sexta-feira, 12 de novembro de 2021

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE PAULO JOAQUIM GUERREIRO PINA


O Município de Silves manifesta o seu profundo e sentido pesar pela morte de Paulo Joaquim Guerreiro Pina, aos 59 anos de idade.

Desempenhou os cargos de Presidente da Assembleia Municipal no mandato autárquico de 1998 a 2001 e de Vereador da Câmara Municipal de Silves, no mandato autárquico de 2014 a 2017, eleito nas listas do Partido Socialista.

Paulo Pina, deixa lembranças e atos que perpetuarão a sua memória junto da população da sua terra natal e dos órgãos da administração local, pelo contributo ativo, dialogante e construtivo que sempre imprimiu à sua intervenção politica.

O Município de Silves decretou dois dias de luto municipal.

À família e aos amigos, o Município de Silves deixa as mais sentidas condolências.

SB Messines: RUA DA LIBERDADE SOFRE CORTE PARCIAL DE TRÂNSITO NO DIA 14 DE NOVEMBRO, DAS 8H00 ÀS 14H00


A Câmara Municipal de Silves informa que a Rua da Liberdade, em SB Messines, sofrerá corte parcial de trânsito no próximo dia 14 de novembro, entre as 8h00 e as 14h00. Este corte resulta da necessidade de realização de trabalhos na rede de saneamento e afetará o troço compreendido entre a interseção do referido arruamento com a Rua Dr. António Cabrita Carneiro e a interseção com o Largo António Vaz Mascarenhas.

A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE NUNO CONFRARIA EM VIEIRA DE LEIRIA

A Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no Largo da República, em Vieira de Leiria, inaugurou esta sexta-feira, 12 de novembro, a exposição de pintura "Segmentos", de Nuno Confraria.

A abertura contou com a presença da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do vereador António Fragoso; do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; do artista Nuno Confraria; do curador da exposição, Aquilino Ferreira; e de convidados, que conheceram as 27 obras alusivas à geometria e vivências ou experiências de um povo.
Nuno Confraria nasceu em abril de 1974, em S. Julião da Figueira da Foz. É, geralmente, apontado como uma “pessoa obstinada, alegre e optimista, considerando-se de fortes raízes, tanto pessoais como familiares”.
Desde criança que revela um gosto muito particular pelo desenho técnico e, apesar de algumas vozes apontarem a Arquitectura como a sua vocação, tornou-se Mestre em Engenharia Geográfica, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Desde os seus primeiros rabiscos a desenhos mais elaborados, a pintura surge anos mais tarde como uma necessidade natural de completude dos seus trabalhos. Assumindo-se como um autodidata, a descoberta sistemática e gradual pela técnica da pintura desperta um fascínio único, que intensifica um verdadeiro sentimento de realização artística.
A contínua concretização desta faceta cingiu-se, durante um largo período de tempo, à partilha com familiares e amigos. Todo este processo de crescimento pessoal no universo da arte conduziu à inevitável necessidade de revelar as suas obras fora do seu círculo de relações pessoais, materializando assim a sua primeira exposição “Memórias” no ano de 2015.

Os seus mais recentes trabalhos focam-se maioritariamente em ambientes humanizados, numa combinação ímpar entre a linha figurativa e cubismo. Para além das inúmeras exposições realizadas até ao momento, Nuno Confraria continua com uma trajetória ascendente de reconhecimento do seu trabalho.

A exposição “Segmentos”, pode ser visitada gratuitamente na Galeria Tony Vitorino, todos dos dias, das 10h00 às 21h00.

Marinha Grande | 500 PINHEIROS-BRAVOS PLANTADOS PARA RECORDAR O 5º CENTENÁRIO DA CIRCUM-NAVEGAÇÃO POR FERNÃO DE MAGALHÃES

Terminou hoje, 12 de novembro, o projeto "500 Magalhães", com o descerramento da placa evocativa da plantação de 500 pinheiros-bravos, no Talhão 289 do Pinhal do Rei, pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; pelo presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do 5.º Centenário da Circum-Navegação, José Marques; pela diretora-regional do ICNF, Fátima Araújo Reis; e pelo presidente da Associação Agir pelo Planeta, Manuel Reis.

Ao longo desta semana, 500 jovens provenientes de diversas escolas da região centro e da Marinha Grande, plantaram um total de 500 pinheiros na Mata Nacional de Leiria e refletiram sobre os desafios para a sustentabilidade ambiental. Cada árvore plantada por um jovem voluntário simboliza um ano desde o começo da expedição marítima liderada por Fernão de Magalhães, em alusão à importância que a Mata Nacional de Leiria deteve para a construção das naus na época dos descobrimentos.
Esta iniciativa contribui, igualmente, para o reconhecimento da floresta como um fabuloso ativo nacional em termos ambientais, económicos, sociais e culturais. Este ativo enfrenta o grande desafio das alterações climáticas e colapso da biodiversidade, cuja tendência é o agravamento dos riscos já existentes – incêndios, pragas, eventos climatéricos extremos, desertificação dos solos – associados aos problemas estruturais da floresta numa parte considerável do território.
Tratou-se de uma iniciativa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, enquadrada na Programação Oficial das Comemorações, da Estrutura de Missão do V Centenário, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Marinha Portuguesa, a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Associação Agir Pelo Planeta.



Ovar | Restaurante Vela Areinho | Grupo Stars garante direito de utilização do edifício


Na sequência de concurso público para a atribuição do direito de utilização do edifício Vela Areinho para a instalação e exploração de um estabelecimento de restauração, o Grupo Stars adquiriu este direito e promete um espaço de referência em toda a região, não só pela oferta diferenciada mas também inovadora.

Neste espaço mítico do canal de Ovar na Ria de Aveiro, o Grupo STARS, grupo multidisciplinar com larga implementação nos distritos de Aveiro, Gaia e Porto, pretende promover três conceitos distintos - restaurante, bar e eventos. “Desde jantar sushi a ouvir os melhores DJ's, passando por concertos de música ao vivo ou até mesmo passear na ria num barco Moliceiro, temos muito para oferecer à nossa região. Bem hajam, somos STARS!!” anunciou o Grupo.

O contrato celebrado com a Câmara Municipal de Ovar tem por objeto a atribuição do direito de utilização do edifício Vela Areinho, por um prazo de 10 anos e possibilidade de prorrogação por períodos sucessivos de 05 anos (até ao limite máximo de 10 anos), mediante uma contraprestação mensal de 1525 euros +IVA, para a instalação e exploração de um estabelecimento de restauração e de bebidas, englobando espaços destinados a esplanada exterior localizados em deck sobre a Ria, a zona envolvente designada “Ilha” onde se situa o estabelecimento e uma área destinada a estacionamento de uso privativo.

 

 

Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos entregue a Porto de Mós


O Município de Porto de Mós está entre os 8 concelhos do país que recebeu o Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor), por parte da ERSAR – Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos.

Esta iniciativa ERSAR, que conta com a participação de um amplo júri representativo do setor, visa distinguir as entidades gestoras que se destacaram pelo seu bom desempenho atribuindo-lhes o Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos.

A cerimónia decorreu no dia 11 de novembro, no âmbito do 15º Fórum Nacional de Resíduos.

Patrícia Alves

Com números a crescer em Portugal, ministra diz que “todos os cenários estão em aberto”

A ministra da Saúde afirma que "todos os cenários" estão em aberto numa altura em que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças considera a situação da pandemia em Portugal "controlada".

Em declarações aos jornalistas, no âmbito de uma visita ao Hospital Padre Américo, em Penafiel, Marta Temido sublinha que os portugueses devem manter às regras, apelando à vacinação quer da gripe, quer da dose de reforço contra Covid-19.

"No contexto português aquilo que está mesmo em cima da mesa é olhar para as nossas medidas não farmacológicas e apelar ao seu cumprimento. E apelar à vacinação da população elegível já. É evidente que, desde o início da pandemia, percebemos que os cenários têm de estar todos em aberto .Não o desejamos, mas recordo que na última reunião de peritos do Infarmed, já nos foi referido que o novembro, dezembro eram os meses em que as coisas começariam a ficar mais completas", disse a ministra.

Questionada sobre o perfil das vítimas atuais do vírus, Marta Temido esclarece que é necessário tempo para obter respostas. "Há muita informação depois do tempo real, porque demora a ser tratada. Esse é o grande desafio da nossa pandemia. É estarmos a precisar de respostas que muitas vezes os dados não nos conseguem dar", frisou.

De acordo com os dados revelados esta sexta-feira pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, Portugal, Chipre e França estão catalogados como uma situação de "preocupação moderada" e Espanha, Itália, Malta e Suécia estão classificados na categoria de "preocupação reduzida".

Em 24 horas, Portugal registou 1751 casos de Covid-19 e morreram três pessoas com a doença.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje, estão agora internadas 411 pessoas, mais 28 do que na quinta-feira, das quais 65 em unidades de cuidados intensivos, mais uma nas últimas 24 horas.

As três mortes registaram-se nos Açores, em Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve.

TSF

Parlamento aprova medidas para mitigar subida dos preços dos combustíveis

 O pacote contempla ainda um apoio ao transporte público rodoviário de passageiros (táxis e autocarros) no valor de 10 cêntimos por litro de combustível até ao limite de 380 litros por mês para os táxis de 2.100 litros por mês para os autocarros.

Os deputados da Assembleia da República aprovaram hoje um conjunto de propostas do Governo para mitigar os preços dos combustíveis, onde se inclui a redução para metade do IUC suportado por veículos da categoria D.

A proposta de lei do Governo que altera as taxas previstas no Código do Imposto Único de Circulação (IUC) e prorroga as medidas de apoio ao transporte rodoviário previstas no Estatuto dos Benefícios Fiscais foi aprovada com os votos a favor do PS, PSD, BE, PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

O CDS-PP, o PAN e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues abstiveram-se.

Na quarta-feira, o parlamento já tinha discutido na generalidade esta proposta que reduz o IUC e prolonga a majoração da dedução dos custos com combustíveis, com a oposição a considerá-la insuficiente, reclamando soluções mais estruturais e amigas do ambiente.

Em causa está o prolongamento até 31 de dezembro de 2026 da medida que permite às empresas de transportes de mercadorias e de passageiros deduzirem um valor equivalente a 120% dos gastos suportados com a aquisição, em território português, de combustíveis para abastecimento de veículos.

A proposta do Governo prevê ainda uma redução para metade do Imposto Único de Circulação (IUC) suportado pelos veículos da categoria D.

O pacote contempla ainda um apoio ao transporte público rodoviário de passageiros (táxis e autocarros) no valor de 10 cêntimos por litro de combustível até ao limite de 380 litros por mês para os táxis de 2.100 litros por mês para os autocarros.

A medida vigora entre 01 de novembro e 31 de março, traduzindo num 'cheque' que será de 190 euros para os táxis e de 1.050 euros no caso dos autocarros.

Foi ainda decidido alargar o limite anual de litros elegíveis de gasóleo profissional para a devolução integral do ISP, atualmente balizado nos 35 mil litros por ano para as transportadoras de mercadorias.

Também as famílias vão receber, através do IVAucher, 10 cêntimos por litro de combustível até um limite de 50 litros por mês, sendo este valor de 5 euros mensais disponibilizado durante cinco meses, entre novembro deste ano e março de 2022.

BREAKING NEWS: Biden poised to nominate Califf as FDA chief

President Joe Biden is expected to nominate former Commissioner Robert Califf to lead the Food and Drug Administration today, in a move that would bring the Obama-era official back for a second tour atop the agency, two sources familiar with the announcement told POLITICO.

The selection would end the administration's lengthy search for a permanent FDA commissioner, and comes as the agency weighs a series of decisions that will determine the direction of Biden's Covid-19 vaccination campaign.

If confirmed by the Senate, Califf would also play a key role in charting the government's wider pharmaceutical and tobacco policy ambitions — as well as managing growing scrutiny of the FDA's drug approval process.

Read more: https://www.politico.com/news/2021/11/12/biden-poised-to-nominate-califf-as-fda-chief-521060

MUNICÍPIO DE SILVES VOLTA A APROVAR TAXA MÍNIMA DE IMI E IMI FAMILIAR PARA 2022


Na sequência da proposta do executivo municipal permanente – CDU - liderado pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, foi aprovada por unanimidade, em Reunião de Câmara realizada no passado dia 8 de novembro, e pelo nono ano consecutivo, a taxa mínima do imposto municipal sobre imóveis (IMI) para 2022 (prédios urbanos - 0,3%), para além da fixação de uma minoração acrescida de 30% para os prédios urbanos da freguesia de São Marcos da Serra. Foi, ainda, aprovada, por unanimidade, a aplicação do IMI Familiar, às famílias com dependentes a cargo (com 1 dependente: € 20,00; com 2 dependentes: € 40,00; e com 3 ou mais dependentes: € 70,00), bem como a aplicação da taxa zero no que respeita à taxa municipal de direitos de passagem, não onerando o consumidor final na faturação relativa aos serviços de comunicações eletrónicas.

Estas medidas representam um importante esforço financeiro do Município de Silves e integram-se numa política amiga do contribuinte, das famílias, dos agentes económicos e dos investidores - em que a autarquia abdica de parte da sua principal receita tributária em detrimento do investimento público, para acudir à necessidade de atenuar a pesada carga fiscal que o Estado faz impender sobre os cidadãos e sobre as empresas - de proteção e dinamização da economia local e de atração do investimento sustentável para o concelho, garantindo assim mais rendimento disponível para as famílias, trabalhadores e empresários, o que adquire especial importância tendo em consideração o, ainda, atual contexto económico recessivo provocado pela pandemia internacional do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

De referir que as medidas tomadas pelo Município de Silves não inviabilizam a necessidade de, perante a situação económica e social que o país atualmente atravessa, o Governo baixar o IRS e reforçar os apoios sociais, entre outras obrigações constitucionais que devem ser cumpridas no quadro da defesa e aprofundamento do Estado Social.

Livros | Da melancolia à busca da beleza, o novo livro de Timothy Hagelstein


Depois de Águas Silenciosas e Linguagens Impossíveis, o poeta e músico belga Timothy Hagelstein publica Apneias Emocionais, um livro em que o autor, seja em poesia ou em prosa, nos oferece a sua reflexão poética, alternadamente luminosa e torturada, expressando sentimentos intensos, da raiva ao amor, da melancolia à busca pela beleza, e homenageia a relação que tem com Portugal. Com tradução para português de Ana Paula Filipe, prefácio do sobrinho Michaël Hagelstein e posfácio da escritora portuguesa Perpétua Aço (Peta Maria), Apneias Emocionais é uma edição Guerra e Paz, apoiada pelo G7 Music Group, sociedade belga de produções musicais. A obra chega à rede livreira nacional no próximo dia 16 de Novembro e será apresentada oficialmente no dia seguinte, pelas 18h30, na Bertrand do Chiado, em Lisboa.



Em Apneias Emocionais, o leitor é convidado a desfrutar do universo poético de Timothy Hagelstein. Ao natural e sem armadura, o poeta e músico apresenta-se, uma vez mais, no palco dos sentidos, através de poemas, textos em prosa e notas biográficas, sem artifícios, sem adornos. Em busca da beleza e da melancolia, da raiva e do amor, Timothy oferece-nos os seus pensamentos, sejam eles luminosos ou torturados, e homenageia, numa selecção de poemas, Portugal e a relação com os portugueses, que vivem apaixonados, desde as décadas de 1970 e 1980, com as suas belas canções.

Na contracapa dá-se a palavra ao autor e produtor belga Thierry Perouse, que considera que este é um livro para se saborear como um Grand Cru e deixa um conselho aos leitores: «Demore algum tempo a arejar a mente antes de virar a primeira página, para que ela possa preencher-se com todas as subtilezas e volutas da sucessão das palavras. Leia-o em pequenas doses, para mastigar bem, não na boca mas no coração, todas as delicadezas da linguagem, e descobrir os aromas da vida que cinzelaram as emoções. Depressa perceberá como a força destas palavras, vindas das profundezas do autor, pode deixar uma impressionante sensação no coração.»

Uma edição Guerra e Paz, com o apoio do G7 Music Group, sociedade belga de produções musicais à qual Timothy Hagelstein preside, Apneias Emocionais conta com prefácio de Michaël Hagelstein, sobrinho do autor, e um posfácio da escritora portuguesa Perpétua Aço (Peta Maria). O livro chega à rede livreira nacional no próximo dia 16 de Novembro, mas poderá ser adquirido, desde já, em pré-venda, através da loja online da editora.

O lançamento oficial da obra acontece no dia 17 de Novembro, pelas 18h30, na livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa. A sessão contará com a presença do autor e a apresentação do radialista Germano Campos, da RDP Internacional.

Apneias Emocionais
Timothy Hagelstein
Ficção / Poesia
184 páginas · 15x21,5 · 14,50 €
Nas livrarias a 16 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Livros | «Era Uma Vez Um Homem»

Era Uma Vez Um Homem, de João Nuno Azambuja, vencedor da primeira edição do Prémio Literário UCCLA, nas livrarias, em edição Guerra e Paz


Duro, intenso, acutilante, o romance Era Uma Vez Um Homem foi o grande vencedor da primeira edição do Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa e deu a conhecer aos leitores, em 2016, a pena de João Nuno Azambuja. Escrita com um ritmo frenético, esta obra leva-nos a entrar no universo convulso e violento de um eu que, ao longo de uma semana, desmonta, num tom de furiosa sinceridade, questões existencialistas, mas também problemas do nosso quotidiano, em áreas como a economia, a política, a religião, a cultura ou a filosofia. Recentemente aplaudido também a partir das tábuas do teatro, o texto de João Nuno Azambuja foi adaptado pelo Projeto – Desumanização, com encenação de Pedro da Silva, e apresentado em Viseu, Tondela e Pombal. Era Uma Vez Um Homem entra agora nas livrarias, no próximo dia 16 de Novembro, numa edição com a chancela da Guerra e Paz.

Provocou em nós dúvidas e incertezas, que nem mesmo a leitura tornou consensuais, no romance histórico Os Provocadores de Naufrágios, levou-nos a imaginar, no distópico Autópsia, um fim anunciado para o planeta Terra, mas foi com Era Uma Vez Um Homem que o escritor minhoto João Nuno Azambuja se apresentou pela primeira vez aos leitores de língua portuguesa. A sua obra de estreia, publicada, em 2016, pela editora A Bela e o Monstro, foi aclamada pela crítica e venceu a primeira edição do Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa.

Escrito com um ritmo frenético e sob a forma de um monólogo, o romance desmonta questões existencialistas, mas também problemas do nosso quotidiano, em áreas como a economia, a política, a religião, a cultura ou a filosofia. Para António Carlos Cortez, um dos elementos do júri que consagrou João Nuno Azambuja, a obra surpreende «pela extrema acutilância com que nos faz entrar no universo convulso e violento de um eu que, ao longo de uma semana, irá revelar toda a dor e desencanto, toda a ironia e vontade de viver que a própria existência arrasta consigo».

O poeta e escritor destaca «a capacidade para o registo polifónico», assim como «o tom de furiosa sinceridade com que o autor ataca um dia-a-dia que só pode ser dito dessa forma». O livro impressiona ainda pela «intersecção de planos vários (interioridade, exterioridade, passado, presente e sonho projectado para um porvir equívoco, que se sabe irrealizável)», assim como «a capacidade de escrever estados de consciência que ocorrem como fluxos ininterruptos de sentimentos díspares».

Um romance duro e intenso, do qual o leitor se vê incapaz de fugir, Era Uma Vez Um Homem terá agora uma nova edição, com a chancela da Guerra e Paz, e chega à rede livreira nacional no próximo dia 16 de Novembro. A obra poderá ainda ser adquirida através do site da editora.

Aplaudido também a partir das tábuas do teatro, o texto de João Nuno Azambuja foi recentemente adaptado pelo Projeto – Desumanização, com encenação de Pedro da Silva, e apresentado em Viseu, Tondela e Pombal.

Era Uma Vez Um Homem
João Nuno Azambuja
Ficção / Romance
152 páginas · 15x23 · 14,50 €
Nas livrarias a 16 de Novembro
Guerra e Paz Editores

Castelo de Paiva | LILIANA VIEIRA DESTACA DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO DAS CRIANÇAS

CM DE CASTELO DE PAIVA AVANÇA COM PROJECTO DE EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR

Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai avançar, neste ano lectivo, com um projecto de implementação da Expressão Físico-Motora na área do Ensino Pré-Escolar, segundo revelou esta semana a Vereadora Liliana Vieira, responsável do Pelouro da Educação da edilidade.

 

Tendo em conta queos períodos críticos das qualidades físicas e das aprendizagens psicomotoras fundamentais situam-se até ao final do 1º Ciclo, ou seja, até aos 10 anos de idade, a falta de actividade física apropriada que estimule os mais básicos movimentos, traduz-se em carências frequentemente irremediáveis no futuro.

Por outro lado, devido aos problemas de saúde que advém dos baixos níveis de actividade física verificados actualmente na nossa população, é de extrema importância nos dias de hoje adoptar desde as idades mais jovens estilos de vida saudáveis, sendo que, perante isto, a autarquia paivense defende que se deve colocar em prática programas de intervenção para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, acções onde estejam contempladas medidas educativas contínuas e duradouras, que aperfeiçoem a relação entre o corpo, a actividade física e o meio ambiente.


Vereadora Liliana Vieira refere que, a educação pré-escolar deve proporcionar às crianças oportunidades para o treino da motricidade global e fina, e contribuir para um desenvolvimento multilateral, inclusivo e harmonioso das mesmas, sendo que o grande objectivo deste projecto, será sempre desenvolver o gosto pelo desporto e o fortalecimento da saúde.


 Com este projecto, pretende-se leccionar aulas de Expressão Físico-Motora às crianças dos jardins-de-infância dos Agrupamentos de Escolas do concelho, que decorrerão às terças e quartas -feiras durante o período da manhã (09:30h-12:10h), tendo uma duração de 40 minutos por aula. O horário das aulas será rotativo no Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva (avecp), e semanal no Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, localizado em Oliveira do Arda.


Perante esta concepção, este projecto adopta os seguintes objectivos, como adquirir uma cultura desportiva que possa ter continuidade ao longo de toda a vida; desenvolver a coordenação motora; melhorar o desenvolvimento morfo-funcional e a capacidade de adaptação ao esforço; aprender a controlar a agressividade, e respeitar as regras da convivência em grupo; ajustar os comportamentos em função das acções e reacções dos colegas e o desenvolvimento de uma postura corporal correcta, de modo a evitar quedas.


Nos conteúdos programáticos, desta acção municipal destaca-se a perícia e manipulação, o deslocamento e equilíbrio, jogos pré-desportivos e tradicionais e actividades rítimicas e expressivas.


Carlos Oliveira

Coimbra | Webinar: "Regulamentação e requisitos para produção e licenciamento de cosméticos"


 No próximo dia 19 de novembro, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), irá realizar um seminário específico no âmbito do projeto F4F - Forest for Future, subordinado ao tema "Regulamentação e requisitos para a produção e licenciamento de cosméticos".

Este evento/webinar é promovido pelo SerQ e a Universidade de Coimbra terá início às 17h00 (hora local em Portugal) e a duração de 3 horas, realizado através da plataforma zoom.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, podendo ser realizada através do link:https://f4f.serq.pt/pt/event-registration/seminario-orientacoes-sobre-a-regulamentacao-para-a-producao-e-licenciamento-de-cosmeticos, preferencialmente até ao dia 15 de novembro de 2021.

Câmara Municipal de Góis distinguida com bandeira “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”

A Câmara Municipal de Góis foi, pelo sexto ano consecutivo, distinguida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) como uma das Mais Familiarmente Responsáveis, com a atribuição pelo quarto ano, da Bandeira com Palma, por adotar políticas efetivas de apoio às famílias, que num contexto de pandemia não deixou de investir numa politica integrada de apoio extraordinário às famílias, estando na linha da frente nas respostas de proximidade.

A distinção foi atribuída a 84 Municípios como forma de reconhecer a capacidade de intervenção das autarquias, funcionando como um estímulo à continuidade das políticas de apoio às famílias e incentivo à adoção de novas medidas. A autarquia foi uma das onze autarquias do distrito de Coimbra galardoada com esta bandeira verde.

Os parâmetros tidos em conta pelo Observatório, criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, para atribuição dos galardões, baseiam-se numa análise a várias áreas de atuação, tais como: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; boas práticas para com os funcionários na conciliação da vida profissional e familiar, entre outras iniciativas.

Câmara de Águeda distingue atletas medalhados em campeonatos da Europa e do Mundo

Atletas receberam algumas lembranças e um diploma, entregues pelo Executivo Municipal no Salão Nobre

Um campeão do Mundo, um campeão da Europa e dois vice-campeões da Europa foram recebidos e distinguidos pela Câmara Municipal de Águeda, numa cerimónia simbólica, anteontem ao final da tarde, no Salão Nobre do Município.

Foram homenageados Luís Rosas, vice-campeão da Europa de pares mistos Ginástica Aeróbica, no Campeonato da Europa, atleta do All4Gym – Associação Gímnica de Águeda; Paulo Lino, Campeão de Judo -66kg e vice-campeão europeu de Futsal, e André Vieira, vice-campeão de Judo -90Kg, nos 1.ºs Euro TriGames Ferrara 2021, ambos atletas da CERCIAG; e Carlos Ferreira, Campeão do Mundo de Ori-BTT no escalão de M65 (medalha de ouro em sprint e de bronze na distância média), do Clube de Aventura da Bairrada (de que é presidente da direção).

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, agradeceu a prestação dos atletas nas diferentes modalidades nos campeonatos da Europa e do Mundo, salientando o contributo de cada um para a afirmação do desporto no concelho. “É com muita honra que lhes prestamos esta singela homenagem, em reconhecimento pelo esforço, dedicação e exemplo que são nas vossas áreas desportivas”, declarou o Edil.

Também Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, destacou “o excelente trabalho que tem vindo a ser realizado pelos clubes e instituições do concelho, congratulando os atletas em particular pelos resultados alcançados e pela promoção de Águeda através do desporto”, disponibilizando a Autarquia para continuar a apoiar, na medida do possível, o desenvolvimento das suas atividades.

Na sessão de anteontem, também Marlene Gaio e Vasco Oliveira, Vereadores da Câmara Municipal, demonstraram a sua gratidão e orgulho pela prestação dos atletas e pela afirmação de Águeda nas várias modalidades desportivas, evidenciando que, de facto, a Desporto é Vida e é para todos.

Ana Sofia Pinheiro

Barcelos | Aprovada candidatura do IPCA a programa Impulso jovem e impulso adulto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência


O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) acaba de ver aprovada a candidatura aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência, garantindo um financiamento superior a 9,7 milhões de euros para o desenvolvimento de iniciativas destinadas a impulsionar a qualificação superior daquelas duas populações.

A candidatura apresentada pelo IPCA diz respeito ao projeto “Skills Boost2025@IPCA”, que prevê o desenvolvimento de sete programas. Dois deles são específicos para a população adulta (Formação Avançada e Aprendizagem ao Longo da Vida), no âmbito do “Impulso Adultos”, e preveem a oferta de cursos nas áreas da moda e do design têxtil, da gestão de alojamentos turísticos, da modelação 3D e do fabrico ativo.

Três outros programas são transversais e complementares tanto ao “Impulso Adultos” como ao “Impulso Jovens STEAM”. Os restantes dois serão promovidos no âmbito do “Impulso Jovens STEAM” e visam a oferta de formações nas áreas da engenharia em desenvolvimento de jogos digitais, inteligência artificial e modelação de plástico por injeção.

Segundo a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, “o projeto Skills Boost2025@IPCA está alinhado com a estratégia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, designadamente com o seu papel enquanto agente transformador na região”.

“Uma estratégia concebida e redefinida numa perspetiva interdisciplinar e alinhada com as necessidades do mercado de trabalho e a realidade do contexto regional, bem como com a criação de consórcios e alianças com as empresas empregadoras para a oferta de formação pós-graduada”, acrescentou.

O projeto do IPCA foi uma das 33 candidaturas aprovadas ao abrigo dos programas “Impulso Adultos” e “Impulso Jovens STEAM”, após a avaliação feita por um painel internacional de alto nível.

No total, estes dois programas dispõem de um orçamento inicial de 252 milhões de euros, que serão distribuídos pelos vários projetos aprovados e cuja execução deverá ser concretizada até 2026.


Ana Teixeira

São Teodoro Estudita

 


Abade e confessor, zeloso campeão da indissolubilidade do vínculo conjugal e da veneração das imagens. Foi o último representante da unidade e independência da Igreja no Oriente antes do cisma que a separou de Roma. Sua festividade é celebrada neste dia 11 de novembro.

  • Plinio Maria Solimeo

No Martirológio Romano Monástico encontramos registrado “em Constantinopla, no ano 826, o nascimento no céu de São Teodoro Estudita, abade, admirador da tradição patrística. Para ele, as ordens monásticas eram como que ‘os nervos da Igreja’. Fez do mosteiro bizantino de Studios uma oficina de sábios e santos mártires, vítimas da perseguição iconoclasta. Sofreu o exílio por três vezes por ter defendido a santidade do casamento cristão em face do adultério do Imperador Constantino VI, e apoiado o culto dos santos ícones”.

De família influente em Constantinopla

Teodoro nasceu em Constantinopla, então capital do Império Romano do Oriente, no ano de 759. Era o filho mais velho de Foteinos, importante funcionário da burocracia financeira do palácio. Sua mãe, Teoctisa, era oriunda de uma distinta família da capital imperial. O irmão dela, Platão, também era importante funcionário na mesma administração. Desse modo a família controlava significativa parte, senão toda, da administração financeira imperial durante o reinado de Constantino V (741-775). Teodoro tinha dois irmãos mais novos, José, depois arcebispo de Tessalônica, e Eutímio, do qual não temos dados, e mais uma irmã, da qual não se sabe o nome.

         De acordo com seus hagiógrafos, Teodoro recebeu uma educação condizente com a posição da família, estudando em casa antes de se dedicar à teologia.

Gravura do Mosteiro de Studios, por volta de 1877

Fundador do mosteiro de Saccudion

         No ano de 759 o tio materno de Teodoro, Platão, deixou o cargo no palácio, tornou-se sacerdote, e ingressou no mosteiro Symbola, na Bitínia. Após a morte do Imperador Leão IV (775-780), ele convenceu Teodoro, seu pai e irmãos, a fazerem também os votos monásticos. A família se mudou então para a Bitínia, onde transformou em mosteiro uma propriedade sua que ficava no lado asiático do Bósforo, perto de Constantinopla. Este ficou conhecido como Saccudion. Platão tornou-se o abade da nova fundação, e Teodoro seu braço direito. Os dois procuraram ordenar o mosteiro seguindo os escritos de São Basílio de Cesareia, considerado o Patriarca dos monges do Oriente.

         O Patriarca Tarásio (730-806) conferiu o sacerdócio a Teodoro que, no ano de 794, tornara-se abade do mosteiro de Saccudion, por seu tio ter-se retirado para se dedicar ao silêncio. Platão foi também elevado à honra dos altares.

O caso do “Sínodo do Adultério”

         Nesse mesmo ano de 794 ocorreu o chamado Sínodo do Adultério. O Imperador Constantino VI (776-797) decidiu se separar de sua esposa Maria da Armênia, para se casar adulterinamente com uma dama de companhia da imperatriz, que era prima de Teodoro. Este e seu tio condenaram essa união sacrílega.

         Poucos meses depois o Imperador fez proclamar Augusta sua concubina. Como o patriarca Tarásio não quis celebrar seu matrimônio ilegal, Constantino encontrou um ministro complacente, José, que em 795 bendisse oficialmente a união adúltera.

         São Teodoro, na época, escreveu em uma epístola que o divórcio do Imperador produzira profunda perturbação no mundo cristão (concussus est mundus,) e, com São Platão, protestou energicamente em nome da indissolubilidade do vínculo conjugal. “Coroando o adultério”, afirma ele, o sacerdote José se opôs ao ensino de Cristo, e violou a lei divina. Para Teodoro, era também condenável o patriarca Tarásio que, mesmo não aprovando as novas núpcias, se mostrou tolerante evitando excomungar o Imperador, como também punir o sacerdote José.

Baseando-se na autoridade de São Basílio, Teodoro reivindicou a faculdade concedida aos súditos de denunciar os erros do próprio superior, e os monges de Saccudion romperam a comunhão com o patriarca por essa sua como que cumplicidade no divórcio do Imperador.*

O retorno do exílio

Constantino VI e sua mãe Irene

A resposta do Imperador não se fez esperar. Em setembro de 796 ele mandou prender Platão, Teodoro e vários outros monges de Saccudion, e os exilou para Tessalônica.

Enquanto isso, em Constantinopla a oposição a Constantino, considerado como pecador público, crescia dia a dia. Ocorreu então que, durante uma convulsão no palácio, o Imperador foi cegado por ordem de sua mãe Irene, que assumiu então o comando do Império.

Em 799 ela chamou de volta os exilados, e ofereceu a São Teodoro o mosteiro de Studios, para onde ele foi em 799 com grande parte da comunidade de Saccudion, que estava ameaçada pelos árabes.

Durante o período de regência da imperatriz Irene, o abade Platão e Teodoro haviam se reconciliado com o Patriarca Tarásio, que no Segundo Concílio de Nicéia aprovara o culto das imagens.

São Platão assumiu temporariamente o comando do novo mosteiro de Studios, mas depois voltou ao seu silêncio, deixando o sobrinho no cargo. São Teodoro compôs uma regra para seu governo, e lhe deu a excelente organização que foi tomada depois como modelo por todo o mundo monástico bizantino da época. Ainda hoje ela existe no Monte Athos e no monaquismo russo.

Exemplo de administração

É surpreendente o sistema do Santo na direção do seu mosteiro. Ele complementou as regras um tanto teóricas de São Basílio por regulamentos específicos relativos à clausura, pobreza, disciplina, estudo, serviços religiosos, jejuns e trabalho manual. E o mais curioso: especificou os deveres dos vários membros da comunidade em versos, compostos por ele. Fez construir várias oficinas para os diversos ofícios, uma biblioteca e uma sala para a elaboração de manuscritos (scriptorium), atividade tão importante numa época em que ainda não existia a imprensa.

São Teodoro mantinha contato com vários outros mosteiros que giravam em torno de Studium por meio de sua prodigiosa produção literária, sobretudo cartas e catecismos, desenvolvendo para esse contato um sistema tão elaborado de mensageiros, que se assemelhava a um verdadeiro serviço postal privado.

Novamente exilado

         Sucedeu, entretanto, que um dos ministros imperiais, Nicéforo, deu um golpe de Estado e se proclamou Imperador. Este, para substituir o então falecido Tarásio no Patriarcado, escolheu um leigo, seu homônimo, que trabalhava na burocracia do palácio. São Teodoro e seus monges protestaram contra essa elevação de um leigo para o trono patriarcal, e foram por isso encarcerados por 24 dias, findo os quais voltaram ao seu mosteiro. O novo Patriarca restabeleceu em seu cargo o sacerdote José, que havia sido deposto por Tarásio.

Teodoro, que era superior da comunidade monástica de Studios, protestou fortemente contra essa reabilitação do padre José e, quando este retomou seu ministério sacerdotal, rompeu a comunhão com o patriarca Nicéforo. Seu mosteiro foi ocupado militarmente, e ele, seu tio e seu irmão José, arcebispo de Tessalônica, foram presos, condenados, e novamente exilados.

         Um sínodo convocado pelo Imperador com seus aderentes, reconheceu a legitimidade do segundo matrimônio de Constantino, confirmou a reabilitação do sacerdote José, e anatematizou Teodoro, Platão e José, que foi deposto de seu cargo como arcebispo. O santo protestou contra as decisões desse sínodo faccioso, e, por isso, ele, seu tio e José foram banidos para as Ilhas dos Príncipes.

Entretanto, no exílio, Teodoro manteve uma extensa atividade literária, escrevendo inúmeras cartas a seu irmão, a vários monges Studitas, a membros influentes de sua família, e até ao Papa Leão III. Continuou também a compor catecismos para a congregação Studita, e a escrever uma série de poemas.

Miniatura bizantina do séc. XI, representando São Teodoro e o Mosteiro de Studios (Menologion de Basil II)

Paladino na defesa das imagens santas

         Com a morte do Imperador Nicéforo em 811, subiu ao trono Leão V, o Armênio (775-820). Este depôs o patriarca Nicéforo, e condenou o culto das imagens. São Teodoro então assumiu a liderança da resistência contra a iconoclastia, e foi um dos grandes defensores das imagens sacras durante essa segunda fase dessa heresia. E corajosamente negou o direito do Imperador de interferir nos assuntos eclesiásticos.

Em 4 de abril de 814, o tio de Teodoro, São Platão, morreu no mosteiro de Studios após longa doença. O santo compôs uma longa oração fúnebre, a Laudatio Platonis, que continua sendo uma das fontes mais importantes para a história da família. O Martirológio Romano diz do primeiro: “Em Constantinopla, em 814, São Platão, abade, que combateu muitos anos com uma coragem invencível contra os quebradores das santas imagens e, com seu sobrinho São Teodoro, organizou o célebre mosteiro Studita”.

Mas o santo não ficou inteiramente passivo em sua resistência à iconoclastia. Pelo contrário, no Domingo de Ramos de 815, promoveu uma solene procissão, dentro dos muros do mosteiro, com mil monges de Studios que, sendo bem visíveis pelos de fora, carregavam os ícones sagrados, entoando solenes aclamações em sua homenagem. Essa procissão despertou a reação da polícia.

Por causa de sua audácia na defesa das santas imagens, Teodoro foi, por várias vezes entre os anos 815 e 821, preso e tratado com grande crueldade, açoitado, e exilado em diversos lugares da Ásia Menor, e seu mosteiro entregue aos monges iconoclastas. Mesmo no exílio, o santo continuou sendo o ponto central da oposição ao cesaropapismo e à iconoclastia.

Mas o santo não ficou inativo. Como da outra vez, ele exerceu ampla influência durante o primeiro ano de seu exílio por meio de uma campanha massiva de envio de cartas. Por causa disso, em 816 foi transferido para Boneta, fortaleza no extremo anatólico mais remoto, para ficar inteiramente isolado. Entretanto, lá ele conseguia um jeito de manter-se a par dos acontecimentos na capital mediante uma correspondência regular. Por causa disso, uma ordem imperial ordenava que Teodoro fosse duramente chicoteado. Mas seus carcereiros se recusaram a cumprir essa ordem infame.

O santo escreveu duas cartas ao Papa Pascoal I, que foram co-assinadas por vários abades anti-iconoclastas, solicitando que fosse convocado um Sínodo para defender o culto das imagens, e escreveu também cartas aos Patriarcas de Alexandria e Jerusalém, entre outros, nesse sentido. Como resultado, o Imperador ordenou outra vez que Teodoro fosse açoitado, ordem desta vez executada com tanto rigor, que o santo adoeceu gravemente. Após sua recuperação, o santo foi transferido para Smyrna.

Saltério Chludov (séc. IX), período bizantino. Página do manuscrito mostrando ataques iconoclastas a imagens. Moscou, Museu Histórico do Estado.

Volta definitiva do exílio e morte

No início de 821, Leão V foi vítima de terrível assassinato no altar da igreja de Santo Estevão, no palácio imperial, e um novo Imperador, Miguel II (810-9), permitiu o retorno dos exilados, não anulando, entretanto, as leis de seu predecessor.

Assim, Teodoro pôde retornar a Constantinopla, mas não ao seu mosteiro. Ele se estabeleceu então com seus monges do outro lado do Bósforo, em Prinkipo, onde morreu provavelmente no mosteiro de Hagios Tryphon, no Cabo Akritas, na Bitínia, no dia 11 de novembro de 826, enquanto celebrava Missa.

Dezoito anos depois seus restos mortais, bem como os de seu irmão José, foram transferidos para o mosteiro de Studio, onde foram enterrados ao lado dos de seu tio, São Platão.

ABIM

____________

Nota:

* Cfr. Roberto de Mattei, San Teodoro Studita, in http://www.santiebeati.it/dettaglio/93382

Obras consultadas:

Klemens Löffler, Saint Theodore of Studium, The Catholic Encyclopedia, CD Room edition.

http://www.santiebeati.it/dettaglio/93382

https://en.wikipedia.org/wiki/Theodore_the_Studite