sexta-feira, 13 de outubro de 2017

UCC ARRONCHES assinala dia da Erradicação da Pobreza

No próximo dia 17 de outubro, terça-feira, no âmbito da comemoração do "Dia Internacional de Erradicação da Pobreza", a Unidade de Cuidados na Comunidade de Arronches e a fisioterapeuta vão participar numa ação de sensibilização e de reflexão para a temática do combate à exclusão social e pobreza.

O desenvolvimento de iniciativas desta natureza fomenta, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e à exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias a nível local.
A UCC de Arronches irá participar  numa atividade de rua, no Jardim do Fosso de Arronches, onde todas as instituições representadas irão elaborar uma tenda/abrigo com fitas de tecido (cedida pela EAPN Portugal.

Cada instituição que aderiu a esta iniciativa é responsável pela decoração da respetiva fita que irá contribuir para a elaboração da tenda/abrigo. 

ULSNA

UCC Ponte de Sôr /Montargil na Erradicação da Pobreza



A Unidade de Cuidados na Comunidade de Ponte de Sor/Montargil vai participar numa atividade de rua, na próxima terça-feira, dia 17, para assinalar o" Dia da Erradicação da Pobreza", no Largo da Câmara Municipal de Ponte de Sor, onde todas as Instituições representadas irão elaborar uma tenda com fitas de tecido.


A UCC fez a decoração em fita vermelha.

ULSNA

UCSP de Marvão desenvolve atividade para promoção de alimentação saudável

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Marvão, coordenada pelo Dr. José Silva, desenvolveu várias atividades no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável que tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica dos alimentos constituintes de um padrão alimentar e criar as condições para que a população os valorize, aprecie e consuma, integrando-os nas suas rotinas diárias.

Assim, foram abordados os utentes na consulta do seu médico de família, passando inicialmente por uma consulta de enfermagem na qual a enfermeira de família avalia a Tensão Arterial, Peso, Perímetro Abdominal e Índice De Massa Corporal.

Após esta avaliação são analisados os valores obtidos com o utente, de forma a perceber o que se pode alterar nos seus hábitos alimentares e de exercício físico.

O ensino é realizado com o recurso a panfletos existentes no serviço para a promoção de uma alimentação saudável.

No ensino é enfatizado o facto que um consumo alimentar adequado e a consequente melhoria do estado nutricional do utente tem um impacto direto na prevenção e controlo das doenças (cardiovasculares, oncológicas, diabetes, doenças osteoarticulares e obesidade).

Para além disto, foram ainda afixados em locais específicos panfletos sobre a Obesidade, com prevalência das imagens.

Para estimular ainda o consumo de fruta, está disponível na Extensão de Saúde de Sto. António das Areias um cesto com maçãs destinadas ao consumo dos utentes.  

O médico de família, na sua consulta, reforça o ensino feito pela enfermeira de família e complementa com a prescrição de terapêutica que vai ajudar o utente.   


ULSNA



ULSNA integra renovação da frota da Vmer do INEM

Resultado de imagem para ULSNA integra renovação da frota da Vmer do INEM
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano integra o plano de renovação da frota das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação.

O presidente do Conselho de Administração da ULSNA, Dr. João Moura Reis, esteve na cerimónia, presidida pelo Ministro da Saúde, de assinatura de contratos para aquisição destes veículos, vinte e dois no total para Unidades Hospitalares do País, na passada terça-feira, dia 10.

O Ministro da Saúde considerou o momento relevante, que vem demonstrar a cultura de partilha entre as entidades do SNS, e assegurou que o plano de revitalização traçado para o INEM segue os compromissos assumidos, com grandes melhorias no reforço das suas capacidades logísticas.

Por sua vez, o presidente do INEM, Luís Meira, sublinhou a importância deste investimento para o sistema de saúde nacional, nomeadamente para os utentes, e apresentou a evolução e a casuística das VMER, colocando a tónica na importância que estes meios de suporte avançado de vida assumem no socorro a vítimas de acidente ou doença súbita. Enalteceu, ainda, o valioso trabalho diariamente realizado pelas Equipas de Médicos(as) e Enfermeiros(as) ao serviço das VMER.

Na sequência de um processo centralizado pela SPMS, EPE, desenvolvido ao abrigo do Código de Contratos Públicos, a aquisição de novas VMER pretende imprimir maior dinamismo, flexibilidade e eficiência ao Sistema Integrado de Emergência Médica para o qual as viaturas são, sem margem para dúvida, uma preciosa ferramenta de trabalho, colocada todos os dias ao serviço do cidadão. Através de um transporte rápido e de uma ação eficiente na prestação de cuidados pré-hospitalares ao cidadão asseguram-se elevados padrões de qualidade e a segurança dos operacionais e de todos os utilizadores da via pública.

A rede de VMER do INEM encontra-se atualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, 14 no norte do país, 10 no centro, e 20 no sul, 17 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo e 3 na região do Algarve.

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel indispensável no apoio às populações. As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.

ULSNA



Universidade de Coimbra com “lotação esgotada”!

As universidades e politécnicos públicos ficaram com 2.569 vagas por preencher concluído o concurso nacional de acesso ao ensino superior distribuídas por 310 cursos, mas a taxa de ocupação global ficou acima dos 90%, segundo dados oficiais.
Resultado de imagem para Universidade de Coimbra com “lotação esgotada”!
As universidades de Aveiro, Coimbra e Porto, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril preencheram na totalidade as vagas.
De acordo com os dados hoje divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), no final da terceira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior ficaram colocados nas universidades e politécnicos públicos 46.544 estudantes, um acréscimo superior a mais de mil novos alunos face ao concurso de 2016, quando nas três fases foram colocados 45.367 candidatos.
“Na terceira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2017, agora concluída, foram colocados 1.602 estudantes (aumento de 3% face à mesma fase do concurso do ano anterior). Foram preenchidas 91,6% das vagas colocadas a concurso, o que representa uma subida face ao ano anterior, quando haviam sido preenchidas 89,5% das vagas”, precisou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), numa nota hoje divulgada.
Para a terceira e última fase do concurso nacional de acesso as instituições disponibilizaram 3.502 vagas, das quais sobraram 2.569, em 310 cursos, ainda que se tenham apresentado a concurso 4.230 candidatos.
“A existência de 2.569 vagas sobrantes representa um decréscimo de 26% face ao ano anterior, quando haviam sobrado 3.483 vagas. Estas vagas podem ser agora utilizadas pelas instituições de ensino superior no âmbito dos concursos especiais e das mudanças de para instituição/curso”, refere a tutela em comunicado.
O MCTES lembra ainda que, além dos concursos especiais há ainda as formações curtas TESP, os cursos de dois anos lecionados nos politécnicos não conferentes de grau académico ainda que de nível superior, afirmando que todas as vias de ingresso consideradas, as expectativas da tutela são de que no ano letivo de 2017-2018 haja 73 mil novos alunos no ensino superior.
Entre os candidatos à terceira fase apenas 89 não tinham tentado aceder ao ensino superior em qualquer das fases anteriores.
Há ainda, entre os 4.230 candidatos, 1.591 que não conseguiram colocação na primeira ou na segunda fase do concurso, 573 colocados anteriormente, mas que não se matricularam e 1.977 estudantes que tentaram uma mudança de curso.
Em 29 dos mais de 300 cursos com lugares disponíveis há 20 ou mais vagas por preencher.
Segundo dados da tutela, as instituições podiam ter levado a concurso na terceira fase mais 2.080 vagas além das 3.502 disponibilizadas, mas optaram por não o fazer.
Numa análise por instituições de ensino superior, o Instituto Politécnico de Bragança é o que regista a mais baixa taxa de ocupação de vagas, com 49,8% de lugares preenchidos, seguindo-se os politécnicos de Tomar, com cerca de 54% de ocupação, e os de Beja e Portalegre, ligeiramente acima dos 60 por cento.
As universidades de Aveiro, Coimbra e Porto, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril preencheram na totalidade as vagas.
Em termos de áreas de formação, Agricultura Silvicultura e Pescas (38,3%), Serviços de Segurança (51,4%) e Indústrias Transformadoras (59,6%) revelaram ser as menos apelativas para os estudantes no concurso deste ano.
Nas restantes áreas a taxa de ocupação é, regra geral, superior a 80 por cento.
Os resultados da terceira fase estão desde hoje disponíveis no portal da DGES (www.dges.gov.pt), podendo ser também consultados na plataforma para telemóveis ES Acesso.
Os colocados na terceira fase devem matricular-se entre 13 e 19 de outubro.

Fonte: Notícias de Coimbra

“Ophelia”. Sete das nove ilhas dos Açores em alerta vermelho

Furacão continua a avançar e a aproximar-se do arquipélago dos Açores onde pode chegar no sábado.
Resultado de imagem para “Ophelia”. Sete das nove ilhas dos Açores em alerta vermelho
Sete das nove ilhas do arquipélago dos Açores vão estar em alerta vermelho entre as 12h00 e a meia-noite de sábado devido a forte precipitação, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o grupo Oriental (que inclui as ilhas de São Miguel e Santa Maria) estará em alerta vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 18h00 e as 23h59 (hora local, mais uma no continente).
Já o grupo Central (que engloba a Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) vai estar em alerta vermelho entre o meio-dia e as 18h00 de sábado.
Estes alertas devem-se a precipitação forte esperada devido à passagem do furacão “Ophelia”, de categoria 2, que às 9h00 locais estava a 995 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se em direcção ao arquipélago.
Ainda de acordo com o IPMA, o grupo Ocidental, constituído pelas ilhas das Flores e Corvo, estará em alerta amarelo quanto a precipitação e trovoada entre as 17h00 e as 23h59 de hoje (hora local).
Entre a meia-noite e o meio-dia de sábado, o grupo central está em alerta laranja quanto a precipitação (que se espera forte), e entre a meia-noite e as 18h00 estará em alerta amarelo quanto a trovoada.
As ilhas de São Miguel e Santa Maria estarão em alerta laranja em termos de precipitação, o terceiro mais grave numa escala de quatro, entre o meio-dia e as 18h00 de sábado, sendo esperada chuva forte.
O mesmo alerta foi emitido quanto ao vento, sendo que o IPMA espera "vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas até 100 quilómetros/hora para São Miguel, e superiores a 100 quilómetros/hora em Santa Maria, na direção de sul a rodar para norte".
Estas velocidades de vento são esperadas entre o meio-dia de sábado e as 6h00 de domingo.
Quanto a agitação marítima e trovoada, o grupo Oriental estará em alerta amarelo (o segundo mais grave numa escala de quatro) entre o meio-dia de sábado e as 6h00 de domingo.
Reforçadas medidas de prevenção
O Governo dos Açores anuncia que estarão em prontidão em São Miguel e Santa Maria 340 elementos dos serviços florestais, ambiente e obras públicas e haverá um reforço das comunicações de emergência para a passagem do furacão “Ophelia”.
"Para uma primeira intervenção, em caso de necessidade, estarão em nível de prontidão nas duas ilhas cerca de 340 elementos ligados aos serviços florestais, de ambiente e das obras públicas, assim como cerca de duas dezenas de máquinas retroescavadoras, giratórias e de rasto, entre outras", refere uma nota de imprensa do executivo regional.
Segundo a mesma nota, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, reuniu-se com secretários regionais "para fazer o ponto de situação da actividade dos vários departamentos públicos, no âmbito das medidas preventivas" para aquelas duas ilhas do grupo oriental do arquipélago face à possibilidade de passagem do furacão.
"Nesse sentido, nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, ficarão de prevenção os serviços das áreas da Proteção Civil, saúde, obras públicas, florestais e ambiente, sendo também reposicionados meios e equipamentos nas zonas consideradas mais críticas na ilha de São Miguel", informa o Governo Regional, adiantando que Vasco Cordeiro já esteve em contacto telefónico com o presidente da Câmara de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, município único de Santa Maria.
A empresa Portos dos Açores colocou também "as chefias de prevenção nos cais, marinas e em outras infraestruturas, e está a implementar várias medidas, como o reforço das amarrações, a remoção ou desmontagem de equipamentos e contentores e a proteção provisória das obras em curso", acrescenta o Governo Regional.
De acordo com a nota, duas equipas das corporações de bombeiros de Ponta Delgada e da Ribeira Grande e operacionais do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, num total de 13 elementos, vão reforçar o efetivo em Santa Maria.
Já no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, em São Miguel, ficará a base de comando avançado da Proteção Civil, que incluirá um reforço das comunicações de emergência.
Lusa

Periodo Critico Prolongado Até 31 de Outubro

O Governo anunciou esta sexta-feira que decidiu prorrogar o período crítico de incêndios até ao fim do mês de outubro. Este é já o segundo prolongamento, uma vez que o Executivo tinha inicialmente estendido este período crítico até 15 de outubro. Durante o período crítico é proibido fumar ou fazer lume nos espaços florestais ou agrícolas.
A decisão do Executivo é justificada pelo facto de a precipitação prevista poder “não ter expressão na alteração de índice de severidade meteorológico acumulado”. Por isso, o Governo prevê que se mantenha um “elevado estado de secura dos combustíveis”.
Segundo o despacho do Governo, a quantidade de água disponível no solo será “presumivelmente insuficiente para aumentar o teor de humidade” que possa contrariar possíveis ignições e incêndios rurais.
nota divulgada pelo Ministério da Agricultura adianta ainda que o número de incêndios por cada dia nesta altura do ano “se encontra acima da média dos últimos anos para este período”, o que justifica, na perspetiva do Governo, a continuidade das medidas e das ações especiais de prevenção.
O despacho do Executivo assinala que o período crítico de incêndios prevê a proibição de fumar, fazer lume ou fogueiras nos espaços agrícolas e florestais, bem como fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa.
Durante este período, é também proibido fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, ou fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

16 de outubro - Dia Mundial Da Alimentação


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro, data que marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.

Neste dia e seguintes, realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, nomeadamente no âmbito da ULSNA por iniciativa de unidades de saúde em vários concelhos e junto de diferentes públicos-alvo.

Recordamos, desde já, algumas referências importantes para uma alimentação saudável:

Polifracione as suas refeições (coma diversas vezes ao dia)

Beba no mínimo 1.5ls de água ao dia

Na composição das suas refeições tenha em atenção o seguinte.

Substitua óleos por azeite

Coma vegetais frequentemente (no mínimo 2x dia)

Coma aves e peixe

Limite o consumo de carne vermelha (1x semana)

Inclua leguminosas e frutos secos na sua alimentação

Coma fruta fresca como sobremesa.


7º Congresso Internacional da APEGEL - 20 e 21 de Outubro de 2017



A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança – APEGEL vai realizar o seu 7ª congresso, subordinado ao tema "Contratualização e Segurança dos Cuidados – Desafios à Gestão em Enfermagem nos próximos dias 20 e 21 de outubro no auditório Dr. Francisco Tomatas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, IPP em Portalegre.

ULSNA

Mais informação disponível http://www.apegel.org/Paginas/pagina23
www.apegel.org
7º Congresso Internacional da APEGEL INFORME-SE : INSCREVA-SE : PARTICIPE: FAÇA-SE SÓCIO: Programa Cientifico: Inscrição no congresso

Ahora las niñas y niños pueden aprender código y programar su primera página web con #YoPuedoProgramar


 

por Yesica Flores
Como parte de los esfuerzos de Microsoft México para acercar a las niñas a las disciplinas STEM (Ciencia, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas, por sus siglas en inglés), la compañía recibió en sus oficinas corporativas a un grupo de 26 niñas, de entre 9 y 11 años, quienes escribieron sus primeras líneas de código y comenzaron el desarrollo de su primera página web con la nueva iniciativa #YoPuedoProgramar, Mi Página Web.
En el marco de la celebración del Día Internacional de la Niña (11 de octubre), Jorge Vega, Director de Filantropía, Asuntos Legales y Corporativos de Microsoft México, invitó a las niñas a seguir involucrándose en disciplinas relacionadas con la ciencia y la tecnología, destacando la importancia de aprender destrezas y habilidades como la programación, la cual en el futuro les dará las herramientas necesarias para enfrentar las exigencias de la cuarta revolución industrial.
“En Microsoft buscamos empoderar a las niñas de todo el mundo para que logren más”, afirmó Jorge Vega. “Ayudar a las niñas a tener acceso a la educación en ciencias de la computación es una forma de cumplir con nuestra misión. Queremos que las niñas y las mujeres tengan todas las oportunidades que requieran para alcanzar todo su potencial.”
A través de los cursos gratuitos en línea que ofrece Microsoft, las niñas pueden comenzar a aprender elementos técnicos del lenguaje universal de la programación, el cual en el futuro les ayudará a encontrar un trabajo de calidad y más aún, a impactar de manera positiva en las necesidades de sus comunidades por medio de desarrollos tecnológicos.
Datos de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), revelan que únicamente el 8% de las mujeres que se inscriben a la universidad, optan por una carrera que involucre el estudio de las STEM; y según el Instituto Smithsoniano, para 2018 se espera que haya al menos 2.4 millones de trabajos disponibles en disciplinas relacionadas con la ciencia, tecnología, ingeniería y matemáticas.
“En Microsoft México apoyamos enteramente la diversidad, es por ello que celebramos el Día Internacional de la Niña introduciéndolas de manera lúdica y desde una temprana edad al mundo de la tecnología, esperando consideren a las carreras de STEM como una oportunidad de desarrollar su creatividad y realizar sus sueños”, finalizó el directivo.
Para conocer más sobre las acciones de Microsoft para implementar las habilidades STEM en beneficio de las niñas mexicanas, visita http://www.microsoft.com/makewhatsnext.

Governo confirma morte de paramédico português em queda de avião em Angola

Governo confirma morte de paramédico português em queda de avião em Angola
O governo português confirmou hoje a morte de um cidadão português em Angola, um paramédico bombeiro de 39 anos, na sequência da queda de um avião na tarde de quinta-feira, quando fazia o percurso da Lunda Norte para Luanda.

Fonte oficial do gabinete do Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, declarou à Lusa que o avião -- no qual seguiam sete pessoas, entre tripulantes e passageiros - "caiu cerca de 20 minutos depois de ter descolado" do Dundo, na província da Lunda Norte, a caminho de Luanda. Desconhecem-se, de momento, os motivos da queda do aparelho.

"O português falecido era um paramédico bombeiro de 39 anos", disse a mesma fonte, referindo também que o homem não estava ao serviço do Estado português.

A aeronave tinha partido do Dundo, no extremo leste de Angola, cerca das 16:00, com destino a Luanda, quando foi perdido o contacto, tinha declarado anteriormente à Lusa uma fonte da proteção civil angolana.

A Força Aérea Angolana (FAN) disponibilizou dois helicópteros para procurar os destroços do avião que estava ao serviço de uma empresa privada e que desapareceu a 200 quilómetros da cidade do Dundo.

De acordo com informação prestada pela FAN, os dois meios aéreos estão envolvidos nas operações desde o início da manhã, havendo registo da participação de uma avaria na aeronave desaparecida, antes de perder o contacto.

O Ministério dos Transportes de Angola convocou para esta tarde uma conferência de imprensa para dar mais explicações sobre este incidente.

Fonte: Lusa
Foto: EPA / FAZRY ISMAIL

Hora de Fecho: Em direto/ Costa: Orçamento para 2018 "é de continuidade"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A proposta de Orçamento já foi aprovada e é apresentada ao final desta sexta-feira. Sobre o documento, o primeiro-ministro comentou num pequeno vídeo que se trata de uma proposta de "continuidade".
A versão final do Orçamento do Estado que será entregue hoje no Parlamento justifica a atualização extraordinária com a necessidade de "aumentar os pensionistas com pensões mais baixas".
GNR, PSP, PJ, SEF, Polícia Marítima e Guarda Prisional vão continuar limitadas a situações de saúde, limites de idade e outras regras. É uma "medida de equilíbrio orçamental", diz o Governo.
Alimentos com mais de 1 grama de sal por 100g de produto vão ficar mais caros a partir do próximo ano. Também a "sweet tax" vai ser agravada. O objetivo, diz Governo, é mudar hábitos alimentares.
Governo chegou a estudar a hipótese de duplicar o limite de isenção de IVA para recibos verdes para 20 mil euros. No entanto, a medida acabou por cair e não constará na versão final do Orçamento.
Menos de 24 horas depois da divulgação do relatório que apontou falhas graves à atuação da Proteção Civil, Constança de Sousa diz: "Não me demito". Oposição exige responsabilidades políticas.
Tribunal Judicial da Comarca do Porto recusou a providência cautelar apresentada pelo Benfica para evitar que o FC Porto continuasse a divulgar emails e os dragões não demoraram a reagir.
Ministério Público acredita que uma empresa com José Guilherme, construtor que deu prenda de 14 milhões a Salgado, seria forma de obter benefícios para Sócrates. Falhou. A alternativa foi o grupo Lena
Danúbia Rangel só tem 33 anos mas já foi casada três vezes - sempre com chefes do tráfico de droga de favelas do Rio de Janeiro. Tinha uma vida de luxo e milhares de fãs nas redes sociais. Foi presa.
Quando o avô de Tomkins foi para um lar, ele decidiu mexer nas caixas de fotos para ver que aventuras tinha vivido. Afinal, Stephen Clarke adorava viajar. E o neto decidiu seguir-lhe os passos.
Os efeitos da passagem do furacão Ophelia podem fazer-se sentir no norte de Portugal Continental. Os Açores estão em "alerta" e a Proteção Civil já mobilizou meios extra. 
Opinião

Rui Ramos
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto?

José Manuel Fernandes
O que o despacho de acusação nos mostra é que este não é um mero caso de Justiça, é muito mais do que isso. Mostra até onde chegou a concentração de poder e a sofreguidão do duopólio Sócrates-Salgado.

Diana Soller
O referendo deixou de ser um instrumento muito esporádico para se tornar numa arma de arremesso e/ou de sobrevivência política. O que é, em si só, uma mudança profundamente antidemocrática.

João Muñoz de Oliveira
É tempo de uma avaliação séria da introdução de provas de aferição, que em nada contribui para a melhoria do sistema educativo. Perante uma promessa de evolução, o que sucedeu foi uma regressão.

Helena Garrido
Há riscos no excesso de optimismo como no excesso de pessimismo. Um sublinhado do FMI que se aplica bem à economia portuguesa.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Trabalhos de Verão e ordenados de estudantes deverão passar a pagar IRS

Resultado de imagem para Trabalhos de Verão e ordenados de estudantes deverão passar a pagar IRS
Proposta tem como "limite anual" cinco vezes o Indexante dos Apoios Sociais, actualmente nos 421,32 euros.
Os rendimentos dos estudantes dos ensinos secundário e superior e os montantes obtidos por menores durante as férias deverão passar a ser tributados em IRS, à taxa de 10%, segundo uma versão preliminar do Orçamento do Estado para 2018 (OE 2018).
Nessa versão preliminar, datada de quinta-feira – dia da reunião do Conselho de Ministros, que aprovou a proposta – e outra versão da proposta de OE 2018 obtida nesta sexta-feira, lê-se que deverão ficar "sujeitos a retenção na fonte a título definitivo, à taxa de 10%, as importâncias auferidas ao abrigo do contrato de trabalho por estudante matriculado no ensino secundário, no ensino pós-secundário não superior e no ensino superior".
Esta retenção na fonte abrange também os rendimentos ganhos "por menor em espectáculo ou outra actividade de natureza cultural, durante as férias escolares" e tem como "limite anual" cinco vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que este ano é de 421,32 euros mas que deverá também ser actualizado em 2018, o que deverá colocar este tecto anual acima dos 2100 euros.
Mais: Saiba o que pode mudar na sua vida em 2018
Para efeitos de tributação, estes rendimentos "podem ser englobados [...] por opção dos respectivos titulares, residentes em território nacional, desde que obtidos fora do âmbito do exercício de actividades empresariais e profissionais".
Esta versão da proposta orçamental também já inclui a nova tabela das taxas do IRS, que passará a ter sete escalões, resultantes do desdobramento dos actuais segundo e terceiro escalões que abrangem os rendimentos entre os 7091 e os 20.261 euros (tributados a 28,5%) e entre os 20.261 e os 40.522 euros (taxados a 37%).
Assim, para os rendimentos ganhos em 2018, a solução passará por tributar a 14,5% quem ganha até 7091 euros, a 23% quem tem rendimentos anuais entre aquele valor e os 10.700 euros, a 28,5% os que auferem entre 10.700 e 20.261 euros, a 35% o intervalo de rendimentos entre os 20.261 e os 25 mil euros e a 37% os entre os 25 mil e os 36.856 euros.
Os dois últimos escalões deverão manter-se com as taxas já em vigor, mas os limites de rendimento a que se aplicam serão modelados para garantir que estes contribuintes não são beneficiados desta revisão: entre os 36.856 euros e os 80.640 euros a taxa será de 45% e acima dos 80.640 euros será de 48%.
O documento preliminar a que a Lusa teve acesso mantém também o aumento do mínimo de existência, que deverá passar a ser calculado em função do IAS, correspondendo a 1,5 vezes aquele valor e sendo pago 14 vezes por ano.
Por esta fórmula o mínimo de existência, que determina o nível de rendimento até ao qual trabalhadores e pensionistas ficam isentos de IRS, deveria ser de 8847,72 euros. No entanto, como o IAS deverá ser actualizado em 2018 ao nível a inflação, este valor deverá ser ainda superior.
Ainda no IRS, em 2018 será incluído nas deduções das despesas de formação e educação o valor das rendas de imóveis pagas por estudantes deslocados até aos 25 anos.
Actualmente, o código do IRS permite a dedução de "30% do valor suportado a título de despesas de formação e educação por qualquer membro do agregado familiar, com o limite global de 800 euros", sendo consideradas para esta rubrica o pagamento de creches, jardim-de-infância, lactários, escolas, estabelecimentos de ensino e outros serviços de educação, bem como as despesas com manuais e livros escolares.
A partir de 2018, o limite global da dedução para esta categoria da despesa, de 800 euros por ano, pode subir para os 900 euros desde que o aumento se deva ao pagamento de rendas.
O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira a proposta de OE 2018 e o ministro das Finanças, Mário Centeno, deverá entregá-la nesta sexta-feira na Assembleia da República.

Fonte: Lusa

Llega la 4ª edición de Red Hat Forum a la Ciudad de México “The impact of the individual”


  

por Yesica Flores
Ciudad de México, octubre 2017. Red Hat, líder mundial en soluciones de código abierto empresarial, presenta la cuarta edición de Red Hat Forum en la Ciudad de México, el evento más importante del software de código abierto en Latinoamérica. Bajo el lema “The impact of the individual”, tendrá lugar el 17 de octubre en el World Trade Center de 08:30 a 18:30 horas, en Filadelfia S/N, Colonia Nápoles, Ciudad de México.
El encuentro, que reúne a más de 1,000 personas provenientes de todo el país, permitirá, a través de las presentaciones de visionarios y líderes de la industria, conocer por qué el código abierto facilita la innovación en el mundo digital; y cómo la innovación abierta ayuda a las empresas a adoptar la transformación digital.
Toda la comunidad de TI de open source se prepara para la edición que este año tiene como objetivo celebrar el impacto que generan los individuos, emprendedores, desarrolladores y exploradores, que aportan conocimiento e innovación a la sociedad.
El código abierto resume la aportación de todos. Su evolución ha permitido liderar el proceso de transformación digital en compañías y organizaciones de todo el mundo. Ha continuado expandiéndose más allá del universo tecnológico para ayudar a resolver algunos de los problemas más apremiantes de nuestra sociedad.
El anfitrión de esta cuarta edición será Alejandro Raffaele, Director General de Red Hat México, quien abordará el potencial que el código abierto tiene en el país y cómo la compañía está ayudando a las organizaciones a enfrentar los retos de la era digital. Asimismo, participarán Sebastián Cao, CTO de Red Hat LATAM, quien, gracias a su trabajo y colaboración con empresas de la región, compartirá su visión sobre la manera en que los negocios se enfocan en la entrega continua de servicios y soluciones que impulsan su crecimiento; así como John Allessio, Vicepresidente de Servicios Globales Red Hat, quien analizará a fondo los desafíos de un mercado con un enfoque abierto.
Destaca además el panel “La transformación que impactó la Economía Mundial”, en el que representantes de empresas nativas digitales intercambiarán opiniones sobre lo que representa ser punta de lanza en la transformación digital de México. Los miembros de este panel incluyen a:
• Hassan Yasine, Cofundador y CMO de Gaia Design
• Carlos Hernández, Director de Tecnología de BIVA
• Vicente Fenoll, CEO de Kubo Financiero
• Blas Caraballo, General Manager México de PayPal
De igual forma, líderes tecnológicos y de negocio compartirán con los asistentes cuáles son los pasos que sus organizaciones están siguiendo para evolucionar en empresas digitales:
• Alfonso Fonseca, Director de Innovación y Gobierno Digital del Gobierno del Estado de Jalisco
• Hugo Nájera Alva, Director General Desarrollo de Negocios de BBVA Bancomer
• Xavier Zamora, Director General de BEEVA
Para conocer más detalles sobre el evento, visite el sitio oficial del Red Hat Forum Ciudad de México 2017.

Aruba destaca soluciones inteligentes de red que trabajan con la movilidad, la nube y el IoT


por Yesica Flores
•El fundador y Vicepresidente Senior de Aruba Networks Keerti Melkote, compartió las innovaciones más novedosas en seguridad y software para apoyar a las compañías a cumplir su potencial al atender preocupaciones de seguridad y acelerar su innovación.
Aruba, una compañía de Hewlett Packard Enterprise, mostró sus innovaciones más recientes, diseñadas para permitir a las compañías locales de distintas industrias aprovechar las tendencias más relevantes en conectividad. Por ejemplo, la compañía destacó que más de 90 por ciento de las grandes compañías en México planean implementar o dar seguimiento a proyectos de Internet de las Cosas (IoT) entre hoy y el año 2019.
Keerti Melkote, fundador de Aruba, comentó: “El reto más grande al renovar una red empresarial, es convertirla en un activo inteligente de la organización, para que pueda ayudar a la compañía a disfrutar de las posibilidades que brinda la conectividad moderna.”
Durante un evento al que asistieron más de 800 clientes y potenciales clientes, Aruba profundizó la información sobre sus recientemente anunciadas soluciones de seguridad, que incluyen tecnología analítica que estudia el comportamiento del usuario e incorpora aprendizaje autónomo para hacer a la red más inteligente en temas de seguridad, lo que a su vez permite responder a los ataques de manera más efectiva.
Los resultados de las soluciones de seguridad de Aruba se aprecian en forma de una mayor visibilidad y un tiempo de respuesta más corto, e incluyen modelos de aprendizaje autónomo que detectan cambios en el comportamiento de los dispositivos en la red, que podrían señalar una amenaza latente. Además, la seguridad se incluye como parte de la propia infraestructura, gracias a Access Points de Wi-Fi, controladores y switches que cuentan con capacidades de seguridad incluidas.
Melkote también comentó sobre las principales ventajas de tendencias como el IoT y la movilidad, compartiendo cómo sus beneficios están al alcance para las compañías mexicanas. Recordó a los ejecutivos presentes que cuando estos proyectos están correctamente asegurados, provén un Retorno de Inversión de hasta (ROI) 34 por ciento, tal como se reportó en una encuesta aplicada a ejecutivos de TI que formó parte de un reporte global de Aruba sobre el tema.
Algunas de las principales ventajas de adoptar proyectos de IoT, de acuerdo a los ejecutivos de TI mexicanos, incluyen un aumento en ganancias, una mejora en la experiencia del cliente y mayor visibilidad en los procesos organizacionales. Estas ventajas fueron consistentes entre los ejecutivos que implementaron proyectos de IoT en los últimos 6 a 18 meses.
“Todas las compañías pueden experimentar los beneficios del IoT, la movilidad y la nube y es totalmente natural que graviten a un modelo en el que su red apoya esas metas, pero dicho cambio tiene que venir acompañado de herramientas que aseguren y automaticen procesos, además de proveer información valiosa para la compañía” comentó Everth Hernandez, Director de Ingeniería de Sistemas en Aruba México.
Al comentar sobre las tendencias actuales en México, Raffaelo Piccolo, Country Manager de Aruba en el país, mencionó: “En términos de conectividad, las verticales que ponen el ritmo son principalmente el comercio, la industria, el sector salud, las instituciones educativas y hasta cierto punto, el gobierno en sus tres niveles.” Además destacó que un incremento en el número de empresas que adoptan estos proyectos lleva a una mayor demanda de herramientas que ayuden a asegurar sus redes.