sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Câmara Municipal de Aveiro e Grupo ETE apresentaram novo Ferryboat elétrico de Aveiro, o primeiro 100% português

 A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Grupo ETE apresentaram, esta quinta-feira, dia 26 de outubro, o novo Ferryboat Elétrico de Aveiro.
A embarcação, que irá substituir o navio que atualmente faz a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, ficará nesse local em testes de navegação e de carregamento até ao momento da sua inauguração oficial, que será anunciada em breve.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o novo Ferryboat Elétrico é um exemplo na forma como as autarquias devem realizar o seu investimento público, focando-se nos cidadãos e dando primazia à sustentabilidade ambiental e ao combate às alterações climáticas.
"Este é um momento significativo no que toca às políticas e ao investimento público em Portugal. A sustentabilidade ambiental é uma aposta e uma prioridade da Câmara Municipal de Aveiro e o novo Ferryboat Elétrico é o resultado do investimento da CMA no ambiente e nas pessoas. Estamos a aplicar os nossos recursos não só na Ria de Aveiro, um local que necessita do nosso cuidado, mas também na vida concreta dos Aveirenses e, em particular, da nossa povoação de São Jacinto, que precisa deste meio de transporte para ir trabalhar e para realizar as suas atividades sociais, desportivas e de lazer", afirma José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
Para  Luís Figueiredo, Acionista do Grupo ETE, grupo português que integra o Estaleiro Navaltagus e responsável pela construção da embarcação, o novo ferryboat elétrico representa um marco, na afirmação das suas competências e know-how de engenharia, inovação e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da Indústria Naval em Portugal. Para além de que reforça, o compromisso do Grupo ETE com a sustentabilidade e com a criação de valor para o serviço público.
“Desde o primeiro momento que no Grupo ETE dissemos sim à inovação, sim à sustentabilidade, sim à mobilidade e ao serviço público e fizemo-lo com dedicação. O Salicórnia, o primeiro ferryboat elétrico de Portugal, e que irá operar na Ria de Aveiro, é um projeto que o Grupo ETE se orgulha de fazer parte e que é, também, símbolo de uma conduta responsável assumida por todos os envolvidos. Traduz o seu compromisso para a redução da pegada de carbono e para a eficiência energética, como também o envolvimento com a comunidade e o prestar de um serviço aos seus clientes, assente na qualidade e na excelência.”
“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat 100% Elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica. Esta embarcação terá zero emissões de CO2, permitindo a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.
O navio terá capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat. A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, que irá permitir aos utilizadores usufruírem de imagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.
A cerimónia de apresentação pública e de batismo do novo Ferryboat Elétrico de Aveiro teve lugar nos Estaleiros da Navaltagus, no Seixal, e contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, Luís Nagy, Presidente do Conselho de Administração do Grupo ETE, de Luís Figueiredo, Acionista e Administrador do Grupo ETE, Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, e de Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana.

Viagem para Aveiro
Devido às condições climatéricas e marítimas adversas, a viagem do novo Ferryboat Elétrico até Aveiro foi adiada até que seja possível realizar o trajeto em segurança. A Câmara Municipal de Aveiro informará, de forma atempada, sobre a nova data prevista de chegada do navio.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

AVISO À POPULAÇÃO: PRECIPITAÇÃO, VENTO E AGITAÇÃO MARÍTIMA FORTE

 MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para os próximos dias, precipitação, vento e agitação marítima, salientando-se:
Precipitação forte e persistente, em especial no Norte e Centro;
Vento muito forte com rajadas até 85 km/h nas terras altas do Norte e Centro;
Agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Os episódios típicos das estações de transição, com a ocorrência de precipitação intensa, vento forte e agitação marítima, estão normalmente associados:
À ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;
A ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;
À instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;
À contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais;
Ao arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


Proença-a-Nova | Linha de apoio disponível para prejuízos dos incêndios

 
Estão abertas as candidaturas para a linha de apoio criada pela Câmara Municipal para fazer face aos prejuízos causados pelo incêndio florestal do passado mês de agosto.
Os apoios dividem-se em duas vertentes: apoio financeiro referente a material adquirido para reconstrução de cobertura de palheiro/anexo agrícola e para aquisição para reposição, de tubos e mangueiras utilizados para a agricultura; e apoio material através da cedência de material de construção, necessário para reconstrução de cobertura de palheiro/anexo agrícola, fornecimento para reposição, de tubos e mangueiras utilizados para a agricultura e cedência de espécies frutícolas sem capacidade de regeneração, sendo que só serão cedidas/apoiadas para substituição de árvores dentro dos perímetros das localidades.
As candidaturas a estes montantes estão disponíveis até ao final de 2023 e os munícipes interessados terão de preencher o formulário disponível nos serviços online ou no Balcão Único. Após a respetiva aprovação, os montantes terão de ser executados até março de 2024.
Recorde-se que o incêndio florestal de 4 de agosto afetou uma área de 5.315 hectares que após levantamento realizado pelos serviços do Município se totalizam em prejuízos no valor de 5.550.297,73 €. Este número foi apresentado na reunião de Câmara pública de 21 de agosto, onde o Executivo deu conhecimento à Câmara da 6.ª Alteração ao Orçamento e Grandes Opções do Plano, tendo sido criada uma nova rubrica para os apoios imediatos às populações.

Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Celeste ou Travessura? Grupo Celeste apresenta novos produtos para este Halloween


O Halloween já está mesmo aí à porta e festa que é festa tem que ter doces à mistura. A pensar nesta data, o Grupo Celeste produziu novos produtos que serão um verdadeiro susto para espantar qualquer mesa e fazer as delícias dos mais pequenos e também dos mais graúdos.
No total são sete os novos produtos produzidos para celebrar este Halloween. O caracol de canela simples, doce e de textura macia a fazer lembrar o pão brioche, com forte sabor a canela; o caracol de canela com cobertura de creme de queijo, que ao contrário do simples tem um sabor doce e baunilhado que lhe confere uma humidade extra.

Para os fans de tartelete, o Grupo Celeste criou três versões - a tartelete aranha, de sabor bastante doce a realçar o chocolate negro da cobertura e do recheio de manteiga de amendoim e de textura levemente crocante; a tartelete sangrenta, de textura suave, mas com recheio cremoso, sabor doce de aroma a limão no seu interior e com acabamento de geleia de morango e ainda a tartelete múmia, a contrastar com a cremosidade do recheio, com aroma de canela e pedaços de maça no seu interior. Opções que certamente farão qualquer um salivar.

A pensar nos mais novos, existem também dois tipos de muffins horrorosos, mas de fazer crescer água na boca. São eles o muffin horroroso com drageias de chocolate, de interior com textura macia e sabor neutro e tal como o próprio nome indica é finalizado com um creme de chocolate e mini drageias coloridas. Já a versão com bolacha de cacau, apresenta um interior macio, mas com sabor intenso a chocolate e é finalizado com cobertura de chantilly e bolacha de cacau.

Todos os produtos estarão disponíveis para venda nas nove lojas da marca a partir do dia 27 de outubro.


PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant