quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Helicóptero de combate a incêndios cai em Amares

Piloto, que era o único ocupante do aparelho, estará consciente.
Um helicóptero de combate a incêndios caiu, esta quinta-feira, em Amares, no distrito de Braga.
A SIC sabe que o piloto, o único ocupante do aparelho, estará consciente. As autoridades estão a tentar retirá-lo, adianta à SIC o CDOS de Braga.
O helicóptero estava no combate a um incêndio.
Um choque contra uma linha de alta tensão poderá ter sido a causa do acidente, acrescenta ainda a mesma fonte.
Foram mobilizados para o local, pelo menos, 27 operacionais apoiados por oito viaturas, de acordo com o site da Proteção Civil consultado às 20:00.

SIC Notícias
Imagem: Sábado

Publicado o Decreto-Lei n.º 52/2022 que aprova o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde

«Em Portugal, o direito à proteção da saúde constitui, desde 1976, um direito fundamental constitucionalmente consagrado no âmbito dos direitos e deveres sociais que incumbe ao Estado assegurar, nomeadamente através da criação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS), que foi aprovado pela Lei n.º 56/79, de 15 de setembro, e que é uma das mais relevantes realizações da democracia portuguesa.

A nova Lei de Bases da Saúde, aprovada pela Lei n.º 95/2019, de 4 de setembro, ao revogar a Lei n.º 48/90, de 24 de agosto, assumiu o propósito de clarificar o papel e a relação entre os vários atores do sistema de saúde, reafirmando a centralidade do SNS, pautado pelos princípios da universalidade, generalidade, tendencial gratuitidade e dotado de estatuto próprio. Assim, importa agora proceder à aprovação de um novo Estatuto do SNS e revogar o Decreto-Lei n.º 11/93, de 15 de janeiro, na sua redação atual, que aprovou o Estatuto do SNS, não só porque a nova Lei de Bases da Saúde carece de densificação em aspetos específicos, mas também porque decorreram quase 30 anos desde a publicação do anterior Estatuto do SNS, em 1993»

Para uma informação mais completa consulte:


PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTRO
Aprova o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde

Dr. Domingos Machado | Primeiro dador altruísta dirigido a recetor anónimo de rim


Dr Domingos Machado, médico nefrologista, considerado um dos pais da transplantação renal em Portugal, foi diretor de serviço do Hospital de Santa Cruz e tornou-se pioneiro no transplante renal com dadores vivos.

Aos 70 anos, pouco tempo após se ter aposentado, tornou-se no primeiro dador altruísta dirigido a recetor anónimo de rim em Portugal ao fazer uma doação de um rim, este seu ato permitiu fazer a transplantação a três doentes, através do método de transplante renal cruzado, a intervenção decorreu no Hospital de Santo António no Porto.

Doar um rim a alguém que não se conhece é um ato de grande generosidade.

Fonte: IPST

Mesmo em férias também se podem salvar vidas. Dê Sangue.

O Verão é época de férias e do merecido descanso. Porém, as necessidades de componentes sanguíneos mantêm-se, pois os doentes continuam a precisar deles para terem mais e melhor qualidade de vida.
A dádiva de sangue é um gesto simples. Se é saudável, tem mais de 18 anos, mais de 50 Kg e tem comportamentos e hábitos de vida saudáveis, dê sangue mesmo em férias.
Os Centros de Sangue e da Transplantação de Lisboa, Coimbra e Porto, estão abertos de segunda a sábado, das 8h00 às 19h30 (sem interrupção para almoço), mas são muitos os outros locais onde pode efetuar uma dádiva de sangue. Saiba mais aqui.
Dar sangue pode fazer toda a diferença para alguém.
Em nome de todos os doentes que necessitam de sangue e componentes sanguíneos, o nosso OBRIGADO!

Fonte: IPST

Quem vive em Aveiro ou arredores pode dirigir-se ao Posto Fixo da ADASCA nos dias horários indicados no cartaz acima.
Sugerimos que consultem o site www.adasca.pt espaço agenda



Oficial da GNR vai Liderar a Missão Europeia de Gestão Civil de Crises na RCA

O Comité Político e de Segurança da União Europeia escolheu o português José Manuel Marques Dias, coronel da GNR, para chefiar a Missão Europeia de Gestão Civil de Crises na República Centro-Africana.
A decisão surge após o mandato da missão EUAM-RCA ter sido formalmente prolongado por dois anos, tratando-se de uma missão aprovada pelos chefes da diplomacia da UE com o objetivo de aconselhar o Ministro do Interior e as forças de segurança da República Centro-Africana.
Portugal, que também tem mais 3 oficiais da GNR ao Serviço da missão EUAM-RCA, bem como militares na missão militar de treino EUTM RCA19, vê assim reforçado o seu papel no processo de paz na República Centro-Africana, com a liderança da EUAM-RCA através do Coronel José Dias para chefe da missão.
Contribuir para o restabelecimento da autoridade do Estado centro-africano, a fim de aumentar as condições de segurança e estabilidade até ao final do próximo ano, constitui assim um grande desafio da EUAM-RCA chefiada pelo Coronel José Dias.
O oficial da GNR, natural do Concelho de Valongo, tem 54 anos e está, desde março de 2020, na missão EUAM RCA como Conselheiro Estratégico em Interoperabilidade com as Forças Armadas daquele país. Até Março de 2020 foi Coordenador Adjunto do projeto GARSI SAHEL no Níger, um projeto de criação, formação, treino e dotação de meios, de unidades antiterroristas no Sahel.
É licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar, em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova.
A nível profissional, foi oficial de Operações do Comando Operacional da GNR, Oficial de Recursos Logísticos e financeiros, Oficial de Recursos Humanos e Justiça, Professor de Direito na Academia Militar, Assessor do Ministro do Interior de Timor-Leste, e Comandante dos Destacamento Territoriais de Loures, Alenquer e Grândola.

A Bienal da Tia Matilde: o novo «delírio gastro-histórico» de António Botto Quintans

 Depois do êxito de História de Portugal à La Carte, um livro de irreverência gourmet que conquistou os leitores e a crítica no último ano, António Botto Quintans está de volta com A Bienal da Tia Matilde – História de Portugal à La Carte II. Nesta sequela, os encontros gastronómicos mirabolantes, que outrora juntaram Jorge Jesus e Vasco da Gama, D. Afonso III e José Sócrates ou D. João I e a banda da GNR, continuam, num hilariante livro temperado com humor, intriga, suspense e mistério. Às figuras da actualidade que interagem com os reis de Portugal, juntam-se agora políticos, como António Costa e André Ventura, músicos, como Toy e Pedro Abrunhosa, e entertainers, como Vasco Palmeirim e Gilmário Vemba, que vão privar com monarcas e presidentes da Primeira República no restaurante Tia Matilde, em Lisboa. A Bienal da Tia Matilde – História de Portugal à La Carte II inclui um prefácio assinado por Fernando Alvim e várias reacções de jornalistas e figuras públicas. Chega à rede livreira no dia 6 de Setembro, numa edição Guerra e Paz, com o apoio do Grupo Cofina. 
 
Estoicamente determinado em terminar com o estigma de que a História de Portugal é aborrecida, António Botto Quintans apresenta-nos A Bienal da Tia Matilde – História de Portugal à La Carte II, um livro delirante que junta História e humor e em que tudo é possível. Sim, até mesmo ver D. Afonso Henriques a entoar, sofregamente, «quero voltar para os braços da minha mãe», de Pedro Abrunhosa, enquanto corre para D. Teresa. 
 
No prefácio, Fernando Alvim deixa em aberto a possibilidade de «tamanha obra» ter sido escrita por um autor «mergulhado em ácidos e substâncias possivelmente ilícitas». Não confirmamos nem desmentimos, apenas sublinhamos que Alvim ficou, uma vez mais, rendido ao talento cómico de Quintans, depois de, no ano passado, ter aplaudido História de Portugal à La Carte, o livro em que tudo começou. Diz o animador de rádio que «este livro é para ler sem moralismos, sem julgamentos sumários. Dá a sua interpretação pessoal a muitos dos episódios e figuras que marcaram a nossa História. A gloriosa História de Portugal. E fá-lo com vénia, fá-lo com audácia.»
 
Fernando Alvim não foi o único a render-se ao talento de António Botto Quintans. A obra inclui a reacção de alguns jornalistas e figuras públicas que leram o livro em primeira mão, como João Paulo Sacadura, da Rádio Observador: «Está convidado para mais um delírio "gastro-histórico". Enquanto rimos e aprendemos, muitas vezes ao mesmo tempo, "ninguém morre, e são mágicas as aventuras que se descrevem, onde reinam a fantasia, o humor e a boa disposição". Afinal, "independentemente de Monarquia ou República, o importante é o ser português".»
 
De leitura independente do primeiro livro, A Bienal da Tia Matilde traz-nos novas personagens e enredos, com a loucura a que António Botto Quintans já nos habituou. Desta vez o mote são os jantares comemorativos da independência de Portugal face a Leão e Castela (Tratado de Zamora, 5 de Outubro de 1143), que, de dois em dois anos, juntam, em amena cavaqueira, monarcas das quatro dinastias e chefes de Estado da Primeira República no restaurante Tia Matilde, em Lisboa. 
 
À medida que as travessas se vão limpando e os copos se vão secando, no exterior do estabelecimento, os «feirantes» Inês de Sousa Real, Florêncio de Almeida, André Ventura e Otelo Saraiva de Carvalho vendem, respectivamente, mirtilos, obras de arte, farturas e tirinhos, enquanto comentam o período político e social que se viveu de 1910 a 1933. 
 
Mas os alvos do autor não se esgotam por aqui, e há ainda espaço para um choroso Toy, que lamenta a traição da sua amada com D. Sebastião; para a revelação de D. Sancho I, que assume a paternidade da Pippi das Meias Altas; para o caso amoroso entre o motorista de José Sócrates e a condessa de Bolonha; a relação cúmplice de D. Fernando I e Eduardo Cabrita; ou até mesmo para um cardeal D. Henrique que suspira de amores por Lili Caneças. Episódios cómicos que se misturam com a realidade dos factos, num livro digno de adaptação ao teatro, que diverte e divulga a nossa História em doses generosas. 
 
A Bienal da Tia Matilde – História de Portugal à La Carte II chega à rede livreira nacional no próximo dia 6 de Setembro. O livro, publicado pela Guerra e Paz com o apoio do grupo Cofina, poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora.
 
A Bienal da Tia Matilde­ – História de Portugal à La Carte II
António Botto Quintans
História / Humor
200 páginas · 15x23 · 13,00 €
Nas livrarias a 6 de Setembro
Guerra e Paz, Editores

TRIBUNAL VOLTA A DAR RAZÃO À CÂMARA DE AVEIRO NA ALTERAÇÃO DO LOCAL DA VENDA DE BILHETES DURANTE A OBRA DO ROSSIO

 O Tribunal Central Administrativo do Norte deu razão à Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e manteve a sentença proferida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, de indeferimento da providência cautelar interposta pelas empresas marítimo-turísticas Espaço de Experiências Lda e a Similar Meridian Lda. contra a CMA e a empresa Appropriate Numbers, Lda., por não se conformarem com a alteração dos locais de venda de bilhetes, no âmbito das obras de requalificação do Largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado.
O TCAN no seu Acordão, de 19 de agosto, conclui que “a medida adotada pelo Município de Aveiro é adequada, proporcional e necessária em clara observância do princípio da proporcionalidade, sem que sequer se tenha procedido a qualquer alteração da localização dos cais/ plataformas, afetando-se o mínimo possível os interessados e, por isso, não se vislumbra que outro local poderia ser fixado para atenuar as referidas condicionantes”.
Como é do conhecimento público, foi necessário proceder à vedação do estaleiro de obra na zona do Largo do Rossio que, sendo em chapa opaca, condiciona de forma relevante a visibilidade e a acessibilidade à atividade marítimo-turística desenvolvida no cais n.º13, pela operadora Appropriate Numbers, Lda e condiciona de forma ligeira a atividade desenvolvida no Cais n.º10-A e n.º 10-B, explorados pelas operadoras Espaço de Experiências Lda. e a Similar Meridian Lda, respectivamente.
A CMA, após a devida ponderação, decidiu determinar a alteração dos locais de venda de bilhetes referentes às supracitadas empresas. No entanto, as empresas Espaço de Experiências Lda e a Similar Meridian Lda, não se conformando com o novo local de venda de bilhetes da Appropriate Numbers, Lda decidiram avançar com uma providência cautelar contra a CMA e a empresa Appropriate Numbers, Lda.
Na sentença proferida em maio pelo Senhor Juiz do TAFA, tinha já concluído que a providência cautelar não se verifica “procedente”, decidindo o seu indeferimento, já que apesar dos condicionamentos criados pela obra, “não está demonstrado nos autos que as requerentes (n.d.r.: Espaço de Experiências Lda. e a Similar Meridian Lda.) tivessem visto a clientela reduzida por efeito da deslocalização da banca de venda de bilhetes” da Appropriate Numbers, Lda.

“Pica no Chão” em Febres… onde o frango é rei e senhor!

Das várias iniciativas que a organização leva a público, destaca-se a mostra gastronómica centrada na que é já uma referência e uma atração gastronómica da Vila de Febres: o Frango de Churrasco, assado na brasa.

Fonte: Mira Online

Galo “à Gandareza”: Um Festival “saboroso” na Canieceira

 

A Associação de Moradores da Caniceira organiza o Festival do Galo “à Gandareza”, numa afirmação da importância que os pratos preparados com o galo continuam a assumir na gastronomia local.

 Depois de se impor na capoeira, impõe-se também claramente à mesa, com as variações de confeção que se oferece num inconfundível paladar, que leva a todos a revisitar as terras da Gândara. Também o programa de animação musical e cultural não é descurado e apresenta-se como um motivo redobrado para o encontro e a confraternização.

Fonte: Mira Online

Brasileiro “rouba” site a Bolsonaro e transforma página em montra de caricaturas

De acordo com a imprensa brasileira, já há reações oficiais.
Um crítico do Presidente brasileiro conseguiu comprar o domínio do site bolsonaro.com.br e transformou a página, que alegadamente seria utilizada por Bolsonaro para divulgar ações do seu Governo, numa montra de caricaturas e críticas.
Com referências e comparações a Adolf Hitler, Vladimir Putin e Donald Trump, as críticas a Bolsonaro fazem acompanhar-se de caricaturas e frases como “ameaça ao Brasil”, “violência e ódio”, “disseminação de desinformação” e “corrupção”.
Anteriormente, de acordo com o jornal brasileiro Valor Económico, a página seria utilizada pelo próprio Presidente brasileiro e os três filhos. Desde 2000, serviria para divulgar ações políticas e de Governo, incluindo, por exemplo, artigos sobre a resposta à pandemia de covid-19.
Em entrevista à revista Veja, o novo dono da página explicou como aconteceu o processo de mudança do site. Gabriel Thomaz, de 29 anos, estava à procura de domínios disponíveis na internet quando se deparou com o site bolsonaro.com.br.
“Eu nem acreditei, mas estava lá”, conta.
O registo foi a leilão e Gabriel conseguiu comprá-lo à segunda vez, depois do primeiro comprador ter desistido. Não revela quanto pagou, mas diz que viu um “grande potencial de comunicação” e que se sentiu obrigado a tentar.
Questionado sobre a possibilidade da família Bolsonaro entrar em contacto com ele para tentar recuperar o site, diz que até ao momento tal não aconteceu, mas garante não estar disposto a vender o registo.
Entretanto, e depois do site se ter tornado viral, a campanha de Bolsonaro já informou que tomará “todas as providências legais” que estiverem disponíveis. De acordo com a imprensa brasileira, também o ministro da Justiça do Brasil anunciou ter pedido a abertura de um inquérito para apurar o “ataque direto e grosseiro ao Presidente”.
Relembre-se que isto acontece numa altura “sensível” para Bolsonaro, que segue atrás de Lula da Silva nas sondagens para as eleições brasileiras.
SIC Notícias

IVA do gás baixa de 21% para 5% em Espanha

A partir de outubro, anunciou o primeiro-ministro espanhol.
Espanha vai baixar o IVA do gás de 21% para 5% a partir de outubro, tal como já fez com a eletricidade, anunciou hoje o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.
A medida ficará inicialmente em vigor até ao final deste ano, mas o Governo espanhol está aberto a estendê-la para 2023, "enquanto durar a situação tão difícil" de "aumento disparado e disparatado" dos preços da energia, disse Pedro Sánchez.
O primeiro-ministro espanhol, que fez o anúncio numa entrevista à rádio Cadena SER, lembrou que Espanha já baixou também, em julho, o IVA (o imposto sobre o consumo) da eletricidade para 5%, a taxa mais baixa permitida na União Europeia, e que no global, no último ano, houve uma redução de 80% da carga fiscal sobre a energia elétrica.
Com a chegada do outono e do inverno, Sánchez disse ser "razoável" baixar também a "fatura do aquecimento" das famílias espanholas através desta descida do IVA sobre o consumo de gás.
Sánchez, que lidera também o partido socialista espanhol (PSOE), argumentou que esta medida está "em consonância" com a política que o Governo de Espanha adotou desde "o início da crise energética", de "descontos fiscais seletivos em benefício da classe média trabalhadora" em paralelo com uma "partilha equitativa dos custos da guerra", como a criação de impostos extraordinários sobre as empresas de energia e os bancos, "beneficiárias" do aumento dos preços.
A proposta para a criação destes impostos extraordinários sobre a banca e as energéticas foi já entregue no parlamento espanhol pelos dois partidos na coligação de Governo (PSOE e Unidas Podemos, todos de esquerda), mas ainda não foi debatido e votado, sendo o objetivo começar a aplicar-se sobre resultados de 2022 das empresas.
A nível europeu, Sánchez congratulou-se com as "mudanças regulatórias" nos mercados de energia a que a Comissão Europeia e países como a Alemanha agora defendem e parecem estar abertos a concretizar, dizendo que é aquilo que Espanha tem defendido desde há muito tempo.
Sobre o mecanismo ibérico que Portugal e Espanha acordaram com a Comissão Europeia - que definiu um limite máximo para o preço do gás comprado para produção de eletricidade e uma compensação às empresas elétricas pela diferença -, reafirmou que, apesar do aumento das faturas dos consumidores, estas são 15% inferiores ao que seriam sem este instrumento.
Ainda no contexto da guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro com um ataque militar da Rússia, Sánchez garantiu que a despesa em Defesa vai aumentar no próximo orçamento espanhol, em linha com compromissos assumidos no seio da União Europeia, apesar da oposição dos partidos que integram a Unidas Podemos.
Esta semana, uma das vice-presidentes do Governo, Yolanda Díaz, ministra do Trabalho e dirigente da Unidas Podemos, afirmou que o aumento dos gastos na área da Defesa não estará no próximo orçamento de Espanha.
Hoje, Sánchez disse que estará e que terá de haver "uma negociação e um acordo" entre os socialistas e os parceiros no Governo, assim como com outros partidos no parlamento, uma vez que PSOE e Unidas Podemos não têm maioria absoluta no Congresso espanhol.

SIC Notícias/Lusa

Os protótipos dos 10 projetos finalistas do Future City Challenge vão estar expostos em Coimbra

Vai ser possível conhecer os protótipos finalistas e o projeto vencedor será revelado no Convento de São Francisco, dia 9 de setembro

Os 10 melhores projetos da 2.ª edição do Future City Challenge, a competição que desafiou os a comunidade de Coimbra a criar projetos inovadores que tenham impacto positivo na cidade, vão estar expostos dia 9 de setembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra, entre as 9h30h e as 17h.
A entrega dos prémios será às 16h30 e terá presente Gonçalo Quadros, Chairman da Critical Software, Gonçalo Silva, responsável pelo Fikalab, Filipe Simões, Diretor de Inovação da Critical Software, Nuno Pimenta, Diretor do Departamento de Sistemas de Informação e Inovação da Câmara Municipal de Coimbra, Professor Doutor Francisco Veiga, Vice Presidente Câmara Municipal de Coimbra, José Luís Mendonça da Silva, Chefe de Divisão dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Coimbra, Paulo Alexandre Figueiredo Gonçalves, do Instituto Politécnico de Coimbra, Dra. Helena Freitas, Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, Professor. João Gândara, da Escola Superior Agrária de Coimbra, Dra. Mafalda Fagulha, Vogal do Executivo da União de Freguesias de Coimbra, Luís Correia, Presidente da União de Freguesias de Coimbra, Engenheiro João Vasco Ribeiro, Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra, Nelson Antunes, Comandante da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra, Emílio Torrão,, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Dr. Jorge Brito, Secretário Executivo Intermunicipal, Prof. Doutor Miguel Baptista, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Mário Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Soure, Dr. Eduardo Nogueira Santos, Presidente da Câmara de Penela, Dr. Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dr. Mário Velindro, Presidente ISEC, Professora Doutora Ana Bastos, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra e Doutor Nuno Mendonça, Coordenador do UC Business.
 O grupo vencedor receberá o prémio no montante de 5.000€, oferecidos pela Critical Software, três meses de incubação no Nest Collective e um ano de acompanhamento do projeto e experimentação na Cidade de Coimbra, pelo #CoimbraCityLab do Município de Coimbra. Todos os finalistas que entregarem um protótipo funcional receberão 250€.
Nos 10 melhores protótipos estão incluídas plataformas mais focadas na área de monitorização de transportes e estacionamentos como a Bus o’clock, que localiza e partilha a localização de autocarros em tempo real, exibindo os dados em painéis digitais, a SmartFlow, que disponibiliza um mapa com informação em tempo real do estado de ocupação de lugares de estacionamento, o Where'sMySpot, que localiza lugares de estacionamento disponíveis em grandes parques, numa aplicação móvel para os utilizadores e a Compass Hotspot, que indica rotas de passagem interativas para promoção do turismo, da segurança e do ambiente.
Na área de Energia foram escolhidos o Climat(W)ize, que recomenda ações para manter a casa confortável, segura e sustentável, reduzindo as emissões de carbono, o Energy Control for Common Energy Usage ECCEU, que controla cargas elétricas distribuídas em função da disponibilidade de potência de uma instalação elétrica, a Greenify Your Streets (in a Better Way), que otimiza o consumo de água na irrigação de espaços verdes e adapta a iluminação pública à visibilidade do momento e o Contador de água ultrassónico, que mede o consumo de água de forma não-invasiva e com elevada precisão, enviando os dados para uma plataforma.
Fazem também parte dos finalistas a AgrIO, que informa os utilizadores sobre o estado de culturas agrícolas, prevendo e alertando para situações adversas e o UbiCecidit, que deteta quedas e situações de emergência em pessoas com dificuldades locomotoras, notificando o cuidador.

“A maioria dos jovens não confia na Comunicação Social” (António da Cunha Justo)

 "Conforme um inquérito (estudo da Universidade de Bielefeld) na Alemanha, a maioria dos jovens não confia nos meios de comunicação social.
75,8% não confiam nos jornais e 71,6% não confiam nos jornalistas.
37,9% suspeitam que os meios de comunicação social retêm deliberadamente informações importantes.
32,8% pensam que os profissionais dos media apenas difundem a sua própria opinião.
Entre os adolescentes, apenas 53,9% confiam no governo federal e 54% nas Nações Unidas.
Manifestam mais confiança nos cientistas com 76,1% e na polícia com 79,9%.
Este é um sinal de alarme que deveria levar a um exame de consciência dos Instituições dos meios de comunicação social, difusoras de notícias e jornalistas.
Em vez de se colocar o problema nos jovens já vai sendo tempo de as agências noticiosas se examinarem e mudarem de rumo.
Através do acesso à internet hoje há maior possibilidade de observar e questionar o que se encontra por trás dos grupos de influência.
A juventude pode ter uma ideia mais diferenciada do espectro noticioso porque faz uso da Internet não se limitando ao saber transmitido pelas notícias e telejornal como acontece a muitos condicionados a tais praxes. Os novos meios permitem maior troca de informações, mas não necessariamente saber mais profundo.
De facto, a nível social somos o resultado da informação biológica genética e da informação do meio em que vivemos e não temos tempo suficiente para nos questionarmos sobre isto.
António da Cunha Duarte Justo".

Poemas em Tempo de Guerra Suja: a poesia de combate de Eugénio Lisboa

  • A indignação é o combustível de Poemas em Tempo de Guerra Suja, o novo livro de Eugénio Lisboa. Actualíssima, a obra reúne os poemas que o poeta, ensaísta e crítico literário foi escrevendo em plena invasão da Ucrânia pelas tropas russas e nos quais Eugénio Lisboa reage a quente, com comoção e revolta, à devastação e aos crimes de guerra que têm vindo a manchar este ano de 2022. Um livro contra a guerra, mas, acima de tudo, contra Putin, Poemas em Tempo de Guerra Suja chega à rede livreira nacional no próximo dia 6 de Setembro, numa edição Guerra e Paz com a força de mil homens. O livro poderá ainda ser adquirido, em pré-venda, nas Feiras do Livro de Lisboa e do Porto, que decorrem até 11 de Setembro.

    «Preferia não ter escrito este livro, sinal de que não tinha havido uma guerra que, de resto, continua a haver. Um tirano, antigo espião de uma ditadura sangrenta, alimentando sonhos megalómanos de retorno a um império de má memória, promoveu a invasão e a destruição da Ucrânia e, dentro de mim, a indignação que é o sangue destes versos.» Tendo consciência de que, embora haja grande literatura contra a guerra, escrita em todos os tempos e latitudes, a denúncia dos seus horrores não impediu que outras guerras surgissem depois, o poeta, ensaísta e crítico literário Eugénio Lisboa decidiu não baixar os braços.

    Saber não desistir é um privilégio «ético, mas sobretudo estético». É, segundo Eugénio Lisboa, «fundamentalmente, bonito. Gide propôs, subversivamente, que a Ética fosse uma dependência da Estética. Por isso digo que desistir é feio, antes de ser muitas outras coisas.» O resultado dessa insistência é a obra Poemas em Tempo de Guerra Suja, um impetuoso livro de combate que denuncia as atrocidades de Putin, figura que apelida de «aborto malcheiroso, cozido no enxofre do inferno». As referências satíricas ao chefe de Estado russo são constantes na obra e, em particular, em poemas como «Putine revisitado», «Como se faz um Putine» ou «Notícias da Liliputinelândia», em que o poeta exclama: «[...] não há filho da puta,/que, como ele, esteja na berra!»

    «Nas guerras vence-se, mas não se ganha. Há sempre um vencedor, um vencido e dois perdedores.» Neste livro, Eugénio Lisboa luta com a força da palavra, mesmo sabendo que vamos todos perder. Exaltando o valor da vida, seja em que contexto for, o autor denuncia a indiferença com que, em cenários de guerra, se encara a morte. No poema «Matar é matar é matar é matar», lê-se:

    «Pensar que matar, na guerra,
    não é bem assassinar,
    assim como quem enterra
    segredos que é melhor guardar

    é só mentir a si próprio, […].»

    Mas este não é apenas um livro sobre a guerra na Ucrânia: é um livro em que se estabelecem paralelismos entre os horrores a que assistimos nos nossos dias e as guerras do passado e em que o poeta discorre também sobre temas que nada têm que ver com a guerra, mas que foram escritos em tempo dela. «Em tempo de guerra, ora a encaramos de frente, ora lhe voltamos as costas.» Um dos exemplos é um poema de homenagem a Paula Rego, consagrada pintora portuguesa que nos deixou no último mês de Junho.

    «Deste à singular pintura, tua,
    bebida no sangue das tuas feridas,
    uma violência perversa e nua,
    só própria das almas destemidas. […]»

    Uma edição Guerra e Paz contra tiranos, oligarcas e putines, Poemas em Tempo de Guerra Suja chega à rede livreira nacional do próximo dia 6 de Setembro. Estará ainda disponível no site da editora e nas feiras do Livro de Lisboa e do Porto, que decorrem até ao dia 11 de Setembro.

    Poemas em Tempo de Guerra Suja
    Eugénio Lisboa
    Ficção / Poesia
    118 páginas · 15x20 · 13 €
    Nas livrarias a 6 de Setembro
    Guerra e Paz, Editores

ATLETAS DE SILVES VÃO SER HOMENAGEADOS COM TROFÉUS DE MÉRITO DESPORTIVO


O Município de Silves presta homenagem aos atletas do concelho, no dia 2 de setembro, pelas 21h00, no Castelo de Silves.

A cerimónia terá o acompanhamento do grupo Al-Fanfare com instrumentos de sopro e percussão.

Integrada nas Comemorações do Dia do Município, esta iniciativa pretende glorificar os atletas medalhados que atingiram marcas de relevo na época desportiva 2021/2022.

Os homenageados vão receber um troféu pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido, que reconhece igualmente, a importância e presta um agradecimento aos Clubes e Associações pelos feitos alcançados.

A entrada é livre.

Cicloturismo Cultural - Bike Drive Through 11 Setembro, em Tábua

 
Esta ação prevê a realização de uma série de espetáculos revigorantes para o bom uso do pedal cultural, centrada na seguinte ideia: Com uma bicicleta ou outro meio a pedal, cada roteiro escolhido pelo público é único… é possível assistir a um concerto, um espetáculo de dança, entre outros, tudo isto separadamente por pontos âncora (palcos), escolhidos estrategicamente e com uma duração aproximada de 10 a 15 min por espetáculo, no dia 11 de Setembro em Tábua.

Para além de promover culturalmente os munícipes e agentes culturais (intercâmbio de artistas dos municípios em rede), existe também uma componente desportiva, em que o público em grupos reduzidos terá de pedalar para cumprir todos os momentos do drive-through.

Esta ação irá permitir aos participantes conhecer e descobrir os diversos pelourinhos existentes no concelho de Tábua, bem como a cultura e atividades dos agentes culturais locais, passando pelos pelourinhos de Candosa, Percelada, Midões, Coito e Ázere, património classificado como de interesse público.

Assim desta forma a Associação vem por este meio pedir apoio na divulgação desta iniciativa  junto dos vossos colaboradores, associações e nas vossas plataformas, com o intuito de gerar um momento de lazer e convívio de união e fraternidade com todos. O associativismo é isso mesmo, um espaço de interculturalidade e de confraternização sem barreiras.
Somos conhecidos pelas pontes físicas que construímos ao longo dos tempos para atrair atletas de toda a parte do país a Tábua, mas aqui queremos construir pontes/laços com as associações locais porque também eles dão muito de si na divulgação deste concelho.

Será um percurso animado com um ritmo de passeio para que todos possam desfrutar de bons momentos de confraternização na companhia dos seus amigos, colegas e/ou familiares por estrada e sem pressas.

Toda a informação disponível em : https://www.bttabua.pt/sobreprojetobikedrivethrough

Manuel Cargaleiro apresenta “A Essência da Cor” na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz

No dia 4 de setembro, pelas 18h, abre ao público a exposição de serigrafia e litografia “A Essência da Cor”, de Manuel Cargaleiro, com a presença do artista. A mostra estará patente até 30 de setembro na Biblioteca Municipal e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
“A Essência da Cor” evidencia a enorme versatilidade do Mestre Cargaleiro perante os materiais, as diferentes linguagens artísticas e as técnicas utilizadas. Um trabalho apurado de pesquisa e de estudo constante, onde a exploração da cor serve, antes de tudo, para definir formas, revelar sentimentos ou criar múltiplos espaços, tudo em perfeita comunhão com a natureza e com o mundo que o rodeia.
Esta exposição é uma viagem ao percurso artístico de Manuel Cargaleiro, composto por muitas décadas de inesgotável vontade criativa, intensa e sempre rica nas suas propostas e aberta a novos caminhos. “A Essência da Cor” integra um conjunto muito significativo de serigrafias elaboradas entre 1973 e 2010.
Desenhador, pintor e ceramista, Manuel Cargaleiro é natural de Vila Velha de Ródão, onde nasceu a 16 de março de 1927. Desde 1950, quando realizou a sua primeira exposição individual de cerâmica, o artista tem apresentado as suas obras em inúmeras mostras em Portugal, França, Suíça, Itália, Bélgica, Alemanha, Espanha, Brasil, Japão, entre muitos outros países.

Mestre Manuel Cargaleiro foi agraciado em 1984 com o Grau de Officier des Arts et des Lettres pelo governo francês e em 2017 foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. A Fundação Manuel Cargaleiro, criada em 1990, gere o Museu Cargaleiro que recebeu todo o espólio do artista e é herdeira e detentora de um significativo património com grande valor artístico, histórico e cultural.

Carlos Manuel Barão

Projeto “Curriculum Development in Agroecology”. Professores da ESAC dão formação em universidades parceiras asiáticas


No âmbito do projeto Curriculum Development in Agroecology – CDAE, uma comitiva de professores da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), constituída por Cristina Galhano, Manuela Abelho e Pedro Mendes-Moreira, encontra-se em Hue, Vietname, a participar numa ação que tem como objetivo capacitar os profissionais académicos e administrativos da Hue University e da Vietnam National University of Agriculture para a lecionação do Mestrado em Agroecologia, em desenvolvimento.

Os professores da ESAC proferiram palestras aos seus congéneres, sendo que a visita à Hue University se prolonga até dia 2 de setembro e inclui a reunião do consórcio do projeto.

No contexto do projeto em questão, igual ação de capacitação será levada a cabo na Benguet State University (Filipinas), de 5 a 9 de setembro, pelos professores Manuela Abelho, Pedro Mendes-Moreira e Rui Amaro, também presidente da ESAC.

Toda a informação sobre o projeto em https://agroecologyproject.eu/.

Numa área aproximada de 123,5 hectares, Município investe mais de 92 mil euros em faixas de gestão de combustível

 

Reduzir os fatores que favorecem a ocorrência e a propagação dos incêndios rurais, promovendo desta forma uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho é o objetivo dos trabalhos de manutenção das faixas de gestão de combustível que estão a decorrer nos troços da rede viária florestal, conforme previsto no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Os trabalhos, que atualmente decorrem na via que liga a Pocariça à Venda Nova, obedecem a princípios de sustentabilidade e boas práticas florestais, orientadas consoante as características do terreno e têm com principal fundamento reduzir o perigo de incêndio rural, protegendo assim pessoas e bens.

Até final do ano, o Município de Cantanhede prevê que os trabalhos de manutenção das faixas de gestão de combustível totalizem uma área de 123,5 hectares. O valor do investimento será de 92.545 euros.

Este é um trabalho que, apesar de desconhecido de muitas pessoas, é essencial para a proteção de pessoas e bens, em caso de incêndio florestal”, salienta o vereador que tutela a Proteção Civil, Adérito Machado.

Ainda de acordo com o autarca, “as faixas de gestão de combustível servem como linha de defesa, facilitando assim a movimentação das equipas de combate e protegendo também a aproximação dos incêndios aos espaços urbanos”.

Em breve serão também iniciados os trabalhos de instalação das faixas de gestão de combustível na rede viária florestal na União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima e concluídos os trabalhos nas freguesias de Cadima, Cordinhã, Febres, Ourentã, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e iniciar, estimando-se uma área total de aproximadamente 61,1 hectares.

Serviço de transporte a pedido “IR e VIR” já serviu perto de 2000 pessoas de Viseu Dão Lafões em mês e meio

Segunda fase do serviço de transporte flexível, disponibilizado pela CIM Viseu Dão Lafões, está a ser um grande sucesso. As novas opções de mobilidade para a população permitem que cada vez mais utentes se desloquem de forma económica e rápida em toda a região. 

O arranque da segunda fase do serviço de transporte flexível, a pedido, “IR e VIR” está a constituir um enorme sucesso, com cerca de 2000 passageiros a usufruírem, em apenas um mês e meio, deste serviço inovador disponibilizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. 

O serviço “IR e VIR” possibilita aos habitantes da região Viseu Dão Lafões deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, rápida e pelo preço de um simples bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros.   
 
A primeira fase deste projeto da CIM Viseu Dão Lafões foi lançada no dia 1 de outubro de 2021, com o “Serviço Municipal”, que veio ligar todas as localidades (sem acesso a transporte público, ou que apenas tinham esse transporte em alguns horários) aos centros dos municípios.   
 
A segunda fase, que arrancou a 18 de julho deste ano, apresentou como grande novidade duas novas modalidades de transporte, transformando o “IR e VIR” numa proposta de mobilidade ainda mais integrada e amiga das populações. Assim, foi lançado o “Serviço Intermunicipal”, que assegura as ligações entre as sedes de concelho e os municípios abrangidos, quando essa ligação não existia através de carreira pública; e o “Serviço de Comboio”, que liga todas as localidades dos municípios às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta presentes em Viseu Dão Lafões.   
Na sua segunda fase, esta proposta de mobilidade passou a estar disponível nos municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva e Viseu, alargando a lista inicial de concelhos, que já contava com Aguiar da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela. Assim, ficou garantida a cobertura de transporte público de passageiros em cerca de 850 localidades do território.  
 
Contando com uma frota de perto de 100 táxis, o serviço “IR e VIR” viu ainda a sua oferta ser reforçada na segunda fase, ao passar a estar disponível todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, em quatro horários: dois de ida e dois de volta.   
 
Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas“o número de utentes alcançados neste primeiro mês e meio é a prova de que a CIM, fruto de um profundo conhecimento do território, entendeu as necessidades de transporte da população. Com muita satisfação constatamos que estávamos certos em avançar e fazer evoluir este audacioso projeto, capaz de atenuar boa parte das carências ao nível do transporte público de passageiros, que as zonas mais isoladas e populações mais fragilizadas do nosso território sentiam” 
 
“Apesar dos bons indicadores agora apresentados, vamos continuar atentos e a introduzir melhorias neste serviço público, que consideramos essencial para o reforço da coesão social e territorial de Viseu Dão Lafões”, conclui Fernando Ruas.    
 
    
Uma proposta de mobilidade inovadora    
 
O serviço de transporte flexível “IR e VIR” é um projeto que visa aumentar a cobertura de serviço público de transporte de passageiros na região, servindo áreas onde os transportes públicos não operam ou operam com pouca frequência.    
 
Este serviço é realizado por táxis, devidamente identificados por um dístico próprio, sendo que o preço do bilhete (pago ao taxista no início da viagem) é igual ao preço que o utente pagaria num autocarro para percorrer a mesma distância.    

Com paragens e horários definidos, a grande diferença para o transporte público regular é que no sistema “IR e VIR” é o utente que aciona o serviço, bastando, para o efeito, realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado. No dia e hora marcada o utente só precisa de se dirigir ao ponto de paragem, identificado com o nome do serviço de transporte flexível "IR e VIR", e aguardar pelo táxi.

É possível ativar o “IR e VIR” em qualquer dia útil, mediante reserva efetuada até às 12h00 (meio-dia) do dia útil anterior à viagem, através do número gratuito 800 10 20 30.  O centro de atendimento garante a reserva da viagem e esclarece qualquer dúvida. Toda a informação relativa ao serviço está disponível neste mesmo número, todos os dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.   

11º Campo Arqueológico de Proença-a-Nova promove investigações e ciclos de conferências

 

Os últimos campos de trabalho e ciclos de conferências do 11º Campo Arqueológico de Proença-a-Nova (CAPN) realizam-se já este mês de setembro, com a conclusão de mais um verão dedicado à exploração arqueológica no concelho.

Os trabalhos do Campo Arqueológico foram divididos em três campos distintos: o primeiro campo voltará a incidir sobre a Bateria das Batarias em Catraia e irá ser concluído entre os dias 12 e 17 de setembro, depois da realização da segunda semana ter sido adiada devido à vaga de calor e consequentes proibições impostas pelo Governo, via despacho. O segundo campo, já realizado, 18 a 30 de julho, decorreu junto à Capela Velha do Peral. O terceiro campo, em funcionamento, irá decorrer até dia 10 de setembro, na Moita da Galinha, com base na exploração da Sepultura Pré-Histórica.

Além destes três campos, o CAPN tem também proposto outras atividades, tanto aos seus jovens arqueólogos, como à comunidade proencense, como por exemplo, os ciclos de conferências. Com sessões já realizadas em Chão do Galego, Montes da Senhora, Pedra do Altar e São Pedro do Esteval, falta ainda ocorrer sessão a 3 de setembro, nas Moitas, sobre Sepulturas Megalíticas, por João Caninas; a 10 de setembro, em S. Pedro do Esteval, sobre as investigações em Castelo do Chão do Trigo, pelo Arqueólogo Paulo Félix e a 17 de setembro, sobre o Forte e Bateria de Catraia Fundeira, em Sobreira Formosa, pelo Arqueólogo Mário Monteiro.

O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova (CAPN) é um modelo misto de campo de trabalho, investigação e aprendizagem para alunos, preferencialmente dos ramos da arqueologia, da história e das arqueociências, que teve início em 2012 como Campo Arqueológico de Proença-a-Nova e que a partir de 2013 adquiriu um cariz internacional. O intuito destes campos é estudar, preservar e divulgar os sítios arqueológicos do concelho de Proença-a-Nova dando a conhecer um património que ainda é desconhecido de muitos. Aceitam-se participantes a partir dos 18 anos, sem limite superior de idade.

Para ficar a conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos de Campo Arqueológico de Proença-a-Nova, pode visitar a exposição patente no Posto de Turismo do concelho até ao dia 15 de setembro, no qual, além de artefactos e peças encontradas, poderá encontrar as explicações de cada uma das explorações efetuadas nestes campos.

Apreendidos 810 quilos de biqueirão em Matosinhos

A Unidade de Controlo Costeiro de Matosinhos, através do Destacamento de Controlo Costeiro, no dia 30 de agosto apreendeu 810 quilos de biqueirão, naquela cidade.
No âmbito de uma ação de fiscalização no porto de pesca de Matosinhos, foi detetada uma embarcação de pesca que excedeu o limite diário de captura permitido por lei, resultando na apreensão do pescado.
Na sequência da ação foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 52 anos, e levantado o respetivo auto de contraordenação por ultrapassagem dos limites de captura legalmente fixados por totais admissíveis de capturas e quotas, sendo essa infração punível com coima máxima de 37 500 euros.
O pescado, após inspeção higiossanitária, foi doado a várias instituições de solidariedade social da região.
A gestão da quota de biqueirão atribuída a Portugal é assegurada através de medidas que visam a gestão sustentável dos recursos marinhos, envolvendo a participação e acompanhamento das associações e Organizações de Produtores representativas do sector, respeitando os pareceres científicos e assegurando uma pesca que contribua para a melhoria dos rendimentos da atividade com níveis de exploração biologicamente sustentáveis.