 resultantes da desflorestação e/ou degradação florestal para além das fronteiras da União Europeia.
No âmbito desta operação foram realizadas em Portugal, pelas diversas entidades acima mencionadas, 234 ações de fiscalização, nomeadamente:
  • 118 operadores de comércio e transformação de madeira e derivados fiscalizados.
  • 102 ações de fiscalização rodoviária de transportadores de madeira e derivados.
  • 14 ações de fiscalização de contentores em portos marítimos.
  • Elaboração de 12 autos de contraordenação por infração às disposições legais em vigor, nomeadamente:
  • 03 por falta de apresentação prévia no serviço aduaneiro de uma notificação de importação.
  • 03 por falta de licença para detenção/exposição/comercialização de madeiras exóticas.
  • 02 por falta de declaração de não inclusão de espécies no regulamento CITES.
  • 02 por falta de inscrição e registo de dados no Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER).
  • 01 por falta de declaração prévia no Sistema de Informação de Manifesto de Corte (SiCorte), de corte, corte extraordinário, desbaste ou arranque de árvores de espécies florestais.
  • 01 por falta de comprovativo da constituição de garantia financeira de responsabilidade ambiental do destino inicial.
A nível internacional, as ações operacionais envolveram além de Portugal, as autoridades policiais do Brasil, França, Itália, Holanda e Espanha, bem como o Projeto latino-americano El Pacto. As ações visaram redes envolvidas com crimes ambientais, extração ilegal de madeira, contrabando, sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e fraude documental.
Num total de mais de 350 ações de fiscalização que ocorreram nos dias de ação conjunta em setembro, foram detetadas pelos investigadores irregularidades em 17 empresas (uma em Itália, uma nos Países Baixos, três em Espanha e 12 em Portugal). As autoridades competentes abriram ainda um processo criminal contra uma dessas empresas.
As autoridades nacionais realizaram as verificações principalmente nos portos brasileiros para exportação e nos portos europeus em busca de importações ilegais. Redes criminosas usam a falsificação de documentos para dissimular a origem da madeira ou a espécie real do carregamento para passar por controles alfandegários e chegar aos consumidores. A corrupção também é um facilitador dessa atividade criminosa.
Esta foi a primeira vez que os países de origem e destino do comércio ilegal de madeira uniram forças na fiscalização coordenada entre os países que comercializam com madeira. As ações de fiscalização centraram-se em diferentes atividades criminosas usadas por redes criminosas para facilitar o comércio ilegal de madeira, incluindo fraude documental e suborno para dissimular a origem ou a verdadeira espécie das mercadorias.