terça-feira, 7 de maio de 2019

Castelo de Paiva | Gonçalo Rocha mantém política de rigor, transparência e de boas contas municipais - RELATÓRIO DE GESTÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2018 APROVADOS NA CÂMARA E ASSEMBLEIA MUNICIPAL

REDUÇÃO DA DÍVIDA MUNICIPAL PARA NÍVEL HISTÓRICO


Depois de já terem sido aprovados em reunião ordinária do Executivo Municipal, os documentos do Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2018 do Municipio de Castelo de Paiva mereceram aprovação sem votos contra, na ultima sessão daAssembleia Municipal, realizada no final do mês de Abril, reflectindo com rigor, a actividade municipal desenvolvida, os recursos humanos e a situação económica e financeira da autarquia paivense, presidida pelo socialista Gonçalo Rocha.
Neste âmbito, o Relatório de Gestão completou o quadro de Prestações de Contas,ampliando e comentando informação contida no balanço, na demonstração de resultados e nos mapas de execução orçamental da despesa e da receita, traduzindo-se em importante instrumento de apoio à gestão municipal, potenciando que, de uma forma rápida e simples, possam traduzir e visualizar as informações, através de mapas e demais indicadores de análise apresentados, aquela que foi a actividade desenvolvida pelo Executivo, no quadro das suas atribuições e competências.
A gestão criteriosa dos recursos constituiu uma prioridade da acção do actual  Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha, com especial relevância para a consolidação orçamental e a diminuição da dívida dos empréstimos a médio e longo prazos que, em relação ao ano anterior, teve uma redução de 20 % (1.462.864,02€), o que condicionou de sobremaneira a capacidade de investimento da autarquia paivense.
Na elaboração deste documento, dada a necessária e profícua sistematização dosdiferentes dados referentes ao universo financeiro e contabilístico, ficamos a saber que a Câmara Municipal de Castelo de Paiva conseguiu recuperar a sua capacidade de endividamento, terminando com o excesso de endividamento que subsistia há mais de uma década, dispondo uma margem utilizável no valor de cerca de 1.100.000,00€, ao mesmo tempo que, se mantém uma especial atenção nas funções sociais que continuam a ser um importante foco na acção municipal, representando um esforço financeiro que ultrapassou 1, 5 milhões de euros no ano 2018.
Segundo o presidente Gonçalo Rocha, no ano transacto, constituiu uma prioridade do actual Executivo, a resolução das situações que, no passado, mereceram reservas às contas do Município, com um firme propósito de melhoria contínua da qualidade dos documentos de prestação de contas, face ao princípio da transparência e das "Boas Contas", como expressão apropriada da realidade financeira do Município de Castelo de Paiva, assim como o processo de consolidação, traduzido no esforço desenvolvido pela autarquia para o pagamento de dívida e numa sistemática redução do prazo de pagamentos, conduzindo a que, em 31 de dezembro de 2018 se atingisse o valor histórico da dívida municipal fixado agora em7.892.081,02 milhões de euros e um prazo médio de pagamento, a 31/ Dezembro, de 90 dias, traduzindo-se na vontade do Executivo de promover o bom funcionamento da economia.
O edil de Castelo de Paiva evidencia, no entanto, que a opção assumida em 2018 é para ter continuidade no corrente ano, e vai ao encontro das politicas de rigor e de transparência, sustentadas na afirmação do progresso e no reforço da competitividade, promovendo mais e melhores respostas às necessidades do Município e da população paivense, sendo que, paraGonçalo Rocha, estes documentos "reflectem a continuidade da política de rigor, transparência e de boas contas municipais, do apoio social, da aposta na educação, da forte proximidade às famílias e do investimento controlado, essencial e de qualidade".
Em relação aos investimentos previstos para o corrente ano, que totalizam mais de 4,716 milhões de euros, destacam-se a reabilitação da Avenida General Humberto Delgado, a reabilitação do Armazém Municipal, a requalificação da Estrada Municipal Casal – Venda Nova, em Fornos, a recuperação da Ponte das Travessas em Real, a melhoria do acesso aoMonte / Capela de Santo Adrião, a ETAR de Castanheiras, a beneficiação dos Caminhos Municipais do Moinho, Vale dos Lobos e Mário, para além do Acesso aos Espinheirinhos , o abastecimento de àgua a Picotas, a requalificação do centro da vila de Sardoura e a instalação da Loja do Cidadão no edifício do Tribunal Judicial.
 A autarquia paivense tem ainda planeado, em conjunto com a edilidade de Cinfães, a execução da empreitada de construção do Centro de Recolha Animal, bem como intervenções nas EB 2.3 de Sobrado e Oliveira do Arda, a requalificação da Rua Emídio Navarro, e na protecção da escarpa rochosa de S. Domingos, estando ainda prevista uma série de intervenções na rede viária municipal em zonas afectadas pelo incêndio de Outubro de 2017 e identificadas pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

 Carlos Oliveira 

Marinha Grande, o epicentro do empreendedorismo

Teve início esta segunda feira, 6 de maio, e decorre até ao próximo sábado, a 13ª Semana do Empreendedorismo, organizada em parceria pela OPEN, CENTIMFE e Associação Pool-Net, com o apoio da Câmara Municipal de Marinha Grande.

Entre as muitas novidades previstas para esta semana dedicada ao empreendedorismo, decorreu durante a manhã de segunda feira, uma reunião no âmbito do projeto “Dá-te a Conhecer”, liderada por Joaquim Menezes, presidente da Associação para Oportunidades Específicas de Negócio (OPEN), que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira; do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes; de David Leandro, em representação do Município de Penela; e representantes, da Open, Cenfim, IPL e Rádio Clube Marinhense.

O projeto “Dá-te a Conhecer” é um desafio lançado a diversos municípios e às respetivas rádios, para em rede iniciarem um conjunto de programas com o objetivo de divulgar as oportunidades profissionais existentes, para já nestas três regiões,  e atrair jovens de todo o país e também de outros países, nomeadamente Cabo Verde, para a formação em diversas áreas profissionais, sendo que na Marinha Grande a aposta se direciona para a indústria dos moldes.

No âmbito do “Dá-te a Conhecer”, a Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira afirmou que Há muito que a Marinha Grande, se identifica como estando no  «Centro do Mundo». Aliás, esta foi a frase chave, com que, desde a primeira vez, o Eng.º Joaquim Menezes apresentou este projeto. São palavras suas, em que todos os marinhenses se reconhecem”. Cidália Ferreira lembrou ainda que “É através da área empresarial que somos conhecidos internacionalmente, e este projeto, agora alargado a outros concelhos do país,  tem permitido que as cidades geminadas se revejam nele, e estejam, desta forma, integradas.”
   
Pelas 14h30 teve lugar a abertura oficial da Semana do Empreendedorismo com a inauguração, no átrio da OPEN, de uma escultura de André Silva Sancho, último projeto produzido pelo autor na licenciatura de Design de Produto - Cerâmica e Vidro, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria, e que foi escolhida para integrar a coleção da OPEN.

A tarde prosseguiu com uma reunião com o objetivo de se acertarem datas para a prossecução de diversos projetos, nomeadamente a criação de um protocolo com Cabo Verde, no âmbito da formação. Nesta reunião estiveram também presentes, o presidente da Câmara  de Vagos, Silvério Regalado e Rui Tocha, do CENTIMFE.
O dia terminou com uma visita às instalações da OPEN.

A 13ª Semana do Empreendedorismo traz à Marinha Grande um sem número de eventos através dos quais, além de serem apresentados muitos projetos e ideias, serão abertas múltiplas janelas de oportunidades, tanto àqueles que são empreendedores e querem expandir os seus negócios, como àqueles que pretendem iniciar uma atividade.  Esta semana será de extrema utilidade, não só para divulgar o empreendedorismo, como para  esclarecer e informar os empreendedores tanto da região como do país. Reunir, conversar, debater ideias, e conhecer os meios mais eficazes para levar os projetos em frente, criando “redes” de contactos que facilitem o trabalho dos empreendedores, é o objetivo desta iniciativa que conta com o seguinte programa  https://bit.ly/2IJOqYH    

Tigelada de Proença-a-Nova mantém-se na corrida às 7 Maravilhas dos Doces®



A tigelada de Proença-a-Nova mantém-se na corrida às 7 Maravilhas dos Doces® e está entre os 7 doces do distrito de Castelo Branco e os 140 a nível nacional que passaram à quarta fase. Seguem-se as eliminatórias regionais, que serão feitas através de votação pública a partir de julho, ao longo de 10 semanas consecutivas na RTP1, em que serão realizados 20 programas em direto. Dos 7 doces selecionados em cada programa, será encontrado apenas um vencedor por distrito e regiões autónomas. 

“São várias as formas de promovermos o nosso território: a gastronomia, e neste caso particular a doçaria, é um bom exemplo. O que poderá ser melhor do que a nossa tigelada que junta o leite de cabra e a caprinocultura, o mel e a apicultura, aos quais se associa sempre a biodiversidade? A partir de julho temos que votar, votar, votar, pois não é só um doce, somos nós”, afirma o presidente da Câmara Municipal, João Lobo. 

A tigelada de Proença-a-Nova é a rainha da doçaria que marca a identidade do concelho e é uma das apostas do Município como produto turístico, estando neste momento a ser construída a Oficina da Tigelada e em curso o respetivo processo de qualificação, com o objetivo de modernizar e conjugar a produção e a comercialização, nacional e internacional, alcançar a certificação do produto final exclusivo e identitário do concelho e promover a marca registada da tigelada de Proença-a-Nova. 

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

COVILHÃ HOMENAGEIA CARGALEIRO



A Câmara Municipal da Covilhã e a Casa da Cultura José Marmelo e Silva (CCJMS) vão realizar um conjunto de atividades, no próximo dia 11 de maio, destinadas a homenagear Manuel Cargaleiro, ilustre ceramista e pintor português. 

A homenagem inicia-se na Casa da Cultura Marmelo e Silva (15H00), com intervenções de Nelson Marmelo e Silva, curador da CCJMS, e dos jornalistas António Melo e António Valdemar. Prossegue no Salão Nobre dos Paços dos Concelho (18H00), com intervenções de Regina Gouveia, Vereadora da Cultura, e de Fernando Paulouro Neves, curador da Exposição “A Essência da Cor”. O périplo termina na Galeria de Exposições Tinturaria (19H00), com uma visita à sua importante obra de dimensão internacional que exprime a sua relação à raiz originária da Beira. A homenagem será ainda assinalada por vários momentos musicais, a cargo das Adufeiras da Casa do Povo do Paul e do Orfeão da Covilhã. 

Manuel Cargaleiro é oriundo da Beira Baixa, onde nasceu em 1927. Na sua pintura pode distinguir-se um sentido ornamental e decorativo, a opção pela bidimensionalidade e a negação da profundidade, de tal maneira que o trabalho da tela se confunde com o dos azulejos, na repetição dos quadriláteros, nos azuis, na necessidade de um enquadramento. Nos seus azulejos, impera a espontaneidade da pincelada. Assume-os como obra de arte, datada e assinada. A obra de Cargaleiro representa a extroversão, a luminosidade, o otimismo e a sensualidade do carácter mediterrânico.

Marinha Grande | “O maior investimento nas Festas da Cidade”



Expensive Soul, Matias Damásio, O Mundo da Sara e Bárbara Bandeira são os nomes principais previstos para o cartaz das Festas da Cidade 2019, que decorrem no Parque da Cerca, na Marinha Grande, de 30 de maio a 2 de junho, cuja entrada é livre.

São esperados largos milhares de pessoas no evento organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande que, este ano, conta com mais um dia de animação e dois palcos (Palco Cidade e Palco Stephens) para os espetáculos. A programação é vasta, acentuada com a atuação de cerca de 30 grupos locais que envolvem mais de 200 artistas.

As atividades comemorativas do Dia Mundial da Criança, cuja participação é gratuita, são reforçadas com mais espetáculos infantis e atividades radicais que vão incluir equipamentos como Slide, Sky Byke (equipamento para pedalar nas alturas), Waterball (bola insuflável gigante), torre multiatividades, insufláveis, escalada, Bungee Bed (saltos verticais e cambalhotas no ar), 4 em Linha, pinturas faciais e modelagem de balões.

Outra das novidades é a instalação de uma tenda orbital de 80 metros de comprimento, para acolher a Zona da Gastronomia que vai ter o dobro das mesas e bancos e o Palco Stephens, onde irão decorrer espetáculos. No recinto do Parque da Cerca vai estar instalada uma tenda para exposição de produtos e serviços comerciais.

Assiste-se ainda a um maior investimento para garantir o reforço de segurança, de limpeza e de iluminação de todo o recinto.

As Festas da Cidade da Marinha Grande foram, em 2015, o primeiro EcoEvento Valorlis, o que traduz o compromisso do Município da Marinha Grande em mobilizar todos os participantes para o aumento das quantidades recolhidas todos os anos.

Em 2019, as Festas da Cidade voltam a ser um Eco-Evento. Além da preocupação na separação de resíduos para reciclagem, vão existir copos reutilizáveis com layout da iniciativa e ponto de lavagem dos copos.

Volta a ser disponibilizado um serviço especial de transporte pela TUMG - Transportes Urbanos da Marinha Grande do Parque Municipal de Exposições e do Estádio Municipal para o Parque da Cerca.

O objetivo deste serviço é evitar os congestionamentos de trânsito e dificuldades de estacionamento junto ao local de realização das Festas da Cidade, uma vez que o parqueamento junto ao Parque Municipal de Exposições e ao Estádio Municipal é gratuito.

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, salienta “o maior investimento do Município na edição deste ano das Festas da Cidade, que traz enorme retorno para o concelho”. “Ano após ano, temos assistido a um aumento do número de participantes, o que vai ao encontro do nosso esforço em tornar cada vez melhor este evento que atrai público não só do concelho, como de toda a região”. Cidália Ferreira congratula-se com “o envolvimento e a recetividade das associações do concelho e com o retorno que elas têm pela sua participação no evento”.

A presidente da Câmara destaca como principal novidade deste ano “a grande aposta nos grupos locais que vão garantir mais animação e atuações de elevada qualidade, tendo havido a preocupação da autarquia em divulgar os muitos e bons projetos culturais do nosso concelho”.

O programa das Festas da Cidade é o seguinte:

FESTAS DA CIDADE 2019
30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho

30 de maio . quinta-feira
17h00 . Abertura da Zona da Gastronomia

PALCO STEPHENS 
17h30 . Orquestra da Amieirinha
18h00 . Associação Arioso
18h30 . Grupo de Cavaquinhos Musicordem
19h00 . Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro

PALCO CIDADE
19h30 . Arruada com os Tocándar
19h40 . Tocándar - Espetáculo “Espanta Espíritos”
20h00 . Fados D’Aqui, com Silvina Pereira, Luís Filipe Fortunato e convidados
21h00 . Arlindo e os Tachos
22h00 . Os Bandalhos


31 de maio . Sexta-feira
12h00 . Abertura da Zona da Gastronomia

PALCO STEPHENS
15h00 . APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande
19h00 . Orquestra da Marinha Grande
19h30 . Grupo Cavaquinhos ”Cogumelo”
20h00 . Rancho Peixeiras da Vieira
20h30 . Banda Pauta Livre

PALCO CIDADE
21h30 . Zumba at Night
22h30 . Expensive Soul
23h45 . DJ Mau Mau e DJ Pedro Duarte


1 de junho . sábado
Atividades desportivas, culturais, música ambiente, tasquinhas, artesanato, animação infantil
10h00-19h00 . Comemorações do Dia Mundial da Criança 
(Insufláveis, jogos, pinturas faciais, slide) 
11h00 . Abertura da Zona da Gastronomia, Zona de Exposições e Zona do Artesanato

PALCO CIDADE
15h00 . O Mundo da Sara

PALCO STEPHENS
16h30 . Espetáculo Infantil “PÓ-PÓ-PÓTIROLIROLIROLÓ”
19h30 . Sport Operário Marinhense
20h00 . Banda Staccatus

PALCO CIDADE
21h00 . João Leiria
22h00 . Matias Damásio
00h00 . DJ Weda e DJ Aquino


2 de junho . domingo
Atividades desportivas, culturais, música ambiente, tasquinhas, artesanato, animação infantil
10h00-19h00 . Comemorações do Dia Mundial da Criança 
Insufláveis, jogos, pinturas faciais, slide
11h00 . Abertura da Zona da Gastronomia, Zona de Exposições e Zona do Artesanato

PALCO CIDADE
11h00 . Eucaristia

PALCO STEPHENS
15h15 . Gualter S. Dance Studio
15h45 . HIP HOP Morgan Pereira e Yon Pereira
16h00 . Nelly’ s Dance Studio
16h30 . Rosales Ballet
17h00 . Ginásio Fisicoloucura

PALCO CIDADE
20h00 . Duques de Quibir
20h30 . Sons de Cá
21h30 . Bárbara Bandeira


Organização: Câmara Municipal da Marinha Grande
Parceiros: Associações do Concelho 
Patrocínios: Sociedade Central de Cervejas – Sagres
Intermarché Marinha Grande 

Apoios: Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Cruz Vermelha Portuguesa, Delta Cafés, PSP – Polícia de Segurança Pública, TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande, Suma - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A., Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.,

Vouzela | 70 anos da atribuição do Prémio Nobel da Medicina ao Professor Doutor Egas Moniz, Cerimónias evocativas realizam-se no dia 12 de maio em Alcofra


No próximo domingo, dia 12 de maio, vão realizar-se as cerimónias que marcam o início das comemorações dos 70 anos da atribuição do Prémio Nobel da Medicina ao Professor Doutor Egas Moniz. 
Pelas onze horas, junto à Torre Medieval será realizada uma sessão solene evocativa da efeméride e às 12h00 irá proceder-se à inauguração da exposição “Egas Moniz, Cidadão Honorário de Alcofra”, na sede da Casa do Povo de Alcofra e que contará com documentos e objetos pessoais do prémio Nobel, alguns dos quais cedidos pela respetiva Casa Museu. 
Da exposição também farão parte trabalhos elaborados pelos alunos do 1º Ciclo da Escola de Viladra. 
O programa das comemorações está a ser elaborado por uma comissão executiva, da qual fazem parte Alcofrenses, membros da Câmara Municipal de Vouzela, da Junta de Freguesia e da Casa do Povo de Alcofra e vai decorrer ao longo do ano de 2019. 




O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, preside à Comissão de Honra das Comemorações.

Castelo de Paiva | Empresa já emprega 300 em Castelo de Paiva - LANÇADA A PRIMEIRA PEDRA DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA “BRADCO”


Executivo Municipal de Castelo de Paiva, presidido por Gonçalo Rocha, marcou presença na cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra das novas instalações da empresaBRADCO, que vai ficar instalada na Zona Industrial de Felgueiras, em Sobrado, um passo importante para a dinâmica desta empresa de capital suíço que, numa década de actividade, atingiu um crescimento notável, ao ponto de ser reconhecida nos rankings nacionais.  

     Este é um projecto que honra o concelho, traduzindo-se em mais uma etapa de um longo percurso de dedicação, empenho e resiliência da equipa liderada por Rosa Paiva, bem patente no crescimento notável da BRADCO, unidade fabril de sucesso que já emprega 300 trabalhadores, com o edil paivense a evidenciar orgulho com esta perspectiva de investimento industrial e a deixar uma palavra de agradecimento ao presidente do grupo suíço Brasport, Alain Dubois, que continua a demonstrar que vale a pena acreditar em Castelo de Paiva e nos paivenses. 



     A BRADCO é uma empresa de sucesso no âmbito da fabricação e comercialização de marroquinaria, localizada na ZI de Felgueiras, realçando-se a dinâmica de um investimento empresarial que honra Castelo de Paiva, pela sua grandeza, sustentabilidade e qualidade, cabendo nesta cerimónia à administradora Rosa Paiva a apresentação da empreitada em curso e do potencial das novas instalações, de uma das empresas de referencia do concelho, numa estrutura empresarial que já consolidou a sua posição de líder na área das braceletes e marroquinaria, onde a competitividade e a qualidade são argumentos que justificam o sucesso alcançado em apenas uma década de actividade, agora com a confirmação de expansão com a construção de novas instalações fabris, projecto apresentado no âmbito do Programa Operacional “ Portugal 2020 “ – Competitividade e Internacionalização, com o objectivo de reforçar a investigação e desenvolvimento tecnológico e a inovação, um investimento global de mais de 3,1 milhões de euros, que conta com o apoio do FEDER em mais de 1,5 milhõeso que vai permitir continuar a projectar um modelo de crescimento sustentado, que alavancará, num futuro próximo, o aumento dos postos de trabalho.

   Com o lançamento da 1ª Pedra, sinalizando dessa forma o arranque da construção da sua nova unidade fabril que vai potenciar ainda mais o crescimento e consolidação do projecto industrial da Bradco, já classificada como PME Excelência, foi dado mais um sinal de esperança no progresso e no desenvolvimento económico que se deseja para o concelho, comGonçalo Rocha a mostrar-se feliz por, enquanto autarca, poder fazer parte deste percurso de sucesso, num caminho feito com determinação, coragem e inovação.

  Um dos momentos altos desta cerimónia na BRADCO, que contou como acto religioso do Reverendo Fernando Sérgio, para além das intervenções de Alain Dubois, Gonçalo Rocha eRosa Paiva, foi voltar a presenciar a alegria do conjunto de colaboradoras a entoar, com natural orgulho e satisfação, o hino da empresa sustentado na máxima de que “ juntos sempre, sozinhos nunca “.

Carlos Oliveira 

Mostra decorre durante o mês de maio, Exposição de Inês Flor na Galeria Leituras (In) Esperadas


A Galeria Leituras (In) Esperadas acolhe até ao dia 31 de maio uma exposição de Inês Flor. 
Inês Flor é uma artista plástica e ilustradora freelance, que reside em Viseu há cerca de sete anos, tendo iniciado a sua atividade em 2017. Atualmente faz parte do coletivo de artistas CAVA. 
As obras de Inês Flor evidenciam um trabalho manual minucioso e demorado. O desenho, feito a esferográfica, apresenta-nos um imaginário algo poético e simbolista, traduzido sobre o papel em expressivos tons azuis. Os recortes e as colagens acrescentam uma plasticidade frágil e espacial às imagens. Como se, de algum misterioso modo, os desenhos de Inês tivessem ganho vida e dimensão e os tivéssemos surpreendido a meio dessa metamorfose.

Mostra está patente até 15 de maio, Biblioteca Municipal de Vouzela acolhe exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7º, 8º e 12º ano da Escola Secundária



Está patente na Biblioteca Municipal de Vouzela, até ao dia 15 de maio, a exposição “Espaço e Expressão”. 
Trata-se de uma mostra que reune alguns dos trabalhos elaborados pelos alunos dos 7.º e 8.ºanos e do 12.ºanos da Escola Secundária de Vouzela, realizados no âmbito do projeto da Biblioteca Escolar "Ler+ Ser+ > Cidadania: Ler+ Artes". 
A partir das obras de Rui Chaves, Helena Almeida, Fernanda Fragateiro, Helena Vieira da Silva e Paula Rego, os alunos experimentaram técnicas e linguagens visuais variadas, tendo interpretado a essência da criação de cada um destes artistas. 


VOLUNTÁRIOS PROMOVERAM CONSERVAÇÃO DE NATUREZA EM TORRES VEDRAS

Torres Vedras acolheu quatro jovens no âmbito do “LIFE Volunteer Escapes”, projeto de voluntariado da Comissão Europeia. Os voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, trabalharam com as equipas da Câmara Municipal de Torres Vedras em torno da conservação da natureza no Concelho.
Ações de silvicultura e controlo de espécies invasoras foram algumas das atividades em que a equipa esteve envolvida. Além de terem desenvolvido pesquisa sobre técnicas para propagação de camarinha – cuja presença no Concelho tem vindo a diminuir -, os voluntários puderam aplicar a técnica de descasque da acácia assimilada durante a visita à Mata da Machada, no Barreiro, que decorreu no dia 23 de janeiro. Sublinhe-se que a visita decorreu no âmbito do trabalho em rede com o projeto “LIFE Biodiscoveries”.
“Tive oportunidade de estar algum tempo em contacto com a natureza e de contribuir para os pequenos passos que se tentam dar hoje em dia em direção ao equilíbrio que se foi perdendo” afirmou Sandra Isidro, a primeira voluntária que integrou o projeto em Torres Vedras. “Chamar a atenção da população e envolvê-la nestas questões traz-me a sensação de dever cumprido, porque a sensibilização e a participação de todos é essencial quando se trata deste tipo de assuntos” disse em jeito de balanço, após o término do período de voluntariado.
A remoção da espécie chorão-das-praias, a beneficiação de camarinhas, a plantação de espécies – como a que decorreu no âmbito da Semana de Reflorestação Nacional - e a limpeza do areal da costa torriense estiveram no centro das atividades desenvolvidas pelo grupo de voluntários.
Sublinhe-se que o “LIFE Volunteer Escapes” se enquadra no Corpo Europeu de Solidariedade. O objetivo passa por capacitar os jovens para a conservação da natureza, através de trabalho prático de gestão das áreas da Rede Natura 2000.

Novo período de candidaturas 

Encontra-se a decorrer o período de candidaturas para o projeto “LIFE Volunteer Escapes”. Em causa está um projeto de voluntariado na natureza, que conta com a Câmara Municipal de Torres Vedras enquanto parceira. O período de candidaturas decorre até ao dia 31 de maio e destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos.
O projeto tem em conta a experiência de voluntariado local já existente, bem como iniciativas no âmbito de projetos de conservação da natureza em áreas da Rede Natura 2000, entre outras áreas do Concelho.
No que toca às oportunidades de voluntariado, a Câmara Municipal de Torres Vedras disponibiliza quatro vagasque podem ter entre dois a seis meses de duração e incluem atividades que incidem, essencialmente, sobre trabalho de campo relacionado com as necessidades de conservação das áreas de intervenção.
As atividades podem passar por controlo de espécies invasoras, reabilitação e restauro de habitats ripícolas, aplicação de soluções de engenharia natural em linhas de água, atividades nos viveiros municipais, apoio a ações de sensibilização, divulgação e educação ambiental.

Informações úteis

  • Nº de vagas: Quatro
  • Período de voluntariado: Variável entre 1 de junho de 2019 e 30 de junho de 2020
  • Organização de acolhimento: Câmara Municipal de Torres Vedras
  • Critérios de seleção: Residência em Portugal (região de Lisboa e Oeste) e idade entre 18 e 30 anos. Não é necessária formação académica específica nem experiência prévia em voluntariado.

Informações

Através do e-mail margaridafrade@cm-tvedras.pt ou da página facebook.com/volunteer.escapes

“Aqui Portugal” em direto da Praça Marquês de Marialva no dia 18 de maio “Festa da Primavera” em Cantanhede com oito horas de transmissão da RTP


Aqui Portugal” em direto da Praça Marquês de Marialva no dia 18 de maio

Festa da Primavera” em Cantanhede com oito horas de transmissão da RTP

A Praça Marquês de Marialva vai ser palco do programa da RTP “Aqui Portugal” do próximo dia 18 de maio. Serão oito horas de emissão em direto de Cantanhede, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00, com apresentação de Catarina Camacho, Hélder Reis e Joana Teles. O mote principal vai ser “A Festa da Primavera”, um evento que, além da apresentação das 26 feiras gastronómicas que se realizam no concelho, terá a participação das associações com quadros temáticos representativos das tradições locais, uma mostra de artesanato e várias atividades direcionadas para os mais novos.
Pelo palco do “Aqui Portugal” desfilarão vários artistas de popularidade reconhecida, mas o foco principal do programa de televisão será a dinâmica gerada na Praça Marquês de Marialva pelas forças vivas do Município, através de vários apontamentos de reportagem e entrevistas com representantes de entidades locais.
A gastronomia terá um destaque particular no edifício dos Paços do Concelho com uma grande mesa onde estarão presentes os sabores tradicionais do concelho preparados por todas as associações que organizam eventos gastronómicos, algumas das quais vão oportunidade de fazer pequenas apresentações dos pratos e petiscos que promovem.
A grande operação televisiva a realizar em Cantanhede no dia 18 de maio foi acordada com a Câmara Municipal, que suporta apenas alguns custos relacionados com questões logísticas e o alojamento e refeições dos intervenientes, o que justifica claramente o apoio da autarquia na perspetiva de que a emissão dará uma assinalável visibilidade e projeção mediática ao concelho e à sua realidade socioeconómica e cultural.


Loulé | Investimento de 16 M€ cria novo polo de saúde e investigação científica no concelho de Loulé



O ABC Loulé Active Life Health & Research, apresentado publicamente no sábado na cidade louletana, pretende promover projetos de investigação científica, atrair médicos e melhorar os cuidados de saúde na região.

Trata-se de uma parceria entre autarquia de Loulé e Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve – ABC (Algarve Biomedical Center), consórcio que reúne o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Universidade do Algarve, que contempla um investimento na ordem dos 16 milhões de euros, complementado com financiamento dos fundos europeus.

O projeto foi apresentado no âmbito da cerimónia comemorativa do 10.º aniversário do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve e da homenagem aos primeiros médicos especialistas diplomados por esta instituição, que decorreu no sábado, no Cine-Teatro Louletano.

A cerimónia contou com a presença de dois representantes governamentais: Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Raquel Duarte, secretária de Estado da Saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, explicou que o projeto pretende resolver “várias lacunas existentes há décadas nesta região relacionadas com a investigação”, proporcionando os melhores cuidados de saúde, não só aos residentes como aos turistas que “esperam encontrar no Algarve a garantia de segurança e qualidade a todos os níveis durante a sua férias”.

O ABC – Loulé Active Life Health & Research, marcado pela inovação, contempla a conceção e construção de dois edifícios: o ABC Loulé Health Research Center, em Loulé, e o ABC Loulé Active Life, em Vilamoura, “ambos enquadrados em instalações modernas, com ausência de impacto ambiental”.

O ABC Loulé Active Life Health & Research encerra diversas componentes e objetivos, demonstrando desde logo uma aposta na investigação e formação, utilizando tecnologia de ponta, numa estratégia de competitividade regional e nacional, como explicou Nuno Marques, presidente da comissão executiva do ABC.
Nuno Marques apresenta projeto

Por outro lado, visa também a descentralização de serviços de instituições de carácter nacional da área da saúde para o Algarve (INSA, INFARMED, IPST e SPMS), com destaque para a criação de um Centro de Investigação de Entomologia Médica do Algarve (em colaboração com o INSA) – que visa a investigação de doenças tão importantes como a malária, dengue ou zica, transmitidas por mosquitos –, do Banco Público Nacional de Células do Cordão Umbilical e da Seroteca Nacional, em articulação com o IPST.

Um Centro Active Life colocará cuidados de excelência de reabilitação ósteo-articular, muscular, cardíaca e respiratória ao dispor da população do município e do Algarve, para além de ser um projeto vocacionado para o turismo de saúde de alta qualidade que impulsionará a economia e combaterá a sazonalidade.

São ainda objetivos a promoção da captação e fixação de recursos humanos na área da saúde no Algarve, a melhoria dos cuidados de saúde prestados.

Este projeto levará à criação de “mais de 150 postos de trabalho diretos e altamente diferenciados em Loulé, com grande benefício direto e indireto da população”.

“A realização deste projeto de tremenda importância regional e nacional deve contribuir de forma decisiva para uma maior atratividade de jovens médicos e investigadores que serão absolutamente determinantes para a futura construção, no Parque das Cidades, do Hospital Central de Faro-Loulé do Centro Hospitalar Universitário do Algarve”, sublinhou o autarca louletano, Vítor Aleixo, para quem este projeto constitui a maior oportunidade para o município se ligar “organicamente” à universidade.

A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, considerou o projeto “estruturante”, com “um grande impacto no desenvolvimento regional e nacional na área da inovação, investigação, formação e na melhoria dos cuidados de saúde”.
Manuel Heitor

Por seu turno, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, falou da “reprogramação de fundos comunitários” orientados para a competitividade e coesão territorial.

“O nosso processo de convergência da média europeia só pode ser feito com mais conhecimento”, frisou o governante.

“A ambição do Centro Académico Clínico abrir novas valências em Loulé mostra bem a relevância e a presença daquilo que pode ser uma articulação adequada entre as atividades de educação, de investigação e de inovação, certamente num contexto autárquico que favoreça e facilite o estabelecimento destas ligações”, afirmou ainda Manuel Heitor.

Fonte: regiao-sul