segunda-feira, 17 de junho de 2019

Torres Vedras | CENTENAS DE PEQUENOS “CRAQUES” CONCENTRARAM-SE EM A DOS CUNHADOS

Jovens “craques” que participam no Campeonato Municipal de Futebol de 7 de Torres Vedras voltaram a concentrar-se em A dos Cunhados para as concentrações finais do mesmo.

946 atletas, distribuídos por 86 equipas, de quatro diferentes escalões (infantis, benjamins, petizes e traquinas), participaram nos 176 jogos disputados no âmbito desta atividade que se realizou nos dias 1 e 8 de junho.

Como já é habitual, para além de emblemas do Concelho de Torres Vedras - Academia Sporting Turcifal, CD A dos Cunhados, ACDR Arneiros, SCU Campelense, Casa do Povo do Turcifal, GDRC Casalinhense, Cerca FC, ACDR Coutada, AMCR Fonte Grada, Janitas, GD Matacães, GDRC Ponterrolense, GD Ramalhal, FC São Pedro, GD Sobreirense e SCU Torreense -, também clubes de concelhos vizinhos participaram nestas concentrações – URD Atalaia, Sport Alenquer e Benfica (Alenquer), GD Barril, SC Encarnacense, Real Mafra SC, SC Livramento (Mafra), CA Cadaval (Cadaval), SC Lourinhanense (Lourinhã) e Monte Agraço FC (Sobral de Monte Agraço). De referir que o CSDC Pedra e o Sport Alenquer e Benfica participaram na época regular deste campeonato.

Nestas concentrações, tal como na época regular, apenas no escalão de infantis houve componente competitiva, tendo o Cerca A sido o vencedor de ambas as competições. Os respetivos troféus foram entregues no dia 8.

Coimbra | "A Fórmula de Deus" no Observatório Geofísico e Astronómico da UC

Nos dias 22 e 29 de junho6 e 13 de julho, às 16h16m, o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) vai ser palco da peça de teatro “A Fórmula de Deus” apresentada pelo grupo Fatias de Cá.
Esta peça, baseada no livro de José Rodrigues dos Santos, centra-se na «prova científica da existência de Deus, a partir de uma conversa entre Ben Gurion, o primeiro-ministro de Israel, e Einstein, nos Estados Unidos, em 1952. Falam de uma explosão maior que a bomba atómica. O documento que a reporta ficou, até agora, cifrado e à guarda de um catedrático de Física. O Irão tudo fará para decifrar o documento».
Com encenação de Carlos Carvalheiro, o espetáculo tem a duração de 2h22m. As reservas podem ser efetuadas através do correio eletrónico: reservas@fatiasdeca.net ou do telemóvel: 960 303 991.
O grupo de teatro profissional e amador Fatias de Cá foi criado em Tomar, em 1979. Enquanto companhia de teatro enquadra cerca de 150 membros nivelados (entre profissionais e amadores) que desenvolvem uma atividade permanente, regular ou pontual. 

Cristina Pinto

Évora | Inaugurado o Centro Interpretativo do Cromeleque dos Almendres


Constituído por um edifício cuidadosamente concebido para se enquadrar na paisagem, onde se situa um posto de turismo e uma loja temática, envolvido por um parque de lazer onde estão implantados painéis informativos em formato de circuito, o novo Centro Interpretativo do Cromeleque dos Almendres espera os visitantes à saída da aldeia de Nª Srª de Guadalupe, precisamente no início da estrada que conduz ao monumento.

Nascido da iniciativa da União de Freguesias e da Câmara Municipal, o projeto encontrou viabilidade através de uma feliz parceria entre a Câmara, proprietária do terreno, e a empresa Ebora Megalithica, que o submeteu com sucesso a financiamento público através do programa “Valorizar” do Turismo de Portugal.

A inauguração teve lugar no passado sábado, 15 de junho, com a presença do Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, dos Vereadores João Rodrigues e Eduardo Luciano, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, do Presidente da União de Freguesias de Tourega e Guadalupe, Joaquim Pimpão, e ainda de outras individualidades, entre elas o Professor Galopim de Carvalho, os representantes da empresa Ebora Megalithica, responsável pelo projeto e pela exploração do Centro Interpretativo, e também os proprietários do terreno onde se situa o Cromeleque.

Nas intervenções que proferiram o Presidente da União de Freguesias, o Presidente da Câmara Municipal e a Diretora Regional de Cultura, foram comuns os votos de congratulação pela iniciativa agora concretizada, que será um ponto importante para a promoção da freguesia e do Concelho, com consequente melhoria na qualidade de vida da população. Relevante foi o anúncio de Carlos Pinto de Sá sobre o recente acordo com os proprietários do terreno onde está situado o Cromeleque dos Almendres que constitui, segundo o autarca, um passo fundamental para a gestão do processo de conservação, promoção e uso em segurança do monumento para fins turísticos. O Presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda para anunciar o apoio oficial, expresso por unanimidade, da OCPM – Organização das Cidades Património Mundial, à candidatura de Évora a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027.



A cerimónia de inauguração culminou com uma homenagem ao Arqueólogo Henrique Leonor Pina, falecido há precisamente um ano. No ato de descerramento da placa evocativa, tributo de reconhecimento da população da freguesia, as palavras sempre cativantes de Galopim de Carvalho explicaram a todos o protagonismo e a importância de Leonor Pina na descoberta, identificação e valorização científica do Cromeleque dos Almendres.

Cantanhede | COLUMBÓFILA PROMOVE “VERÃO EM AÇÃO” NAS FÉRIAS GRANDES


Através do Departamento de Actividades Juvenis da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense vai voltar a promover o programa de ocupação de tempos livres, denominado por “VERÃO EM AÇÃO!”. 

Com larga tradição na ocupação dos tempos livres das crianças e dos jovens a Sociedade Columbófila retoma nesta pausa escolar este programa de ocupação de tempos livres, promovendo um conjunto de actividades lúdicas com grande componente nas actividades do estudo do meio e das profissões. 

As actividades são dirigidas a todas as crianças dos 6 aos 12 anos, do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Cantanhede e vão decorrer na cidade de Cantanhede e no concelho. 

As Férias Desportivas funcionarão das 9h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira e as inscrições, podem ser efectuadas por semana de actividade e com almoço, devendo ser realizadas, na sede da Sociedade Columbófila ou na secretaria que aquela Associação tem na Piscina Municipal. 

Com o principal objectivo de incentivar o convívio e alertar para os benefícios de uma prática desportiva regular, este projecto pretende potenciar o desenvolvimento integral das crianças participantes, facultando aos pais o enquadramento dos seus filhos num projecto credível, seguro e com qualidade, dando-lhes a oportunidade para além de ocuparem o tempo livre com a prática de diversas actividades, manipularem um conjunto de materiais pedagógicos, jogos e brinquedos. 

Visando também, estimular o contacto directo das crianças com a natureza e melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente nas suas vertentes histórica, cultural, desportiva social e empresarial, o projecto prevê com a realização de visitas de estudo, procurar incutir os valores de entreajuda e disponibilidade para com os outros, criando, além disso, condições para minorar os riscos a que as crianças estão normalmente sujeitas. 

A ocupação saudável dos tempos livres constitui um contributo inequívoco para a formação e desenvolvimento das crianças, constituindo ainda uma das medidas mais eficazes na prevenção de comportamentos de risco. 

Qualquer informação complementar poderá ser efectuada através dos telefones 231 423186 e 963784373.

GuardaSmart.City quer desenvolvimento económico e combate à interioridade


O Município da Guarda continua a construir o seu projeto de “Cidade Inteligente” assente numa estratégia de médio e longo prazo. No próximo dia 18 de junho, será apresentado o Projeto “Guardasmart.City – Investimento, Talento e Progresso Sustentável”, onde se pretende juntar as forças vivas da cidade e envolver a comunidade no mesmo desígnio: garantir um futuro para a Guarda com desenvolvimento económico e progresso social de forma inteligente e sustentável.

Nesta Sessão, que decorrerá durante a tarde nos Paços do Concelho, para além da apresentação de alguns dos projetos em curso e outros que podem vir a ser lançados em breve, serão ainda debatidas, com a presença de oradores internacionais, as potencialidades do concelho e as formas de atrair e fixar investimentos e obter financiamentos para promover um futuro sustentável da Guarda.

A Guarda tem uma excelente localização geográfica, pelo que, a adoção de uma estratégia de captação e retenção de investimento e talento é uma das grandes prioridades. Essa estratégia consistirá, em primeiro lugar, na criação de uma estrutura transversal a todos os setores e departamentos municipais, que irá desenvolver conteúdos, propostas, pareceres e coordenar toda a informação relacionada com as temáticas da smart city que são já vastas e presentes em todas as áreas da governação municipal, desde a tecnologia propriamente dita, até à cultura, passando pela energia, mobilidade, turismo, educação, ambiente, economia e social.

A GuardaSmart.City será o elo de ligação entre a inovação, estratégia e ação, promovendo o município internamente e externamente e, ao mesmo tempo, interagindo com os restantes stakeholders e forças vivas, bem como outros parceiros estratégicos, que têm igualmente um papel primordial no futuro do concelho, no seu desenvolvimento harmonioso, sustentável e sólido.

Coimbra | Investigadores da FCTUC desenvolvem software para nova geração de robôs colaborativos



Um novo software – o primeiro de interface em MATLAB - para robôs colaborativos KUKA (um dos líderes mundiais de robótica), desenvolvido no Laboratório de Robótica Colaborativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), já está a ser utilizado em grandes empresas, como é o caso do Grupo BMW, na Alemanha, e em várias universidades de todo o mundo.

O “Kuka Sunrise Toolbox”, assim batizado pelos autores, é um software de licença livre e dispõe de mais de 100 funcionalidades, permitindo, por exemplo, o controlo dos movimentos do robô e guiamento manual de precisão. Funcionalidades de matemática e algoritmos avançados estão também disponíveis, nomeadamente para utilização em trabalhos de investigação.

Mohammad Safeea, o principal investigador deste projeto, cujos resultados foram publicados na “IEEE Robotics & Automation Magazine”, revista de referência internacional em robótica, explica que «este software permite que um utilizador com conhecimentos básicos em robótica possa em poucas horas estar a operar um robô, não sendo necessário conhecimentos avançados e grandes tempos de adaptação ao equipamento. É bom saber que este trabalho de mais de dois anos está a criar um impacto positivo na sociedade».

Por seu lado, Pedro Neto, responsável pelo Laboratório de Robótica Colaborativa da FCTUC, salienta que «pretendemos que os robôs sejam acessíveis a qualquer pessoa, por isso este software é um contributo nesse sentido. Este é um ponto-chave considerando que os robôs colaborativos trabalham lado a lado com os humanos, por exemplo em fábricas ou hospitais, e onde a interação com o equipamento é constante e contínua ao longo do dia».

A demonstração das capacidades do software desenvolvido pela equipa da FCTUC está disponível: aqui.

Cristina Pinto

Porto | Cibersegurança e as PME | A cidade do Porto recebe a 5ª edição do C-DAYS 2019 | dias 26 e 27 de junho

O C-DAYS está de regresso com a sessão de abertura agendada para dia 26 de junho, pelas 9h15. A 5ª edição da conferência anual de cibersegurança pretende, ao longo de dois dias, focar-se nas grandes temáticas que dizem respeito, direta ou indiretamente à segurança da informação e do ciberespaço.

Este ano o evento terá lugar na cidade de Porto e conta já com vários nomes nacionais e internacionais confirmados para debater o tema central desta edição: Cibersegurança e as PME. Para isso, a conferência que conta já com grande repercussão a nível nacional e internacional, assegura uma agenda focada em intervenções da academia, indústria e sector público.

Desta forma, em destaque para esta edição estarão temas da atualidade, como por exemplo, “Cibersegurança e as empresas”, “Cidades Inteligentes seguras”, “Sociedades (Des)informadas”, “Cibersegurança e as PME – desafios e práticas empresariais”, “Confiança digital para serviços energéticos”, “Capacitação nacional em cibersegurança”, mas também haverá lugar para a discussão de tópicos que têm estado na ordem do dia, tais como, “Quadros de Referência em Cibersegurança” ou “Qualificações, Especialização e Investigação em Cibersegurança”, entre outros.

Trata-se de uma iniciativa destinada a toda a comunidade de cibersegurança, com especial enfoque para as entidades que operam ou exercem funções com recurso às Tecnologias de Informação, tais como, Chief Information Security Officers (CISO), Chief Information Officers (CIO), Diretores e Gestores de Tecnologias da Informação e Comunicação, Membros de equipas segurança e de resposta a incidentes (SOC e CSIRT), outros profissionais de segurança das TIC, mas também docentes, investigadores e alunos de estabelecimentos de ensino superior universitário e profissional.

Recorde-se que a organização do C-DAYS é assegurada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que este ano pretende reforçar os laços de confiança e conhecimento da comunidade envolvida, de forma a enriquecer o conhecimento relativamente aos conteúdos das temáticas que serão apresentadas e discutidas nas quatro salas do evento.


Sílvia Santos

No dia 20 de junho, Passadeiras de flores embelezam Vouzela no dia de Corpo de Deus


A vila de Vouzela vai uma vez mais celebrar o Corpo de Deus, que se realiza na próxima quinta-feira, dia 20 de junho. 

Como é tradição, as várias ruas da vila irão ser enfeitadas com passadeiras de flores que resultam do trabalho coletivo dos habitantes que se reúnem para a elaboração destas verdadeiras obras de arte. 

Num dos principais cartazes turísticos da vila, a procissão e as passadeiras trazem a Vouzela, todos os anos, várias centenas de fiéis e turistas que assistem às cerimónias e desfrutam da beleza dos tapetes florais. 

A Eucaristia irá realizar-se às 11h e a procissão pelas 18h.

Mundo | Base chinesa na Patagônia tem fins “não civis”

A base espacial que Cristina Kirchner concedeu à China na Patagônia preocupa cada vez mais a Argentina e o mundo. Os fac-símiles publicados do tratado secreto falam de “uma zona de exclusão” de até 100 km, onde os civis não poderão acionar aparelhos que usem ondas de rádio, “como equipamentos domésticos, dispositivos para carros” etc. 
O chefe do Comando Sul dos EUA, almirante Craig Faller, manifestou sua preocupação, pois a base pode “monitorar alvos norte-americanos”. 
Segundo o almirante, a astuta penetração militar da China na América do Sul se apoia em empresas de telefonia celular, como a Huawei e a ZTE, que “penetraram agressivamente”. O Pentágono desconfia que seus produtos incluam dispositivos capazes de repassar dados à China.

Relação agrava pena de subcomissário que agrediu adeptos do Benfica em Guimarães

Resultado de imagem para Relação agrava pena de subcomissário que agrediu adeptos do Benfica em Guimarães
Semanário V
O Tribunal da Relação de Guimarães agravou para três anos e meio a pena de prisão, suspensa na sua execução, de um subcomissário da PSP por agressão a dois adeptos do Benfica naquela cidade, em maio de 2015.
Em nota hoje publicada no seu site, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto refere que em primeira instância o arguido, Filipe Silva, tinha sido condenado a três anos de prisão, com pena suspensa, resultando o agravamento de um recurso interposto pelo Ministério Público.
A defesa do arguido também recorreu, pedindo a absolvição, mas este recurso foi indeferido.
O arguido foi condenado por dois crimes de ofensa à integridade física qualificada, relativos às agressões, e dois crimes de falsificação de documento e dois crimes de denegação de justiça e prevaricação, por alegadamente ter feito constar factualidade falsa no auto de notícia.
Terá ainda de pagar, em conjunto com o Estado, uma indemnização de 7.000 euros às vítimas, pai e filho, por danos não patrimoniais.
Para a condenação, o tribunal teve em conta o "elevado" grau de ilicitude da atuação do arguido, as lesões que provocou às vítimas, as elevadas exigências de prevenção geral em relação ao crime de ofensas à integridade física e o facto de o arguido não ter manifestado arrependimento.
Os factos remontam a 17 de maio de 2015, logo após o final do jogo entre o Vitória Sport Club e o Sport Lisboa e Benfica, no exterior do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
O tribunal considerou que uma das vítimas dirigiu “impropérios” a Filipe Silva e que este lhe "desferiu bastonadas", atingindo-a ainda com uma joelhada nas costas.
Além disso, o arguido agrediu o pai daquele adepto com "dois socos no rosto".
Para o tribunal, em ambos os casos o arguido utilizou "de forma excessiva" os meios coercivos de que dispunha, "no âmbito dos poderes funcionais que lhe foram legalmente conferidos para o exercício da função policial".
Agiu, assim, "com grave abuso de autoridade, valendo-se da posição superior de autoridade em que estava investido para consumar a agressão, bem sabendo da especial censurabilidade da sua conduta", segundo a decisão judicial.
Ainda segundo o tribunal, o arguido elaborou um auto de notícia e um relatório com dados que “não correspondiam à verdade, assim pretendendo justificar a conduta em que incorrera".
No auto de notícia, o subcomissário escreveu que o adepto mais novo resistiu a uma ordem de detenção e cuspiu-o, ameaçou-o e injuriou-o.
Foram anexadas fotos de um rasgão no polo da farda, alegadamente provocado pelos adeptos.
No recurso interposto para a Relação, a defesa de Filipe Silva alega que o adepto filho injuriou o subcomissário e resistiu a várias tentativas de detenção, pelo que o arguido teve necessidade de desferir "impactos" com os bastões que detinha, para o imobilizar.
O recurso refere ainda que o adepto pai agarrou Filipe Silva pelas costas, rasgando-lhe o uniforme e provocando-lhe escoriações na zona das axilas, pelo que o arguido lhe desferiu dois socos para se libertar do "ataque", num quadro de "legítima defesa".
Sublinha que os dois adeptos tiveram um comportamento "ofensivo e ilícito, sempre em crescendo" e que o subcomissário sentiu "forte receio e pânico", chegando a temer pela própria vida, já que nas imediações estavam cerca de 5.000 adeptos e se registava "um clima de clara confrontação com as autoridades".
Lusa

Ministério Público investiga morte de Ruben de Carvalho

Resultado de imagem para Ministério Público investiga morte de Ruben de Carvalho
Sábado
O Ministério Público abriu um inquérito para apurar eventual negligência hospitalar no internamento do histórico dirigente do PCP Ruben de Carvalho, que morreu na terça-feira em Lisboa com 74 anos, confirmou a Procuradoria-Geral da República.
Em declarações ao SAPO24, a Procuradoria-Geral da República conformou "a existência de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP de Lisboa", acrescentando que não há "arguidos constituídos".
O histórico dirigente do Partido Comunista Português Ruben de Carvalho morreu no dia 11 de junho, "em consequência de problemas de saúde que exigiram internamento hospitalar", disse na altura o Secretariado do Comité Central do PCP.
O funeral realizou-se ontem, dia 16 de junho, em Lisboa.
Ruben de Carvalho era o único membro do atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas prisões da PIDE, a polícia política da ditadura finda em 25 de Abril de 1974.
Foi responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.
Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário “Avante!”, órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista “Vida Mundial” e redator coordenador do jornal “O Século”.
O histórico comunista foi membro das “comissões juvenis de apoio” à candidatura do General Humberto Delgado, chefe de gabinete do Ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador nas câmaras municipais de Lisboa e Setúbal.
Ruben de Carvalho aderiu ao Partido Comunista Português em 1970. Foi funcionário do partido entre 1974 e 1997 e era membro do Comité Central desde 1979.
Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.
Sqpo24 com agência Lusa

ÍLHAVO: Preso preventivamente por furtos em residências e estabelecimentos

Resultado de imagem para ÍLHAVO: Preso preventivamente por furtos em residências e estabelecimentos
O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal de Aveiro, no dia 13 de junho, deteve um homem, de 33 anos, por furtos em estabelecimentos comerciais e residências, em Ílhavo.
No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de três meses, a GNR apurou que o indivíduo arrombava os estabelecimentos comerciais com o intuito de furtar as máquinas de tabaco e dinheiro e, nas residências, furtava o que fosse de fácil transporte e comercialização, como ouro e jóias. Na sequência das diligências dessa investigação, foi realizada uma busca domiciliária onde foi apreendido material que tinha sido furtado.
O detido, que já cumpriu pena de prisão pelo mesmo crime, foi presente ao Juízo de Instrução Criminal em Aveiro, dia 14 de junho, tendo-lhe sido aplicada a prisão preventiva.