segunda-feira, 25 de junho de 2018

Não vá de férias sem fazer a sua dádiva de sangu

O farol simboliza um ponto de referencia, a bóia salvação tal como a dádiva de sangue, pode salvar até 4 vidas. 


Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Junho vão decorrer nas seguintes datas e horários:

- Dias 30 de Junho das 9 às 13 horas, (Sábados)
- Dias 27 de Junho das 15 às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.
Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!
O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Estatuto do Dador de Sangue
Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Artigo 7.º
Ausência das atividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar -se da sua atividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue.
2 — Para efeitos do número anterior, a ausência do dador é justificada pelo organismo público responsável.
3 — O dador considera -se convocado desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas.
4 — O médico pode determinar, em cada dádiva, o alargamento do período até à retoma da atividade normal, quando a situação clínica assim o exija, desde que devidamente justificado.
5 — O disposto no presente artigo não implica a perda de quaisquer direitos ou regalias do dador.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Eu, Psicóloga | Por que a personalidade das pessoas muda (muitas vezes para pior) nas redes sociais?





Retrocesso

A internet oferece uma promessa sem precedentes de cooperação e comunicação entre toda a humanidade. Mas em vez de abraçarmos a possibilidade de expandir nossos círculos sociais na web, a impressão é de que estamos regredindo ao tribalismo e ao conflito.

Enquanto na "vida real" costumamos interagir com estranhos de forma educada e respeitosa, no mundo virtual conseguimos ser detestáveis. Como podemos reaprender as técnicas de cooperação que nos permitiram chegar a consensos e evoluir enquanto espécie?

'Não pense demais'

Eu clico e rapidamente passo para a próxima pergunta. Estamos todos correndo contra o tempo. Meus colegas de equipe estão longe e não os conheço. Então, não tenho ideia se estamos todos realmente no mesmo barco ou se estou sendo passada para trás. Mas eu sei que eles dependem de mim.

Estou participando de um dos chamados "jogos do bem público" no Laboratório de Cooperação Humana da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Os pesquisadores usam esse tipo de jogo como ferramenta para ajudar a entender como e por que cooperamos.

Ao longo dos anos, os cientistas propuseram diversas teorias sobre a razão pela qual os humanos colaboram a ponto de formar sociedades fortes. Atualmente, muitos acreditam que as raízes evolutivas da nossa boa vontade podem estar nas vantagens competitivas para a sobrevivência individual encontradas pelo ser humano quando trabalha em grupo.

No jogo, faço parte de uma equipe de quatro pessoas (que estão em locais diferentes). E cada um de nós recebeu a mesma quantia de dinheiro para a partida. Temos de decidir como vamos contribuir para o fundo do grupo, sabendo que o valor total depositado será dobrado e redistribuído igualmente entre nós.

Como toda cooperação, esse dilema social baseia-se, de certa forma, em confiar que os outros membros do grupo serão leais. Se todos os integrantes depositarem toda a quantia que receberam, o montante do fundo será duplicado e dividido por quatro - ou seja, o dinheiro de todo mundo vai dobrar. Todo mundo sai ganhando.

"Mas se você pensar sob uma perspectiva individualista, cada dólar que você depositou será multiplicado por dois e depois dividido por quatro - o que significa que cada pessoa recebe apenas 50 centavos de volta pelo dólar que contribuiu", diz David Rand, diretor do laboratório.

Em outras palavras, embora todos fiquem em uma situação melhor em termos coletivos, ao contribuir para um projeto comum que ninguém poderia administrar sozinho (na vida real, poderia ser um hospital, por exemplo), há um custo associado do ponto de vista individual. Financeiramente, você ganha mais dinheiro sendo mais egoísta.

Raízes da generosidade

Sob a supervisão da equipe de Rand, milhares de pessoas já participaram do jogo. Metade é instruída a definir o valor da contribuição em 10 segundos, enquanto a outra é encorajada a não ter pressa e a ponderar cuidadosamente a decisão. Acontece que, quando a reação é instintiva, as pessoas são muito mais generosas.
"Há muitas evidências de que a cooperação é uma característica central da evolução humana", afirma Rand. Nas sociedades menores, em que nossos ancestrais viviam, todas as interações eram com pessoas que tornaríamos a ver e com quem voltaríamos a interagir num futuro próximo."

Esse fator reprimia qualquer tentação de agir de forma agressiva ou de tentar tirar vantagem das contribuições dos outros. Então, em vez de ponderar sempre até que ponto ser gentil favorece nossos interesses no longo prazo, é mais eficaz e requer menos esforço adotar a regra básica: tratar bem os outros. É por isso que nossa resposta intuitiva no experimento tende a ser generosa. Mas os comportamentos que aprendemos também podem mudar rapidamente.

Em geral, quem participa da versão contra o relógio dos jogos de Rand é generoso e recebe dividendos elevados, reforçando sua perspectiva altruísta. Já aqueles que ganham mais tempo para ponderar suas decisões são mais egoístas, o que resulta em um fundo comunitário mirrado e corrobora a ideia de que não compensa confiar no grupo.

Reprodução do comportamento

Em outro experimento, com pessoas que já tinham participado de uma rodada do jogo, Rand entregou aos jogadores uma quantia de dinheiro e perguntou quanto cada um doaria a um desconhecido anônimo. Desta vez, não havia incentivo. Eles estariam agindo de forma inteiramente caridosa.

Os participantes que tinham se acostumado a cooperar na primeira fase doaram duas vezes mais do que aqueles que tinham se comportado de maneira egoísta. "Estamos influenciando a vida e o comportamento interno das pessoas", diz Rand. "O modo como eles se comportam, mesmo quando ninguém está olhando, e quando não há instituições para puni-los ou recompensá-los."

Amostra global

A equipe de Rand também tem analisado como pessoas de diferentes países jogam, a fim de identificar como a força das instituições sociais - como governo, família, educação e sistemas jurídicos - influencia a atitude delas.

No Quênia, onde a corrupção no setor público é alta, os jogadores foram inicialmente menos generosos com o desconhecido do que os participantes dos EUA, onde há menos corrupção. Isso sugere que quem conta com instituições sociais relativamente justas, age com mais senso de coletividade do que aqueles cujas instituições são menos confiáveis.

No entanto, após uma partida da versão do jogo que promove a cooperação, a generosidade dos quenianos se igualou à dos americanos. E o inverso também aconteceu: americanos condicionados a serem egoístas doaram muito menos.

Portanto, pode haver algo na cultura das redes sociais que possa encorajar um comportamento mesquinho. Ao contrário das sociedades de caçadores-agricultores, que dependiam da cooperação para sobreviver e tinham regras para compartilhar alimentos, por exemplo, as mídias digitais são instituições fracas. Oferecem distância física, um grau de relativo anonimato e pouco risco para a reputação, assim como de punição para quem apresenta comportamentos impróprios. Se você for cruel, ninguém que você conhece vai ficar sabendo.

Por outro lado, você pode escolher dar uma opinião que beneficie seu posicionamento perante seu círculo social. No Crockett Lab de Yale, por exemplo, os pesquisadores estudam como as emoções sociais são transformadas na internet - em particular, a indignação moral.

Estudos com base em imagens do cérebro mostram que quando as pessoas agem a partir do sentimento de indignação moral (reprimindo o dono de um cachorro que fez necessidades em um parque infantil, por exemplo), o centro de recompensa do cérebro é ativado: elas se sentem bem com isso. Esse mecanismo acaba reforçando o comportamento e aumentando a probabilidade de o indivíduo voltar a intervir de maneira semelhante no futuro. Embora enfrentar um infrator das normas sociais dentro da sua comunidade traga riscos (você pode ser atacado), também aumenta sua reputação.

Quem tem a sorte de viver pacatamente, raramente depara com condutas realmente ultrajantes - e dificilmente se vê diante de manifestações de indignação moral. Mas basta abrir o Twitter ou o Facebook para vislumbrar um cenário bem diferente. Várias pesquisas recentes mostram que as mensagens com conteúdo moral ou emocional são mais propensas a se propagar nas redes sociais. Cada palavra com esse tipo de apelo inserida em um tuíte aumenta em 20% a probabilidade de que ele seja retuitado.

"O conteúdo que desperta e expressa indignação é muito mais provável de ser compartilhado", afirma Molly Crockett, diretora do laboratório. O que criamos online é "um ecossistema que seleciona o conteúdo mais revoltante, combinado a uma plataforma onde é mais fácil do que nunca expressar indignação". Ao contrário do mundo offline, existe pouco ou nenhum risco pessoal em confrontar e expor alguém. E isso se retroalimenta.

"Se você punir alguém por violar uma norma, isso faz com que você pareça mais confiável ao olhar dos outros, então, você pode revelar seu caráter moral expressando indignação e punindo as violações das normas sociais", diz Crockett. Ao passar do modo offline (onde você pode trabalhar sua reputação junto a quem estiver por perto no momento) para online (onde você pode difundir para toda sua rede social), as recompensas pessoais de expressar indignação são ampliadas dramaticamente", completa.

Reforço

Tudo isso é somado ao feedback positivo que as pessoas recebem, como "comentários", "curtidas" e "compartilhamentos". Desta forma, as plataformas ajudam a transformar a expressão da indignação em um hábito. "E um hábito é algo que se pratica sem levar em conta as consequências", destaca Crockett.

Pelo lado positivo, a indignação moral na internet permite que grupos marginalizados e minoritários promovam causas que tradicionalmente têm menos espaço. As redes sociais conseguiram chamar a atenção, por exemplo, para as campanhas promovidas por mulheres vítimas de abuso sexual. E, em fevereiro de 2018, adolescentes da Flórida ajudaram a mudar a opinião pública, protestando virtualmente contra o tiroteio na escola.
"Eu acho que deve haver maneiras de manter os benefícios do mundo digital", diz Crockett, "ao pensar com mais cuidado em como redesenhar essas interações a fim de acabar com alguns dos aspectos mais prejudiciais".

Efeito dominó

A boa notícia é que podem ser necessárias apenas algumas pessoas para alterar a cultura de toda a rede. No Human Nature Lab de Yale, Nicholas Christakis e sua equipe estudam maneiras de identificar esses indivíduos e inscrevê-los em programas de saúde pública que podem beneficiar a comunidade. Em Honduras, essa abordagem está sendo usada para influenciar campanhas de vacinação e cuidado materno, por exemplo. Na internet, essas pessoas têm o potencial de transformar a cultura do bullying em uma postura solidária.

As grandes empresas já utilizam um sistema rudimentar de identificação dos chamados "influenciadores digitais" para fazer publicidade de suas marcas. Christakis está analisando, no entanto, não apenas o quão popular é um indivíduo, mas como ele se encaixa em uma determinada rede.

Em uma pequena aldeia isolada, por exemplo, todos os moradores estão intimamente conectados e é provável que você conheça todo mundo em uma festa. Já em uma cidade, as pessoas podem estar vivendo bem perto umas das outras, mas é menos provável que você conheça todo mundo em uma festa. O quão profundamente uma rede é interconectada afeta a forma como os comportamentos e as informações se propagam por ela.

Para investigar este fenômeno, Christakis desenvolveu um software que cria sociedades artificiais temporárias na internet. "Apresentamos pessoas a elas, deixamos que interajam e observamos como se comportam em um jogo de bem público, por exemplo, para avaliar como são gentis umas com as outras."

Em seguida, o cientista manipula a rede: "Ao intervir nas interações de uma determinada maneira, consigo fazer com que os participantes sejam agradáveis uns com os outros, trabalhem bem juntos, sejam saudáveis, felizes e cooperem. Ou posso pegar as mesmas pessoas, conectá-las de um jeito diferente, e fazer com que ajam de forma estúpida e mesquinha entre si."

Limiar

Os pesquisadores já estão descobrindo como prever quando uma interação está prestes a se tornar negativa - ou seja, o momento em que uma intervenção preventiva poderia ser benéfica.

"Você pode pensar que há uma minoria de sociopatas online, que chamamos de trolls, que estão provocando todo esse dano", diz Cristian Danescu-Niculescu-Mizil, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.
"Mas, na verdade, o que descobrimos com nosso trabalho é que pessoas comuns, assim como você e eu, podem se engajar nesse comportamento antissocial. Por um período específico de tempo, você pode realmente se tornar um troll. E isso é surpreendente."

Danescu-Niculescu-Mizil tem analisado as seções de comentários de leitores em artigos publicados na internet. Ele identifica dois gatilhos principais para a "trollagem" (gíria de internet para piadas ou comentários maldosos): o contexto da conversa - como os outros usuários estão se comportando - e o humor de quem posta.

"Se você está tendo um dia ruim, ou se for segunda-feira, por exemplo, é muito mais provável que você tenha um comportamento negativo", diz ele. "Você é mais legal em um sábado de manhã."

Mas, apesar do comportamento lamentável que muitos de nós já presenciamos online, a maioria das interações expressam cooperação. E a indignação moral justificada é empregada com eficiência no combate a postagens de ódio. Um estudo britânico recente, que analisou o antissemitismo no Twitter, descobriu que os posts que contestam os conteúdos antissemitas são compartilhados muito mais do que os tuítes originais. A maioria das postagens de ódio foram ignoradas ou apenas compartilhados dentro das chamadas "câmaras de eco" de perfis semelhantes. Talvez já estejamos começando a fazer o trabalho dos bots.





Eu, Psicóloga \ Tem filhos? Aprenda 4 expressões muito úteis para controlar as birras de seus filhos!





Geralmente, as birras são bem inconvenientes e, por vezes, elas podem se tornar saturantes ou conflituosas. Conforme nós sabemos, são bem famosos os berreiros no supermercado, concentrando todas as atenções em si e no seu filho. No entanto, temos de ter consciência de que as birras acontecem em todo o lado, seja em sua casa, na de parentes ou noutros lugares públicos como a rua, no ônibus ou no médico.

Para seu conhecimento, as birras são manifestações que revelam frustação e nervosismo, muitas vezes, reações provocadas pela impotência de conseguir ou fazer algo. Conforme você sabe, as crianças não têm maturidade para saberem lidar com determinadas emoções e, por isso, na maioria dos casos elas caem no choro, andam aos berros e ficam desesperadas com mais facilidade. As ditas birras começam, por norma, a partir do primeiro ano de idade e tendem a ser menores junto dos quatro anos.

Por vezes, os pais menos experientes ou menos informados podem não saber lidar muito bem com as birras de seus filhos, mas neste artigo vamos mostrar a você como fazer.
Existem quatro expressões que você pode usar em momentos de birra e que vão funcionar na perfeição. Contudo, é muito importante que você não seja brando(a) com o desrespeito de seus filhos e que saiba impor limites no comportamento da criança.

  1. Fim de conversa: Por muito que os pais neguem alguns pedidos de seus filhos, fica difícil eles acatarem. E, nestes casos, as suas vontades geralmente são repetidas até à exaustão, ignorando as diretivas dos pais. Por exemplo, seu filho quer mais sobremesa.
  • Filho: Papai, quero mais sobremesa.
  • Pai: Vai fazer mal à sua barriga.
  • Filho: Mas eu estou gostando tanto deste doce.
  • Pai: Não pode comer. Fim de conversa.

Repita esta expressão até conseguir sossegar seu filho.

  1. Não há discussão possível: Imagine que seu marido está chegando, mas seu filho insiste em ligar para ele.
  • Filha: Mamãe, posso ligar ao papai?
  • Mãe: Não, o pai está chegando.
  • Filha: Mas eu queria falar com ele agora.
  • Mãe: Não há discussão possível.

Pode sair do espaço onde está para dar mais ênfase à expressão. Você é que decide quando a conversa termina.

  1. Já teve minha resposta

Quando sua filha quer ir brincar para casa de uma amiga mas já é tarde.

  • Filha: Papai, posso ir brincar para a rua com Érica?
  • Pai: Não, está ficando tarde.
  • Filha: Mas eu queria tanto ir. Ela tem uma boneca nova para me mostrar.
  • Pai: Já teve minha resposta.

Mostre-se firme e verá que a criança percebe que não consegue influenciar você.

  1. Vai haver consequências se continuar a insistir: As crianças são pequenos seres bem persistentes. Explicar que seu comportamento birrento pode ter consequências como ficarem privadas de ter ou fazer algo que elas gostam pode dar frutos. Atente ao seguinte diálogo.
  • Filho: Mamãe, posso ir a casa de vovô Maria?
  • Mãe: Não, você tem seu dever de casa para fazer.
  • Filho: Mas eu faço meu dever antes de ir.
  • Mãe: É perigoso você andar sozinho na rua.
  • Filho: Mas casa de vovô é bem pertinho.
  • Mãe: Vai haver consequências se continuar a insistir. Fica sem ir à rua por uma semana.

A punição convém ser diretamente relacionada com o pedido que originou a birra.

SOCIEDADE COLUMBÓFILA “ABRE” PORTAS A ALUNOS DO AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE MONTEMOR-O-VELHO



A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, decorrente da colaboração que vem mantendo ao longo de muitos anos com o Agrupamento de escolas de Montemor - O - Velho, celebrou recentemente com aquele Estabelecimento de Ensino, um protocolo que vai permitir a 4 alunos, José Ferreira, Maria Inês, Samuel Gatões e Cristiano Jesus do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, um estágio - pedagógico no âmbito daquele curso. 

O referido documento que tem por objectivo estabelecer entre as duas entidades as actividades a desenvolver pelos alunos formandos durante o referido estágio, visa no final que os mesmos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão, que lhes permita no final deste percurso escolar, serem-lhe relevantes para a sua inserção no mundo do trabalho. 

Estes jovens que frequentam o 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, na variante de Práticas de Dinamização Desportiva, ao concluírem no final de três anos lectivos o referido curso com aproveitamento, ficam habilitados para desenvolver a sua actividade na qualidade de Técnicos de Apoio à Gestão Desportiva, Nível 4 de qualificação, estando preparados para integrar os quadros dos Clubes e Associações do Concelho, sendo sem dúvida uma grande mais valia para os mesmos. 

Neste protocolo a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, criará condições para que os alunos - formandos do Curso de Desporto, tenham ao seu dispor as condições necessárias á organização dos trabalhos a desenvolver no referido estágio, bem como assegurar junto do seu quadro técnico os meios humanos, que permitam o acompanhamento dos jovens nas acções que irão desenvolver em contexto de trabalho. 

Este estágio que agora se iniciou irá decorrer até 18 de julho do ano corrente, durante 7 horas em 5 dias da semana, possibilitando aos alunos – formandos o contacto com a realidade da Associação acolhedora. 

Os alunos que serão enquadrados pelo responsável técnico pela Secção de Basquetebol, Professor João André, Professor Gonçalo Lourenço e pela psicóloga Rafaela Pinto, ao longo do seu estágio irão desenvolver várias tarefas nas áreas do planeamento de eventos desportivos, no aprovisionamento dos recursos necessários e na sponsorização dos mesmos, bem como o apoio dos participantes nas diversas actividades desenvolvidas na Associação 

Igualmente os jovens desenvolverão neste estágio várias actividades no Clube de Tempos Livres, nos Programas de Férias Desportivas – “Verão em Movimento” e nas secções de Basquetebol e Natação.


SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBE MAIS BENS PARA O PROJECTO DE COOPERAÇÃO . DE PARTIDA !



A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aproveitando o facto da vontade expressa manifestada pela administração do Grupo Os Mosqueteiros, que permitiu ao longo destes últimos anos, aquela companhia encaminhar alguns bens para o projecto de cooperação que a Columbófila está a desenvolver na cidade da Praia em Cabo Verde, no âmbito dos acordos formulados recentemente com a Acrides – Associação das Crianças Desfavorecidas e da Organização das Mulheres de Cabo Verde, recebeu recentemente mais uma doação do Grupo Os Mosqueteiros, nomeadamente um vasto conjunto de bens na área da puericultura, proveniente de sobras das diversas colecções, de um dos seus ramos de negócio. 

O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, abrange um conjunto muito significativo, de artigos para proporcionar o bem estar e sobretudo a segurança a crianças e bebés. 

O material proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, vai ser encaminhado na sua esmagadora maioria para o projecto . de partida!, sendo igualmente parte do mesmo, distribuído pelas famílias acompanhadas pelo Departamento de Acção Social desta Associação. 

Esta parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vem mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar a colaboração já existente, entre as duas entidades. 

Contando também, com a colaboração do Município de Cantanhede, que através do Banco de Recursos da Colmeia, tem estado associado a este projecto de cooperação, a Sociedade Columbófila tem contado com o apoio de Alcides Simões, administrador da Seixas & Simões, que junto das Associações Cabo-verdianas, tem tido uma acção constante, que muito tem contribuído para o êxito desta iniciativa.

Granfondo Serra da Estrela 2018



O Granfondo Serra da Estrela é uma celebração do ciclismo e das etapas de montanha em particular, cuja 5.ª edição tem partida em Seia e meta na Torre, com passagem pelas Penhas Douradas, Vila de Manteigas e o emblemático Vale Glaciário do Zêzere.

António Queiroz estará em representação da Ultra Spirit Sports, empresa organizadora do Granfondo Serra da Estrela e falará dos vários aspetos relacionados com este evento que trará para a Serra da Estrela cerca de 1.500 ciclistas amadores, salientando-se o facto de mais de 200 participantes serem oriundos de outros países, com destaque para o forte contingente espanhol.

Município de Manteigas | Rua 1.º de Maio | 6260-101 Manteigas
Telf.: +351 275 980 000 | Fax.: +351 275 982 092 | www.cm-manteigas.pt

Reunião do Executivo - Dia 20 de junho de 2018

Resultado de imagem para Município de Manteigas

Edital da hasta pública para adjudicação do direito ao arrendamento do bar da piscina da Vila, sito na Rua Dr. Sobral, Freguesia de São Pedro. 

Composição da comissão para condução da praça referente à hasta pública para adjudicação do direito ao arrendamento do bar da piscina da Vila, sito na Rua Dr. Sobral, Freguesia de São Pedro. 

Edital da hasta pública para adjudicação do direito ao arrendamento do bar da piscina da Sicó, sito no lugar da Senhora de Fátima, Freguesia de Santa Maria. 

Composição da comissão para condução da praça referente à hasta pública para adjudicação do direito ao arrendamento do bar da piscina da Sicó, sito no lugar da Senhora de Fátima, Freguesia de Santa Maria. 

Proposta de abertura de procedimento concursal comum, para ocupação de 6 postos de trabalho previstos no mapa de pessoal, para o ano de 2018 e não ocupados. 

Aprovação do projeto de arquitetura, referido na informação técnica n.º 3977/Proc. 2/2018, com data de 13-06-2018. 

Aprovação do projeto de arquitetura, referido na informação técnica n.º 3199/Proc. 18/2013, com data de 24-04-2018. 

Pedido de isenção de taxas de ocupação da via pública, apresentado pela Santa Casa da Misericórdia, em 13 de junho de 2018. 

Apresentação e deliberação das Contas Consolidadas, referentes ao ano de 2017 e proposta de submissão à Assembleia Municipal. 


- Consulte Menu Concelho - Reuniões do Executivo.
Um Concelho cada vez mais perto de si...

“Para que não volte a acontecer...” em exposição





“Para que não volte a acontecer...” é o título da exposição de fotografia que está patente no Foyer da Casa da Cultura Teatro Stephens, desde 23 de junho e até 15 de julho.

Esta exposição partiu de uma iniciativa relacionada com o Projeto Eco-Escolas, no qual o Agrupamento Marinha Grande Nascente está envolvido, em que um dos temas  desenvolvido foi a floresta, devido aos trágicos incêndios de 2017.

Foi pedido aos alunos que fotografassem o Pinhal do Rei, com a colaboração das suas famílias, registando diferentes locais em que ficasse patente a diferença, profunda e radical, entre partes destruídas pelo fogo e outras em que ainda é possível desfrutar o que já foi uma das mais importantes e extensas manchas florestais do nosso país.

Com esta atividade, e outras complementares realizadas nas escolas, pretendeu-se sensibilizar os alunos para a importância fulcral da floresta e que não esquecessem o que esta Mata representa para a Marinha Grande e suas gentes.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

A entrada é gratuita.




Equipa de andebol recebida na Câmara Municipal

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai receber a Equipa de Juvenis Masculinos de Andebol da Sociedade de Instrução e Recreio 1º Maio (SIR 1º de Maio), que subiu à 1ª divisão, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no dia 26 de junho, pelas 19h00.

Por compromissos desportivos internacionais de diversas atletas, as equipas Júnior e Sénior Femininas apenas poderão ser recebidas pela Câmara Municipal em data posterior a anunciar.

Petição online “Não ao encerramento do Balcão da CGD em Avanca!”

Resultado de imagem para CGD em Avanca!
A Câmara Municipal de Estarreja está a promover uma petição on-line contra o encerramento do Balcão da Caixa Geral de Depósitos em Avanca. O Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, quer unir a população em torno desta causa e assina o texto da petição, onde reafirma “a frontal e firme oposição” ao desaparecimento destes serviços na maior vila do concelho.

A petição é dirigida ao Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos.

Esta iniciativa vem complementar o abaixo-assinado lançado pela Junta de Freguesia de Avanca, neste caso tirando partido dos meios digitais para chegar ao maior número possível de apoiantes.

Numa primeira posição pública sobre o assunto, Diamantino Sabina, pediu explicações a Paulo Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, S.A. e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, S.A., manifestando o seu “espanto e consternação” pela medida anunciada que vem prejudicar a população de Avanca.


:: Texto integral da petição pública

“A ameaça do encerramento da dependência de AVANCA da Caixa Geral de Depósitos é uma medida sobre qual não podemos deixar de expressar a nossa frontal e firme oposição! Viola as políticas de proximidade desta instituição que é constituída por dinheiros públicos! Não é este o Banco que se diz do Povo? O tempo da austeridade não é passado?

A população de AVANCA, de quase sete mil, precisa que esse balcão se mantenha! A força económica de AVANCA representa, tanto do domínio do comércio, dos serviços e da indústria e das mais diversas atividades económicas, uma fatia muito considerável do tecido económico estarrejense.

AVANCA não pode ser prejudicada e afetada por uma decisão cuja fundamentação, para o caso em apreço, não encontra qualquer razoabilidade e bom senso.

A população de AVANCA merece e justifica a reversão da intenção de encerrar o seu Balcão.”

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina


CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA


Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 


Passeio pedestre pela zona costeira


A Câmara Municipal convida todos os interessados a participar no passeio pedestre que se realiza no dia 1 de julho (domingo), pelas 09h00, a partir do Arquivo Municipal da Marinha Grande. 

A participação é gratuita e não carece de inscrição. A concentração dos participantes está marcada para as 09h00, junto ao Arquivo Municipal, de onde os participantes  são transportados gratuitamente de autocarro até ao local de início do percurso. 

O passeio tem a extensão de 10 km, com grau de dificuldade reduzido, compreendidos entre São Pedro de Moel (junto ao Hotel Mar & Sol) e a praia Paredes da Vitória. A cada participante é oferecida água e uma barra de cereais.

A Câmara Municipal aconselha a utilização de vestuário e calçado confortáveis. Deve evitar-se a saída do trilho, respeitando as indicações do guia; não praticar atos que coloquem em risco a segurança de todos; não abandonar lixo; e promover o convívio e boa disposição durante o passeio.

O regresso dos participantes à Marinha Grande é assegurado em autocarro, pela Câmara Municipal, após a conclusão do passeio prevista para as 12h00.

Os próximos passeios pedestres promovidos pela Câmara Municipal são os seguintes:

1 de julho
15 de julho
29 de julho
12 de agosto
26 de agosto
9 de setembro
23 de setembro
7 de outubro
21 de outubro
4 de novembro
18 de novembro
2 de dezembro
16 de dezembro.


Festa de abertura da época balnear na Praia da Vieira


A tradicional sardinhada e animação cultural regressam ao Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, no próximo fim-de-semana, para assinalar a abertura da época balnear. 

A organização pertence à Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e associações da freguesia.

A abertura da época balnear conta com a colaboração das seguintes associações:
Associação Amigos Por Perto
Biblioteca de Instrução Popular
Biblioteca de Instrução e Recreio
Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
Centro Recreativo Cultural Juventude do Casal D’Anja
Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria
Clube Motabout
Industrial Desportivo Vieirense
Jardim dos Pequeninos.

O programa de abertura da época balnear é o seguinte:

Largo dos Pescadores – Praia da Vieira

30 de junho . sábado
11h00 . Abertura oficial da época balnear            
12h00 . Abertura das tasquinhas, sardinha assada e petiscos    
14h00 . Banda às Riscas
16h00 . Orquestra Ligeira Juvenil da Marinha Grande            
17h30 . Fire Dance                    
18h30    . Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria    
22h30 . Concerto com os P* da LOUCURA            
                    
1 de julho . domingo                
10h30    . Zumba IDV'S Aqua & Gym com Ana Acácia        
11h30    . Simulacro Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria    
12h00 . Abertura das tasquinhas            
14h00 . Arruada com os Desbundixie            
16h00 . Escola Dança Diogo Carvalho            
18h30 . Rancho Peixeiras da Vieira            
21h00 . Concerto com os Wega Band.