quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Cantanhede | Qualificação urbanística da envolvente à capela de S. Bento já começou

 Obra é financiada pelo Município de Cantanhede

Desde o início desta semana que está em curso a requalificação urbana da envolvente à capela de S. Bento, em Ançã. O projeto e o suporte financeiro da obra será integralmente assegurado pela Câmara Municipal de Cantanhede, no âmbito de um acordo com a Junta de Freguesia de Ançã, que tem a seu cargo a coordenação dos trabalhos e a Paróquia de Ançã, proprietária do recinto onde vai incidir a intervenção.

Conforme refere o projeto desenvolvido pelos serviços técnicos camarários, o que se pretende é reabilitar todo o espaço circundante de um local de culto com manifesto interesse patrimonial e histórico, reforçando a sua unidade urbanística com a correta integração do edificado através de uma solução funcional e paisagística concebida para dignificar uma zona nobre da vila histórica. A intervenção contempla a estruturação dos acessos viários e pedonais, o ordenamento das áreas de estacionamento, a ampliação e valorização dos espaços verdes, bem como a instalação de mobiliário urbano e iluminação adequada à criação de uma atmosfera aprazível e estimulante para a fruição pública.

Datada do século XVII, a capela de S. Bento, apesar da sua singeleza, possui valiosos pormenores arquitetónicos e escultóricos que lhe conferem uma cativante singularidade, à qual também não é alheia a circunstância de preservar intacta a matriz original da época em que foi construída. Por outro lado, a sua localização, num morro altaneiro com vistas privilegiadas sobre Ançã, acentua de algum modo o caráter de lugar de devoção religiosa ao santo patrono, além de que a amplitude e características do recinto o tornaram propício à realização de tradições populares, duas das quais de grande interesse turístico: as Cavalhadas e o Cortejo Alegórico, de características únicas na região, inserem-se na Festa e Romaria de São Tomé, evento que faz parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e que se mantém bem vivo desde há mais de um século, atraindo à vila gente oriunda de vários concelhos.

A proposta urbanística que está a ser executada incidirá no espaço entre as construções habitacionais situadas a norte, no arruamento frontal à capela e nos orientados a nascente, estes numa cota mais desnivelada. A empreitada desenvolver-se-á em três fases, a primeira das quais consiste na pavimentação do espaço contíguo ao imóvel religioso, na execução do arranjo paisagístico que prevê o reforço da estrutura verde com plantação de mais árvores e na instalação de candeeiros e outro mobiliário urbano, seguindo-se a execução dos acessos na plataforma superior e, por último, a construção de taludes e muros de suporte.

Os principais objetivos da intervenção passam por dotar o espaço de melhores condições conciliando as diferentes plataformas e taludes desnivelados, de modo a melhorar substancialmente o seu recorte urbano e paisagístico e a funcionalidade para os diferentes usos que a população se habituou a dar-lhe.

O arruamento na cota inferior passará a ser unicamente pedonal, ladeado por uma banda de muros de sustentação em pedra aparelhada e com acesso pela rua que faz ligação ao centro da vila, cujo percurso será pontuado com iluminação adequada e com bancos encastrados no muro.

Em termos funcionais, haverá também um acesso direto à plataforma da capela pela zona lateral, até ao queimador de velas, elemento simbólico com recorte escultórico que ficará integrado no ângulo natural do cruzamento das vias, estando ainda previsto um miradouro entre o parque de merendas e o cruzeiro a colocar junto à entrada da capela. A norte desta, o terreno será modelado para criação do parque de merendas com mesas e bancos de apoio com ensombramento reforçado com a plantação de oliveiras, por forma a acentuar o carácter simbólico do topónimo Olival do Senhor.

Angola colonial: entre a sedução e o assombro


Uma história de amor e contrastes num paraíso cheio de inóspitas armadilhas. É este o mote para Amor e Guerra, o mais recente romance de José Carlos Moutinho, que recupera a memória colonial e os encontros e desencontros entre as personagens arrastadas pelos dramas da guerra e de Angola. A obra, editada pela Guerra e Paz, com o apoio da Câmara Municipal da Maia, chega às livrarias de todo o país no próximo dia 12 de Janeiro.

Neste romance, o autor convida-nos a seguir os passos de Rafael, jovem português mobilizado para combater em Angola, onde encontrará fatalidades, incertezas e paixões. Antes de mergulhar nas gigantescas matas de Quimbaxe e de conhecer os meandros esquivos da guerrilha, o protagonista deixa-se enfeitiçar pela cidade de Luanda que, a par das desigualdades e dos conflitos subterrâneos, revela ser um paraíso.

É nesse feitiço da sedutora «Paris de África», na qual se vivia freneticamente o dia-a-dia, que Rafael encontra o amor de uma jovem enfermeira, Matilde. A guerra, granadas e minas, era lá longe. A música das G3 e das AK não chegava aos ouvidos da cidade. Mas essa ilusão tinha de terminar e a inevitável partida para o «mato» desenha a grande questão: Será que o amor, o incansável amor, vence sempre todas as barreiras?

Um romance que oscila entre o consolo de uma dança a dois e a agonia de um ballet negro, que não permite passos em falso. Amor e Guerra, que conta com um belíssimo prefácio do escritor angolano Onofre dos Santos, estará disponível nas livrarias a partir do próximo dia 12 de Janeiro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio da Câmara Municipal da Maia. A obra poderá ainda ser adquirida através do site oficial da editora.

Este é o 14º livro que José Carlos Moutinho publica e sucede ao romance A Força de Amar, e ao livro de poesia, Mar de Saudade.

Amor e Guerra
José Carlos Moutinho
Ficção / Romance
176 páginas · 15x23 · 14,00€
Nas livrarias a 12 de Janeiro
Guerra e Paz, Editores

O Município de Góis é, pelo 4º ano consecutivo, distinguido pela plataforma Cidade Social “Município Amigo do Desporto" em 2020


Foi na Figueira da Foz, no passado dia 30 de dezembro, que a Presidente da Câmara Municipal de Góis, Dra. Maria de Lurdes de Oliveira Castanheira, recebeu o Galardão “ Município Amigo do Desporto” 2020, uma distinção avalizada pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, que tem como objetivo destacar a política desportiva municipal, as boas práticas no desenvolvimento desportivo e da atividade física, bem como reconhecer o apoio prestado aos agentes desportivos do Concelho de Góis nas suas diversas modalidades.

O Município de Góis, apesar do ano atípico, vê o seu trabalho, uma vez mais, reconhecido, assim como os apoios prestados ao longo do ano aos seus Atletas e Entidades ligadas ao Desporto.

O Município enaltece o trabalho de todos os Agentes Desportivos do Concelho de Góis, destacando o trabalho e a dedicação do Goiense Diogo Ventura, que se consagrou em 2020 Campeão Nacional de Enduro, motivo de orgulho para o Desporto no Concelho de Góis.

Área da transplantação deve ser prioridade na presidência portuguesa da União Europeia

Sociedade Portuguesa de Transplantação espera que a área da saúde relacionada com a doação e transplantação de órgãos seja considerada pela presidência de portuguesa do Conselho da União Europeia, como uma prioridade.

Área da transplantação deve ser prioridade na presidência portuguesa da União Europeia. Foto: © Rosa Pinto

doação e transplantação de órgãos deve ser uma prioridade nas políticas de saúde na União Europeia (UE) e a presidência portuguesa do Conselho da UE, que decorre nos primeiros seis meses de 2021, surge como uma oportunidade para colocar a área no topo das prioridades da Comissão Europeia.

Para a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) trata-se de uma janela de oportunidade como indicou Susana Sampaio, Presidente da SPT, e que foi objeto de debate com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), a Ordem dos Médicos e as Associações de Doentes. Entidades que pretendem “fazer todos os esforços necessários para que a área de transplantação seja cada vez mais vista como uma prioridade nos sistemas de saúde e que a doação e recolha de órgãos inverta o decréscimo acentuado que tem vindo a registar ao longo dos últimos meses”.

As principais medidas, identificadas no encontro entre as entidades, para a área da transplantação, assentam em três eixos: melhorar a formação e coordenação das equipas no terreno, elaborar um plano de comunicação eficaz para obter mais dadores vivos e apostar na valorização dos profissionais de saúde ligados à área do transplante. Acresce ainda a importância do envolvimento político de todos os governantes, para que seja possível aplicar estas medidas em Portugal e estendê-las a outros países europeus.

Dados apresentados pelo IPST, Portugal tem sido um dos três países europeus com a taxa mais elevada de colheita de órgãos, por cada cem mil habitantes. No entanto, a pandemia da COVID-19 já levou a um decréscimo do número de transplantes realizados ao longo 2020, com uma queda de 52% do total de transplantes realizados entre janeiro e junho, acrescidos também de uma redução do número de dadores.

O medo dos dadores de se dirigirem aos hospitais, durante a pandemia, para doarem órgãos para transplantes foi um dos desafios identificados pelo Bastonário da Ordem dos Médicos e pelo Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação.

O debate entre as diversas entidades ligadas à doação e transplantação de órgãos teve o apoio da Astellas Farma e a participação de representantes de várias entidades nacionais na área da saúde ligadas à transplantação e membros da Comissão Europeia permitiu debater o caminho a seguir neste domínio de ação da saúde, que no entender dos participantes, deve ser prioritária.

Fonte: https://www.tveuropa.pt/pais/area-da-transplantacao-deve-ser-prioridade-na-presidencia-portuguesa-da-uniao-europeia/

Presidente da República em isolamento profilático preventivo


O Presidente da República está em isolamento profilático preventivo, aguardando a análise de risco das autoridades de saúde, por ter estado em contacto com um elemento da sua Casa Civil com teste positivo ao SARS-CoV-2.

Esta informação foi divulgada no portal da Presidência da República na Internet, através de uma nota na qual se lê que Marcelo Rebelo de Sousa "teve contacto, na passada segunda-feira, com um elemento da Casa Civil, cujo resultado positivo ao SARS-CoV-2 foi conhecido esta manhã", encontrando-se por isso "em isolamento profilático preventivo, aguardando as diligências das autoridades de saúde, que estão a proceder à análise de risco".

Ouvido na qualidade de candidato às eleições presidenciais de 24 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou "a esperança de poder ir ao debate presidencial de hoje" com André Ventura, "aguardando luz verde das autoridades sanitárias".

Segundo fonte de Belém, o contacto do Presidente da República com o referido elemento da sua Casa Civil foi "muito breve, muito curto, com máscara, para dar indicações sobre determinadas questões internas, à margem das audiências aos partidos".

Lusa


Agência europeia do medicamento aprova vacina da Moderna

 A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu hoje "luz verde" à utilização da vacina da farmacêutica Moderna contra a covid-19 na União Europeia (UE), a segunda aprovada pelo regulador europeu.


Em comunicado, o regulador europeu indica que "recomendou a concessão de uma autorização condicional de comercialização da vacina covid-19 Moderna para prevenir a doença do coronavírus 2019 em pessoas a partir dos 18 anos de idade".

Esta aprovação surge depois de o comité de medicamentos para uso humano da EMA (CHMP) ter "avaliado exaustivamente os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina e ter recomendado por consenso a concessão de uma autorização formal condicional de comercialização pela Comissão Europeia", adianta o regulador comunitário na nota de imprensa.

A vacina da Moderna, com uma eficácia comprovada superior 90%, é a segunda a ter aval da EMA, após a aprovação, a 21 de dezembro de 2020, do fármaco desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que está a ser utilizado no espaço europeu desde 27 de dezembro.

Fonte e Foto: Lusa


Em Silves | MASTERCHEF SÉNIOR TERÁ RÚBRICA ONLINE A PARTIR DE DIA 8 DE JANEIRO

As receitas confecionadas pelos utentes dos diversos Polos de Educação ao Longo da Vida do concelho de Silves, no âmbito do projeto MasterChef Sénior, serão lançadas em formato online através de uma nova rúbrica digital que recordará a tão conhecida Teleculinária de outros tempos.

Esta atividade pretende promover a atividade dos elementos destes polos de uma forma um pouco diferente, uma vez que, atendendo ao quadro pandémico nacional, não se torna possível a realização dos habituais encontros para o desenvolvimento de atividades em comum. Foi assim, neste contexto, que a Câmara Municipal de Silves lançou o desafio de gravar em vídeo as iguarias destes utentes e partilhar junto da comunidade web, garantindo, por outro lado, a passagem de conhecimento intergeracional, pressuposto base dos Polos de Educação ao longo da Vida.

Este novo programa MasterChef Sénior será publicado através do Facebook e Instagram do Município de Silves todas as 6.ªas feiras, pelas 12h30, sendo que o “primeiro episódio” será lançado no próximo dia 8 de janeiro, com uma receita da autoria da “MasterChef sénior” Crisante Silvestre, do Polo de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra, que nos explicará o modo de confeção de um prato de Pezinhos de Coentrada.

 

 

Leiria | Município e Agrupamentos de Escolas assinam acordo para combate ao insucesso escolar


O Município de Leiria e os oito Agrupamentos de Escolas do concelho assinaram, no passado mês de dezembro, o acordo de parceria no seguimento da candidatura ao Plano Inovador de Combate ao insucesso Escolar da Região de Leiria II (PICIE II), que integra os 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. 

O PICIE II reflete a necessidade de dar continuidade ao trabalho encetado nos anos letivos de 2018/2019, 2019/2020 e no presente ano letivo de 2020/2021, especialmente no que concerne ao importante papel assumido pelas equipas multidisciplinares na promoção do sucesso escolar das crianças com a evidente diminuição das retenções no 1º ciclo do ensino básico, bem como com a capacitação de educadores, professores, pais e encarregados de educação e assistentes operacionais. 

O acompanhamento das crianças é desenvolvido em torno de quatro valências: psicologia, terapia da fala, mediação social e cultural e nutrição. De salientar ainda que neste primeiro período letivo a equipa PICIE de Leiria realizou mais de três mil sessões junto das crianças e turmas em acompanhamento, dados já partilhados junto das direções escolares. 

A candidatura apresenta 4 atividades que operacionalizam a consistente aposta na Educação em termos de inovação, boas práticas, monitorização e avaliação.

UM ANO ‘ASSIM-ASSIM’


Nem vai ficar tudo bem, nem vai ficar tudo mal. 2021 vai ser um ano assim-assim. É preciso e é justificado criar esperança. Há, pelo menos, duas boas razões para isso: as vacinas que prometem acabar com o temível vírus durante o ano que agora inicia; e a “bazuca” europeia, uma “pipa de massa”. Este cenário realista permite-nos ter confiança neste ano novo. A ‘tempestade’ de 2020 ensinou muito. No seu início vivíamos a incerteza total, num cenário muito pessimista. Foi um ano terrível e continua mal. Mortes, sobretudo, num número inesperado. A parte mais difícil de aceitar. Apesar desta tragédia, podemos concluir que temos forte capacidade de nos reinventarmos. Foi a primeira grande ‘guerra’ dos últimos 65 anos. A primeira em duas gerações! Não estávamos preparados. Mas soubemos travar essas batalhas.

A ciência é um exemplo dessa capacidade que a todos surpreendeu. Um autêntico milagre ao criar uma vacina em menos de um ano para um vírus tão terrível! Ficamos a saber que é possível. A comunidade científica fica mais confiante da possibilidade de vencer uma nova pandemia que no futuro nos bata à porta. Nós também.

2021 será o ano que marcará o domínio de uma terrível pandemia e o início de uma nova era, em vários aspetos da nossa vida. Muita coisa não será como dantes nesta década que agora se inicia. Algumas mudanças vieram para ficar. Algumas vão melhorar a nossa vida.

Mais uma vez, a sabedoria popular mostrará que ‘depois da tempestade vem a bonança’!


EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Leiria |Município e Agrupamentos de Escolas assinam acordo para combate ao insucesso escolar


O Município de Leiria e os oito Agrupamentos de Escolas do concelho assinaram, no passado mês de dezembro, o acordo de parceria no seguimento da candidatura ao Plano Inovador de Combate ao insucesso Escolar da Região de Leiria II (PICIE II), que integra os 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. 

O PICIE II reflete a necessidade de dar continuidade ao trabalho encetado nos anos letivos de 2018/2019, 2019/2020 e no presente ano letivo de 2020/2021, especialmente no que concerne ao importante papel assumido pelas equipas multidisciplinares na promoção do sucesso escolar das crianças com a evidente diminuição das retenções no 1º ciclo do ensino básico, bem como com a capacitação de educadores, professores, pais e encarregados de educação e assistentes operacionais. 

O acompanhamento das crianças é desenvolvido em torno de quatro valências: psicologia, terapia da fala, mediação social e cultural e nutrição. De salientar ainda que neste primeiro período letivo a equipa PICIE de Leiria realizou mais de três mil sessões junto das crianças e turmas em acompanhamento, dados já partilhados junto das direções escolares. 

A candidatura apresenta 4 atividades que operacionalizam a consistente aposta na Educação em termos de inovação, boas práticas, monitorização e avaliação.

IPO de Coimbra entra em Obras - Acesso Horizontal entre o edifício da Oncologia Médica e o edifício do Hotel de Doentes


Iniciou-se a construção do acesso horizontal que assegurará a ligação entre o edifício de oncologia médica e o edifício do hotel de doentes.

Esta ligação permitirá no futuro garantir o circuito entre o bloco operatório periférico e o internamento cirúrgico que ficará localizado no espaço atualmente ocupado pelo hotel de doentes.

O investimento foi adjudicado pelo valor de 109.591€, com IVA incluído, sendo o prazo de execução previsto de 98 dias seguidos.

Lamentamos os transtornos causados e apelamos à boa compreensão de todos.

Município de Leiria aprova redução de 60% nas taxas das infraestruturas urbanísticas


O Município de Leiria aprovou, para 2021, a redução de 60% nas taxas de realização, manutenção e reforço das infraestruturas urbanísticas, uma medida que representa uma perda, estimada, de 601.223,48€. de receita não recebida pela atribuição deste benefício.

Com esta medida, que já tinha sido aplicada em anos anteriores, o Município de Leiria pretende contribuir para o desenvolvimento do concelho, criando as melhores condições para a criação de emprego e fixação das populações, tendo as empresas um papel preponderante para garantir esse objetivo.

Com esta redução de taxas, pretende-se atrair investimento, sobretudo que se traduza em emprego, nas diversas áreas estratégicas para o concelho, como transportes e comunicações, ação social e habitação, tempos livres e desporto, ambiente, saúde, equipamentos rurais e urbanos, ordenamento do território e urbanismo, educação, património e cultura.

O Município entende ainda que esta estratégia de captação de investimento, além do importante impacto social, acabará por gerar retorno financeiro para o próprio Município a médio e longo prazo, aumentando a receita com impostos diretos (derrama, pela fixação de sedes sociais das empresas e IMI, após o período de isenção/redução) e impostos indiretos, nomeadamente o IRS dos trabalhadores e o IVA dos bens e serviços vendidos, bem como pela dinamização do consumo local.

Câmara de Coimbra reforça contactos de rua com sem-abrigo devido ao frio

A Câmara de Coimbra reforçou os contactos de rua com a população em situação de sem-abrigo, bem como o encaminhamento para os centros de acolhimento devido ao frio, afirmou hoje vereador do município.

A Câmara de Coimbra tem ativado um plano de contingência desenhado para as vagas de frio e calor extremo, num trabalho feito em cooperação com as instituições e associações que trabalham no terreno junto da população sem-abrigo, disse à agência Lusa o vereador com o pelouro da ação social, Jorge Alves.

O plano, esclareceu o responsável, foi ativado a partir dos alertas da Autoridade Nacional de Proteção Civil, preconizando um reforço "dos contactos de rua, por forma a que se aparecer uma situação nova ela seja logo detetada".

Nesse âmbito, é também reforçado o "encaminhamento para os centros de acolhimento", sublinhou.

De momento, o concelho tem três centros de acolhimento para a população em situação de sem-abrigo.

Segundo o vereador, os centros de acolhimento não estão, de momento, cheios, referindo que haverá cerca de 30 pessoas em situação de sem-abrigo no concelho de Coimbra.

De acordo com Jorge Alves, há quem não aceite a opção de ir para um centro de acolhimento "por diversas razões".

O vereador salientou que este plano de contingência devido ao frio dá seguimento ao trabalho que é feito ao longo de todo o ano através de instituições e associações da cidade, que asseguram, com o apoio do município, apoio médico, social, alimentação e alojamento.

O tempo frio vai continuar pelo menos até ao final da semana em especial nas regiões do interior norte e centro onde as temperaturas mínimas podem chegar aos seis graus negativos, segundo disse hoje a meteorologista Maria João Frada.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que está emitido um aviso amarelo para todos os 18 distritos do continente.

Lusa

Imagem: SAPO24

Michelin vai cortar até 2.300 postos de trabalho em França

 O grupo Michelin, um dos líderes mundiais de produção de pneus, anunciou hoje que vai cortar até 2.300 postos de trabalho em França, sem saídas forçadas, como parte de um "plano de simplificação e competitividade".

A fabricante de pneus pretende "melhorar a sua competitividade em até 5% ao ano" em atividades terciárias e na indústria, o que pode significar "em três anos uma redução de até 2.300 postos de trabalho", entre os 21.000 que a Michelin tem em França.

O grupo já cortou quase 1.500 empregos desde 2017 como parte da sua reorganização, em particular na sua sede histórica em Clermont-Ferrand (centro de França) e nos Estados Unidos. Também fechou as fábricas de La Roche sur Yon (Vendée, França) e Bamberg (Alemanha).

Em 2024, "quase 60% das saídas previstas serão por reforma antecipada e o resto serão saídas voluntárias", explicou a Michelin em comunicado.

De Clermont-Ferrand a Epinal via Troyes, esta nova reorganização diz respeito a "todos os centros franceses do grupo", disse à AFP Florent Menegaux, presidente do grupo Clermont-Ferrand.

"A Michelin está empenhada em recriar tantos empregos quantos forem eliminados", acrescentou.

O número de saídas em cada centro será especificado nos próximos meses.

A direção do grupo deseja abrir "rapidamente" negociações com os sindicatos em torno de um "acordo-quadro por um período de três anos".

Nos últimos 10 anos, o grupo tem enfrentado "profundas mudanças estruturais no mercado mundial de pneus, marcadas em particular pela chegada massiva de produtos de baixo custo".

Segundo o presidente do grupo, este deve "apoiar as mudanças estratégicas nas suas atividades para se preparar para o futuro".

"É particularmente o caso de França, onde a vitalidade das suas posições exige um reforço significativo da sua competitividade", sublinha.

"A Michelin não abandona a França" e "reinvestirá parte das poupanças conseguidas no desenvolvimento de novas atividades", acrescentou Florent Menegaux.

As 15 unidades industriais em França especializaram-se gradualmente em pneus agrícolas, industriais e de competição de alta qualidade.

Ao mesmo tempo, a Michelin segue "a sua estratégia de localizar novas atividades de alto valor agregado em França", como o hidrogénio, a impressão 3D e a reciclagem de resíduos plásticos.

Em 2030, a Michelin pretende que 30% da sua faturação seja gerado fora do setor dos pneus

Lusa

Passagem da depressão Filomena traz vento forte, chuva e agitação marítima

O arquipélago da Madeira e o sul de Portugal continental vão ser afetados a partir de hoje à tarde e até sexta-feira por vento forte, chuva e agitação marítima associados à passagem da depressão Filomena, segundo o IPMA.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisa que os efeitos da depressão Filomena, que está centrada a sul do arquipélago dos Açores e associada a um sistema frontal de atividade moderada a forte, vão afetar o estado do tempo no arquipélago da Madeira e no sul do continente.

No arquipélago da Madeira os efeitos da depressão serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de hoje, prolongando-se até ao final da manhã de sexta-feira, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 110 quilómetros por hora nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

“Associado a esta depressão, prevê-se um aumento da agitação marítima na costa norte e em Porto Santo, com ondas de noroeste e altura significativa de 4 a 5 metros, passando a ondas de nordeste com 5 a 6 metros na sexta-feira”, adianta o IPMA.

Por causa da depressão, estão também previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada.

Na sexta-feira, há também a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira até final da manhã.

Na sequência da situação meteorológica, o IPMA emitiu aviso laranja para as regiões montanhosas da ilha da Madeira entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira por causa do vento forte de norte/nordeste, com rajadas até 120 quilómetros por hora.

A costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo também estão sob aviso laranja por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de nordeste com 5 a 6 metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima entre as 21:00 de quinta-feira e as 06:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou hoje o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo por causa da previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada a partir de hoje e até às 06:00 de sexta-feira.

Em Portugal continental, os efeitos da depressão serão sentidos essencialmente na região Sul entre a tarde de hoje e sexta-feira, prevendo-se um aumento da intensidade do vento sendo por vezes forte (até 45 quilómetros por hora) de nordeste, em especial na serra de Monchique e junto ao litoral, onde as rajadas poderão atingir 60/70 quilómetros por hora.

Está também prevista a ocorrência de precipitação na região Sul, estendendo-se às regiões Norte e Centro apenas no sábado, com possibilidade de queda de neve acima de 700/900 metros.

A previsão aponta ainda para um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve entre a tarde de hoje e a manhã de dia quinta-feira, com ondas de sueste até 2,5 metros.

No continente, todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao tempo frio até às 09:00 de quinta-feira. O distrito de Faro está ainda (entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira) sob aviso amarelo por causa da agitação marítima.

Nos Açores, os grupos ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) estão sob aviso amarelo por causa do vento e da agitação marítima até às 18:00 de hoje (19:00 em Lisboa).

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva até às 12:00 de hoje (13:00 em Lisboa) e de vento forte até às 00:00 de quinta-feira (01:00 em Lisboa).

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa

Praxe racista na UMinho em investigação. Reitor recusa “diabolizar” estudantes

O reitor da Universidade do Minho (UMinho) afirmou hoje que ainda está em curso o processo interno aberto na sequência de uma praxe com contornos racistas, mas defendeu que não se deve “diabolizar” os estudantes envolvidos.

Numa audição, por videoconferência, na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, Rui Vieira de Castro enfatizou que, mais do que na punição, a tónica deve ser posta na educação “superior e integral” dos estudantes.

“Naturalmente que, em algum momento, vai ter de haver uma intervenção, quando ela se justificar, de natureza sancionatória, mas nós não podemos, a este propósito, diabolizar os estudantes. Os estudantes são sujeitos que estão em construção e cabe à universidade apoiar essa construção pessoal, dotando-os dos instrumentos adequados”, referiu.

A audição do reitor da UMinho foi requerida pelo Bloco de Esquerda, depois de, em finais de 2020, ter sido divulgado um vídeo da “comissão de praxe” da Licenciatura de Biologia e Geologia, em que os intervenientes surgem com a cara e o corpo pintados de preto e a cantar “somos conhecidos por canibais”.

Rui Vieira de Castro disse que teve conhecimento do vídeo em 09 de dezembro, tendo nesse mesmo dia determinado a abertura de um inquérito interno, para averiguar os contornos da iniciativa e identificar os seus responsáveis e depois proceder “de acordo com o previsto nos regulamentos disciplinares” da universidade.

Na altura, a reitoria expressou “profundo desagrado” e “veemente condenação” em relação à praxe, classificando-a como “ofensiva da dignidade humana”.

Hoje, Vieira de Castro garantiu que, para situações como esta, a UMinho tem estruturas próprias “que permitem uma intervenção corretiva ou pedagógica”, como o Conselho de Ética e o Provedor do Estudante.

“É claro que os instrumentos e regulamentos que temos são suficientes”, disse.

Lembrou ainda que as praxes nos campi da universidade estão “expressamente proibidas” desde outubro de 2011.

Na audição, participaram deputados do Bloco de Esquerda, PS, PSD, CDS, PCP e PAN, que foram unânimes no repúdio à praxe em questão e que questionaram sobre as medidas adotadas ou a adotar para evitar que práticas idênticas se repitam e sobre as consequências que advirão para os autores.

Sobre as consequências, Ana Rita Bessa, do CDS, disse que elas não se podem ficar “por meras advertências”, já que “há provas em vídeo indesmentíveis”.

Já Alma Rivera, do PCP, lembrou que racismo e violência “são crime” e que “é assim que devem ser tratados”.

O deputado do Bloco de Esquerda Luís Monteiro admitiu que, em termos legislativos, “não há muitos mais passos que se possam dar”, face à “autonomia do espaço universitário”, pelo que defendeu programas alternativos às praxes para a integração dos novos alunos.

O PS, pela voz de Tiago Estêvão Martins, lembrou o papel “particularmente interventivo” do ministro Manuel Heitor no combate às praxes e na sua substituição pela “valorização das tradições académicas”, com iniciativas de cariz cívico, social e desportivo.

Alexandre Poço, do PSD, disse que praxes como a que levou a esta audição “não se podem repetir”, por não ser admissível “qualquer ato de racismo ou xenofobia atentatório da dignidade e da liberdade da pessoa humana”.

A deputada do PAN Bibiana Cunha disse ser necessário pugnar por praxes “inclusivas e não discriminatórias” e questionou sobre a adequação dos regulamentos disciplinares para fazer face a estas situações.

Lusa

Espanha com mais casos de Covid-19 e atrasos na vacinação

Espanha acompanha a tendência europeia e regista uma subida de novos casos de Covid-19.

Na última semana foram diagnosticados mais 32% dos casos, em comparação com os sete dias anteriores.

Em conferência de imprensa, o ministro da Saúde de Espanha afirmou que há uma tendência ascendente nos casos, que se traduziu num número crescente de hospitalizações e utilização de camas de cuidados intensivos. Salvador Illa diz que como consequência haverá decisões no âmbito da estratégia da segunda vaga, com as medidas adequadas.

Números que preocupam mas que ficam muito aquém dos valores de Portugal, que regista o dobro da incidência de casos da Alemanha, França e Espanha

Portugal regista agora uma incidência de 489,3 novos casos por 100 mil habitantes, um aumento de 30% em relação ao dia 24 de dezembro.

Euronews

México | Se Implementa Tecnología En El Sector Turístico Para Mantener Sana Distancia

 


por Yesica Flores

La tecnología de mycashless, empresa dedicada al sistema de pagos digitales y con manejo controlado de efectivo, se ha puesto en marcha en el sector turístico para agilizar el consumo y proteger a huéspedes y empleados de hoteles.

La tecnología, que está a disposición de hoteles en territorio nacional y en el extranjero, opera actualmente en Acapulco y Tulum, facilitando a los huéspedes ordenar alimentos y bebidas ya sea en la playa, en la alberca, en su habitación o donde lo prefieran, de la manera más rápida, fácil y segura; además de poder reservar actividades y experiencias cualquier día y hora disponible, esto a través de su dispositivo móvil.

Mediante el sitio web que mycashless pone a disposición del hotel, el usuario o mesero sólo tienen que hacer su pedido, se asigna la orden ya sea del bar o restaurante y un repartidor la entregará en el lugar indicado por el huésped, aumentando las ventas por upsell y ahorro de tiempos perdidos de staff. El pago puede ser en línea al pedir o, si lo prefiere, al momento de realizar el check out en el hotel, cuando se cubrirá el total del consumo.

“En mycashless nos mantenemos innovando para que consumidores y empresas cuenten con las herramientas necesarias para hacer transacciones de la manera más ágil, segura y confiable”, indicó Enrico Becerra, CEO Founder de mycashless.

Para este 2021, la proyección de crecimiento de la empresa es del orden del 140 por ciento.