quarta-feira, 27 de maio de 2020

Abertas as inscrições para jovens dos 12 aos 17 anos no programa «OTL - Ocupação de Tempos Livres»


* Desenvolver competências sociais e pessoais em atividades lúdico-formativas nas férias verão
As atividades no âmbito deste programa decorrem até 13 de setembro e os/as jovens podem inscrever-se até cinco dias antes da data de início de cada projeto.
A inscrição é feita na Plataforma dos Programas da Juventude onde podem conhecer os projetos na modalidade de curta duração.
Este programa pretende, através de processos de educação não formal, desenvolver capacidades e competências nos/as jovens, proporcionando-lhes oportunidades para a execução de tarefas, através da prática de atividades lúdico-formativas, contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável.
Os projetos disponíveis realizam-se em diferentes áreas de intervenção:
  • Ambiente e/ou proteção civil;
  • Apoio a idosos e/ou apoio à infância;
  • Cultura e/ou património;
  • Combate à exclusão social;
  • Saúde;
  • Associativismo;
  • Desporto;
  • Direitos Humanos;
  • Direitos dos animais;
  • Cidadania.
programas.juventude.gov.pt/ferias

*Mais informações
Portal da juventude: www.ipdj.gov.pt 

MUNICÍPIO DE SILVES SUSPENDE PRAZOS DE CONCLUSÃO DO PROCEDIMENTO DE REVISÃO E DE ELABORAÇÃO DE PLANOS DE PORMENOR

Site Autárquico da CM Silves MUNICÍPIO DE SILVES SUSPENDE PRAZOS ...
A Câmara Municipal de Silves, em reunião realizada a 18 de maio, deliberou suspender o prazo para a conclusão do procedimento de revisão do PDM de Silves e dos procedimentos de elaboração dos Planos de Pormenor (PP) em curso, nomeadamente do PP da Cerca da Feira, PP do Ribeiro Meirinho, PP de Pêra Sul, PP da Feitoria Fenícia e PP de Vales de Algoz.

Esta suspensão de prazos produz efeitos a partir de 9 de março de 2020 e vigorará enquanto a situação excecional de prevenção, contenção, mitigação e tratamento da infeção epidemiológica pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), motivador da doença COVID-19, se mantiver, e não impede a prossecução dos trabalhos de revisão do PDM e de elaboração dos referidos Planos de Pormenor, enquanto decorrer o período de suspensão.

As deliberações que aprovaram as suspensões referidas anteriormente poderão ser consultadas no portal do Município de Silves, nas áreas destinadas a cada um dos planos territoriais em causa em https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/6699/municipio-de-silves-suspende-prazos-de-conclusao-do-procedimento-de-revisao-e-de-elaboracao-de-planos-de-pormenor.aspx.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SILVES APROVA ISENÇÃO DE TAXAS MUNICIPAIS PARA COMERCIANTES

Loulé | Covid-19: Câmara Aprova Isenção de Taxas Municipais

A Assembleia Municipal de Silves, na sua sessão ordinária de 26 de maio de 2020, aprovou por unanimidade a isenção do pagamento de taxas de ocupação do espaço público e/ou de publicidade, para todos os particulares que tiveram o seu estabelecimento de comércio e/ou de prestação de serviços encerrado ou com atividade suspensa em cumprimento das medidas restritivas impostas pelo Governo no âmbito da execução da declaração do estado de emergência, fundamentada na situação de calamidade pública provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19.

Esta medida resulta de proposta do executivo municipal permanente CDU, liderado pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, que já tinha merecido a aprovação unânime da Câmara Municipal de Silves, em reunião realizada no passado dia 14 de abril.

Através desta isenção de taxas, o Município de Silves deverá abdicar da sua receita, estimada no valor próximo de 93 mil euros, para aliviar no imediato o impacto negativo da paralisação económica adveniente do encerramento ou da suspensão forçada da atividade dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, como também apoiar e dinamizar o relançamento da atividade económica do concelho perante as implicações sérias que a situação de calamidade pública ocasionada pela pandemia internacional do novo coronavírus está a ter sobre a economia nacional e local.

Os empresários e comerciantes locais poderão, a partir de agora, solicitar junto dos serviços municipais o reembolso das taxas de março de 2020 para diante, bem como não pagar quaisquer taxas em relação a novos pedidos relacionados com a ocupação do espaço público e/ou publicidade até dezembro de 2020.

Recorde-se que, para além desta medida, foram já aprovadas pela Câmara Municipal de Silves outras medidas de apoio à comunidade devido à situação excepcional do surto epidémico do novo coronavírus e que se traduzem na ativação do Fundo de Emergência Social; no diferimento do pagamento das faturas de fornecimento de água e de saneamento, não ocorrendo a cobrança de juros de mora, nem a suspensão da prestação do serviço público em referência; na suspensão do prazo de cobrança de todas as taxas relativas ao licenciamento municipal de publicidade requerido por empresas publicitárias; e na isenção do pagamento das rendas para os concessionários e arrendatários comerciais de espaços municipais.


AVEIRO | APROVADO PLANO OPERACIONAL MUNICIPAL PARA PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIOS


Limpeza de Terrenos até 31 de maio 

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Aveiro, que promove a articulação entre as entidades intervenientes no Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovou por unanimidade o Plano Operacional Municipal para o ano 2020, para a época de prevenção de incêndios e rurais que se aproxima.

Este plano define a estratégia de prevenção e combate dos incêndios florestais e regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais, tendo como principais objetivos: desenvolver um sistema de deteção e vigilância articulado e eficaz; mobilizar rapidamente os meios de combate; extinguir os incêndios na sua fase inicial, e, evitar o risco para a população, seus bens e atividades. 

Limpeza de terrenos 
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) relembra que, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, os terrenos junto aos edifícios e aos aglomerados populacionais devem ser limpos até dia 31 de maio. 

Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades, que detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais são obrigados a proceder à gestão de combustível, ou seja, à limpeza de vegetação nos terrenos, numa largura de 50 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, sempre que esta faixa abranja terrenos ocupados com floresta, matos e pastagens, ou, numa largura de 10 metros quando a faixa abranja exclusivamente terrenos ocupados com outras ocupações. 

Também os terrenos inseridos nas faixas exteriores, de largura 100 metros, de proteção aos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais, e definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, terão que ser limpos. 

Podem ser obtidas mais informações em https://www.cm-aveiro.pt/servicos/ambiente/ florestas ou junto do Gabinete Técnico Florestal da CMA.

AVEIRO | DEMOLIÇÃO DO ANTIGO AQUARTELAMENTO DA POLÍCIA MARÍTIMA DO CAIS DO PARAÍSO


Está em curso a demolição do antigo aquartelamento da Polícia Marítima do Cais do Paraíso e limpeza do espaço envolvente, uma obra no valor de 30.634€, a cargo da empresa Construtora Paulista, Lda.. 

No âmbito do processo em curso de formalização da entrega em propriedade plena deste terreno entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Marinha / Ministério da Defesa Nacional, materializando o velho acordo estabelecido entre as referidas entidades aquando da reabilitação pela CMA do Edifício da Antiga Capitania para sala de exposições, auditório e edifício-sede da Assembleia Municipal, a Marinha / Ministério da Defesa Nacional autorizaram a CMA a proceder desde já à demolição da referida construção (que se encontra em adiantado estado de degradação, com riscos para a saúde e segurança pública) e limpeza do respetivo terreno.



Castelo de Paiva | Agora no espaço da Feira Quinzenal

CM DE CASTELO DE PAIVA RETOMA REALIZAÇÃO DA “FEIRA AGRÍCOLA” NO PRÓXIMO DOMINGO

     Câmara Municipal de Castelo de Paiva volta a promover no próximo Domingo, dia 31, agora no amplo espaço do Largo da Feira, mais uma edição da “ Feira Agrícola “, um certame de sucesso com vista à promoção e valorização dos produtos agrícolas e tradicionais do concelho, constituindo uma excelente oportunidade para a população paivense e inúmeros visitantes, conseguirem comprar a preços acessíveis, produtos frescos e de excelente qualidade, produzidos no território concelhio.

     O Vereador José Manuel Carvalho, responsável pelo Pelouro de Feiras e Certames, faz questão de enaltecer esta organização e destaca a importância deste regresso à normalidade e a oportunidade do evento, aproveitando para realçar o interesse da valorização e divulgação dos produtos endógenos, evidenciando a importância da Feira Agrícola, criada há nove anos pela Câmara Municipal, e desde sempre assumida como factor de dinamização económica e de possibilidade de negócio para muitos paivenses.
      Este responsável municipal refere ainda que, são muitos paivenses que têm neste certame mensal, uma forma de escoamento dos seus produtos rurais e ainda melhorar o rendimento familiar, assegurando-se assim, um espaço previligiado e alternativo de comércio, de divulgação e um modelo para exposição de uma diversidade de produtos agrícolas de grande qualidade produzidos no território de Castelo de Paiva e que, são sempre muito procurados por quem visita o municipio de Castelo de Paiva, no ultimo Domingo de cada mês, lembrando a propósito, que também já no próximo mês, será retomada a Feira Quinzenala 6 e 21 de casa mês.    
            Recorde-se que, desde os produtos agrícolas, este certame é aberto a vários sectores de actividade, como produtos hortícolas, aves de capoeira, fumeiro caseiro, mel, os doces regionais, licores, vinhos, compotas e outros produtos do artesanato local, produtos e trabalhos de gente que encontra nesta feira, uma oportunidade única para comercializar aquilo que vão produzindo nas suas explorações agrícolas e nos seus pequenos negócios.
     Convém reforçar que, esta iniciativa municipal, será realizada com rigorosas normas de higiene e segurança, cumprindo todas as directrizes emanadas das autoridades de saúde pública, sendo obrigatório:
 Uso de máscara para vendedores e público;
 Existência de dispensadores para desinfecção das mãos;
✅ Respeitando a distância de segurança;
✅ As entradas e afluência de público serão controladas por funcionários municipais.
✅ Criar espaço livre entre tendas ou pontos de venda, para evitar ou impedir qualquer aglomerado de pessoas

    Mesmo realizada ao ar livre, a Feira Agrícola terá todas regras de higiene e segurança, tal como por exemplo, as existentes nos supermercados e mercados, que têm estado sempre em funcionamento, esperando-se que a população paivense possa aderir de forma responsável, cívica e segura.

 Carlos Oliveira

Pela Divisão de Cultura, Desporto e Turismo

Câmara Municipal de Cantanhede promove desporto em casa 

O Município de Cantanhede tem vindo o promover aulas diárias de desporto como forma de incentivo à prática de atividade física e o reforço de um estilo de vida mais saudável junto da população. 

Numa altura em que as Piscinas Municipais ainda se encontram encerradas devido ao Coronavírus, dando cumprimento às normas impostas pela Direção-Geral da Saúde, o corpo técnico da Divisão de Desporto da edilidade cantanhedense sugere conteúdos de treino em casa, que podem ir desde as crianças até à população sénior. 

Esta retoma gradual das atividades desportivas no concelho de Cantanhede, tem por base um esquema de apoio desportivo à distância, propondo conselhos úteis e vantajosos, especialmente direcionado para a atividade física orientada, individualizada e controlada. 

Para aceder aos conselhos da equipa de profissionais basta consultar a página do Facebook da Câmara Municipal de Cantanhede, em www.facebook.com/MunicipiodeCantanhede/.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita o IPCA

Análise dos desafios que se colocam às IES na retoma da atividade económico e social foi o mote da visita.


O Ministro da Ciência da Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou esta tarde as instalações e os laboratórios do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos.

Analisar o plano de retoma gradual das atividades letivas presenciais no IPCA, bem como discutir oportunidades e desafios que se colocam às IES no contexto de recuperação da economia e da sociedade foram os principais temas em debate.

O Ministro Manuel Heitor frisou o papel determinante das IES, e do IPCA em particular, no processo de recuperação económica, nomeadamente através da oferta especializada e de curta duração que deve ser colocada à disposição da população desempregada ou sem ocupação por força da pandemia provocada pela COVID 19.

Durante a visita o Ministro teve ainda oportunidade de visitar o Applied Artificial Intelligence Laboratory onde foram apresentados alguns dos projetos de I&D em curso, bem como os laboratórios de design, desenvolvimento de produto e de audiovisuais onde presenciou a realização de algumas aulas laboratoriais em contexto presencial.

O professor Manuel Heitor aproveitou o momento na presença de estudantes para apelar a que continuem a estudar, sempre em segurança para que “adquiram competências de forma mais sólida através do contacto físico do que apenas na modalidade à distância”.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, ressalvou durante a visita que o IPCA está preparado para receber os estudantes de forma gradual: “Todas as divisões estão devidamente identificadas, as circulações condicionadas, implementamos o uso obrigatório de máscara e dispensamos as soluções desinfetantes pelas várias divisões”.

O IPCA retomou gradualmente as atividades presenciais desde o dia 18 de maio, e tem para consulta o Plano Operacional para Retorno às Atividades Presenciais no IPCA.




Barcelos,

Évora comemora Dia Mundial da Criança com atividades online


O Dia Mundial da Criança é celebrado pela Câmara Municipal de Évora no dia 1 de junho através de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas online na página do facebook Évora Cidade Educadora. Este ano, devido aos constrangimentos decorrentes da situação de pandemia provocada pelo Covid19, as comemorações integram um programa exclusivamente digital.

Para assinalar esta data festiva destinada às crianças da educação Pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, a Autarquia promove sessões de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nomeadamente: AEC – Brincar, Aprender e Crescer, AEC – Expressão Dramática, AEC - Jogos Matemáticos e AEC - Danças Urbanas. Relembramos que o programa municipal das AEC, interrompido nas suas vias usuais devido às contingências da crise sanitária, está de volta ao quotidiano dos alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico através das plataformas digitais

O programa contempla a participação da contadora de histórias Bru Junça, com uma sessão especial de contos para os mais novos. No âmbito do projeto municipal Artes à Escola terá lugar o espetáculo “O Marinheiro de Sonhos”, pela Associação Cultural – Do Imaginário. Este espectáculo conta a estória de um menino que brincava à beira-mar. Tanto brincou e correu que por fim adormeceu e começou a sonhar com muitas, muitas histórias que sempre ouvira contar ao seu avô marinheiro. 

Assista às atividades na página Évora Cidade Educadora: https://www.facebook.com/EvoraCidadeEducadora/ 

MUNICÍPIO DE SILVES PROCEDE À REGULARIZAÇÃO DO AREAL NA PRAIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA E NA PRAIA GRANDE (PÊRA)

Site Autárquico da CM Silves MUNICÍPIO DE SILVES PROCEDE À ...
Encontram-se em curso trabalhos de regularização do areal nas praias de Armação de Pêra e Praia Grande (Pêra), envolvendo homens e máquinas pesadas. A ação incide, sobretudo, na reposição do areal nas áreas concessionadas, contemplando, igualmente, melhorias nos acessos rodoviários e pedonais às praias, tanto na Praia Grande, como na zona do Barranco do Vale do Olival.
De salientar que, para além destes trabalhos, durante o período da época balnear, o Município de Silves também promove regularmente a limpeza manual e mecânica do areal das praias, através de empresas contratadas para o efeito. A limpeza diária estende-se ao areal, falésias, zona dunar, parques de estacionamento, acessos pedonais e recolha de resíduos.

Estas intervenções da autarquia inserem-se na estratégia municipal de promoção dos importantes valores turísticos e da economia de Armação de Pêra, que assumem um papel extremamente relevante durante a época balnear, trazendo ao concelho dezenas de milhares de visitantes e turistas.

Município de Cantanhede assina protocolo

Instalação de posto de carregamento para veículos elétricos



A Câmara Municipal de Cantanhede, sensibilizada com o meio ambiente, vai assinar um protocolo com a MOBI.E, SA, para a instalação de um posto de carregamento de veículos elétricos. 

Com o objetivo de promover uma mobilidade sustentável, baseada na utilização de transportes com baixos impactes ambientais, e no seguimento da Resolução de Ministros n.º 49/2016, de 1 de setembro, que prevê o lançamento da 2.ª fase da Rede Piloto de carregamento de veículos elétricos, para os Municípios ainda não servidos na 1.ª fase da Rede Piloto MOBI.E, na qual Cantanhede faz agora parte. 

Este protocolo visa estabelecer uma relação de parceria de forma a criar as condições necessárias para a dinamização da utilização de veículos elétricos no Município de Cantanhede, com a instalação de um posto de carregamento normal para veículos elétricos, no estacionamento n.º 12, nas traseiras da Caixa Geral de Depósitos, com dois pontos para igual número de veículos, que já se encontra a funcionar desde o início desta semana. A autarquia mostrou-se ainda recetiva a receber mais postos de carregamento, uma vez que existe cada vez mais procura neste âmbito. 

A utilização do posto ainda é gratuita, sendo a energia suportada pela Câmara Municipal. Para a utilização do posto, os utilizadores devem utilizar um cartão de autenticação na rede MOBI.E, o qual é fornecido por um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). 

Não obstante os utilizadores terem de contratualizar o fornecimento de eletricidade para o seu veículo com um dos CEME, no caso de utilização dos postos instalados pela MOBI.E na via pública, não terão qualquer custo até ao dia 30 de junho de 2020. 

Recorde-se que a Câmara Municipal, preocupada com a sustentabilidade e o meio ambiente, está a apostar na renovação da sua frota, estando a adquirir veículos elétricos.

Quando uma conversão é profunda

Plinio Maria Solimeo

Às vezes vemos notícias sobre conversões ao catolicismo de atletas famosos. O que nos surpreende é a seriedade com que os neo convertidos passam a viver a vida religiosa, sendo comum procurarem a forma antiga da liturgia para as suas devoções. John Scott é um desses exemplos. Nascido no Canadá 37 anos atrás, passou sua vida profissional entre seu país e os EUA, onde se formou em engenharia pela Universidade de Michigan. É casado e pai de cinco filhas, incluindo duas gêmeas.

Scott se tornou conhecido como jogador da Liga Profissional americana de hóquei sobre gelo, a qual move milhões naquele país. Esse esporte é tão violento ou mais que o futebol americano. Por isso, com seus quase dois metros de altura ele se sobrepunha aos adversários. Sua maior notoriedade ocorreu na temporada 2015-16, quando foi escolhido pelos fãs como capitão da equipe da Divisão do Pacífico da Conferência Oeste para o All-Star Game.

Desde criança começou a praticar hóquei, esporte muito popular no Canadá devido à neve. Ele confessa que aprendeu a interagir com outras pessoas por meio do esporte. Como não possuía formação religiosa, o hóquei teria sido para ele a coisa mais próxima de uma religião, pois coloriu a sua visão da vida. Como profissional, Scott adquiriu fama de violento durante os jogos: “Lutar era parte rotineira da minha carreira. Fui pago para proteger meus colegas de equipe, mas gostaria de não ter feito isso”.

Universitário, ele conheceu sua futura esposa, Danielle, uma moça católica cuja fé lhe proporcionou uma base estável de vida. Ele estava de algum modo ‘patinando no gelo fino’, pois não tinha uma explicação geral de como o mundo foi montado ou seu significado. Quando pernoitava na casa de sua namorada, dormia no porão, enquanto ela dormia em seu próprio quarto. Iam juntos à missa com os pais dela.

Quando os dois falaram sobre o casamento, Danielle deixou claro que “se eu quisesse me casar, teria de ser na Igreja Católica, e eu teria que concordar em criar nossos filhos como católicos. Depois nos reunimos com um padre e discutimos o compromisso de toda a vida um com o outro, a procriação e instrução das crianças”. Nessa conversa ficou bem claro que o casamento era para toda a vida, que não fariam controle artificial da natalidade, pois a Igreja o proíbe, e deveriam aceitar todos os filhos que Deus mandasse.

Quando o repórter lhe observa que o tamanho de sua família é maior que o da maioria dos americanos, ele afirma: “É estatisticamente incomum, mas o importante não é ser mediano, mas viver como a Igreja nos ensina a viver, estando abertos à vida”. Ele, com efeito, sabe o que quer e quer o que faz: “Com famílias maiores, há amigos incorporados e oportunidades de abnegação e expansão dos horizontes, há sempre algo para aprender”.

Embora fosse à Missa com a esposa e seus familiares, John não deu logo o passo decisivo para se tornar católico. Foi só em 2016, quando se aposentou, que ele fez o curso completo de catequização, sendo batizado na Páscoa de 2017. Cumpre salientar que, além de profundos, esses cursos de catequizaçãonos EUA são muito conservadores do que no Brasil. Para ele, os católicos são obrigados a compartilhar a fé, mas, ao mesmo tempo, permitir que cada pessoa tome a própria decisão.

A família de John Scott adota o homeschooling, ensinando suas filhas em casa. Ele comenta que como estavam com isso perdendo um pouco o senso de comunidade, decidiram procuraram uma paróquia em que houvesse muitas famílias numerosas para se relacionarem. Encontraram então igreja do Santíssimo Rosário, em Cedar, Michigan, conhecida por seus vitrais em estilo gótico e cuja Missa é celebrada com suma reverência no rito extraordinário, além de ser uma rica fonte de catequese familiar.

Scott comenta: “Somos afortunados por assistir a uma missa solene aos domingos. É gratificante fazer parte dela, com a precisão dos acólitos, o incenso, a música celestial, e a língua usada. Eu até estou aprendendo mais o latim para poder acolitar a Missa”. A igreja tem uma capela de adoração perpétua do Santíssimo Sacramento: “Aguardo com expectativa minha hora semanal de adoração eucarística, que é um período muito valioso para estar na presença direta de Deus”, onde há paz e se obtém ajuda para viver melhor.

Perguntado sobre as devoções familiares, Scott diz: “Todos nós temos nossas devoções individuais. Mas juntos rezamos um Rosário diário em família, que é a coisa mais importante que todos podemos fazer juntos agora”. Em sua casa foram entronizados o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, praticam a devoção recomendada em Fátima da Primeira Sexta-feira e o Primeiro Sábado do mês, além das orações da manhã, do Ângelus, e ainda, quando podem, assistem à Missa durante a semana. Essas devoções lhes dão uma sensação de estrutura e lhes recorda a necessidade de pedir ajuda para superar as tentações do mundo e fazer a vontade de Deus.

Em uma demonstração da profundidade de sua conversão, John Scott fala da pouco praticada devoção ao castíssimo esposo de Maria: “O que também faz todo sentido, especialmente para nós, homens, é aprender mais sobre São José, e confiar em sua ajuda”. Considera São José o modelo de todos os maridos e pais cristãos. Foi ele quem deu o nome a Jesus e salvou-O de Herodes. Seu silêncio foi sua força, liderou e protegeu a Sagrada Família.

John Scott fala sobre a necessidade de se praticar abertamente a fé: “Este é o momento em que precisamos ouvir mais sobre a grandeza do catolicismo, que oferece uma alternativa ao que ouvimos e vemos tanto hoje. A felicidade do mundo é muito superficial, mas a felicidade do catolicismo é profunda”. Para ele, existem muitos caminhos possíveis para partilhar a fé, mas todos eles são motivados pelo desejo de ajudar as pessoas a encontrar o caminho para o Céu. Essa é a luta que importa. A Igreja Católica, com suas devoções e seus sacramentos, torna isso possível.

John Scott escreveu sua autobiografia [capa acima], com o título: A Guy Like Me: Fighting to Make the Cut (em tradução livre: Um homem como eu: lutando para fazer a diferença).

ABIM

Pombal usa marca “Pombalíssimo Made In Pombal” para promover comércio local

A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião do passado dia 22, outorgar um contrato de cedência, a favor do Município e sem custos, da marca “Pombalíssimo Made In Pombal”.
A marca foi criada por duas alunas da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal, sendo até à data propriedade da sociedade detentora da escola (Pombal Prof – Sociedade de Educação e Ensino Profissional, S.A.) e das alunas.
Pelo seu historial na promoção dos produtos locais, pela designação e pela sua representação gráfica (em anexo), a marca representa uma significativa mais-valia para o concelho e para o seu marketing territorial e de produto.
A primeira iniciativa à qual a marca será associada será o lançamento, a curto-prazo, de uma plataforma online, que será um canal alternativo de promoção dos produtos e do comércio local.

I Liga: Campeonato passa a ter 5 substituições

Treinadores passam a ter nove suplentes no banco.
Campeonato passa a ter cinco substituições e nove suplentes ...
A Liga Portugal confirma que, nas 10 jornadas que faltam para concluir o campeonato de futebol, as equipas vão poder realizar cinco substituições.
A medida aprovada pela FIFA, a 8 de maio, entra em vigor também em Portugal até ao final da época desportiva.
As substituições podem acorrer em três períodos durante o jogo e no intervalo.
Já os treinadores passam a ter à disposição nove suplentes.
Leia comunicado:
“No remanescente da época desportiva 2019-20, os clubes devem designar em cada jogo até nove suplentes, podendo, em três momentos do tempo regulamentar e no intervalo, efetuar até cinco substituições de jogadores sem distinção das posições em que jogam e independentemente de os substituídos se encontrarem ou não lesionados”.
A ideia será tentar minimizar as lesões depois da longa paragem devido à Covid-19.
O futebol português regressa a 3 de junho, praticamente três meses depois de ter parado devido à pandemia do novo coronavírus.
RR

“Coimbra a Brincar”: Dia Internacional do Brincar vai ser celebrado no Facebook

Coimbra a Brincar: Dia Internacional do Brincar vai ser celebrado ...
A próxima edição do “Coimbra a Brincar” foi adiada para 2021, mas a celebração do Dia Internacional do Brincar – que levou à criação daquele evento organizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) com diversos parceiros da região – não vai deixar de ser feita este ano.
Assim, no próximo dia 28 de maio, a página de Facebook do “Coimbra a Brincar” (www.facebook.com/CoimbraaBrincar) vai ser um ponto de encontro para todos os que não querem deixar de brincar, com a partilha de desafios, histórias, experiências e outras atividades, tanto em direto e à distância, como através de vídeos gravados previamente.
Estes conteúdos, que começarão a ser partilhados a partir das 09:30 e até às 19:00 horas, são dirigidos a todas as idades e foram preparados pela ADAV - Associação de Defesa e Apoio da Vida, ANIP - Associação Nacional de Intervenção Precoce, Exploratório, GNR - Guarda Nacional Republicana, IAC - Instituto de Apoio à Criança, ISCAC Coimbra Business School, Museu da Água de Coimbra/Águas de Coimbra, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e Museu de Santa Clara-a-Velha.
Ao longo do dia, irão também ser revelados os três primeiros classificados do concurso #todosbrincamemcasa, através do qual o “Coimbra a Brincar” desafiou qualquer pessoa a enviar uma foto ou um vídeo de um momento de brincadeira.
O “Coimbra a Brincar” foi organizado pela primeira vez em 2013, tendo vindo a juntar todos os anos milhares de pessoas e a levar a alegria do brincar a diversos pontos da cidade, através de um número crescente de atividades (nas últimas edições, sempre acima da centena) completamente gratuitas e para todas as gerações.

Treze concelhos de Faro, Bragança e Portalegre em risco muito elevado de incêndio

Treze concelhos de Faro, Bragança e Portalegre em risco muito ...
Treze concelhos dos distritos de Faro, Bragança e Portalegre apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em risco muito elevado estão os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Bragança, Vinhais (Bragança), Gavião (Portalegre), Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim (Faro).
O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Aveiro, Braga, Vila Real, Braga e Bragança em risco elevado de incêndio.
De acordo com o IPMA, pelo menos até ao fim de semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente.
Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Faro e Setúbal sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Lusa

Sabe que em Aveiro existe um Posto Fixo onde pode fazer hoje a sua dádiva de sangue?


A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do colectivo. 

Esta é a missão da ADASCA: lutar pelo respeito integral da pessoa do dador de sangue, na construção contínua da cidadania e da justiça social. Unidos os objectivos se tornam mais fáceis de alcançar. 

O compromisso primordial da ADASCA é estar ao lado dos dadores de sangue, pela defesa dos seus direitos, para que a justiça social nesta área seja uma realidade. Não somos melhores. Nem piores. Somos iguais a nós próprios. Melhor é a nossa causa.

Mais informação no site 

Pandemia teve impacto de 680 Milhões nas contas públicas até Abril

Pandemia teve impacto de 680 ME nas contas públicas até abril | TVI24
A pandemia de covid-19 teve um impacto de 680,2 milhões de euros nas contas das Administrações Públicas até abril, de acordo com a Síntese da Execução Orçamental hoje divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).
"Até abril, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da covid-19, bem como aquelas que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 319,9 milhões de euros e a um aumento da despesa em 360,3 milhões de euros", totalizando 680,2 milhões de euros, pode ler-se na síntese da DGO.
Do lado da receita, as prorrogações dos pagamentos de impostos até abril que foram remetidas para o segundo semestre, por um período até seis meses, chegam aos 229,4 milhões de euros para o IVA e 90,5 milhões de euros para o IRS.
No entanto, na tabela disponibilizada pela DGO, não estão ainda disponíveis os valores relativos à 2suspensão de execuções fiscais da receita fiscal", "prorrogação das contribuições para a Segurança Social" e "suspensão de execuções fiscais das contribuições para a Segurança Social".
Já no lado da despesa, a medida com maior impacto foi o 'lay-off', totalizando 144,6 milhões de euros, seguindo-se despesas com Saúde ("Equipamentos de proteção individual, medicamentos e outros"), que chegaram aos 82,4 milhões de euros.
A rubrica que se segue com mais impacto na despesa foi a dos Ventiladores e outros equipamentos de cuidados intensivos, que totalizou 45,5 milhões de euros, seguindo-se o Apoio extraordinário à redução da atividade económica, que alcançou os 22,1 milhões de euros.
O apoio excecional à família custou 13,8 milhões de euros aos cofres do Estado, e o Isolamento Profilático 12,3 milhões de euros, e outros serviços associados a Equipamentos de Proteção Individual custaram 10,3 milhões de euros.
A prorrogação do desemprego custou 6,1 milhões de euros, o reforço de recursos humanos (contratação e horas extra) custou 4,7 milhões de euros, o apoio ao teletrabalho 2,4 milhões de euros e outros encargos 1,1 milhões de euros.
A Direção-Geral do Orçamento inclui ainda na despesa de ativos financeiros a Linha de apoio a microempresas do setor do Turismo, orçado em 15 milhões de euros.
O quadro disponibilizado pela DGO "apresenta a despesa realizada de acordo com as medidas elencadas no programa de Estabilidade 2020, por classificação económica e por subsetor das Administrações Públicas".
Na secção dedicada exclusivamente à quantificação das despesas associadas à covid-19, a DGO assinala que se até março já se evidenciava algum impacto da pandemia, "essa evidência tornou-se mais expressiva em abril e tornar-se-á mais claro o seu impacto e a sua individualização nos períodos subsequentes".
Esse processo será "decorrente dos tempos inerentes à concretização dos processos de realização da despesa pública (desde a autorização até aos pagamentos) e à sua relevação contabilística e subsequente reporte mensal da informação ao Ministério das Finanças, bem como da melhor perceção do impacto sobre a receita", segundo o documento da DGO.
Os dados apresentados na execução orçamental "referem-se apenas às principais medidas com expressão orçamental nas Administrações Públicas e, não sendo exaustivos, identificam-se nesta fase, as mais expressivas".
"Adicionalmente, contam-se medidas de apoio ao financiamento à economia que não têm impacto em termos de contabilidade orçamental, como é o caso das que se consubstanciam na prestação de garantias pelo Estado nas linhas de apoio à Economia", bem como medidas direcionadas ao setor privado, como as moratórias bancária e das rendas.
A DGO adverte que "o valor das autorizações de despesa já realizadas na Administração Central e Segurança Social, refletir-se-á, de forma mais clara, na despesa dos meses seguintes, devido ao desfasamento já referido".
Lusa

Homem morre afogado e outro está desaparecido na praia de Alvor

Algarve. Homem morre afogado e há um desaparecido em praia de ...
As autoridades marítimas recuperaram hoje o cadáver de uma pessoa que morreu afogada na praia da Prainha, em Portimão, onde procuram também um jovem que está desaparecido, disse à Lusa o capitão do porto de Portimão.
“Por volta das 10:28, recebemos uma informação via Comando Distrital de Operações de Socorro [CDOS - de Faro] para uma situação de préafogamento na praia da Prainha, em Alvor, chegados ao local encontrámos já um cadáver, de 65 anos, e encontra-se desaparecido um jovem de 25 anos”, disse à Lusa o comandante Rodrigo González dos Paços.
As autoridades iniciaram então as buscas para encontrar o jovem desaparecido e colocaram no terreno um dispositivo que está a trabalhar por mar e por terra e espera a chegada de um helicóptero da Força Aérea que se irá juntar às operações, adiantou o capitão do porto.
Para as buscas por mar, que “contam com a ajuda de surfistas”, foram ativadas a lancha salva-vidas e a mota de água de Ferragudo e a lancha da Polícia Marítima de Portimão, precisou a mesma fonte.
Participam no dispositivo, por terra, elementos da Polícia Marítima, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e dos Bombeiros de Portimão, e “foi pedido, via MRCC [Centro de Coordenação de Busca e Salvamento] de Lisboa, o empenhamento de um meio aéreo, um helicóptero da Força Aérea EH101, que já foi acionado e é esperado no local”, acrescentou.
A mesma fonte revelou ainda que, após o início das buscas, foi necessário retirar o salva-vidas de Ferragudo do dispositivo e enviá-lo para uma ocorrência numa gruta em Benagil, no concelho de Lagoa, também no distrito de Faro, onde um homem se sentiu mal.
“Recebemos um alerta a dar conta de que um senhor que se sentiu mal na gruta de Benagil, foi removido deste dispositivo de buscas a lancha salva-vidas de Ferragudo e, quando regressar, retomará o dispositivo”, explicou o capitão do porto de Portimão.
Questionado sobre o estado de saúde da pessoa que se sentiu mal na gruta de Benagil, a mesma fonte respondeu que “ainda se está a avaliar”.
O dispositivo de buscas em Alvor era composto, cerca das 12:20, por 24 homens e nove veículos, segundo a informação disponibilizada pela Proteção Civil na Internet.
Lusa

Autoridade de Saúde dos Açores admite demora na comunicação de resultados

Autoridade de Saúde dos Açores admite demora na comunicação de ...
A Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu hoje alguma demora na comunicação de resultados de análises à covid-19 a passageiros à espera de autorização para viajarem para outra ilha, justificando-o com o maior volume de testes realizados.
“Temos alguns casos que coincidiram com o maior volume de testes que fizemos aqui na região. São situações que temos vindo a acompanhar, em algumas dessas situações já foram dadas autorizações para o regresso à ilha de residência, alguns dos casos já estão na sua ilha de residência e há alguns que ainda subsistem e que as delegações de saúde não terão comunicado os resultados por via do volume que houve”, afirmou o responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores.
Tiago Lopes, que é também diretor regional da Saúde, falava, em Angra do Heroísmo, num ponto de situação sobre a evolução do surto da covid-19 no arquipélago.
Atualmente, apenas as ilhas Terceira e São Miguel têm ligações aéreas com o exterior do arquipélago, através da TAP, e as viagens interilhas estão reduzidas a transporte de carga e ao transporte excecional de passageiros, com autorização da Autoridade de Saúde Regional.
Os passageiros que têm como destino final outras ilhas que não Terceira e São Miguel só obtêm essa autorização, após 14 dias de quarentena e um teste negativo à infeção pelo novo coronavírus.
Desde o início de março, os dois laboratórios de referência dos Açores já realizaram perto de 20 mil análises à covid-19, estando ainda a aguardar colheita de amostra ou resultado laboratorial 1.421 pessoas (a maioria referente a rastreios).
“Num dos dias desta semana tivemos cerca de 1.000 análises processadas. É natural essa sobrecarga a diversos níveis, no que diz respeito às análises e aos respetivos resultados”, sublinhou Tiago Lopes, acrescentando que os resultados passaram a ser comunicados por SMS para “agilizar o processo”.
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou na segunda-feira que as ligações interilhas seriam retomadas “de forma gradual” a partir de sexta-feira.
Questionado sobre a forma como essas operações seriam retomadas e sobre a suspensão das quarentenas obrigatórias para quem viaja entre ilhas, Tiago Lopes disse apenas que a circular normativa em vigor estava a ser “revista”, sem revelar pormenores.
“Muito em breve iremos emitir as orientações e recomendações e os procedimentos a ter para que se efetive essa retoma”, avançou.
Os Açores não registam novos casos de infeção há mais de uma semana e têm atualmente seis casos positivos ativos, cinco na ilha de São Miguel e um na ilha do Pico, que, segundo o responsável da Autoridade de Saúde Regional, poderá estar já curado.
Em causa está uma criança de três anos, por isso as autoridades de saúde deram “o devido tempo” para voltar a realizar a colheita de amostras.
“Sem pressa de ‘zerar’ o número de casos positivos ativos na região — não é esse o nosso intuito –, estamos a dar o devido tempo, para que, atendendo aos casos positivos ativos que temos neste momento na região, possamos com a devida calma fazer os respetivos testes”, afirmou.

Autoridade de Saúde dos Açores diz que atualizou dados na plataforma da DGS

O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores garantiu hoje que introduziu os dados sobre o surto da covid-19 na região na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS), sem que esta os tenha atualizado no boletim diário.
“Eu próprio fiz mais esse esforço e enviei através dessa base de dados os dados do ponto de situação relativamente à situação epidemiológica na região. O boletim diário que hoje foi publicado não reflete os dados que temos transmitido há vários dias. Nesse sentido, não sei mais o que posso fazer relativamente à atualização dos dados da DGS”, afirmou Tiago Lopes.
O responsável da Autoridade de Saúde Regional, que é também diretor regional da Saúde, falava, em Angra do Heroísmo, num ponto de situação sobre a evolução do surto da covid-19 no arquipélago.
Segundo as autoridades regionais, registaram-se nos Açores 146 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais seis estão ativos, tendo ocorrido 124 recuperações e 16 óbitos.
No entanto, há vários dias que o boletim diário da DGS refere apenas 135 casos de covid-19 no arquipélago e 15 óbitos.
Lusa

Marcelo eleito Personalidade do Ano

Votação JE: Marcelo Rebelo de Sousa é a personalidade do ano – O ...
Há cinco anos que o Presidente é apontado no estudo do Reader’s Digest como a personalidade que mais confiança transmite. António Costa melhorou a pontuação face a 2019.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi eleito Personalidade do Ano do estudo Marcas de Confiança, realizado pela revista “Selecções do Reader’s Digest” e que assinala neste ano o 20.º aniversário.
A informação foi avançada à Renascença nesta terça-feira. Em comunicado, a revista diz que a distinção significa que Marcelo é a personalidade em quem os portugueses mais confiam.
Durante o estudo, foi pedido aos inquiridos que indicassem um nome que fosse digno do título que recolhe a máxima confiança entre os portugueses, independentemente do setor da sociedade.
Tal como no ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa foi o apontado por mais pessoas, reunindo 35% das preferências. Cristiano Ronaldo foi apontado por 6% dos inquiridos e António Guterres por 4%.
No campo da política, o setor em que os portugueses menos confiam, há duas personalidades que se destacam, além de Marcelo: António Costa e Rui Rio, que mantêm o segundo e terceiro lugar nesta categoria.
O primeiro-ministro regista uma subida considerável de votos face ao ano passado: passou dos 10% obtidos em 2019 aos 21% deste ano.
Já o líder do PSD obteve 9% das preferências.
O empresário dos cafés Delta ocupa o primeiro lugar na categoria de empresários e José Rodrigues dos Santos nas categorias de Literatura e Jornalismo. Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar, lidera o pódios das ONG (organizações não-governamentais).
Há 20 anos que a revista “Selecções do Reader’s Digest” avalia, através do estudo Marcas de Confiança, os níveis de confiança dos portugueses em diferentes realidades, com especial relevância para as suas marcas.
Ao longo destas duas décadas, o número de categorias foi aumentando, sendo hoje 60, entre produtos ou serviços, além de questões de âmbito pessoal, político ou económico, instituições, profissões, personalidades ou relações pessoais.
O selo “Marcas de Confiança” tem ganhado relevância, assumindo-se hoje como um símbolo de reconhecimento e qualidade.

Conheça a lista completa dos eleitos

Arquitetura:
1.º Álvaro Siza Vieira
2.º Eduardo Souto Moura
3.º Gonçalo Ribeiro Telles
Artes Plásticas:
1.º Paula Rego
2.º Joana Vasconcelos
3.º Artur Bordalo
Empresariado:
1.º Rui Nabeiro
2.º Alexandre Soares dos Santos
3.º Belmiro de Azevedo
Gastonomia:
1.º José Avillez
2.º Henrique Sá Pessoa
3.º Kiko Martins
Investigação Científica:
1.º Manuel Sobrinho Simões
2.º António Damásio
3.º Nuno Peres
Jornalismo:
1.º José Rodrigues dos Santos
2.º José Alberto Carvalho
3.º Ana Leal
Literatura:
1.º José Rodrigues dos Santos
2.º António Lobo Antunes
3.º José Saramago
Medicina:
1.º António Gil Martins
2.º João de Deus
3.º Manuel Antunes
Moda:
1.º Fátima Lopes
2.º Ana Salazar
3.º Sara Sampaio
Política:
1.º Marcelo Rebelo de Sousa
2.º António Costa
3.º Rui Rio
Representação:
1.º Ruy de Carvalho
2.º Diogo Infante
3.º Eunice Muñoz
ONG:
1.º Isabel Jonet
2.º AMI
3.º Abraço
Ficha técnica
O questionário das “Selecções do Readre’s Digest” foi dirigido a 12.000 assinantes da revista, sendo que 60% são adultos ativos com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos.
A amostra é representativa dos portugueses nas variáveis de género e idade. Este questionário tem uma taxa de resposta de 8,1%, e uma margem de erro de 2,9%. As questões são de resposta aberta e imediata e não existe qualquer tipo de inscrição, pelo que as marcas apenas figuram no estudo se foram escolhidas pelos inquiridos.
Marta Grosso / RR