quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Eu, Psicóloga | Como poucas noites mal dormidas já afetam nosso metabolismo e saúde mental



Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, já mostrou que os brasileiros estão entre os que menos dormem no mundo. A média é de 7h36 por noite. O que, para muitas pessoas, não é suficiente. Muitas pesquisas sugerem que reduzir o sono, deliberadamente ou de outra forma, pode ter um impacto sério no organismo. Algumas noites mal dormidas podem afetar o controle de açúcar no sangue e fazer com que a gente coma demais. Chegam até a bagunçar nosso DNA.

Há alguns anos, o programa da BBC "Trust Me I'm a Doctor" ("Confie em mim, eu sou médico", em tradução livre para o português) realizou um experimento em parceria com a Universidade de Surrey, na Inglaterra. Eles pediram a voluntários que reduzissem suas noites de sono em uma hora durante uma semana.

Simon Archer, que ajudou a executar o experimento, descobriu que o fato de ter uma hora a menos de sono por noite afetou a atividade de diversos genes dos participantes (cerca de 500 no total), incluindo alguns associados à inflamação e ao diabetes.

Noites mal dormidas

Ou seja, não há dúvidas sobre os efeitos negativos da falta de sono no organismo. Mas que efeitos as noites mal dormidas podem ter na saúde mental?

Para descobrir, a equipe do programa "Trust Me I'm a Doctor" se juntou a cientistas do sono da Universidade de Oxford para conduzir um experimento de pequeno porte.

Desta vez, foram recrutados quatro voluntários que têm o hábito de dormir profundamente. Eles foram conectados a dispositivos que monitoram o sono com precisão. Nas três primeiras noites, dormiram oito horas seguidas, sem interrupção.

Já nas três noites seguintes, o sono dos participantes foi limitado a apenas quatro horas.Diariamente, os voluntários preenchiam um questionário psicológico, desenvolvido para identificar qualquer mudança emocional ou de humor. Eles também gravavam vídeos diários.

E qual foi o resultado?

Sarah Reeve, estudante de doutorado que conduziu o experimento, ficou surpresa com a rapidez com que o humor dos participantes mudou.

"Houve um aumento na ansiedade, na depressão e no estresse. Também aumentou a paranoia e o sentimento de desconfiança em relação a outras pessoas", revela. Dado que isso aconteceu após apenas três noites de privação de sono, é muito impressionante", completa.

Três dos quatro voluntários consideraram a experiência desagradável. Mas um dos participantes disse não ter sido afetado.

Os testes realizados mostraram, no entanto, um quadro bem diferente. As emoções positivas de Josh diminuíram bruscamente após duas noites de sono interrompido, enquanto as emoções negativas começaram a aumentar. Desta forma, embora ele se sentisse bem, havia sinais de que ele estava começando a ser afetado mentalmente.

'Preso' em pensamentos negativos

O resultado do teste confirma a descoberta de um estudo muito maior, que analisou o impacto da privação do sono na saúde mental de estudantes.
Pesquisadores recrutaram mais de 3,7 mil alunos de universidades do Reino Unido que já tinham relatado dificuldades para dormir.

Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos. O primeiro participou de seis sessões destinadas a melhorar o sono. Já o outro recebeu apenas conselhos padrão. Dez semanas após o experimento, os estudantes que foram submetidos à terapia apresentaram uma redução de 50% nas taxas de insônia, acompanhada de melhorias significativas na pontuação para depressão e ansiedade, além de diminuição da paranoia e alucinações.

A pesquisa, considerada o maior estudo randomizado controlado de tratamento psicológico para a saúde mental, sugere fortemente que a insônia pode causar problemas de saúde mental, em vez de ser simplesmente uma consequência.

Daniel Freeman, professor de psicologia clínica na Universidade de Oxford, que liderou o estudo, acredita que uma das razões pelas quais a privação do sono é tão prejudicial para nossos cérebros é porque ela incentiva o pensamento negativo repetitivo.

"Temos mais pensamentos negativos quando somos privados de sono e ficamos presos neles", explica.

Ele não acredita, no entanto, que algumas noites mal dormidas signifiquem que a pessoa vai ter uma doença mental. Mas, segundo ele, o risco de fato aumenta.
"A cada noite, uma em cada três pessoas está tendo dificuldade para dormir. Talvez 5% a 10% da população geral tenha insônia. Muita gente lida com isso e segue com suas vidas. Mas isso aumenta o risco de uma série de dificuldades relacionadas à saúde mental."

Mas há também o lado positivo. A pesquisa mostra que ter uma boa noite de sono pode ajudar a melhorar a sensação de bem-estar.

Norbert Schwarz, professor de psicologia da Universidade do Sul da Califórnia, faz uma metáfora. "Ganhar US$ 60 mil (R$ 196 mil) a mais por ano tem menos efeito na sua felicidade diária do que uma hora a mais de sono por noite", afirma. Sendo assim, tenha uma boa noite.

Adecco Portugal junta-se a Feira de Emprego e Empreendedorismo ENOVE+

  • ENOVE+ promove e estimula oportunidades de emprego e empreendedorismo

  • Carla Rebelo, Diretora Geral da Adecco Portugal, é júri do programa de pitches Business Match

A Adecco Portugal junta-se à 10.ª edição da ENOVE+ - Feira de Emprego e Empreendedorismo, a realizar-se nos próximos dias 8 e 9 de novembro, no Mercado Municipal de Portalegre.

Com início em 2008, a Feira de Emprego e Empreendedorismo (ENOVE+) é uma iniciativa que tem como principal objetivo criar oportunidades de recrutamento, bem como promover e debater questões-chave relacionadas com o ensino superior, emprego e empreendedorismo em Portugal.

Paralelamente à Feira decorrerá o Business Match no dia 8 de novembro, um programa de pitches, cujos inscritos têm a oportunidade de apresentar os seus projetos em três minutos. Carla Rebelo, Diretora Geral da Adecco Portugal, fará parte integrante do júri e painel de apreciação que no final de cada apresentação poderá comentar, criticar construtivamente, questionar e ainda, caso surja o interesse, contactar a pessoa ou o projeto que se deu a conhecer.

Segundo Carla Rebelo, Diretora Geral da Adecco Portugal, “é com enorme agrado que a Adecco Portugal está presente em mais uma iniciativa com relevância para o tecido empresarial português. A promoção deste género de Feiras é fundamental pelo estímulo que proporciona aos que têm uma forte cultura empreendedora. É necessário criar estruturas e suportes de forma a dar apoia aos novos negócios e empreendedores que surgem de forma cada vez mais constante e regular e que necessitam naturalmente, de luzes no domínio onde pretendem estabelecer a sua atividade.”

Estima-se a presença e participação de aproximadamente 4000 pessoas, onde estão incluídos alunos oriundos do Instituto Politécnico de Portalegre, de Escolas Secundárias e Profissionais de vários concelhos do Alentejo, empresários, responsáveis de entidades da região e população em geral.

Esta é a 10.ª edição desta iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre desenvolvida para estimular o empreendedorismo e a sua importância.

Para mais informações por favor aceda a www.enovemais.com.

Junto enviamos o comunicado de imprensa completo.

Para mais informações, por favor não hesite em entrar em contacto.

De 7 a 30 de novembro Exposição de fotografia “Festival Cata-sonhos” na Biblioteca Municipal de Cantanhede



A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente ao público até dia 30 de novembro, a exposição de fotografia “Festival Cata-sonhos”, de autoria de Ana Sofia Grilo, Catarina Gralheiro e Luís Cutelo. 
Os fotógrafos pertencem à FotografARTE, Associação de Fotografia de Cantanhede e fizeram o acompanhamento fotográfico da 1.ª edição do Festival Cata-sonhos.
Com um total de 24 registos fotográficos, a mostra pretende apresentar alguns dos momentos mais marcantes da 1.ª edição do festival, destacando a enorme qualidade e diversidade artística e cultural dos participantes. Uma demonstração clara e inequívoca de que o concelho de Cantanhede tem a cultura muito enraizada nas suas gentes.

Sobre o 1.º Festival Cata-sonhos
O festival decorreu no passado dia no dia 15 de setembro, no salão da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários, em Cantanhede, e teve como objetivo principal dar a conhecer talentos existentes no concelho, em áreas artísticas tão diversificadas como a escultura em madeira, canto, comédia, dança, declamação, dramatização, prática instrumental, ilusionismo, ilustração, pintura e teatro. O evento foi aberto a participantes, de todas as idades, que durante um período máximo de 4 minutos puderam apresentar perante o júri um pouco da sua arte.
A iniciativa contou com a presença de vinte e cinco participantes em vinte apresentações, tendo o 1.º prémio sido partilhado por Christiane Marques e Rita Faustino (Canto). Já o 2.º prémio foi para Maria Carolina Pessoa (Ilustração) e o 3º terceiro prémio para Jacinta Rua e Laura Lourenço (Canto). Será importante realçar que os participantes, Lia Falcão, Micaela Cabral e Alexandre Ferreira mereceram uma menção honrosa pelo belíssimo trabalho desenvolvido e merecedor desta atribuição.
A coordenação e direção do festival esteve a cargo de Pedro Santos e de uma equipa organizadora, da qual fizeram parte as associações: ARCUMA (Malhada), CSRCS (Sanguinheira) e ainda CDCPAS (Venda Nova), contando ainda com o especial apoio do Município de Cantanhede, bem como da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, da União de Freguesias do Sepins e Bolho, da Junta de Freguesia dos Covões e da Junta de Freguesia Sanguinheira. A iniciativa teve ainda como parceiros a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, da Associação FotografARTE, o Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, o Freixial Shopping, a Música.com Coimbra/Aveiro e a Miss Rose Audiovisuais.

Sobre a FotografARTE - Associação de Fotografia de Cantanhede
A fotografARTE é uma associação sem fins lucrativos, cuja constituição tem na base o objetivo de difundir o gosto pela fotografia e divulgar as propostas estéticas que os seus membros vão desenvolvendo.
Fazem parte da Fotografarte cerca de 200 fotógrafos de nível técnico diverso e com diferentes sensibilidades, que promovem e participam em eventos culturais e artísticos que envolvam a fotografia e as artes em geral.


IMAGINATURE 2017 - IV Festival de Fotografia de Paisagem



A Câmara Municipal de Manteigas organiza nos próximos dias 18 e 19 de novembro o IV Festival de Fotografia de Paisagem - IMAGINATURE 2017, numa época do ano em que a região é visitada por inúmeros fotógrafos de paisagem natural, deslumbrados com as cores outonais que predominam nas encostas e nos vales da Serra da Estrela.

Tendo em vista a promoção e valorização do património paisagístico, a iniciativa pretende envolver os amantes da fotografia de paisagem natural e irá integrar apresentações, masterclasses, exposições e presença das principais marcas de equipamento fotográfico, sendo a oportunidade perfeita para

trocar ideias e partilhar conhecimentos.

Município de Manteigas | Rua 1.º de Maio | 6260-101 Manteigas

APCC CONVIDA A COMUNIDADE A CELEBRAR A CHEGADA DO OUTONO COM A FEIRA DAS COLHEITAS

Evento tem lugar na Quinta da Conraria
Os produtos agrícolas e gastronómicos, o artesanato e os ofícios ligados ao mundo rural voltam a ser o destaque de mais uma edição da Feira das Colheitas, organizada pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) para celebrar a chegada do outono.
O evento terá lugar no picadeiro da Quinta da Conraria (Ceira) no próximo dia 10 de novembro, véspera do Dia de São Martinho, a partir das 10H30. Reunirá utentes, colaboradores e voluntários da instituição, mas estará também aberta a todos os que queiram (re)descobrir os sabores, saberes e artes típicos desta época do ano.
abertura estará a cargo dos Semp’a Bombar, o grupo de bombos da APCC, que continuarão manhã fora a animar os participantes. Na parte da tarde realiza-se o Baile das Colheitas, com o artista popular – e professor da Associação – Tiago Silva e o DJ Punkada (Fausto Sousa, vocalista dos 5ª Punkada) a escolherem a música.
Ao longo de todo o dia, o destaque vai para as várias barraquinhas de vendas, com legumes, frutos ou compotas, mas também peças de artesanato ou utilidades. Como é da tradição, haverá ainda a quermesse, jogos tradicionais, ateliês e, como não podia deixar de ser, castanhas assadas.
A Feira das Colheitas volta a ser uma verdadeira demonstração das atividades desenvolvidas pela APCC na Quinta da Conraria, tanto as que se relacionam com a típica vida numa quinta, como as que se enquadram no campo da formação profissional.
A organização é da Quinta Pedagógica “O Caracol” da APCC.

ASAE encerra 8 padarias e multa 45 em operação de fiscalização ao setor

Principais infrações detetadas, por todo o país, relacionam-se com faltas de higiene e falta de requisitos das cozinhas e zonas de fabrico
Resultado de imagem para ASAE encerra 8 padarias e multa 45 em operação de fiscalização ao setor
A ASAE instaurou 45 processos de contraordenação e determinou a suspensão da atividade a oito padarias no âmbito de uma operação de fiscalização dirigida ao setor da panificação em todo o país, indicou hoje aquela autoridade.
Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) adianta que foi determinada a suspensão da atividade a oito padarias por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, inobservância dos requisitos das cozinhas e zonas de fabrico e por falta de inspeção periódica à instalação de gás.
A ASAE sublinha que, no total, foram inspecionados 160 operadores económicos, tendo sido instaurados 45 processos de contraordenação.
Aquele órgão de polícia criminal destaca como principais infrações detetadas o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de requisitos das cozinhas e zonas de fabrico, a falta de mera comunicação prévia e o incumprimento dos requisitos exigidos relativos à rotulagem.
Durante a ação de fiscalização, a ASAE apreendeu ainda um instrumento de pesagem por falta de controlo metrológico no valor de 150 euros.
A operação da ASAE realizou-se na última semana de outubro em todo o país e foi direcionada para a verificação das condições e requisitos obrigatórios no setor da panificação.

Fonte: DN/Lusa
Foto: GERARDO SANTOS / GLOBAL IMAGENS

Colóquio sobre Raul Brandão na Biblioteca Municipal de Mira

Inserido no programa de promoção do livro e da leitura a Biblioteca Municipal de Mira recorda Raul Brandão, num colóquio em que o Dr. Manuel Coquim se debruçará sobre o tema: “Mira e Raul Brandão: 95 anos de cumplicidade”, no próximo dia 18 de novembro, pelas 15.00 horas, no auditório da BMM.
Este ano revela-se especial em efemérides dedicadas a Raul Brandão, uma vez que se celebram 150 anos do seu nascimento, 100 anos de publicação de Húmus e 95 da sua estada em Mira e na Praia de Mira.
Raul Brandão nasceu na Foz do Douro, Porto, a 12 de março de 1867, e morreu em Lisboa a 5 de dezembro de 1930. Militar de 1888 a 1911, quando se reformou do posto de capitão, foi ao jornalismo e à literatura que dedicou a sua vida, escrevendo livros, como Húmus, a sua obra-prima, ou peças de teatro como O Gebo e a Sombra, que impressionaram várias gerações até aos nossos dias. Sem nunca ter escrito poesia, a sua escrita é predominantemente poética, e a condição humana é o tema profundo da sua obra: simbolista-decadentista no início, com História de um Palhaço, impressionista no final, quando escreve Os Pescadores e As Ilhas Desconhecidas, considerado «um dos melhores livros de viagens de todos os tempos na literatura portuguesa».
Manuel Coquim é um cidadão mirense, natural do Seixo, psicólogo, amante das letras e da cultura em geral. A ele se deve este colóquio que nos oferece a possibilidade de homenagear aquele que é um grande nome das letras portuguesas: Raul Brandão.

Uber vai lançar serviço de transporte aéreo em Los Angeles

Resultado de imagem para Uber vai lançar serviço de transporte aéreo em Los Angeles
A Uber anunciou, durante o Web Summit, que em 2020 irá começar a operar um serviço de transporte aéreo partilhado na cidade de Los Angeles. O serviço uberAIR consiste numa rede de aeronaves elétricas que vão permitir voos urbanos com um máximo de quatro passageiros. “Estes veículos elétricos de descolagem e desembarque verticais (VTOLs) diferem dos helicópteros por serem mais silenciosos, seguros, acessíveis e respeitadores do meio ambiente”, revela a Uber. Utilizando os dados das rotas mais populares em viagens com a Uber, e procurando dar uma alternativa aos trajetos rodoviários mais congestionados, o uberAIR será projetado para ajudar a reduzir os congestionamentos de tráfego e os tempos de deslocação, contribuindo a longo prazo para a redução das emissões poluentes nas cidades. Jeff Holden, Chief Product Oficcer da Uber declarou durante o Web Summit que «Los Angeles é a maior área urbana dos Estados Unidos e 40% do espaço é utilizado para estacionamento» e que a aposta em veículos de mobilidade urbana aérea pode significar que a aquisição de automóvel próprio pode ter os dias contados. Jeff Holden assegurou ainda que os serviços do uberAIR não serão caros e serão acessíveis a todas as carteiras: «não íamos apostar neste negócio se não fosse para toda a gente. Queremos que seja mais barato do que conduzir o nosso próprio carro». 
Entretanto, a empresa americana anunciou ainda que assinou um acordo de colaboração com a NASA para o desenvolvimento de novos conceitos de gestão de tráfego (UTM - Unmanned Traffic Management) não tripulado e sistemas aéreos não tripulados (UAS, Unmanned Aerial Systems). Esta colaboração possibilitará a operação segura e eficiente de UAS a baixas altitudes. A participação da Uber no Projeto UTM da NASA ajudará a empresa a iniciar os primeiros voos de demonstração do uberAIR num conjunto de cidades norte-americanas selecionadas em 2020. Esta é também a primeira colaboração da Uber com uma agência governamental com o objetivo de operar uma rede aérea de ridesharing a nível global.
Para Jeff Holden «este acordo espacial abre o caminho para que a Uber colabore com a NASA no desenvolvimento da próxima geração de tecnologia de gestão de espaço aéreo. O uberAIR operará muitos mais voos numa base diária nas cidades do que alguma vez foi feito. Fazê-lo de forma segura e eficiente exigirá uma mudança profunda nas tecnologias de gestão de espaço aéreo. A combinação da capacidade de engenharia e desenvolvimento de software da Uber com as décadas de experiência na NASA neste campo proporcionará avanço crucial para o Uber Elevate.»

Veja o vídeo:
A mobilidade urbana... aérea
É um carro? Pode ser! É um helicóptero? Também...! É um drone? Pois...! Aquilo que se sabe é que acaba de surgir um novo conceito que promete revolucionar os nossos hábitos de deslocação: a mobilidade urbana aérea!
Aquelas imagens que vimos em filmes tão vanguarditas como o “Regresso ao Futuro” e o Quinto Elemento” em que “carros com asas” voavam pelas ruas de cidades futuristas está prestes a ser uma realidade. Neste Web Summit, e para além da solução apresentada pela Uber, falou-se também de outros exemplos de veículos elétricos, autónomos e que podem ser partilhados por vários passageiros. Autênticos “táxis voadores”. O Volocopter, que é um drone elétrico e autónomo que transporta passageiros e mercadorias, já foi, por exemplo, testado no Dubai. Alexander Zosel, fundador da Volocopter, revelou que este veículo, com capacidade para dois passageiros, deverá entrar em operação real em 2022 e que a empresa já possui as devidas certificações de segurança para poder começar a voar.

Também a Airbus apresentou recentemente um projeto de um veículo que tanto pode ser um carro, que circula pela estrada, como um drone, que voa. Mathias Thomsen, responsável pela área de mobilidade urbana aérea da Airbus, salientou que «este é o futuro da mobilidade. Tirar pessoas das estradas e a colocá-las nestes veículos aéreos autónomos vai ajudar a salvar vidas». O gestor disse ainda que estes veículos vão permitir «democratizar» a mobilidade urbana aérea, que ainda hoje é vista como algo que está apenas ao alcance dos mais ricos. «Os veículos são elétricos, não há o problema do combustível. São autónomos, portanto não têm piloto. Será mais barato utilizar um destes veículos do que um carro».
Por seu turno, Francois Chopard, da Starburst Aerospace – aceleradora de startups ligada à indústria aérea e espacial – salientou que a questão da segurança praticamente já não se coloca. «A maioria das pessoas considera um veículo autónomo mais seguro do que um tripulado», disse, adiantando que «é muito mais fácil implementar a tecnologia autónoma no ar do que em terra, porque no ar não existem referências, permitindo que os sistemas reconheçam mais facilmente o que os rodeia». 
Todos os intervenientes concordaram que a utilização deste tipo de veículos será uma realidade a breve prazo, mas apenas numa ótica de serviço de mobilidade que é prestado por uma entidade. Isto é, não consideram que uma pessoa possa adquirir um carro-drone para seu usufruto. Mas, mais que palavras, o melhor é mesmo ver os vídeos!

Transportes em Revista

Sá Pinto entre os acusados de crimes de corrupção no futebol grego

Resultado de imagem para Sá Pinto entre os acusados de crimes de corrupção no futebol grego
O treinador português Ricardo Sá Pinto está entre as 28 pessoas acusadas de crimes relacionados com corrupção no futebol grego, designadamente, resultados combinados, por decisão do Tribunal de Recurso de Atenas, conhecida hoje.

De acordo com os órgãos de comunicação locais, além de Sá Pinto, vão também a julgamento o ex-presidente da Federação Grega de Futebol (EPO), Giorgos Sarris, atuais e antigos dirigentes de vários clubes, entre os quais o presidente do Olympiacos, Vanguelis Marinakis, jogadores e ex-árbitros.

O antigo futebolista internacional português, atual treinador do Standard Liège, treinou na Grécia o OFI, na época 2013/2014, e o Atromitos, nas temporadas 2014/2015 e 2016/2017.

Fonte/Foto: Lusa

Portugal de fora do circuito da Red Bull Air Race em 2018

Resultado de imagem para Portugal de fora do circuito da Red Bull Air Race em 2018
Competição aérea passou este ano pelo Porto e Vila Nova de Gaia.
Portugal fica de fora do circuito de 2018 da Red Bull Air Race, disseram hoje os promotores do evento.
Contactada pela agência Lusa, a organização da competição considerada como o campeonato do mundo da aviação desportiva limitou-se a afirmar que "não será realizada em 2018 uma etapa da Red Bull Air Race em Portugal".
Pondo fim a um interregno de oito anos, a prova regressou ao Porto e Vila Nova de Gaia este ano e o diretor geral da Red Bull Air Race, Erich Wolf, admitiu, em 08 de março, durante a apresentação pública da etapa do circuito mundial de 2017, que podia regressar noutros anos se fosse "convidado".
"Ficaríamos satisfeitos se voltássemos depois de 2017. Porto e Gaia são uma das melhores localizações mundiais do campeonato. É uma localização única. Estamos prontos para voltar se formos convidados", destacou Erich Wolf.
Na apresentação em que o presidente do Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, revelou que a prova de 2017 iria custar seis milhões de euros, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assegurou que a candidatura estava "aprovada", referindo que o compromisso era que "cada uma das autarquias" pagasse "225 mil euros" pela etapa do campeonato mundial, para além da "parte logística em cada uma das margens" do rio Douro.
Na mesma ocasião, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, destacou a "verdadeira parceria estratégica" posta em prática para a realização do evento em Portugal.
No segundo dia da prova, que decorreu em 2 e 3 de setembro, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, em declarações à Lusa afirmou que o Governo veria "com bons olhos a sua continuação".
"É um esforço que o Governo central, as autarquias, os patrocinadores todos têm de fazer para que estes eventos continuem, mesmo requerendo um grande esforço de organização e de apoio financeiro", frisou Manuel Caldeira Cabral.
O título de Campeão do Mundo de 2018 arranca a 2 e 3 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, seguindo-se Cannes (França) a 21 e 22 de abril. Em maio, os pórticos insufláveis com 25 metros de altura vão erguer-se noutra localização europeia, ainda por revelar, na terceira etapa da época, voando depois em Budapeste, na Hungria, a 23 e 24 de junho.
Segue-se a Ásia, no início de agosto, numa localização ainda a anunciar e, a 25 e 26 desse mês, dá-se o regresso a Kazan, na Rússia. A 6 e 7 de outubro será a vez de Indianápolis, nos Estados Unidos, sendo a Ásia, em localização a confirmar, a região do planeta para ser disputada em novembro a final.

Fonte: Lusa
Foto: Artur Machado / Global Imagens

México será sede de SEEDSTARS LATAM SUMMIT


por Yesica Flores
● El foro de tecnología y emprendimiento para mercados emergentes se llevará a cabo del 6 al 8 de Diciembre en donde se realizarán diversas actividades.
● En esta edición participarán 12 países de Latinoamérica, la app Payit representa a México.
Seedstars World es una competencia global de startups en mercados emergentes originaria de Suiza. Cada año, una vez finalizado el tour de competencias por el continente, organizan el Seedstars Latam Summit, que tiene como objetivo identificar e impulsar a las startups más prometedoras, analizar los ecosistemas locales y generar un puente entre los distintos participantes del ecosistema regional .
El evento es exclusivo y por invitación. Se invita a participar a aceleradoras, corporaciones, programas de gobierno, inversionistas, startups y jugadores clave del ecosistema de emprendimiento y tecnología en el área de innovación.
Durante 2017, organizaron más de 24 competencias en 12 países de Latinoamérica y el Caribe. De estos eventos, se seleccionaron las startups más destacadas de cada región que serán invitadas al Seedstars Latam Summit 2017 con sede en la Ciudad de México.
Los representantes de cada país son:
● Payit - México
● Uruguay - Genlives
● Argentina - Alquilando
● Ecuador - Multidoctores
● Perú -Turuta
● Colombia – Celucambio
● Chile – Red Capital
● Costa Rica – Difacom
● Brasil – Celcoin
● Bolivia - Netbits
● Jamaica- Samelogic
● República Dominicana - Madison

El evento se llevará a cabo del 6 al 8 de Diciembre en la torre BBVA Bancomer, empresa que está muy comprometida en impulsar las nuevas ideas tecnológicas y a sus creadores.
Juliane Butty, Gerente Regional de Seedstars en Latinoamérica y el Caribe afirma “La idea de este Summit es conectar a los emprendedores promesas y actores clave de la región con el fin de construir un puente sólido de conocimiento y de oportunidades de negocio
Las actividades programadas son: Bootcamp en donde los emprendedores ganadores estarán trabajando con mentores locales e internacionales de clase mundial para mejorar sus modelos de negocio, seguido de un foro de inversionistas, conferencias con invitados expertos en innovación y emprendimiento, sesiones de pitch, entre otras actividades. Los tres días de evento buscan ser un foro de conversación y trabajo para poder unir la región y seguir evolucionando entre todos los distintos jugadores del ecosistema.
“Seedstars Latam Summit: Será una semana intensa de trabajo y de reuniones de negocio. Los resultados son importantes ya que los mejores emprendedores serán seleccionados para unirse a nuestro Programa de crecimiento de 3 meses con una inversión de USD 50,000. Además de eso, también tendremos un premio Movilidad y un Premio Edtech (Education Technology), 2 verticales que consideramos cambiadores de juego para crear un impacto en los mercados emergentes”, señala Julianne Butty.
La Cumbre está abierta al público con lugares limitados y solo por invitación. Para mayor información consulte https://www.seedstarsworld.com/event/seedstars-latam-2017

Exposição de fotografia “Festival Cata-sonhos” na Biblioteca Municipal de Cantanhede

A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente ao público até dia 30 de novembro, a exposição de fotografia “Festival Cata-sonhos”, de autoria de Ana Sofia Grilo, Catarina Gralheiro e Luís Cutelo.

Os fotógrafos pertencem à FotografARTE, Associação de Fotografia de Cantanhede e fizeram o acompanhamento fotográfico da 1.ª edição do Festival Cata-sonhos.

Com um total de 24 registos fotográficos, a mostra pretende apresentar alguns dos momentos mais marcantes da 1.ª edição do festival, destacando a enorme qualidade e diversidade artística e cultural dos participantes. Uma demonstração clara e inequívoca de que o concelho de Cantanhede tem a cultura muito enraizada nas suas gentes.
Sobre o 1.º Festival Cata-sonhos
O festival decorreu no passado dia no dia 15 de setembro, no salão da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários, em Cantanhede, e teve como objetivo principal dar a conhecer talentos existentes no concelho, em áreas artísticas tão diversificadas como a escultura em madeira, canto, comédia, dança, declamação, dramatização, prática instrumental, ilusionismo, ilustração, pintura e teatro. O evento foi aberto a participantes, de todas as idades, que durante um período máximo de 4 minutos puderam apresentar perante o júri um pouco da sua arte.
A iniciativa contou com a presença de vinte e cinco participantes em vinte apresentações, tendo o 1.º prémio sido partilhado por Christiane Marques e Rita Faustino (Canto). Já o 2.º prémio foi para Maria Carolina Pessoa (Ilustração) e o 3º terceiro prémio para Jacinta Rua e Laura Lourenço (Canto). Será importante realçar que os participantes, Lia Falcão, Micaela Cabral e Alexandre Ferreira mereceram uma menção honrosa pelo belíssimo trabalho desenvolvido e merecedor desta atribuição.
A coordenação e direção do festival esteve a cargo de Pedro Santos e de uma equipa organizadora, da qual fizeram parte as associações: ARCUMA (Malhada), CSRCS (Sanguinheira) e ainda CDCPAS (Venda Nova), contando ainda com o especial apoio do Município de Cantanhede, bem como da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, da União de Freguesias do Sepins e Bolho, da Junta de Freguesia dos Covões e da Junta de Freguesia Sanguinheira. A iniciativa teve ainda como parceiros a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, da Associação FotografARTE, o Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, o Freixial Shopping, a Música.com Coimbra/Aveiro e a Miss Rose Audiovisuais.
Sobre a FotografARTE - Associação de Fotografia de Cantanhede
A fotografARTE é uma associação sem fins lucrativos, cuja constituição tem na base o objetivo de difundir o gosto pela fotografia e divulgar as propostas estéticas que os seus membros vão desenvolvendo.
Fazem parte da Fotografarte cerca de 200 fotógrafos de nível técnico diverso e com diferentes sensibilidades, que promovem e participam em eventos culturais e artísticos que envolvam a fotografia e as artes em geral.

O Mapa de Colheitas de Sangue para o ano de 2018 podem ser consultadas no Site: www.adasca.pt

.

Feira das Viagens muda de espaço em Lisboa e estreia em Braga

Em 2018 a Feira das Viagens estreia na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa e no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, estando ambos os certames agendados para os dias 13,14 e 15 de abril.
Resultado de imagem para Feira das Viagens muda de espaço em Lisboa e estreia em Braga
A passagem do Campo Pequeno para a Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) prende-se com o facto das datas da Feira terem sido antecipadas para abril e do espaço do Campo Pequeno já estar comprometido para outros eventos, não havendo hipótese de encontrar datas compatíveis em qualquer dos fins-de-semana de abril.
Segundo Rosário Louro, diretora da Jervis Pereira e uma das promotoras do evento “As alterações introduzidas em 2018 contribuem para refrescar a imagem da Feira e captar novos públicos-alvo. Em Lisboa a Feira das Viagens vai decorrer num espaço recentemente renovado na SNBA, em simultâneo com uma exposição de pintura, oferecendo ao visitante um “três em um” já que enquanto compra viagens pode também visitar uma exposição e o belíssimo Salão Nobre de um dos mais emblemáticos edifícios do Estado Novo, localizado na Rua Barata Salgueiro, mesmo junto à Avenida da Liberdade. Em Braga a escolha do local seguiu a mesma filosofia que temos vindo a promover noutras cidades: espaço central, junto da zona histórica, com bons acessos e estacionamento, num edifício emblemático, que é um pólo de atração turístico e cultural na região.”
Também as datas e o horário de funcionamento da Feira das Viagens foram adaptados a um formato “menos pesado” para os expositores. Haverá coincidência de datas na Feira de Lisboa e Braga (13,14 e 15 de abril) e na Feira do Porto e Coimbra (20,21 e 22 de abril). Em todos os locais a Feira funcionará das 10 às 20 horas, em qualquer dos dias.
As inscrições para os expositores já estão abertas em https://feiradasviagens.campopequeno.com/Inscricoes-Feira-de-Viagens, sendo confirmadas por ordem de chegada.
Em 2017 a Feira das viagens contou com a presença de 150 expositores e 17 mil visitantes. Este número deverá sofrer um acréscimo para 170 expositores e pelo menos 23.000 visitantes em 2018, com a entrada de Braga no circuito e o novo fôlego do espaço na Sociedade de Belas Artes em Lisboa.
A Feira das Viagens do próximo ano continua a contar com o patrocínio da Halcon, do Turismo Centro de Portugal e do Turismo da Tailândia e com o apoio institucional da Associação Comercial do Porto, Da Câmara Municipal de Coimbra e, pela primeira vez, da Sociedade Nacional de Belas Artes.

O Mapa de brigadas para o ano de 2018 podem ser consultadas no Site: www.adasca.pt

Fernando Madureira impedido de frequentar recintos desportivos

Líder dos SuperDragões inibido de ir a um estádio ou pavilhão durante seis meses, contudo, como vai recorrer não vai falhar o clássico com o Benfica agendado para 1 de dezembro
Resultado de imagem para Fernando Madureira impedido de frequentar recintos desportivos
Fernando Madureira, líder dos SuperDragões, foi castigado pelo IPDJ com 2600 euros de multa e a uma sanção acessória de interdição de acesso a recintos desportivos por um período de seis meses, segundo revela o jornal O JOGO.
O castigo surge na sequência de um cântico relativo à tragédia da Chapecoense num encontro de andebol entre o FC Porto e o Benfica no Dragão Caixa.
Fernando Madureira podia, caso não recorresse, falhar, por exemplo, o clássico com o Benfica agendado para 1 de dezembro, contudo, o recurso trem efeitos suspensivos e Madureira, também segundo O JOGO, vai recorrer.
Refira-se que Fernando Madureira não é apenas líder dos SuperDragões, é também futebolista do Canelas, equipa que milita no Campeonato de Portugal.

Fonte/Foto: DN
O Mapa de brigadas para o ano de 2018 podem ser consultadas no Site: www.adasca.pt

De 10 a 12 de Novembro Pombal estará em festa!

O Mapa de brigadas para o ano de 2018 podem ser consultadas no Site: www.adasca.pt

Hora de Fecho: Pedro Dias. "Levei um tiro na cabeça, ajuda-me"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O militar da GNR conta o que aconteceu quando abriu a porta de sua casa ao colega que terá sido baleado. "Santos, levei um tiro na cabeça, o Caetano está morto, ajuda-me", disse António Ferreira.
Paulo Teixeira Pinto tem uma vida de conquistas e também de ruturas, como a morte do filho e o divórcio, a doença de Parkinson ou a saída do Opus Dei. Memórias que relata em biografia. Pré-publicação
O Ministério do Ambiente já traçou um esboço de medidas para avaliar a qualidade do ar interior. Proposta deverá estar pronta este ano e legislação finalizada em 2018. Ar exterior também terá regras
No terceiro dia de Web Summit, há carros voadores da Uber no palco, discute-se a diversidade de género, as "fake news" e nem o diretor da campanha digital de Donald Trump escapa.
Não existiria nem Brexit, nem Presidente Donald Trump. Durante um debate sobre como as redes sociais estão a mudar a política, Farage foi claro: "Sem redes sociais não teríamos chegado até aqui".
Donald Trump está em visita oficial pela Ásia e aproveitou um discurso em Seul para enviar algumas mensagens a Kim Jong-un. Apesar de apelar à diplomacia, avisa: não provoquem os Estados Unidos.
O projeto milionário, da responsabilidade do arquiteto francês Jean Nouvel, foi construído na Ilha Saadiyat, perto de Abu Dhabi. A abertura oficial acontece a 11 de novembro.
"Love is a Losing Game" inaugura a 9 de novembro em Lisboa e junta Maria Imaginário e Mariana, a Miserável debaixo do mesmo teto. A exposição é cor-de-rosa mas tem dois corações pregados na parede.
É o sommelier do único restaurante com 3 estrelas Michelin em Barcelona, o Lasarte, de Martín Berasategui. Ao Observador falou da independência catalã, vinho português e refeições a 500 euros.
A CR7 Footwear, a marca de sapatos de Cristiano Ronaldo, já não é produzida em Portugal. A empresa que tinha a licença apresentou um Processo Especial de Revitalização e tem dívidas de milhões.
A mulher do ator e artista marcial, Gena Norris, diz que, horas depois de levar uma injeção para fazer uma ressonância magnética, sentiu o corpo a arder, "como se ácido tivesse percorrido o corpo". 



Opinião

Maria João Marques
Da minha experiência e das minhas amigas, apalpões a despropósito não costuma ser via bem-sucedida de engate ou sedução. Não vislumbro como deixar de haver grunhos apalpadores leva à abstinência.

Luís Aguiar-Conraria
A desigualdade salarial média em Portugal anda na casa dos 20%. Por um lado, menos mulheres acedem a profissões bem pagas; por outro, mesmo dentro da mesma profissão, as mulheres têm salários menores.

Diana Soller
Transformações desta natureza, que radicam na forma como o Presidente Trump lê o mundo e as novas regras que usa para interagir com os estados tendem a ter um impacto mais profundo e duradouro.

Rui Ramos
O apelo do comunismo soviético assentou no culto messiânico do poder de um Estado absoluto e "científico". O comunismo soviético morreu, mas o culto que explica o seu apelo ainda não.

José Milhazes
O líder do PCP deve desconhecer a velha anedota soviética: Qual a diferença entre o capitalismo e o socialismo? O capitalismo é a exploração do homem pelo homem; o socialismo é exactamente o contrário
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa