domingo, 7 de fevereiro de 2016

Hora de Fecho: PAN. Um deputado, 7 ajudantes e 20m quadrados

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ASSEMBLEIA DA REPUBLICA 
É o verdadeiro partido de um homem só. Há 100 dias na AR, André Silva lamenta os "épicos" exercícios de síntese que faz a cada intervenção e abre a porta do estreito gabinete. Um lema: trabalho.
ORÇAMENTO 2016 
Com medidas como a substituição do quociente familiar por deduções fixas e a atualização dos escalões em 0,5%, vai pagar mais ou menos IRS? Consulte as 15 simulações e fique a saber.
CASA BRANCA 2016 
O republicano, o terceiro mais votado no "caucus" do Iowa, foi esmagado pelos constantes ataques de Chris Christie que o acusou de ser inexperiente e de ter sempre discursos feitos.
COREIA DO NORTE 
A Coreia do Norte lançou um "satélite de observação" para fins científicos, que a comunidade internacional considera um encobrimento de um teste de mísseis. ONU reúne de urgência este domingo.
TELEVISÃO 
A RTP, a SIC e a TVI foram multadas pelo uso de "práticas enganosas e agressivas" em concursos de participação telefónica. Os três canais terão de pagar coimas até 40 mil euros.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
Uma sondagem realizada para o El País refere que mais de 50% dos espanhóis prefere um governo de coligação entre PSOE e Ciudadanos. Em último lugar nas escolhas ficou o Podemos de Pablo Iglésias.
CASO JOSÉ VEIGA 
O irmão de Pedro Santana Lopes terá confessado alegados crimes de corrupção praticados na República do Congo durante o interrogatório liderado pelo juiz Carlos Alexandre. Advogado desmente.
ZIKA 
A associação entre a microcefalia e o zika ainda não foi validada pela ciência, e o impacto que esta infeção pode ter na vida dos bebés ainda não é conhecido. Eis o que sabemos sobre esta malformação.
ZIKA 
A vigilância centrada no dengue não permitiu detetar o zika no início do surto. Diagnosticar corretamente a doença é importante para perceber que impacto terá. Há já seis casos importados em Portugal.
Opinião

Helena Matos
Na prática temos dois países. E o que no país Estado muitas vezes se chama arrojo e ambição no mundo do não Estado designa-se como trafulhice ou, numa versão mais bondosa, erro grosseiro.

José Milhazes
O primeiro encontro em quase mil anos entre o chefe da Igreja Católica (o Papa Francisco) e o líder dos ortodoxos russos (o Patriarca Kirill) é de extrema importância num período como o que vivemos.

Paulo Trigo Pereira
Num orçamento que promove a justiça social e a requalificação do Estado só me desgosta a supressão da baixa da TSU para os trabalhadores de baixos rendimentos.

Jorge Costa
Este não é o Orçamento que o Governo e a maioria prometeram e os benefícios estão essencialmente confinados à função pública e à restauração. Escolhas claras, ainda que não assumidas.

João Marques de Almeida
O Governo abriu o conflito com a UE devido a uma análise errada do momento político europeu. Acreditou que a crise dos refugiados e o referendo britânico levariam Bruxelas e Berlim a fecharem os olhos
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Governo vai anular concursos para altos dirigentes do Estado

Em causa estão alguns dos processos de nomeação que o anterior executivo deixou pendurados e que, em certos casos, se arrastam desde 2013 e 2014. Cresap justifica cancelamento com “alteração de perfil”.
A Cresap é um organismo independente, mas funciona na dependência do Ministério das Finanças, liderado por Mário CentenoDANIEL ROCHA
O Governo vai anular “alguns concursos” para dirigentes de topo da Administração Pública lançados pelo anterior executivo e cujas propostas de nomeação nunca chegaram a ser concretizadas. Há casos em que a lista dos três nomes propostos pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap) já estava nas mãos dos ministros de Pedro Passos Coelho desde 2013 e 2014, sem que tenha havido qualquer decisão.
“Em breve, dentro de quinze dias, serão publicados despachos de anulação de alguns concursos com fundamento na alteração de perfil”, disse ao PÚBLICO fonte oficial da Cresap, sem adiantar mais detalhes.
A comissão liderada por João Bilhim explica que, das 36 propostas de designação pendentes, o Governo “avalia, caso a caso, se concorda ou não com o perfil então definido pelo Governo anterior”. Se concorda, procede à nomeação de um dos três elementos constantes da proposta de designação; se não concorda com o perfil (…) manda encerrar o procedimento”, acrescenta.
A anulação do concurso tem como base legal o Estatuto do Pessoal Dirigente, cujas alterações mais recentes entraram em vigor em Outubro do ano passado. A Cresap remete para o artigo 2º da Lei 128/2015, onde se prevê que o membro do Governo que tutela o serviço cujo lugar está a concurso pode alterar o perfil proposto pela Cresap.
Contudo, esta solução legislativa foi introduzida na lei juntamente com outras mudanças. Uma delas tem a ver com a competência para a definição do perfil. Inicialmente era o Governo que definia as características da pessoa que deveria ocupar o cargo, mas desde Outubro é a Cresap que o faz, podendo o executivo alterá-lo “mediante fundamentação expressa” no prazo de 20 dias.  
Além desta alteração de perfil, a lei não prevê outros motivos para se anular um concurso. A situação mais próxima é quando um dos candidatos da lista final enviada ao Governo desiste e não há entre os entrevistados pela Cresap outro que o substitua. Nesse caso a comissão repete o concurso.
O PÚBLICO perguntou ao Ministério das Finanças quantos concursos serão anulados e em que organismos, mas o ministério não esclareceu a questão. Nesta quinta-feira, confirmou apenas que “está a ser feito um levantamento da situação”.
36 lugares à espera 
O Governo anterior deixou pendurados 38 processos. Entretanto, o actual executivo já nomeou, pelo menos, os dirigentes de dois desses concursos, pelo que restam 36.
Do total de 38 processos pendentes inicialmente, havia 20 casos em que as propostas de designação foram enviadas pela Cresap aos ministros de Passos Coelho entre Setembro de 2013 e Julho de 2015 (antes de Cavaco Silva convocar as eleições legislativas) e cujas decisões não estavam tomadas quando o PS tomou posse.
Em causa estavam lugares como o de secretário-geral do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, cuja proposta tinha sido enviada a 19 de Setembro de 2013, a que se juntam mais oito organismos do mesmo ministério. No Ministério das Finanças havia cinco situações também pendentes (embora duas delas digam respeito à ADSE que passou para a tutela da Saúde). Na Economia e na Saúde havia seis processos de nomeação à espera de decisão (três em cada ministério).
O actual Governo acabou por dar seguimento a pelo menos dois casos – dois subdirectores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) foram nomeados, um dos quais é Brigas Afonso  – estando ainda pendentes 18 concursos que não avançaram por inércia do anterior executivo e em relação aos quais o PÚBLICO, nas pesquisas que efectuou no Diário da República, não identificou qualquer nomeação publicada.
A estes há ainda que somar 18 concursos concluídos já depois de o Presidente da República ter marcado as eleições legislativas e que, por força da lei, passaram para o actual Governo. É que o Estatuto do Pessoal Dirigente impede a designação de cargos de direcção superior “entre a convocação de eleições para a Assembleia da República ou a demissão do Governo e a investidura parlamentar do novo Governo”.
Pelo menos um desses concursos já foi resolvido pelo Governo de António Costa. Trata-se da nova directora-geral da AT, cujo processo de selecção só foi concluído em Outubro pela Cresap, dias depois das eleições legislativas. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais optou por manter no lugar Helena Borges, que assegurava o cargo em substituição e foi uma das três finalistas do concurso.

Jihadista português é notícia na imprensa internacional

O lusodescendente é apontado como o carrasco do Estado Islâmico a protagonizar o último vídeo do Daesh.

DR
Steve Duarte é o lusodescendente que está a dar que falar na imprensa internacional mas não pelas melhores razões. Em 2014 partiu para a Síria e lá tornou-se um operacional da propaganda do autoproclamado Estado islâmico.

Agora, o filho de emigrantes portugueses do Luxemburgo é apontado pelas autoridades como sendo o homem encapuzado que mata a tiro um refém com um tiro na nuca.
O vídeo do jovem de 27 anos foi divulgado no passado fim de semana, mas na última semana várias são as notícias na imprensa francesa e luxemburguesa a dar conta do sucedido.
A Agência France Press, o The Huffington Post, o L’Express e o 20 Minutes são alguns dos exemplos. Mas a notícia só ganhou destaque depois de a imprensa nacional avançar com a sua identidade.
Há muito que Steve Duarte está referenciado pelos serviços de informações parisienses. “É considerado um operacional influente na estrutura do Daesh”, revela uma fonte, segundo a imprensa internacional.
No vídeo protagonizado pelo lusodescendente ouve-se o jovem a fazer ameaças aos cidadãos portugueses e espanhóis, garantindo que um dia o grupo extremista vai viver numa Península Ibérica 100% muçulmana.
João Soares · 
Técnico na empresa Armivel
Façam-lhe o que ele fez ao refém. A ser português, só nos envergonha...
Fatima Costa Goncalves · 
Terrorista é terrorista, deve ser tratado como tal! A nacionalidade não interessa a ninguém!
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Eugénio Dos Santos · 
Então naão é Portugues como os senhores descrevem com em grande titulo, é luso descendente, Neste caso nasceu no Luxemburgo tem a nacionalidade desse Pais .A naturalidade e nacionalidade são duas coisa totalmente diferentes,só mudam no caso da pessoa se ele tiver dupla nacionalidade,então faço esta questão ,este indevido tem a dupla nacionalidade? Se a resposta for não ele nãpé Portugués.
Gosto · Responder · 5 · 2 h

"Intrujice mediática", Diz Duarte Marques Sobre according da TAP

Executivo anterior privatizou 61% da TAP. Executivo atual chegou a acordo para que o Estado passe agora a deter 50% da empresa.

DR
O deputado do PSD Duarte Marques não gostou do anúncio de acordo ontem revelado publicamente entre o Governo e o consórcio de Humberto Pedrosa e David Neeleman e recorreu às redes sociais para o afirmar.

Em causa, recorde-se, está uma nova distribuição da TAP: 50% pertence ao Estado, 45% ao consórcio Gateway e 5% a trabalhadores. Estado pode nomear figuras para o conselho de administração não executivo e tem força de voto para impedir certos negócios mas a gestão fica a cargo dos privados.
Na perspetiva do deputado ‘laranja’, este acordo é “intrujice mediática” por parte de António Costa. Mais do que isso, é “uma espécie de PPP onde o Estado pode nomear mais umas pessoas para a TAP”, afirmou na publicação que fez no Facebook.
Diz ainda Duarte Marques que não foi cumprida a reversão do negócio “e a única coisa que conseguem são uns lugares no Conselho de Administração”.
“Para a esquerda, o interesse nacional defende-se metendo uns boys e partilhando algum prejuízo futuro. Não era melhor se ficasse como estava?”, escreve o deputado do PSD.
Comentário: este miúdo andar a ofender quem? Pagam-lhe para este papel? A vergonha que eu sinto ao ouvir estas bocas é indescritível.

Anselmo Santos
Sr. Manuel Cunha Pinto, a vontade dos portugueses afreguesados, e da maioria por eles endrominada, é que a tap tivesse sido como foi, e esteja como está hoje? Quem lhe deu essa informação? Quem deve pagar a fatura da tap? Quem é o sr para achar que devemos aceitar isso? Está disposto a pagar juntamente com aqueles que pensam como o sr.? Quem avalisa os empréstimos que o país vai contraindo para satisfazer a vontade de alguns protegidos dos lobbys que por cá proliferam à vossa custa? O que é que o sr. e o restante povo português ganha com esta decisão? O os dirigentes do esquerda futebol Club d...Ver mais
Gosto · Responder · 1 · 9 min
Agostinho Dias · 
Um bom exemplo : a CGD, administração pública, que em dois anos consecutivos deu prejuizo de muitos milhões. O governo Siriza de Portugal, não para enquanto não levar Portugal à banca rota. Aliás, estão no governo algumas pessoas que no governo Socrático foram seus braços direito.
Gosto · Responder · 2 · 29 min
Alejandro Cruz · 
Tanto a TAP como as outras empresas "publicas" deveriam ser 100% privadas, dado que até aos nossos dias o seu serviço público que tanto dizem realizar nunca foi cumprido com qualidade, mesmo com os largos milhões de euros que o POVO portugues lá colocou através dos impostos.
O numero de graves que fazem e os prejuizos que acomulam deveriam servir de exemplo para os políticos tentarem outra forma de prestarem serviço público de qualidade.
Simples a solução, entregarem essas empresas publicas a empresas profissionais privadas e obrigarem a cumprirem o serviço público de qualidade, provavelmente para serem sustentáveis tem de despedir as sanguessugas e os direitos adquiridos ao longos dos anos que as destroem, pois como em tudo, se tens dinheiro partilhas, mas se tens prejuizo tens de curtar pois o pais não tem forma de pagar e sustentar estas roubalheiras.
O estado deveria resumir-se á sua utilidade de supervisor, legislador e defensor do serviço ao povo.
Gosto · Responder · 2 · 49 min
António Fernando Alves Marrucho
Mete nojo...
Gosto · Responder · 1 · 50 min
Antonio Estrela · 
A ultima vez que vi essa cara, tinha um anzol na boca
Gosto · Responder · 1 · 54 min

Dia 10 de Fevereiro das 16:00 horas às 20:00 horas Colheita de Sangue e Registo para Medula Óssea no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Doenças desta época do ano (constipações e as gripes) afectam os dadores regulares e pode começar a sentir-se uma redução na adesão aos locais de colheitas, que pode provocar alguma preocupação.

Dêem mais sentido à vida, tornem-se dadores de sangue e de medula óssea.

Revista Tribuna da Adasca =Media/Notícias/Publicações

A ADASCA propõe que façamos do mês de Fevereiro, um mês mais Solidário. Além das datas para as próximas Colheitas de Sangue constantes no cartaz aqui disponível, vão decorrer em simultâneo em todas aquelas sessões a possibilidade das pessoas se inscreverem como potenciais dadores de medula óssea no Posto Fixo da ADASCA.

Compareçam, divulguem, sejam solidários.
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes condições para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas, com serventia de elevador até ao 1º. Piso. Aqui não existe o risco de multas nos carros.

Lembramos que, para efeitos de isenção das taxas moderadoras nos Centros de Saúde, os dadores devem pelo menos realizar duas dádivas de sangue durante os 365 dias, ou seja, conta a última e penúltima dádiva. Convém não esquecer de pedir a respectiva declaração, após a dádiva ao administrativo do IPST.

Os interessados em aderir devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão, de forma a facilitar a inscrição. Devem ainda ter em consideração o seguinte: após o almoço, deve-se deixar decorrer pelo menos 2:30 horas período de tempo para a digestão.
                                     
NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Amem a liberdade, sejam felizes
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
Mapa de Colheitas de Sangue: Onde posso Doar Sangue em 2016 em Aveiro?

Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133