terça-feira, 29 de novembro de 2022

Doze livros de ciência para o Natal

 Com o Natal à porta, é tempo de sugerir livros de ciência para prendas de Natal. Escolhi uma1 dúzia doas obras mais recentes que saíram entre nós. A obra é a alfabética do apelido do autor.


1- João Paulo André, Irmãs de Prometeu, A Química no Feminino, Gradiva, com minha revisão científica
O autor, professor de Química na Universidade do Minho, depois do seu sucesso na mesma editora Poções e Paixões. Química e Ópera, faz uma interessantíssima digressão pela história das mulheres não só na Química como, mais em geral, na ciência.  Raramente reconhecidas, elas têm uma longa presença na história da ciência.
2- Jorge Buescu, Amor, Matemática e Outros Portentos, Gradiva, com prefácio meu.
Este é o sétimo livro do autor, professor de Matemática na Universidade de Lisboa, contendo interessantíssimas crónicas de Matemática na colecção «Ciência Aberta». Ele torna a matemática, ainda receada por muitos, ao alcance de todos.
3- François de Closets, Corbeyran e Chabbert, As Guerras de Einstein, Gradiva, 2 vols.
Esta é uma banda desenhada muito atraente que mostra os dois grandes conflitos armados da vida do sábio nascido na Alemanha e o modo como ele os viveu. Sendo a arte notável, a idoneidade histórica e científica está assegurada.
4- Setz Stephens-Davidowitz, Não Confie nos Instintos, Actual (Almedina)
O autor, formado em Filosofia e Economia, e ex-cientista de dados da Google, alerta-nos com numerosos exemplos para os perigos desta era da desinformação. E dá-nos dicas para não nos deixarmos enganar.
5- Karl Deisseroth, Projeções. Uma História das Emoções Humanas, Relógio d’Água
Obra de um norte-americano professor de Bioengenharia e Psiquiatria na Universidade de Stanford, transmite-nos em escrita sedutora, que faz lembrar o saudoso Oliver Sacks, alguns casos clínicos que indicam  a origem biológica de algumas doenças mentais
6- Philip Lymbery, As Últimas Colheitas, Vogais (Penguin Randomhouse)
O autor, professor da Universidade de Winchester e sobretudo  dirigente da ONG Compassion in World Farming explica como a «agricultura intensiva é uma ameaça tão grande como as alterações climáticas.» Aliás, as alterações climáticas são, em boa parte, devidas a formas de agronegócios que prejudicam sobremaneira a Natureza.
7- Steven Koonin,  A Ciência do Clima. O que a ciência nos diz, o que não diz e o que isso interessa, Guerra & Paz, com minha revisão científica.
Um físico que foi governante num dos mandatos do presidente Obama dá-nos a sua visão sobre a ciência por detrás das alterações climáticas, chamando a atenção para aspectos mais incertos e para as dificuldades que a ciência tem, por vezes, em ser bem compreendida pelo público.
8- Nuno Maulide, Como Desvendar o Quebra-cabeças da Origem da Vida? 27 perguntas sobre a vida e o Universo que sempre quis fazer a um químico, Planeta.
O químico português, que ensina na Universidade de Viena, depois do seu enorme sucesso  que foi Como se Transforma Ar em Pão?, saído na mesma editora, responde sabiamente a uma série de perguntas que qualquer um de nós pode fazer.
9- Lee McIntyre, Como Falar com um Negacionista, Desassossego.
Incluído na colecção «Eu amo a Ciência» este livro, de um investigador em Filosofia e História da Ciência da Universidade de Boston, ajuda a quem precise de se orientar nos labirintos do mundo de hoje, dominado pelas fake news e pelas teorias da conspiração.
10 – Desmond Morris, Observar. Encontros com humanos e outros animais, Arte e Ciência
Esta é uma autobiografia do antropólogo britânico muito conhecido, hoje com 94 anos, que vendeu milhões de O Macaco Nu, para além de várias outras obras, que sai numa colecção da Universidade do Porto dirigida por Nuno Ferrand que publicou também uma autobiografia de Richard Dawkins. Morris ofereceu o seu espólio àquela universidade.
11- Giorgio Parisi, A Minha História da Física. O voo dos estorninhos e outros sistemas complexos, Bertrand, com prefácio meu.
O físico italiano que recebeu o Prémio Nobel da Física em 2021, especialista em problemas de complexidade, conta aqui de modo acessível alguns episódios da sua carreira (a começar pelo estudo do voo dos estorninhos), ao mesmo tempo que expõe de modo brilhante a natureza da ciência.
12- Greta Thunberg (criado por). O Livro do Clima, Objectiva (Penguin Random House)
A bem conhecida activista ambiental sueca não esteve na COP27 no Egipto, por já não acreditar nas negociações que decorrem sob a égide das Nações Unidas. Mas ajudou a preparar este livro, com um magnífico aspecto gráfico, que reúne um vasto leque de especialistas em vários temas relacionados com as alterações climáticas, que constituem o maior desafio do nosso tempo. Destaco entre os autores Naomi Orestes, Nicholas Stern e David Wallace-Wells.
Há nestes livros muita matéria tanto para informação sobre reflexão sobre grandes questões que nos preocupam. Sim, enfrentamos perigos, mas a nossa melhor arma continua a ser a ciência.  Boas leituras!

 Carlos Fiolhais (Físico)

TEDxESEV regressa a Viseu a 5 de janeiro de 2023

 O palco do evento será a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV).
A 4.ª edição do TEDxESEV está agendada para o dia 5 de janeiro de 2023, com o tema “Ligar ou Desligar”. O objetivo do mote é dar ao público uma visão ampla sobre o assunto, contando com diferentes interpretações do seu significado, tal como refere a organização do evento.
O local escolhido para mais uma edição do TEDxESEV foi o ginásio da Escola Superior de Educação de Viseu, um espaço amplo, que dará toda a segurança e conforto às pessoas que vão assistir.
O evento contará com vários oradores, de diferentes áreas, entre eles Ana Moreira (SIC) e João Barbosa (Termas de Portugal). A dinâmica consiste em vários blocos de talks curtas, até 18 minutos, oferecendo um coffee break de networking a todos os que nele participam.
Nesta edição, a organização contará também com uma angariação de alimentos para uma associação de animais, pedindo o apoio de todos para esta causa.
O TEDxESEV é um evento de organização independente, que conta com o apoio da pastelaria Capuchinha, o Café das Beiras, do SPAR, entre outros parceiros locais, que se juntam à realização do mesmo.
Todas as informações estão disponíveis em

 

Proença-a-Nova | Aprovado orçamento superior a quinze milhões e meio de euros para o exercício de 2023

 

A Assembleia Municipal de Proença-a-Nova aprovou, por maioria - com seis abstenções, o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Mapa de Pessoal 2023, no valor de € 15.775.191,00, na sessão realizada no dia 28 de novembro. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, destacou em primeiro lugar o esforço realizado durante este ano para acomodar as alterações provocadas pela escalada de preços nas matérias-primas ou na energia. “Evidentemente que os dados que hoje temos relativamente à realidade macroeconómica para 2023 são muito mais plausíveis e permitem-nos planear com muita mais assertividade, até porque estes anos vão ser muito exigentes, um cenário muito diferente deste exercício que estamos a um mês de terminar: em 2021, quando votámos o orçamento para o exercício de 2022, não tínhamos os dados todos na mão - como não temos sempre -, mas não esperávamos aquilo que se veio a projetar durante este ano”.

João Lobo destacou ainda o facto de a Câmara ter decidido pela não atualização de preços nem taxas para o ano de 2023. “Não incrementamos mais nenhum valor, à exceção da atualização de 2,7% no abastecimento de água e na recolha de resíduos urbanos, que esses são diretamente preconizados pelo concessionário à Câmara Municipal e esses não temos forma de não os traduzir. Todos os outros valores mantêm-se no ano de 2023”, referiu.

A estrutura da receita evidencia que as transferências correntes e de capital representam 77,56% do total da receita prevista, sendo que desta percentagem 27% diz respeito à comparticipação de projetos cofinanciados que totaliza um valor superior a três milhões e 300 mil euros. Quanto aos investimentos, o valor previsto é de € 5.385.329,00 que serão distribuídos por vários projetos, dos quais se destacam, pelo impacto do investimento, a execução de mosaicos de parcelas de gestão de combustível e controle de invasoras lenhosas; quatro projetos aprovados no âmbito do PRR referentes a acessibilidades; Casa da Memória e das Artes; Rota das Memórias, Aldeias e Histórias; as obras do PEPA - Parque Empresarial de Proença-a-Nova e a construção de um novo pavilhão neste local.

Da parte dos deputados municipais, intervieram André Março (PS), que recordou a exigência de se continuar a captar empresas para o concelho, em linha com o trabalho de requalificação do PEPA e da Área Empresarial do Vale Porco; e António Paulo dos Santos (Independente), que colocou questões práticas sobre a composição de algumas rubricas. Para além do Orçamento, a Assembleia aprovou, por unanimidade, a delimitação das ARUs de Carregal e Carregais, a Estratégia Local de Habitação para o Município de Proença-a-Nova, a fixação da participação variável do Imposto sobre o Rendimento Singular – IRS e a fixação da taxa de IMI.

No início da sessão – e em dia de Luto Municipal - foi ainda feito um minuto de silêncio pela memória de Diamantino Ribeiro André, ex-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova entre 1985 e 2005, que faleceu no dia 27 de novembro.

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA CELEBRA 25 ANOS

 
O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, celebra o seu 25º aniversário, que se assinala no dia 5 de dezembro, com atividades para toda a família, que vão decorrer de 1 a 17 de dezembro e cuja participação é gratuita.

Estão programadas as exposições "Escolas em pandemia”; “Feminae”, do escultor Paulo Honorato; e uma tertúlia sobre os 25 anos deste espaço museológico e o seu futuro.

O Museu Joaquim Correia consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia. Inaugurado em 5 de dezembro de 1997, está instalado no Palácio Taibner de Morais, também chamado Palácio dos Barosas, recuperado e adaptado para receber o valioso espólio artístico do escultor.

É constituído por obras realizadas e doadas pelo autor e família à Câmara Municipal da Marinha Grande, para fruição e enriquecimento do património cultural.

O programa comemorativo do 25º aniversário do Museu Joaquim Correia é o seguinte:

1 de dezembro . 15h30
Inauguração da exposição "Escolas em pandemia" - O Museu Escolar de Marrazes
Participação do grupo de gaiteiros dos Tocándar.
A convite do Museu Escolar de Marrazes (MEM), o fotógrafo Nuno André Ferreira percorreu 26 escolas de 26 municípios para fazer um retrato da pandemia nos estabelecimentos de ensino.  Deste projeto resultou uma exposição itinerante inaugurada dia 15 de maio de 2022, no Museu Escolar de Marrazes, que agora o município da Marinha Grande recebe para refletir conjuntamente com a sua comunidade como foi a pandemia vivida em contexto escolar. Exposição patente até dia 11 de janeiro de 2023. Projeto apoiado pela Rede Portuguesa de Museus no âmbito do programa ProMuseus.
Parceria: Museu Escolar de Marrazes e Associação Tocándar.


4 de dezembro . 16h00
Inauguração da exposição Feminae, de Paulo Honorato
Atuação do grupo de Dança Contemporânea, da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense;  e da Tuna Projetos de Vida Sénior, da Universidade Sénior da Marinha Grande.

Quem são as mulheres da nossa vida? Em Portugal e no mundo, as mulheres são o género que prevalece, mas apesar de mais numerosas nem por isso se tornaram mais poderosas. Depois de tantos avanços no sentido da equidade de género, os discursos normativos do passado continuam a ter ecos no presente com claros desequilíbrios sociais e laborais. Paulo Honorato pensa a mulher ao longo do seu ciclo de vida. Esta exposição de oito mulheres de ferro confronta o público com a sua surpreendente delicadeza e incita-o a refletir sobre a força da vulnerabilidade feminina. Exposição patente até dia 8 de abril de 2024. 

Paulo Honorato nasceu a 28 de Outubro de 1969. Iniciou-se nas artes plásticas em 1989, privando com o mestre Artur Búal e amigos, através das artes, música e performance. Juntos criaram um grupo de jovens artistas que desenvolveu novos conceitos de arte urbana ainda hoje existentes. Em 1995, abriu a empresa Eterium como criador e produtor de design de mobiliário e iluminação em ferro com caraterísticas urbano/rústicas, criando centenas de modelos espalhados pela Península Ibérica . Mais tarde, apresentou a sua primeira escultura ao ar livre na Bienal da amadora, em 1997. A partir de 2010, passou a dedicar-se apenas à escultura metálica, onde se salientam várias obras públicas de grandes dimensões.

Parceria: Escola de Artes e Movimento do SOM; Projetos de Vida Sénior - Universidade Sénior da Marinha Grande

17 de dezembro. 16h30
Tertúlia: 25 anos do Museu Joaquim Correia, e agora?
No âmbito do tema em debate durante o ano de 2022 nos Museus a nível internacional: “O Poder dos Museus”, o Museu Joaquim Correia convida todos os que se quiserem associar a refletir sobre o poder deste Museu, do seu espólio, do que representa em termos de identidade local. Inscrições gratuitas até ao dia 14 de dezembro para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt


BIBLIOTECA MUNICIPAL DA COVILHÃ APRESENTA OUTRA FACETA DE LUÍS DE STTAU MONTEIRO


“Luís de Sttau Monteiro Gastrónomo” é a obra que será apresentada na Biblioteca Municipal da Covilhã, na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, pelas 18:00 horas, com apresentação de Manuel da Silva Ramos e na presença da autora Ana Marques Pereira.

Conhecido sobretudo pela dramaturgia, ficando conhecido sobretudo pela peça de teatro “Felizmente há Luar”, Luís de Sttau Monteiro (1926-1993) foi também um apaixonado pelas artes culinárias e pela gastronomia, tendo sido um dos pioneiros da crítica de restaurantes em Portugal.
Este livro sobre o interesse de Sttau Monteiro pela gastronomia, analisa de facto um aspeto pouco conhecido, ou esquecido, de um dos maiores escritores do século XX: o seu conhecimento da Arte Culinária e da História da Alimentação.

Para além da análise da sua atividade neste campo, revelam-se ao leitor os escritos datilografados que a autora adquiriu há vários anos, que lhe iriam servindo de apoio no dia-a-dia e num projeto editorial que não chegou a concretizar.

A obra, com 320 páginas, estará em pré-venda na Biblioteca Municipal.

A Autora: Ana Marques Pereira é licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa desde 1974 e especialista em Hematologia Clínica, desde 1985. Exerceu as funções de Diretora do Serviço de Hematologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada até 2010. Desde a década de 1990 tem-se dedicado ao estudo da História da Alimentação, tendo proferido várias comunicações sobre este tema. Tem desde 2008 um blogue temático intitulado Garfadas online.

É autora dos seguintes livros: Mesa Real. A Dinastia de Bragança; Cozinhas. Espaço e Arquitectura; Capítulo «A mesa na Casa de Bragança», no livro Bragança Marca a História; Receitas e Truques para Doentes Oncológicos; Capítulo «Ofícios de Boca na Casa Real (séculos XVII e XVIII)», no livro Mesa dos Reis; A Manteiga em Portugal. Pequena História; Licores em Portugal (1880-1980); Ginjinha Portuguesa / Portuguese Ginjinha; Do comer e do falar… Vocabulário gastronómico; Licores de Portugal. Colecção Ana Marques Pereira. Catálogo da Exposição; Vestir a Mesa / Dressing the table; Cadernos do Dominguizo. Receituário da família Leal Castelo Branco, início do séc. XIX.

Cantanhede | Intervenção prolonga-se por nove meses. Já iniciaram os trabalhos de requalificação da Rua dos Bombeiros Voluntários

Está a decorrer em bom ritmo a obra de requalificação da Rua dos Bombeiros Voluntários. A empreitada, que obrigou ao corte temporário do trânsito num dos troços desta que é uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, está orçada em 459.616 euros, é comparticipada a 85% por fundos comunitários e tem um prazo de execução de 9 meses.

Neste momento, os trabalhos centram-se na instalação de uma nova conduta de drenagem de águas pluviais, assim como na colocação de iluminação pública e de uma zona pedonal e ciclável sem barreiras urbanas na “rua das Oliveiras”.

A obra incidirá, numa segunda fase, junto ao parque de exposições e, por fim, na criação de uma rotunda e zonas adjacentes.

De acordo com o descrito no projeto de arquitetura, a intervenção pretende promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística desta que é uma via estruturante para as dinâmicas de mobilidade de e para o centro urbano e vem cumprir uma ambição antiga da autarquia.

O ordenamento urbano em torno da via decorreu em diferentes fases temporais e o que se pretende agora é reforçar a sua unidade urbanística através de uma intervenção pensada para resolver algumas incoerências e conflitos nos percursos pedonais e da ciclovia.

O espaço de intervenção inclui parte da Rua dos Bombeiros Voluntários, desde o cruzamento que apoia o acesso ao mercado municipal e o edifício da atual Loja do Cidadão até à rotunda mais a nascente, que liga a Estrada Nacional 234, na envolvente do cemitério. No entanto, o troço que consta da candidatura e integra a ARU – Área de Reabilitação Urbana, terminará na rotunda construída recentemente, que acede ao recinto da feira quinzenal no sentido norte e cujo seguimento orientado a sul liga ao atual quartel de bombeiros e ao centro escolar.

Da responsabilidade da Divisão de Estudos e Projetos da Câmara Municipal, o projeto de arquitetura assenta em três pressupostos: por um lado requalificar os espaços de usufruição pública em particular os espaços verdes, os espaços urbanos e os equipamentos de utilização coletiva; promover a melhoria geral da mobilidade, com uma melhor gestão da via pública e dos demais espaços de circulação; e potenciar a melhoria das acessibilidades aos cidadãos de mobilidade condicionada.

A empreitada tem uma extensão aproximada de 460 metros e integra aproximadamente 14.000 m2, dos quais cerca de 4.500 m2 destinados a zona partilhada para peões e bicicletas, 4.800 m2 de áreas ajardinadas e 1.650 m2 em betuminoso. A restante área de intervenção destina-se a requalificar zonas de transição e uniformização da iluminação publica ao longo das zonas pedonais.

A obra de requalificação da Rua dos Bombeiros Voluntários insere-se num programa mais vasto de regeneração urbana, cujo estudo foi apresentado à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no decorrer da cerimónia de inauguração da 30.ª edição da Expofacic.

Um desafio que, nas palavras da presidente do Município, Helena Teodósio, tem como finalidade a construção de “uma cidade inteligente e sustentável, uma cidade com proteção ambiental, equidade social e viabilidade económica”.

Esta é a nossa visão para a cidade de Cantanhede num futuro tão próximo quanto possível”, enfatizou a autarca, classificando o projeto de “verdadeiramente entusiasmante, não só por aquilo que representa ao nível da revitalização de uma zona nobre da cidade, mas também porque foi pensado para ser o alicerce de uma nova cidade, uma cidade inclusiva, uma cidade concebida para garantir que todas as pessoas desfrutem de um espaço urbano de qualidade e ambientalmente diversificado e sustentável”.

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO APRESENTA “VIDRO A LÁPIS DE COR”

 A exposição “História Desenhada: Vidro a Lápis de Cor”, da autoria de Vânia Colaço, foi inaugurada no dia 26 de novembro, no Foyer da Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

Por ocasião do Ano Internacional do Vidro, a convite da Câmara Municipal da Marinha Grande, a artista marinhense expõe uma seleção de desenhos realistas inéditos, concebidos para esta mostra.

A inauguração foi presenciada pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; pela vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; por representantes da Faber Castel; e por muitos convidados e familiares, que quiseram testemunhar a excelência do trabalho de Vânia Colaço.

O presidente e a vereadora enalteceram as criações da artista, que denotam grande realismo, parecendo fotografias das peças de vidro retratadas.

A exposição “História Desenhada: Vidro a Lápis de Cor” rompe a obra habitual de retratista de Vânia Colaço. Os trabalhos contêm um realismo minimalista, impressionante e que enobrece o vidro, a Marinha Grande e o percurso da artista.

Vânia Catarina Roldão Colaço nasceu e cresceu na Marinha Grande (1980). É licenciada em Design de Equipamento, em Coimbra (2005) e tem mestrado em Direção Comercial e Marketing, em Madrid (2011).

Residiu em Madrid entre 2007 e 2020 onde, em 2011, co-fundou “AVISPA”, estúdio de Design Gráfico e Comunicação.

Como artista plástica conta com mais de 20 exposições em centros culturais e galerias de arte. Atualmente reside na Marinha Grande onde continua a trabalhar em design, enquanto desenvolve a sua atividade artística. Dedica-se ao lápis de cor de uma forma realista.

Não perca esta exposição, até 8 de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30). A entrada é gratuita.

SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTA 48 PÓDIOS NO CAMPEONATO REGIONAL INFANTIS E JUVENIS PISCINA CURTA

 

Nos passados dias 26 e 27 de novembro, decorreu a edição de 2022 do Campeonato Regional de Infantis e Juvenis de piscina curta. A competição realizou-se nas piscinas municipais de Condeixa a Nova e contou com a presença de 117 atletas em representação de 10 clubes que integram a Associação de Natação de Coimbra.

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense participou com 18 atletas tendo alcançado 48 pódios ao longo do campeonato, (a 2º equipa com mais medalhas), tendo no coletivo atingindo o 3º lugar no medalheiro da competição.

No escalão Juvenil, no setor masculino os maiores destaques vão para Martim Silva, (Juvenil A), que se sagrou campeão regional nos 100, 200, 400 e 800 Livres tendo sido ainda 3º nos 200 Estilos, em Juvenil B, Martim Pascoal sagrou-se campeão regional nos 100 Livres e 50 Mariposa, tendo sindo ainda vice-campeão regional nos 200 Livres e 200 Estilos.

O seu colega de equipa Rodrigo Silva, foi vice-campeão regional nos 100 livres e 50 Costas e 3º classificado na prova de 200 costas.

Ainda no escalão Juvenil, mas no setor feminino, em Juvenil A, Mariana Almeida sagou-se vice-campeã nos 50 Livres e 3ª nos 50 Costas, Inês Serralheiro foi vice-campeã nos 50 Costas e Ana Lucas foi 3ª nos 50 Bruços.

No mesmo setor Feminino, mas no escalão de Juvenil B, grande destaque pelos 4 títulos de campeã regional conquistados por Anastácia Protolyuk, nos 100, 200, 400 e 800 Livres e na 3ª posição obtida nos 200 Estilos. No mesmo escalão Leonor Cavaleiro viria a vencer os 100 e 200 costas e obter a 2ª posição nos 50 Costas e 400 Estilos.

No escalão de Infantil A, Maria Fernandes foi campeã regional nos 200 Livres e vice-campeã nos 100 e 400 Livres. Laura Monteiro foi 3ª nos 200 Livres e 100 Bruços, enquanto, que Francisco Sousa conquistava os 100 Bruços e ficava em 3º lugar nos 200 e 400 Livres e 200 Estilos.

Por último, os atletas mais novos (Infantil B), Eva Almeida foi campeã regional nos 200 Livres e 100 Bruços e obteve a 3ª posição na classificação geral nos 400 Livres e 200 Estilos. A sua colega de escalão Filipa Loisas foi vice-campeã regional nos 100 Livres e 3ª nos 200 Livres.

No mesmo escalão, mas no setor masculino, Santiago Pereira foi vice-campeão nos 200 e 400 Livres, nos 100 Bruços e 200 Estilos, enquanto que o seu colega Daniel Correia obtinha a 3ª posição nos 400 Livres.

Destaque ainda pelos 2 títulos de campeões regionais conquistados pelas estafetas mistas Inf B nos 4x100 livres e 4x100 Estilos, estafetas essas constituídas pela Eva Almeida, Filipa Loisas, Santiago Pereira e Daniel Correia. Participaram ainda nestes campeonatos Leonor Silva, Sara Santos e Afonso Oliveira.

Marinha Grande | SENSIBILIZAR PARA PREVENIR O CANCRO DA PRÓSTATA

 Sensibilizar para prevenir o cancro da próstata foi o objetivo da ação de informação dinamizada pelo Município da Marinha Grande e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorreu no passado sábado, 26 de novembro, na Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria.
As sessões decorreram em simultâneo, no Espaço do Cidadão da Junta de Freguesia da Marinha Grande; nas instalações do Centro de Saúde da Moita e no Auditório da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e contaram com o apoio das respetivas freguesias.
As ações de educação para a saúde sobre o cancro da próstata contaram com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vereadora da saúde, Ana Laura Baridó; e dos presidentes das Juntas de Freguesia.
Os médicos do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e elementos da LPCC partilharam formas de prevenção e esclareceram as dúvidas dos participantes.
Apelaram para uma atitude preventiva por parte dos homens, no sentido de estarem atentos aos eventuais sintomas e sinais de alerta.
Apesar de não existir uma forma através da qual se consiga, com certeza, prevenir o cancro da próstata, é importante conhecer os fatores de risco, estar atento aos sinais de alarme e saber que medidas adotar.

ARU + ORU de Porto de Mós e Corredoura – Discussão Pública e Sessão de Esclarecimento

 A constatação de que as características urbanas e demográficas nestes lugares atestam a urgência na criação de uma política de intervenção aos níveis da recuperação e da reabilitação do edificado, tornou claro para a Câmara Municipal a necessidade de desencadear um procedimento de nova delimitação da Área de Reabilitação Urbana e de elaboração da respetiva Operação de Reabilitação Urbana (ORU), a operacionalizar através de um Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.
Neste seguimento, a fase de Discussão Pública da proposta de nova delimitação da Área de Reabilitação Urbana e respetiva Operação de Reabilitação Urbana para Porto de Mós e Corredoura terá a duração de 20 dias úteis, com início no dia 06 de dezembro de 2022 e fim no dia 03 de janeiro de 2023, conforme o Aviso n.º22762/2022, de 28 de novembro, Diário da República n.º 229, 2.ª Série, parte H.
Realizar-se-á uma sessão pública de apresentação, a acontecer no dia 07 de dezembro de 2022, pelas 21 horas, na Central das Artes de Porto de Mós.
 
Patrícia Alves

Adepto que invadiu relvado no Portugal-Uruguai libertado sem sanções

Mario Ferri, conhecido como Falcão, já tem um historial de invasão de relvados.
O italiano que invadiu o relvado do Estádio de Lusail, no decorrer do encontro Portugal-Uruguai, do Mundial de futebol, carregando uma bandeira multicor, em apoio à comunidade LGBTQ+, foi libertado sem qualquer sanção, anunciou esta terça-feira o Governo transalpino.
"Após uma breve detenção", em local não divulgado, o homem, identificado como Mario Ferri, de 35 anos, "foi libertado pelas autoridades sem restrições", refere um comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros italiano.
Mario Ferri, conhecido como Falcão, já tem um historial de invasão de relvados, tendo entrado em campo no jogo entre a Bélgica e os Estados Unidos, do Mundial2014, no Brasil, com uma camisola que diziam: "Salvem os filhos da favela".
Ao minuto 61 do encontro Portugal-Uruguai (2-0), do grupo H do Mundial, Mario Ferri invadiu o relvado do estádio de Lusail, agitando uma bandeira multicor, com as cores do arco-íris, e vestindo uma 't-shirt' com a inscrição "Respect for iranian woman [respeito para as mulheres iranianas]" na parte de trás e "Save Ukraine [salvem a Ucrânia]" na parte da frente.

SIC Notícias/Lusa

Idade da reforma mantém-se nos 66 anos e quatro meses em 2024

A idade da reforma deverá ser de 66 anos e quatro meses em 2024, mantendo-se igual ao valor de 2023, segundo os cálculos com base nos dados, ainda provisórios, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE divulgou hoje a sua estimativa provisória da esperança média de vida aos 65 anos para o triénio 2020-2022, que indicam que este valor foi estimado em 19,30 anos, apresentando uma redução de 0,05 anos (seis meses) relativamente ao triénio 2019-2021.
Com base nestes dados é possível calcular que em 2024 a idade de acesso à reforma será aos 66 anos e quatro meses.
O valor é igual ao de 2023, ano em que há a registar um recuo de três meses por comparação com a idade de reforma fixada para 2022, algo inédito desde que a idade da reforma passou a estar associada à esperança média de vida.
Tanto a redução de 2023 como a manutenção da idade estimada para 2024 estão associadas ao recuo na esperança média de vida devido à mortalidade associada à pandemia de covid-19 e a sua incidência junto da população mais idosa.
O valor provisório da esperança de vida aos 65 anos, apurado anualmente pelo INE, é divulgado em novembro servindo de referência para efeitos de determinação da idade normal de acesso à pensão de velhice, sendo que o que agora foi conhecido não incorpora ainda as estimativas revistas de população residente decorrentes dos resultados definitivos dos Censos 2021.
Os dados definitivos da esperança média de vida aos 65 anos serão divulgados em maio.

Madremedia

NATAL SOLIDÁRIO – CAMPANHA DA ADASCA 2022

Com a chegada do frio e da gripe os hospitais ficam sujeitos a ter menos sangue em stock para tratamento de quem dele necessita ou depende, até mesmo para manter a regularidade das operações, tendo com consideração a redução a redução de dadores nos locais de colheitas de sangue.

É incontornável, os hospitais precisam sempre de sangue, todos nós sabemos disso. Referimo-nos a um acto único, melhor: exclusivo. Não perca mais tempo a pensar que é um problema dos outros. Por falta de sangue, podemos estar sujeitos a perder alguém que amamos ou conhecemos, não estamos a dramatizar. O impensável e os imprevistos acontecem. DAR SANGUE É SER HUMANO, é prolongar a vida de alguém que nem conhecemos, mas, que merece viver tanto como qualquer um de nós.

Não estamos a usar frases feitas, ou slogans à medida, estamos a tratar de assunto sério.

Acompanhem as nossas actividades pelo site www.adasca.pt com o apoio do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/




BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 28 DE DEZEMBRO 2022

Com a nossa persistência senão mesmo teimosia, trazemos a público mais uma edição do Boletim InfoADASCA respeitante ao mês de Dezembro.

Já vamos na edição nº. 28 o que para muitos seria um falhanço, pelo menos assim o ouvimos da boca de alguns companheiros de mau grado. Os tais que nem picam, nem deixam picar… entendam.

Contém artigos que podem interessar a muitos leitores. Bom seria que os dadores nos enviassem artigos de opinião, foi a pensar nessa possibilidade que este Projecto editorial foi fundado.

Estamos em época de alegria, onde a expressão solidariedade mais se faz ouvir. No próximo ano, temos na manga objectivos para arrojados, isso será possível com a obtenção do Estatuto de Utilidade Pública na área da saúde.

Pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1659

ADASCA Promove ‘Campanha NATAL + SOLIDÁRIO’

Alguém escreveu: “Um amigo é um tesouro”. Num dos livros do escritor Napoleon Hill encontrei esta frase: “ Feliz é a pessoa que aprendeu que o melhor meio de “Receber” é “Dar Primeiro”.

Deste lado, quem nos conhece sabe que ao longo destes 16 anos de existência, tudo temos feito para que não falte sangue nos nossos hospitais, por vezes com imensos sacrifícios. Nunca cancelámos uma sessão para a dádiva de sangue. Não banalizamos os acontecimentos. Estamos cada vez mais atentos, ajudam-nos a adquirir mais experiência.

A ADASCA é uma das maiores associações do género da zona centro, os resultados alcançados no final de cada ano atestam esta afirmação, por sua vez o CST de Coimbra confirma.

Caro amigos, a ADASCA está no bom caminho, graças também ao vosso apoio. destacamos apenas o seguinte:

- No passado dia 22 de Novembro celebrámos num Cartório Notarial em Águeda a escritura pública da rectificação dos nossos estatutos, reforçando assim as nossas actividades.

- A candidatura para a obtenção do Estatuto de Utilidade Pública da ADASCA na área da saúde está concluída, com parecer positivo da Câmara Municipal de Aveiro mediante a emissão de uma Certidão, tendo sido notícia na imprensa. Salientamos ainda as declarações do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Hospital de Aveiro) com quem a ADASCA mantém um Protocolo há anos, da União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz (Aveiro) e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). Todas estas entidades conhecem bem a dinâmica da ADASCA.

Vamos ter que aguardar pela decisão da Presidência do Conselho de Ministros. Com tal estatuto a ADASCA fica isenta de um conjunto de deveres/obrigações fiscais, iremos usufruir dele ao máximo. Temos nos nossos horizontes diversos objectivos para concretizar, sendo um deles conseguir Sede própria, com condições estruturais dignas não só para os dadores de sangue que nos procuram, para os órgãos sociais da associação e, também para a triagem clínica, etc. etc.

Faz sentido, à semelhança das campanhas anteriores, promovermos mais esta, porque as despesas são muitas e, tivemos que fazer face a despesas não previstas com estes actos administrativos. Todos os apoios/donativos são bem vindos, não importa o valor de cada um...

Por fim, a ADASCA não tem ninguém na rua a angariar fundos, os mesmos devem ser canalizados para a conta bancária indicada abaixo, ou, entregues na nossa Sede nos dias e horários das sessões para a dádiva de sangue, fazendo prova mediante os talões de transferência para emissão dos recibos, com nome completo, morada, NIF e contactos telefónicos.

Um Santo Natal para todos, Prospero Ano Novo, com Fé, Coragem e Determinação. Não podemos/devemos dar espaço ao egoísmo, ficar indiferentes ao sofrimento alheio, ao ódio, já basta o que assistimos no mundo.

A nossa dignidade humana deve ser defendida custe o que custar.

Com um caloroso Abraço Solidário sou,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Contactos: 234 095 331 + 964 470 432
www.adasca.pt
NB: Como ajudar http://www.adasca.pt/como-ajudar

NIB da ADASCA: 0036 0189 9910 0051 8213.5, Montepio Geral

O Boletim InfoADASCA, edição nº. 28 para Dezembro pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1658


BOAS FESTAS!

Marinha Grande | PROJETO APOIA FAMÍLIAS E INCENTIVA AO CONSUMO NO COMÉRCIO TRADICIONAL

 A Câmara Municipal da Marinha Grande e a ACIMG - Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande vão realizar a campanha “Marinha Natal 2022 - Famílias ao Centro”, entre 5 de dezembro e 8 de janeiro de 2023, para dinamizar o comércio local, incentivando a compra nos estabelecimentos comerciais e apoiar as famílias, no âmbito do programa de animação desta quadra festiva.

Para a concretização do projeto “Famílias ao Centro”, o Município aprovou a atribuição à ACIMG do montante até 35.000€, na sua reunião de 28 de novembro.

A iniciativa integra duas modalidades: o sorteio de 300 cupões de 100 euros cada, para serem descontados nos estabelecimentos aderentes, no valor total de 30 mil euros e a distinção das cinco melhores montras dos estabelecimentos comerciais do concelho.

Por cada 10 € (dez euros) de compras nos estabelecimentos aderentes (que estarão devidamente identificados com o selo da campanha), o cliente receberá um cupão de participação, que o habilitará a um prémio de 100 euros (distribuído em vales de 20€), para desconto nos estabelecimentos aderentes à escolha das pessoas apuradas. Serão sorteados 300 cupões, sendo que cada um é numerado.

Os canhotos dos cupões devidamente preenchidos, entregues pelos estabelecimentos aderentes aos clientes durante a campanha, serão colocados numa tômbola para posterior extração aleatória. Serão realizados três sorteios públicos para premiar 100 cupões cada, nos dias 16 e 22 de dezembro de 2022 e 13 de janeiros de 2023, às 16h00, no auditório do Edifício da Resinagem e será realizado por um representante do Município da Marinha Grande e um da Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande. Os vales poderão ser descontados nos estabelecimentos aderentes até ao dia 28/02/2023.

Os estabelecimentos aderentes incluem os CAES 47 (comércio a retalho), 56 (restauração e similares), 79 (agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas e atividades relacionadas), 95 (reparação de computadores e de bens de uso pessoal e doméstico) e 96 (outras atividades de uso pessoal).

Excluem-se desta campanha os estabelecimentos com os CAE 47111 - Comércio a retalho em supermercados e hipermercados e 47300 - Comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados e excluindo também, estabelecimentos comerciais com área superior a 200m2.

Para além da atribuição destes vales aos consumidores, o projeto prevê o concurso de montras, destinado a incentivar os comerciantes a embelezar as suas montras, tornando-as mais apelativas e estimulando as compras no comércio tradicional do concelho da Marinha Grande.

Todos os estabelecimentos concorrentes ostentarão, no decorrer do concurso, de forma visível, o cartaz criado para o efeito, sem a qual não poderão participar neste concurso de montras. As montras serão apreciadas por um Júri, que atribuirá uma classificação aos estabelecimentos concorrentes.

A pontuação das montras dos estabelecimentos concorrentes, será feita com base nos seguintes critérios:
Invocação do tema do concurso “Famílias ao Centro”,
Decoradas com materiais sustentáveis,
Iluminação,
Criatividade/originalidade,
Correta adequação ao espaço,
Equilíbrio estético,
A utilização dos produtos comercializados no estabelecimento.

Para mais informações deve ser consultado o link https://www.cm-mgrande.pt/p/natal2022

Para inscrição das lojas aderentes, deve ser preenchido o formulário online em https://forms.office.com/r/nh9gRBvaVa

Porte de Mós | Ligação pedonal à Mendiga concluída


As obras de construção dos muros e passeios que ligam a Marinha da Mendiga à Mendiga já estão concluídas.
A intervenção consistiu na execução de passeios, permitindo o seu alargamento com o objetivo de garantir a circulação de peões em segurança. Foram, ainda, construídos os respetivos muros de pedra rústica e executado o sistema de drenagem pluvial.
A obra representou um investimento de € 139.286,48 e vem afirmar a ligação social e cultural entre as populações locais.

Patrícia Alves