quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Câmara Municipal de Coimbra apoia HEALTH4MOZ na construção de Centro de Formação e Pesquisa em Saúde em Moçambique


Antiga "Enfermaria da Malnutrição" transformada, 3 anos após Ciclone Idai, num centro de excelência para a formação e pesquisa em Saúde.
Catorze de março de 2019. O ciclone Idai deixava um rasto de morte e destruição em Moçambique. O Hospital Central da Beira, o maior e mais importante do centro do país, ficaria amplamente destruído. A ONGD portuguesa Health4MOZ e a Ordem dos Médicos criaram o movimento #unidospelabeira, com o envio de profissionais de saúde e material para o local. Iniciava-se também a reconstrução do Hospital, com doações angariadas pela Health4MOZ de mecenas e da sociedade civil e o apoio das Câmaras Municipais do Porto e Coimbra, da Associação Moçambicana de Bancos, do BPI e CGD e da Cooperação Portuguesa - Camões IP.

A 4 de novembro de 2022 o Ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, inaugurou o Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira. A cerimónia contou com a presença da Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal em Moçambique, Rita Araújo, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do Administrador da Visabeira Moçambique, Pedro André, e do Administrador da Health4Moz, Luís Almeida.

Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira
A Health4MOZ, que coopera voluntariamente com Moçambique na área da formação em saúde, contou com o apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, Porto e Sintra (as três cidades geminadas com a cidade da Beira) e da Visabeira, na construção do Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira.

Com mais de 90 anos de história, a antiga "Enfermaria da Malnutrição", um dos edifícios mais antigos do Hospital, foi recuperada pela Sogitel – Grupo Visabeira, dando lugar ao Centro de Formação e Pesquisa, totalmente equipado com o apoio do IPO Porto, Salvador Caetano, Fundação Manuel António da Mota, Tavfer, TAP Asas Solidárias e LAM - Linhas Aéreas de Moçambique.

O Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira tem como objetivo ser um centro de excelência e de referência no país, fundamental na formação pré e pós-graduada em saúde, na realização de conferências científicas, videoconferências, telemedicina, investigação e simulação biomédica, promovendo assim a partilha de conhecimento entre profissionais de saúde de Moçambique e do mundo.

A Health4MOZ

Viana do Castelo. Detida por gastar 45 mil euros com cartão que roubou a idosa de lar

Foi apanhada pela PSP quando se preparava para comprar um automóvel.
A PSP de Viana do Castelo deteve uma mulher que furtou o cartão de crédito de uma idosa residente num lar da cidade, fazendo compras num valor superior a 45 mil euros.
Em comunicado enviado às redações, o Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que a mulher de 32 anos foi detida, na segunda-feira, "quando se preparava para, através do mesmo meio ilícito, consumar o negócio de um veículo automóvel".
A PSP conseguiu "recuperar 11.600,00 euros em numerário e cerca de 6.000,00 euros em diverso material adquirido com abuso de cartão de crédito furtado" à idosa, a residir num lar da cidade.
Segundo a PSP, no decurso da operação realizada na segunda-feira, os polícias da primeira esquadra territorial de Viana do Castelo, "após deslocação a um lar da cidade para registo da ocorrência, constataram a utilização indevida de cartão multibanco furtado, causando prejuízo de mais de 45.000,00 euros a um utente daquela instituição, particularmente, indefesa em razão da idade e de saúde".
A mulher de 32 anos foi detida, na segunda-feira, às 15h00, depois de efetuadas "algumas diligências policiais" que permitiram "identificar a suspeita do crime".
A PSP efetuou ainda "uma busca domiciliária", na cidade, que permitiu a "apreensão de diversos equipamentos informáticos, telefónico e de vestuário", tendo "adotado medidas cautelares no sentido de, no decurso do inquérito crime a cargo deste Comando, recuperar cerca de 20 mil euros em pagamentos de serviços". .
A suspeita foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência.

RR/Lusa

Todos os dias, toneladas de sardinha vão para o lixo. Porquê?

Aumentos dos preços e má gestão das quotas entre as razões.
Os pescadores queixam-se cada vez mais do preço dos combustíveis e da gestão das quotas da sardinha, uma vez que todos os dias milhares de quilos acabam no lixo.
Há cada vez menos compradores para a sardinha que os pescadores portugueses trazem para terra diariamente. Carlos Braga, mestre de embarcação, conta, a título de exemplo, a situação que presenciou na passada sexta-feira, mas que se repete insistentemente.
Nesse dia, apenas 10 dos 25 barcos que saíram para o mar, conseguiram vender a sardinha pescada. No total, 90 toneladas de peixe foram deitadas fora.
Os pescadores contestam a gestão de quotas e apontam que no verão, os limites diários deveriam ter sido aumentados, numa época em que o turismo teria sido positivo para a indústria.
Para além disso, contestam ainda o facto do Governo não estar a cumprir aquilo que prometeu. Em maio foram-lhes prometidos vários apoios, mas até agora ainda nada lhes chegou.
Quem trata de vender o peixe no mercado também não atravessa um momento financeiramente positivo. Várias peixeiras revelam que são obrigadas a vender o peixe a um valor superior, de modo a puderem equilibrar as contas. Decisão que pesa na carteira dos consumidores, que se veem assim obrigados a reduzir o consumo.

SIC Notícias

“Cantanhede Unida pelo Coração” mobiliza autarquia e entidades de saúde

 
Aumentar a literacia sobre a doença cardiovascular e a sua prevenção/tratamento, promover e qualificar a vigilância de saúde dos cidadãos, segundo o seu risco cardiovascular, fomentando uma boa articulação de respostas entre os cuidados de saúde primários e os cuidados de saúde diferenciados, são dois dos principais objetivos enunciados no protocolo subscrito por representantes de oito entidades para implementação do projeto "Cantanhede Unida pelo Coração – Sensibilização Comunitária para a Doença Cardiovascular".
Assinado esta quarta-feira, 9 de novembro, no decurso de uma sessão realizada para o efeito no salão nobre da edilidade cantanhedense, o documento estabelece as condições da parceria formalizada entre Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, a Câmara Municipal de Cantanhede, o Núcleo de Cantanhede da Fundação Portuguesa Cardiologia, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, a Unidade Cuidados Continuados de Cantanhede e a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
Nos termos do acordo, o projeto visa ainda “capacitar para estilos de vida saudáveis, fomentando o consumo de alimentos saudáveis, a redução do stress, a prática de atividade física, a utilização de transportes públicos e a cessação tabágica, bem como informar os cidadãos sobre os serviços adequados para resolver/encaminhar os problemas de saúde identificados e qualificar os cuidados de saúde primários para a vigilância de saúde”.
Referindo-se ao documento, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, manifestou “a total disponibilidade da autarquia em participar ativamente nas ações previstas, no entendimento de que se destinam a induzir benefícios para a população, o que aliás corresponde a uma prática reiterada da autarquia na cooperação com todas as entidades de saúde, quer no reforço e qualificação das respostas aos cidadãos neste setor tão sensível, quer ao nível da mobilização da comunidade para a prevenção de doenças. Estamos naturalmente muito empenhados em promover a consciencialização coletiva relativamente à importância de fatores que concorrem para prevenir certas patologias, neste caso do foro cardiovascular”, disse a autarca, enaltecendo “o alcance desta parceria destinada a fomentar a adoção de estilos de vida saudável na nossa comunidade, convocando para o efeito outros agentes sociais locais que direta ou indiretamente exercem intervenção nesta área”.
Helena Teodósio sublinhou “o interesse em que o protocolo tenha a maior abrangência possível, de modo a motivar todos os setores da população a incluírem nas suas rotinas diárias a observância das recomendações instituídas ao nível da alimentação, da atividade física e da prática desportiva, tirando partido  da rede de equipamentos e recintos disponíveis no concelho para esse efeito”.
Já Domingos Ramos, vice-presidente Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, destacou a importância do trabalho em rede na prevenção das doenças cardiovasculares. “Nós enquanto profissionais de saúde lutamos todos os dias para ajudar aqueles que nos procuraram, mas ainda há muito a fazer no domínio da sensibilização, pelo que este apoio da Câmara Municipal e do Núcleo de Cantanhede da Fundação é extremamente importante”, sublinhou.


Ministro da Saúde rejeita ideia de caos nas urgências

 

Manuel Pizarro diz que há maior afluxo, por força das aumento das infeções respiratórias, mas garante que "todos os doentes foram adequadamente tratados".
Foto: Lusa
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, rejeita a ideia de que existe caos nas urgências hospitalares, assegurando que os serviços estão a conseguir dar resposta a todas as pessoas.
“A informação que tenho é que todos os doentes foram adequadamente tratados, adequadamente encaminhados. Portanto, isso não é bem a descrição de um caos”, disse Manuel Pizarro, esta quarta-feira, em resposta a perguntas dos jornalistas sobre constrangimentos vividos na segunda-feira nas urgências do Hospital Santa Maria, em Lisboa.
O ministro, que falava à margem da Convenção Nacional da Saúde, em Lisboa, dirigiu uma “palavra de agradecimento” aos médicos, enfermeiros aos outros profissionais do Hospital Santa Maria, considerando “que têm feito um trabalho fantástico para atender as pessoas”.
“Felizmente, a situação é hoje mais calma do que ontem [segunda-feira]. Ontem de manhã houve de facto uma situação de grande pressão e de grande dificuldade”, mas, insistiu, “está longe de ser um caos”.
Manuel Pizarro quis deixar, por isso, uma mensagem de tranquilidade aos portugueses.
“Apesar da pressão, que é relativamente habitual nesta época de inverno, com o aumento das infeções respiratórias - já tínhamos antes um catálogo com gripe, com outras infeções víricas, agora juntou-se a covid-19 -, as pessoas podem confiar no serviço de saúde [onde] terão a resposta que for necessária e adaptada às suas necessidades”, reforçou o ministro.
Avançou ainda que estão a trabalhar no “habitual plano de contingência para o inverno”, que será anunciado na próxima semana, sublinhando que este ano “é mais reforçado”.
O ministro apontou como possibilidade para o acréscimo da procura das urgências ter havido uma antecipação da ocorrência das infeções respiratórias.
“O que está a acontecer provavelmente mimetiza o que aconteceu nos países do hemisfério sul, onde a época das infeções respiratórias chegou mais cedo”, disse, referindo que foi devido a esta situação que o programa de vacinação foi antecipado para 07 de setembro.
A este propósito, reiterou o apelo para que as pessoas se vacinem.
“Estamos contentes com o programa de vacinação, quase 1,9 milhões de portugueses já se vacinaram contra a gripe e já tiveram a quarta dose de reforço contra a covid. Isto inclui 100% das estruturas residenciais de pessoas idosas e das unidades de cuidados na comunidade, mas é importante continuar a vacinação”, vincou.
Questionado sobre se os centros de saúde vão ter novos horários para responder à procura e evitar idas às urgências hospitalares, afirmou que “isso acontecerá com toda certeza, quando houver certos níveis de ativação”.
“Vamos organizar a resposta de forma a dar-lhe a maior eficiência possível, sem ignorar que neste período do inverno vai haver um período de maiores dificuldades em várias unidades do país. Para isso, precisamos muito do esforço continuado dos profissionais de saúde, a quem quero repetidamente agradecer o que têm feito”, sublinhou.
Perante a pergunta se vão recorrer a médicos tarefeiros, se vai haver um reforço de meios e se estes vão ser alocados de outra maneira, Manuel Pizarro respondeu: “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.

Fonte: RR

Morreu a cantora Gal Costa


A cantora brasileira Gal Costa morreu, esta quarta-feira, aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista à Folha de S. Paulo. A causa da morte ainda é desconhecida.
Tinha feito uma pausa nos concertos devido a uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Gal Costa ia ficar afastada, pelo menos, até ao final de novembro. Foi operada em setembro, pouco depois de participar no festival o Coala, em São Paulo.
Para já, ainda não foi avançada a causa da morte.
Gal Costa ia atuar no festival Primavera Sound, que decorreu em São Paulo, no Brasil, no último fim de semana, mas a sua participação foi cancelada à última hora.
A cantora tinha também concertos agendados para Portugal, este mês, em Lisboa e no Porto, mas tinham sido adiados para 2023 devido à cirurgia.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 1945 em Salvador, na Bahia. Desde sempre que foi incentivada pelo mãe a seguir a carreira da música.

SIC Notícias
Imagem: JN

Um “São Martinho” à Lagonense!

Um jantar entre amigos... uma noite muito bem passada. Reserve o seu lugar, o quanto antes!

Fonte: Mira Online

AVEIRO 2027 PARTICIPOU NA BERLIN CONFERENCE

 

José Ribau Esteves foi um dos oradores do encontro 
Aveiro 2027 fez parte do debate sobre a responsabilidade das cidades, das regiões e dos seus cidadãos no sucesso do projeto europeu e do seu futuro na Berlin Conference 2022, cujo tema foi “Co-Creating Europe From the Bottom-Up”.
O encontro decorreu a 8 e 9 de novembro e reuniu artistas, intelectuais, autarcas, organizações cívicas, cidadãos e, principalmente, jovens para propor narrativas e abordagens inovadoras para a Europa de amanhã.
O evento contou com a participação de José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e do Conselho Estratégico de Aveiro 2027, que participou na sessão “The Unique Responsibility of European Capitals of Culture”, juntamente com representantes de quatro cidades com o título de Capital Europeia da Cultura: Cracóvia 2000, Rijeka 2020, Chemnitz 2025 e Nova Gorica 2025.
Nas suas intervenções Ribau Esteves realçou a importância da Cultura no fortalecimento do projeto Europeu e dos seus valores, no reforço da participação dos cidadãos na vida das democracias europeias como fundamental para que a Europa seja mais forte e unida internamente e mais relevante em termos políticos no cenário mundial. Destacou ainda vários aspetos da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura, nomeadamente no que respeita à relação Homem/Natureza, às alterações climáticas, ao papel atlântico da Europa, à Cultura como o quinto elemento da Natureza, que se junta à Água, à Terra, ao Ar e ao Fogo, entre outros.
Aveiro marcou ainda presença enquanto uma das cidades com o selo EFFE SEAL Label for Festivals Cities and Regions. A Berlin Conference é organizada pela Europe Bottom-Up, uma plataforma digital de ação e cooperação com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância dos valores europeus e contribuir para o sucesso da Europa numa ampla variedade de domínios, sendo presidida tanto por membros do Parlamento Europeu como elementos do sector cultural e da sociedade civil.
A participação de Aveiro representa mais um passo no fortalecimento das suas redes internacionais.

Coimbra | Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais reúne em Coimbra peritos de todo o mundo

 

Mais de três centenas de investigadores e técnicos operacionais de todo o mundo vão participar na IX Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais que vai ter lugar, em Coimbra, entre os dias 11 e 18 de novembro.

Organizada pelo Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), esta edição da Conferência vai focar-se nos principais temas relacionados com a gestão dos incêndios florestais, na perspetiva da investigação científica, nomeadamente a gestão do risco, a redução e a adaptação ao risco, o comportamento do fogo e a segurança, os incêndios na interface urbano florestal e os sistemas de apoio à decisão.

A Conferência é estruturada por uma Comissão Organizadora, presidida por Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da FCTUC, e co-presidida pelo Mestre Luís Mário Ribeiro. O Coordenador salienta que «será prestada uma atenção particular à investigação em curso na Europa e à necessidade de promover uma maior cooperação entre os diversos programas de investigação, a nível nacional, europeu e internacional. Haverá uma sessão dedicada a apresentar os principais projetos em curso na União Europeia, a fim de incentivar o reforço de redes já existentes entre os vários grupos e projetos de investigação, dentro e fora da Europa».

O programa da IX edição inclui sete conferências plenárias sobre temas de interesse geral, proferidas por cientistas convidados de renome internacional, bem como apresentações relativas à mais recente investigação na área produzida em todo mundo, pelos respetivos autores, vindos de cerca de 30 países.

Segundo o especialista em incêndios florestais, considerando a relevância dada, «desde a primeira edição da Conferência, aos temas do comportamento do fogo e da segurança pessoal, esta será precedida de dois cursos especializados, tirando partido da presença no nosso país de um conjunto de especialistas com uma importante e reconhecida atividade nas respetivas áreas».

Assim, no dia 11 terá lugar o Curso de Segurança Pessoal, coordenado pelo Professor Jason Sharples, da Universidade de Canberra, na Austrália, e presidido pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar. Este curso destina-se sobretudo a técnicos, agentes operacionais e a investigadores da temática da segurança nos incêndios. A IX edição terá várias lições dedicadas ao bem-estar físico e mental dos Bombeiros, bem como ao importante tema da prestação de socorro e apoio médico e psicológico aos Bombeiros, em condições de emergência.

O segundo curso, nos dias 12 e 13 de novembro, é dedicado ao Comportamento do Fogo, coordenado pelo Professor Albert Simeoni, do Worcester Polythecnic Institute, dos Estados Unidos da América. É dirigido essencialmente a investigadores e técnicos operacionais envolvidos neste tema, que é um dos tópicos fundamentais da gestão dos incêndios.

A IX Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais conta ainda com a principal associação internacional de investigadores e técnicos operacionais em incêndios florestais, que decidiu associar-se, sendo também uma das entidades patrocinadoras, integrando a reunião anual 17th International Wildland Fire Safety Summit, na edição deste ano.

No âmbito da Conferência, está prevista uma homenagem ao investigador norte-americano Richard Rothermel, por ocasião do seu 50º aniversário, da publicação do seu importante trabalho sobre modelação do comportamento do fogo, o qual teve grande influência no trabalho de investigação e de aplicação operacional da previsão da propagação do fogo, em todo o mundo.

Destaque ainda para a realização de uma visita ao Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, situado na Lousã, na qual serão apresentados os principais trabalhos realizados naquela infraestrutura pelo CEIF, incluindo a atividade de formação que é realizada, em colaboração com diversas entidades, nomeadamente a Escola Nacional de Bombeiros.

No último dia da Conferência, 18 de novembro, realiza-se uma visita à Serra da Estrela, para conhecer os principais factos associados ao maior incêndio ocorrido este ano em Portugal, assim como para perceber a metodologia de gestão dos impactos decorrentes. Nesta visita, em associação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), irá proceder-se a uma plantação simbólica de árvores, a qual pretende representar a reflorestação de áreas queimadas que a ADAI irá promover, integrado no Projeto ICFFR Zero Carbon Footprint. Este projeto tem como objetivo minimizar as emissões de dióxido de carbono equivalente resultantes das atividades associadas à realização deste evento, tais como as viagens dos participantes.

A Conferência conta com o apoio e patrocínio das seguintes entidades Projeto Firelogue, Projeto FirEUrisk, ambos financiados pela Comissão Europeia; International Association of Wildland Fire; Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); REN; LEITEK; Universidade de Coimbra; FLAD; Menzio; e AGIF.

Mais informação disponível em: https://www.adai.pt/newevent/event/home/index.php?target=home&event=4&defLang=2


Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Investigação identifica nas folhas de Erva-Príncipe capacidade de inibição de absorção de colesterol

 A técnica superior e investigadora do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) – Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Sandrine da Ressurreição, na qualidade de autora principal, em colaboração com os investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Sónia Pedreiro, Maria Teresa Batista e Artur Figueirinha, acaba de ver publicado o artigo “Effect of Phenolic Compounds from Cymbopogon citratus (DC) Stapf. Leaves on Micellar Solubility of Cholesterol” na revista Molecules da Editora MDPI.
A equipa de investigação desenvolveu uma metodologia para estudar in vitro a solubilidade micelar do colesterol em extratos de plantas, tendo estudado, em particular, extratos, frações fenólicas e flavonoides de folhas de Erva-Príncipe (Cymbopogon citratos). Os resultados da investigação sugerem que os compostos fenólicos desta planta, em particular os flavonoides e os taninos, têm capacidade de inibir a formação de micelas, essenciais à absorção de colesterol no intestino, levando a uma redução do colesterol que é absorvido em resultado da alimentação.

Isabel Silva


Portugueses passam 30 anos, 3 meses e 14 dias das suas vidas online

 Estudo recente da NordVPN mostra que os portugueses passam metade das suas vidas na internet
Um novo estudo da NordVPN, a principal fornecedora de serviços de rede privada virtual, revelou que os portugueses passam 30 anos, 3 meses e 14 dias das suas vidas online. Comparado com a esperança média de vida, que em Portugal é de 81 anos, é mais de um terço das suas vidas.
Durante uma semana típica, os portugueses passam um pouco mais de 63 horas na internet, que é o equivalente a quase três dias. Isto representa 136 dias por ano, ou mais de 30 anos de uma vida.
Dessas 63 horas semanais, mais de 23 horas são gastas a trabalhar, enquanto as restantes quase 40 horas são passadas em várias atividades online.
O horário médio a que os portugueses começam a navegar na internet todos os dias é às 9h28 – e desligam-se, em média às 22h14.
Maior quantidade de tempo passado em streaming de TV
A maior parte do tempo dos portugueses por semana - 8 horas e 28 minutos – é gasta a navegar nas redes sociais como o Facebook, Instagram e Tik Tok. Apenas algumas horas a menos - 5 horas e 44 minutos – são gastas em streaming de programas de TV e filmes, em plataformas como a Netflix, HBO e Disney+.
Outras 5 horas e 33 minutos por semana são dedicadas a ver vídeos, por exemplo no YouTube, enquanto 4 horas e 51 minutos são gastas a ouvir música no Spotify, Apple Music, SoundCloud e outras plataformas semelhantes.
De resto, 3 horas e 30 minutos/semana são dedicadas a pesquisas; 2 horas e 49 minutos à gestão do dia a dia, como assuntos bancários online; enquanto as outras 2 horas e 20 minutos são gastas em videochamadas, por exemplo no Zoom.
“A maioria de nós procura facilitar e enriquecer o seu dia a dia com várias plataformas e serviços online; no entanto, quase ninguém pensa na sua segurança online e na privacidade dos dados fornecidos às apps e sites.
Longas horas passadas na internet apenas alertam para o maior risco de sermos outra vítima de cibercriminosos. As atuais circunstâncias globais tornam os hackers ainda mais ativos,” comenta Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN.
Portugueses estão ativamente a dar as suas informações pessoais
A pesquisa mostra que a maioria (72%) dos portugueses depende da internet diariamente e que 28% depende da internet para a maioria dos seus hobbies, e tal dependência força-os a partilhar muitas das suas informações privadas.
Entre os detalhes mais divulgados publicamente estão a data de nascimento (87%), nomes e apelidos (81%), morada completa (76%), estado civil (65%), profissão (62%), bem como os seus “gostos” e “não gostos” (likes e dislikes - 37%) e tamanho da roupa (27%).
Adicionalmente, cada quinto dos portugueses divulgou publicamente os seus dados bancários (22%) e número de identificação fiscal (21%).
Após serem questionados sobre do que abdicariam para que as suas informações pessoais fossem apagadas permanentemente da internet, os portugueses indicaram fumar marijuana (31%), jogar videojogos (30%) ou beber álcool (24%).
“Atualmente, a maioria das nossas vidas pode acontecer online, desde fazer pagamentos até usufruir de entretenimento com programas de televisão e jogos. E é por isso que devemos prestar uma atenção especial às ameaças cibernéticas online.
Mensagens personalizadas a criar um sentido de urgência, um remetente suspeito ou desconhecido, linguagem pobre, anexos e links incertos – estes são os primeiros sinais de um esquema ao qual se deve estar atento. Apenas abra anexos de pessoas em quem confia e, se houver alguma dúvida, não hesite em discutir o caso com os seus colegas e amigos,” alerta Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN.
Metodologia: O inquérito foi encomendado pela NordVPN e conduzido pela empresa externa Norstat de 16 a 25 de agosto de 2022. O público-alvo do inquérito foi residentes em Portugal com mais de 18 anos, e a amostra foi retirada de utilizadores nacionais de internet. Foram colocadas cotas em idade, género e local de residência.
Tempo gasto online durante uma semana típica:
Compras online – 1 hora e 41 minutos
Streaming de programas de TV/filmes – 5 horas e 44 minutos
Redes sociais – 8 horas e 28 minutos
Ouvir música – 4 horas e 51 minutos
Ver vídeos – 5 horas e 33 minutos
Gestão do dia a dia – 2 horas e 49 minutos
Pesquisas – 3 horas e 30 minutos
Videochamadas – 2 horas e 20 minutos
Jogos – 1 hora e 37 minutos
Assistir a aulas/tutoriais – 1 hora e 39 minutos
Pesquisar receitas – 1 hora e 30 minutos
Trabalhar – 23 horas e 20 minutos
= 63 horas e 04 minutos.
_______________

SOBRE A NORDVPN 

A NordVPN é a fornecedora de serviços de VPN mais avançados do mundo, usados por milhões de utilizadores de internet em todo o globo. A NordVPN fornece VPN de dupla encriptação e Onion Over VPN, e assegura privacidade com zero registos. Um dos principais benefícios do produto é a Proteção Contra Ameaças, que bloqueia sites maliciosos, malware, rastreadores e anúncios. A NordVPN é muito fácil de usar, oferece um dos melhores preços do mercado e possui mais de 5000 servidores em 60 países por todo o mundo. Para mais informações: nordvpn.com/pt/


13 de novembro: SILVES VOLTA A SER PALCO DE MAIS UMA EDIÇÃO DA SUBIDA IMPOSSÍVEL

 Numa iniciativa promovida pelo Moto Clube de Albufeira, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, a localidade do Enxerim recebe no próximo dia 13 de novembro a 20.ª edição da Subida Impossível.
 
É um dia repleto de forte emoção e muita adrenalina, onde se irão reunir largas dezenas de pilotos e milhares de espetadores, naquela que é considerada prova única na Península Ibérica ao convidar os mais arrojados e destemidos das duas rodas a percorrer no menor espaço de tempo 100m de uma subida quase impossível.
 
As inscrições estão abertas até dia 9 de novembro. Mais informações poderão ser recolhidas junto do Moto Clube de Albufeira através dos telefones 964 122 279 e 966 023 255 ou email motoclubedealbufeira@gmail.com.

Marinha Grande | “500 MAGALHÃES” LIMPAM PRAIAS DO CONCELHO

 Realiza-se na próxima sexta-feira, 11 de novembro, a partir das 09h00, a ação “500 Magalhães limpam as praias na Marinha Grande, numa parceria do Município da Marinha Grande com a Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação.

 A ação “500 Magalhães limpam as praias” tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar do 3.º ciclo e secundário, do concelho da Marinha Grande, para a proteção dos ecossistemas marinhos através de uma ação de recolha de lixo marinho nos areais de três praias do concelho. 

Pretende-se atuar junto da população escolar promovendo o conhecimento sobre a viagem de circum-navegação e a importância do seu contributo à escala mundial convertendo o seu legado numa sinergia que potencia o intercâmbio educativo e ambiental numa ação de cidadania ativa.

Esta iniciativa vai ser participada por cerca de 300 alunos dos três Agrupamentos de Escolas do concelho, que vão limpar a Praia da Vieira, Praia Velha e a praia de São Pedro de Moel.
O programa é o seguinte:
      •9h00 – Saída dos alunos das escolas em autocarro para as praias
      •9h30 - Início da atividade em cada praia
      •12h00 - Chegada do primeiro grupo de alunos ao Parque Municipal de Exposições, onde são distribuídos os snacks/almoço
      •13h30 - Distribuição de castanhas
      •13h30 - Discursos oficiais
      •14h00 - Início da atuação do grupo de dança Momentum Crew
      •15h00 - Fim da atividade.


Feira das Colheitas da APCC está de regresso para celebrar o outono com a comunidade

Evento decorre a 11 de novembro, na Quinta da Conraria
A Feira das Colheitas, que durante anos foi uma marca no calendário da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), vai regressar no próximo dia 11 de novembro. Na Quinta da Conraria, os portões vão estar abertos para que a comunidade se possa juntar a utentes, colaboradores e voluntários da instituição, numa celebração do outono e dos seus sabores e saberes.
Após um interregno de dois anos provocado pela pandemia, estarão de regresso as bancas onde se poderá comprar frutas, legumes, compotas, peças de artesanato, utilidades e outros produtos ligados a esta época do ano, mas também ao quotidiano daquele espaço, onde se concentram valências da Associação nos campos das atividades de capacitação, da reabilitação social ou da formação profissional.
O evento terá lugar no Picadeiro da Quinta, com a abertura marcada para as 10H30, sendo muitos os motivos de interesse para um dia inteiro de partilha e alegria. Um deles será certamente, a partir das 14H00, o Baile das Colheitas de Outono, com o DJ Punk (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada).
A Feira das Colheitas de Outono da APCC é organizada pela Quinta Pedagógica “O Caracol”, que desenvolve atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais.

Ginastas da Académica Partem com Ambição para o Campeonato do Mundo de Trampolins

É já no dia 13 de Novembro que os três ginastas da Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC) partem para a Bulgária para competirem com as cores Portuguesas no Campeonato do Mundo de Trampolins, que ocorrerá em Sofia, entre os dias 16 e 19 de Novembro.
A ginasta Rita Abrantes vai participar em Duplo Mini-Trampolim. Para a ginasta, nesta estreia, o principal objectivo passa por “executar as séries da melhor maneira possível, ter aquele sentimento de dever cumprido, ajudar a minha equipa a tentar alcançar umas possíveis finais e, claro, desfrutar desta competição, a qual é um sonho e objetivo pessoal desde há muito, rodeada dos melhores de Portugal e do mundo. Vou tentar aproveitar o momento, dar o meu melhor e divertir-me. Acima de tudo, tentar controlar o nervosismo”. Já para João Saraiva, que compete pela equipa nacional em Tumbling, as expectativas são grandes para a prova, realçando que “ambiciono passar às semifinais e passar à final de equipas, possivelmente ganhar uma medalha, a partir do momento que estamos na final tudo pode acontecer”.
O trio fica concluído com Francisca Pinto, a competir igualmente em Tumbling, e que foi convocada muito recentemente para competir no escalão sénior por lesão de uma outra ginasta. Para Francisca Pinto que originalmente iria competir na Competição Mundial por Grupo de Idades, “para este Campeonato do Mundo quero apenas fazer as minhas séries o melhor possível para conseguir marcar presença nas semifinais, já que foi uma preparação um pouco apressada visto que soube que ia participar nesta prova há duas semanas”. Para João Saraiva, a preparação foi mais atempada. “Foi uma preparação de 3 meses que iniciou em agosto com treinos físicos e a partir de  setembro, treinos técnicos. Apesar de um pequeno percalço em outubro, consegui recuperar a tempo de realizar os estágios com a seleção, sendo que os treinos mentais e a meditação me ajudaram a manter o foco nos momentos mais difíceis. Faltando menos de uma semana para a partida e um estágio com a seleção sinto que está tudo alinhado para tirar proveito desta preparação”, realçou o ginasta. Para Rita Abrantes, "a preparação para uma competição desta importância é sempre muito trabalhosa. Assim, ao longo dos últimos meses, o importante foi recuperar a forma física, rotinar séries e afinar alguns pormenores. Mas é claro que para uma perfeccionista como eu, a pressão e o stress levam sempre a que alguns erros sejam cometidos e que os treinos tenham de ser consistentes”, explica a ginasta.
Como é enfrentar uma competição internacional deste nível? Os três ginastas têm visões complementares. Para João Saraiva, já rotinado neste tipo de competições “quando fui pela primeira vez a uma competição internacionais em 2014, lembro-me de estar muito inseguro do que poderia fazer e muito preocupado com o que os outros estavam a fazer”.
Para Francisca Pinto, o ambiente de uma competição destas é inesquecível, “não só porque vemos e competimos com os nossos “ídolos” mas também pelos excelentes momentos de convívio com os nossos colegas de seleção”.  Por fim, para Rita Abrantes “Este tipo de competições são sempre algo muito aguardado pelos ginastas, quer pelo companheirismo que a delegação portuguesa tem, quer pela oportunidade de poder competir nos melhores palcos do mundo e visitar e conhecer estes países. Exige muito trabalho e dedicação, mas, acertando ou falhando, no final o importante é sentir que demos o nosso melhor e que nos divertimos.”
Para Mariana Pombo, treinadora na AAC, a convocatória dos ginastas do clube conimbricense para o Campeonato do Mundo é algo muito especial “que não deve ser banalizado só porque tem sido comum. Cada apuramento é um grande feito e deve ser visto por todos os intervenientes desta forma. A Secção de Ginástica da AAC tem vindo a fazer um percurso notável ao nível das Seleções Nacionais e isso só tem sido possível graças ao empenho de ginastas e técnicos, que apesar das adversidades têm sido persistentes na persecução dos objetivos”.
A Associação de Ginástica do Centro, através da sua Direcção, “congratula-se mais uma vez por esta representação da Associação Territorial ao mais elevado nível internacional, desejando os maiores sucessos aos ginastas, e agradecendo à Federação de Ginástica de Portugal o empenho no apoio e desenvolvimento destes ginastas”.

Casos de vírus respiratórios deixam urgências sobrelotadas

Doentes de vários hospitais dos arredores de Lisboa estão a ser reencaminhados para o Santa Maria, onde o tempo de espera da pulseira amarela já ultrapassa as 10 horas.
As urgências dos hospitais de Lisboa estão a ficar sobrelotadas por causa dos vírus respiratórios.
A situação no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, começou a agravar-se na segunda-feira, mas esta terça-feira piorou quer no banco de adultos, quer no pediátrico.
Este hospital está a receber doentes de outras unidades dos arredores de Lisboa, como do Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora, e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
O tempo de espera no Santa Maria já ultrapassa as 10 horas no caso dos doentes com pulseira amarela, que deviam ser atendidas em menos de 50 minutos.

SIC Notícias

Embaixador do Mundial do Qatar diz que homossexualidade é “distúrbio mental”. Entrevista foi imediatamente interrompida

A FIFA tem tentado assegurar que todos serão bem-vindos durante o Mundial. Porém, Khalid Salman, antigo futebolista, lembra que a homossexualidade é ilegal no Qatar e sublinha que quem visitar o país terá de “aceitar as regras” vigentes.

Um embaixador do Mundial 2022 classificou, a homossexualidade como um “distúrbio mental” e referiu que todos os que se deslocarem para assistir ao vivo à competição “têm de aceitar as regras” do Qatar.
Muitas coisas vão acontecer aqui no país durante o Mundial. Vamos falar sobre gays. O mais importante é aceitar que todos venham, mas terão de aceitar as nossas regras”, disse Khalid Salman, em entrevista à estação televisiva ZDF, que foi transmitida na íntegra na terça-feira.
Num trecho da entrevista, Salman, antigo futebolista, afirmou que “homossexualidade é ‘haram’ [proibido]”, e, antes de ser interrompido por um assessor, acrescentou: “É ‘haram’ porque é um distúrbio mental.”
A 21 de setembro, o emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad al-Thani, prometeu, perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, um Mundial sem discriminação, numa tentativa de tranquilizar a comunidade LGBT+.
Recentemente, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, respondendo às preocupações sobre o respeito pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+ durante a competição, reiterou que “todos serão bem-vindos, independentemente da sua origem, formação, religião, género, orientação sexual ou nacionalidade” e considerou que o torneio será “o melhor de sempre, dentro e fora do campo”.
O Qatar, país onde a homossexualidade é ilegal, recebe o Mundial, em que participará a seleção portuguesa, entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Beatriz Maio/Multinews