sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Covilhã | ÁRVORE DE NATAL NA PRAÇA DO MUNICÍPIO DATA: 04/12/2020


De 4 a 24 de dezembro, das 10h00 às 18h00 (exceto nos dias em que o horário tenha de respeitar decisões governamentais no âmbito da vigência do Estado de Emergência) a Praça do Município acolhe o Mercadinho de Natal, englobado na programação do “Natal com Arte”. A Câmara Municipal da Covilhã organiza este mercado que vai servir para apresentar produtos regionais e tradicionais, dos doces ao artesanato. 

A atual situação pandémica impõe restrições e medidas de segurança, pelo que a realização desta iniciativa irá cumprir com as normas em vigor tais como circulação restrita, em circuitos marcados e uso obrigatório de máscara de proteção individual. 

Com o objetivo de incentivar o consumo no comércio tradicional e apoiar os agentes económicos locais, a autarquia leva a cabo a campanha “Natal é (Comércio) Tradicional”, através da qual será possível presentear os consumidores do comércio tradicional do Concelho com a oferta de livros editados pelo Município a quem efetuar compras superiores a 75 ou 150 euros. Para usufruir da oferta, é necessário a apresentação do talão comprovativo de compra, devidamente carimbado pela entidade vendedora, na Casinha do Pai Natal, durante o horário de funcionamento do Mercadinho de Natal. 

O Mercadinho de Natal apresenta uma seleção de sugestões para presentes de Natal originais, da autoria de produtores e artesãos locais.

CM Águeda - Nota de Imprensa - Parque de Alta Vila

 Intervenção, que implicou um investimento de 1.160.000 euros, está concluída e o parque pronto a ser utilizado pela população.

As obras do Parque de Alta Vila estão concluídas e as vedações que delimitavam a área foram retiradas. A porta principal foi aberta pelos membros do Executivo, num ato simbólico de convite a que a população utilize o parque.

“Esta é uma obra emblemática para os aguedenses e este parque, que tantas recordações traz, pode novamente ser utilizado”, afirmou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda. “O espaço é de e para todos os cidadãos”, declarou, apelando a uma utilização cuidada deste parque urbano.

Tendo em conta as condições climatéricas, não houve um ato formal de abertura do Parque, estando prevista a sua inauguração num momento oportuno. “Mais importante do que a cerimónia inaugural, queríamos que, logo que ficasse pronto, o parque fosse entregue à população. É isso que acontece a partir de agora”, sublinhou Jorge Almeida.

O Parque de Alta Vila foi alvo de uma intervenção e requalificação profundas, depois de o temporal de janeiro de 2013 ter devastado o espaço. O desenvolvimento da obra, adjudicada por 1.160.000 euros, foi orientada por um princípio de respeito por todas as pré-existências, construídas e vegetais, e implementa benefícios significativos ao nível da conservação do solo e da água e da recuperação do conjunto histórico, como a igreja ou o coreto.

A requalificação incluiu, para além de passeios e trilhos pelo parque, locais confortáveis de contemplação, possibilitando a experiência da utilização de um jardim “como no passado” ou a corrida em piso adequado para desporto.

São novidades a criação de um circuito principal contínuo que permite o atravessamento pedonal, ligando a parte baixa à parte alta, e o aumento da biodiversidade através da recuperação de seis pontos de água em todo o Parque e particularmente no Lago.

A zona verde ocupa uma área de cerca de 1,9 hectares, incorporando material existente e acrescentando a instalação de relvados, bem como 251 novas árvores e 478 arbustos.

O mobiliário urbano, assim como o novo sistema de iluminação pública, tem como objetivo primeiro incrementar as condições de fruição, conforto e segurança.

Foram instalados um conjunto de mobiliário urbano – bancos, papeleiras, bebedouros e sinalética – que, ou remetem para a reprodução de peças datadas da época do Jardim original ou constituem propostas de design contemporâneo, mas que se ligam de uma forma estética com aquelas peças “datadas”.

Por questões de sustentabilidade, a água utilizada nos lagos e rega da área verde do Parque de Alta Vila é proveniente de uma captação na Várzea, que percorre grande parte da cidade e utilizada na manutenção dos espaços verdes urbanos e na rede de incêndios.

Reguengos de Monsaraz | Presépio vai estar exposto até ao dia 6 de janeiro


Presépio com figuras em tamanho real regressa às ruas de Monsaraz 
O presépio com figuras em tamanho real regressou pelo 21.º ano consecutivo às ruas de Monsaraz. Até ao dia 6 de janeiro, quem percorrer as ruas da vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo. 
O presépio de rua de Monsaraz é um projeto concebido há mais de duas décadas pela escultora Teresa Martins e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite. 
Na Praça de Santo António, em Reguengos de Monsaraz, a natividade também está representada com um presépio, assim como nas localidades de S. Pedro do Corval, Carrapatelo, Santo António do Baldio, S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. 







Vale a pena apreciarmos a cultura de cada localidade, Reguengos de Monsaraz não foge à regra, apesar das condicionantes que se fazem sentir por causa do Covid-19.
NR





Proença-a-Nova | , Bibliomóvel e CLDS 4G unidas no combate à pandemia


Iniciativa conjunta percorre as aldeias do concelho 

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) e a Bibliomóvel, em parceria com o Projeto Enraizar CLDS 4G, uniram-se para levar às aldeias do concelho um conjunto de serviços de proximidade, como os rastreios de saúde, as valências da Bibliomóvel no combate ao isolamento social e os cuidados a ter com a atual pandemia. Como usar corretamente a máscara, a importância para a lavagem e desinfeção das mãos, para o cumprimento da etiqueta respiratória e para a distância de segurança, são alguns dos conselhos divulgados nesta ação conjunta e, ao mesmo tempo, divulgar os serviços da Bibliomóvel, como por exemplo, a possibilidade de realizar uma videochamada para os familiares que estão longe ou sensibilizar as pessoas para a adoção de hábitos de leitura de forma a promover o lazer e a distração e, consequentemente a saúde. 

Através deste contacto de proximidade o Município continuar a desempenhar o papel de serviço público na área da saúde e na área social. 

O objetivo desta ação, cofinanciada pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, é chegar a todas as freguesias do concelho. A primeira paragem desta iniciativa aconteceu a 3 de dezembro na Maljoga. As próximas paragens serão: dia 14 de dezembro nos Cunqueiros, dia 16 no Chão do Galego e dia 28 no Padrão. Em 2021 estão previstas novas ações em datas a divulgar.

COVID-19: ponto de situação no concelho de Proença-a-Nova


O concelho de Proença-a-Nova regista, ao dia 4 de dezembro, 11 casos ativos com COVID-19, 97 recuperados e 26 em vigilância. 

O presidente da Câmara Municipal, João Lobo, reforça que “mais uma vez se verifica que a responsabilidade individual e o compromisso com a saúde pública deverá acompanhar o nosso quotidiano até termos, de forma transversal, no país a vacina, que já se encontra com um plano definido, e nos trará, só a partir desse momento, a capacidade de retomarmos à normalidade que todos, no coletivo, ansiamos”. 

Está em vigor o Estado de Emergência em todo o território nacional e tendo em conta o fim de semana que se aproxima, relembramos que os cidadãos não podem circular para fora do concelho do domicílio no período compreendido entre as 23:00 h do dia 4 de dezembro de 2020 e as 23:59 h do dia 8 de dezembro de 2020, salvo por motivos de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa.

ROTUNDAS COM ARTE NO NATAL DA COVILHÃ


O “Natal com Arte” continua a proporcionar momentos de magia e animação na Covilhã. Um dos pontos altos deste evento centra-se nas decorações de Natal que podem ser apreciadas nas várias rotundas da cidade, com decoração alusiva ao Natal criada por alunos das Escolas Frei Heitor Pinto, Campos Melo, Conservatório de Música da Covilhã, EPABI, Quinta das Palmeiras e A Lã e a Neve. 

A Câmara Municipal da Covilhã desafiou as escolas locais a criar livremente instalações alusivas ao Natal nas principais rotundas da cidade, como forma de envolver estas instituições, com os seus alunos e docentes, nas celebrações desta época natalícia. Deste desafio surgiram obras muito variadas, distintas umas das outras, apesar da temática comum que as une. 

Inovação e imaginação não faltam nestas estruturas artísticas que, reaproveitando material reciclado acrescido de instalações luminosas, reforçam o espírito natalício da cidade nestes tempos incertos que todos vivemos. 

Os resultados desta iniciativa embelezarão as rotundas da Covilhã até ao dia 6 de janeiro.

“ARTE DE DAR E RECEBER” NO NATAL DA COVILHÃ

Com o lema “Este Natal adote uma Árvore”, a Câmara Municipal da Covilhã leva a cabo, entre os dias 1 de dezembro e 6 de janeiro, uma campanha destinada a apoiar os mais carenciados. A iniciativa terá lugar no Edifício dos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal. 

Para participar, os interessados devem contribuir com a entrega de alimentos não perecíveis, que irão reverter para apoiar famílias carenciadas. Em troca, todos os que contribuírem, serão presenteados com um azevinho. 

O projeto visa consciencializar a população para a importância da solidariedade num momento difícil como o atual, mitigando os efeitos que a situação pandémica provocou a nível económico e social.

LUISA CONDUTO LUÍS É A NOVA VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES


A vereadora Luisa Conduto Luís foi designada Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves. A designação, com efeitos a partir do dia 25 de novembro, decorre da recente saída de Mário Godinho que, por motivos de saúde, renunciou ao cargo.

Licenciada em Engenharia Agronómica, pela Faculdade de Engenharia e Recursos Naturais da Universidade do Algarve, Luisa Conduto Luís é vereadora permanente da autarquia silvense desde 21 de outubro de 2013.

Com esta designação, Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, delega na vereadora todas as suas competências próprias, nas suas faltas ou impedimentos.

 

MUNICÍPIO DA COVILHÃ OFERECE CONCERTOS SOLIDÁRIOS

A Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito do programa de comemorações natalícias do município “Natal com Arte”, oferece vários concertos solidários, entre os dias 4 e 17 de dezembro, aos profissionais de saúde, forças de segurança e de instituições de apoio a idosos. A autarquia pretende, deste modo, homenagear e agradecer o esforço e dedicação que estes profissionais têm vindo a desenvolver, num ano fortemente marcado pela atual situação pandémica. 

A lotação dos espetáculos será limitada e reservada aos já mencionados profissionais, contudo, os momentos musicais serão gravados e transmitidos via online na página de Facebook do Município, durante as tardes de domingo de dezembro. 

Apresenta-se, por ordem cronológica, o programa dos concertos que serão realizados: 

4 DEZEMBRO 
17h00 | Salão Nobre | Edifício dos Paços do Concelho 
Concerto com a participação de João Semedo, músico de percussão, antigo aluno da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e atual aluno da Berklee College of Music, em Boston. 

10 DEZEMBRO 
17h00 | Salão Nobre | Edifício dos Paços do Concelho 
Concerto com a participação de alunos do Conservatório de Música da Covilhã. 

11 DEZEMBRO 
17h00 | Igreja da Misericórdia 
Concerto com a participação de alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) 

Lotação: grupos de 15 espetadores, que poderão assistir ao espetáculo com a duração de 30 min a realizar às 17h00, às 17h30, às 18h00 e às 18h30, mediante inscrição prévia em cultura@cm-covilha.pt. 

17 DEZEMBRO 
17h00 | Salão Nobre | Edifício dos Paços do Concelho 
Concerto com a participação dos artistas Ana Mikus e Gonçalo Repolho.

 

O PT pegou Covid e a esquerda covardia

 

  • Hélio Brambilla

Apesar de respiradores superfaturados e graças ao trato hospitaleiro e hospitalar dispensado pela esquerda, o PT caiu vertiginosamente de mais de 600 prefeituras para apenas 183. E assim mesmo, não ganhou em nenhuma capital de estado. No Espírito Santo, não levou sequer um município.

 Ao mesmo tempo em que a esquerda enquanto tal levou um baque, pois na maior cidade do País, São Paulo mais de um terço do eleitorado — cerca de 2.769.000 pessoas — deixou de votar, número que superou os votos dados a Boulos e quase encostou nos votos alcançados por Covas.

Sendo que muita gente do assim chamado povão, de acordo com nossas pesquisas, votou em Boulos como protesto à péssima administração de Covas que em plena pandemia gastou mais de 100 milhões para fazer uma obra obsoleta no Vale do Anhangabaú [foto].

Segundo fontes de informação disponíveis, já morreram mais de 175 mil pessoas de Covid no Brasil. Longe de nós pensarmos que o contágio não existe e que os óbitos não foram reais. Mas, longe de nós também a ideia de que muitas das constatações de morte sejam “fake-óbitos”, conforme tratamos em matérias anteriores.

Viajando pelo norte do Paraná, numa simpática mas pequena cidade, perguntei a algumas pessoas pelos óbitos locais da Covid. As respostas estavam na ponta da língua do povão: “Aqui morreram três pessoas: uma de 92 anos, outra de 96 e uma senhorinha com 106 anos”.

A covardia reside no fato de muito esquerdistas nos hospitais colocarem como causa da morte a Covid, quando na verdade, milhares desses mortos morreram em consequência de outras enfermidades. Ou ainda muitos que, debilitados pela idade avançada, se contagiaram pela Covid no hospital e foram a óbito.

Ademais, são inúmeras as postagens nas redes sociais de pessoas atestando que parentes ou amigos morreram por outras causas que não foram a Covid, enquanto em São Paulo o governo Dória, com seus pretensos dotes de adivinho, previra a morte de 277.000 pessoas até outubro.

E agora ele já anuncia uma vacinação em massa com o medicamento chinês que sequer tem comprovação de seus efeitos. Rezemos pelos mortos e toquemos a vida em frente, para que os que ficaram não morram de fome ou de miséria por causa da crise econômica provocada pela reclusão em casa.

            Em suma, a covardia se encontra:

            1. Nos óbitos inflados para se conseguir dinheiro.

            2. No clima de terror e na psicopatia fabricados.

            3. Nas medidas nazicomunistas impostas.

         4. Na criação do espectro de uma segunda onda da Covid. É bem mesmo uma ‘onda’, ou seja, um exagero qualquer em circulação.

Cabe ressaltar por outro lado que os fautores de tudo isso nunca apresentam as coisas positivas que acontecem, como a luta heroica dos profissionais de saúde salvando milhões de infectados, bem como outros milhões de pessoas assintomáticas, salvos com medicamentos preventivos.

Do ponto de vista econômico ocultam da população que o saldo da poupança neste período de Covid foi de mais de 100 bilhões de reais. Talvez por medo ou precaução, a população começou a poupar. Ocultam que o agronegócio e os caminhoneiros foram heróis dessa batalha, uns produzindo e outros transportando.

 Quanto aos produtores, de sol a sol, produziram a maior safra de nossa história, gerando mais de 700 bilhões de reais de Valor Bruto de Produção, VPB. Ou seja, uma riqueza que não existia, que foi plantada, nasceu, cresceu e foi colhida, gerando exportações que deverão atingir 100 bilhões de dólares no acumulado do ano.

É verdade que alguns produtos estão inflacionados, mas o certo é que não faltou comida. A diminuição da oferta de produtos elevou os preços, isso por razões sazonais, mas com o início da nova safra essa tendência deverá voltar aos patamares normais. A previsão da nova safra será ainda maior do que a anterior.

 Uma grande batalha vem sendo ganha. Em inúmeros fóruns de agronegócio, agricultores lutam para ter adidos que cuidem da abertura de novos mercados. O boletim da Federação da Agricultura do Paraná-FAEP, out/20, traz reportagem informando que no corrente ano eles estarão em 22 países, com 24 adidos.

É verdade que a Ásia compra em maior quantidade. Mas, se por hipótese esses adidos conseguirem vender mais 1 milhão de toneladas no próximo ano para 22 países, exportaremos 22 milhões de toneladas, diversificando os mercados compradores.

            A balança comercial, alavancada pelo agronegócio e secundada pelo minério de ferro e petróleo, gerará um saldo de 55 bilhões de dólares. Por sua vez, a reforma de Previdência que pretendia economizar uma quantia prefixada, superou a meta em 8 bilhões e 500 milhões de reais (“O Estado de S. Paulo”, 13-11-20).

 A mesma imprensa que só exagera notícias sobre queimadas e outros danos ambientais, trombeteou que o Brasil passará de 10ª potência mundial para o 14º lugar. Aqui cabe um esclarecimento. O Brasil continua com a mesma riqueza de antes, e até mais. O que variou foi a cotação do dólar.

 E como o PIB dos países é calculado nesse padrão de moeda, perdemos no papel quatro posições. Mas as riquezas continuam aqui, pois graças a Deus, por enquanto a China ainda não as levou…

Sobre as queimadas, é bom lembrar que as chuvas de verão chegaram e os campos estão todos verdejantes, e as sementes brotam e crescem. Certa imprensa esqueceu de informar que na Austrália morreram mais de um milhão de animais selvagens em razão de um incêndio no final do ano passado e começo deste ano, queimando uma equivalente à de Portugal.


Essa mesma imprensa, contudo, publicou fotos enormes de alguns animais mortos ou feridos por ocasião das queimadas no Brasil. Esse tipo de imprensa se acovarda quando silencia que na Dinamarca uma contaminação provocada por um vírus mutante da Covid atingiu enormes criatórios, obrigando as autoridades locais a dizimarem mais de 15 milhões de visons.

Essa mesma imprensa covarde se lembra de dizer que a morte de seres humanos por Covid já ultrapassou o total de 1 milhão e meio de pessoas em todo o mundo, e que agora a Covid atinge também animais. Mas ninguém culpa a China, de onde o vírus, proposital ou acidentalmente, disseminou-se pelo mundo.

Com efeito, o Brasil real não é o que a grande mídia procura retratar, ou seja, a opinião pública não é representada pela opinião que se publica. Há objetivos escusos nesses meios de comunicação que só visam espalhar desgraças. A quem poderia interessar? — É a pergunta que não quer calar.

No caso das eleições aqui e nos EUA, a vitória não foi da esquerda. No Brasil, todos os partidos de esquerda perderam, e nos Estados Unidos, mesmo que Trump perca de fato a presidência com fraudes ou sem elas, o Senado ficará com os conservadores e a maioria dos parlamentos estaduais também.

Isso sem contar a Suprema Corte com juízes alinhados com a lei, o direito e a moral, aliás, muito diferente do que vem ocorrendo em nosso País. Que Deus Onipotente e a Virgem de Aparecida continuem a nos guiar pelas sendas do grande futuro que temos pela frente.

ABIM

Évora Em reunião pública de 2 de Dezembro de 2020

Câmara de Évora aprovou Opções do Plano e Orçamento para 2021
As Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2021 foram aprovadas por maioria, com 4 votos favoráveis (CDU), 2 abstenções (PS) e 1 voto contra (PSD), seguindo agora para deliberação em Assembleia Municipal.

O Presidente do Câmara, Carlos Pinto de Sá, fez uma síntese daquela proposta, remetendo para o Relatório de Enquadramento. Sublinhou que o ano de 2021 continuará a ser marcado pela pandemia Covid-19 afectando as populações e toda a vida do concelho quer do ponto de vista sanitário quer através do agravamento da crise social e económica daí decorrente.

Destacou algumas das propostas feitas no documento, começando pelo Plano Municipal de Emergência para Combate à Covid-19 que será adaptado sempre que a situação ou as circunstâncias o exigirem, de modo a potenciar a sua eficácia e salvaguardar, atentas as incertezas e limitações existentes, o bemestar da população do concelho, com particular atenção aos grupos de risco. 

Salientou a prioridade para minimizar a crise económica e social. Assim, o Município irá aumentar o investimento municipal (derivado das candidaturas a fundos europeus, mas também de projectos financiados a nível municipal), isentar as empresas mais afectadas das taxas municipais não reguladas, não aumentar os preços e taxas municipais, reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis, não cobrar derrama às empresas com volume de negócios até € 150 mil euros, são algumas propostas para 2021, de entre um vasto conjunto de trabalho a concretizar nas mais diversas áreas camarárias. Prosseguirá a atração de novas empresas e eventos, serão alargados os apoios sociais, melhoradas as condições de trabalho e instalações camarárias e continuar as negociações sobre as infraestruturas para o novo Hospital Central do Alentejo, entre outras.

O Orçamento para 2021, no total de € 61,8 milhões de euros, é um orçamento realista e que procura responder aos problemas sanitários, económicos e sociais a enfrentar em 2021.

A Câmara Municipal aprovou ainda que a Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município não terá aumentos em 2021, que o IMI dos prédios urbanos será reduzido para 0,43% e será reduzida em 30% a taxa para as zonas urbanas das freguesias rurais, por serem áreas de despovoamento bem como majorar em 30% a taxa aplicada aos prédios urbanos degradados e/ou devolutos.

Foi, igualmente, aprovada a isenção de Derrama para as micro e pequenas empresas cujo volume de negócios não ultrapasse os 150 mil euros.

Mantem-se a Participação Variável no IRS e as verbas irão para o reforço dos apoios sociais às famílias mais carenciadas.

As propostas para submeter à Assembleia Municipal sobre Assunção de Competências transferidas pelo Governo para as autarquias nos domínios da Educação e Saúde, assim como na Ação Social, foram aprovadas com a abstenção do PS.

Foi aprovado por unanimidade apoio financeiro às Associações Juvenis, Clubes e Associações Desportivas sem fins lucrativos do Concelho de Évora. 

A proposta de suspensão de cobrança do estacionamento tarifado aos sábados, entre 5 de Dezembro de 2020 e 9 de Janeiro de 2021, como forma de apoio ao comércio tradicional no Centro Histórico de Évora mereceu aprovação unânime.

O Projecto de Execução da Requalificação do Interface Modal do Rossio de S. Brás, em Évora, apresentado aos eleitos pelo Arqtº Paulo Esperança (Responsável pela Divisão de Ordenamento e Reabilitação Urbana) foi aprovado com as abstenções de PS e PSD.

Foi aprovada por unanimidade a Requalificação da Variante à Zona Industrial entre a Rotunda da Horta das Figueiras e a Rotunda do Parque Industrial e Tecnológico de Évora.

Nesta reunião foi ainda proposto pelo Presidente do Município, um voto de pesar pelo falecimento de Eduardo Lourenço (Professor universitário, escritor, ensaísta, filósofo e crítico literário), que teve aprovação unânime.

MUNICÍPIO DE SILVES MANTEM MECANISMOS PREFERENCIAIS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO DURANTE O ESTADO DE EMERGÊNCIA

  A Câmara Municipal de Silves informa que, durante o estado de emergência, o sistema preferencial de atendimento municipal ao público se mantem nos mesmos moldes adotados até ao momento, devendo ser efetuado através de contacto telefónico (número 282 440 800, com linhas dedicadas), email ou skype. O atendimento presencial fica condicionado apenas a situações urgentes e inadiáveis, mediante marcação prévia e sujeito ao cumprimento de regras de segurança específicas, nomeadamente a utilização obrigatória de máscara e o cumprimento das regras de etiqueta respiratória e de distanciamento de segurança.

 

Neste contexto, importa referir que equipamentos como o campo municipal de ténis, complexo das piscinas municipais de Silves, Castelo de Silves, Museu Municipal de Arqueologia de Silves e a Biblioteca Municipal de Silves encontram-se em funcionamento, com regras de acesso e utilização específicas para cada um deles. Os restantes equipamentos municipais de natureza desportiva, cultural, lúdica e recreativa, permanecem encerrados.

 

Informações adicionais poderão ser recolhidas através do despacho presidencial emitido a 25 de novembro, disponível em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/7144/municipio-de-silves-mantem-mecanismos-preferenciais-de-atendimento-ao-publico-durante-o-estado-de-emergencia.aspx, onde estão vertidas todas as medidas adotadas até ao momento e que estão em vigor enquanto o estado de emergência se mantiver, sem prejuízo de eventuais prorrogações em função da avaliação que, em cada momento, seja feita da adequação das medidas adotadas, tendo a determinante finalidade de controlo e contenção da propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19.   

 

O MUNICÍPIO DE SILVES RELEMBRA OS CONTACTOS PREFERENCIAIS:

 

BALCÃO ÚNICO - 282 440 800

(das 09h00 às 16h00 » atendimento com linhas dedicadas)

 

Linha 1 » Tesouraria

atend.tesouraria@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 2 » Águas e Saneamento

atend.aguas.saneamento@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 3 » Gestão Urbanística

atend.gest.urbanistica@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 4 » Taxas e Licenças

atend.taxas.licencas@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 5 » Execuções Fiscais e Contra-Ordenações

atend.efisc.cord@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 6 » Recursos Humanos

atend.recursos.humanos@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 7 » Médico Veterinário

veterinario.municipal@cm-silves.pt (email e skype)

 

Linha 10 » Operador

 

EDUCAÇÃO

Telefone: 282 440 815 | email: educacao@cm-silves.pt

 

AÇÃO SOCIAL

Telefone: 282 440 831 | email: sasocial@cm-silves.pt


 

“Natal em Movimento” nas três freguesias do concelho da Marinha Grande

 Iluminação, Presépio Tradicional, camião e comboio de Natal pelas ruas

 
A Marinha Grande voltou transformar-se numa cidade encantada, com a iluminação e animação de Natal, promovidas pela Câmara Municipal em todo o concelho, até ao próximo dia 10 de janeiro.

No passado sábado, 28 de novembro, teve início o programa de animação de Natal com a abertura do Presépio Tradicional de Filipe Ferreira e a ligação da iluminação e decoração de Natal nas ruas, distribuída por cerca de 45 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos e na colocação de grandes instalações de Natal,  das quais se destacam a Praça Stephens,  o Parque da Cerca e a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, salienta que “o Natal de 2020 será muito distinto de todos os outros que até hoje passámos. Desta vez, força-nos a pandemia e o respeito pela saúde pública a ficarmos em nossa casa com pouco contacto físico com todos os familiares com quem habitualmente passamos este momento festivo e tão emotivo das nossas vidas”.

Para este ano com especiais restrições, “nós na Câmara Municipal, adaptámos os momentos de celebração do Natal de forma a que todos possam desfrutar de animação adequada a esta época,  sem aglomerações potenciadoras de contágios mas que possibilite trazer-nos algum ânimo e alegria com a  visita ao centro da Marinha Grande, à Moita e à Vieira e comprar tudo o que precisa no comércio local, sempre em segurança e respeitando as medidas de autoproteção decretadas. Apelo, por isso, a toda a população que compre no Comércio Local, ame a nossa terra e quem cá vive, para desta forma ajudarmos todos”, salienta a presidente.
 
Cidália Ferreira recorda que “de 28 de novembro a 10 de janeiro de 2021, teremos no nosso concelho desfiles itinerantes de Natal com muitas personagens de fantasia,  Photo Booths com Duendes a tirar fotografias e a oferecê-las às famílias, atuações multicolor led, o Circo de Natal, o Comboio de Natal, momentos desportivos como “Air Bungee” e “Snowboard”, uma peça de teatro digital e online, “conversas digitais com o Pai Natal” e, ainda, o “Pai Natal em Movimento” visitando os mais variados locais do concelho. Este ano verdadeiramente levamos o espírito de Natal pelas ruas do nosso concelho”.
 
A programação das atividades foi efetuada em conformidade com as orientações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, no que se refere às regras de distanciamento físico e uso de proteção individual.
 
O programa poderá sofrer alterações ou ser cancelado, no todo ou em parte, em função das normas em vigor determinadas pela Direção-Geral da Saúde. A Câmara Municipal reserva-se o direito de suspender de imediato qualquer atividade que possa, de alguma forma, pôr em risco a segurança dos intervenientes e/ou público.
 
O programa do “Natal em Movimento Marinha Grande” é o seguinte:
 
De 28 de novembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021
PROGRAMA
 
MARINHA GRANDE
 
Até 10 de janeiro de 2021
Receção do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro - Edifício da Resinagem
Presépio Tradicional de Filipe Ferreira
Patente de 28/11/2020 a 10/01/2021
Horário
De terça a domingo - das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
 
O Presépio Tradicional de Filipe Ferreira regressa pelo 6º ano consecutivo ao Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande. Com uma área de cerca de 50 metros quadrados, composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.  
Outra característica deste Presépio Tradicional único é a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas. Para além da cabana com a representação do Nascimento de Jesus, podem encontrar desde um mercado com inúmeras barraquinhas; uma tasca; ofícios como o ferreiro e o carpinteiro; uma área reservada aos trabalhos rurais, com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento; a vindima e a pisa das uvas; os currais dos animais com as galinhas a picar o milho; rebanhos de ovelhas; uma área dedicada às festas e romarias, onde para além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, os homens a jogar às cartas, estes últimos em movimento. Existem ainda moinhos, um poço com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um oleiro a moldar o barro, um parque infantil, um lago com patos e até os guardas no castelo, também em movimento. A água também marca presença com cascatas e várias fontes de água. Não falta também, o já habitual comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre miúdos e graúdos, com uma estação onde pára, para entrada e saída dos passageiros.  
Para a edição de 2020 foram elaboradas novas peças, entre elas destacam-se a banca de frutas e legumes, com a vendedora em movimento e os lenhadores a serrar lenha, e diversas melhorias e aperfeiçoamentos noutras peças.
Não deixe de visitar este Presépio singular da nossa Região!
 
Iluminação e Decoração de Natal
Distribuída por cerca de 45 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos, com destaque para a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao seu interior, e a grande novidade deste ano, as espetaculares instalações infantis, no Parque da Cerca.
 
A programação é a seguinte:

06 de dezembro . domingo
Parque da Cerca
14h00 às 17h00 – Equipamento de diversão - “Air Bungee”
 
15h00 às 17h00 - Photo Booth – “Foto de Natal”
Os Duendes do Pai Natal vão estar no Parque da Cerca a tirar fotos para oferecer aos miúdos e graúdos que queiram tirar uma “Foto de Natal” para mais tarde recordar!
 
15h00 às 17h00 – CIRCO DE NATAL E COMBOIO DE NATAL em movimento
Parque da Cerca e Ruas circundantes
Uma espetacular animação de Natal, itinerante, que promete dar vida ao centro da cidade e despertar o espírito natalício em todos nós, com um espetacular Comboio de Natal que circulará pelo centro da cidade com muita música e animação, e um fantástico Circo de Natal que irá trazer muita magia e diversão.
 
16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento - Marinha Grande
Parque da Cerca e Ruas do concelho – Trajeto I
O Pai Natal está de visita à Marinha Grande e vem de camião de Natal. Para tal, juntou os seus melhores duendes e amigos e preparou uma Parada de Natal em movimento, que promete despertar o espírito natalício em cada um de nós, trazendo sorrisos e muita animação a toda a cidade.
A partida será do Parque da Cerca, seguindo pela Avenida Vitor Gallo, com passagem e/ou paragem nos seguintes locais e/ou respetivas associações/clubes: Embra, Albergaria, Pero Neto, Amieira, Trutas, Casal Galego, Rua 25 abril, retornando à Avenida Vitor Gallo e ao Parque da Cerca.
O espetáculo musical estará a cargo dos artistas marinhenses Ana Santo e Neuton Marques, acompanhados por João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves que prometem muita música, alegria e boa disposição.
 
13 de dezembro . domingo
14h00 às 17h00 – Equipamento de diversão - “Extreme Bungee”
Parque da Cerca
 
15h00 às 17h00 - Photo Booth – “Foto de Natal”
Parque da Cerca
Os Duendes do Pai Natal vão estar no Parque da Cerca a tirar fotos para oferecer aos miúdos e graúdos que queiram tirar uma “Foto de Natal” para mais tarde recordar!
 
15h00 às 17h00 – Mini parada “Magia de Natal”
Parque da Cerca e ruas circundantes
Uma divertida animação de Natal itinerante que promete animar o centro da cidade, com brincadeiras e tropelias e muita magia de Natal.
 
16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento - Marinha Grande e Moita
Parque da Cerca e Ruas do concelho - Trajeto II
O Pai Natal visita novamente a Marinha Grande com o seu camião de Natal. Desta vez, a sua animada e divertida Parada de Natal em movimento terá um novo destino. A partida será do Parque da Cerca, seguindo pela Estrada Nacional 242, com passagem e/ou paragem nos seguintes locais e/ou respetivas associações/clubes: Ordem, Amieirinha, Moita, Comeira, Picassinos, seguindo pela Rua do Lamarão e Rua Engº Arala Pinto, retornando à Estrada Nacional 242 e ao Parque da Cerca.
O espetáculo musical estará a cargo dos artistas marinhenses Sónia Santos, Nuno Brito e Carlos Vicente, acompanhados por João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves, que prometem muita música, alegria e boa disposição.
 
20 de dezembro . domingo
14h00 às 17h00 – Equipamento de diversão - “Snow Board”
Parque da Cerca
 
15h00 às 17h00 - Photo Booth – “Foto de Natal”
Parque da Cerca
Os Duendes do Pai Natal vão estar no Parque da Cerca a tirar fotos para oferecer aos miúdos e graúdos que queiram tirar uma “Foto de Natal” para mais tarde recordar!
 
15h00 às 17h00 – COMBOIO DE NATAL em movimento
Parque da Cerca e ruas circundantes
O Comboio de Natal volta às ruas do centro da Marinha Grande e ao Parque da Cerca, trazendo muita música e animação para todos.
 
16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento - Marinha Grande
Parque da Cerca e Ruas do concelho - Trajeto III
O Pai Natal visita novamente a Marinha Grande com o seu camião de Natal. Desta vez, a sua animada e divertida Parada de Natal em movimento terá um novo destino. A partida será do Parque da Cerca, seguindo em direção à Avenida José Gregório, com passagem e/ou paragem nos seguintes locais e/ou respetivas associações/clubes: Figueiras, Pilado, Garcia, retornando à Avenida José Gregório e ao Parque da Cerca.
O espetáculo musical estará a cargo dos artistas marinhenses Bea Bárbara, Leandro Costa e Pedro Olívio, acompanhados por João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves que prometem muita música, alegria e boa disposição.
 
VIEIRA DE LEIRIA
 
12 de dezembro . sábado
15h00 - 17h00 – COMBOIO DE NATAL
Largo da República, ruas circundantes e Praia da Vieira
A vila de Vieira de Leiria e a Praia da Vieira recebem a visita dum fantástico Comboio de Natal, onde não vai faltar muita música e animação para todos.
 
19 de dezembro . sábado
16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento
Largo da República, ruas circundantes e Praia Vieira
O Pai Natal vai visitar a vila de Vieira de Leiria e a Praia da Vieira, e vai numa carrinha de Natal. Para tal, juntou os seus melhores duendes e amigos e preparou uma Parada de Natal em movimento, que promete despertar o espírito natalício em cada um de nós, trazendo muitos sorrisos e muita animação. O espetáculo musical estará a cargo dos artistas Elsa Gomes, acompanhada por Nuno Mendes que prometem muita música, energia e boa disposição.
 
SÃO PEDRO DE MOEL
 
20 de dezembro . domingo
15h00 às 17h00 – VISITA DO PAI NATAL em movimento
Praça Afonso Lopes Vieira e Ruas circundantes
O Pai Natal e os seus Duendes vão passar por S. Pedro de Moel e prometem surpreender com o seu novo meio de transporte vintage, acompanhados pelas famosas músicas de Natal para despertar o espírito natalício em todos nós.
 

OUTRAS ATIVIDADES
 
De 1 a 31 de dezembro
CAMINHO DAS ESTRELAS
Público em geral – Parque da Cerca e Centro Tradicional
Aplicação mobile para IOS e/ou Android com ativação através de um código QR, em 5 locais devidamente identificados, que dará acesso à visualização de uma peça de Teatro de Natal.
O código QR vai estar nos seguintes locais: Parque da Cerca, Árvore de Natal junto ao lago do Parque da Cerca, Largo Ilídio de Carvalho, Praça Stephens e Jardim Luís de Camões.
 
O PAI NATAL VAI ÀS ESCOLAS em movimento
Dias 09, 10, 11, 14, 15, 16, 17 e 18 de dezembro
Escolas do concelho - 09h30 às 15h30 - (Escolas já inscritas previamente)
Este ano o Pai Natal quis fazer uma surpresa especial as crianças que frequentam as escolas do nosso concelho, com uma visita à sua escola! E prometem surpreender todos com o seu novo meio de transporte vintage!
 
CONVERSAS DIGITAIS COM O PAI NATAL
Dias 5, 6, 12, 13, 19, 20 de dezembro
Público em geral - 10h00 às 13h00 e 14h00 às 19h00
Dias 9, 10, 11, 14, 15, 16, 17 e 18 de dezembro
Escolas do concelho - 09h30 às 15h30 e 16h00 às 19h00 (Escolas já inscritas previamente)
Este ano, as crianças do nosso concelho vão poder ver e falar, digitalmente, com o Pai Natal, em perfeita segurança! Através de uma plataforma de streaming, online, os mais pequenos terão a oportunidade de fazer todos os seus pedidos ao Pai Natal.
 
Público em geral – Participação mediante inscrição prévia via email a partir de 01 de dezembro, para o email:  info@natalemmovimento.pt