domingo, 20 de novembro de 2022

Atletas da Secção de Ar Livre e Aventura participaram no Trail da Pedra ferida primeira prova da época 2022/23

 

Numa organização da Associação Humanitária dos Bombeiros de Penela, com o apoio da Junta de Freguesia do Espinhal e Município de Penela, realizou-se no passado dia 2º de novembro, a primeira edição do Trail da Pedra da Ferida que foi composto por um Trail Curto, com 17 km de distância e uma Caminhada, com 10 km.

Participaram nesta prova 18 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 17km, primeira prova pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2022/2023, promovida pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra na vertente de Trail Curto, tendo no sector feminino Catarina Tudela, alcançado a 13ª posição na classificação feminina e o 3º lugar no escalão FSen, Otília Costa, 17ª feminina, 6ª F40, Gabriela Oliveira, 21ª feminina, 7ª F40, Catarina Marques, 38ª feminina, 11ª F40, Sandra Ângelo, 47ª feminina, 14ª F45, Luísa Santos, 61ª feminina, 19ª F45, Anabela Almeida, 67ª feminina, 21ª F45 e Claudia Ferreira, 68ª feminina, 14ª FSen.

No sector masculino, Luís Couto, alcançou o 5º lugar na classificação masculina e o 2º lugar no escalão M40, José Santos, 15º masculino, 6º M40, José Machado, 43º masculino, 12º M40, Pedro Cardoso, 45º masculino, 9º M45, Nuno Coelho, 47º masculino, 10º M45, Nelson Almeida, 56º masculino, 12º MSen, Nuno Almeida, 65º masculino, 13º M45, André Santos, 122º masculino, 23º MSen, Brian Ferreira, 145º masculino, 27º MSen e José Mendes, 155º masculino, 20º M35.

Coletivamente a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançou o 5°lugar, em 24 equipas finalistas.

Destaque para os pódios do Luís Couto e da Catarina Tudela.

Aveiro no Brasil para atrair investimento tecnólogico internacional. Ribau Esteves e João Machado estiveram no Recife em reuniões preparatórias para a chegada do Porto Digital a Aveiro


O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves e o Vereador João Machado, participaram esta semana (de 17 a 19 de novembro) na quarta edição do Festival REC ‘N’ PLAY, no Recife, Brasil, a convite da Direção do Núcleo de Gestão do Porto Digital de Recife e no âmbito do protocolo de colaboração firmado no início de agosto entre a CMA e esta entidade.

Destaque para as reuniões de estruturação do projeto de implementação de um polo do Porto Digital do Recife em Aveiro, tidas com o Presidente do referido Porto Digital, Pierre Lucena e a visita aos vários edifícios reabilitados pela Associação Porto Digital, focados no desenvolvimento e apoio a novos negócios. Laboratórios, espaços de coworking, incubadoras e aceleradoras, abertos às empresas associadas ao Porto Digital, empresas parceiras e aquelas que participam nos seus programas.

No calendário de trabalhos dos três dias, sublinha-se ainda, as reuniões tidas com vários associados do Porto Digital, com especial enfoque para a CESAR School, uma Escola e um Centro de Inovação, que forma profissionais inovadores, capazes de fomentar e executar projetos que trazem mudanças relevantes para a sociedade, num modelo único e muito adequado aos interesses dos Jovens do Mundo moderno.

No último dia da visita, Ribau Esteves e João Machado foram oradores do evento REC ‘N’ PLAY (este é o evento homólogo do “Aveiro Tech Week” do Porto Digital, Recife), aproveitando o momento para partilharem as razões pelas quais Aveiro é, no panorama Português e Europeu, uma Cidade de referência ao nível da Tecnologia e da Inovação, com aplicação prática do conhecimento na vida dos Cidadãos e no Território, realçando o que pode significar a chegada do Porto Digital a Aveiro, que se irá traduzir com o aumento da capacidade da Cidade, do Município e da Região de Aveiro e da Associação Empresarial Brasileira no mercado Europeu.

A visita terminou com um encontro entre o Presidente da CMA, Ribau Esteves e o Prefeito do Recife, João Campos, que serviu para ambos partilharem perspetivas sobre o crescimento e desenvolvimento do Porto Digital no Brasil e a possibilidade de chegar à Europa por via do investimento no Município de Aveiro.

O Porto Digital e o futuro em Aveiro

O interesse do Núcleo de Gestão do Porto Digital, uma entidade dona e gestora de um dos mais reputados parques de ciência e tecnologia do Mundo, em vir a instalar em Aveiro o seu polo fora do Brasil, tem enquadramento na aposta da CMA na sua política “Aveiro Tech City” e na sua estratégia de desenvolvimento económico e de atração de investimento e de talentos, e na importância que assume a cooperação internacional para o desenvolvimento económico e social do Município de Aveiro, que temos vindo a realizar nos anteriores mandatos (2013/2017 e 2017/2021) e que estamos a prosseguir e a aprofundar no atual (2021/2025).

O Porto Digital é um parque tecnológico com mais de 21 anos de atuação e que nos dias de hoje é uma referência internacional ao nível da capacitação tecnológica, pesquisa e inovação, reunindo cerca de 355 empresas, que conjuntamente faturaram em 2021 mais de 6,6 mil milhões de euros, empregando 15 mil pessoas altamente qualificadas.

PSD Aveiro pressiona Governo para Ampliar e Qualificar o Hospital de Aveiro

O PSD/ Aveiro inaugurou este sábado, 19 de novembro, um novo Outdoor junto ao Hospital de Aveiro, relembrando o Governo do Partido Socialista e do Primeiro-Ministro António Costa, sobre a urgência e premência da Qualificação e Ampliação do Hospital de Aveiro.
No Outdoor é possível ler: “De 40 mil milhões de euros de financiamento europeu, o Governo não tem 180 milhões de euros para o Hospital de Aveiro”, numa alusão às fontes de financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência e do novo Quadro Comunitário do Portugal 2030.
O PSD/ Aveiro não esqueceu, nem vai esquecer este tema, tão importante para Aveiro e para os Aveirenses. “Esperamos que o novo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que tem a vantagem de conhecer a importância desta infraestrutura para a Região de Aveiro e para o Centro/ Norte de Portugal, possa ter o poder e a coragem, que o Governo do Partido Socialista não teve até ao momento, para tomar a decisão óbvia e acertada de Qualificar e Ampliar o Hospital de Aveiro, que serve mais de 400 mil cidadãos”, afirmou Simão Santana.

Recordamos que no final de agosto, o Presidente do PSD/ Aveiro, Simão Santana, reuniu com a Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, dando nota da nossa preocupação com a falta de decisão do Governo sobre a Ampliação e Qualificação do Hospital, seis anos depois do início do processo.

Porque hoje é... Domingo: Falta de civismo nas estradas portuguesas

Caros amigos,

Volto a escrever sobre a conduta dos condutores na estrada, o que se assiste é uma VERGONHA, notória falta de respeito pelas regras de transito, seja nas rotundas ou mesmo na estrada dita normal.

Escrevo na condição de condutor e de peão (não sou perfeito, mas, talvez o meu cadastro fale por si, os meus pontos estão intactos), por isso adicionei as duas imagens.

Circular na estrada tornou-se num perigo constante. Há pessoas que não sabem conduzir, andam apenas na estrada com um carro nas mãos, desde que não choquem está tudo bem. Como é que conseguiram obter a carta de condução?...

No sentido de ajudar aqueles que pensam que sabem conduzir deixo aqui um link https://www.bomcondutor.pt/teste façam o texto e comparem os resultados se se tratasse de um exame para tirar a carta no IMT!!!

Os atrevidos nas rotundas em vez de olharem com atenção e, darem prioridade a quem a tem, não, olham para o lado contrário, como se nada fosse com eles e continuam a sua marcha.

Faço um veemente apelo à PSP (polícia da cidade) que comece a impor ordem na bagunça que reina na estrada. Não se assiste civismo, nem respeito pelo código da estrada... vale tudo.

Esta tarde (dia 19/11/2022) na rotunda no centro da cidade de Aveiro, só não choquei contra outra viatura porque, recorri à prática da condução defensiva, caso contrário dava-se a tragédia.

Concluo com esta observação: numa rotunda quem é que tem prioridade? quem se apresenta pela esquerda ou quem se presenta pela direita?

A policia deve intervir com mão pesada, contra mim falo.

J. Carlos

Director



No Catar também as Mulheres são Bolas de Jogo

 "A Copa do Mundo 2022 começa no Catar a 20/11/2022 e termina a 18/12/2022. O Catar tem 2,7 milhões de habitantes, mas apenas 10% têm a nacionalidade do Catar; os outros 90% são trabalhadores imigrantes. No Catar, um em cada seis cidadãos é milionário.
O Campeonato do Mundo no emirado do Qatar é muito controverso não só por se realizar pela primeira vez no Inverno (época do advento-natal) mas também pelas violações maciças dos direitos humanos no emirado e pelas jogadas sujas da FIFA 
Entre a maioria das empregadas domésticas estão muitas Filipinas católicas que temem agressões violentas ou assédio sexual até à violação por parte de empregadores. Elas não se podem defender porque enfrentariam a prisão ou a deportação. Por isso representações estrangeiras recomendam as mulheres a pensarem bem no caso de quererem recorrer a tribunal.
O próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Alemanha adverte os viajantes que em casos extremos, "se uma violação for denunciada, a vítima pode ser processada por 'sexo extraconjugal'" e a única saída é casar com o violador...
Não é aceitável que as vítimas de violência sejam levadas perante os tribunais e cinicamente acusadas de sexo extraconjugal.
No Catar em 2008 foi construída a única igreja Católica que durante a Copa terá três missas diárias. No Catar, vivem 200 mil católicos que são trabalhadores migrantes das Filipinas, India, América do Sul, África, Líbano e Europa...
Na opinião política pública, entoam-se árias de embalar na esperança de que a maioria durma, alguns rezem e uns tantos se aproveitem!... Dos “adeptos” apaixonados não há que se preocupar porque esses já se encontram sob controlo!...
A FIFA e os campeonatos de futebol são manifestações abertas da extrema masculinidade e da violência cultivada na nossa sociedade; isto, mesmo quando em campo jogam mulheres...
A situação da mulher no Catar poderia ser ocasião para uma discussão sobre a falta de feminidade na nossa sociedade que é de matriz determinantemente masculina.
Necessitam-se iniciativas para construção de uma matriz de pensamento (política, social e económica) de caracter complementar em que o princípio da masculinidade e o princípio da feminilidade sejam integrados em termos de balance equilibrada...
Enquanto não nos questionarmos em termos da matriz sociológica e antropológica que seguimos, continuaremos a fomentar uma cultura de competição exagerada que leva à guerra!
António da Cunha Duarte Justo
Texto completo e nota em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=7968
O Campeonato do Mundo é uma oportunidade para chamar a atenção para abusos desumanos."

No âmbito da “Rota dos Mercados”: Animação no Mercado Municipal de Cantanhede para promover o consumo de produtos locais

 

No Mercado Municipal de Cantanhede cumpriu-se na manhã de sábado mais uma etapa da Rota dos Mercados, projeto que incide na dinamização do comércio de produtos locais, através de ações vocacionadas para assinalar as vantagens e os benefícios de se consumir o que é produzido localmente.

Tratou-se de uma iniciativa conjunta do Município de Cantanhede e da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, no âmbito da Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, tendo como objetivo estimular a adoção de hábitos de consumo que contribuam para a sustentabilidade das atividades do setor primário e fomentar a preservação dos sabores da cozinha tradicional, a partir da utilização do que é cultivado em pequenas explorações agrícolas da região.

Foi isso mesmo que fez no Mercado Municipal de Cantanhede a Chef Inês Branco, jovem do concelho de Cantanhede que foi eleita Young Chef da Região de Coimbra para concorrer ao European Young Chef Award, promovido pelo Internacional Institute of Gastronomy, Art and Tourism.

Perante uma assistência curiosa e atenta, a Chef Inês Branco realizou uma sessão de showcooking em que explicou detalhadamente os passos de duas das suas receitas, em cuja confeção contou com a colaboração de alunos dos cursos de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, que mais uma vez aceitou ser parceira da Câmara Municipal na organização deste evento que contou ainda com o apoio dos Serviços Sociais da autarquia, nomeadamente em termos logísticos e cedência de material.

Igualmente parceiros da autarquia foram a Adega Cooperativa de Cantanhede, a Quinta de Baixo, a Quinta do Pingão, a Alfora Vinhos, a Avelino Reis dos Santos, a Quinta Vale d’Igreja, a Adega Silva Salgado e Idálio Estanislau, empresas que ofereceram os vinhos servidos na degustação, contribuindo assim também para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo. A celebração desta efeméride foi incluída na etapa da “Rota dos Mercados” em Cantanhede, cujo programa incluiu a exposição de fotografia intitulada “Tanoaria – Uma Arte em Extinção”, da autoria de Ana Cristina Silva, e animação musical a cargo de Nadine e Zé Loureiro (Palhoça).

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, agradeceu “a todas as pessoas, empresas e entidades envolvidas nesta ação destinada a dinamizar o Mercado de Cantanhede e estimular o consumo dos produtos locais de qualidade que aqui podem ser encontrados. Ao fazê-lo estamos a defender o que é nosso e a valorizar o que de melhor existe no concelho, os vinhos, os legumes, a fruta, os doces e o mel, entre tantos outros produtos que podem ser adquiridos nos mercados do concelho”, sublinhou a autarca.

Acompanhada do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, e dos vereadores Adérito Machado e Célia Simões, Helena Teodósio referiu-se ainda ao “alcance desta ação conjunta do Município de Cantanhede e da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, nomeadamente na consolidação de circuitos comerciais tão curtos quanto possível para os produtos locais, o que de resto a Câmara Municipal tem vindo a promover desde há muito tempo com a plataforma “Da Terra à Mesa”, e saudou “outras iniciativas que estão a ser desencadeadas no âmbito do projeto Rota dos Mercados, como a edição de um roteiro onde constam os mercados do território da CIM, incluindo todos os do concelho de Cantanhede”.

Mendes Harmónica Trio - RTP 1 - 1993

Mendes Harmónica Trio

Mendes Harmónica Trio - Big Show Sic - Excerto 5ª Sinfonia

Mendes Harmónica Trio