quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Marcelo envia mensagem de condolências ao Rei Carlos III

 

Estas são as palavras enviadas pelo Presidente da República ao novo rei.

"Majestade,
Foi com profunda e sincera consternação e com um imenso pesar que tomei conhecimento do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II.
Neste momento de luto e de dor, apresento a Vossa Majestade e a toda a Família Real, bem como a todos os Britânicos, em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames, transmitindo os meus profundos sentimentos pela perda sofrida.
Estou certo de que Sua Majestade a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado.
Para Portugal e para todos os Portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985. Para mim, pessoalmente, não poderei esquecer a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016.
Confiante nos históricos e inquebrantáveis laços de amizade que unem e continuarão a unir Portugal e o Reino Unido, renovo as minhas mais sentidas e sinceras condolências e apresento a Vossa Majestade a expressão da minha maior estima e consideração pessoal.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa"


Portalegre | APRENDA A COMER, APRENDA A SORRIR


As nutricionistas dos Centros de Saúde de Portalegre e Ponte de Sor, em parceria com as higienistas orais das UCC’s dos respetivos Centros de Saúde, promoveram durante os meses de Julho e Agosto a atividade “ Aprenda a Comer, Aprenda a Sorrir” promovendo a saúde oral dos utentes na consulta de nutrição, com oferta de escova de dentes e folheto informativo da Direção Geral da Saúde sobre a escovagem dos dentes.

ULSNA

Banco Central Europeu aumenta em 0,75 pontos percentuais as taxas de juro de referência

O Banco Central Europeu avança com o maior aumento das taxas de juro para combater a crescente inflação, ao agravar em 0,75 pontos percentuais o valor de referência, fixando-o em 1,25%, em linha com as políticas já seguidas pela Reserva Federal dos Estados Unidos (FED) e outros bancos centrais.
A subida anunciada foi ainda superior ao estimado em julho pela presidente do BCE, Christine Lagarde, e deve começar a ser aplicada a 14 de setembro.

O BCE reviu também as previsões de inflação para o ano corrente e admite agora que 2022 possa fechar com um agravamento dos preços na ordem dos 8,1%, antecipando desde já para 2023 uma inflação de 5,5% e de 2,3% para 2024.

O regulador financeiro da zona euro reviu, no entanto, em alta o crescimento do conjunto dos 19 países da moeda única em 2022, com uma quebra no próximo ano face ao anteriormente previsto.

Euronews

Portalegre | PREPARAÇÃO PARA O PARTO RETOMADA EM PRESENÇA FÍSICA

 
A Maternidade da ULSNA, sediada no Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, retomou as sessões de preparação para o parto em presença física. Estas sessões que, devido à pandemia, decorriam apenas em formato on-line desde abril de 2020, retomam agora também o formato presencial.

Assim, a Maternidade vai manter um sistema misto, presencial e on-line, pois constatou-se que esta experiência permite maior acessibilidade aos cuidados das mulheres grávidas e famílias residentes em zonas mais distantes do distrito de Portalegre.

Em função da dimensão do grupo serão organizadas uma ou duas sessões diárias presenciais e uma sessão on-line. A realização destas sessões representa uma melhoria nos cuidados de saúde à família fruto de um empenho redobrado dos profissionais de enfermagem da ULSNA, em especial dos especialistas em saúde materna e obstétrica.
Neste momento, na Maternidade da ULSNA, frequentam este curso de preparação para o parto, em presença física, 12 mulheres grávidas e seus familiares.

Gabinete de Comunicação ULSNA, EPE

Poupanças de energia na Dinamarca podem atingir iluminações de Natal

 
Em tempo de poupança de energia, as iluminações públicas estão na mira da maioria dos responsáveis das autarquias e as iluminações de Natal podem vir a ser sacrificadas em muitas cidades da Europa.
Na Dinamarca, os cidadãos começam a habituar-se à ideia de que o inverno será um pouco mais escuro do que o habitual, com a iluminação da rua diminuída ou mesmo desligada, mas têm dificuldade em aceitar que o Natal não tenha o mesmo brilho.
Yvonne Rasmussen, residente na cidade de Vejle, diz: "Vejle é bonita no mês de dezembro e temos uma grande árvore de Natal na praça principal com as luzes acesas. Será uma vergonha se é aí que vamos poupar".
As escolas e outros edifícios públicos preparam-se para baixar os termóstatos. Um grau que seja, pode fazer a diferença nas faturas.
O professor Simon Krogh-Nielsen não está preocupado.
"Se baixassem para 16 graus, estaríamos aqui sentados com gorros e luvas calçadas. Isso seria outra coisa, mas um grau a menos, acho que não faz grande diferença para nós", afirma.
Luzes de iluminação pública podem vir a ser desligadas durante a noite [entre as 22h e as 5h da manhã] se a segurança pública o permitir, tanto mais que os testes mostram que a simples redução de uma hora por dia pode significar uma poupança de 40 mil euros por ano, numa cidade média da Dinamarca.

Euronews

Morreu a rainha Isabel II

Morreu esta quinta-feira a rainha de Inglaterra, Isabel II, aos 96 anos. O anúncio da morte foi feito pelo filho, o príncipe Carlos, no exterior do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde estava a monarca.
O estado de saúde da Rainha, que já sofria sobretudo de problemas de mobilidade, agravou-se esta quinta-feira, informaram ao início da tarde os médicos. Ao longo da tarde, vários membros da família real britânica foram chegando à Escócia.
A notícia da morte da Rainha surpreendeu o mundo, já que na terça-feira a monarca recebeu a nova primeira-ministra, Liz Truss, no Castelo de Balmoral, mostrando-se bem disposta e sorridente.
Desde que subiu ao trono, Isabel II tem sido um símbolo de estabilidade para o Reino Unido, mas a monarca não estava destinada a ser rainha. Foi uma reviravolta na história que fez com que se tornasse a primeira na linha de sucessão.
Tudo começou com a renúncia inesperada do tio. Ficava assim traçado o futuro de Isabel II. Eduardo VIII deixou o trono para casar com uma norte-americana e o lugar passou a ser ocupado pelo pai de Isabel II, que se tornou rainha quando este morreu.
No Reino Unido, foi a primeira monarca a celebrar o Jubileu de Platina. Foram 70 anos de reinado.

SIC Notícias
Imagem: Público

Tempestade Danielle dá reviravolta e vem em direção a Portugal

Chuva e vento fortes deverão chegar a Portugal no domingo e manter-se no início da próxima semana.
A tempestade tropical Danielle, que está localizada a noroeste do arquipélago dos Açores, mudou de trajetória. Inicialmente, dirigia-se para o Reino Unido, mas deu uma volta e tem agora em mira a Península Ibérica. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a tempestade deverá atingir Portugal continental no domingo à tarde, trazendo precipitação e ventos fortes.
O fenómeno tinha sido classificado como furacão, mas, devido à perda de intensidade, o Centro Norte-americano para Furacões alterou a categoria para tempestade tropical. Alexandra Fonseca, meteorologista no IPMA, explica à SIC Notícias que “está a perder intensidade e vai continuar a perder”. Nesta altura, os modelos têm uma grande incerteza associada, estando as autoridades a realizar uma "vigilância muito apertada" à tempestade.
Os gráficos divulgados pelo IPMA mostram que a tempestade irá dar uma volta quase completa a noroeste dos Açores. “O que vai acontecer é que o sistema – que foi um furacão e que agora é uma tempestade tropical – vai interagir com uma depressão que está no Atlântico norte e elas vão juntar-se. Por isso é que ele pode fazer aquela trajetória, marcada pelo núcleo da depressão”, explica a meteorologista.

Precipitação intensa e persistente a partir de domingo
Caso isto se mantenha, o sistema vai chegar à nossa costa com outras características, com características extratropicais, será um ciclone extratropical, acrescenta.
A trajetória prevista – e que é ainda volátil – indica que a Danielle se dirige ao noroeste da Península Ibérica, afetando Portugal. “O que as previsões indicam neste momento é que trará precipitação intensa e persistente a partir da tarde de domingo”, afirma a especialista.
Em comunicado o IPMA avança ainda que a tempestade irá ter impacto na agitação marítima da costa ocidental já a partir da tarde de sexta-feira, “com ondas noroeste de altura significativa entre 1,5 e dois metros”. A partir de segunda-feira deverá aumentar e intensidade “com ondas do quadrante oeste com altura significativa prevista entre 3,5 e quatro metros”.

Danielle não será igual à Leslie
Em 2018, Portugal foi atingido pela tempestade tropical Leslie – que também foi inicialmente um furacão. No entanto, a tempestade Danielle não será igual à Leslie, uma vez que, ao chegar ao continente, irá já estar muito mais fraca.
Não nos parece que seja igual, porque o que os modelos nos dizem é que este sistema – que neste momento é uma tempestade tropical – perde intensidade. O que vai chegar aqui será um sistema com outras características, com características extratropicais – que até já são mais comuns na nossa costa.

Antes da tempestade, a bonança
As previsões do IPMA para sábado apontam para céu limpo no interior e com algumas nuvens no litoral. As temperaturas vão chegar aos 36ºC em Évora, enquanto, no litoral, variam entre os 24ºC em Viana do Castelo e Porto e os 31.ºC em Lisboa e Setúbal.
A precipitação que está a ocorrer hoje [quinta-feira] vai desintensificar ao longo da tarde e portanto para sexta-feira e sábado não é esperada precipitação. O vento vai diminuir, vamos ter um vento relativamente fraco. Vamos ter dias bastante calmos no que diz respeito ao que poderá aí vir”, afirma Alexandra Fonseca.

Filipa Traqueia / SIC Notícias

Aveiro | Reunião de Câmara – 08 de setembro de 2022

 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 08 de setembro de 2022, nos Paços do Concelho.

  1. Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro 2022/2023

Considerando a importância estratégica do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), apresentando de forma clara e precisa a intervenção Educativa Municipal, reunindo contributos de vários parceiros, incluindo os representantes do Conselho Municipal de Educação (que aprovaram o documento no passado dia 11 de julho), o Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento do PAEMA 2022/2023.

O PAEMA é um importante instrumento de planeamento e gestão das ações que a Câmara Municipal de Aveiro vai executar ao longo do ano letivo, num trabalho de equipa com os vários Parceiros da Comunidade Educativa, em áreas como a gestão dos edifícios, os projetos e as obras de qualificação e ampliação, os transportes escolares, a ação social escolar, o desporto escolar, a educação ambiental, a cultura e o empreendedorismo na escola, entre outras.

A apresentação pública do PAEMA 2022/2023 decorrerá em data próxima que será anunciada nos próximos dias.

  1. Relatório Técnico da Comissão de Acompanhamento e Monitorização da Transferência de Competências na Área da Educação

No quadro da descentralização de competências na área da Educação, que a Câmara Municipal de Aveiro começou a executar a 01 de setembro de 2020, o Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento do Relatório Técnico da Comissão de Acompanhamento e Monitorização da Transferência de Competências na Área da Educação, correspondente ao Ano Letivo 2020/2021, que a referida Comissão aprovou a 11JUL22.

Com a conclusão do primeiro ano da Transferência de Competências na Área da Educação no Município de Aveiro, o Ano Letivo 2020/2021, o balanço que fazemos é positivo, existindo, contundo, aspetos que teremos de melhorar no quadro da Parceria de gestão da Comunidade Educativa, para que sejam alcançados ainda melhores resultados para todos os nossos Estabelecimentos de Educação e Ensino.

Uma das principais áreas que necessita de melhoria, respeita à sustentabilidade financeira, dado que o Relatório demonstra que existe um deficit financeiro (do financiamento Governo / Ministério da Educação às despesas da CMA) de 1.172.588,88€. É também demonstrado no Relatório que a CMA investiu mais cerca de 140.000€ em áreas que vão além das definidas na descentralização (como são os Projetos Educativos, hardware e software de gestão e cartão único para Alunos, Docentes e Pessoal Não Docente), numa opção política que se confirmou ser necessária e útil. O Relatório foi enviado a 20JUL22 para a Ministra da Coesão Territorial e para o Ministro da Educação, aguardando a CMA a reação do Governo e a assunção do valor em causa nos termos da gestão do Fundo de Financiamento da Descentralização definido na Lei do Orçamento do Estado de 2022.

A descentralização na Educação apresentou-se como uma mais-valia, nas várias áreas, uma vez que os ganhos de eficiência e eficácia na prestação dos serviços foram evidentes, como é disso exemplo a diminuição da burocracia e facilitação dos processos de tomada de decisão.

Para o sucesso desta transferência foi essencial o trabalho de equipa realizado com os Diretores dos sete Agrupamentos de Escolas do Município, com o Diretor da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro e com a Delegada Regional da DGEstE do Centro.

  1. Denúncia do contrato entre a Escola Secundária Jaime Magalhães Lima e a empresa OUTDOOR 7

O Executivo Municipal deliberou ratificar a denuncia do contrato que a Escola Secundária Jaime Magalhães Lima mantinha desde 1 de outubro de 2008 com a empresa OUTDOOR 7 – Gestão de Equipamentos Desportivos Lda., para a cedência temporária de um espaço destinado à prática de atividades desportivas.

A decisão tem por base o facto de a empresa não desenvolver, neste momento, qualquer atividade desportiva na instalação desportiva, não cumprir obrigações de investimento, nem responder às diversas tentativas de contacto realizadas pela Câmara Municipal de Aveiro (que é agora a entidade responsável por todas as infraestruturas da Escola, incluindo as desportivas.

O contrato cessará assim os seus efeitos no próximo dia 30 de novembro de 2022.

  1. Concessão da exploração da Casa de Chá do Museu Arte Nova de Aveiro

O Executivo Municipal deliberou autorizar a abertura do Concurso Público para a concessão da exploração da Casa de Chá do Museu Arte Nova, por dez anos, pelo valor base mensal de 1.200€ (+ IVA), com início previsto para 01 de dezembro de 2022.

A Câmara Municipal de Aveiro pretende que este espaço continue a assumir um importante papel na visita ao Museu, que apenas se encontra completo com a visita à sua Casa de Chá, que durante o dia proporciona um ambiente calmo e relaxante, permitindo tirar partido da beleza do próprio edifício e que no período noturno se transforma num dos locais mais concorridos da Cidade, nomeadamente pelas condições privilegiadas da sua esplanada.

Na mesma Reunião o Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, que autorizou, a 12 de agosto, a prorrogação do prazo da atual concessão até 30 de novembro, permitindo que o espaço não encerre enquanto decorre o procedimento para um novo contrato.

  1. Relatório de Assuntos de Relevante Interesse para a Câmara de Aveiro para análise do novo Governo

Na sequência das Eleições Legislativas de janeiro de 2022 e da entrada em funções de um novo Governo a 30MAR22, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, procedeu à elaboração e entrega, a 13JUL22, do “Relatório de Assuntos de Relevante Interesse para a CMA, para análise do novo Governo”, com o objetivo de fazer um ponto de situação dos vários assuntos e de relançar com o novo Governo a sua resolução.

O Executivo Municipal tomou conhecimento do referido Relatório, que foi enviado formalmente ao Primeiro-Ministro, a vários Ministros do atual Governo e ao Secretário de Estado das Autarquias Locais e do Ordenamento do Território e acompanhado do pedido de reuniões de trabalho para o seu tratamento.

A apresentação pública do referido Relatório será feita em Conferência de Imprensa em data próxima.

  1. Relatório de Assuntos de Relevante Interesse para a Região de Aveiro para análise do novo Governo

Na sequência das Eleições Legislativas de janeiro de 2022 e da entrada em funções de um novo Governo a 30MAR22, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro enviou formalmente a 28JUN22, o “Relatório de Assuntos de Relevante Interesse para a Região de Aveiro, para análise do novo Governo”, com o objetivo de fazer um ponto de situação dos vários assuntos e de relançar com o novo Governo a sua resolução.

O Executivo Municipal tomou conhecimento do envio do referido Relatório ao Primeiro-Ministro, a vários Ministros do atual Governo e ao Secretário de Estado das Autarquias Locais e do Ordenamento do Território, que foi acompanhado do pedido de reuniões de trabalho para o seu tratamento.

A apresentação pública do referido Relatório será feita em Conferência de Imprensa em data próxima.

  1. Dissolução da AveiroExpo – Parque de Exposições de Aveiro, E.M. e criação de nova empresa municipal

O Executivo Municipal deliberou aprovar a orientação, que solicita à Comissão Liquidatária da AveiroExpo – Parque de Exposições, E.M. que desenvolva os passos necessários e ainda em falta, para a liquidação da empresa, para que em ato imediato e subsequente se possam desencadear diligências tendentes à criação de uma nova empresa local e desenvolvidos os estudos e relatórios técnicos necessários para a sua criação.

A necessidade de criação de uma nova Empresa Municipal, tem como principal fundamentação o facto de a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) ter de extinguir a atual Empresa Municipal gestora, a AveiroExpo, e a necessidade de ter uma entidade dessa natureza jurídica para fazer a gestão do Parque de Feiras e de Exposições e das atividades que nele decorrem anualmente (como é o caso da Feira de Março, da Nova Agrovouga e da Expo Canina / Felina).

Acresce a importante opção de definir, desde já e por necessidade do próprio processo de candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 (com entrega da segunda versão do bidbook até 21OUT22), o modelo institucional de gestão no caso de Aveiro assumir o título, optando-se por criar as condições legais para que seja esta nova Empresa Municipal a assumir essa responsabilidade, como a solução mais indicada, após a auscultação do Tribunal de Contas.

Após os devidos contactos informais, a CMA consolidou a sua opção base de integrar na estrutura acionista desta nova Empresa Municipal (que por o ser terá a CMA como acionista maioritário), as entidades que também são suas Parceiras muito importante em múltiplas áreas e atividades, e também na candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, nomeadamente a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Universidade de Aveiro (UA) e a Associação industrial do Distrito de Aveiro (AIDA-CCI).

Serão agora desenvolvidos os contactos formais, o debate da proposta base de estatutos que se aprovou nesta deliberação e a sua formalização, e posteriormente os devidos atos formais com as deliberações dos órgãos de governo das entidades envolvidas e o visto prévio do Tribunal de Contas.

  1. Encerramento do Parque de Campismo de São Jacinto

O Executivo Municipal tomou conhecimento formal do aviso de “Encerramento do Parque de Campismo de São Jacinto”, assim como das diligências realizadas pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), no sentido da promoção do conhecimento pelos respetivos campistas, do referido aviso.

De entre as várias ações levadas a cabo pela CMA, sublinha-se a colocação de um painel no portão de entrada do Parque de Campismo de São Jacinto, a conferência de imprensa de 08 de agosto de 2022 e as várias notícias publicadas em Órgãos de Comunicação Social, divulgação no site e nas redes sociais do Município de Aveiro.

A CMA realizou ainda uma diligência formal junto do Presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto, no sentido de providenciar a entrega de uma cópia do referido aviso a cada um dos campistas, tendo a solicitação sido recusada, embora com termos oficiais de difícil perceção.

  1. Cedência de Autocarro CMA

O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, que autorizou a cedência de autocarros para apoio às atividades desenvolvidas pelas Associações isentando o pagamento das devidas taxas, no mês de junho 2022 no valor de 3.964,06€ e no mês de julho 2022 no valor de 3.378,57€, dando assim seguimento à opção política de apoiar o Movimento Associativo do Município em diversas tipologias, sendo o apoio financeiro, a cedência de instalações, o apoio logístico e o apoio em transporte as mais relevantes.

  1. Fundo de Apoio às Famílias atribuiu apoios a seis famílias

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais seis famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais 20 Cidadãos ajudados, no valor global de 3154,70 €, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2022 uma verba total orçamentada de 150.000€.

  1. Ação Social: Atribuição de subsídios emergentes e não emergentes

No quadro da descentralização de competências no domínio da Ação Social, que a Câmara Municipal de Aveiro começou a executar formal e substancialmente no passado dia 01 de julho, o Executivo Municipal deliberou ratificar os apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes.

Com dois meses de execução das novas competências nesta importante área da Ação Social, partilhamos publicamente a nota de que os trabalhos decorrem bem, com a estruturação de uma equipa de trabalho entre a CMA e as IPSS envolvidas, que se tem capacitado e respondido com qualidade a este novo desafio, melhorando a capacidade de gestão integrada dos vários apoios sociais, em claro benefício da boa gestão de recursos e em especial dos Cidadãos necessitados e beneficiários.

  1. Aprovada nova minuta do Acordo de Transferência do antigo Colégio Dr. Alberto Souto para a CMA

O Executivo Municipal deliberou revogar a deliberação de 04 de agosto, que aprovou o Acordo de Transferência do antigo Colégio Dr. Alberto Souto (terreno e edifícios), em Aradas, para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e aprovar uma nova minuta do supracitado Acordo, acrescentando um novo outorgante, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I.P., que por lapso não tinha sido incluído no documento então aprovado, mantendo-se as demais cláusulas.

O terreno e os edifícios são cedidos à CMA por um período de 50 anos, num acordo que nos próximos dias se vai assinar entre o Estado Português (Ministério das Finanças representado pela DGTF), o Instituto de Gestão Financeira e Equipamento da Justiça, I.P. e a CMA.

A CMA pretende instalar nesta infraestrutura novos serviços na área da cultura e cidadania, entre os quais, um Arquivo Municipal, conforme divulgado em comunicação à Imprensa a 04AGO22, estando já aberto o Concurso de Ideias para a elaboração do estudo prévio do projeto com a sua publicação no Diário da República de 05SET22.

  1. Aditamento ao Contrato de Comodato CMA / AFA da Aldeia do Futebol de Aveiro

O Executivo Municipal deliberou aprovar um Aditamento ao Contrato de Comodato celebrado entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Associação de Futebol de Aveiro (AFA), a 06 de abril de 2019, que vai permitir à AFA a utilização gratuita do complexo desportivo do Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte (EMA/MD), até conclusão da segunda fase dos trabalhos de construção da “Aldeia do Futebol”.

Para executar a segunda fase da “Aldeia do Futebol”, a AFA necessita de apoio financeiro da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que inclui como requisito essencial ao apoio que a AFA utilize um campo relvado, bem como gabinetes de trabalho e/ou salas técnicas, como forma de apoio à atividade estatutária da AFA.

Para a persecução deste objetivo, a CMA considera plausível a cedência das suas infraestruturas do EMA/MD à AFA, permitindo que a mesma possa ver concluída a obra de construção de toda a “Aldeia Desportiva”.

Recordamos que a “Aldeia do Futebol da AFA”, se encontra edificada num dos terrenos a nascente do EMA e que este investimento, a cargo da AFA, integrou, numa primeira fase já concluída, a construção de um Campo de Futebol e respetivos balneários. Para a dita segunda fase está prevista a construção de um Pavilhão Desportivo, um Campo de Futebol de Praia e toda a estrutura de apoio à sua atividade estatutária, a utilizar para o trabalho de formação e treinos dos agentes desportivos da AFA, nomeadamente as Seleções Distritais, Árbitros e Treinadores.

  1. Normas de participação na 1.ª Edição do Aveiro Tech City Hackathon

No âmbito do evento Aveiro Tech Week que se realiza entre os dias 10 e 16 de outubro, o Executivo Municipal deliberou aprovar as normas de participação da 1.ª edição do “Aveiro Tech City Hackathon”.

Com o apoio das empresas Altice Labs, Bosch Aveiro e Ubiwhere, o Aveiro Tech City Hackathon vai entregar um prémio de 5.000€ a cada um dos quatro vencedores dos desafios.

O “Aveiro Tech City Hackathon” consiste numa “maratona hacker” de oito horas, onde os participantes com base nas suas competências e conhecimentos, organizados em equipas, procuram desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para os desafios apresentados.

Os interessados devem inscrever-se, entre os dias 8 de setembro e 04 de outubro de 2022, enquanto “Inovadores/as” na plataforma Taikai (cujo link estará disponível no website Aveiro Tech City - https://www.aveirotechcity.pt).



Projeto europeu recorre a insetos comestíveis e leguminosas para reduzir o consumo de carne

 Consórcio de investigação promove mudança de hábitos alimentares
 
Projeto europeu usa produtos inovadores com insetos comestíveis e leguminosas para promover mudança de hábitos alimentares
 
Promover uma mudança de hábitos alimentares, que passa pela redução do consumo de carnes vermelhas e processadas, através do consumo de produtos inovadores à base de insetos comestíveis e leguminosas? O desafio está lançado! A intervenção Change Eat! - Jantar Proteínas Alternativas! irá decorrer no Porto entre outubro e dezembro deste ano. Esta iniciativa é liderada pela Universidade Católica Portuguesa - Unidade de Investigação Empresarial e Económica da CATÓLICA-LISBON (CUBE) e o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), Laboratório Associado da Escola Superior de Biotecnologia -, sendo parte integrante do projeto europeu SUSINCHAIN - SUStainable INsect CHAIN. Este projeto envolve um consórcio de investigação com 35 parceiros em 14 países.
 
A Balança Alimentar Portuguesa estima que 21% da ingestão média diária de calorias em Portugal tenha origem no consumo de carne, o que representa mais de quatro vezes o recomendado na Roda dos Alimentos. Em particular, e de acordo com os resultados do último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF 2015-2016), cada adulto português consume, em média, perto de 100 gramas de carnes vermelhas e processadas diariamente. Este valor excede largamente o recomendado para uma alimentação equilibrada – 28 gramas diárias, e mais ainda o sugerido pela Organização das Nações Unidas para uma dieta saudável a partir de sistemas alimentares sustentáveis – 14 gramas diárias.
 
Ana Isabel de Almeida Costa, Investigadora Principal da CUBE e uma das coordenadoras da intervenção, descreve assim como principal motivação do ChangeEat! “A evidência científica resultante de intervenções realizadas noutros países mostra que a criação de oportunidades para os consumidores jovens experimentarem gratuitamente, no seu dia-a-dia, uma oferta diversificada de produtos alimentares inovadores, que configurem alternativas seguras, saudáveis, nutritivas, saborosas e de fácil preparação às carnes vermelhas e processadas, é uma das formas mais eficazes de reduzir o seu consumo no longo prazo. É isto que propomos fazer em Portugal com o ChangeEat!”
 
“É tempo de passar das recomendações à ação”, como realça Maria João Monteiro, Investigadora Sénior no CBQF e a outra coordenadora deste estudo. “Em Portugal, o Change Eat! irá selecionar até 56 casais, entre os 18 e os 40 anos, e acompanhá-los na transição de hábitos alimentares até ao final de 2022, proporcionando-lhes a experiência de confecionar e consumir produtos inovadores com origem em insetos comestíveis e leguminosas, ricos em proteína alternativa, saudável e sustentável.
 
A FAO declarou os insetos comestíveis como um dos alimentos do futuro, constituindo uma fonte segura, saudável, nutritiva, saborosa e sustentável de proteína com potencial para alimentar centenas de milhões de Europeus. As leguminosas são outra fonte de proteína saudável e sustentável para a alimentação humana, sendo o seu consumo um dos pilares da dieta mediterrânica. Picados, preparados ou misturas, salsichas e pasteis - de Tenébrio, grilo, soja, lentilhas, entre outros ingredientes ricos em proteína -, são assim alguns dos produtos que os participantes no ChangeEat! terão oportunidade de experimentar.
Curioso/a para provar? Pronto/a para mudar os seus hábitos alimentares já este Outono?
Saiba como se inscrever no ChangeEat! aqui e conheça em detalhe as atividades programadas e as vantagens em participar.
 
Qual é o impacto esperado do ChangeEat?
·Trazer progressos científicos importantes na identificação dos fatores que promovem eficazmente a adoção de dietas mais saudáveis e sustentáveis entre os cidadãos europeus.
·Contribuir para aumentar a disponibilidade de fontes viáveis e acessíveis de proteína de elevada qualidade para consumo humano na União Europeia
·Ajudar a aproximar o consumo de carnes vermelhas e processadas em Portugal aos valores recomendados, beneficiando a saúde dos seus cidadãos e o ambiente.
 
Onde e quando decorre o ChangeEat?
Este estudo decorre na cidade do Porto entre 6 de outubro e 19 de dezembro de 2022. Para além da experiência de confeção e consumo de novos produtos alimentares em casa durante seis semanas, o estudo inclui algumas atividades online, a completar em horário livre, e atividades presenciais pontuais, a ter lugar no campus Porto da Universidade Católica, à 6ª feira à tarde ou ao sábado, mediante calendarização.

Proença-a-Nova | Inscrições para Passeio Sénior a Fátima decorrem até 12 de setembro

Já estão a decorrer as inscrições para o Passeio Sénior 2022, este ano com destino marcado para o Santuário de Fátima. Os interessados em participar deverão formalizar a inscrição na Junta de Freguesia local até dia 12 de setembro, estando disponíveis para pessoas com 65 ou mais anos (ou que completem os 65 anos até ao final deste ano) e têm um custo de 16€ para os residentes no concelho e de 31€ para quem reside fora do concelho.

Esta iniciativa, que se realiza no mês em que se celebra o Dia Internacional do Idoso, tem duas datas: a 18 de outubro para os residentes na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira e nas Freguesias de Montes da Senhora e São Pedro do Esteval; e a 20 de outubro para os residentes na União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral. Do programa do dia, está previsto uma visita ao Santuário de Fátima e almoço na Quinta do Casalinho Farto.

O passeio sénior é uma iniciativa do Município de Proença-a-Nova, do projeto CLDS-4G “Enraizar” e das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho e realiza-se desde 2006, tendo havido uma interrupção em 2020 e 2021 devido à pandemia da COVID-19. Já foram visitadas cidades como Mafra, Aveiro, Seia, Bombarral, Vila Viçosa, Buçaco, Marinha Grande, Nazaré, Estremoz, Lisboa ou Cidade Rodrigo, na vizinha Espanha.

Imagem: Litoral Centro

Proença-a-Nova | Investimentos na exploração agrícola com candidaturas até dia 21 de outubro

 

O Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 tem a decorrer, a nível nacional, as candidaturas para investimentos na exploração agrícola: Next Generation - Culturas Permanentes Tradicionais, com uma dotação orçamental de 10 milhões de euros. O limite máximo de investimento elegível é de 500.000,00 € e o limite mínimo de 25.000,00 €, sendo os apoios concedidos sobre a forma de subsídio não reembolsável de 60% do valor da candidatura. Os investimentos elegíveis incluem novas instalações das culturas do castanheiro, figueira, sabugueiro, medronheiro e alfarrobeira, nomeadamente a preparação do terreno, a plantação, a fertilização e rega na parcela, bem como as despesas gerais de elaboração e acompanhamento da candidatura.


No caso do concelho de Proença-a-Nova, o Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário destaca a oportunidade para o investimento na cultura do medronheiro, com muito boas condições no concelho, aliadas a uma crescente procura deste produto para outras finalidades para além da mais tradicional: a produção de aguardente. Na análise da candidatura serão pesados fatores como a localização do investimento, a sua dimensão, se o promotor integra ou não uma organização de produtores ou se tem o estatuto de agricultura familiar.


As candidaturas devem ser submetidas até dia 21 de outubro, através de formulário eletrónico disponível no portal do Portugal 2020, em www.portugal2020.pt, ou do PDR2020, em www.pdr-2020.pt, estando o Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário disponível para prestar informações adicionais para quem pretenda candidatar-se aos presentes apoios.

CMOvar avança com recolha seletiva de Biorresíduos. “Vamos fazer a diferença!”

A Câmara Municipal de Ovar deu início, ao projeto de recolha seletiva de biorresíduos, no seguimento de uma candidatura a fundos comunitários, tornando-se num dos municípios pioneiros do país nesta matéria.

A primeira fase do projeto é direcionada ao Canal Horeca (estabelecimentos de restauração e bebidas, hotéis e cantinas), posteriormente será seguida de outra fase, para o setor doméstico. Este projeto contará com recolha dos biorresíduos porta a porta e com sensibilização e distribuição de contentores nas freguesias de Válega e S. Vicente de Pereira e, posteriormente, nas restantes freguesias, onde a recolha será com contentores de proximidade na via pública.

Estas ações de sensibilização visam esclarecer e informar, quer os interlocutores do Canal Horeca, quer o público em geral, sobre como separar os resíduos alimentares, o que são, quais as vantagens e procedimentos para a recolha seletiva dos biorresíduos.

Os Biorresíduos são os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos. Neste projeto a recolha será dirigida aos resíduos alimentares, sendo que a recolha de resíduos verdes é efetuada por recolha domiciliária ou entrega no Ecocentro de Ovar.

Este projeto resulta de uma candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), estando prevista a entrega de contentores de 7, 40 e 80 litros, para as áreas com recolha porta-a-porta e para o Canal Horeca. Os contentores de proximidade instalados na via pública serão futuramente disponibilizados em 2023 à restante população.

As visitas das equipas de sensibilização para o Canal Horeca já podem ser agendadas através da ecolinha@cm-ovar.pt ou pelas linhas de atendimento telefónico gratuito 800 450 046 ou 800 204 679.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, afiança que “Vamos seguramente fazer a diferença com este projeto. Ovar é um dos municípios pioneiros a contribuir para que o nosso país tenha um futuro ambiental mais sustentável. O ambiente e qualidade de vida é uma matéria distinta no nosso território, pelo que aproveitamos uma candidatura para avançar rapidamente com este projeto, sendo de sublinhar que a separação destes resíduos passará a ser obrigatória a partir de dezembro de 2023, de acordo com as diretrizes europeias e as imposições do novo regulamento geral de gestão de resíduos.” O autarca lança ainda o repto a todos “para que participem, adiram, contribuam para um ambiente mais sustentável e, no futuro (após testagem da estrutura tarifária), usufruam de benefícios financeiros”.

IPDJ / Clube TOP promove na Direção Regional do Centro Roadshow nacional | Aveiro

O CLUBE TOP é um programa do Instituto Português do Desporto e Juventude, que tem por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos, sejam estes de lazer, recreação ou competição.
 
Neste sentido teve lugar no IPDJ de Aveiro, no dia 07 de setembro, uma sessão do ROADSHOW NACIONAL DO CLUBE TOP, onde se realizou uma apresentação do CLUBE TOP com vista à exploração de formas de colaboração conjunta que visem a implementação e divulgação do programa como instrumento de melhoria dos processos e procedimentos de gestão dos clubes desportivos, que contou com a presença de dirigentes e técnicos das autarquias e associações do distrito.

Calendário das sessões a realizar na Região Centro:

- CASTELO BRANCO | 06/09 | Auditório do IPDJ – 10.30 h
- GUARDA | 06/09 | Auditório do IPDJ – 15.30 h
- VISEU | 07/09 | Auditório do IPDJ – 10.30 h
- AVEIRO | 07/09 | Auditório do IPDJ – 15.30 h
- COIMBRA | 08/09 | Auditório do IPDJ – 10.30 h
- LEIRIA | 08/09 | Auditório do IPDJ – 15:30 h

Mais informações
Portal do IPDJ em:

Vagos | Derrocada do Palacete Visconde de Valdemouro

Na sequência da derrocada de parte das traseiras do edifício do Palacete Visconde de Valdemouro, no centro da vila de Vagos, ocorrida ontem, pelas 16h00, enquanto se processavam os trabalhos de reabilitação do imóvel, o Município de Vagos vem, através deste comunicado, dar conta de que esta foi uma situação tão adversa quanto imprevista tanto para a empresa responsável pela obra como para a Câmara Municipal de Vagos.
Ainda ontem, ao final da manhã, foi realizada a respetiva monitorização topográfica e as medições geotécnicas, indicando que tudo estava dentro da normalidade no que à estabilidade do edifício diz respeito.
As causas do incidente estão a ser apuradas, estando a equipa técnica da obra a verificar as medidas imediatas de estabilização e consolidação do edifício.
Apesar do sucedido, a Câmara Municipal de Vagos informa que não houve danos físicos para nenhum dos trabalhadores que operam na reabilitação do Palacete Visconde de Valdemouro e que, por medida de precaução, será alargado o perímetro de segurança na frente do imóvel.
Após todas as averiguações serem efetuadas e de as condições de segurança serem garantidas, a obra de requalificação e ampliação irá prosseguir, trabalhando-se no sentido de o Palacete Visconde de Valdemouro ser reconstruído de forma fiel ao seu desenho original e melhorado por forma a constituir-se numa significativa mais-valia para todo o concelho de Vagos.

Imagem: JN

 

Câmara de Cantanhede aceita candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria

2ª fase decorre até 15 de setembro
Até ao próximo dia 15 de setembro, decorre a segunda fase de candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria, programa de incentivo e apoio à investigação científica inovadora instituído no âmbito de um acordo do cientista patrono com a Câmara Municipal de Cantanhede. Conforme consta da deliberação camarária aprovada para o efeito, até 2025, serão concedidas duas bolsas anuais, no valor de 1.000 euros cada, uma delas patrocinada pela autarquia, outra por António Lima-de-Faria, eminente geneticista, académico e investigador há muitos anos radicado na Suécia.
As duas prestações pecuniárias anuais destinam-se a comparticipar os encargos inerentes à participação num congresso nacional ou internacional ou à realização de um estágio de curta duração num laboratório, em Portugal ou no estrangeiro, o que implica a demonstração do mérito por parte dos candidatos, através do resumo da apresentação ou do plano de trabalhos.
São admitidos resumos ou planos de trabalhos de qualquer área ou ramo científico da autoria de jovens estudantes do ensino secundário ou do ensino superior (1.º, 2.º ou 3.º ciclos), dos 15 aos 35 anos de idade. A avaliação das candidaturas estará a cargo de um júri constituído por Manuela Grazina, docente da Faculdade de Medicina da Universidade, que preside, Helena Teodósio, líder do executivo camarário cantanhedense, e os académicos e professores universitários Carlos Fiolhais, Rodrigo Cunha e Manuel Castelo Branco.
O regulamento está disponível no portal do Município de Cantanhede (https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/Media/upload/2019/2019531161431_RegulamentoBicLimaFaria.pdf e https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/documentos/13/0/Educacao) e as candidaturas podem ser entregues na Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal, na Casa Francisco Pinto, ou enviadas por correio, dirigidas à Professora Doutora Manuela Grazina, Coordenadora de Gestão Científica das Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima-de-Faria para a seguinte morada: Câmara Municipal de Cantanhede / Praça Marquês de Marialva / 3060-133 Cantanhede.
Além de patrocinar as Bolsas de Inovação Científica e de assegurar o pagamento de uma delas, o Professor António Lima-de-Faria dá o nome ao prémio pecuniário instituído pelo Município de Cantanhede que desde 1991 distingue o aluno do concelho com melhor média final no ensino secundário, tendo também doado à autarquia, há alguns anos, um valioso acervo da sua biblioteca científica que inclui livros sobre diversas áreas do conhecimento e uma importante coleção de mapas de Portugal, alguns datados do século XVI.

TOCHA | Homem identificado por furto em residência

A GNR de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede, no dia 6 de setembro, identificou um homem de 46 anos por furto em residência, na localidade da Tocha.
No seguimento de uma investigação por furto em residência, os militares deram cumprimento a três mandados de busca, duas domiciliárias e uma não domiciliária em viatura. No decorrer da ação policial foi apreendido diverso material, destacando-se:


·um veículo;
·diversos objetos furtados;
·objetos relacionados com o crime.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Cantanhede.

Breaking News: Fetterman to POLITICO: I will debate Oz

John Fetterman said he is committing to attending one debate with his Republican opponent, Mehmet Oz, in the closely watched battle for the Senate in Pennsylvania, but his campaign is still discussing accommodations for his auditory processing problems.
The announcement comes as Oz has ramped up pressure on Fetterman, who suffered a stroke in May, to agree to a series of debates beginning in early September.
“We’re absolutely going to debate Dr. Oz, and that was really always our intent to do that,” Fetterman told POLITICO in an exclusive interview. “It was just simply only ever been about addressing some of the lingering issues of the stroke, the auditory processing, and we're going to be able to work that out.”
Fetterman declined to specify which debate he will attend or provide an exact date for it, though he said it will “be sometime in the middle to end of October” on a “major television station” in the state.

Fonte: Politico

Cantanhede | Investimento de 274.303,00 euros. Câmara Municipal concluiu requalificação da Rua António Lima Fragoso

Estão concluídas as obras de requalificação da Rua António Lima Fragoso, a partir da rotunda da EN 234, em Cantanhede, até à chegada do núcleo urbano central da Pocariça.

Adjudicada por 274.303,00 euros, a renovação do piso da mais antiga estrada entre as duas antigas sedes de freguesia contemplou também a construção de um troço contíguo de ciclovia, o alargamento da via e das obras de arte, a realização de terraplanagens, a instalação de sistema de drenagem e passagens hidráulicas, bem como a construção de muros em algumas zonas do percurso. Depois da aplicação de tapete betuminoso ao longo dos 1130 metros de extensão foi colocada a sinalização vertical, processo que levou à conclusão da obra.

A empreitada foi antecedida pela renovação da rede de abastecimento de água por parte da INOVA-EM, no âmbito de uma empreitada que contempla a substituição das tubagens noutros locais do sistema que serve aquela zona do concelho, garantindo-se desse modo que não haverá necessidade de abrir valas na estrada por um longo período.

Trata-se de um investimento que integra o ambicioso programa de requalificação da rede viária em que a Câmara Municipal de Cantanhede se propõe investir mais de oito milhões de euros, valor que não inclui os custos das inúmeras obras de aplicação de tapete que têm vindo a ser executadas nas freguesias em regime de administração direta.

Entretanto, com a conclusão das obras de requalificação da Rua António Lima Fragoso está ao dispor da população um novo troço ciclável aumentando para cerca de 8,5km a Rede Ciclável Urbana de Cantanhede.

Recorde-se, que este investimento permite dar continuidade à via ciclável já existente na sede do concelho, num percurso que se inicia na Rua Luís de Camões, pouco depois da Rotunda do Lions Clube de Cantanhede e poucos metros da Escola EB 2, 3 Marquês de Marialva e termina na Rotunda da estrada da Varziela, no Parque Industrial de Cantanhede.

O Município de Cantanhede tem vindo a preparar-se gradualmente para os desafios da mobilidade sustentável, criando condições para generalizar o uso da bicicleta, promovendo por essa via a substituição do automóvel nos movimentos pendulares dos residentes, até porque a cidade se caracteriza por uma orografia bastante plana, o que a torna especialmente convidativa para o uso de velocípedes. 

Concebidas para gerar fluxos de mobilidade em bicicleta e a pé, com a criação de ciclovias pretende-se também requalificar e criar espaços pedonais contribuindo assim para uma melhoria da qualidade de vida dos munícipes, melhorar a mobilidade e segurança rodoviária e pedonal e conectar núcleos urbanos, espaços públicos relevantes, zonas de comércio e/ou serviços e equipamentos estruturantes.