O influente empresário iraniano Babak Zanjani, julgado por corrupção e desvio de fundos, foi condenado à pena de morte, declarou neste domingo um porta-voz da autoridade judicial.
Zanjani estava detido desde Dezembro de 2013, acusado de ter desviado 2,5 mil milhões de euros em transações petrolíferas, conseguindo dar a volta às sanções internacionais impostas ao Irão.
Um dos homens mais ricos do país, Zanjani estava na lista negra dos Estados Unidos e da União Europeia por ter ajudado o Irão a driblar as sanções impostas ao petróleo iraniano.
O milionário recorreu a uma teia de empresas internacionais para conseguir vender milhares de barris de petróleo desde 2010, com o conhecimento do governo iraniano.
Zanjani foi detido um dia após o presidente Hassan Rouhani ter pedido ao governo que combatesse a "corrupção financeira", principalmente entre "figuras privilegiadas", que "retiraram vatagens das sanções económicas".
Numa entrevista em 2013 à BBC, o empresário demarcou-se do governo iraniano. "Eu não faço nada político, só faço negócios", afirmou. A sua fortuna está avaliada em 12,2 mil milhões de euros.
As sanções internacionais ao Irão, impostas por causa do desenvolvimento do programa nuclear, foram suspensas em Janeiro deste ano.