sábado, 29 de maio de 2021

Ema Paulino é a primeira mulher eleita Presidente da Associação Nacional das Farmácias


Ema Paulino foi eleita Presidente da Direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF) para o triénio 2021-2023, com 58% dos votos, contra 36% da lista adversária. É a primeira vez que uma mulher é eleita para dirigir a ANF. A lista A, liderada por Ema Paulino, conquistou 1340 votos, contra 825 da lista F, num total de 2165 farmácias apuradas. Foram ainda contabilizados 147 votos nulos ou em branco. Ficam por apurar os votos de 199 farmácias, processo que estará concluído na próxima sexta-feira, dia 4 de junho de 2021.
Ema Paulino propõe um Novo Rumo para a ANF, dando “prioridade ao reequilíbrio das contas através de uma gestão rigorosa e transparente”. Apresenta como principais objetivos “aproximar a Associação de todos os Associados, defender e valorizar as farmácias e os farmacêuticos na rede de cuidados de saúde, bem como recuperar o poder de intervenção e influência da ANF junto dos centros de decisão, das autoridades e de todos os parceiros da saúde”.

Ema Paulino foi membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e representou esta organização no Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) e na Federação Internacional Farmacêutica (FIP), da qual foi CEO interina. Pertenceu à Direção da ANF durante 9 anos, de 2003 a 2012, e foi, entre 2012 e 2019, Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. Foi, até à eleição para a ANF, membro da Comissão Técnica de Vacinação da Direção-Geral da Saúde, desde 2018, e, desde 2020, da Comissão Técnica de Vacinação Contra a COVID-19. Integra a delegação da FIP à Assembleia Mundial da Saúde, da Organização Mundial da Saúde.

Recebeu o galardão FIP Fellow em 2012. Em 2014, foi distinguida com o prémio Almofariz para Figura do Ano e, em 2017, foi selecionada como uma das 100 gestoras da nova geração a nível nacional para o Círculo da Inovação, projeto do Expresso, SIC Notícias e NOS. Em 2020, foi eleita membro correspondente da Academia Nacional de Farmácia Francesa.

Ema Paulino conta, na equipa da Direção, com os Vice-presidentes Diogo Gouveia, Paula Dinis e Paulo Fernandes. João Cordeiro preside à Mesa da Assembleia Geral, Paulo Barradas é Presidente do Conselho Fiscal e Helena Amado é Presidente do Conselho Disciplinar.

Queda de parapente em Manteigas causa ferido grave

A queda de um parapente em Manteigas, no distrito da Guarda, provocou hoje um ferido grave, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

O acidente ocorreu em Vale da Amoreira, às 13:38, informou a mesma fonte.

O ferido grave foi transportado para o Hospital da Cova Beira, na Covilhã, pelos Bombeiros Voluntários de Manteigas.

Lusa

Imagem: Sapo

Associação de Patinagem de Aveiro já tem escritura da nova Sede


A Associação de Patinagem de Aveiro foi fundada em 1968, tendo a sua primeira sede em Aveiro. Em 1986, após o ressurgimento do organismo, as sedes – todas provisórias - localizaram-se todas em Oliveira de Azeméis, sendo que as actuais instalações, localizadas na Rua 25 de Abril, nº 17, foram inauguradas em 17 de Dezembro de 1987.

Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis colaborou com a Direcção da APA, no sentido de manter a Sede da instituição na cidade. Na passada sexta-feira, 28 de Maio, foi assinada a escritura de posse das novas instalações.
Assim, foi dado mais um passo para que a Associação de Patinagem de Aveiro possa, em breve, desenvolver as suas atividades, com toda a dignidade que a APA e os seus clubes filiados merecem.

As novas instalações vão agora sofrer obras de remodelação, para que em breve a Sede possa ser mudada e inaugurada, na Travessa Presa da Cachana, nº 25, nas Barrocas, em Oliveira de Azeméis.

Ventura confessa que “única obsessão” é chegar ao poder

 

O líder do Chega moderou hoje as expectativas dos delegados ao congresso, dizendo que não pode "prometer resultados imediatos", mas confessou que tem um "único sonho e uma única obsessão" que é levar o partido ao Governo.

A confissão foi deixada por André Ventura no final de um discurso no III Congresso Nacional, em Coimbra, em que relativizou as divisões internas no partido, dizendo tratar-se de "dores de crescimento", e em que prometeu ser "expressão pura do Portugal de bem".

Só tenho um único sonho, uma única obsessão que é levarmos ao governo de Portugal, para transformar de vez a face deste país", afirmou Ventura, já aos gritos, com uma música orquestral em fundo, com os delegados a aplaudi-lo, alguns de pé, depois de ter falado durante 27 minutos para apresentar a sua moção de estratégia global.

Lusa

Lilliana Cá vence lançamento do disco na Superliga de atletismo

Liliana Cá foi hoje a vencedora do lançamento do disco da Superliga de atletismo, que está a decorrer em Chorzow, dando a Portugal o primeiro triunfo na competição que junta as melhores seleções europeias da modalidade.

A atleta lusa, já qualificada para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, confirmou o favoritismo, liderando sempre o concurso, para fechar com 61,36 metros no quarto lançamento, bem à frente da segunda, a alemã Marike Steinacker, que obteve 59,29.

Depois da vitória na Taça da Europa de Lançamentos, Liliana Cá confirma-se como a europeia em melhor forma, claramente candidata a um lugar na final olímpica.

Depois da não comparência da Ucrânia, devido a casos positivos do novo coronavírus na sua seleção, foram apenas sete os países a entrar em cena na liga principal do Campeonato da Europa de seleções.

A vitória no disco foi a exceção para Portugal, até ao momento, que segue destacado em último lugar - o único que desce de divisão - depois de várias classificações no último ou penúltimo lugares.

Com 10 de 40 provas disputadas, Portugal tem 22 pontos, contra 34,5 da Espanha, a seleção que antecede os lusos, no primeiro lugar da manutenção.

Lusa

Imagem: Sic Notícias

Puxão de orelha: “Não é possível dizer” que adeptos “vêm em bolha e depois não vêm em bolha”

Presidente da República deixa críticas ao Governo e pede que se tirem "lições para o futuro".

O Presidente da República pediu este sábado coerência, referindo-se à presença de adeptos ingleses em Portugal para a final da Liga dos Campeões, e defendeu que "não é possível dizer que vêm em bolha" e isso não acontecer.

Durante uma visita ao Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa falava da pandemia e referiu a presença de adeptos ingleses para assistir à final da Liga dos Campeões, no Porto, sublinhando a necessidade de "um discurso que as pessoas percebam".

"Não se pode dizer que temos que obedecer às regras, fixa-se um limite e depois o limite já não é esse, é outro", afirmou, salientando também que "não é possível dizer que [os adeptos] vêm em bolha para assistir a um espetáculo desportivo e depois não vêm em bolha, não é possível"

E sublinhou: "Aí ou há um discurso ou há outro, tem de haver um discurso", sustentando que "aquilo que tem de ser o discurso a fazer perante uma situação tem que bater certo com a realidade".

"Porque se de repente há coisas que não batem certo com a realidade há uma perturbação e há uma crítica das pessoas", alertou também o Presidente da República.

Questionado se este foi "um ato falhado", Marcelo Rebelo de Sousa disse não saber se o é, mas apontou que "houve circunstâncias que não correram aparentemente como aquilo que tinha sido dito que iria correr".

"Não nos devemos agarrar ao ato em sim mesmo, devemos agarrar é à dificuldade de ir fazendo este processo de uma maneira que seja compreensível e aceitável para os portugueses", defendeu, considerando que "acontece" e constitui "uma lição para o futuro".

Lusa

Quem tomar a vacina contra a Covid-19 "deixa de servir como dador de sangue"?

 

  • O QUE ESTÁ EM CAUSA?
    Circula nas redes sociais uma mensagem na qual se avisa que "quem tomar a vacina da Covid-19 deixa de servir como dador de sangue. Recusado duas vezes no Hospital Amadora-Sintra. Existem vários casos de recusa". Verdade ou falsidade?

"Meus caros amigos, caso curioso... Quem tomar a vacina da Covid-19 deixa de servir como dador de sangue. Recusado duas vezes no Hospital Amadora-Sintra. Existem vários casos de recusa", lê-se no post que está a ser partilhado no Facebook, sobretudo em grupos ligados a movimentos anti-vacinas e negacionistas da pandemia de Covid-19.

No final, questiona-se: "Então o que tem de benéfico a toma da vacina?"

Esta mensagem tem algum fundamento?

Contactado pelo Polígrafo, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) esclarece que "os dadores que foram vacinados para a Covid-19 não estão impedidos de dar sangue. Os dadores serão aceites de imediato, sem nenhum período de suspensãose assintomáticos. Se desenvolverem  sintomas, serão suspensos até sete dias após resolução de sintomatologia".

A orientação está inscrita na Circular Normativa do IPST de 6 de janeiro de 2021, no âmbito do "Plano de Contingência para a sustentabilidade, qualidade e segurança no fornecimento de sangue e componentes sanguíneos durante a pandemia de Covid-19".

"Os potenciais dadores vacinados com vírus inativados ou vacinas que não contêm agentes vivos (ou seja, mRNA e vacinas de subunidade de proteína) podem ser aceites como dadores de sangue caso se sintam bem e estejam assintomáticos", estabelece-se no documento.

Segundo o IPST, "não há diferenças de critério de elegibilidade de dadores para as vacinas que estão a ser administradas em Portugal".

Questionado sobre se tem conhecimento de alguma situação de recusa indevida de doação de sangue relacionada com a vacinação contra a Covid-19, o IPST indica que "não recebeu até ao momento presente nenhuma informação nesse sentido".

Também contactado pelo Polígrafo, o Hospital Professor Dr. Fernando Fonseca (HFF), que serve os concelhos de Amadora e Sintra, garante que "o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do HFF não tem qualquer conhecimentoou reclamação quanto à não elegibilidade de uma doação de sangue por motivo de vacinação contra a Covid-19".

"O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do HFF atua em estrito e rigoroso cumprimento das normas do IPST, no que se refere à triagem clínica dos dadores de sangue. Nenhum cidadão deixa de ser elegível como dador de sangue por lhe ter sido administrada uma das vacinas contra a Covid-19", assegura.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

FALSO
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/quem-tomar-a-vacina-contra-a-covid-19-deixa-de-servir-como-dador-de-sangue
International Fact-Checking Network

Câmara de Anadia requalifica espaços desportivos na Freguesia da Moita


A Câmara Municipal de Anadia está a proceder à requalificação de dois espaços desportivos na Freguesia da Moita, Campo de Rugby e Polidesportivo da Póvoa do Pereiro, com o intuito de os dotar de melhores condições de utilização.
O edifício de apoio ao campo de Rugby da Moita está a ser alvo de uma intervenção que contempla a reparação de reboco nas paredes exteriores e interiores, bem como a pintura exterior e interior do edifício. Um investimento orçado em cerca de 10 mil euros.

Paralelamente, o Município vai avançar com a requalificação do Polidesportivo da Póvoa do Pereiro, por forma a dotar aquele espaço de melhores condições, num investimento que ronda os 25 mil euros.

A intervenção implica a colocação de piso sintético, colocação de balizas e tabela de basquetebol, marcações para a prática das modalidades e subir a vedação em altura. A intervenção prevê ainda o arranjo dos espaços exteriores envolventes ao polidesportivo.

A autarquia pretende ainda estabelecer um acordo de colaboração, com a Junta de Freguesia da Moita e a Associação de Moradores da Póvoa do Pereiro para a gestão daquele espaço desportivo.

Imagem: CMAnadia

GNR detém homem suspeito de maus-tratos à mulher e à mãe no concelho de Sintra


Um homem de 37 anos suspeito de maus-tratos à companheira e à sua mãe foi detido, no concelho de Sintra, por militares da GNR na sequência de uma investigação por violência doméstica, anunciou hoje a Guarda Nacional Republicana.
No âmbito da investigação, os militares apuraram que “o suspeito infligia maus-tratos verbais e psicológicos durante a relação de dois anos que mantinha com a vítima, sua companheira de 33 anos, exercendo um controlo total da sua vida diária”, refere a GNR em comunicado.

No decorrer das diligências, adianta, “foi ainda possível apurar que o agressor injuriava e humilhava constantemente a sua mãe, de 66 anos, bem como ameaçava apropriar-se de forma ilegítima de todos os seus bens, sob meio de coação”.

Pelo escalar da gravidade dos episódios de violência, os militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), do Comando Territorial de Lisboa, deram cumprimento a um mandado de detenção na passada quinta-feira.

O suspeito foi detido e presente ao Tribunal Judicial de Sintra, onde lhe foi decretada a medida de coação de prisão preventiva.

Lusa

Imagem: CM

PCP diz que populações ainda esperam por apoios na sequência dos fogos em Pedrógão Grande

O deputado do PCP João Dias disse que, quase quatro anos após os incêndios de junho de 2017 na zona do Pinhal Interior, as populações ainda esperam pelos apoios e desenvolvimento dos territórios afetados.

“Volvidos quase quatro anos após os trágicos incêndios, estas populações, que viveram em 2017 um verdadeiro inferno, ainda hoje esperam por apoios que faltam, ainda esperam pelo tal desenvolvimento dos territórios afetados que o anterior e o atual Governo tanto prometeram”, declarou o comunista.

Na apreciação em plenário do relatório final da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à atuação do Estado na atribuição de apoios na sequência dos incêndios de 2017 na zona do Pinhal Interior, o deputado do PCP explicou o voto de abstenção ao documento, por considerar que “não foram transportadas para as conclusões e recomendações as soluções que se impõem, encobrindo as causas e a natureza de tamanha catástrofe de que são responsáveis décadas de política de direita”.

O comunista João Dias acusou ainda o PSD, partido que requereu potestativamente a criação desta comissão, de querer “transformar as vítimas em culpados”, ideia que a deputada social-democrata Emília Cerqueira recusou, respondendo que o objetivo foi “defender as vítimas e os seus direitos”.

Do grupo parlamentar do BE, o deputado Ricardo Vicente explicou que os territórios da zona do Pinhal Interior acumulam dificuldades que já existiam antes dos incêndios, nomeadamente desertificação populacional, considerando que “as medidas tomadas até ao momento são insuficientes face às necessidades”.

Neste âmbito, o bloquista destacou a importância de reconstruir as casas de segunda habitação nestes territórios e defendeu medidas que contrariem a nova invasão de eucalipto e de espécies exóticas, assim como o abandono de áreas florestais e agrícolas, alertando que o Pinhal Interior é uma das áreas menos favorecida pelos apoios da política agrícola comum (PAC).

Segundo o deputado relator do relatório final desta comissão eventual de inquérito parlamentar, Jorge Paulo Oliveira (PSD), o documento apresenta 67 conclusões sobre apoios à agricultura, florestas, habitação, atividade económica, infraestruturas e equipamentos municipais, que permitem “com objetividade aferir o que se fez bem, o que se fez menos bem e o muito que ainda está por fazer”, afirmando que “há perigos que subsistem no terreno e há problemas que precisam de urgente resolução”, pelo que são apresentadas também 34 recomendações.

“Aquilo que no futuro formos capazes de prevenir, atenuar e de resolver marcará o sucesso desta comissão parlamentar e devolverá, infelizmente, apenas em parte, aquilo que o fogo roubou às populações da zona do Pinhal Interior no fatídico ano de 2017”, declarou Jorge Paulo Oliveira.

O presidente desta comissão eventual de inquérito parlamentar, Paulo Rios de Oliveira (PSD), manifestou-se orgulhoso pelos trabalhos, realçando “a capacidade de diálogo e compromisso que conduziu à aprovação sem votos contra do relatório final”.

“Esta comissão de inquérito contrariou expectativas e desmentiu vaticínios que a pretendiam condenar à inutilidade ou à irrelevância”, indicou.

Em 25 de março, após votação das conclusões e recomendações sobre os apoios à agricultura, atividade económica e infraestruturas, floresta e habitação, o relatório foi aprovado com a abstenção de PS e PCP e os votos a favor de PSD e BE.

Para o deputado único da Iniciativa Liberal (IL) João Cotrim Figueiredo, “entre 17 e 21 de junho de 2017, Portugal falhou, falhou o Estado”, apontando falhas na prevenção e no combate aos incêndios, assim como na recuperação de tudo o que ardeu.

“Assistimos a mais uma demonstração daquilo que tanto tem causado dano neste país: a cultura da desresponsabilização que o PS promove e sustenta”, apontou João Cotrim Figueiredo, criticando a falta de responsabilidades assumidas no relatório desta comissão e considerando que “com o PS, já se sabe, as desculpas vieram tarde e as responsabilidades vêm nunca”.

A deputada do PAN Inês Sousa Real disse que apoia algumas das preocupações apresentadas no relatório da comissão, pelo que pondera apresentar um conjunto de alterações legislativas neste sentido, defendendo a necessidade de mudanças ao nível da gestão e planeamento florestal.

“No plano da floresta, o Governo tem tido vistas muito curtas”, criticou Inês Sousa Real, propondo uma avaliação global e independente do Sistema Nacional de Florestas Contra Incêndios, a adoção de uma nova estratégia de ordenamento e planeamento florestal e a criação de “um enquadramento legal extraordinário e permanente que se aplique a situações de calamidade e de emergência”.

Para a deputada do PEV Mariana Silva, esta comissão em vez de ter o foco no apuramento do que se perdeu e se os apoios chegaram às populações, o que fez “foi tentar fazer as vítimas de culpados e de oportunistas”.

Mariana Silva considerou que o relatório final “omite as causas” dos incêndios, assim como as responsabilidades políticas dos sucessivos governos de PS, PSD e CDS, com “opções erradas, desajustas e contrárias às necessidades e interesses das populações das áreas rurais e do interior do país”.

Neste âmbito, a deputada do PS Eurídice Pereira defendeu que “o Governo foi capaz de responder de forma adequada” aos incêndios de 2017 na zona do Pinhal do Interior.

Já o deputado do CDS-PP João Almeida disse que, “se dependesse do que o Governo fez não voltar a acontecer uma tragédia como aquelas, infelizmente podia voltar a acontecer, porque tudo aquilo que se fez no papel não passou para o terreno”.

O incêndio que deflagrou em 17 de junho de 2017 em Escalos Fundeiros, no concelho de Pedrógão Grande, e que alastrou depois a municípios vizinhos, nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade, e destruiu cerca de 500 casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

Lusa

Jogadora Marta inspira filme que quer ser exemplo de superação através do desporto

A jogadora brasileira de futebol Marta participa e é a inspiração do filme "Uma Vitória Leva à Outra", que pretende mostrar que o desporto pode ser um veículo para sair de situações difíceis, disse à Lusa a produtora.

Victoire Cogevina, de 29 anos, porta-voz das Nações Unidas para a Igualdade de Género no Futebol, encontra-se em Portugal, no Porto, a convite da UEFA, para participar na final da Liga dos Campeões, entre o Chelsea e o Manchester City, e destacou Marta Silva, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, como "um exemplo".

A avançada brasileira, também ela embaixadora das Nações Unidas para o Desporto, é o rosto mais mediático da curta-metragem realizada no âmbito de um projeto da Organização das Nações Unidas no Brasil, com estreia prevista para novembro, segundo Victoire Cogevina.

A história que vamos contar não é a história da Marta, mas pode ser a história de muitas meninas e de como as oportunidades podem surgir através do desporto", salientou a antiga empresária de jogadores e fundadora da rede social Gloria, dedicada exclusivamente ao futebol.

Segundo Cogevina, como aconteceu com Marta Silva, conhecida à escala planetária, "o desporto pode ser uma ferramenta através da qual se pode ganhar um salário e seguir em frente".

A produtora sublinhou que, para passar a mensagem, e ela ser facilmente acessível, se procurou contar uma história "de forma apelativa, em cinco minutos, com um conteúdo poderoso".

"É o percurso de uma menina anónima e vamos contar como essa menina saiu de um contexto de violência doméstica e se tornou uma profissional do desporto, através do qual se empoderou. É um exemplo para as meninas brasileiras e para todas as mulheres", acentuou, em declarações à agência Lusa, Victoire Cogevina.

A empresária do ramo tecnológico, de nacionalidade argentina e grega, a residir nos Estados Unidos da América, foi também produtora-executiva da película "Nando", escolhida para ser exibida, em junho, no Festival de Tribeca, em Nova Iorque.

Do mesmo realizador de "Uma Vitória Leva à Outra", Alec Cutter, "Nando", narrado pelo ator e cantor brasileiro Seu Jorge, conta a história de uma criança de dez anos residente na favela da Mangueira, próxima do Maracanã, mas que nunca viu um jogo ao vivo dentro do mítico estádio do Rio de Janeiro e ambiciona um dia jogar nesse relvado.

"Apaixonei-me pelo projeto quando o vi", contou Victoire Cogevina, sobre o filme também produzido pelo defesa internacional brasileiro Dani Alves.

Victoire Cogevina, filha de um embaixador grego e de mãe argentina, referiu ter vivido em 11 cidades. "O futebol foi a constante na minha vida", salientou a adepta, que nunca foi jogadora, mas se afirma empenhada em ajudar a dar maior projeção ao futebol feminino, que acredita ter muito potencial, nomeadamente a nível publicitário.

A empresária tem em fase de teste, com dois mil utilizadores espalhados por cinco continentes, "metade homens e metade mulheres", a plataforma Gloria, exclusivamente dedicada ao futebol, que "vai ficar disponível no mercado até ao final do ano".

A nova rede social destina-se a jogadores, profissionais e amadores, clubes, adeptos e a toda a comunidade interessada na modalidade, com a possibilidade de criar comunidades temáticas sobre os mais diferentes assuntos, desde a troca de cromos à discussão sobre determinado jogador ou emblema.

Enquanto empresária de jogadores, Victoire Cogevina percebeu o desejo de muitos jovens quererem ter a oportunidade de mostrar as suas capacidades e a plataforma está também a desenvolver funcionalidades tecnológicas que permitam não apenas partilhar talento ou habilidades, vistas por uma vasta comunidade interessada pelo futebol, mas também definir perfis e características que possam, em particular, interessar a clubes, em função das suas necessidades.

"Não é difícil pensar que, no futuro, o próximo Messi ou Cristiano possam ser encontrados 'online'", vincou Cogevina.

De acordo com a fundadora da rede social dedicada à modalidade, "a Gloria é um espaço digital onde se pode viver a paixão pelo futebol", sintetizou.

Num espaço de partilha, mas que tenciona ser muito mais do que isso, o futebol é o denominador comum entre os utilizadores.

Lusa

Brasil enfrenta crise hídrica e emite alerta de emergência em cinco estados

O Governo brasileiro lançou ontem um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco estados, o primeiro alerta do género em 111 anos.

Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná foram os estados visados pelo alerta lançado pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) e integram a bacia do Rio Paraná, polo de produção agropecuária e de grandes hidroelétricas.

De acordo com o jornal Estadão, este é o primeiro alerta desta natureza em 111 anos de serviços meteorológicos do país sul-americano.

O alerta deve-se ao baixo volume de chuvas dos últimos meses na região.

"Estudos realizados pelo SNM, de acompanhamento Meteorológico para o Setor Elétrico Brasileiro, alertam que as perspetivas climáticas para 2021/2022 indicam que a maior parte da região central do país, a partir de maio até final de setembro, entra no seu período com menor volume de chuvas (estação seca). (...) Essa previsão é consistente com a de outros centros internacionais de previsão climática", indicou o SNM.

Face à situação de emergência, o Governo, presidido por Jair Bolsonaro, decidiu criar uma "sala de situação" para acompanhar o suprimento de energia elétrica e tomar medidas para garantir que não faltará eletricidade no país.

O grupo, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, é composto pelos Ministérios de Minas e Energia, Agricultura, Infraestruturas, Economia, e pelas agências de energia (Aneel) e de águas (ANA).

Um dos objetivos da "sala de situação" é tomar medidas conjuntas para garantir que a água chega às centrais hidroelétricas, para que seja gerada energia, de acordo com a imprensa local.

Segundo especialistas do setor, há riscos de cortes no fornecimento de energia entre setembro e outubro, já que as chuvas só devem normalizar a partir de novembro.

Ronaldo doa equipamento a hospital de Guimarães

 

O jogador madeirense juntou-se a Nuno Espírito Santo e a Jorge Mendes


Vários órgãos de comunicação dão conta, hoje, de mais uma doação do internacional madeirense, Cristiano Ronaldo, desta feita a um hospital em Guimarães.

O jogador junta-se a Nuno Espírito Santo e ao empresário Jorge Mendes para doar uma central de monitorização à Unidade de Cuidados Intensivos especialmente vocacionada, nesta fase de pandemia, para doentes com COVID-19, bem como diverso equipamento de protecção individual para os profissionais do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Não é a primeira vez que o craque da Juventus e o seu empresário unem esforços para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. O financiamento de cinco ventiladores para o Hospital Dr. Nélio Mendonça é disso exemplo.

Mas já antes, como também veicula o Diário de Notícias, nacional, tinham feito doações para duas unidades de cuidados intensivos no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, bem como uma unidade de cuidados intensivos ao Hospital de Santo António, no Porto.

Fonte: https://www.dnoticias.pt/2020/4/6/60140-ronaldo-doa-equipamento-a-hospital-de-guimaraes 


COIMBRA | Abrem hoje as exposições de fotografia do prémio Estação Imagem


Abrem hoje as exposições do Prémio Estação Imagem Coimbra 2021. O trabalho de voluntários no norte de Itália, a crise que se instalou em Manaus, ou a mobilização de um hospital português contra a COVID-19 são algumas das propostas do Estação Imagem, que arranca no sábado, em Coimbra.
O Prémio Estação Imagem 2021, coorganizado pela Câmara de Coimbra e pela associação Estação Imagem, estende-se até 24 de julho, propondo a visita a nove exposições em diversos espaços da cidade, onde são abordados vários temas, com destaque para a pandemia.

Na Sala da Cidade dos Paços do Concelho de Coimbra, vai ser apresentado uma exposição do italiano Fabio Bucciarelli, que acompanhou em 2020 equipas da Cruz Vermelha no epicentro da pandemia em Bergamo, norte de Itália. “É um trabalho muito bom que fez umas sete ou oito primeiras páginas do The New York Times”, notou o diretor do evento, Luís Vasconcelos.

Já no Teatro Académico de Gil Vicente, o festival promove uma exposição de Felipe Dana, intitulada “Morte e Negação na Amazónia”, sobre o impacto da pandemia em Manaus, no Brasil, e na galeria da Casa Municipal da Cultura é exposto o trabalho “SNS – Covid-19: Mobilização Geral”, do fotojornalista Manuel Roberto, em torno do esforço dos profissionais de saúde no Hospital de São João, no Porto.

O drama dos refugiados é também tema no festival, a partir de trabalhos de Muhammed Muheisen e de Magnus Wennman.

Uma reflexão sobre a democracia americana com imagens da Agence France-Presse, uma viagem à democracia pós-soviética do Quirguistão, por William Daniels, a mostra das fotografias vencedoras da edição de 2020 e uma exposição coletiva sobre a relação de Portugal com a Europa são outras das propostas do Estação Imagem.

Para além das exposições, o festival promove ainda seis aulas abertas de fotojornalismo, entre 08 e 11 de junho.

A 12 de junho, realiza-se a cerimónia de anúncio dos vencedores e entrega de prémios, na antiga igreja do Convento São Francisco.

Devido à pandemia, o júri vai reunir-se virtualmente para decidir os vencedores, esclareceu Luís Vasconcelos, referindo que “ainda não está decidido” quando é que será realizada a exposição com os trabalhos premiados deste ano. O júri do concurso da edição 2021 é constituído por Thomas Borberg, editor chefe de fotografia do jornal dinamarquês Politiken e júri de diversos concursos internacionais, entre eles o World Press Photo; Fábio Bucciarelli, fotógrafo, jornalista e autor reconhecido pelo registo documental de conflitos e consequências humanitárias da guerra e vencedor de vários prémios, entre eles, o World Press Photo; Jodi Bieber, fotojornalista conhecida pela cobertura das primeiras eleições democráticas na África do Sul para o jornal Star e vencedora do World Press Photo com a fotografia de Bibi Aisha; Muhammed Muheisen, reconhecido fotojornalista da National Geographic, que venceu o prémio Pulitzer por duas vezes; e Pierre Fernandez, diretor operacional dos conteúdos multimédia da Agência France Press.

Esta será a quarta vez que Coimbra acolhe o Estação Imagem, cujo sucesso se refletiu, em edições anteriores, num elevado número de visitantes aos diversos espaços do evento. A quarta edição deste projeto em Coimbra promete, pois, fortalecer o protagonismo cultural e turístico da cidade no panorama nacional e também internacional, sendo que este é único no país, numa área artística pouco explorada, que apresenta uma programação de elevada qualidade e se enquadra na estratégia de fomento cultural e artístico da autarquia. O apoio financeiro atribuído pela autarquia à associação Estação Imagem para a realização do evento é de 75.000 euros.

Fonte: Notícias de Coimbra

Quando a verdade vem dos hereges

 

  • Plinio Maria Solimeo

Desde os tempos do heresiarca Lutero, eclesiásticos alemães vêm fazendo contestações cada vez maiores à doutrina tradicional da Igreja. Elas atingiram hoje tal virulência, que os aproximam de um verdadeiro cisma.

Isso tem chamado atenção e escandalizado até pessoas dos meios mais contrários ao catolicismo, como luteranos. É o que demonstra Edward Pentin em informativo artigo publicado no National Catholic Register.

O consciencioso jornalista traz nesse sentido declarações de Alexander Garth [foto acima], pastorda igreja onde Martinho Lutero costumava pregar, a qual é conhecida como “Igreja Mãe da Reforma”. Analisando Pentin o que se passa hoje entre os bispos alemães mais avançados, ele diz que Garth “alertou que o caminho sinodal da Igreja [Católica] alemã é o ‘caminho errado’, que está ‘forçando a protestantização da Igreja Católica’”. Isso que é dito por um dos protestantes mais representativos do mundo, só não é visto pelos católicos progressistas.

As declarações de Garth foram reproduzidas na carta que ele enviou ao mensário alemão Vatican Magazin, na qual afirma que estava “observando com preocupação” o Caminho Sinodal dos bispos alemães e o movimento feminista Maria 2.0, também conhecido como “Greve na Igreja”, formado por mulheres soi-disant católicas. O movimento exige o acesso das mulheres a todos os ministérios da Igreja, a abolição do celibato clerical e um esclarecimento cabal sobre os casos de abuso de menores na Igreja. Exigências de um movimento feminista incomodado com o celibato dos padres e cujos fundadores deixaram a Igreja…

Afirma o pastor Alexandre Garth:“A democratização de uma igreja nacional sempre significa que um cristianismo populista e mínimo se torna o padrão eclesial que leva à banalização de toda a igreja e à diluição do evangelho. Com a mais insofismável lógica, escreve Pentin, citando o pastor: “Esses ‘reformadores’ na Igreja Católica — acredita o Rev. Garth  deveriam se tornar protestantes porque nas igrejas protestantes você encontrará tudo aquilo pelo que está lutando: mulheres sacerdotes, uma constituição sinodal, pastores casados, feminismo.

Entretanto, o pastor alerta com toda honestidade que o estado espiritual e físico da Igreja Protestante é muito pior, e que as repercussões da secularização sãainda mais devastadoras do que na Igreja Católica”.

O que é esse “Caminho Sinodal” da Igreja na Alemanha? Segundo fontes dos bispos alemães, esse “Caminho” busca “tratar de temas que vão da questão de abuso sexual por parte do clero à reflexão sobre o estilo de vida dos sacerdotes, passando pelas dificuldades em aceitar os princípios da moral sexual ao problema de uma comunidade que envelhece e teme mudanças geracionais”. Por isso, entre os temas tratados, está “o poder e divisão de poderes na Igreja [uma “democratização”, com maior participação das mulheres], a vida do sacerdote de hoje [fim do celibato obrigatório], [o papel das] mulheres nos ministérios e nas funções da Igreja

[sacerdócio feminino]

, viver o amor na sexualidade e na vida do casal” — quer dizer, esse “amor na sexualidade” pode sugerir até aquele entre pessoas do mesmo sexo e, sobretudo, uma mudança da moral sexual tradicional na Igreja.

Além disso, há bispos alemães que advogam a admissão à Sagrada Comunhão não só de homossexuais e de divorciados em segundas ou terceiras núpcias, mas também de protestantes.

O curioso é que, na citada carta, o pastor Garth se descreve “como um protestante de coração católico e pastor no púlpito de Martinho Lutero”. Segundo Pentin, Garth considera a protestantização da Igreja Católica um grande infortúnio, pois este mundo precisa do católico com perfil da espiritualidade católica, com fidelidade ao Papa, devoção mariana e o exemplo dos santos da Igreja”.

Tudo o que os progressistas contestam hoje em dia! Parece que ele não poderia ir mais longe. Mais foi ao dizer que o mundo cristão “precisa da identidade católica, porque seria uma grande perda para a cristandade se a cor católica da fé perder sua intensidade. O que infelizmente está acontecendo com a “autodemolição” e com a “fumaça de Satanás” que penetrou no seio santíssimo da única e verdadeira Igreja.

ABIM

____________

Fonte: Pastor da Igreja de Lutero: Caminho Sinodal é o ‘Caminho Errado’| Registro Católico Nacional (ncregister.com)