quinta-feira, 25 de outubro de 2018

“NOTAS COM TANINOS” | VINHO E MÚSICA NO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA


O Convento de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, é o cenário escolhido para o evento “Notas com Taninos”, no dia 3 de novembro, sábado, entre as 17h30 e as 19h000.

Integrado no programa da Cidade Europeia do Vinho 2018 | Torres Vedras/Alenquer, este evento associa o vinho e a música, com degustações ao som da Sociedade União Filarmónica Alenquerense.

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVE REUNIÃO PREPARATÓRIA DO EUROPEAN PEOLPES’ FESTIVAL




Numa organização da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a cidade de Cantanhede vai acolher nos próximos dias 2, 3 e 4 de novembro a reunião preparatória do EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL, que se vai realizar em julho do próximo ano, na semana em que decorre a Expofacic.
Participam nesta visita 35 representantes de 13 países europeus, dos 15, que vão estar de 20 a 27 de julho de 2019, na cidade e concelho de Cantanhede, nomeadamente a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Letónia, Luxemburgo, Polónia e naturalmente Portugal.
Logo no primeiro dia e após a recepção, que vai ocorrer no Museu da Pedra os visitantes vão receber o programa do Pré-meeting, seguindo-se um jantar volante, no mesmo local e um convívio europeu num dos bares da cidade.
No dia seguinte, para além de conhecerem e aprovarem, o programa do evento, que será apresentado detalhadamente pela Comissão Organizadora, os delegados presentes, realizarão a habitual reunião anual do Comité Europeu, que se irá realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, após uma breve sessão de boas vindas, promovida pelo Município.
Após o almoço segue-se uma visita bastante exaustiva aos locais de realização das diversas actividades que vão integrar o programa apresentado, seguido de um jantar convívio.
O último dia ficará reservado para uma sessão de trabalho mais informal e para o regresso dos participantes ás suas cidades de origem.


Apresentação Pública do Exercício Europeu de Proteção Civil – 26 de Out., às 10h30


A Autoridade Nacional de Proteção (ANPC) efetua esta sexta-feira, 26 de outubro, às 10:30 horas, na sua sede em Carnaxide, a apresentação pública do Exercício Europeu de Proteção Civil – CASCADE’19.

O CASCADE´19 é organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo financiado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Trata-se de um exercício a realizar em Portugal entre 28 de maio e 1 de junho de 2019, de tipo LIVEX (LIVEexercise), ou seja, com movimentação real de meios de proteção e socorro.

O objetivo é treinar e testar a capacidade de resposta conjunta e integrada do Sistema Nacional de Proteção Civil e da União Europeia, num cenário que prevê múltiplas e complexas situações de emergência, provocadas por sismos, condições meteorológicas extremas, inundações por cheias em cursos de água, acidentes com barragens, acidentes em complexos industriais e poluição marítima, que irão suceder em “cascata”.

Os diferentes Agentes de Proteção Civil, nacionais e internacionais, irão atuar segundo os protocolos operacionais fixados como se de ocorrências reais se tratassem, desencadeando as ações de resposta necessárias à resolução dos incidentes planeados, pondo em prática e testando as suas diversas capacidades e valências, designadamente de emergência médica, de evacuação de populações, de busca e resgate em estruturas colapsadas, de apoio social, de organização de zonas de concentração e de suporte às populações. Será igualmente testada a importante componente de receção, integração e coordenação dos meios das equipas internacionais que, numa situação real, possam ser chamados a intervir no quadro de um pedido de assistência internacional.

O exercício europeu CASCADE´19 mobilizará mais de 600 operacionais de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, indo desenrolar-se nos distritos de Aveiro, Lisboa, Setúbal e Évora.

“Visita ao Palácio Assombrado” no Halloween em Reguengos de Monsaraz



“Visita ao Palácio Assombrado” é o tema da noite das bruxas em Reguengos de Monsaraz. Na quarta-feira, dia 31 de outubro, a partir das 21h, a Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz vai assinalar o Halloween com visitas guiadas pelo edifício, o Palácio Rojão.

A autarquia propõe uma visita histórica em família até ao ano de 1875. A equipa da biblioteca vai guiar os participantes num percurso assustador por várias áreas do edifício, que terão decoração adequada à noite das bruxas.

Nesta iniciativa para maiores de seis anos de idade todos os participantes poderão apresentar-se vestidos de acordo com o Halloween.

O Palácio Rojão, atualmente a funcionar como biblioteca municipal, foi construído na primeira metade do século XIX para residência urbana da família Papança. Uma obra considerada arrojada para a época, pois, para além da inspiração que foi buscar ao estilo romântico, que na altura ditava a linha de construção dos grandes edifícios, denota também, ao nível da fachada, elementos de conceção mourisca.

“Academia Europa” na Lousã, de 26 a 28 de Outubro

Realiza-se nos próximos dias 26, 27 e 28 de outubro na Lousã, a “I Academia Europa”.
Promovida pelo Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra e pelo Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra  (NAPEEC), com o apoio da Câmara Municipal da Lousã, Comissão Europeia, Parlamento Europeu, IPDJ e CIM Região de Coimbra.
A I Academia Europa dirige-se a 70 estudantes universitários, provenientes de várias instituições de ensino do país, que têm interesse sobre a actualidade europeia.
O objetivo da iniciativa é envolver os jovens no debate sobre o futuro da União Europeia e o papel da Comissão Europeia, com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática portuguesa e europeia.
No dia 26, os jovens serão recebidos, pelas 18:30, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lousã, pelo presidente da CML, Luís Antunes, pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM RC, João Ataíde, por Catarina Durão do IPDJ e pelos representantes do NAPEEC e do CIED RC.
Pelas 21:30 realizar-se-á no Palácio da Lousã- Boutique Hotel um Diálogo com Cidadãos, aberto à comunidade, que contará com a presença  da Margarida Marques, Deputada da Assembleia da República  e do Eurodeputado António Marinho e Pinto.
Nos dias 27 e 28, as sessões realizão-se na Pousada da Juventude da Lousã e contarão com a presença ,entre outros, dos Eurodeputados José Manuel Fernandes, Carlos Coelho e Miguel Viegas, da Presidente da CCDRC Ana Abrunhosa, dos(as) Professores Universitários Tiago Lopes, Dina Sebastião,  Isabel Camisão, João Calvão da Silva e António Martins da Silva, de Pedro Valente, Chefe de Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e João Faria da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
O painel das 21:30  será moderado pelo lousanense João Ramos, Director de Informação da RTP , que abordará a questão da   “Crise dos Refugiados e reforma do sistema político europeu".
Por fim no dia 28, a sessão de encerramento contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Rebelo, e na parte da tarde os jovens  terão oportunidade de visitarem uma das aldeias de xisto da Serra da Lousã, o Talasnal.
Durante estes dias, estará patente na Câmara municipal da Lousã, a exposição fotográfica “Grécia: O Purgatório Europeu” do jornalista Ricardo Lopes elaborada pela Associação Centro Social Paroquial Vera Cruz, que visa os campo de refugiados e centros de acolhimento em redor de Atenas.

Presidente do Turismo do Porto e Norte fica em prisão preventiva

Melchior Moreira é acusado de vários crimes de corrupção, que terão lesado o Estado num total de cinco milhões de euros.
Resultado de imagem para Presidente do Turismo do Porto e Norte fica em prisão preventiva
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, um dos cinco suspeitos na alegada viciação de procedimentos de contratação pública, vai ficar em prisão preventiva, disse hoje um advogado do processo.
Os interrogatórios no TIC do Porto começaram na sexta-feira e prolongaram-se até segunda-feira.
As cinco pessoas foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ) na quinta-feira, na operação com o nome de código Éter, que incluiu buscas em entidades públicas e sedes de empresas.
Em causa estarão ajustes diretos realizados nos últimos dois a três anos que ultrapassam um total de cinco milhões de euros.
Segundo fonte policial, os ajustes diretos eram concedidos por valores muito acima do mercado e, por vezes, sem que o serviço fosse prestado.
A investigação centrada no Turismo do Porto e Norte "determinou a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de quadros dirigentes, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto", avançou a PJ na quinta-feira.
Com esse esquema, pretendia-se "favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular", referiu a polícia.
À Lusa, fonte policial disse que em causa estão crimes de corrupção, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influências, recebimento indevido de vantagem e participação económica em negócio em procedimentos de contratação pública no Norte do país.
Na operação policial realizaram-se 11 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas regiões de Porto, Gaia, Matosinhos, Lamego, Viseu e Viana do Castelo, e estiveram envolvidos 50 elementos da PJ, incluindo inspetores e peritos informáticos, financeiros e contabilísticos.
Lusa / TSF
Foto: José Carmo / Global Imagens

Hora de Fecho: Web Summit cara? Simulámos reservas em 131 hotéis /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A Web Summit está a chegar e tem um impacto enorme no preço do alojamento em Lisboa. Fomos perceber até onde é que os preços sobem em hotéis, hostels e Airbnb. Veja os resultados.
Rui Rio admite que "não é muito normal" que António Costa não soubesse do encobrimento das armas, mas recusa chamá-lo à comissão de inquérito. Isso são "foguetes".
Nuno Magalhães diz que "não começa a casa pelo tecto", mas admite que para o apuramento da responsabilidade política do caso Tancos "parece imprescindível" chamar Costa ao inquérito parlamentar.
Carlos César diz que "partidos com responsabilidade histórica" não propõem ouvir um PM num inquérito. Líder da bancada diz também que não vê incompatibilidade no substituto de Helena Roseta.
Presidente do BCE diz que são "limitados" os sinais de contágio do risco italiano a outros países. Mas esses sinais "estão lá". BCE está confiante de que irá haver um acordo com o governo italiano.
Mais uma reviravolta na versão da Arábia Saudita. Esta madrugada, o Reino admitiu que a morte foi premeditada. É a terceira versão dos sauditas sobre o que aconteceu a Jamal Khashoggi.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão descer até 10 graus a partir de sexta-feira devido a uma massa de ar muito frio. Os ventos vão de moderados a fortes.
Teddy, um menino do Arizona, fez este fim-de-semana seis anos e para celebrar convidou todos os seus amigos. Só que nenhum dos 32 convidados apareceu.
Caetano Veloso escreveu um artigo de opinião no New York Times em que alerta para uma "onda de medo e ódio" caso Bolsonaro vença. Garante que não volta a exilar-se e promete resistência.
Os jogos em mundo aberto serão marcados pelos que foram feitos antes ou depois de "Red Dead Redemption 2", que é provavelmente o maior jogo da sua geração.
Nem o triunfo com o Viktoria Plzen melhorou situação de Lopetegui no Real e só a intervenção do diretor geral, José Ángel Sánchez, evitou que técnico fosse dispensado ainda antes do jogo em Barcelona. 
Opinião

Helena Garrido
O futuro dirá se Mário Centeno corrigiu estruturalmente as contas públicas ou foi apenas um ministro que usou novas técnicas e tácticas contabilísticas e políticas. O futuro parece estar a chegar.
Miguel Pinheiro
Vieira da Silva surgiu com uma solução para as pensões. Mas Costa nunca disse que havia um problema. Por isso as pessoas perguntam: se não existe um problema, porque havemos de sofrer com uma solução?
Paulo Tunhas
A linguagem é uma coisa que se mexe e procurar imobilizá-la e regulá-la muito certinha é anular aquilo, a tal mobilidade, que lhe permite manter um certo contacto com a realidade a que se refere.
António Pimenta de Brito
A prática cada vez mais comum de beijar os filhos na boca não será uma violência? Será que tal prática não vai prejudicar a sexualidade saudável que terão estas crianças em adultos? 
Maria João Avillez
Espanta este visceral complexo de afirmação perante um passado que provavelmente incomoda mais António Costa e os seus pares do que recomendaria a racionalidade política.
MAGG

Filipa Castelão
No mesmo dia em que a UE aprovou a proibição de alguns produtos de plástico de uso único apareceu na praia uma embalagem de 1992.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Eleitores brasileiros residentes em Coimbra pedem proteção ao Governo português

Cidadãos brasileiros queixam-se de agressões dos apoiantes do candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro.
Uma comissão de estudantes e investigadores brasileiros da Universidade de Coimbra solicitou "segurança e proteção" durante a segunda volta das presidenciais.
A maioria é apoiante do candidato Fernando Haddad e estiveram reunidos com o vice-presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza.
Numa carta enviada ao bloquista, os eleitores brasileiros solicitaram proteção para evitar agressões físicas e verbais.
Na primeira volta, realizada a 7 de outubro, os eleitores revelaram que houve agressões por parte dos apoiantes de Bolsonaro.
Em resposta, José Manuel Pureza reforçou o pedido dos brasileiros, encaminhando ao Ministério da Administração Interna um pedido de "garantia de liberdade na votação dos cidadãos residentes em Portugal".
No próximo domingo realiza-se a segunda volta das presidenciais brasileira. Bolsonaro lidera as intenções de voto face ao candidato do Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad.
Guilherme de Sousa / TSF

“Onda de assaltos” está a deixar a população dos Carapelhos a beira de um ataque de nervos!

A noite de 24 para 25 de Outubro voltou a ser profícua, pelos piores motivos, para a história recente dos Carapelhos. Pela terceira vez, desde o dia da Tempestade Leslie, os amigos do alheio visitaram algumas casas do lugar. Desta vez, foram 3 (uma delas, desabitada, por ser de um emigrante no Canadá) mas, ao todo, segundo palavras do Presidente da Junta de Freguesia, Gabriel Pinho"já foram mais de uma dúzia as habitações procuradas pelos "senhores" bandidos!".
Sem papas na língua, como o seu estilo, Gabriel Pinho deixa um rol de lamentações... e são dirigidas, especialmente à GNR local. "Já tive a oportunidade de falar isso ao Comandante da GNR de Mira: apelo a esta nobre instituição que não trabalhe somente no sentido de emitir multas". Adianta ainda mais, em tom de desabafo, que "é inadmissível que nós todos, que pagamos os nossos impostos, não tenhamos o mínimo de segurança nas nossas terras e nas nossas residências. Confesso que não respondo por mim, caso tenha o "azar" de encontrar um destes ladrões que andam a atormentar a vida de quem só quer descansar ao fim do dia. Precisamos que, para além de virem ver os estacionamentos, também venham fazer rondas durante o dia e a noite, principalmente, para ver se conseguem apanhar estes homens".
Tendo começado na região de Vagos (Fonte de Angeão, Ponte de Vagos e Gândara), estes assaltos que são, supostamente, perpetrados "por 3 ou 4 adultos", passaram aos Carapelhos, num ápice tendo a localidade, como aqui fá foi escrito, por 3 vezes, sido abordada pelos larápios.
Somente o acaso tem impedido que haja ainda mais as habitações atacadas, uma vez que, já por duas vezes a vizinhança acordou, o que acabou por afugentar os bandidos. Na noite de ontem, por exemplo, não levaram um automóvel para que com ele pudessem reunir e levar os bens roubados (que estavam guardados perto da sede da Confraria local) porque um vizinho ouviu barulho e foi ver se o "vizinho em frente estava a necessitar de algum tipo de ajuda", uma vez que "não é normal aquela pessoa sair pela madrugada"
Ainda não estão contabilizados os valores que foram roubados nestas visitas, bem como aqueles que foram recuperados. Este é um trabalho executado pelas autoridades competentes e ainda não quantificados, pelo que a reportagem conseguiu apurar.
Jornal Mira Online está em condições de avançar que a PJ esteve novamente no local durante a tarde desta quinta-feira, bem como tentou contatar com o Comandante da GNR de Mira, não conseguindo, até ao momento, chegar a fala com esta autoridade "por não se encontrar no Posto".
Jornal Mira Online

CIDADE · COIMBRA | Metro Mondego conta carros em Coimbra!

A Metro-Mondego, S.A. está a proceder a um conjunto de contagens de tráfego rodoviário em Coimbra, inseridas na revisão do Estudo Prévio e elaboração do Projeto de Execução do Sistema de Mobilidade do Mondego – Metrobus, no que reporta à Linha do Hospital.
Estas contagens ocorrem em 17 locais, sendo realizadas em dias úteis nos horários 07:00 – 10:00 e 16:00 – 19:00.
As contagens vão decorrem em L1 Cruz de Celas (cruzamento), L2 Rotunda Av. Calouste Gulbenkian. x Av. Armando Gonçalves, L3 Rotunda Praça Mota Pinto, L4 R. São Teotónio,L5a HUC – interior, via circulação nascente (entre a entrada principal e a entrada Bissaya Barreto),L5b HUC – acesso norte, L6 Av. Bissaya Barreto X Acesso HUC, L7 Av. Bissaya Barreto X R. São Teotónio, L8 Av. Bissaya Barreto X R. Bernardo Albuquerque, L9 Av. Afonso Henriques X R. Gomes Freire, L10 Av. Afonso Henriques X R. Henriques Seco, L11 Av. Afonso Henriques X R. Santa Teresa, L12 Av. Lourenço Almeida Azevedo X R. Pedro Monteiro, R. Henriques Seco, L13 Av. Lourenço Almeida Azevedo X R. João de Deus, L14 R. Antero de Quental X R. João de Deus, L15 Praça da República, L16 Praça João Paulo II e L17 R. Pedro Monteiro X R. Tomar.

Fonte: NDC

No âmbito do Roteiro Cidadania em Portugal | Em Cantanhede discutiu-se Cidadania, Desigualdades(s) e Prevenção da Violência




Mais de duas centenas jovens participaram no debate sobre Cidadania, Desigualdades(s) e Prevenção da Violência organizado pelo Município de Cantanhede e o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência da Associação Fernão Mendes Pinto, no âmbito do roteiro Cidadania em Portugal que a ANIMAR–Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local tem vido a promover localmente.

A iniciativa decorreu ontem, 24 de outubro, no salão do Centro Social e Paroquial de São Pedro, com a presença da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e de representantes de diversas entidades com intervenção em processos relacionados com as temáticas debatidas, designadamente Adérito Machado, vereador da Ação social e Presidente do Conselho Local de Ação Social, Mónica Travessa, Procuradora-Adjunta Ministério Público do Tribunal de Cantanhede, Anabela Mendes, Sargento-ajudante e Chefe do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vitimas Específicas do Comando Territorial da GNR de Coimbra.

Presentes estiveram ainda Luísa Rego, representante da ANIMAR–Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Marta Santos, Coordenadora do Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica de Cantanhede, bem como a jornalista Teresa Campos e o fotógrafo José Carlos Carvalho, da revista VISÃO, autores da exposição “Aqui Morreu uma Mulher”, que a partir de 25 de outubro poderá ser vista na Praça Marquês de Marialva, depois de ter estado patente ao público nos Claustros do Paços do Concelho e no Centro Social e Paroquial de S. Pedro. A exposição foi concebida em 2015, no âmbito do projeto Parar, Pensar, Agir pela Igualdade, para assinalar os 15 anos da violência doméstica enquanto crime público, e Helena Teodósio partiu desse “retrato de uma realidade tão dramática” para enfatizar o interesse e atualidade do debate no âmbito de uma iniciativa que congrega entidades dedicadas às causas da cidadania e da prevenção da violência.

A autarca congratulou-se com a presença de tantos jovens nesta sessão que interessa ou deve interessar a todas as gerações, mas que adquire maior alcance e maior significado perante esta audiência que seguramente está consciente e motivada para a representação de papeis sociais consentâneos com os valores do humanismo, da cidadania e do respeito pelas pessoas, independentemente do seu género raça ou condição social”.

Referindo-se ao desafio que convoca as novas gerações para “a construção de uma sociedade em que os problemas da violência, da discriminação e outros sejam diluídos na afirmação dos mais elevados valores e princípios da dignidade humana”, Helena Teodósio afirmou que “os agentes públicos estão confrontados com a exigência de acionarem respostas para todos para a violência reiterada em contextos em que por vezes não é fácil intervir, a violência de género, a violência contra idosos, a violência no namoro, enfim, todos os tipos de violência”.

A este propósito, a líder do executivo camarário sublinhou que “o Município de Cantanhede é associado da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que de resto faz parte do Conselho Local de Ação Social, no âmbito do qual e com base nos mecanismos de que a Rede Social do Concelho dispõe para identificar e sinalizar as situações de violência doméstica, estão protocolados os procedimentos a adotar no sentido de apoiar as vítimas”. Outra iniciativa da autarquia neste âmbito é núcleo apoio à vítima violência doméstica que está a funcionar na Casa Francisco Pinto, por iniciativa da Câmara e da Associação Fernão Mendes Pinto, um projeto que segundo Helena Teodósio “constitui sem dúvida uma resposta para um problema que queremos eliminar, combatendo as suas causas e criando quadros de referência suficientemente mobilizadores para criarem um amplo movimento coletivo contra a indignidade de tal chaga social.

MUNDO | Português desaparecido em França após mensagem enigmática


Um jovem português da Gafanha da Nazaré está desaparecido desde segunda-feira, adianta o Jornal de Notícias. Tiago Pata, de 25 anos, saiu em serviço para França e, em vésperas do desaparecimento, falou com a família, de forma enigmática. A polícia francesa já está no terreno a investigar.

Um português de 25 anos encontra-se desaparecido em França, para onde se deslocou em trabalho, nos arredores de Paris, em Maisons Laffitte.

Segundo conta o Jornal de Notícias, que conversou com a família de Tiago Pata, o jovem deveria ter regressado a Portugal amanhã, mas o último contacto com a família ter-se-á dado às 1h30 de segunda-feira.

Desde as 19h00 desse dia, deixou de haver rasto de Tiago.

O português da Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, comunicou com a família no passado domingo.

Foi a um aeroporto transportar um amigo que teria sido despedido. Mais tarde, enviou “uma mensagem preocupante”, com o pai como destinatário.

Tiago pediu ao pai para este “ir à polícia e ver se a namorada e a filha estavam bem”. O jovem disse ainda “que os amava muito”, de acordo com relato feito pelo JN, que cita fonte próxima da família.

O pai notou que o filho estava “nervoso” e “desanimado no trabalho”. Manifestava-se ainda muito preocupado com a filha, de três meses.

Na segunda-feira, foi trabalhar, sendo que o último contacto ocorre às 13h00, num telefonema à namorada, onde não manifestou qualquer sinal de alerta.

Desde então, deixou de ser visto, tal como a carrinha onde seguia.

À noite, o cartão da empresa, ao qual Tiago tinha acesso, regista um levantamento de 500 euros. Terá sido o único movimento bancário feito a partir daquele cartão.

Fonte: ptjornal


Orfeon Académico de Coimbra assinala 138.º Aniversário com ensaio aberto


O Orfeon Académico de Coimbra, para assinalar o 138.º Aniversário da sua fundação, irá realizar um Ensaio Aberto no próximo dia 29 de Outubro (quarta-feira), pelas 21:30, na Sala de Ensaios Manuel Raposo Marques, no Edifício da Associação Académica de Coimbra.
O Orfeon Académico de Coimbra foi fundado a 29 de Outubro de 1880, pelo então estudante de Direito João Arroyo, tendo contribuído desde então para o fomento da produção e divulgação cultural da cidade de Coimbra, como assim da sua Universidade. É o coro em actividade mais antigo de Portugal e um dos mais antigos coros da Europa.
 
Desde 2008 que o Orfeon Académico de Coimbra tem como Maestro e Director Artístico, Artur Pinho Maria.

Fonte: NDC

Municípios vão assumir já regras dos planos regionais de ordenamento florestal

O Conselho de Ministros aprovou hoje a obrigação de os municípios assumirem algumas das normas dos planos regionais de ordenamento florestal (PROF), que entram em vigor “dentro de poucos dias”, caso não optem pela sua incorporação integral imediata.

“Dentro de poucos dias, quando os PROF estiveram em vigor, os municípios podem imediatamente integrá-los nos seus Planos Diretores Municipais, mas como só são obrigados, todos eles, a fazê-lo até 2020, aqueles que não o fizerem, vão ter desde já de respeitar algumas normas que estão contidas nesses planos”, anunciou o ministro da Agricultura, Capoulas Santos.Na primeira de várias conferências de imprensa, enquanto o Conselho de Ministros realizado na Tapada de Mafra ainda decorre, Capoulas Santos avançou que os municípios terão de respeitar, por exemplo, “os limites máximos a ocupar por eucalipto que já estão definidos em cada um dos PROF e um conjunto de normas gerais de silvicultura”.
“Terão de incluir nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios as recomendações que estão contidas nos PROF da respetiva região, e, nas explorações acima da área que cada programa regional definir (em alguns são 20 hectares, noutros é mais ou menos), os produtores florestais são obrigados a elaborar um plano de gestão florestal, incluindo normas de prevenção e de exploração dessa mancha florestal”, acrescentou.
O ministro da Agricultura disse que “o país disporá a muito curto prazo” de sete planos regionais de ordenamento florestal: dois na região Norte, dois na região Centro, um em Lisboa e Vale do Tejo, um no Alentejo e um no Algarve.
Por outro lado, os municípios já estavam obrigados a rever os seus Planos Diretores Municipais (PDM), “por legislação própria, até 31 de dezembro de 2020”, apontou, referindo que, quando, há um ano no Conselho de Ministros dedicado à floresta e prevenção de incêndios foi decidido integrar a componente florestal nos PDM, foi decidido manter esse prazo.
Fonte: NDC

TORRES VEDRAS ACOLHEU SEMINÁRIO SOBRE ECONOMIA CIRCULAR


O Torres Vedras LabCenter recebeu, no dia 24 de outubro, o seminário “Economia Circular para a Região de Lisboa e Vale do Tejo”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo – CCDRLVT, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

No âmbito da elaboração da Agenda Regional para a Economia Circular, este seminário procurou dar resposta aos novos desafios ao nível do ambiente, da escassez de recursos e da economia. Na sessão, com 55 participantes, foi apresentado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CCDRLVT na área da economia circular, bem como o estudo "A Economia Circular no Sector Vitivinícola".

O seminário contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e do presidente da CCDRLVT, João Teixeira.

“Atores Locais e Propostas Circulares” foi tema da mesa redonda em que participou Jorge Soares, da Campotec, Luís Aniceto, da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, e Ana Teresa Santos, que desenvolve trabalho na área da economia circular. Os intervenientes debateram sobre um conjunto de boas práticas implementadas a nível internacional e sobre a aplicabilidade das mesmas a nível local.

Recorde-se que a economia circular assume-se como um dos conceitos atuais de crescimento empresarial e social. Em causa está a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, contrariando as práticas da economia linear.


Como o Papa Gregório XIII elucidou e corrigiu o erro do calendário

  Luis Dufaur
O Papa Gregório XIII implantou o calendário na sua forma atual
O Papa Gregório XIII implantou
o calendário na sua forma atual
Há mais de 430 anos que o mundo se rege pelo calendário “gregoriano”, uma das maiores conquista da civilização.
O nome de “gregoriano” vem do Papa Gregório XIII, que no século foi o príncipe italiano Ugo Buoncompagni, eleito como o 225º Papa da Igreja.
Gregório XIII decidiu adotar o novo calendário para substituir o antigo, conhecido como “Juliano”, que se utilizava desde o ano 46 a.C., tempos do imperador romano Júlio César.
Foi um contributo, e não dos menores, da Igreja Católica para a boa ordem da sociedade e das atividades humanas.
Também para a ciência, pois todo fenômeno científico se mede no tempo e no espaço.
Se a regra de medição do tempo for falha, os resultados ficam incertos e o conhecimento não pode progredir sobre eles.
O Calendário Juliano era muito inexato e acumulava uma severa distorção.
Nós estamos acostumados à ordem plácida e imperturbável do calendário gregoriano.
Torre dei Venti. No fundo: cúpula da Basilica de São Pedro.
Torre dei Venti.
No fundo: cúpula da Basilica
de São Pedro
E não fazemos ideia da confusão em que vivem os povos que se regem por outros sistemas, em geral inexatos e por vezes esdrúxulos.
A decisão da Igreja não foi arbitrária, mas fruto de consciencioso e demorado estudo.
Para atingir o objetivo visado, o Papa Gregório XIII mandou construir uma torre de 73 metros de altura, na qual se realizaram os testes e as medições definitivas.
Essa torre, a mais alta do Vaticano, só superada pela cúpula da Basílica de São Pedro, é conhecida como Torre dos Ventos e está situada muito perto da capela Sistina.
Na Sala do Meridiano dessa torre realizaram-se as experiências astronômicas. Embora fechada ao público, a sala foi aberta para uma reportagem do diário madrilense “El Mundo” e alguns outros jornalistas.
No chão da sala encontra-se a linha meridiana horizontal traçada pelo frade dominicano Pe. Ignazio Danti OP, matemático e astrônomo, cosmógrafo pontifício e membro da comissão para a reforma do Calendário Juliano, presidida pelo cardeal Sirleto.
O Pe. Danti fez um pequeno furo na parede sul da sala, a cinco metros de altura.
Experimento chave: o raio de sol deve bater exatamente no meridiano
Experimento chave: o raio de sol
deve bater exatamente no meridiano
Por aquele orifício, ao meio-dia entra um raio de sol. A Torre está decorada com magníficos afrescos de Nicolò Circignani (1520-1597), apelidado Pomarancio, representando episódios bíblicos relacionados com os ventos.
E o orifício foi feito para coincidir com a boca de um anjo que sopra.
Por sua vez, o anjo faz parte de um afresco que pinta Nosso Senhor Jesus Cristo na nau de Pedro agitada pela tempestade, no Mar da Galileia [quadro ao lado].
Gregório XIII subiu à Torre dos Ventos em 21 de março de 1581, dia do Equinócio de primavera, segundo o calendário até então em vigor.
Mas o raio de sol que filtrava pela boca do anjo não atingiu o meridiano do chão. Ele apresentou um erro de 60 centímetros.
Isso significava que, quando o Calendário Juliano constava ser 21 de março, equinócio de primavera, na realidade não era. Ficou provado que havia discrepância entre o calendário em vigor, feito pelos homens, e o calendário astronômico ditado pelos astros. O equinócio de primavera acontecera dez dias antes.
O Papa não hesitou. Em 24 de fevereiro de 1582 promulgou a bula ‘Inter Gravissimas’, dispondo que o cômputo oficial daria um pulo, e que o dia 4 de outubro de 1582 passaria a ser 15 de outubro do mesmo ano.
Além do mais, estabeleceu que os anos terminados em 00 só serão bissextos se forem múltiplos de 400. Assim, 1700, 1800 e 1900 não foram anos bissextos, mas 2000 foi.

No canto superior direito: o orifício por onde entra a luz. Nicolò Circignani (1520-1597) 'Pomarancio', na Torre dei Venti, Vaticano
No canto superior direito:
o orifício por onde entra a luz.
Nicolò Circignani (1520-1597) ‘Pomarancio’,
na Torre dei Venti, Vaticano
O novo calendário entrou imediatamente em vigor na Itália, França, Espanha, Portugal, Polônia, Luxemburgo e outros países católicos.
Hoje ele é adotado pela quase totalidade dos países do mundo.
Mas os cismas — autodenominados igrejas ortodoxas — da Rússia, Servia e Jerusalém continuam se guiando pelo velho Calendário Juliano.
Por isso eles celebram 13 dias depois do resto do mundo festividades religiosas fundamentais como o Natal, comemorando-o não em 25 de dezembro, mas em 7 de janeiro. E a disparidade tende a crescer.
Essa singularidade, fruto da desobediência a Roma, faz também com que os cismáticos deixem de acompanhar os ritmos da natureza.
Mas desligar-se da natureza parece pouca coisa se comparado com o rompimento com o Vigário de Cristo, que é o máximo mal.
Os muçulmanos adotaram um calendário lunar que é fonte de inúmeras disputas entre eles, não se pondo de acordo nem para as principais festas do alcorão.

Fonte: ABIM