segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Harry Nilsson - Without You (1971) (Stereo / HD / Lyrics)


Sigam o litoral Centro por este link http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE ARRENDAMENTO POR JOVENS – PORTA 65 JOVEM DECORREM ATÉ 30 DE SETEMBRO


Decorre, até dia 30 de setembro, o período de candidaturas ao Programa de Arrendamento por Jovens – Porta 65 Jovem. A Câmara Municipal de Silves disponibiliza, através do seu sector de Juventude, apoio à formalização das candidaturas, mediante marcação prévia.

Poderão candidatar-se a este programa todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos (até 36 quando jovem casal), com rendimentos declarados referentes ao ano anterior (2020).

O apoio à formalização das candidaturas está sujeito a marcação prévia através do telefone 282 440 800 (ext.: 2650 ou 2651) ou através do email juventude@cm-silves.pt do Sector de Juventude do Município de Silves.

No ato da candidatura os candidatos deverão fazer-se acompanhar dos seguintes documentos (imprescindíveis):

» Senha online das Finanças (uma por cada elemento candidato), solicitada previamente em www.e-financas.gov.pt;

» IRS do ano transato (2020);

» Contrato de arrendamento, onde deverá constar a fração e artigo da habitação (ou Contrato-Promessa de arrendamento);

» Último recibo de renda;

» Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar (incluindo menores), nomeadamente Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, Número de Identificação Fiscal e Número de Segurança Social;

» *IRS dos ascendentes (opcional), caso os rendimentos auferidos pelos ascendentes não ultrapassem o valor de três ordenados mínimos nacionais os candidatos recebem maior pontuação na candidatura (20 pontos) e a possibilidade acrescida de receber o apoio supracitado;

» Caso o agregado familiar seja composto por família monoparental, é necessária a apresentação da prova da Regulação das Responsabilidades Parentais;

Os candidatos devem, ainda, disponibilizar endereço de email e NIB de uma conta bancária, a utilizar para efeitos de pagamento. No ato de submissão da candidatura ao Programa, todos os elementos que compõem o agregado familiar devem possuir a morada fiscal da habitação arrendada.

Local de apresentação de candidaturas (mediante marcação prévia)

» Sector de Juventude do Município de Silves

 

Rua Dr. João de Deus, n.º 21 - 1º | Silves

 

(ao lado da Junta de Freguesia de Silves)

Aveiro | INÍCIO DO ANO LETIVO 2021/2022

 

Vivemos a semana que se inicia hoje, 13 de setembro, o arranque de mais um ano letivo, o qual desejamos seja tranquilo e recheado de grandes conquistas, depois de dois anos letivos vividos com grande exigência e perturbação, devido à pandemia do Covid-19.

O novo ano letivo 2021/2022 começa com um grande reforço de Pessoal Não Docente (Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais) nas várias Escolas do Município de Aveiro.

Após iniciarem funções no passado dia 16 de agosto 11 novos Assistentes Técnicos nos sete Agrupamentos de Escolas e Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, no dia 1 de setembro foi a vez de iniciarem funções 36 Assistentes Operacionais. No dia 15 de setembro entrará ao serviço o segundo grupo de Pessoal Não Docente, que contempla 11 Assistentes Técnicos e 27 Assistentes Operacionais, os quais contribuirão para um maior e melhor acompanhamento das nossas Crianças e Jovens em todos os Estabelecimentos de Ensino do Município, desde o Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.

Neste arranque de ano letivo a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem assegurados todos os serviços que derivam das novas competências na área da educação, assumidas a 1 de setembro de 2020, estando garantidos os serviços de transportes escolares e transportes especializados para Crianças e Jovens, o fornecimento de refeições desde o pré-escolar ao ensino secundário, a dinamização das Atividades de Animação e Apoio à Família, para as Crianças do Pré-Escolar, bem como a dinamização das Atividades de Enriquecimento Curricular para as Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Vários Estabelecimentos de Ensino sofreram intervenções durante os meses de verão, destacando-se a pintura da Escola de São Jacinto, a substituição do piso das salas do Jardim de Infância da Costa do Valado, a remoção das coberturas de fibrocimento na Escola Básica de Aradas, a reparação de várias patologias na Escola da Glória, a preparação para colocação das instalações provisórias das Escolas do Solposto e Bonsucesso e a abertura do concurso público para as obras na Escola de Santiago.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem afirmado a Educação como prioridade, razão pela qual mantivemos a opção política de elaborar o Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) ao longo dos últimos anos letivos, numa opção plenamente apoiada pelos Parceiros que integram o Conselho Municipal de Educação, o qual tem sido apresentado antes do arranque de cada ano letivo.

No entanto, e devido às Eleições Autárquicas que se realizam no próximo dia 26 de setembro, a CMA decidiu adiar a apresentação do PAEMA, numa atitude de respeito pelo ato que será vivido proximamente, mantendo, contudo a aposta em vários projetos e ações que já se assumiram de grande importância para a comunidade educativa do Município de Aveiro.

Nesse sentido, será mantido e iniciado a 1 de outubro o Projeto Judo Na Escola, numa parceria com a Escola de Judo Nuno Delgado, especialmente dirigido aos Alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade, bem como o Projeto Escola Ciência Viva, em parceria com a Fábrica da Ciência Viva e a Universidade de Aveiro, dirigido aos Alunos do 4º Ano de Escolaridade.

A aposta na Educação STEAM e nos Tech Labs (desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário) continuará a ser feita desde o início do ano letivo, com a instalação dos Tech Labs nas Escolas do 2º Ciclo e a realização de várias ações de formação e capacitação para os vários Profissionais da Educação.

De igual modo, e atendendo à grande adesão por parte da nossa comunidade escolar, a CMA manterá em pleno funcionamento os Serviços Educativos em Rede, envolvendo o Teatro Aveirense, os Museus de Aveiro e Museu da Cidade, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental e a Biblioteca Municipal – Edifício ATLAS.

O funcionamento destes serviços decorrerá como nos anos letivos anteriores, devendo as marcações serem realizadas junto da Divisão de Educação, Desporto e Cidadania da CMA, a qual garante o transporte para as várias iniciativas.

Todas as ações referenciadas acima decorrerão com toda a segurança e cumprimento das atuais regras de saúde pública definidas pela DGS, em especial para as atividades que envolvem as nossas Crianças e os nossos Jovens.

A CMA continuará a investir na criação de mais e melhores condições para um Ensino de grande qualidade no Município de Aveiro, seja na realização de ações de complemento educativo, seja na colocação de recursos humanos nos vários estabelecimentos de ensino ou na melhoria das suas condições de segurança e conforto.

Por fim, desejamos a Todos que o Ano Letivo 2021/2022 seja bom, e que possam continuar a tirar bom proveito da oportunidade que temos de Crescermos Juntos.

Município de Aveiro recebe eventos relevância nacional e internacional no último trimestre do ano

 

Com a relevante cooperação da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) o Município e Cidade de Aveiro vão receber entre outubro e dezembro de 2021 eventos muito importantes organizados por entidades de relevo nacional, tais como o Dia do Exército (16 a 24 de outubro), o ART&TUR (26 a 29 de outubro),o Congresso da Associação Portuguesa de Agências Viagens e Turismo (APAVT) (1 a 3 dezembro) e o Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (10 e 11 dezembro).


Aveiro | Dia do Exército – 16 a 24 de outubro

 

Apostando no reforço da parceria institucional com a CMA e estabelecendo novas parcerias com outras entidades, o Exército, comemora na Cidade de Aveiro, de 16 a 24 de outubro o Dia do Exército Português, com várias atividades, exposições e um concerto pela Banda Sinfónica do Exército, convidando a sociedade civil a juntar-se à celebração da efeméride.

Aveiro | ART&TUR – 26 a 29 de outubro

 

Ainda no mês de outubro, o Centro de Congressos de Aveiro vai receber o ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo. Para o Presidente da CMA, José Ribau Esteves, o ART&TUR é “um excelente pretexto para dar a conhecer territórios fantásticos”, sublinhando a importância do Turismo Centro de Portugal na conquista deste Festival para a Região Centro e deixando a garantia de que “Aveiro será um bom herdeiro do trabalho que se fez em Torres Vedras (2019) e em Viseu (2020)”, destacou.

Desde a sua primeira edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR tem dado a conhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas a nível nacional e internacional. Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo), que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 16 festivais.

As candidaturas e regulamento estão disponíveis em https://tourfilm-festival.com/artfactory-2021-2 .


Aveiro | Congresso ANMP – 10 e 11 de dezembro

 

Por proposta do Presidente da CMA e Vice-Presidente da ANMP, Ribau Esteves, no Conselho Diretivo, que deliberou que o XXV Congresso da Associação de Municípios Portugueses vai ter lugar nos dias 10 e 11 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

Depois da Cimeira Ibérica entre a ANMP e a FEMP – Federação Espanhola de Municípios e Províncias, realizada a 01 de março de 2019 em Aveiro, a realização do Congresso da ANMP em Aveiro, vem comprovar uma vez mais, um papel preponderante e liderante de Aveiro na defesa dos interesses dos Municípios e na procura de novas políticas e novas soluções de governação, numa altura em que a descentralização assume particular importância para o desenvolvimento do País.

Aveiro | Congresso APAVT – 1 a 3 de dezembro

 

O 46.º Congresso da APAVT vai realizar-se em Aveiro, tendo o anúncio público sido feito pelo Presidente da APAVT no Congresso de 2019 que decorreu no Funchal, com a presença dos Presidentes da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal (TCP).

O Congresso da APAVT 2021 assume uma parceria de organização entre a CMA, a TCP e a APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo e vai contar com a participação de mais de centenas de congressistas, constituindo mais um impulso na nossa economia e em especial no conhecimento e na promoção do destino Turístico de Aveiro, Cidade, Município e Região.

O principal objetivo do Congresso é dar aos seus participantes a oportunidade de se encontrarem e discutirem assuntos de elevado interesse para o Turismo Português, dando ainda destaque à Cidade e à Região de Aveiro através de uma mostra de turismo e com a sua promoção ao longo do ano.

A realização do congresso em Aveiro, culminando esta escolha da APAVT o processo de candidatura apresentado pela CMA e pela TCP, é de extrema importância pois capitaliza a aposta que a CMA tem vindo a fazer na área do turismo, atraindo mais investimento e mais conhecimento da nossa Cidade, Município e Região de Aveiro, num trabalho de parceria com as Empresas do setor, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e de uma forma muito especial com a TCP.

Aveiro | Câmara entrega 18.700 unidades de equipamentos de proteção individual às IPSS

 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) continua o seu trabalho prioritário de combate ao Coronavírus / Covid-19, com uma nova entrega na quantidade global de 18.700 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 140 litros de gel desinfetante às 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), realizada no dia 02 de setembro. Esta foi a oitava entrega realizada pela CMA em 2021, a que corresponde a entrega total de 211.200 unidades de EPI.

Nestas entregas de EPI, que estão enquadradas na Ação 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2021 / Operação Anti Covid-19 (PAAASE), distribuímos máscaras cirúrgicas (5.650 un.), máscaras FFP2 (1.430 un.), luvas (8.100 pares), fatos (545 un.), toucas (925 un.), protetores de sapatos (940 un.), batas (710 un.), aventais (400 un.) e gel desinfetante (140 litros).

Vacinar é importante

A vacinação que tem vindo a ser concretizada é muito importante e está em desenvolvimento no Nosso Município e por todo o País, mas a proteção individual com os EPI é fundamental e tem de continuar a ser uma atitude que temos de praticar a cada momento e todos os dias.

Reiteramos o agradecimento público pelo excelente trabalho em prol da Vida da Nossa Boa Gente, dos Dirigentes, Profissionais e Voluntários das IPSS’s e dos Bombeiros, e desejando que tudo corra bem na Vida das Pessoas e das Instituições, nesta fase delicada e muito importante do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

ESTAMOS JUNTOS.

Barcelos | Presidente eleita do IPCA toma posse a 15 de setembro às 15h30 | Auditório Engº António Tavares - Campus


A presidente eleita do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Maria José Fernandes, vai tomar posse no dia 15 de setembro, pelas 15h30, numa cerimónia que terá lugar no Auditório Engº António Tavares, no Campus da instituição, em Barcelos.
Maria José Fernandes foi eleita, no dia 30 de junho, para um segundo mandato à frente dos destinos do IPCA, propondo-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido. Para tal, apresenta-se com um plano de ação definido para o período 2021-2025.

“Transformar desafios em oportunidades”, através de “uma atuação responsável e sustentável nos vários eixos e dimensões que caracterizam a missão do IPCA, em que a valorização do capital humano é a chave central de toda a atuação”, é como Maria José Fernandes introduz o seu projeto.

“O programa de ação que proponho para 2021-2025 tem os olhos postos na agenda europeia 2030 e na orientação do desenvolvimento sustentável da sociedade, com foco em quatro dimensões essenciais que caracterizam a nossa matriz”, explica. São elas o campus sustentável, a formação de uma sociedade mais justa, igual e sustentável, a investigação, inovação e transferência de conhecimento e, ainda, a interação com a sociedade.

O primeiro mandato de Maria José Fernandes como presidente do IPCA ficou marcado pelo crescimento em, praticamente, todas as áreas. Desde logo, a instituição passou de 4100 estudantes em 2016, para mais de 5700 em 2020, significando um aumento superior a 39 por cento em menos de quatro anos, sustentado, essencialmente, no reforço da oferta ao nível de Mestrados e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

No mesmo período, verificou-se, também, um crescimento superior a 20 por cento do número de docentes a tempo integral, bem como dos docentes e investigadores com o grau de doutor ou o título de especialista que, em 2020, representam já mais de 96 por cento.

Também ao nível da estrutura de pessoal, o IPCA registou um crescimento de 50 por cento entre 2016 e 2020.

Realce, ainda, nos últimos quatro anos, para a criação e entrada de funcionamento de duas novas escolas – a Escola Superior de Hotelaria e Turismo e a Escola Técnica Superior Profissional – passando o IPCA a ter cinco escolas.

Além do aumento e diversificação da oferta formativa, que se verificou desde 2016, destacou-se o reforço da presença do IPCA na região do Cávado e do Ave, graças à abertura de instalações em Vila Nova de Famalicão. A instituição passou, assim, a estar em quatro concelhos: Barcelos, Braga, Guimarães e Famalicão.

Os bons resultados do IPCA estenderam-se à taxa de colocação de acesso aos cursos de licenciatura, que registou aumentos sucessivos, aproximando-se dos 100 por cento. Paralelamente, cresceu também – de sete para nove, entre 2016 e 2020 – o número de cursos com média igual ou superior a 14 valores.

Verificou-se, ainda, uma forte aposta na atividade de investigação, que resultou no aumento significativo da produção científica e transferência de tecnologia, do número de projetos de I&D com financiamento externo e em co-promoção com empresas e no aumento da investigação integrada em redes nacionais e internacionais, bem como na oferta de programas de doutoramento conjuntos, nomeadamente com a Universidade de Aveiro.

Uma das apostas de Maria José Fernandes no primeiro mandato foi, também, o reforço da política de internacionalização do ensino e da investigação, destacando-se a integração do IPCA na RUN-EU (Regional University Network).

Nestes primeiros quatro anos, foram ainda investidos cerca de seis milhões de euros no Campus do IPCA, destacando-se a conclusão de obras de referências como o novo edifício da Escola Superior de Tecnologia e da Biblioteca e, também, o arranque e conclusão do M-Factory Lab e do Bar do Campus.

Além disso, foram realizadas obras de requalificação no Polo de Braga e adquiridos terrenos que permitiram aumentar significativamente a área do Campus.

Maria José Fernandes é doutorada em Ciências Empresariais pela Universidade de Santiago de Compostela, ramo de Contabilidade, e agregada em Gestão pelo Instituto de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa. É, ainda, professora coordenadora principal da Escola Superior de Gestão do IPCA.

Autora de inúmeras publicações a nível nacional e internacional em revistas científicas, tem no seu currículo uma vasta lista de trabalhos de investigação académica na área da Contabilidade e Gestão Pública e dos Sistemas de Informação Contabilísticos destacando-se o Anuário Financeiro dos Municípios.. Entre 2008 e 2017, foi diretora do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) da Escola Superior de Gestão do IPCA.

Ana Teixeira

Chuva provoca queda de árvores e inundações em Braga

A "forte" chuva que caiu na cidade de Braga a meio da tarde de hoje provocou cerca de uma dezena e meia de ocorrências, entre inundações e queda de árvores, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Segundo a fonte, não há a registar feridos ou danos “de maior”.

“Tudo ocorrências normais, sem gravidade”, acrescentou.

Foram registadas pelo menos cinco quedas de árvores e várias inundações, quer em túneis, provocando alguns constrangimentos na circulação automóvel, quer em habitações.

Lusa

Sporting pede elaboração de auto de flagrante delito ao portista Pepe

O Sporting enviou à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional um pedido para a elaboração de um auto de flagrante delito ao defesa Pepe, do FC Porto, disse hoje à Lusa fonte do clube.

Segundo a mesma fonte, o pedido foi efetuado com base nas imagens televisivas do lance que envolveu o defesa do FC Porto e o central Sebastián Coates, do Sporting, na área dos 'dragões', aos 32 minutos.

Segundo o ponto dois do artigo 258 do regulamento disciplinar da LPFP, considera-se verificada em flagrante a infração "que é detetada através de objetos ou sinais percecionados diretamente, ainda que através da visualização de imagens televisivas, que mostrem claramente que a infração foi cometida e o agente nela participou".

O ponto três do mesmo artigo explica que o auto relativo a infração verificada em flagrante delito é "elaborado por qualquer membro da Comissão de Instrutores no prazo de três dias a contar dos factos a que o mesmo disser respeito, sob pena de caducidade".

O jogo entre o Sporting e o FC Porto, da quinta jornada da I Liga, disputado sábado no estádio José Alvalade, terminou com um empate 1-1.

Lusa

Surfista em dificuldades resgatado na Praia do Cabedelo

Os elementos da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz resgataram esta tarde um surfista de 22 anos que ficou em dificuldades na água na sequência de uma queda enquanto praticava surf, na praia do Cabedelo, no concelho da Figueira da Foz.

Os elementos do Projeto “SeaWatch” aperceberam-se da situação pelas 15:39, durante uma ação de vigilância, tendo sido de seguida ativada de imediato para o local uma mota de salvamento marítimo da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz, bem como elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz.

À chegada ao local onde se encontrava o surfista, os elementos da Estação Salva-vidas constataram que a vítima apresentava dores no corpo e alguns sinais de cansaço, tendo procedido ao seu resgate e transporte até às instalações da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz.

Para o local deslocaram-se elementos do INEM que prestaram auxílio ao surfista, não tendo sido necessário prestar assistência médica.

O Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz tomou conta da ocorrência.

Lusa

Portalegre | Música na colheita de sangue em Montargil

Logo nos primeiros quilómetros percorridos rumo a Ponte de Sor, a equipa da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – deparou-se com nevoeiro denso, sobretudo na zona do Pisão que, mesmo sem barragem, é propícia a névoas. Chegados a Montargil, ainda sem sol, já nos esperavam algumas pessoas, entre elas um grupo de amigos de Ponte de Sor que faz questão de doar sangue várias vezes por ano.
Ao centro de saúde de Montargil compareceram 28 voluntários, com agradável presença de 19 mulheres (67,9 %). A avaliação médica ditou algumas reprovações, entre elas de pessoas que nunca tinham concretizado doação. Mas nesta brigada, em parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia do hospital de Portalegre, foram recolhidas 23 unidades de sangue total – para gáudio de todos.
As medidas de contensão da pandemia estiveram sempre presentes, como uso de máscara, distanciamentos e higienização de espaços.
No final da manhã, fomos agraciados com duas melodias excelentemente interpretadas por um coro de uma igreja católica que, à porta do centro de saúde, fez questão de dedicar o momento a todos quantos tornaram possível esta colheita. Um gesto especial que registamos com agrado e certamente único no historial dos 31 anos da ADBSP!

Portalegre e Arronches a seguir

Na manhã de 18 de setembro podem-nos encontrar no kartódrome de Portalegre, em parceria com o aniversariante Grupo Motard Novo Milénio (GMNM), numa brigada em que toda a população está convidada a participar. E no sábado 25 de setembro temos colheita marcada (na parte matinal) na sede do Rancho Folclórico de Arronches.

Não deixe de se atualizar em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/

JR

Portalegre | “FESTA” em homenagem aos 120 anos do nascimento de José Régio


Celebra-se, a 17 de setembro de 2021, 120 anos sobre o nascimento do poeta José Régio. De forma a evocar esta efeméride, será realizada uma “FESTA”, em Portalegre, em homenagem ao autor, nessa mesma data. O evento irá consistir na apresentação de duas obras ligadas ao poeta, na Casa-Museu José Régio, pelas 17h30.

A primeira e principal apresentação, esforço conjunto das cidades geminadas de Vila do Conde e Portalegre, designa-se “Quando a minh’alma fala, a sua voz é um grito”. Este livro consiste na Coleção de Cristos nas Casas de José Régio e inclui textos do poeta e uma fotografia de Adalrich Malzbender. A apresentação da obra caberá ao Professor Fernando J.B. Martinho, autor do prefácio, ilustre portalegrense que com Régio privou e profundo conhecedor da obra regiana.

De seguida decorrerá a apresentação da reedição da obra de José Régio, “Confissão dum homem religioso”, compromisso assumido pelas Câmaras de Vila do Conde, Coimbra, Portalegre e as Direções Regionais de Cultura Norte, Centro e Alentejo.

Ambas as obras são editadas pela Opera Omnia, do editor José Manuel Costa, homenageando a figura singular do artista polifacetado, que foi uma das mais importantes personalidades do século XX.

Tubarões na Figueira da Foz? Biólogo diz que golfinhos podem ser mais perigosos

Biólogo marinho adianta que o tubarão mais avistado em Portugal é um dos maiores do mundo, mas também o mais inofensivo.

foram avistados três tubarões nas praias da Figueira da Foz, litoral do distrito de Coimbra, no domingo, levando a que várias das praias fossem vistoriadas e à proibição de banhistas no mar. Há razões para alarme? Élio Vicente, biólogo marinho, responde.

"Existem tubarões nas nossas águas há milhões de anos e há mais de 600 espécies de tubarão já identificadas no mundo inteiro. Ter medo de todos os tubarões, como se todos fizessem mal aos humanos, é como deixar de comer fruta só porque se é alérgico a ananás. Não podemos ser demasiado excessivos nestas coisas, mas não sabemos que espécies de tubarão é que foram avistadas. Estatisticamente sabemos que em Portugal não existem espécies que representem perigo para o bem-estar humano", explicou à TSF Élio Vicente.

O biólogo marinho adianta que o tubarão mais avistado em Portugal é um dos maiores do mundo, mas também o mais inofensivo.

"Uma das espécies mais comuns de avistar durante o verão na nossa costa é o tubarão-frade, que é o segundo maior peixe do mundo e, por inerência, também o segundo maior tubarão. O primeiro é o tubarão-baleia, mas os dois maiores peixes do mundo, que são igualmente tubarões, são dos mais inofensivos e pacíficos que existem. Não representam qualquer tipo de ameaça porque podem ter 14 ou 18 metros, mas nem sequer têm dentes que nos possam fazer mal. Há que ter cuidado sem nos esquecermos que até o cão, que é o melhor amigo do homem, podem representar perigo para os humanos", afirmou o biólogo marinho.

Já quanto aos golfinhos selvagens, que também são comuns na costa portuguesa, deve manter-se a distância.

"Os golfinhos podem ser uma ameaça porque são animais muito possantes, rápidos, conseguem fazer apneias durante cerca de 12 minutos e para defenderem as suas crias, que normalmente estão perto das suas progenitoras, poderão tomar medidas mais drásticas. Normalmente os golfinhos têm o bom senso de se afastarem na presença de humanos, até porque os humanos tendem a ser barulhentos, eles sabem que podem ser perigosos e até lhes assustam a comida, etc., mas se os golfinhos estiverem dentro de água eu, biólogo marinho, garantidamente saírem da água imediatamente. Se for um tubarão provavelmente ficarei à espera, com muito respeito e cuidado, mas terei muito mais medo de um golfinho selvagem do que um tubarão nas águas portuguesas. Que fique claro que me refiro às águas portuguesas, onde não há registo de espécies de tubarão que representem uma ameaça direta para o bem-estar dos humanos", acrescentou Élio Vicente.

Gabriela Batista / Cátia Carmo / TSF

PSP vai participar ao Ministério Público insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues

A PSP vai participar ao Ministério Público os insultos proferidos no sábado contra o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por um grupo de negacionistas da covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte daquela polícia.

A Polícia de Segurança Pública não acrescenta mais informações sobre o caso, limitando-se apenas a dizer que vai apresentar ao Ministério dos Público uma queixa sobre os factos ocorridos no sábado, quando um grupo de manifestantes cercou o restaurante onde o presidente da Assembleia da República estava a almoçar com a mulher e dirigiu-lhe vários insultos.

Segundo um vídeo partilhado nas redes sociais, Ferro Rodrigues estava a almoçar com a mulher, enquanto dezenas de manifestantes o insultavam, apelidando o presidente da Assembleia da República, segunda figura mais alta do Estado, de "assassino" e "ordinário".

Os insultos continuaram quando Ferro Rodrigues e a mulher saíram do restaurante e se dirigiam para o carro, acompanhados do corpo de segurança pessoal do presidente a Assembleia da República.

Uma das manifestantes, de megafone em punho, ameaçou ainda o restaurante onde o casal se encontrava, prometendo que "nunca mais nenhum cliente deste restaurante vai ter paz".

Os insultos foram feitos por uma dezena de negacionistas da covid-19 que no sábado protestaram em frente ao parlamento com o lema "Pelas nossas crianças -- Rumo à Liberdade".

Lusa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Biden escolhe defensor de privacidade para FTC

O presidente Joe Biden indicará o defensor da privacidade Alvaro Bedoya para um assento na Comissão Federal de Comércio, de acordo com pessoas familiarizadas com o plano da Casa Branca.

Bedoya será o terceiro comissário democrata da agência em um momento em que enfrenta críticas por não fazer o suficiente para policiar grandes empresas de tecnologia como Google e Facebook por causa de suas práticas de privacidade e fusões anteriores. O FTC supervisiona a privacidade, a segurança dos dados e algumas medidas antitruste.

Como professor de direito da Georgetown University, Bedoya concentrou sua pesquisa nas maneiras como tecnologias como o reconhecimento facial levaram à discriminação contra imigrantes e pessoas de cor. Se confirmado, ele substituirá o comissário democrata da FTC, Rohit Chopra, que está deixando o cargo para chefiar o Consumer Financial Protection Bureau.

Leia mais: https://www.politico.com/news/ 2021/09/13 / biden-picks- privacy-advocate-for-ftc- 511649

Fonte: POLITICO

Pelo 4.º ano consecutivo: CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES VOLTA RECEBER DISTINÇÃO “MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO”


A Câmara Municipal de Silves voltou a receber a distinção “Município Amigo do Desporto”, conferida pela APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto e pela plataforma Cidade Social. A distinção foi entregue no passado dia 10 de setembro, em cerimónia conjunta realizada no Salão Nobre do Município de Faro. A distinção, atribuída pelo quarto ano consecutivo, vem reconhecer as boas práticas e a intervenção da autarquia silvense no desenvolvimento desportivo, nos resultados obtidos e na adoção de processos de melhoria contínua do Município.

Relembramos que o programa Município Amigo do Desporto constitui um grupo de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses. A atribuição deste galardão é efetuada mediante a avaliação de diversos parâmetros, como a organização, o planeamento desportivo e a dimensão económica; as instalações e as organizações desportivas existentes; os eventos de atividade física, desportivos e de formação; os programas de atividade física e desportivos; as estratégias e práticas de promoção da sustentabilidade ecológica e da eficiência energética; as práticas de desporto solidário e a promoção da ética desportiva e dos valores; as parcerias existentes; a realidade desportiva e de prática regular de atividade física; o cumprimento da legislação e a implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.

A Câmara Municipal de Silves congratula-se pelo reconhecimento recebido, que é uma conquista não só da autarquia, como dos seus técnicos, munícipes e comunidade em geral.

Evento promovido pela ADRIMAG em parceria com a autarquia paivense

Espectáculo Musical “ Lenda da Ilha dos Amores “realiza- se no Cais do Castelo, em Fornos

Promovido pela ADRIMAG, em parceria com Município de Castelo de Paiva e Academia de Música, continua no próximo fim de semana, o evento “LENDAS MIL” que integra um conjunto de espectáculos de música tradicional, fado, música folk, teatro, teatro musical e dança, que estão a decorrer desde o mês de Agosto, sendo que, o terceiro evento, depois de Várzea, em Bairros, e S. Domingos, na Raiva, acontece já no próximo Sábado, dia 18, às 21h30, junto à zona ribeirinha do Castelo, em Fornos, sob a temática “Lenda da Ilha dos Amores ”.

Os espectáculos estão a ser realizados nos municípios de Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra, em palcos improváveis, como aldeias tradicionais, espaços naturais, junto a edifícios e monumentos históricos, entre outros, sendo que, nesta apresentação em Castelo de Paiva, vamos contar com um excelente concerto da Banda Marcial de Fornos, com a direcção artística do Prof. David Silva, e inspirado na lenda da “ Ilha dos Amores", enquanto que, na noite de Sexta-Feira, e à mesma hora, o evento conta com a participação da actuação do Conjunto Musical “ NovaSom Band “.

A entrada é gratuita, mas condicionada à obtenção de bilhete no local. Os espectáculos têm lotação limitada e obedecem ao cumprimento das orientações da DGS no âmbito da COVID-19, sendo que, o evento “LENDAS MIL” é promovido pela ADRIMAG, entidade líder, em parceria com o Município de Arouca, Município de Castelo de Paiva, Academia de Música de Castelo de Paiva e Município de Vale de Cambra, sendo financiado pelo NORTE 2020 no âmbito do projecto “No Palco das Memórias”.

Carlos Oliveira

No Pavilhão Multiusos de Febres: Casa cheia para receber Jacinta e Ensemble Sinfónico

Cerca de três centenas de pessoas assistiram na passada sexta-feira, 10 de setembro, ao espetáculo da cantora de jazz Jacinta, que decorreu no Multiusos de Febres. A cantora internacional apresentou-se em palco acompanhada pelo Ensemble Sinfónico, orquestra formada por músicos da Phylarmónica Ançanense, Filarmónica Marialva de Cantanhede, Filarmónica de Covões e da Associação Musical da Pocariça, juntamente com músicos oriundos de 14 bandas dos concelhos da Figueira da Foz e de Soure, perfazendo um total de 90.

Tratou-se do primeiro espetáculo que a artista realizou no âmbito do “HAPPY JAZZ – A Música que nos Une” e que foi replicado no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e na Praça da República de Soure, nos dias 11 e 12 de setembro, respetivamente.

Num concerto que contou com grande afluência de público, primou pelo escrupuloso cumprimento das regras emanadas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, designadamente o uso obrigatório de máscara, controlo de temperatura na entrada e orientação ordenada no processo de entrada e saída sob orientação de elementos da organização.

Recorde-se que o Ensemble Sinfónico é uma das vertentes do projeto concebido no âmbito de uma candidatura à “Programação Cultural em Rede”, que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento artístico dos instrumentistas no campo do jazz, com a realização de um estágio intensivo que decorreu de 6 a 10 de setembro, sob a direção do maestro Claus Nymark.

Os espetáculos que se realizaram nos concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz e Soure com a cantora Jacinta representam o culminar deste marco constituinte do projeto, que contemplou a preparação de um programa com arranjos musicais realizados para o efeito pelo músico, compositor e arranjador Rodrigo Neves. Um dos momentos altos do evento foi a estreia mundial de “Jazz Roots”, tema encomendado no âmbito do “HAPPY JAZZ – A Música que nos Une” a César Cardoso, compositor de referência nacional que é também responsável pela orquestração em formato sinfónico.

Portugal ultrapassa um milhão de recuperados

Portugal ultrapassou hoje um milhão de recuperados de infeção com o novo coronavírus desde o início da pandemia de covid, ao registar 907 casos nas últimas 24 horas, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020, 1.000.811 casos foram dados como recuperados, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS.

Há um mês Portugal tinha ultrapassado um milhão de casos de infeção covid-19 desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou nas últimas 24 horas mais 458 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, cinco mortes atribuídas à covid-19 e um aumento nos internamentos em enfermaria.

A área de Lisboa e Vale do Tejo, com 164 novos casos e a região Norte, com 149, têm 68,3% do total das novas infeções verificadas nas últimas 24 horas.

As mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (1), na região Norte (2) e na região Centro (2).

Relativamente às idades das vítimas, três tinham mais de 80 anos, uma entre os 70 e os 79 e uma entre os 60 e os 69.

Lusa

“Estou tranquilo e a recuperar”. Rochinha tem alta após choque que o levou ao hospital e agradece apoio

O avançado Rochinha, do Vitória de Guimarães, teve hoje alta, após ter sido transportado para o hospital devido a um choque de cabeça com Alisson Safira, do Belenenses SAD, em jogo da quinta jornada da I Liga de futebol.

Os “exames complementares” realizados no Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, mostraram estar “tudo bem” com o jogador de 26 anos, que teve “alta”, adiantou fonte oficial do emblema vimaranense.

Rochinha, de 26 anos, caiu no domingo inanimado no relvado, aos 78 minutos, após um impacto na discussão de um lance com dois elementos da formação ‘azul’.

Obrigado a todos pelo apoio e preocupação. Ontem depois de dar entrada no hospital e fazer os exames complementares de diagnóstico concluíram que estava bem e pronto a voltar a casa", escreveu na sua conta de Instagram.

"Estou tranquilo e a recuperar", acrescentou o jogador.

Lamego vai ter mais uma Equipa de Intervenção Permanente


O Município de Lamego, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, assinaram um protocolo para a criação de mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Esta união de esforços, melhorará a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, e valorizará a associação de bombeiros voluntários de Lamego.
À Equipa de Intervenção Permanente cabe a missão de assegurar em permanência, serviços de socorro às populações de Lamego, nomeadamente através do combate a incêndios, socorro em caso de acidentes ou catástrofes, socorro a náufragos e a colaboração em outras ações de proteção civil e prevenção desenvolvidas pela associação de bombeiros.

Assim, esta equipa que deverá estar em permanência no quartel de bombeiros de Lamego para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência, será composta por cinco elementos, designadamente o chefe de equipa, recrutado na estrutura de comando, de entre oficiais bombeiros, chefes, subchefes ou bombeiros de 1.ª do quadro ativo do corpo de bombeiros e mais quatro bombeiros.

Através da Equipa de Intervenção Permanente será valorizada e reforçada a profissionalização e especialização dos operacionais e o desenvolvimento gradual de conhecimentos em valências diferenciadas para a atuação em cenários distintos.

Proença-a-Nova | Identidade do Pão marca abertura do espaço “Atelier da Aldeia” na Figueira. Iniciativa insere-se no projeto Beira Baixa Cultural 2.0.

 Iniciativa insere-se no projeto Beira Baixa Cultural 2.0.

A iniciativa “A Identidade do Pão”, integrada no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, inaugurou o “Atelier da Aldeia”, na Figueira, que resulta da requalificação de um edifício devoluto, integrada no plano estratégico da Área de Reabilitação Urbana do concelho de Proença-a-Nova. Este novo espaço está dividido em duas áreas, uma das quais com forno a lenha, que permite desenvolver diversas iniciativas, como aquela que se realizou neste sábado, dia 11 de setembro.

Com a dinamização de Ana Mena e Rita Souto, o atelier “Identidade do Pão” permitiu recuperar uma das tradições com mais peso na aldeia, já que o forno comunitário era precisamente o coração da Figueira. “Hoje em dia a cozinha e o fazer pão está muita na moda”, referiu Ana Mena, e trata-se de “fazer o pão como se fazia antigamente pelos processos tradicionais”. Rita Souto apresentou a receita e os diversos tempos do processo, enquanto desmistificava a questão do glúten. “O pão está cada vez mais enraizado na alimentação, apesar de se dizer para se comer cada vez menos pão: isso tem tudo a ver com o tipo de fermentação que é feita e como o nosso organismo digere o glúten por ser uma fermentação rápida, é também desmistificar aqui este problema: o glúten não nos faz mal, aliás, há milhares de anos que a base da alimentação do ser humano são os cereais”.

Depois de se misturarem os ingredientes e de se amassar o pão, e enquanto este fintava, Ana Mena apresentou algumas sugestões de como se cunhar o pão: como os fornos comunitários eram muito grandes, várias famílias partilhavam o seu uso, pelo que era necessário colocar marcas que distinguissem os pães de cada um. Cada participante foi convidado a desenvolver a sua marca e a colocá-la no seu pão que foi a cozer em forno de lenha, dando por concluído o processo.

Para além desta iniciativa do projeto Beira Baixa Cultural 2.0, financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, o Atelier da Aldeia irá receber atividades de distintas áreas – da gastronomia ao artesanato –, com objetivo de preservar costumes e saberes e dinamizar a aldeia e a sua visitação a serem desenvolvidas, por exemplo, pela Soul - Speaking Out Loud, projeto da responsabilidade de Joana Pereira, habitante da aldeia do xisto da Figueira, que ganhou o primeiro prémio na categoria “Tourism Up” com uma aplicação em formato de jogo dedicado a conhecer o território e todos os pontos de interesse. O programa de apoio a empreendedores na área do turismo é da responsabilidade da Territórios Criativos, em parceria com o Turismo de Portugal, que teve apoio do Município. Joana Pereira acredita que o Atelier da Aldeia poderá ser a casa de partida para a maturação desta ideia como também de muitas outras iniciativas a desenvolver com os parceiros locais.

A juntar-se ao Atelier da Aldeia, também foram disponibilizadas casas de banho públicas, fruto da mesma requalificação, dando resposta a uma das lacunas da Figueira que, fazendo parte da rede das Aldeias do Xisto, já é um dos pontos de visita obrigatórios no concelho.


Consórcio com mais de cem parceiros é liderado pela Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra lidera um consórcio com mais de 100 parceiros Num projeto orçado em 30 milhões de euros que prevê, entre outras ações, melhorar e diversificar a oferta formativa.

O projeto foi candidatado ao Programa Impulso jovens STEAM & Programa Impulso Adultos, do Plano de Recuperação e Resiliência, numa iniciativa orçada em cerca de 30 milhões de euros e que conta outras quatro instituições do ensino superior como copromotoras (os institutos politécnicos da Guarda e de Viseu, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Universidade dos Açores), foi hoje anunciado.

Com mais de 100 parceiros envolvidos na candidatura, o projeto pretende que seja possível dar “um salto qualitativo até 2025”, alterando a forma de funcionamento da Universidade de Coimbra, com “mais internacionalização e uma ação territorial mais forte”, disse o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, que falava aos jornalistas após a apresentação da iniciativa.

Segundo o responsável, um dos pontos-chave do projeto passa pelo aumento e diversificação da oferta formativa, quer para jovens, quer para adultos, com a criação de cursos conferentes de grau – mestrados de apenas um ano e com uma “parte importante” do tempo nas empresas -, assim como pós-graduações, com ligação ao tecido empresarial da região e com uma aposta “forte” nas áreas da saúde e da informática.

Amílcar Falcão notou que os números de formação contínua e pós-graduada “têm sido residuais”, sendo que este projeto pretende alterar esse paradigma, num momento em que “as pessoas têm de adquirir novas competências”.

Nesse sentido, haverá uma atenção à formação que permita “a quem já está no meio” adaptar-se e atualizar-se, mas também uma oferta que ajude à reconversão de carreiras numa fase de transição digital da economia e da sociedade, explicou.

O programa ‘Acertar o rumo’ [apoio à reconversão para a área das tecnologias de informação] tem sido um sucesso completo e, entre outras coisas, vamos replicar o ‘Acertar o rumo’, dar-lhe mais lume, mas também apostar noutras áreas", vincou.

Segundo Amílcar Falcão, o consórcio envolve mais de 70 municípios dos 100 da região Centro, assim como dezenas de empresas, procurando uma ligação entre todo o território.

Para além da oferta formativa, o projeto prevê também a requalificação de vários espaços e a adaptação de salas de aula para garantir uma universidade ajustada às novas necessidades, apostando-se também no ensino à distância.

“A aposta no ensino à distância vai ser muito maior e profissional. A operação da Universidade de Coimbra será diferente do passado e será completamente disruptiva e que nos colocará ainda mais na trajetória da internacionalização”, acrescentou, salientando que a instituição passará a ter uma espécie de “nona faculdade”.

Na cerimónia, esteve também presente o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, entidade que também é parceira no projeto.

Para o autarca, a candidatura representa também uma “ligação próxima entre cidade e universidade”, salientando que a importância da diversificação e melhoria da oferta formativa.

“Com cidadãos melhor formados, garantidamente teremos mais empregabilidade”, realçou.

Lusa

João Sobieski, o “Invencível Leão do Norte”

Este dia 12 de setembro é consagrado ao “Santíssimo Nome de Maria” — festa instituída por Inocêncio XI em 1683, para agradecer a Nossa Senhora a vitória de João Sobieski, rei de Polônia, contra os mouros que assediavam Viena, ameaçando o Ocidente.

Em memória desta importante data da Cristandade, segue artigo publicado na revista Catolicismo, Nº 649, janeiro/2005.

·         José Maria dos Santos

João Sobieski nasceu em 1624, filho de Jaime Sobieski, castelão de Cracóvia, da pequena nobreza polaca. João e seu irmão Marcos foram educados com o maior esmero. Passaram grande parte de sua juventude em Paris e estiveram na Itália, residindo por três anos em Pádua, onde freqüentaram a Universidade local. Estiveram também na Inglaterra e na Alemanha.

Sobieski, o Rei João III da Polônia, foi um dos maiores capitães de guerra do século XVII, e a ele se deve a salvação da Europa ao derrotar os turcos na batalha de Viena

Ambos estavam na Turquia quando, em 1648, à morte de seu pai, tiveram que voltar à pátria. Nessa ocasião os poloneses tinham sido derrotados pelos russos na batalha de Pilawiecz, os dois irmãos quiseram desagravar seus conterrâneos e entraram na liça. Marcos foi feito prisioneiro pelos tártaros, e por eles assassinado.

Terror dos tártaros e herói nacional

Em pouco tempo a coragem extraordinária e a bravura de João Sobieski o cobriram de glória em sua nação e o tornaram o terror dos tártaros. Assim chegou ele a ser nomeado grande Marechal da Coroa e, logo depois, Comandante-em-chefe do exército polonês.

Seu primeiro grande feito nessa qualidade realizou-se em Podhajce, que estava sitiada por um exército de cossacos e de tártaros. Ele levantou, a suas expensas, um exército de 8 mil homens, guarneceu de trigo a praça sitiada e derrotou completamente o exército inimigo.

Quando em 1672 os turcos tomaram a cidade de Kamieniec, Sobieski derrotou-os completamente, tendo eles deixado 20 mil mortos e grande quantidade de armamento no campo de batalha. Esse feito provocou alívio geral na Polônia, tornando-se então Sobieski o grande herói nacional.

Sobieski aclamado rei por unanimidade

Com a morte do Rei Miguel, em 1674, Sobieski foi aclamado rei da Polônia por unanimidade, entre 17 pretendentes, sendo seis deles cabeças coroadas. A monarquia polonesa era eletiva.

Entretanto, mesmo antes de sua coroação, foi ele forçado a repelir as hordas turcas que mais uma vez tinham invadido a Polônia. Derrotou-as no ano de 1675 em Lemberg, chegando a tempo para fazer levantar o cerco de Trembowla e salvar seus defensores.

No ano seguinte, foi solenemente coroado em Cracóvia com sua esposa, Maria Casemiro Luisa, filha do marquês francês Lagrange d’Arquien.

Não teve muito tempo para gozar esse triunfo, pois foi necessário combater os russs nas províncias rutenas. Com um exército de apenas 20 mil homens, tinha diante de si um outro 10 vezes maior. Por meio de estratagemas e escaramuças, Sobieski logrou causar tanto dano ao inimigo, que o forçou a um tratado mediante o qual foi-lhe cedida boa parte da Ucrânia.

Sobieski na batalha de Viena por Juliusz Kossak

O destemido guerreiro salva a Europa

Sobieski pôde, enfim, gozar algum tempo de paz, pois os turcos haviam aprendido a temer o “Invencível Leão do Norte” — como o chamavam.(1)

Foi outro, porém, o alvo dos islamitas: a Áustria. “Havia sete anos eles se armavam desde o Danúbio até o Eufrates, desde o Mar Adriático até as Cataratas do Nilo; em todos os portos se embargavam os navios estrangeiros, para passar da Ásia e África à Europa”. Assim, com uma impressionante armada, “cuja descrição traz à memória a expedição de Xerxes contra a Grécia”,(2) com  cerca de 300 mil homens os turcos atravessaram a Hungria, uma grande parte da qual havia sido por quase 150 anos dominada por eles, e encaminhavam-se para Viena.

A situação era alarmante, pois se os turcos dominassem a Áustria, estaria ameaçada toda a Cristandade. “Foi um momento transcendental na História do mundo; importante como o ano de 732, quando os árabes, diante de Tours, lutavam pelo senhorio da Europa. […] Pode-se dizer, com razão, que a independência da Alemanha estava nos muros de Viena; a meia-lua plantada de um modo duradouro nas muralhas de Viena teria mudado o curso da História universal”.(3)

Lancinante apelo do Papa Inocêncio XI

Percebendo toda a transcendência do perigo turco, o Papa de então, o Bem-aventurado Inocêncio XI [quadro ao lado], fez todo o possível para procurar auxílio em prol da ameaçada Áustria: “Conjuro-te pela misericórdia de Deus — escrevia a Luís XIV — que acudas em auxílio da oprimida Cristandade, para que não caia sob o jugo do horrível tirano”.(4) O monarca francês respondeu evasiva e friamente, com vãs desculpas e com acusações à corte de Viena.

O Soberano Pontífice apelou então para a Polônia. João Sobieski não foi surdo ao pungente apelo. Sabia bem que se Viena caísse, a Polônia tornar-se-ia fácil presa para o Islã.

“Em 31 de março de 1683, por mediação do Papa, ajustou-se uma aliança defensiva e ofensiva com o Imperador, contra os turcos, da qual se fez garantia o Papa, e que não só juraram os dois soberanos [o Imperador e Sobieski], mas também seus plenipotenciários e os cardeais” que os representavam.(5) O Imperador comprometia-se a mandar 60 mil homens para a campanha, e o rei da Polônia, 40 mil.

O astuto rei polonês, baseado nos seus espias, e contra a opinião geral, afirmava  que os turcos iriam diretamente sobre Viena. Por isso, pôs-se a caminho da capital austríaca, levando consigo seu filho Jacó Luís, de apenas 16 anos de idade. Passando por Czestochowa, as tropas rezaram pedindo à Mãe de Deus a bênção para suas armas.

Enquanto isso, o Vizir Kara Mustafá havia chegado próximo a Viena e organizado o cerco da cidade, que era defendida pelo valente Conde de Stahrenberg, à frente de 15 mil homens. O Imperador teve que deixar a cidade. Os turcos devastavam tudo nos arredores, praticando incêndios, assassinatos e violências. Faziam muitos prisioneiros nas aldeias em redor de Viena. Parte da população levavam como escravos, e parte matavam sem misericórdia. Vendo o estado de muitos desses infelizes que conseguiram escapar, mais de 60 mil habitantes de Viena fugiram da cidade sitiada.

“Vencer com glória ou morrer como cavalheiro”

Para incentivar seus homens e os cidadãos de Viena à resistência, o Conde de Stahrenberg fez-lhes uma preleção que terminava com as palavras: “Preferimos uma morte gloriosa no campo de honra que entregarmo-nos aos inimigos. […] Segui-me como vosso líder, cordial e alentadamente, já que penso ou vencer com glória ou morrer como cavalheiro”.(6)

Os olhos da Europa estavam voltados para Viena, e em todas as igrejas, por ordem do Papa, foi exposto o Santíssimo Sacramento.

Quando Sobieski chegou com seu exército libertador nas proximidades de Viena, em 11 de setembro, a cidade exangue já estava em seus últimos haustos. No dia seguinte os cristãos cruzaram o Danúbio e juntaram-se às forças alemãs, sob o comando do Eleitor da Saxônia, João Jorge, e do Príncipe Carlos de Lorena. O total das forças cristãs chegava a 84 mil homens, sendo 38 mil infantes e 46 mil ginetes.

Ao saberem da chegada de Sobieski, os turcos foram tomados de terror, ainda mais que já estavam agastados com a duração do cerco, que excedia os usuais 43 dias, e suas fileiras estavam sendo dizimadas pelas balas dos resistentes e pela peste. Mas tinham ainda 170 mil guerreiros, sem contar as divisões que estavam na Hungria.

“Promessa: vitória se houver confiança em Deus”

Na manhã do dia 12 de setembro de 1683, travou-se a famosa batalha. Antes, na madrugada desse dia, Sobieski com todo seu estado-maior assistiu à Missa celebrada por um capuchinho enviado por Inocêncio XI, Frei Marco d’Aviano, que tinha fama de santidade e de visão profética do futuro. O próprio Sobieski acolitou a Missa. No fim desta, depois de abençoar o exército, Frei d’Aviano disse aos combatentes: “Em nome do Santo Padre, vos digo que a vitória é vossa, se tiverdes confiança em Deus”. Nesse momento Sobieski armou seu filho cavaleiro.

Depois, quando os dois exércitos estavam frente a frente, Sobieski deu sinal para o combate com o grito: “Deus é nosso auxílio!”

A resistência dos turcos foi desesperada. Por duas vezes foram acuados, e por duas vezes refizeram-se e contra-atacaram. Em determinado momento daquela carnificina, os hussardos carregaram com sua habitual impetuosidade sobre o inimigo, mas este era muito compacto e parecia impenetrável. Por isso os hussardos recuaram para nova investida. Mas os inimigos, tomando aquilo como fuga, correram atrás deles, abrindo assim sua defesa. Os hussardos então voltaram-se contra eles, junto a um reforço, abrindo grandes clareiras em meio ao inimigo e gritando o nome de Sobieski. Os turcos debandaram em desordem, enquanto o rei polonês e seus cavaleiros lançavam-se em sua perseguição. Os dois lados lutavam valentemente. Sobieski estava em toda parte comandando, combatendo, encorajando seus homens e impelindo-os sempre para a frente. Ele foi o primeiro a entrar no campo infiel. Kara Mustafá já havia fugido, os turcos foram vencidos e a Cristandade estava salva.

Vitória por Deus numa luta a Ele consagrada

Sobieski enviou ao Papa a notícia da vitória, junto ao “Estandarte do Profeta” tomado aos turcos.

“Prostrado, com os braços abertos, Sobieski declarou que era pela causa de Deus que ele estava lutando, e Ele quem dera a vitória: ‘Veni, vidi, Deus vincit’, escreveu ele em sua carta a Inocêncio XI”.(7)

Sobieski atacou ainda os turcos na Hungria, fazendo-os recuar ainda mais, e depois voltou à Polônia para passar o inverno. O perigo turco estava quebrado para sempre.

De volta à pátria, Sobieski passou seus últimos anos no seio da família, onde veio a falecer em 1696, consumido pelas preocupações políticas e pela doença.

“Ele amava as ciências, falava várias línguas, e não se fazia menos amar pela doçura de seu caráter que pela atração de sua conversação”.(8)

ABIM

▬▬▬▬▬▬

Notas:

1. S. Tarnowsi, Sobieski,  in The Catholic Encyclopedia”, vol. 15, New York, The Universal Knowledge Foundation, Inc., 1911, pp. 61-62.

2. Juan Batista Weiss, Historia Universal, Tipografia La Educación, Barcelona, 1930, vol. XI, p. 880.

3. Id., pp. 881, 882.

4. Id., p. 883.

5. Id., p. 884.

6. Id., p. 889.

7. The Catholic Encyclopedia, id., p. 62.

8. Dictionnaire de la Conversation et de la lecture, par une société de savants et de gens de lettres, Paris, Librairie de Firmin Didot Frères, Fils et Cie., 1863, tomo 11, p. 589.