domingo, 12 de março de 2023

Peregrinos 'romanos' já chegaram a Santiago pelo Caminho da Geira


Um grupo de peregrinos concluiu este domingo, dia 12, o Caminho da Geira e dos Arrieiros, prestando em Santiago de Compostela uma homenagem à herança romana deixada na região atravessada pelo itinerário, numa iniciativa da delegação de Terras de Bouro da Associação Espaço Jacobeus (AEJ).

Os 14 peregrinos completaram a pé os 224 quilómetros que separam Terras de Bouro da capital da Galiza, fazendo a parte final vestidos com trajos da época romana, motivo que despertou “muita curiosidade” em quem presenciou a sua passagem.

Este é um caminho que pretendemos certificar, dignificar, conservar e promover. Este é um desafio para todos, chegar a Santiago de Compostela pela Geira”, disse no final da jornada o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, que integrou a peregrinação.

A câmara municipal continuará a trabalhar em conjunto com os municípios de Amares, Braga e Melgaço para a concretização de mais este projeto”, que inclui “a Geira milenar, que tanto orgulha Terras de Bouro”, adiantou Manuel Tibo, que esteve acompanhado pelo vice-presidente da autarquia, Adelino Cunha, e pelo vereador António Cunha.

O autarca aproveitou a oportunidade para endereçar “os parabéns a todos aqueles que ao longo dos últimos anos percorreram este itinerário”, apelando de seguida: “Façam o Caminho da Geira e dos Arrieiros e desfrutem das belíssimas paisagens que o envolvem”.

Na perspetiva do delegado da AEJ, Vítor Cunha, “a jornada correu muito bem” e a entrada em Santiago de Compostela da coluna de peregrinos vestidos com trajos romanos “despertou curiosidade e foram muitas as pessoas que quiseram conhecer o âmbito da iniciativa”.

Foi uma maneira diferente de promover o Caminho da Geira e dos Arrieiros, e Terras de Bouro, que resultou muito bem”, adiantou Vítor Cunha.

Os peregrinos entraram na capital da Galiza pela zona antiga e a chegada à Praça do Obradoiro, em frente à catedral, foi acompanhada por um tocador de gaita de foles que, entretanto, se juntou ao grupo.

A peregrinação começou em Santa Cruz, no concelho de Amares, em maio do ano passado, decorrendo uma etapa por mês, com exceção de julho e agosto. Este domingo, foi cumprido o último troço, entre Pontevea a Santiago de Compostela.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais em 2022;  sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021), e foi um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

Mostra de vinhos e espumantes rosados. Pink Wine Fest levou centenas de pessoas ao Museu da Pedra em Cantanhede


Centenas de pessoas participaram este sábado, 11 de março, na Pink Wine Fest – Mostra de Rosés da Região de Coimbra, que reuniu no Museu da Pedra produtores da Bairrada e de outros municípios da região.

Organizada no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede e a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, a Pink Wine Fest deu a conhecer um dos melhores ativos turísticos, os vinhos, setor onde a região da Bairrada dá cartas a nível nacional e internacional.

Ao intervir na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, salientou “a inquestionável qualidade dos vinhos” da Bairrada, nomeadamente os rosados, lamentando apenas que não tenha sido possível realizar o evento numa época mais quente do ano, “a ideal para consumir este tipo de vinhos”.

A autarca deu conta que este mostra está em linha com a política seguida pelo Município na promoção dos “valiosíssimos ativos que o concelho detém no setor vitivinícola”, mas igualmente “na crescente oferta enoturística”.

Queremos tornar Cantanhede um local incontornável na agenda dos grandes eventos nacionais de vinho e enoturismo”, enfatizou.

Também Raul Almeida, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, destacou a diferenciada qualidade dos produtos turísticos da região, desde a serra ao mar, reforçando que “a gastronomia e os vinhos” assumem um papel determinante.

A Pink Wine Fest é a prova do que de bom existe na nossa região e, por isso, é um prazer a Comunidade Intermunicipal juntar-se ao Município de Cantanhede nesta organização”, concluiu.

Os visitantes receberam um copo para poderem apreciar os espumantes e vinhos tranquilos rosados que as empresas participantes mostraram nos expositores distribuídos pelos diferentes espaços da unidade museológica dedicada à Pedra de Ançã, mas além da apresentação e degustação dos rosés, foi possível saborear alguns sabores regionais em locais propícios para o efeito e assistir a uma prova comentada pela jornalista e crítica de vinhos Valéria Zeferino.

O programa incluiu ainda animação em alguns momentos com a atuação do Quarteto de Saxofones, grupo de música de câmara constituído por instrumentistas da Banda Marialva de Cantanhede.


Actividade operacional semanal a nível nacional da GNR

Entre os dias 3 e 9 de Março.

  • Detenções: 702 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 272 por condução sob o efeito do álcool;
  • 183 por condução sem habilitação legal;
  • 76 por tráfico de estupefacientes;
  • 20 por violência doméstica;
  • 19 por furto e roubo;
  • 11 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Um por incêndio florestal.
  • Apreensões:
  • 16 609,7 doses de heroína;
  • 3 265,76 doses de haxixe;
  • 2 822,3 doses de cocaína;
  • 422,376 doses de liamba;
  • 159 doses de MDMA;
  • 16,8 doses de óleo de canábis;
  • 15 selos de LSD;
  • Dez comprimidos de MDMA;
  • Oito comprimidos de anfetaminas;
  • Um pé de canábis
  • 14 armas brancas ou proibidas;
  • Dez armas de fogo;
  • Quatro engenhos explosivos (petardos)
  • 178 munições de diversos calibres;
  • 12 veículos;
  • 393 euros em numerário.
  • Trânsito:
  • Fiscalização: 8 987 infrações detetadas, destacando-se:
  • 1 465 excessos de velocidade;
  • 865 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 650 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 397 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 365 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 352 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 289 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 225 relacionadas com tacógrafos.

Aumento do preço dos alimentos: BCE revela que poupanças das famílias estão a esgotar-se

O Banco Central Europeu suspeita que as empresas estão a aumentar as margens de lucro à custa da perda do poder de compra dos consumidores.
A DECO tem recebido cada vez mais queixas dos consumidores, por causa do aumento do preço dos alimentos. O Presidente da República é uma das voz críticas, que deixou, aliás, um alerta para a fiscalização nos hiper e supermercados. Numa altura em que a inflação até tem vindo a baixar, mas não se está a refletir nos bens alimentares.
Os comerciantes afirmam que comprar no mercado local pode ficar mais em conta do que ir ao supermercado. O cabaz alimentar monitorizado pela DECO composto por 63 alimentos custa hoje 230 euros. Um aumento de mais de 47 euros, quase 26% face ao ano passado.
Os hipermercados a operar em Portugal apresentaram lucros históricos no ano passado. O ministro da Economia anunciou que a ASAE já está no terreno para avaliar a situação.
De acordo com a agência de notícias, Reuters, o Banco Central Europeu suspeita que as empresas estão a aumentar as margens de lucro à custa da perda do poder de compra dos consumidores. Fontes ouvidas pelo BCE revelaram, ainda, que as poupanças das famílias estão a esgotar-se face ao aumento do custo de vida.

SIC Notícias

Anadia associa-se à operação Floresta Segura 2023

O Município de Anadia, em parceria com o Destacamento Territorial da GNR de Anadia, através do Núcleo de Proteção Ambiental, vai desenvolver ações de informação e sensibilização da população sobre gestão de combustível e uso do fogo, no âmbito da Operação “Floresta Segura 2023”.
Com estas ações de informação e sensibilização, o Município de Anadia e a GNR pretendem alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente sobre o cumprimento das faixas de gestão de combustível e o uso do fogo na realização de queima de amontoados e queimadas. Pretende-se ainda prevenir comportamentos de risco com a finalidade de garantir a segurança das populações e do seu património e salvaguardar o tecido florestal.
As ações vão ter lugar, nos dias 25 de março, no Mercado Municipal de Anadia; no dia 26, no Mercado de Vilarinho do Bairro; e, no dia 1 de abril, no Mercado de Sangalhos.

Abusos sexuais: Marcelo defende que Igreja deve afastar “quem deve ser afastado” para evitar mais vítimas

O Presidente da República referiu que é "óbvia" a necessidade de medidas preventivas "o mais depressa possível" para que não voltem a acontecer casos de abusos sexuais na Igreja.
O Presidente da República defendeu este sábado que devem ser tomadas medidas cautelares nos casos de abusos sexuais na Igreja Católica e que isso inclui "afastar do exercício de funções ou de responsabilidades pastorais quem deve ser afastado".
Entendo que é uma questão tão óbvia, tão óbvia, tão óbvia de prevenção e tomada de medidas cautelares para acautelar possíveis novas vítimas e acautelar os próprios eventualmente envolvidos, que penso que uma reflexão atenta levará a que se faça aquilo que num primeiro momento, a meu ver incompreensivelmente, não se fez", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Em Gondomar, no distrito do Porto, à margem do Congresso Extraordinário da Liga dos Bombeiros Portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu, em declarações aos jornalistas, que "há coisas que têm de ser feitas e quando mais depressa melhor"
Foi dito pela Conferência Episcopal que a reflexão continua. Ao continuar, a reflexão deve significar o abrir caminho ao que foi feito e podia ser feito de outra forma", referiu.
Questionado sobre decisões de algumas Dioceses de não afastarem os padres referenciados como suspeitos de terem abusado sexualmente de menores, Marcelo Rebelo de Sousa não respondeu a casos concretos nem especificou a que Dioceses se refere, mas reiterou que quem tem responsabilidades deve ser afastado.
Para o Presidente da República, a primeira medida imediata é "não se demorar mais tempo em tudo o que não se pode perder tempo".
Segundo, assumir a responsabilidade plena. Terceiro tomar medidas preventivas, o que significa afastar do exercício de funções ou de responsabilidades pastorais quem deve ser afastado por essas medidas preventivas e mostrar a vontade de reparar as vítimas", acrescentou.
Abusos sexuais na Igreja
Em entrevista à RTP e ao Público, divulgada na quinta-feira à noite, o Presidente da República já tinha defendido que a Igreja deveria tomar medidas preventivas para evitar novos abusos sexuais nos casos em que já haviam sido identificados suspeitos e manifestou-se desiludido com a Conferência Episcopal.
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, constituída por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa e coordenada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, validou 512 testemunhos, apontando, por extrapolação, para pelo menos 4.815 vítimas.
Os testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, o espaço temporal abrangido pelo trabalho da comissão.
A comissão entregou uma lista de alegados abusadores no ativo à Conferência Episcopal Portuguesa.
No relatório, divulgado em fevereiro, a comissão alertou que os dados recolhidos nos arquivos eclesiásticos sobre a incidência dos abusos sexuais devem ser entendidos como a "ponta do iceberg".

SIC Notícias