quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Marinha Grande | BOOTCAMP INTERMUNICIPAL DESPERTA EMPREENDEDORISMO NOS JOVENS


O Município da Marinha Grande vai ser o anfitrião do Bootcamp Intermunicipal, que se realiza nos dias 26 e 27 de fevereiro, no âmbito do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

No presente ano letivo, ao contrário do que sucedeu em edições anteriores, a iniciativa tem como público-alvo alunos do 3.º CEB e ensino secundário/profissional. O objetivo deste projeto educativo intermunicipal visa desenvolver em professores e alunos, o espírito de iniciativa e de liderança, a interajuda e o trabalho em equipa, a invenção, a criatividade e o espírito empreendedor.

No âmbito desta iniciativa, e previamente à apresentação dos concursos municipais de ideias em cada um dos municípios que integram a Região de Leiria, é realizado um Bootcamp exclusivo para alunos do ensino secundário, com a duração de dois dias.

Este momento de preparação de ideias para os participantes dos projetos finalistas do Concurso de Ideias, vai decorrer nas instalações da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, nos dias 26 e 27 de fevereiro. Conta com o apoio da entidade promotora CIMRL, do Município da Marinha Grande, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, da GesEntrepreneur, dos centros de formação LeiriMar, RCA e Cenformaz.

Dado o número de participantes, num total aproximado de 140 pessoas por dia (alunos/professores), as equipas distribuir-se-ão pelos dois dias, sendo que o dia 26 de fevereiro destina-se aos municípios da Marinha Grande, Figueiró dos Vinhos, Ansião e Leiria e o dia 27, aos de Pedrogão Grande, Alvaiázere, Pombal, Porto de Mós e Batalha.

Figueiró dos Vinhos | Ação de fogo controlado no concelho

No passado dia 22, entre as 9h30 e as 15h00, realizou-se uma ação de fogo controlado na serra da Lousã, mais precisamente na rede primária pertencente ao Município de Figueiró dos Vinhos, nos limites com os concelhos de Lousã e Miranda do Corvo.

Promovida pelo ICNF, a operação teve o apoio logístico do Município de Figueiró dos Vinhos e respetiva equipa do SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil.
Na execução da queima estiveram envolvidas equipas da Força de Sapadores dos Bombeiros Florestais do ICNF, equipas de Sapadores Florestais de Figueiró dos Vinhos e da Lousã (Aflopinhal), e os Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos que disponibilizaram a equipa com um VTTF (Veículo Tanque Tático Florestal).

A ação de quarta-feira surgiu, igualmente, na sequência de um Projeto de Fogo Controlado da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, elaborado pelo seu Gabinete Técnico Florestal em parceria do ICNF, no cumprimento do PMDFCI (Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios), visando proteger os aglomerados populacionais e prevenir os incêndios.

O projeto, que vai ao encontro da concretização da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC), um meio fundamental na estruturação da paisagem rural, na defesa das pessoas e bens e do espaço florestal, contempla a realização de ações de Fogo Controlado, uma ferramenta elementar da Silvicultura Preventiva que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos no Plano de Fogo Controlado. A prática permite, com menores custos em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objetivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos, mas sobretudo, funciona como um importante meio de prevenção na ocorrência de incêndios.

CLUBE DE TEMPOS LIVRES CRIA “CANTO DA LEITURA INFANTIL”

Decorrente da visita efectuada pelo empresário José de Almeida Gomes, recentemente à sede social da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, e da posterior reunião havida na sua empresa e na qual participou Jorge Abrantes, a Direcção Geral daquela Associação, recebeu uma significativa quantidade de livros, na sua esmagadora maioria sem qualquer utilização anterior e que para além de ir apetrechar algumas bibliotecas na Ilha de Santiago na cidade da Praia, em Cabo Verde, tornou possível a criação de um espaço de leitura no Clube de Tempos Livres, frequentado por cerca de meia centena de crianças de ambos os sexos.

O contributo da José de Almeida Gomes & Filhos, Lda. um dos maiores armazéns do ramo livreiro do país e em particular o gesto do seu gerente José Gomes, permitiu a criação deste “canto de leitura”, que vai permitir às crianças frequentadoras do CTL, o manuseamento e a leitura de grandes clássicos da literatura infantil, nomeadamente as colecções de Alice, Camila, Dicionários por Imagens, Aventura dos Descobrimentos, a Minha Primeira Enciclopédia, Noddy, Atlas de Animais e muitos outros títulos, referenciais na literatura infantil e muitos integrados no projecto Ler + do Plano Nacional da Leitura.

Para além da criação deste “Canto”, esta parceria, será igualmente, uma ajuda de grande alcance educativo, atendendo às carências da comunidade escolar cabo-verdiana, residente nas cidades da Praia, São Domingos e Tarrafal de Santiago.



Universidade NOVA estabelece parceria com Veritas Educatio

 A Universidade Nova de Lisboa acaba de estabelecer uma parceria com duas empresas de formação de professores, que haviam sido constituídas pela Veritas Educatio, sociedade detentora da St. Dominic’s International School (SDIS). Esta parceria surge na sequência da assinatura do protocolo, celebrado em junho do ano passado, para que sejam desenvolvidos, em conjunto, diversos projetos inovadores em educação e formação de professores.

A NOVA passa agora a associar-se ao Veritas - International Training Center (VITC), focado na promoção de novas competências curriculares e extracurriculares para professores, como inteligência emocional e outras competências fundamentais na área da educação, tanto nos formatos presenciais quanto no ensino à distância.


A Universidade Nova de Lisboa faz parte também da Veritas - Internacional Math Academy (VIMA), que tem como objetivo desenvolver competências específicas dos professores para superarem as dificuldades existentes atualmente no ensino de matemática.


Esta parceria entre a NOVA e a Veritas reforça as competências e os projetos de formação, com o envolvimento de professores e investigadores da NOVA nas atividades formativas do Training Center e da Maths Academy. A expetativa é de que, juntas, as duas entidades avancem com outros projetos de impacto num futuro breve, beneficiando os alunos de todas as idades do St. Dominic’s International School.


Para nos mantermos atualizados num tempo tão desafiante e em constante mudança como este que vivemos atualmente, precisamos de estar atentos às novas tendências, não apenas na educação, mas na perspetiva mais ampla da sociedade, respondendo, assim, de forma rápida e eficaz com novas abordagens de ensino. É este o objetivo do Veritas - International Training Center e do Veritas - Internacional Maths Academy, que agora contam com a parceria de capital da prestigiada Universidade Nova de Lisboa”, afirmam os responsáveis das duas entidades.

 

30.ª Expofacic - Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede

A Comissão Organizadora da Expofacic - Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede confirma que a 30.ª edição do evento decorrerá de 28 de julho a 7 de agosto.

A decisão foi tomada na última reunião, na sequência de uma auscultação prévia às principais entidades parceiras, as quais se manifestaram favoráveis à realização do certame e deram conta do seu interesse e disponibilidade para participarem no que se acredita que virá a ser a melhor edição de sempre.

Durante a reunião da Comissão Organizadora foi também apresentado o ponto da situação sobre o vasto conjunto de ações desencadeadas para acautelar uma programação de grande qualidade e para garantir a montagem das estruturas e dos equipamentos, ações essas que começaram há já bastante tempo na perspetiva de que haveria condições para o regresso da Expofacic, dois anos depois do interregno imposto pela pandemia de Covid-19.

Entretanto, estão abertas as inscrições para empresas ou pessoas singulares que queiram participar como expositores na Expofacic, conforme acontecia nas anteriores edições. A pré-inscrição pode desde já ser formalizada através de um formulário que se encontra em www.expofacic.pt.

Assembleia Municipal de Anadia marcou presença no 3º Congresso ANAM

 Assembleia Municipal de Anadia defende correção de assimetrias e promoção da coesão territorial

A participação ativa das Assembleias Municipais no processo de descentralização e regionalização, bem como a governação multinível, enquanto modelo para a transferência de competências e descentralização, foram duas das mensagens centrais que marcaram o 3º Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), que se realizou no passado dia 19, na Covilhã.

 

Para Manuel Pinho, Presidente da Assembleia Municipal de Anadia ”atendendo ao importantíssimo papel das Assembleias Municipais como órgão Deliberativo e Fiscalizador, e a reiterada necessidade na correção das assimetrias e na promoção da coesão territorial, urge a criação e definição com rosto dum Governo Regional, obstando assim à cegueira da(s) Lei(s) gerais e que identifique prioridades e proporcione condições de exequibilidade”.

 

Para o autarca “a ANAM, enquanto Associação representativa das Assembleias Municipais, tem tido ao longo do seu percurso uma atitude proativa nessa demanda de dignificação das Assembleias Municipais, através da capacitação dos seus atores e no reforço no seu apoio técnico e, tendo em conta o consagrado princípio de subsidiariedade e as idiossincrasias territoriais, no agilizar disponibilidades nos esclarecimentos”. Destacando o trabalho desenvolvido pela ANAM, o autarca de Anadia reconhece que: “são estas as premissas que reputo de estruturantes no desígnio da ANAM, a curto prazo”.


Assembleias Municipais – As Casas da Democracia


Atentos à necessidade de dotar as Assembleias Municipais de melhores condições para realizarem o seu trabalho de fiscalização, Albino Almeida, Presidente da ANAM, acredita que “o sucesso da descentralização passa pelo envolvimento dos municípios, não só na sua vertente executiva, mas também na sua vertente deliberativa, o que implica mais capacitação para as AM.”

 

No entender da ANAM, que conta já com 180 associados, este é um desejo que terá de ser consagrado numa nova lei eleitoral autárquica e num renovado estatuto dos eleitos locais, por forma a consolidar e aprofundar conquistas dos anos de democracia já vivida e de cujo trajeto as Assembleias Municipais fazem parte em definitivo.

 

Neste processo de transição para um modelo que se carateriza por ser mais participativo e descentralizador, a ANAM tem e terá como principais objetivos a afirmação do seu posicionamento estratégico e sustentável no quadro do reforço e aprofundamento da Democracia e do Poder Local, da promoção de novas redes de contacto, comunicação e do debate entre Presidentes de Assembleias, Mesas e Eleitos Locais.

“Aldeia Verde” em Ponte de Vagos e Santa Catarina

 

O projeto Aldeia Verde vai estar em Ponte de Vagos e Santa Catarina no próximo sábado, dia 26 de fevereiro.

Faça a sua inscrição, ajude a plantar uma árvore e transforme a União de freguesias de Ponte de Vagos e Santa Catarina numa Aldeia Verde.

Aceite o desafio de passar uma manhã divertida e ecológica.

Morreu Antero da Silva Resende, antigo presidente da FPF

Presidiu a Federação Portuguesa de Futebol entre 1983 e 1989. O antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol e advogado Antero da Silva Resende morreu aos 96 anos, informou esta quinta-feira o organismo através do sítio oficial na Internet.

Silva Resende foi também jornalista e o 28.º presidente da FPF, entre 1983 e 1989, incluindo durante o polémico período do “caso Saltillo”, relacionado com a presença portuguesa no Mundial México de 1986, além de ter tido assento no Comité Executivo da União Europeia de Futebol (UEFA).

A FPF decretou o respeito por um minuto de silêncio em homenagem ao antigo dirigente em todos os eventos entre esta quinta-feira e o fim de semana, tendo o atual presidente, Fernando Gomes, deixado uma mensagem de condolências na página da FPF.

Personalidade de índole discreta, mas extremamente generosa na sua dedicação ao futebol e desporto nacionais, deixou um legado de enorme prestígio e competência na gestão da FPF, num período de grande mudança do futebol português”, lê-se na nota.

O corpo de Silva Resende está na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, e o funeral realiza-se sexta-feira, pelas 13:30, no cemitério do Lumiar.

SIC Notícias/Lusa

Imagem. JN

Gerente de lar paga 800 euros por arquivamento de processo de vacinação irregular da mulher

A quantia terá de ser entregue num prazo máximo de seis meses.

O gerente de um lar de idosos do Norte aceitou pagar ao Estado 800 euros para que seja arquivado um processo-crime em que é coarguido por vacinação irregular da sua mulher como se fosse profissional da instituição.

Numa informação dada hoje, em que omite o nome da instituição em causa, a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P) afirma que a quantia terá de ser entregue num prazo máximo de seis meses, no âmbito de suspensão provisória do processo.

Para que o processo seja arquivado torna-se necessário também, de acordo com o revelado pela PGR-P, que a própria instituição entregue ao Estado 1.200 euros e que a mulher que recebeu a vacina indevidamente preste 160 horas de trabalho comunitário.

“Ponderados todos os elementos relevantes”, o Ministério Público “concluiu que estavam reunidos os requisitos para que o processo fosse suspenso provisoriamente. Como esta medida processual depende da concordância dos arguidos, foram os mesmos confrontados com ela, nos termos delineados pelo Ministério Público quanto a prazo e injunções, aceitando-a”, explica a Procuradoria.

Agora, “se os arguidos cumprirem as referidas injunções e não cometerem, durante o prazo da suspensão, crime da mesma natureza, o processo será arquivado. Caso contrário, o processo prosseguirá para julgamento”, acrescenta.

Segundo a investigação, o gerente do lar ‘furou’ as regras da vacina da covid-19 vigentes nos princípios de 2021, que restringiam a toma a determinados profissionais, e inscreveu a sua mulher nas listas de pessoas elegíveis para vacinação nessa fase, como se fosse profissional da instituição, juntamente com os demais trabalhadores.

A mulher foi vacinada em 23 de janeiro e em 13 de fevereiro, “por meio do engano criado aos serviços de saúde do Estado no âmbito do SNS com competência e responsabilidade no processo de organização e administração das vacinas contra a covid-19”, assinala a PGR-P.

Em 25 de junho de 2021, o Ministério Público adiantou ter já aberto 216 inquéritos crimes relacionados com fraudes no processo de vacinação contra a covid-19, dos quais 30 já tinham sido concluídos, e tinha já constituído mais de 50 arguidos.

“Na sequência das notícias vindas a público e persistindo factos que levantam suspeitas da continuação de eventuais desvios ou fraudes no processo de vacinação contra a covid-19, comunica-se que foram, até ao momento [25 de junho de 2021], iniciados 216 inquéritos crime, de Norte a Sul do país, incluindo regiões autónomas, sobre esta matéria”, referiu a Procuradoria-Geral da República (PGR), em comunicado.

 

Campo de Golfe de Cantanhede recebe prova ibérica

 O Campo de Golfe de Cantanhede vai receber no próximo domingo, dia 27 de fevereiro, o IX Campeonato de Clubes P&P Luso-Galaico. Com organização do Clube de Golfe de Cantanhede e da Associação de Golf do Norte de Portugal, a iniciativa inclui uma prova aberta a todos os clubes filiados na Federação Portuguesa de Golfe e associados da Associação de Golf do Norte de Portugal e Clubes Associados da ASGAPP (Asociación Gallega de Campos de Pitch & Putt).

O Campeonato de Clubes P&P Luso-Galaico é disputado entre formações escolhidas de clube, onde cada equipa será constituída por quatro jogadores e um capitão que tenham como seu “Home Club” o clube que estão a representar.

Programa:

  • Manhã – 10h00 – Dois jogadores de cada clube jogarão 18 buracos em Strokeplay Individual Gross e os outros dois jogarão 18 buracos em Pares Strokeplay Four Ball Better Ball em Gross.
  • Tarde – 14h30 – Dois jogadores de cada clube jogarão 18 buracos em Strokeplay Individual Gross e os outros dois jogarão 18 buracos em Pares Strokeplay Four Ball Better Ball em Gross.

António Guterres vence Prémio Universidade de Coimbra

O atual secretário-geral da ONU sucede ao cardeal José Tolentino Mendonça e terá agora de decidir a que instituição atribuirá a bolsa de 15 mil euros, concebida para impulsionar a investigação​ científica. O prémio será entregue a 1 de março na sessão comemorativa do aniversário da Universidade.

António Guterres é o vencedor da edição de 2022 do Prémio Universidade de Coimbra, atribuído com o patrocínio do banco Santander e o apoio da Global Media Group. O antigo primeiro-ministro português e atual secretário-geral da ONU terá agora de decidir a que instituição atribuirá a bolsa de 15 mil euros, concebida para impulsionar a investigação​ científica.

A distinção é atribuída ao português que mais se tenha distinguido, "de forma inequívoca, no apoio incondicional" ao "crescimento inclusivo e sustentável de sociedade", conforme se lê no regulamento. As áreas consideradas são as "da cultura, da economia e gestão e/ou ciência e inovação".

António Guterres lidera a Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2017, tendo sido escolhido por unanimidade pelo Conselho de Segurança e reconduzido em 2021. Antes disso, tinha sido Alto-Comissário para os Refugiados entre 2005 e 2015.

Licenciado em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, onde mais tarde lecionou e ativo politicamente desde as vésperas do 25 de Abril de 1974 - antes tinha passado pela aJuventude Universitária Católica -, Guterres chega a secretário-geral do PS em 1992, sucedendo a Jorge Sampaio. Três anos depois é eleito primeiro-ministro, pondo fim a uma década de cavaquismo.

Embora tenham conseguido mais de 2,5 milhões de votos nesse ato eleitoral, os socialistas ficaram a quatro deputados da maioria absoluta. Quatro anos depois, de novo com Guterres ao leme, voltaram a falhar a meta dos 116 parlamentares, desta vez elegendo apenas um a menos.

Essa legislatura ficaria para a História como a do "orçamento limiano", devido a um acordo entre o Governo e um deputado do CDS que, em troca da garantia de que a fábrica de queijo da sua terra natal se manteria aberta, assegurou a continuidade do Executivo. Contudo, na sequência da derrota nas autárquicas de 2001, Guterres demite-se. Após um período afastado da política, chegaria à ONU.

António Guterres sucede ao cardeal José Tolentino Mendonça, vencedor do Prémio Universidade de Coimbra em 2021, e a Carlos Moedas, que recebeu a distinção em 2020. O prémio é atribuído desde 2004 e, além da bolsa de investigação de 15 mil euros, também vale 10 mil euros em dinheiro ao vencedor.

O prémio será entregue a 1 de março de 2022, durante a sessão solene comemorativa do 732.º aniversário da Universidade de Coimbra.

Para aceder a mais informações e à lista dos vencedores das edições anteriores do Prémio Universidade de Coimbra, consulte o site oficial.

TSF

Atividade contra-revolucionária em Minas

Vinícius D. de Sousa

Belo Horizonte — O Núcleo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira da capital mineira promoveu no dia 20 deste mês mais uma conferência de formação para seus amigos e simpatizantes. Essa programação, que acontece a cada terceiro domingo do mês, é precedida da assistência à Santa Missa tridentina, depois da qual os participantes se dirigem à Sede social do Instituto onde lhes é servido um lanche, ocasião para animadas conversas.

O tema da reunião de fevereiro, a cargo do Dr. Marcos Machado Costa, foi a Liga Eleitoral Católica (LEC) — lançada no período que antecedeu a Revolução getulista de 1930 — enquanto constituindo a maior mobilização católico-anticomunista de nossa história.

O conferencista apresentou documentos históricos, fotos e comentários de livros como O Cruzado do Século XX, do Prof. Roberto De Mattei; Um Homem, uma Obra, uma Gesta, de autoria de Dr. Leo Daniele. E como complemento ainda sugeriu ao público presente a leitura de Minha Vida Pública, fartamente ilustrado, sobre a epopeia da LEC.

Na documentação exibida havia depoimentos abalizados, como o do ex-ministro Paulo Brossard, segundo o qual “a LEC foi a organização extrapartidária que na história do Brasil exerceu a maior influência política eleitoral” (Paulo Brossard, Jornal de Minas, Belo Horizonte, 3-7-1986). Não menos eloquente foi a declaração à época do ex-chanceler Osvaldo Aranha ao Cardeal Leme: “Se os católicos não tivessem se congregado para interferir nas eleições de 1933, o Brasil estaria hoje definitivamente desviado para a esquerda” (Legionário, 20-12-1936).

De grande valia foram as cartas do ainda muito jovem Plinio Corrêa de Oliveira a Tristão de Ataíde, encaminhando-lhe os Estatutos da LEC, que acabara de redigir [ao lado, foto da primeira página], e ao mesmo tempo mostrando-lhe os riscos que o Brasil corria então.

Para a Assembleia Constituinte de 1934 foram eleitos 214 deputados, sendo que mais jovem e mais votado deles foi Plinio Corrêa de Oliveira, que obteve 24 mil votos, tendo o segundo colocado obtido pouco mais de 12 mil. Cerca de 40 entre eles pertenciam à bancada católica. Esse era o peso do eleitorado católico.

Com poucos meses de existência a LEC se afirmou como a maior força eleitoral do Brasil. Naquela Assembleia foram aprovadas não apenas as “reivindicações mínimas” da Liga — como a indissolubilidade do vínculo conjugal (art. 144), o ensino religioso nas escolas (art. 153), a assistência religiosa às forças armadas e nas prisões (art. 113, n° 6) (36) —, mas também numerosas outras exigências, entre as quais a invocação de Deus no preâmbulo da Constituição (37), a assistência estatal às famílias numerosas (art. 138, § d7), o serviço militar dos eclesiásticos prestado sob forma de assistência espiritual ou hospitalar (art. 163, § 3), pluralidade e liberdade dos sindicatos operários (art. 120), a lei contra a propaganda subversiva (art. 113, § 9).

Houve muitas intervenções e perguntas ao expositor, por exemplo sobre o que poderia ser feito hoje para evitar outros atentados à nossa tradição cristã. Nesse momento um dos presentes, Dr. Walter Trindade, chamou a atenção para o papel decisivo do livro Revolução e Contra-revolução, que todos deveriam estudar, por ser um guia indispensável para orientar a reação católica e conservadora na luta contra a esquerda.

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira é uma associação de direito privado, pessoa jurídica de fins não econômicos, nos termos do novo Código Civil, sem filiação político-partidária. Para dar continuidade ao trabalho levado a cabo pelo Dr. Plinio, cabe ao Instituto “dar continuidade a seu vasto trabalho de mobilização da sociedade civil, com vistas a preservar os pilares básicos da civilização cristã ameaçados.

ABIM

Rússia usa “conservadores” desprevenidos para minar Ocidente

O serviço de inteligência dos EUA denunciou uma bem-sucedida campanha de desinformação maciça dos serviços secretos russos.

O golpe mais diabólico dessa guerra psicológica seduz figuras “conservadoras” para desviar os autênticos conservadores. O Kremlin até prometeu fortes apoios econômicos e teceu teorias conspiratórias para enganar desprevenidos.

De São Petersburgo, um exército de trolls saturou as redes sociais com fake news usando milhares de perfis e sites de fachada. Essa guerra psicológica visa quebrar a medula lógica, exacerbar divisões e minar a confiança nas instituições. Putin está “ciente e provavelmente dirige” a operação, afirma o relatório.

ABIM

São João de Braga procura propostas para programa das festas


A Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB) está à procura de propostas para o programa das festas. A iniciativa, levada a cabo noutros anos, visa garantir um maior envolvimento da comunidade nas festas.

 

Desde conferências a concertos, cortejos e exposições ou iniciativas solidárias – incluindo iniciativas próprias que possam vir a ser integradas na programação – e até contar com o apoio logístico da organização – são várias a iniciativas que entidades e população em geral podem sugerir à AFSJB através das redes sociais ou do endereço de email geral@saojoaobraga.pt.

 

Firmino Marques, Presidente da organização, refere que o regresso desta iniciativa visa “reforçar a identidade do São João de Braga junto com todos os bracarenses”.

 

Para o Presidente da AFSJB, os bracarenses estavam e estão em primeiro lugar. “Agora que voltamos a poder preparar um São João próximo da normalidade, queremos reabrir as portas aos Bracarenses para que eles sintam que o São João é de todos nós e que é para nós uma honra que todos queiram participar ativamente na sua organização. É pela cidade e pelas suas tradições que apelamos a agradecemos a colaboração de todos os que contribuem para que esta seja a mais bela, mais importante e mais antiga festa sanjoanina do país”, referiu. A organização está já a ultimar o programa para a edição deste ano, pelo que as sugestões dos bracarenses devem chegar à Associação de Festas de São João de Braga até próximo dia 1 de abril.



De recordar que, em 2022, e depois de dois anos de ausência das festas nos moldes habituais, o São João de Braga pretende voltar às ruas da cidade com a dinâmica que lhe era característica. 


________________


Sobre Associação de Festas de São João de Braga

A Associação de Festas de São João de Braga é a entidade responsável pela organização das mais antigas e grandiosas festas de São João em Portugal, a Maior Festa Popular de Portugal – o São João de Braga.

Cabe à associação organizar, preservar e revitalizar a identidade histórica e a autenticidade dos festejos sanjoaninos bracarenses, promovendo e afirmando uma das mais queridas tradições da cidade de Braga e um dos reflexos da alma bracarense.

Sala de imprensa: http://bit.ly/sjbimprensa  | + Info: http://saojoaobraga.pt    

 

 

Marcelo condena “muito veementemente” a “conduta da Federação Russa”

O Presidente da República convocou para esta quinta-feira, às 12:00, uma reunião urgente do Conselho de Defesa Nacional.

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu, na Edição da Manhã da SIC Notícias, aos últimos desenvolvimentos sobre a operação militar russa na Ucrânia. O Presidente da República sublinha que a sua posição é de “condenação muito, muito veemente daquilo que está a ser a conduta da Federação Russa”. O chefe de Estado realça também o “apoio ao apelo do secretário-geral das Nações Unidas no sentido de cessar essa violação flagrante do direito internacional” e mostra-se solidário com o povo ucraniano.
O Presidente da República convocou para esta quinta-feira, às 12:00, uma reunião urgente do Conselho de Defesa Nacional, na sequência do que tem vindo a acontecer nas últimas horas na Ucrânia.

Sobre os portugueses que vivem na Ucrânia, Marcelo diz que “tem informações de que o Governo está a acompanhar atentamente esta situação, dos cidadãos portugueses e cidadãos com dupla nacionalidade”.

De acordo com informações avançadas por Kiev, estão a entrar militares de forma massiva em território ucraniano, na fronteira próxima de Kharkiv, onde estão a haver confrontos entre militares russos e guardas transfronteiriços.

SIC Notícias

BREAKING NEWS: Putin declares ‘special military operation’ in Ukraine in apparent declaration of war


Russian President Vladimir Putin just announced a “special military operation” in Ukraine, and with those words declared that his eight-year war on Ukraine has reached a point of dramatic escalation.

The Russian leader rebuked months of Western diplomatic entreaties to end the crisis sparked by the amassing of Moscow’s nearly 200,000 troops on Ukraine’s border. Instead of shaking American and European hands, Putin slapped them away, pointing his forces toward the Ukrainian lands he has directed them to seize.

His pronouncement at 5:45 a.m. Moscow time — during a simultaneous U.N. Security Council meeting in New York, at which Western nations pleaded for Putin to exercise restraint and de-escalate — could spark the largest land war in Europe since World War II, one that could result in the deaths of thousands of Ukrainian and Russian troops and civilians, and send a crush of refugees fleeing west.


Fonte: POLITICO

E SE O VOLUNTARIADO ACABASSE AMANHÃ? Um retrato do Voluntariado Jovem em Portugal


Portugal tem uma taxa de Voluntariado muito mais baixa do que a média europeia. Segundo dados do INE, relativos a 2018, apenas 7,8%, ou seja, 695 mil pessoas, faziam voluntariado em comparação com 19,3% da média europeia. Ainda assim, os jovens representam o escalão etário que mais faz Voluntariado em Portugal.

Preocupados com estes dados, os jovens da Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), no âmbito da atividade do Grupo de Trabalho "CPV Jovem", sentem uma grande inquietação e anseiam por encontrar soluções para garantir que o Voluntariado cresça em Portugal. Deste modo, diversas organizações provenientes de vários setores da sociedade civil, relacionadas com o Voluntariado, pretendem definir uma estratégia que abra caminhos que possam ir ao encontro dos diferentes e complexos desafios que se colocam ao maior envolvimento da juventude no desenvolvimento sustentável e integrado mundial, nomeadamente, em Portugal.

A CPV Jovem pede, assim, a colaboração de todos os jovens, com idades compreendidas entre 15 e os 30 anos, através do preenchimento deste questionário.

Esta campanha tem como objetivos retratar o voluntariado jovem em Portugal; entender as principais motivações dos jovens para fazer voluntariado; conhecer a dinâmica de voluntariado jovem nas diferentes regiões do país; identificar as áreas e tipos de voluntariado mais praticados pelos jovens; aferir o grau de conhecimento dos jovens sobre oportunidades de voluntariado; mensurar a regularidade com que os jovens fazem voluntariado; perceber se as políticas de incentivo ao voluntariado dão resultado; incentivar os jovens a conhecer diferentes oportunidades de voluntariado e promover o Voluntariado Jovem em Portugal. A propósito desta fundamental iniciativa, Eugénio Fonseca, Presidente da CPV, afirma: “Estas preocupações dos Jovens da CPV são de singular importância e motivação. Estou, profundamente convicto, de que as respostas às perguntas propostas contribuirão para a perceção de que, contrariamente ao que possa ser a situação predominante no Mundo, em Portugal, os jovens não estão tão indiferentes ao rumo que a sociedade está a seguir. É esta certeza que dá relevância à necessidade de conhecer o pensamento da juventude para que se criem condições de agir no presente e preparar o futuro. A CPV, com a ousadia criativa dos jovens, não quer deixar de estar na linha da frente em tudo o que ajude o país a ser mais próspero e humano.”

A CPV representa mais de meio milhão de voluntários, que colocam o seu tempo e as suas competências ao serviço dos outros. Para além das já existentes, a COVID-19 veio colocar a descoberto outras problemáticas que estão a intensificar as dificuldades de muita gente, que, imperiosamente, espera a cooperação de toda a sociedade portuguesa.
 
Obrigado aos que colaborarem!
https://www.convoluntariado.pt/atividades/e-se-o-voluntariado-acabasse-amanh%C3%A3
Mais informações na página da iniciativa. Informações adicionais:
Rua Marechal Saldanha, 1 1249-069 Lisboa https://www.convoluntariado.pt/

Nicolás Maduro declara “apoio total” da Venezuela á Russia

Nicolás Maduro declara "apoio total" da Venezuela a Putin na defesa da sua posição e território. Diz ainda que a NATO e os Estados Unidos querem acabar militarmente com a Rússia por estarem "habituados a fazerem o que querem no mundo".

A Rússia e a Venezuela assinaram um acordo de cooperação militar, assinado pelo vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov depois de visitar Caracas. Segundo o presidente venezuelano, o acordo "confirmou o caminho para uma poderosa cooperação militar entre Rússia e Venezuela para defender a paz e a soberania”

Os líderes da Venezuela e da Rússia são aliados desde a presidência de Hugo Chávez. O Partido Socialista Unido da Venezuela de Nicolás Maduro, afirma que a Rússia tem direito a defender "a sua posição e território", face á tensão internacional perante uma possível ofensiva militar russa na Ucrânia.

A Venezuela está com Putin, está com a Rússia, está com as causas corajosas e justas do mundo, e vamos aliar-nos cada vez mais" disse Maduro num encontro de ministros transmitido pela televisão estatal

 Donald Trump, saudou o presidente russo por reconhecer as duas autoproclamadas repúblicas da Ucrânia como independentes.

Numa entrevista a um programa de rádio norte-americano, Trump disse que é "de génio" e algo "maravilhoso". Acrescenta ainda que os Estados Unidos poderiam aplicar o mesmo na fronteira sul do país.

Euronews

União Europeia recomenda fim das restrições de viagens

 O Conselho da União Europeia recomenda o levantamento das restrições para todos aqueles que viagem para o bloco dos 27, desde que estejam vacinados contra a Covid-19 ou que tenham recuperado da doença em, no máximo, 180 dias.

Estas alterações aplicam-se aos inoculados com vacinas aprovadas pela União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde.

Atualmente, cada Estado-membro adota medidas diferentes para os turistas extracomunitários.

Euronews

Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alvo de ataque informático

A notícia está a ser avançada pela revista Sábado. Diplomatas ficaram sem acesso ao e-mail.

A revista Sábado avança esta quarta-feira que o Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alvo de um ataque informático que afetou o serviço de email de diplomatas e dos serviços do Palácio das Necessidades, indisponível desde sexta-feira. A origem do ataque não foi determinada.

Segundo a revista, o ataque foi detetado pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS) e está a ser investigado pela Polícia Judiciária. As autoridades procuram saber se esta intrusão afetou a Rede Informática do Governo (RING).

Questionado, o gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse apenas que "não faz comentários públicos sobre cibersegurança".

Por outro lado, salientou que "no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência estão em curso, como é público, múltiplas intervenções de renovação da infraestrutura tecnológica dos serviços centrais e periféricos do MNE que, incluindo investimentos em equipamentos, software e serviços para soluções de CIFRA e outros relativos ao reforço da cibersegurança, somam cerca de 36 milhões de euros."

Este ataque — que não terá sido o primeiro à rede informática do Ministério dos Negócios Estrangeiros — foi detetado durante uma monitorização de rotina.

A informação foi entretanto comunicada ao governo e também à UNC3T, a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária.

Madremedia