A 30.ª edição da ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 14 a 18 de agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. A banda sonora do evento vai ter Carlão, Monda convida Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés, Átoa com o Grupo Académico Seistetos e Mário de Braga com Gastón Joya Cuban Quintet.
Esta edição é dedicada ao tema “Do campo à mesa – vinha, olival e pecuária” e terá a participação de cerca de 90 instituições e empresas de maquinaria agrícola, comércio de automóveis e de motas, artesanato, queijos, mel, gin, doçaria, imobiliário, bijuteria e cosmética, aromaterapia, vestuário, agências de viagens, operadores de turismo náutico, seguros, veterinária, climatização e energias renováveis, produtores de vinho, entre outras. Durante o certame decorre a 27ª Exposição de Pecuária com dezenas de caprinos, ovinos, bovinos e equídeos de vários produtores do Alentejo.
A Cerimónia de Abertura da ExpoReg realiza-se no dia 14 de agosto, pelas 18h30, prosseguindo com a visita aos expositores. A primeira noite abre às 21h30 com a Gala Equestre Tradições ao Som de Reguengos de Monsaraz, no picadeiro municipal, que terá as participações do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Grupo de Sevilhanas Corazón Flamenco, fadista Lina Sardinha, Associação Hípica de Reguengos de Monsaraz e Coudelaria Carlos Ameixa.
Goldeneye – Tributo a Tina Turner vai estar ao vivo às 23h na ExpoReg para homenagear uma das artistas mais icónicas da música. Esta banda tributo vai interpretar os maiores sucessos da carreira de mais de seis décadas de Tina Turner, como “GoldenEye”, “Private Dancer”, “Proud Mary”, “The Best”, “What’s Love Got To Do With It”, “We Don’t Need Another Hero” e “Let’s Stay Together”.
À 1h da madrugada haverá largadas de toiros na zona das largadas e à mesma hora o DJ Luís XL Garcia, um dos pioneiros da música eletrónica em Portugal, vai animar a pista de dança. XL Garcia começou a tocar na era do vinil e as suas misturas foram dançadas nos principais clubes e festivais do país, tendo atuado em 1996 na rave que decorreu no Castelo de Monsaraz.
No dia 15 de agosto, pelas 8h, abre a Feira Franca de Santa Maria, que prossegue no dia seguinte. Entre as 10h e as 12h e das 18h às 20h haverá batismos a cavalo e passeios de charrete no Pavilhão Ramila, iniciativa que se repete às mesmas horas nos restantes dias da ExpoReg.
O Concurso Regional de Dressage inicia-se às 10h no picadeiro municipal, com as provas a decorrerem igualmente no dia seguinte. A ExpoReg vai ter um espaço para as crianças se divertirem, intitulado Expo Criança, que vai estar aberto nos dias 15, 17 e 18 de agosto, a partir das 10h30, no pavilhão multiusos.
Pelas 21h30 realiza-se uma corrida de toiros comemorativa dos 20 anos da fundação do Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz. Na Praça de Toiros José Mestre Batista vão estar os cavaleiros João Moura, Manuel Telles Bastos, João Moura Caetano, Paco Velasquez, David Gomes e o rejoneador mexicano Emiliano Gamero. Os forcados de Monsaraz vão pegar toiros da Ganadaria Luís Rocha, despedir-se do cabo Ricardo Cardoso e fazer a passagem de testemunho para o novo cabo, João Ramalho.
A segunda noite da ExpoReg vai receber pelas 22h o reguenguense Mário Moita, agora chamado Mário de Braga, num espetáculo em que vai estar acompanhado em palco pelo Gastón Joya Cuban Quintet, para lançar o seu novo espetáculo com temas portugueses tocados com os ritmos de Cuba e de canções desta ilha caribenha com a sonoridade da guitarra portuguesa, que foi apresentado no Museu Nacional de Belas Artes de Cuba e transmitido na televisão Cubavisión. O artista foi convidado pelo contrabaixista Gastón Joya para desenvolverem em Cuba um projeto de fusão entre a música portuguesa e a cubana, que tem como madrinha Omara Portuondo e como padrinho Barbarito Torres, ambos da banda Buena Vista Social Club, que era o nome de uma casa de espetáculos de Havana na década de 1940 e que também deu o nome ao filme de Wim Wenders, cineasta que registou a atuação deste grupo musical para a película que lançou em 1999. A partir da meia-noite vai tocar o DJ Moonlight e pelas 2h da madrugada atuará o DJ JonnyM.
No dia 16 de agosto, pelas 19h, no Pavilhão Guadiana decorre uma prova de vinhos, azeites e produtos regionais intitulada “Do Campo à Mesa”, que será repetida à mesma hora no dia 18 de agosto.
Carlão vai cantar a partir das 22h os seus maiores sucessos a solo, mas também canções mais intimistas e ainda outros sons incontornáveis, trazendo na bagagem o álbum “Quarenta”, que teve como primeiro single “Os Tais”, o EP “Na Batalha”, o disco “Entretenimento?“, que integra as músicas “Agulha No Palheiro”, “Viver Pra Sempre”, “Contigo” e “#demasia”, bem como os mais recentes sucessos “Bandida“ e “Assobia para o Lado” e os novos temas originais “1986”, “A Maior Traição” e “Via Láctea Feat. Tatanka “. Neste concerto, Carlão vai estar acompanhado no palco pelo Dj Glue, Alfredo Costa (voz), Nuno Espírito Santo (baixo), Paulo Borges (teclas) e Rui Berton (bateria). A madrugada da ExpoReg vai ser preenchida com sets de música house e techno com os DJ’s Triple M à meia-noite e Malasiano a partir das 2h.
No dia 17 de agosto, às 10h30, realiza-se o Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo de Reguengos de Monsaraz, que terá como juíza Catarina Osório de Castro e vai atribuir um prémio especial ao melhor cachorro júnior e adulto do concelho. À mesma hora, tem início no Auditório Guadiana a conferência “Sustentabilidade do Campo à Mesa”, sobre práticas sustentáveis na produção agrícola e na alimentação.
O primeiro painel intitula-se “A sustentabilidade produtiva” e terá como oradores Francisco Mateus, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que vai falar sobre o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, seguindo-se Susana Sassetti, Diretora Executiva da Olivum, que vai explicar o “Programa de Sustentabilidade dos Azeites do Alentejo”, terminando com Anna de Brito, do projeto Terramay, que vai abordar a temática da “Agricultura Regenerativa”.
No segundo painel, “À mesa com uma alimentação equilibrada e sustentável”, o chef Carlos Teixeira, do Restaurante da Herdade do Esporão, que tem uma Estrela Michelin e uma Estrela Verde Michelin, vai falar sobre “À mesa com sustentabilidade”, e a fechar, a Ordem dos Nutricionistas vai abordar o tema “A dieta mediterrânica e sustentabilidade”. Pelas 13h15 decorre uma prova de vinhos, azeites e produtos regionais intitulada “Do Campo à Mesa”.
O picadeiro municipal terá a partir das 19h as provas do Concurso de Saltos Nacional – C, que continua no dia seguinte à mesma hora. Pelas 22h sobe ao palco o grupo de Cante alentejano Os En’canta Modas, que vai atuar com uma banda.
Segue-se às 23h30 a banda Átoa, originária de Évora, juntamente com o Grupo Académico Seistetos, da Universidade de Évora. Neste concerto vão ouvir-se temas como “Distância”, “Falar A Dois”, “A Cada Passo”, “Queria Ser”, “Já Não”, “Pensa Positivo”, “Paraquedas” e “Sem Ti”, mas também a nova música “Romance de Balcão”, que juntou a banda ao grupo académico e que apresenta uma sonoridade pop eletrónica que se funde com o som tradicional das tunas, revisitando o ambiente universitário, os amigos e os amores da faculdade. A partir da 1h da madrugada haverá largadas de toiros na zona das largadas e no palco principal vão estar os DJ’s Plastiks e Foksen.
A última noite da ExpoReg vai abrir às 22h com a estreia nacional dos concertos Monda convida Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés. Este grupo composto por Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, que faz uma abordagem contemporânea ao Cante alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons da World Music, convidou o Tim para atuarem em vários concertos pelo país, interpretando em conjunto os grandes sucessos dos Xutos e Pontapés e as músicas dos Monda. A fechar a ExpoReg, à meia-noite vai atuar o DJ Lagarto e a partir das 2h vão ouvir-se as misturas do DJ El Prateado.
A Exposição de Atividades Económicas vai estar aberta ao público no dia 14 de agosto das 18h30 à 1h, nos dias 15 e 17 de agosto entre as 10h e a 1h, no dia 16 de agosto das 17h à meia-noite e no último dia do certame entre as 10h e a meia-noite. A Exposição de Pecuária pode ser visitada das 10h e as 23h.
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem