sábado, 12 de junho de 2021

Finlândia vence Dinamarca em jogo marcado por desfalecimento de Eriksen


A Finlândia derrotou hoje a Dinamarca, por 1-0, em jogo do Grupo B do Euro2020 de futebol, marcado pelo desfalecimento do dinamarquês Christian Eriksen, que obrigou à interrupção do jogo durante mais de uma hora.

O encontro, no Estádio Parken, em Copenhaga, foi interrompido ao minuto 43, depois de o médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado e ser reanimado ainda no estádio, estando estável no hospital.

Na sua estreia em fases finais, a Finlândia venceu graças a um golo de Joel Pohjanpalo aos 60 minutos, com o dinamarquês Pierre-Emile Hojbjerg a desperdiçar uma grande penalidade, aos 74.

A Finlândia passa, assim, a somar três pontos, contra zero da Dinamarca, num Grupo B em que também estão a Rússia e a Bélgica.

Lusa


Curso de formação de árbitros de Hóquei em Patins foi um sucesso

O Conselho Regional de Arbitragem de Aveiro terminou, na semana passada, um Curso para Árbitros de Hóquei em Patins. A formação, que era inicialmente para formar Oficiais de Mesa, resultou num sucesso tremendo, já que foram aprovados dez novos elementos, que irão entrar em estágio nos restantes jogos da Taça de Aveiro.

“Foi um curso que teve que se adaptar às contingências da Pandemia por Covid-19 e foi realizado maioritariamente por videoconferência”, informa Miguel Portela, Presidente do Conselho Regional de Arbitragem, que informou ainda que “será de realçar o facto de três dos recém formados árbitros serem provenientes da região do Grande Porto, um sinal de abertura a uma sã convivência entre os CRA”.

O CRA de Aveiro deixou também no ar o compromisso de, até ao final do ano, iniciar mais um novo curso para árbitros de hóquei em patins.

Será ainda de realçar a motivação deste CRA, de angariar interessados para integrar o curso de juízes para a patinagem artística, a ser realizado pela Federação de Patinagem de Portugal até ao final do ano.

“Esta motivação é inerente ao facto desta modalidade estar a crescer, de forma sustentada na região, e isso levar à necessidade de garantir quadros de juízes”, finalizou o dirigente máximo da arbitragem regional.

Eis a lista dos novos árbitros de hóquei em patins:

ELIAS ALMEIDA

MÁRCIA BASTOS

RENATO BASTOS

ALEXANDRE MAGALHÃES

TIAGO MOREIRA

FILIPE OLIVEIRA

ANDRÉ PAIVA

RICARDO RIOS

BEATRIZ SEQUEIRA

AFONSO SILVA

Reações à oferta de renúncia do Cardeal Marx

 

Cardeal Marx, arcebispo de Munique e Dom Georg Bätzing, presidente da Conferência Episcopal Alemã

Os comentários revelam que o objetivo é a revolução na Igreja

  • Mathias von Gersdorff

Vale a pena analisar detalhadamenteas reações à oferta de renúncia do Cardeal Marx, por evidenciarem o interesse dos progressistas:

Anette Schavan — embaixadora da Alemanha junto à Santa Sé até 2018, mostrou-se confiante de que o processo de reforma da “Via Sinodal” seria fortalecido. “A influência daqueles que não querem a renovação da Igreja vai se tornar cada vez menos relevante.” (Citação tirada do jornal Zeit, de 5 de junho de 2021).

Thomas Sternberg — presidente do Comitê Central dos Católicos Alemães (ZdK): “A Via Sinodal que o Cardeal Marx ajudou a realizar é a única forma viável de fomentar confiança em torno da tenra planta.” (Deutschlandfunk)

Johanna Rahner — professora de Dogmática e Teologia Econômica na Eberhard Karls Universität, de Tübingen: “Aqui devemos realmente ir ao âmago da questão”, diz ela. “Está em jogo o poder e o abuso do poder na Igreja, a igualdade, especialmente para as mulheres. Está em jogo a sexualidade.” Ademais, está em jogo como a Igreja Católica estrutura seus ofícios e seus sacramentos. “Não dá mais para continuar com as eternas soluções do passado”. (Deutschlandfunk)

Particularmente importante é a declaração de Dom Georg Bätzing, presidente da Conferência Episcopal Alemã: “Enganam-se todos os que pensam que a Igreja poderia sair desta imensa crise por meio de alguns retoques cosméticos de natureza externa, jurídica, administrativa. Percebeu-se esta falha de sistema na Igreja, para a qual só pode haver ‘respostas sistêmicas’, que são fundamentais”. (Citação tirada do “Katholisch.de” de 5 de junho de 2021).

Ainda Dom Bätzing, citado pelo “Katholisch.de”: Na noite de sexta-feira, na Rede Central Alemã de TV (ZDF), Dom Bätzing disse que na “Via Sinodal” os bispos alemães tentaram, juntamente com os leigos, levantar questões sistêmicas e respondê-las com honestidade. “Mas há muitas críticas a essa Via e tenho a impressão de que alguns pensam que bastariam alguns reparos cosméticos na Igreja para que tudo ficasse bem novamente”. Assim como o cardeal Marx, Dom Bätzing disse que se opõe a essa solução. “Trata-se de fazer reformas fundamentais na Igreja Católica, sem as quais não se irá para a frente”.

Dessas reações retiram-se apenas duas conclusões:

Primeiro: Não se trata principalmente do combate ao abuso sexual, que quase não foi mencionado, até mesmo nas tomadas de posição, mas possivelmente da última tentativa de impor a velha agenda de destruição progressista: abolição do celibato e da moral sexual, introdução do sacerdócio feminino, bênção de parceiros homossexuais, democratização da Igreja etc.

Portanto, trata-se de fundar na Alemanha uma Igreja Nacional igualitária.

Segundo: Chama a atenção que, após a oferta de demissão do Cardeal Marx, todos os progressistas foram de opinião unânime que deveriam defender a “Via Sinodal”. Sentem que ela corre um perigo existencial. Isso só pode significar que os próprios progressistas reconhecem que sua carroça está num profundo atoleiro. Neste sentido, os apelos de Dom Bätzing pedindo fidelidade à “Via Sinodal” são propriamente desesperadores.

O fato é que a Via Sinodal trouxe à cena elementos radicais na Alemanha, que tiveram a sensação de poder expressar de forma desinibida suas exigências anticatólicas, tais como o sacerdócio feminino ou a abolição da moral sexual.

Provavelmente os progressistas radicais tinham esperança de que suas exigências fossem atendidas no atual pontificado. O que até o momento não aconteceu.

O Cardeal Marx ou o bispo Dom Bätzing teriam de colocar esses grupos progressistas radicais em seu lugar, mas não têm a coragem de fazê-lo ou não querem.

(Este texto está também disponível em vídeo no original alemão: https://youtu.be/4RM6Fs6D_zA)

ABIM

____________

Tradução do original alemão por Renato Murta de Vasconcelos

Telefilme Armários Vazios começa rodagens em Ovar na próxima semana

 O telefilme Armários Vazios vai começar a ser filmado em Ovar, a partir da próxima semana, contando com o acolhimento da Câmara Municipal de Ovar. Promoção do território, dinamização da economia local e o acolhimento a um elenco de qualidade e a uma produção de excelência são algumas das razões para a realização deste filme em terras vareiras.

Armários Vazios é realizado por Cristina Carvalhal a partir do romance, com o mesmo título, da escritora Maria Judite Carvalho, obra central da literatura portuguesa da renovação de meados do século XX e resulta de um projeto da Ukbar Filmes (uma das principais produtoras de cinema e televisão em Portugal), que está a produzir 10 telefilmes para a RTP1, tendo, para o efeito, convidado 10 realizadoras.

Armários Vazios é um filme de época (anos 70) que vai mostrar e valorizar alguns edifícios e fachadas da cidade de Ovar, mostrando-a ao mundo num trabalho e contexto artístico que nos orgulhará, pelo que todo o ambiente de rodagem terá de corresponder aos critérios de qualidade e à imagem que se pretende passar.

Neste sentido, é pedido à comunidade local, nomeadamente aos moradores das ruas que servirão de “palco” e cenário do filme, que colaborem na viabilização e sucesso deste projeto, quer na libertação das ruas ao nível do estacionamento de viaturas, quer na passagem/presença desnecessárias ou descontextualizadas. Todos os intervenientes, atores e figurantes, terão roupas de época e as viaturas utilizadas serão, também, do período correspondente.

período de filmagens, em Ovar, decorrerá entre os dias 14 e 24 de junho, havendo uma calendarização para cada cena/rua/espaço cénico.

Sabendo que qualquer alteração de rotinas ou condicionamento implica sacrifícios e coloca dificuldades, tentar-se-á limitar os tempos de corte de trânsito ou impedimento de estacionamento ao mínimo possível. Assim, a Câmara Municipal de Ovar apela à compreensão e colaboração de todos, na certeza de que o resultado final a todos trará satisfação.

Secretário de Estado da Economia inaugurou Espaço Empresa na Curia

Município reitera a necessidade da criação de um acesso à Auto Estrada A1

O Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, inaugurou no passado dia 9 de junho, o “Espaço Empresa”, no Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia. Trata-se de um serviço destinado a apoiar os empresários na criação e gestão do seu negócio, numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto, na relação entre o Estado e as empresas.

Na ocasião, o Município de Anadia prestou uma singela homenagem às 11 empresas do concelho que foram galardoadas com o estatuto de “PME Excelência 2020”, atribuído pelo IAPMEI.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realçou “a importância das empresas e dos empresários, fundamentais para o progresso local”. “Apoiá-los faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento económico e sustentável do concelho”, afirmou.

Deu a conhecer os apoios e incentivos que o Município de Anadia tem vindo a promover, junto do setor empresarial, designadamente o programa “Invest em Anadia”, que tem assumido “um papel ativo no apoio às empresas, no reforço da captação de investimentos e também na promoção do empreendedorismo”, considerando que “este programa foi criado para atrair e qualificar jovens empreendedores, preservar e reforçar a indústria, valorizar o potencial humano, maximizar a ocupação dos parques empresariais e reforçar a competitividade”.

Maria Teresa Cardoso sublinhou a “mais valia” do Espaço Empresa, agora inaugurado, para os empresários do concelho, na medida em que “vai minimizar o esforço no acesso a informação e na interação com a administração pública central e local”, realçando a “proximidade” e o “atendimento personalizado” como os seus principais “pontos fortes”.

Contudo, na opinião da autarca anadiense, este novo espaço, apesar de ser uma “boa notícia”, não resolve “uma das suas maiores dificuldades: a questão das acessibilidades, tão importante quer para receber matéria-prima, quer para escoar produtos”. Reiterou, uma vez mais, “a necessidade, urgente, da criação de um nó de acesso à autoestrada A1, capaz de servir não só o concelho de Anadia, mas também os municípios vizinhos”. A edil apelou ao Secretário de Estado para que interceda, junto do Governo, para que “o nosso apelo não seja esquecido”.

Relativamente à homenagem às empresas PME Excelência 2020, a autarca sublinhou que “o sucesso e as conquistas dos empresários do concelho, num ano tão atípico e difícil, são um orgulho para o Município de Anadia”, daí que, no seu entender, seja “perfeitamente justo e merecido reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido e agradecer o esforço, a dedicação e o sacrifício dos empresários e, consequentemente, dos seus trabalhadores”.

Na sua alocução, o Secretário de Estado Adjunto e da Economia realçou a proximidade e os laços de confiança que este novo espaço vem criar para os agentes económicos locais. “A abertura do ‘Espaço Empresa’ representa um incentivo de proximidade em relação ao setor empresarial e a importância de estabelecer relações de confiança entre os serviços do Estado e as necessidades, ambições e problemas dos empresários já estabelecidos e dos que pretendem criar novos projetos”, adiantou.

O responsável governamental realçou a importância da homenagem do Município às empresas, sublinhando que “é o reconhecimento daquilo que é a capacidade das empresas localizadas no concelho”, acrescentando que “são um exemplo daquilo que é a capacidade que o país tem para oferecer, em termos de soluções, aos mercados interno e externo”.

O “Espaço Empresa” é uma parceria do Município de Anadia com o IAPMEI, em articulação com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) que inclui a disponibilização de serviços às empresas através de três canais: presencial (de proximidade), eletrónico e telefónico.

O seu horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, no Curia Tecnoparque.

Ainda no âmbito da visita do Secretário de Estado ao concelho de Anadia, o membro do Governo realizou um périplo por algumas das empresas de referência do concelho, designadamente a A.J. Maias, Epedal e Nexxpro, onde pôde “in loco” tomar conhecimento do seu funcionamento, bem como das necessidades com que os empresários se debatem no seu quotidiano nestes tempos atípicos.

EMPRESAS DISTINGUIDAS:

AJ Maias

Bairrimoldes

Candigrés

Cobel

Jofebar

Lusitana Face

Marques Associados Digital

Padaria Irmãos Lincho

Policarpo Ferreira da Silva

Vidrologic

Vidromax

 

COVID-19: Portugal com uma morte e 789 novos casos nas últimas 24 horas


Portugal registou uma morte associada à doença covid-19 nas últimas 24 horas e contabilizou 789 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, mais de metade em Lisboa e Vale do Tejo, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, os doentes internados nos cuidados intensivos aumentaram em mais cinco, totalizando agora 77.
Por sua vez, o número de pessoas internadas em enfermaria desceu nas últimas 24 horas, registando-se menos seis doentes, num total de 300.
A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 480 novos casos, o que representa 60,8% do total nacional.
Segundo a DGS, a morte registada ocorreu na região Norte.

Lusa


PM britânico “não hesitará” em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou hoje que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata".

"Se o protocolo continua a ser aplicado desta maneira, não hesitaremos em invocar o artigo 16.º, como disse antes", disse Johnson numa entrevista à estação Sky News, argumentando que os países europeus "precisam de meter na cabeça deles" que o Reino Unido é indivisível.

O artigo 16.º do Protocolo da Irlanda do Norte do Acordo de Saída do Reino Unido permite a sua suspensão caso a sua aplicação "origine graves dificuldades económicas, societais ou ambientais".

UE e Reino Unido estão em conflito aberto porque este último tomou medidas unilaterais para mitigar o impacto da introdução de controlos aduaneiros na circulação de algumas mercadorias, como produtos alimentares frescos, o que levou a Comissão Europeia a levantar um processo de infração em março.

Ao abrigo do Protocolo, a Irlanda do Norte manteve-se na prática no mercado único, tendo sido introduzidos controlos alfandegários nas mercadorias que chegam da Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia) para evitar uma fronteira física com a vizinha Irlanda.

Uma fronteira aberta é uma das condições dos acordos de paz de 1998 que colocaram fim a décadas de violência sectária entre católicos, republicanos favoráveis à reunificação da ilha inteira, e protestantes, 'unionistas' que querem que o território permaneça sob a coroa britânica.

Foi esta questão que atrasou um entendimento no processo de saída do Reino unido da UE, desencadeado em 2017 mas só concluído em 2020 graças a este Protocolo, que os críticos consideram criar uma fronteira na Irlanda do Norte.

"Penso que o acordo que assinamos é perfeitamente razoável, mas não penso que a aplicação ou interpretação da UE do protocolo seja sensata ou pragmática", vincou à Sky News hoje o líder britânico.

Hoje, à margem da cimeira do G7 em Carbis Bay, sudoeste de Inglaterra, Boris Johnson reuniu-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

O encontro centrou-se exclusivamente neste tema e Bruxelas pediu para que o tom fosse moderado, ao mesmo tempo que aceitou a necessidade de encontrar soluções, adiantaram fontes do executivo comunitário.

Porém, também reiteraram que o Protocolo foi assinado pelas duas partes e deve ser implementado.

O tema também foi abordado esta manhã em encontros bilaterais de Boris Johnson com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

"Há total unidade da UE nesta questão", escreveram von der Leyen e Michel na rede social Twitter de forma idêntica.

Nas últimas semanas, a UE sugeriu que o Reino Unido aceitasse um acordo em que se comprometeria a cumprir as normas europeias para as questões sanitárias e fitossanitárias, tal como a Suíça.

Porém, o Governo britânico não quer um "alinhamento dinâmico" e prefere um sistema de reconhecimento mútuo dos respetivos sistemas, que estavam integrados até à saída do Reino Unido do mercado único.

A UE ameaçou reagir "com rapidez" e "firmeza" caso o Governo britânico tome novas decisões unilaterais, nomeadamente uma extensão do período de adaptação para carne refrigerada, que deveria terminar em 30 de junho, ameaçando criar, segundo a imprensa britânica, uma "guerra de salsichas".

Lusa

GNR encerra estabelecimento em Almada onde decorria festa com cerca de 200 pessoas

A Guarda Nacional Republicana encerrou hoje um estabelecimento comercial, no concelho de Almada, onde estava a decorrer uma festa com cerca de 200 pessoas, em incumprimento com as medidas em vigor devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, a GNR refere que os militares deslocaram-se ao estabelecimento comercial no concelho de Almada na sequência de uma denúncia que relatava a existência de uma festa.

"Os militares da Guarda deslocaram-se para o local para cessar a festa que estava a decorrer, verificando que se encontravam cerca de 200 pessoas no estabelecimento que não estavam a cumprir as medidas vigentes no âmbito da pandemia de covid-19", refere aquela forla de força.

Segundo a corporação, o estabelecimento foi encerrado pelos militares da GNR que elaboraram os respetivos autos de contraordenação, além de terem apreendido 13 botijas de óxido nitroso e detido uma pessoa por condução sem habilitação legal.

A GNR refere ainda que esta ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção de Setúbal e da Unidade de Intervenção e garante que "foi utilizada a força estritamente necessária para garantir a segurança dos militares e o controlo da situação".

Lusa

Homem morre atropelado por empilhador no estaleiro da Lisnave em Setúbal


Um homem com cerca de 50 anos morreu hoje atropelado por um empilhador de grande dimensão no estaleiro da Lisnave, em Setúbal, disse à agência Lusa fonte da Polícia Marítima.
Segundo a mesma fonte, o óbito foi declarado no local, tendo o corpo sido encaminhado para o Serviço de Medicina Legal do Hospital de São Bernardo, em Setúbal.

A vítima, de acordo com a fonte da Polícia Marítima de Setúbal, estava a trabalhar para uma empresa que presta serviços às atividades do estaleiro.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal indicou que o alerta foi dado às 12:12, tendo sido mobilizados para o local operacionais e duas viaturas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), além da Polícia Marítima.

A fonte do CDOS adiantou que, por se tratar de um acidente de trabalho, foi contactada a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para averiguar as circunstâncias em que ocorreu.

Lusa

Vasco Vilaça vence prova de triatlo da Taça da Europa disputada em Coimbra


O português Vasco Vilaça, vice-campeão mundial, venceu hoje a prova da Taça de Europa de triatlo disputada no Parque da Canção, em Coimbra, competição na qual Melanie Santos foi terceira na vertente feminina.

Vasco Vilaça concluiu a competição com o tempo de 50.44 minutos, com seis segundos de vantagem sobre Ricardo Batista (50.50), que foi segundo, e 18 em relação ao belga Christophe de Keyser (51.02), que concluiu na terceira posição.

Na prova feminina, Melanie Santos, que está em lugar elegível para a prova individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, foi terceira, com o tempo total de 56.59 minutos.

A portuguesa terminou a prova atrás da britânica Sophie Green (56.43) e da espanhola Cecília Santamaria Surroca (56.57), primeira e segunda classificadas, respetivamente.

Lusa

Imagem: OJogo

Suíça e País de Gales empatam e deixam Itália na frente do grupo A do Euro2020


A Suíça e o País de Gales empataram hoje 1-1, em jogo da primeira jornada do grupo A do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Baku, deixando a Itália isolada na frente.

Após uma igualdade sem golos na etapa inicial, os helvéticos adiantaram-se no marcador aos 49 minutos, por intermédio de Breel Embolo, mas a equipa galesa empatou aos 74, através de Kieffer Moore.

Após a primeira jornada do grupo A, a Itália, que venceu na sexta-feira a Turquia por 3-0, no encontro inaugural da prova, lidera com três pontos, sendo seguida por Suíça e País de Gales, com um, e pela Turquia, sem pontos.

Lusa

Há escassez de sangue do Grupo 0- (Negativo)

 

A ADASCA ontem teve conhecimento que o grupo de sangue 0- está com um stock abaixo do que é desejável, o que nos deixa em estado de alerta.

Estamos perante um grupo sanguíneo que mais se utiliza/utiliza em Portugal, que nunca pode faltar nos hospitais – aliás, nem este nem qualquer outro, todos são necessários.

Amanhã (Dia 13 de Junho), a ADASCA entre as 9 horas e as 13 horas vai estar no Salão da Junta de Freguesia de Cacia a realizar uma sessão de colheitas de sangue, a qual vai ser reforçada com 2 médicos, 4 enfermeiros, com 8 cadeiras para colheitas, no sentido de dar uma resposta mais célere no atendimento aos dadores e aos candidatos à dádiva.

Nunca se deve tentar fazer a dádiva em jejum, pelo que convém tomar o pequeo-almoço normal com exclusão de bebidas alcoólicas.

Face ao exposto, Convidamos a quem seja saudável, a comparecer além dos dadores habituais. Passem a palavra, e claro compareçam. O atendimento é feito por ordem de chegada.

Se houver dúvidas podem ligar para o 964 470 432 ou consultem o site www.adasca.pt espaço “como doar sangue” no rodapé do site.

Apoio: Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Polícia Marítima faz mais de três mil ações de sensibilização nas praias

A Polícia Marítima efetuou 3.833 ações de sensibilização nas praias costeiras de todo país nas primeiras 3 semanas depois de entrarem em vigor as regras de acesso às zonas balneares estabelecidas pelo Governo em contexto de pandemia.

"Até ao dia 08 de junho, foram efetuadas 3.833 ações de sensibilização, em todo o país, para o cumprimento das medidas de proteção em vigor", adianta a Polícia Marítima, em resposta enviada hoje à agência Lusa.

A autoridade marítima salienta que, entre 18 de maio e 08 de junho, nenhum banhista foi multado por incumprimento das regras definidas para acesso, ocupação e utilização das praias na época balnear de 2021, com o intuito de prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19.

"Desde a entrada em vigor do Decreto-lei nº 35-A/2021, de 18 de maio, não foi levantado qualquer auto de notícia por contraordenação no âmbito do incumprimento de medidas de contenção da covid-19 a banhistas nas praias", refere.

Relativamente a outras contraordenações, a Polícia Marítima indica que foram elaborados quatro autos de notícia relacionados com o funcionamento de estabelecimentos fora do horário permitido por lei (empresas de atividades marítimo-turísticas) e com o excesso de lotação em transportes fluviais coletivos de passageiros.

Apesar de verificar "alguns incumprimentos das medidas atualmente em vigor nas praias, nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento físico", a Polícia Marítima lembra que a sua postura é "essencialmente pedagógica e de sensibilização, por forma a prevenir e corrigir uma potencial situação de infração".

De acordo com a autoridade marítima, as pessoas têm respeitado as indicações dos elementos policiais.

As regras para o acesso às praias e zonas balneares neste verão, estabelecidas pelo Governo no contexto de pandemia, entraram em vigor em 18 de maio.

Além de regular o acesso, a ocupação e a utilização das praias, o diploma aplica-se também, "com as necessárias adaptações, à utilização das piscinas ao ar livre".

O diploma estabelece coimas para quem não cumpra as regras, que vão de 50 a 100 euros, para pessoas singulares, e de 500 a 1.000 euros, no caso de pessoas coletivas.

Entre as regras estabelecidas (e cujo incumprimento está sujeito a coimas) está o uso de máscara nos acessos à praia e na utilização dos apoios, restaurantes ou instalações sanitárias, o distanciamento social entre pessoas e grupos, os toldos e os colmos devem ter três metros entre si, enquanto para as barracas a distância é de um metro e meio, não sendo permitido mais de cinco utentes por toldo, colmo ou barraca.

Fora da área concessionada, os utentes devem estender as toalhas a, pelo menos, um metro e meio de distância, desde que não sejam do mesmo grupo, e os chapéus-de-sol têm de estar afastados no mínimo três metros entre si.

Tal como nas barracas, os equipamentos de uso coletivo como gaivotas, escorregas, chuveiros e cadeiras anfíbias para pessoas de mobilidade condicionada serão higienizados caso mudem de utilizador.

A prestação de serviços de massagens e similares não é permitida, assim como as atividades desportivas não individuais no mar ou na área definida para uso balnear, embora com exceções: duas ou mais pessoas podem praticar desporto "quando o estado de ocupação da praia seja baixo" e aulas de escolas ou instrutores de surf e desportos similares também são permitidos, desde que apenas com cinco alunos por instrutor e assegurando o distanciamento de "um metro e meio entre cada participante, tanto em terra como no mar".

Os vendedores ambulantes podem circular pelo areal, desde que respeitem as regras e orientações de higiene e segurança e usem obrigatoriamente máscara no contacto com os utentes.

Os concessionários podem ainda ser multados pela falta de espaços com informação sobre as regras ou pela inobservância de regras da Direção-Geral da Saúde (DGS) ao nível da higienização e limites de ocupação dos espaços como sanitários e restaurantes.

Como regra geral, o diploma estabelece para os utentes e concessionários as regras de combate à pandemia que já se conhecem: etiqueta respiratória, distanciamento físico e higienização das mãos e dos espaços durante a utilização da praia.

Antes de acederem à praia, os utentes podem verificar o estado de lotação desta através da informação atualizada ao longo do dia na aplicação móvel "Info praia" e no 'site' da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Lusa

Imagem:Sapo24

Falta de mão-de-obra nos restaurantes no Canadá limita reabertura

Numa altura em que a província do Ontário iniciou a primeira fase do desconfinamento, permitindo a abertura das esplanadas, muitos dos restaurantes deparam-se com a falta de mão-de-obra.

"É uma ansiedade enorme porque queremos abrir, com o povo pronto a apoiar-nos, a querer visitar-nos, mas, infelizmente, não temos mão-de-obra", lamentou o empresário de restauração Carlos Oliveira.

A província do Ontário entrou na sexta-feira na primeira fase de desconfinamento, permitindo que os restaurantes possam servir clientes nas esplanadas, com o máximo de quatro pessoas por mês, exceto se pertencerem à mesma família.

O proprietário do restaurante Mercado Negro explicou que só pode abrir metade da sua esplanada devido à falta de "empregados de mesa".

"Muitas pessoas têm medo de voltar a este ramo devido às incertezas, ninguém sabe o que vai acontecer", acrescentou o português, de 47 anos.

Inicialmente, o primeiro-ministro da província do Ontário, Doug Ford, tinha anunciado que o início da primeira fase de reabertura da província estava previsto para o dia 14 de junho, mas no início deste mês, devido à redução de casos de covid-19, e ao número de população vacinada na província (cerca de 11 milhões de habitantes), antecipou para sexta-feira.

Alguns dos portugueses no Canadá, após terem conhecimento do programa de desconfinamento do governo provincial, efetuaram de imediato as suas reservas nos vários restaurantes.

"Estamos tão contentes, assim que soubemos fizemos logo a reserva", contou Marie de Francesca, uma luso-canadiana natural do arquipélago da Madeira, garantindo que só frequenta restaurantes de quem "confia".

Há 16 meses que Ana Furtado não ia jantar a um restaurante, mas resolveu fazê-lo por "dois motivos".

"Finalmente, em 16 meses, quisemos fazer algo pelas crianças e também ajudar o pequeno comércio", explicou, reconhecendo que, por ter sido já vacinada com a primeira dose contra a covid-19, sente-se "mais segura".

O popular restaurante localizado no número 1370 da St. Clair Avenue West, no norte de Toronto, ficou conhecido no ano passado pela recriação do doce tradicional "Tripa de Aveiro", durante a pandemia.

Para este ano, a aposta dirige-se a gelados de fabrico caseiro, com saberes oriundos de Portugal, como é o caso do 'pastel de nata'.

"Todas as semanas lançamos um novo sabor, começamos com o pastel de nata, depois com ovos-moles, maracujá, morango e hortelã e chocolate negro. Esta semana lançamos a bolacha Maria. É um desafio, pois nunca ninguém cá fez gelados com os sabores de Portugal", concluiu Carlos Oliveira.

Lusa

Imagem: USA restaurants/mercadonegro.to

Município de Figueiró dos Vinhos com plano de combate a pragas e doenças do castanheiro


A Câmara Municipal, seguindo a estratégia municipal de prevenção ambiental e preservação da natureza e das espécies autóctones, deu início à 1.ª fase de combate às pragas e doenças das espécies do género Castanea (Castanheiro).
O plano municipal pretende, assim, minimizar e erradicar as pragas e doenças que flagelam as espécies de castanheiros existentes no concelho, nomeadamente a vespa da galha que é já considerada um dos organismos mais perigosos, podendo constituir uma séria ameaça à sustentabilidade dos castanheiros existentes no concelho.

Neste sentido, os serviços da proteção civil figueiroense efetuaram, até ao momento, oito largadas do parasitoide exótico Torymus sinensis Kamijo (Hymenoptera: Torymidae), um meio de luta biológica que se tem vindo a revelar mais eficaz contra esta praga.

Apresentação Projeto Proteger +

 A JS Clinica Médica Lda, a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu e Altice Labs, farão a apresentação pública do projeto Proteger+, na Universidade Católica Portuguesa, às 11:00h da próxima, segunda-feira, 14 de junho.

O Projeto Proteger+, consubstancia uma parceria entre a Universidade Católica Portuguesa, a Altice Labs e a JS Clinica Médica para melhorar a segurança dos pacientes em contexto COVID-19.

 

O projeto Proteger+, financiado pelo Programa Centro 2020, assume-se como um piloto que visa aumentar a segurança no atendimento médico, garantindo a triagem e acompanhamento remoto da população, reduzindo os riscos de infeção da COVID-19. Doentes infetados ou em risco de infeção podem ser telemonitorizados no conforto da sua casa e recorrer a teleconsultas regulares sempre que necessário, reduzindo desta forma a deslocação às clínicas. Adicionalmente, no decurso do projeto, será realizado um rastreio em Viseu usando saliva, evitando assim, o desconforto gerado pelo recurso à zaragatoa nos testes PCR. Este estudo permitirá confirmar a presença do vírus em casos suspeitos e identificar pacientes assintomáticos que possam estar infetados com o vírus SARS-CoV2, mas também, igualmente importante na fase atual da pandemia, detetar a presença de anticorpos nos pacientes.

 

Face à situação presente, a apresentação do projeto será feita em auditório, com número de presenças limitado, estando confirmadas as presenças:

.Secretário de Estado da Juventude e Desporto e Responsável regional pelo acompanhamento Covid

 Presidente da Câmara Municipal de Viseu

 Presidente da CCDRC

 Delegado de Saúde

 Presidente do ACES Dão Lafões

O evento deverá demorar aproximadamente uma hora, com o seguinte Programa:

10:50h Receção convidados e imprensa

11:00h Boas vindas – Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa

11:05h Abertura - Presidente da Câmara Municipal de Viseu

11:15h Apresentação Proteger +

11:50h Encerramento - Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

 

Após o evento estará prevista a visita ao laboratório Saliva Tec para apreciação da metodologia.

 

Nuno Nascimento

Sir António Horta-Osório condecorado pela rainha de Inglaterra

Aos 57 anos de idade, o banqueiro português e ex-líder do Lloyds Bank é condecorado pela rainha Isabel II de Inglaterra. A partir de agora, é Sir António Horta-Osório.

Agora é Sir António Horta-Osório. O banqueiro português de 57 anos foi condecorado esta sexta-feira pela rainha Isabel II de Inglaterra, recebendo o título nobiliárquico da Ordem do Império Britânico.

Foi publicada esta sexta-feira no site do governo britânico a lista com mais de 1.000 condecorações que serão feitas pela rainha este ano e o nome do português Horta-Osório aparece como um dos distinguidos com o título de ‘Knights Bachelor’. As justificações dadas para a atribuição deste título ao português foram “os serviços prestados no setor financeiro (como presidente executivo do Lloyds Banking Group)” e ainda “os serviços de voluntariado na aéreas da saúde mental e da cultura”.

Atual chairman da farmacêutica Bial e do banco Credit Suisse, António Horta-Osório ganhou notoriedade internacional enquanto líder do Lloyds Bank. Foi em 2011 que o gestor deixou o Santander para assumir os comandos do maior banco de retalho do Reino Unido.

No rescaldo da crise financeira, o Lloyds Bank teve de ser intervencionado e o Estado ficou com 39% da empresa. Horta-Osório comprometeu-se a recuperar o negócio e a devolver o dinheiro aos contribuintes. Cumpriu a promessa e reembolsou o Estado na totalidade, acrescido de mil milhões de libras.

Enquanto líder do Lloyds, Horta-Osório viu-se obrigado a gerir várias crises na instituição. Mas também a sua. Em 2011, há poucos meses no cargo, entrou em burnout e teve de pôr baixa médica por excesso de trabalho.

Regressou ao trabalho um mês depois e, nesse mesmo ano, abdicou de um bónus salarial no valor de dois milhões de libras. Desde então, tem assumido uma voz ativa pela preservação da saúde mental, um problema que ainda é estigmatizado em muitas organizações.

Em julho de 2020, quase dez anos depois de ter entrado no banco, anunciou a decisão de sair do Lloyds. Para trás deixou uma instituição financeira estável e apta para a nova era da banca digital. Mas não pendurou as botas.

Já este ano, assumiu a presidência dos conselhos de administração da Bial, e também do Credit Suisse. Foi o primeiro cidadão não suíço a ocupar o cargo. No radar estarão outros desafios. O colapso da Greensill e do fundo Archegos abalaram fortemente a instituição financeira, gerando perdas avultadas para o negócio.

ECO

Chuva intensa e granizo causam inundações e quedas de árvores em Vila Real


Os bombeiros locais receberam alguns pedidos de ajuda.
A chuva intensa e a queda de granizo causaram esta sexta-feira A chuva intensa e a queda de granizo causaram esta sexta-feira inundações em várias artérias da cidade de Vila Real e afetaram também várias localidades daquele distrito com inundações e quedas de árvore, adiantaram à Lusa fontes da proteção civil.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Vila Real, registaram-se em vários pontos do distrito ao final da tarde algumas inundações e quedas de árvore.

A zona mais afetada foi o concelho de Vila Real, mas a mesma fonte acrescentou que as inundações foram resolvidas rapidamente à medida que a tempestade passou.

Segundo explicou à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Cruz Branca, de Vila Real, Orlando Matos, os principais congestionamentos resultaram em vias que estão a ser alvo de intervenções e que inundaram.

"Como ainda estão em construção, a súbita queda de água causou o arrastamento de materiais para a via", realçou.

E acrescentou que tiveram apenas registo de um despiste devido ao mau tempo, mas que não resultou em feridos.

Segundo a página do CDOS de Vila Real, registaram-se quedas de árvores em Medrões, concelho de Santa Marta de Penaguião, e Oura e Vidago, no concelho de Chaves.

Ainda segundo a mesma página, além do concelho de Vila Real registaram-se ainda inundações em localidades do concelho de Alijó e Santa Marta de Penaguião.

A página na rede social Facebook 'Meteo Trás os Montes -- Portugal' também registou a partilha por parte de seguidores da queda de granizo, chuva forte e trovoada em vários pontos do distrito de Vila Real.

Lusa

Imagem: infoescola

Descoberta de corpo de menina sequestrada pelo pai origina protestos em Espanha.


O corpo de uma menina de seis anos, sequestrada juntamente com a irmã pelo pai, foi descoberto no fundo do mar perto da ilha de Tenerife, após semanas de intensa busca. O caso está a causar comoção em Espanha e já são vários os protestos devido ao caso.
Olivia, de seis anos, e Anna, de um, foram dadas como desaparecidas no final de abril na ilha do arquipélago atlântico das Canárias, depois de o pai telefonar para a mãe das crianças, de quem estava separado, "com um tom de despedida", relatou um porta-voz da Guardia Civil à AFP.

No dia seguinte, um barco pertencente ao pai e uma cadeira de bebé foram encontrados à deriva no mar perto de Tenerife, o que levou as autoridades a iniciarem buscas nas imediações.
Depois de dias de buscas — que ocuparam um grande espaço na imprensa espanhola — foi encontrado no fundo do mar, na tarde de quinta-feira, 10 de junho, um corpo identificado como o de Olivia, confirmou o porta-voz.

Neste momento, as autoridades ainda procuram Anna e o pai. Segundo fontes próximas à investigação citadas pela imprensa, o pai das duas meninas foi visto, no dia do seu desaparecimento, a carregar sacos no seu barco. O corpo de Olivia foi encontrado a mil metros de profundidade dentro de uma bolsa amarrada à âncora do barco, de acordo com a imprensa.

De acordo com o The Guardian, uma bolsa semelhante — mas vazia — foi encontrada nas proximidades por um navio de pesquisa oceanográfica, equipado com um sonar especializado.

"É o que menos podíamos esperar. Todos estávamos esperançosos de ter as meninas e que o Tomás [o pai] estivesse a cuidar delas", disse à emissora pública TVE o porta-voz da família, Joaquín Amills.

Protestos, minutos de silêncio e comoção em todo o país

O anúncio da descoberta de Olivia causou comoção no país. Em várias cidades canárias fez-se um minuto de silêncio nas instituições públicas.

"Não consigo imaginar a dor da mãe das pequenas Anna e Olivia, que desapareceram em Tenerife, diante da terrível notícia que acabamos de saber", escreveu no Twitter o presidente do governo, Pedro Sánchez, ontem à noite.

"Não há palavras para acompanhar Beatriz [a mãe] nestes momentos de terrível dor. Esta violência que se exerce contra as mulheres mães para agredir onde mais dói é uma questão de Estado", publicou na mesma rede a ministra da Igualdade, Irene Montero, do partido esquerdista Podemos.

Num ato público, a rainha Letizia expressou a sua dor e tristeza ao mencionar a descoberta do corpo de Olivia, assim como a morte de outra menor: Rocío, de 17 anos, encontrada esquartejada perto de Sevilha depois de desaparecer no início de junho. O seu ex-namorado e pai do seu filho confessou o assassinato na quinta-feira.
Segundo o jornal espanhol El País, o caso está a ser visto como uma forma de violência que consiste em causar dano à mãe por meio dos filhos.

Em Espanha, 39 menores foram assassinados pelos seus pais, parceiros ou ex-parceiros das suas mães desde 2013, segundo números oficiais.

Vários grupos feministas convocaram manifestações para esta sexta à noite, 11 de junho, em diferentes cidades de Espanha, para repudiar o crime e também o aumento de feminicídios desde o início do ano neste país, onde a luta contra a violência de género tem muita visibilidade.

De acordo com o jornal britânico, o aumento nos casos de violência doméstica coincidiu com o fim das restrições ao estado de emergência em Espanha no mês passado.

Nas cinco semanas seguintes ao levantamento do estado de emergência, 10 mulheres foram assassinadas por atuais ou ex-parceiros. Os especialistas sugerem que o aumento pode ser devido às mulheres tentarem escapar de situações de abuso após o fim do bloqueio.

Por tudo isto, a descoberta do corpo de Olivia veio também gerar uma onda de "protestos urgentes", sob slogans como "Se tocar em uma de nós, vai tocar em todas nós".

Madremedia