quarta-feira, 17 de maio de 2023

A começar pelo edifício dos Paços do Concelho. O CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA VAI TER TELHAS SOLARES FOTOVOLTAICAS

 O Centro Histórico de Évora vai ter edifícios equipados com telhas concebidas para produzir energia solar. Os testes iniciais, a realizar no edifício dos Paços do Concelho, irão abrir o caminho à criação de condições que permitirão estender esta medida a outros edifícios do CHE. 

À vista, estas novas telhas não serão diferentes das utilizadas nos edifícios existentes, pois irão manter a cor terracota e o formato tradicional. São telhas solares compostas por material que deixa passar a luz, ficando as células fotovoltaicas localizadas no interior de módulos, fora do campo de visibilidade a partir do exterior dos edifícios. Trata-se de um produto inovador dotado de tecnologia avançada que, após um teste inicial bemsucedido no Parque Arqueológico de Pompeia, em Itália, tem vindo a ser utilizado em várias localizações na Europa. Graças ao Projeto de smartcities POCITYF – Positive Energy CITY Transformation Framework, estas telhas vão chegar aos telhados de Évora, a começar pelo edifício dos Paços do Concelho, cujas obras de remodelação da cobertura estão a decorrer. 

O POCITYF é um projeto de cidades inteligentes e comunidades, em que Évora se situa como cidade-piloto em conjunto com Alkmaar, nos Países Baixos. O objetivo principal é criar um conjunto de Positive Energy Blocks – áreas geograficamente delimitadas com uma produção local renovável superior ao consumo, em termos de média anual. O POCITYF pretende transformar o tecido urbano das cidades em que intervém, com enfoque nas áreas cultural e historicamente protegidas, em locais mais sustentáveis, saudáveis, acessíveis e fiáveis para os seus cidadãos. Em última análise, melhorar a qualidade de vida através de um modelo sustentável e centrado no cidadão. 

A instalação de telhas solares em edifícios do Centro Histórico será mais um passo importante na estratégia municipal de luta contra os efeitos negativos das alterações climáticas, que a Câmara Municipal de Évora tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento na Autarquia.

Proença-a-Nova | Município apoia cirurgia às cataratas a oito pessoas do concelho

 
Oito munícipes do concelho de Proença-a-Nova, cinco homens e três mulheres com uma média de idades de 76 anos, foram operados/as às cataratas no dia 10 de maio no Instituto Microcirurgia Ocular, em Castelo Branco, no âmbito do protocolo que o Município, a Fundação Álvaro de Carvalho e a The Claude and Sofia Marion Foundation estabeleceram para potenciar o projeto “Dar visão ao interior – região centro” que, desde 2018, já permitiu a realização de 54 cirurgias a utentes do concelho.
Proporcionar melhor qualidade de vida é o objetivo primeiro deste apoio que incide em utentes vulneráveis, escolhidos pela prioridade clínica - definida pela coordenação do Centro de Saúde de Proença-a-Nova - e pela carência económica. Na prática, a Câmara Municipal assegura metade dos custos das cirurgias, totalizando este ano um apoio de € 8.800,00, e o transporte de ida e regresso de Proença-a-Nova quer no dia da cirurgia, quer nas consultas de pós-operatório, com o acompanhamento do técnico da Unidade Móvel de Saúde do Município. No segundo semestre deste ano, serão ainda intervencionados oito outros utentes.
O protocolo do Município com a Fundação Álvaro de Carvalho e a The Claude and Sofia Marion Foundation, entidades de solidariedade social, pretende facilitar cuidados médicos e outras atividades assistenciais do foro preventivo, curativo e de reabilitação aos sectores mais carenciados da população, incidindo especialmente nos distritos de Castelo Branco e da Guarda que podem registar dificuldades acrescidas no acesso a algumas especialidades médicas.

Proença-a-Nova | D’Gustar Cereja começa este fim de semana nos restaurantes aderentes

 
São 19 os restaurantes do concelho de Proença-a-Nova que vão oferecer cereja aos seus clientes nos próximos três fins de semana: a 20, 21, 27 e 28 de maio e também a 3 e 4 de junho, uma iniciativa do Município que pretende promover este fruto e os produtores, traduzindo-se num apoio direto a este sector e um motivo acrescido para visitar a região. A caixa onde as cerejas são disponibilizadas contêm os contactos dos produtores, possibilitando, por exemplo, a realização de encomendas de forma direta.
No fim de semana de 27 e 28 de maio, o Festival da Cereja e do Limão decorre também em Montes da Senhora com um programa diversificado que conjuga animação, os produtos da terra e propostas de artesanato. A abertura do certame realiza-se no sábado às 14h00 com teatro de rua, havendo igualmente jogos interassociações (mobilizando oito associações do concelho) e, à noite, a atuação dos grupos Cantadores do Alentejo e Jorge Gonçalves Trio. O domingo começa com o 193º passeio pedestre, “Montes de Cerejas”: as inscrições podem ser formalizadas até dia 25 de maio no Posto de Turismo ou na página do Município. Nesse dia de manhã, o passeio de carros antigos, com inscrições até dia 23 de maio também no Posto de Turismo, irá incluir uma passagem por Montes da Senhora e pelo Festival da Cereja e do Limão. A tarde será de folclore com a atuação dos ranchos “Ceifeiras e Campinos da SFUS de Samora Correia” e do rancho folclórico de Pedrógão Pequeno.
De acordo com informações recolhidas pelo Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário, as poucas horas de frio registadas neste inverno e a primavera quente, que forçou a maturação em algumas variedades, faz com que este não seja um ano muito favorável para a produção de cerejas. Se num ano positivo saem mais de 60 toneladas dos cerejais do concelho, a produção deste ano será consideravelmente inferior.

Sónia Martins

ÉVORA_27 NA AGENDA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA DE EDUCAÇÃO, JUVENTUDE, CULTURA E DESPORTO

 A convite do Ministério da Cultura, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá fez ontem em Bruxelas uma apresentação sobre a nomeação de Évora como Capital Europeia da Cultura em 2027. Durante a reunião do Conselho da União Europeia de Educação, Juventude, Cultura e Desporto, Carlos Pinto de Sá apresentou o conceito e a proposta de Évora_27. 
Ao longo de dois dias, os ministros dos Estados-Membros da UE responsáveis pela educação, juventude, cultura e desporto reuniram-se em Bruxelas para debater uma série de temas, nomeadamente, a dimensão social de uma Europa sustentável para a juventude, o respeito pelos direitos humanos na organização de grandes eventos desportivos internacionais, e o Regulamento Liberdade dos Meios de Comunicação Social. 
Depois de, no dia anterior, o Conselho ter abordado questões relacionadas com a Juventude e o Desporto, na manhã de terça-feira, dia 16 de maio, o órgão europeu debruçou-se sobre a cultura e o audiovisual. A apresentação sobre Évora 2027, Capital Europeia da Cultura decorreu neste contexto. 
Durante a intervenção, Carlos Pinto de Sá salientou: “Com o ‘vagar’, ancorado na nossa identidade e de cariz universalista, com o nosso projeto identitário de Capital Europeia de Cultura, queremos ser protagonistas da transformação ecológica, reequilibrando o Ser Humano, o urbano e a Natureza, recentrando a arte, a cultura, o belo; da transformação digital com a inclusão de todos; de uma economia ao serviço das pessoas, retomando e dinamizando a economia circular; de outro modo de vida para a Europa, valorizando-o com o modo de vida alentejano; da democracia participativa na construção de uma Europa dos Povos, da amizade e cooperação, da Paz.” No final da apresentação, foi partilhado o filme promocional “Levem Évora!” 
Em 2027, duas cidades da União Europeia – Évora, em Portugal, e Liepāja, na Letónia, serão Capital Europeia da Cultura. Évora 2027 propõe o VAGAR – enquanto plena consciência de que nós, enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia – como resposta urgente de futuro para os desafios que a Humanidade enfrenta. Questionando a nossa posição de dominância, o VAGAR envolve coevolução, contenção, criação e construção, tempo e espaço, memoria e coletivo, resiliência e tensão e surge como “uma outra arte de existência”. 
Évora_27, Capital Europeia da Cultura, é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA. Évora_27 conta com apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo que representam os 47 municípios da região.


Castelo de Paiva | Música de Câmara com quinteto de sopros. ORQUESTRA DA COSTA ATLÂNTICA APRESENTA CONCERTO NA IGREJA DE SARDOURA


O terceiro concerto do ciclo de música de câmara da Orquestra da Costa Atlântica (OCA) na Rota do Românico está agendado para o próximo Sábado, 20 de Maio, às 21h30, na Igreja de Santa Maria de Sardoura, em Castelo de Paiva. O quinteto de sopros da OCA, sob a direcção artística de Luís Miguel Clemente, vai explorar as sonoridades dos compositores György Ligeti, Eurico Carrapatoso e Paul Taffanel.
Na temporada de 2023, o ciclo de música de câmara da OCA desenvolve-se sob o mote “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita”. Com a curadoria artística do maestro Luís Miguel Clemente, o ciclo apresenta uma mescla de compositores e autores de diversos estilos e nacionalidades

A Orquestra da Costa Atlântica, foi fundada em 2015, com sede em Esposende, e reúne instrumentistas de elevado nível técnico e artístico numa formação de singular excelência no panorama musical português, sendo constituída por um efectivo de sessenta instrumentistas profissionais, a OCA pode ser reduzida ou expandida de acordo com as especificidades de cada programa de concerto. Desta forma, a orquestra pode interpretar um amplo repertório, que se estende do Barroco até à música contemporânea, bailados, óperas ou bandas sonoras de filmes, assegurando uma intensa e versátil actividade artística.

Em cada temporada, a OCA realiza uma série regular de concertos em diversas salas do país. Através da actividade concertística e da criatividade dos programas que apresenta, a orquestra cumpre uma função descentralizadora no acesso das pessoas à música erudita. Contribui ainda para a captação e formação de novos públicos, e gera um indiscutível valor cultural e social para as comunidades e território onde se apresenta.

O concerto em Santa Maria de Sardoura com duração de uma hora, tem entrada é livre, embora sujeita à lotação do espaço.

Carlos Oliveira

Região de Aveiro: Rios Vouga e Antuã - Intervenção nas margens para melhorar escoamento

 Rios Vouga e Antuã. Intervenção nas margens para melhorar escoamento
A limpeza e desobstrução de linhas de água para melhoria do escoamento dos caudais hidrológicos normais e extremos, foram os principais objetivos de um programa de Intervenções Estruturais e Controlo de Cheias nos rios Vouga e Antuã.
O Acordo de Parceria para a Realização de Obras de Conservação e Reabilitação da Rede Hidrográfica e Estuário da Ria de Aveiro foi assinado a 14 de Abril de 2014, entre a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
A operação promoveu um conjunto de ações no âmbito da recuperação dos perfis marginais danificados em diversos locais das margens das linhas de água do rio Vouga (freguesias de São João de Loure, Angeja, Frossos, no Município de Albergaria-a-Velha e Esgueira e Eixo, no Município de Aveiro) e do rio Antuã (em Salreu, Estarreja).
A limpeza e reperfilamento do leito e margens de ambos os rios, permitiu o aumento da capacidade de escoamento e secção de vazão hídrica, regularização pontual da cota de coroamento marginal, protegendo os terrenos agrícolas confinantes e as infraestruturas.
Do projeto ainda fez parte a reconstrução do Pontão do Porto de Vacas nas margens do Antuã (em Salreu, Município de Estarreja), com o objetivo de elevar o nível da nova cota de coroamento dos taludes das margens e aumento do comprimento das mesmas para permitir executar uma nova secção de vazão.

Todas estas intervenções contribuíram para reforço das condições de segurança das populações e dos seus bens, evitando ou minorando as habituais cheias.
Com um custo total elegível de 1.170.701,53€, esta operação, realizada no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos/Portugal2020, contou com apoios da União Europeia (925.418,83€) e do Fundo Público Nacional (245.282,70€).

Investigação da Universidade de Coimbra serve de inspiração para exposição de artista visual

 

A investigação realizada no Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) serviu de base para a exposição “Atravessar a matéria do tempo” do artista Marcelo Moscheta, aluno de doutoramento de Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

A mostra, inspirada no estudo dos anéis das árvores, está integrada na 3.ª edição da Bienal Fotografia do Porto e pode ser visitada a partir de amanhã, 18 de maio, até 7 de julho, na cidade do Porto.

Esta exposição «aproveita o estado cru de imagens de laboratório, reinterpreta-as, reconfigura-as e acrescenta camadas de diferentes matérias, numa analogia ao sistema de transformação das células que sustentam a árvore e, por conseguinte, a vida», descreve o artista visual.

O resultado da residência artística, acolhida nos últimos meses pelo MedDendro Lab do CFE, integra um dos quatro núcleos expositivos da Bienal, o núcleo “Sustentar”, que promove a colaboração e troca de conhecimento entre artistas e cientistas, agentes sociais e culturais, municípios e empresas, para criar novos imaginários que possam contribuir para a promoção do desenvolvimento regenerativo das cidades.

A Bienal Fotografia, organizada e produzida pela Ci.CLO Plataforma de Fotografia e financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela Direção-Geral das Artes, apresenta 70 artistas e 14 curadores de 27 países e transforma 14 locais no Porto em espaços dinâmicos e criativos com 123 “visit.ações” que inspiram os públicos a participar em Atos de Empatia artística.

O CFE é um dos parceiros estratégicos, tendo como especialistas convidados a coordenadora do centro, Helena Freitas, e os investigadores Cristina Nabais e Miguel Ferreira.

Mais informações sobre o evento aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Investigação da Universidade de Coimbra serve de inspiração para exposição de artista visual

 
A investigação realizada no Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) serviu de base para a exposição “Atravessar a matéria do tempo” do artista Marcelo Moscheta, aluno de doutoramento de Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

A mostra, inspirada no estudo dos anéis das árvores, está integrada na 3.ª edição da Bienal Fotografia do Porto e pode ser visitada a partir de amanhã, 18 de maio, até 7 de julho, na cidade do Porto.

Esta exposição «aproveita o estado cru de imagens de laboratório, reinterpreta-as, reconfigura-as e acrescenta camadas de diferentes matérias, numa analogia ao sistema de transformação das células que sustentam a árvore e, por conseguinte, a vida», descreve o artista visual.

O resultado da residência artística, acolhida nos últimos meses pelo MedDendro Lab do CFE, integra um dos quatro núcleos expositivos da Bienal, o núcleo “Sustentar”, que promove a colaboração e troca de conhecimento entre artistas e cientistas, agentes sociais e culturais, municípios e empresas, para criar novos imaginários que possam contribuir para a promoção do desenvolvimento regenerativo das cidades.
A Bienal Fotografia, organizada e produzida pela Ci.CLO Plataforma de Fotografia e financiada pela Câmara Municipal do Porto e pela Direção-Geral das Artes, apresenta 70 artistas e 14 curadores de 27 países e transforma 14 locais no Porto em espaços dinâmicos e criativos com 123 “visit.ações” que inspiram os públicos a participar em Atos de Empatia artística.

O CFE é um dos parceiros estratégicos, tendo como especialistas convidados a coordenadora do centro, Helena Freitas, e os investigadores Cristina Nabais e Miguel Ferreira.

Mais informações sobre o evento aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Câmara de Águeda disponibiliza contentores de grandes dimensões para resíduos orgânicos

 Iniciativa pretende combater a colocação de resíduos orgânicos nos contentores e promover a compostagem doméstica
A Câmara Municipal de Águeda está a implementar um projeto de recolha de biorresíduos, através da disponibilização de contentores de grandes dimensões para que os cidadãos possam fazer compostagem doméstica. Esta medida, sustentável, amiga do ambiente e de combate à colocação de resíduos orgânicos nos contentores urbanos, promovendo a sua “reciclagem”, é uma das ações que assinalam, hoje, o Dia Internacional da Reciclagem.
Com a implementação deste projeto – que irá ser desenvolvido em fases – o Município pretende dotar o concelho de uma rede de compostores domésticos e sensibilizar a população para a necessidade e importância cada vez maior da recolha seletiva dos resíduos que produz.
Tem um quintal ou jardim e quer colaborar neste projeto de boas práticas no encaminhamento dos resíduos orgânicos e contribuir para a construção de um planeta mais verde? Inscreva-se em https://forms.gle/sww4Vjfj3yuU959X7 e a Câmara de Águeda irá disponibilizar contentores de 800 litros aos munícipes que os possam colocar na sua propriedade.
Nestes contentores, que serão entregues após a assinatura de Acordo de Cedência, acontecerá a transformação natural de biorresíduos domésticos em composto orgânico, que poderá ser aplicado nas suas hortas ou jardins para fertilização dos respetivos solos.
Com esta ação, os munícipes têm um importante e direto contributo para a sustentabilidade ambiental do concelho, sendo agentes colaborativos na implementação de uma solução fácil, autónoma, simples e económica, que promove uma redução do lixo que vai para tratamento e o custo associado (gastos com o transporte, acondicionamento e o tratamento propriamente dito), reduzindo a produção de gases com efeito de estufa (GEE). Ao mesmo tempo, permite a criação de bons adubos e fertilizantes para as hortas domésticas e jardins.
 
Próximas fases
No âmbito do RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha de Biorresíduos, que conta com o apoio do Fundo Ambiental, a Autarquia está também a preparar a distribuição de pequenos baldes de 10 litros para recolha dos biorresíduos em contexto doméstico (que será anunciado brevemente), bem como a instalação de vários compostores comunitários (fase piloto) em zonas da cidade de densidade habitacional elevada, permitindo que quem não tenha condições físicas próprias para realizar compostagem por si o possa fazer em espaço comum, devidamente controlado.
O apelo do Município, neste Dia Internacional da Reciclagem, é para que os cidadãos possam ser verdadeiros agentes de mudança e proteção do Planeta, separando e valorizando os seus biorresíduos, através da prática da compostagem autónoma, reintroduzindo-os como composto orgânico nas suas hortas e jardins.
 

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro: Conversa sobre diagnóstico e tratamento do cancro: do convencional ao inovador

 No próximo sábado, 20 de maio, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva promovem a quinta e última sessão do ciclo de conversas dedicadas ao cancro, desta vez sobre o diagnóstico e tratamento do cancro. O evento tem início às 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva. A entrada é livre.
 

Como é feito o diagnóstico de cancro? O que é uma biópsia líquida? Qual o papel da cirurgia, quimioterapia e radioterapia no tratamento do cancro? Sabia que os tratamentos mais inovadores usam o sistema imunitário para ajudar a combater o cancro? O que é um ensaio clínico? Quem pode participar nele e quais os benefícios?
Este é o mote para a quinta sessão do Ciclo de Conversas do projeto “Vamos aprender sobre cancro”, que irá abordar os métodos, tanto convencionais como inovadores, usados no diagnóstico e tratamento do cancro.
O painel de convidados conta com Juan Carlos Mellídez, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga; Nuno Jorge Lamas, da Escola de Medicina da Universidade do Minho; e Maria João Gomes, gestora de ensaios clínicos. A moderação da conversa será feita por Serafim Pinto, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Alunos de Águeda e Cabo Verde ligados pela amizade. Projeto “Tenho um amigo”, que une os alunos de Águeda e da ilha do Sal, permite a troca de experiências e partilha de diferenças culturais

 A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do protocolo de geminação com o Município do Sal (Cabo Verde), promove várias iniciativas e projetos ligados ao turismo, à cultura, à educação e ao ambiente, entre outros. O projeto “Tenho um amigo” é uma destas ações de aproximação e interligação que é desenvolvido entre os alunos da EB Fernando Caldeira e da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (Sal).
Trata-se de um projeto iniciado há dois anos e que continua este ano letivo, com a dinamização de aulas em conjunto entre os dois estabelecimentos de ensino, mediados pelo Município. Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acompanhou uma das aulas online e incentivou os alunos a este contacto que, defende, contribuiu “para um enriquecimento pessoal e cultural de todos”.
“Esta interação entre os alunos destas duas comunidades, tão diferentes e com tanto em comum, estreita os laços e ensina-nos a compreensão e tolerância que temos de ter uns para com os outros”, disse, acrescentando que é, ainda, uma oportunidade para que a ligação entre as duas comunidades se reafirme e possa resultar em novos desafios.
Neste período letivo, os alunos da turma do 5.º B da EB Fernando Caldeira estão a realizar “aulas” online em conjunto com os “colegas” da turma do 5.º A da EB e Secundária Olavo Moniz. Nestas aulas, para além da apresentação individual, de abordarem os diversos aspetos da sua cultura e dos seus territórios, apresentando Águeda e o Sal através de pequenos vídeos, foram trocadas ideias e experiências sobre atividades dos tempos livres e do quotidiano.
Um dos temas abordados nesta aula acompanhada por Edson Santos foi as atividades desportivas e em concreto o atletismo. A arte urbana, o comboio histórico e o Museu Ferroviário, o folclore e a gastronomia, o Parque de Alta Vila e a Pateira de Fermentelos, a zona serrana e os miradouros, o AgitÁgueda e o Águeda é Natal foram alguns dos aspetos identitários do concelho de Águeda apresentados aos alunos e docentes do Sal, que também demonstraram as suas potencialidades locais.
Este é um projeto que continuará até ao final do ano letivo, em junho, com ligações periódicas entre as duas turmas, onde vão ser abordadas as temáticas relacionadas com tradições locais, bem como outros temas propostos pelos alunos destes dois territórios e sobre os quais têm curiosidade.

Ana Sofia Pinheiro

 

Cantanhede | Investimento superior a 3,2 milhões de euros. Parque Desportivo de Cantanhede vai ser uma realidade em 2024

 
A cidade de Cantanhede vai dispor em 2024 de um dos mais modernos parques desportivos da região Centro, na sequência de um investimento municipal que ascende a 3,2 milhões de euros.
Situado junto à zona industrial e ladeado pelo Biocant Park e pelo complexo de golfe, o Parque Desportivo de Cantanhede vai ter três campos de futebol (dois de futebol de 11 e um de futebol de 7), 16 balneários (6 para futebol de formação, dois para seniores, 4 para árbitros e 4 para treinadores), bancada coberta com 530 lugares sentados, espaço de camarote, sala de som e sala de imprensa, zona de tratamento médico, zona destinada à academia de formação, ginásio e sala polivalente e seis lugares de estacionamento para autocarros.
No piso superior do edifício, vai ser criada uma praça de acesso livre com vista privilegiada sobre os campos de futebol, um restaurante com capacidade para 80 pessoas e um bar de apoio.
O projeto prevê a utilização das instalações, sem restrições, por pessoas de mobilidade reduzida.
A presidente do Município, Helena Teodósio, inteirou-se dos trabalhos que estão a decorrer em bom ritmo e que, numa primeira fase, permitirão às equipas dos escalões jovens do Marialvas usufruir dos novos balneários da formação já no arranque da próxima época desportiva.
Cantanhede passará a contar com uma infraestrutura de elevada qualidade, com capacidade para receber jogos de futebol de competições nacionais seniores”, considera a autarca, que destaca também “a importância de proporcionar ao desporto de formação as melhores condições para desenvolver um trabalho que não apenas está centrado na vertente competitiva, mas também na formação dos jovens para hábitos de vida saudáveis”.
Helena Teodósio recorda que o Município tem um andamento um ambicioso plano de desenvolvimento desportivo, que se traduz também na requalificação de outros equipamentos, como são os casos do relvado sintético do Parque Desportivo Febres ou a criação de um circuito de manutenção no Parque de São Mateus.
Se preconizamos um concelho com qualidade de vida, é importante colocar à disposição das populações espaços que potenciem a atividade física, seja ela de competição ou de mera fruição”, conclui.

ANAM EM DIÁLOGO NA LUSOFONIA | CABO VERDE | 17 a 20 DE MAIO. ANAM vai a Cabo Verde debater o presente e o futuro das Assembleias Municipais no Poder Local

 ·A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), realiza o próximo “ANAM em Diálogo” na cidade da Praia, Cabo Verde, no dia 18 de maio, para uma troca de experiências na área do Poder Local.
 
· Eleitos locais em Portugal e os seus congéneres em Cabo Verde, vão debater as boas práticas nas Assembleias Municipais, o seu papel enquanto órgão fiscalizador e interveniente na implementação de Políticas Públicas nas áreas da saúde, social e ambiental. Também a importância das Assembleias Municipais (AM) na consolidação de um espaço lusófono, será tema de debate.
 
· Encontros com o Presidente da República, Primeiro- Ministro e Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, acontecem na tarde de 18 de maio.
Em sequência do desafio lançado pela Presidente da Assembleia Municipal da Cidade da Praia e do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde, Clara Marques, a ANAM realiza no próximo dia 18 de maio, a conferência «O Poder Local: Papel das Assembleias Municipais». Para a ANAM é de enorme pertinência promover a cooperação com países de Língua Portuguesa e o intercâmbio de conhecimentos e experiências na área do poder local autárquico e da sua relevância no desenvolvimento dos países.
 
A conferência que decorre na cidade da Praia, terá início com um discurso do Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde, Doutor Rui Alberto de Figueiredo Soares, e reúne o Presidente da Anam, Albino Almeida, Presidentes de Assembleias Municipais (PAM) nacionais e de Cabo Verde e Elena Garrido, da Confederação Nacional de Municípios do Brasil.
 
Seguem-se três painéis de debate: “Boas Práticas nas Assembleias Municipais - presente e futuro”, “O Papel das Assembleias Municipais, enquanto órgão fiscalizador e também na implementação das Políticas Públicas” e “As Assembleias Municipais na consolidação de um espaço lusófono”.
 
O primeiro painel deste «ANAM em Diálogo na Lusofonia» vai abordar a promoção de boas práticas no funcionamento das Assembleias Municipais e o seu impacto local na relação com os munícipes. Fazendo uma análise do presente e preparando o futuro, este painel conta com a intervenção, entre outros, de Clara Marques - PAM da Cidade da Praia, de Albino Almeida - Presidente da ANAM e PAM de Vila Nova de Gaia e de Fernando Santos Pereira - Vice-Presidente da ANAM e PAM de Barcelos.
 
Papel das Assembleias Municipais, enquanto órgão fiscalizador e no trabalho que desenvolvem na implementação das Políticas Públicas, seja na área da saúde, social e até ambiental, será debatido no segundo painel do dia que conta com a participação de Conceição Casa Nova – Vice-Presidente da ANAM e PAM de Beja, Luís Filipe Mota Almeida – Investigador Associado da FDUL e Avelino Bonifácio Sanches – ex Ministro da Economia de Cabo Verde.
 
O terceiro e último painel abordará a relevância das Assembleias Municipais na consolidação de um espaço lusófono. Cruciais para uma maior aproximação entre os cidadãos e os decisores públicos nacionais, mas também entre países que falam a mesma língua, as AM devem ser consideradas como um complemento imprescindível das medidas tomadas a nível central. O caminho a percorrer e o muito que há ainda por fazer será analisado no painel que junta Madalena Neves – Ex-Ministra da Ação Social de Cabo Verde e Ex-Embaixador em Portugal, Elena Garrido – Confederação Nacional de Municípios do Brasil, Eulália Teixeira – Vice-Presidente da ANAM e PAM de Castro Daire e Manuel Ferreira Ramos, Coordenador do CVEL (Centro de Valorização dos Eleitos Locais).
 
Para Albino Almeida, Presidente da ANAM, “Uma maior transferência de conhecimento e saber, assim como a partilha das melhores práticas é fundamental para elevar a democracia de um país, independentemente da sua dimensão ou organização”. E acrescenta: “Valorizamos muito o envolvimento constante com os eleitos locais de países de língua portuguesa, com quem temos estabelecido redes de contactos e desenvolvido protocolos de cooperação, pelo que este ANAM em Diálogo na Lusofonia, vem fortalecer, ainda mais, o trabalho que temos desenvolvido desde 2016, ano de criação da ANAM”.
 
DIREÇÃO DA ANAM RECEBIDA POR ENTIDADES OFICIAIS DE CABO VERDE
A comitiva da ANAM inicia esta viagem a Cabo Verde no dia 17 de maio, com visitas de cortesia, entre as quais, ao Presidente da Câmara Municipal da Praia, ao Presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde e aos Embaixadores de Portugal e Angola em Cabo Verde.
 
Ainda nessa tarde, decorre assinatura de dois Protocolos de Cooperação: com  a Assembleia Municipal da Praia e com o Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais de Cabo Verde.
 
Na tarde de 18 de maio, estão agendadas audiências, com o Presidente da República, Primeiro- Ministro e Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde. Também neste dia reunirão com os Líderes Parlamentares do MPD (Movimento para a Democracia de Cabo Verde) e PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde).
 
Nos dias 19 e 20 de maio, a comitiva ANAM (Presidente Albino Almeida, Vice-presidentes Fernando Pereira e Conceição Casa Nova, Secretário-geral António Afonso e Coordenador do CVEL Manuel Ferreira Ramos), participa nas atividades comemorativas do Dia do Município da Praia.

Carla Carrinho 


Feira do Livro de Aveiro regressa sexta-feira e estende-se até ao início de junho; Dia Mundial da Hipertensão Arterial evocado em Aveiro; Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus em Aveiro; “Bom dia Cerâmica” comemora Dia Euro..

 I – Feira do Livro de Aveiro regressa sexta-feira e estende-se até ao início de junho
- 19 de maio a 04 de junho 
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) organiza a 47.ª edição da Feira do Livro de Aveiro na envolvente do ATLAS Aveiro, com inauguração agendada para as 17h00, do dia 19 de maio, momento que contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves.
A Feira do Livro 2023 estará de portas abertas até 4 de junho, de segunda a quinta-feira, das 15h00 às 20h00, sextas-feiras das 15h00 às 23h00, sábados das 10h00 às 23h00 e domingos das 10h00 às 20h00.
Com um programa constituído por lançamentos de livros, conversas com escritores e cantores, tertúlias e animação, a CMA procura realizar um evento literário de referência nacional, na Região de Aveiro.
No primeiro dia, destaque para o momento de Poesia marcado para as 21h30, no Espaço Autores – ATLAS Aveiro, com a participação da autora do livro “O Manifesto pelos Leitores de Poesia” de Filipa Leal, Pedro Lamares e Carolina Rocha.
O programa conta ainda com a presença de diversos autores nacionais, muitos de referência e figuras mediáticas da Cidade e Região de Aveiro.

Leitores à conversa com autores
Este ano a CMA reitera a aposta numa edição novamente ao ar livre e que se vai desenrolar na envolvente ao ATLAS Aveiro, onde o público poderá encontrar algumas das últimas novidades da literatura e o célebre Livro do Dia, bem como o Espaço Autores, com momentos privilegiados para poder conversar com os seus autores favoritos ou descobrir novos talentos literários.
Num processo contínuo de crescimento, a Feira contará com a presença de 150 editoras nacionais e sete livreiros, incluindo livreiros aveirenses.

Programa de animação
A Feira do Livro apresenta um programa de animação cultural diversificada, com atividades para todos os gostos e para todas as idades. Muitos momentos musicais protagonizados por agentes locais, numa clara aposta no apoio ao setor cultural local.
O programa completo está disponível para consulta aqui<https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/eventos/feira-do-livro-2023>.

Destaque para a presença dos seguintes autores nacionais e internacionais e ainda de cantores:
20 de maio
Filipe Miranda, José Fanha e Alberto Manguel e Miguel Ângelo

21 de maio
Saphir Cristal e Álvaro Laborinho Lúcio

27 de maio
Hélio Loureiro, Alberto Miranda, Itamar Vieira Júnior e José Rodrigues dos Santos. Samuel Úria.

28 de maio
Tanya Ruivo e João Pinto Coelho.

3 de junho
Márcia.

4 de junho
Rui Vilhena, Hugo Sampaio, MG Ferry e Luís Corte-Real.

II – Dia Mundial da Hipertensão Arterial evocado em Aveiro
- Programa SAUD’Aveiro -
No dia 17 de maio, quarta-feira, a Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com o Centro Hospitalar de Aveiro, Universidade de Aveiro – Escola Superior de Saúde e Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga irá assinalar o Dia Mundial da Hipertensão com o regresso, após a pandemia, do programa “SAUD´Aveiro – Saúde na Praça”, que acontece na Praça do Mercado Manuel Firmino, durante todo o dia (das 10h30 às 17h00).
O PROGRAMA SAUD´Aveiro – Saúde na Praça consiste num conjunto de iniciativas do Município de Aveiro que se têm efetuado no decorrer da última década, através de ações de rastreios na área da saúde, de promoção de estilos de vida saudável e prevenção de doenças e o aumento da literacia em saúde da população em geral.
A evocação em Aveiro deste dia mundial da Hipertensão Arterial terá como lema “Ao Ritmo Certo - Gestos que salvam Vidas” irá, ao longo do dia, fazer demonstrações de suporte básico de vida; “Stop Hipertensão com a Alimentação” irá apresentar várias sugestões de alimentação saudável e dieta; “Relaxa a tua tensão com Animação” consiste em diferentes momentos de yoga, ginástica de relaxamento e risoterapia.
O Dia Mundial da Hipertensão é celebrado anualmente e tem como objetivo promover a consciencialização pública sobre o perigo desta doença, como a prevenir e controlar.
A tensão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes das artérias. A tensão arterial elevada significa que o sangue está a exercer demasiada força contra as artérias, o que constitui um fator de risco para muitas doenças, tais como enfarte cardíaco, AVC (trombose) e insuficiência renal.
Estima-se que, em Portugal, 42% da população tem hipertensão arterial e que 32% do total dos óbitos se devem a doenças cardiovasculares.

III – Noite dos Museus
e Dia Internacional dos Museus em Aveiro
Sob o tema sustentabilidade e bem-estar, a Câmara Municipal de Aveiro assinala no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, com a realização de várias atividades, para além da entrada livre nos Museus de Aveiro nesse mesmo dia.
No Museu da Cidade será apresentado o documentário “O Salgado Aveirense”, no Museu de Aveiro / Santa Joana será exibido o filme “Princesa Santa Joana” e o filme “A Arte Nova” será no Museu Arte Nova
No dia 18, quinta-feira, serão desenvolvidas visitas guiadas: pelas 10h00 será a visita “Botica” no Museu de Aveiro / Santa Joana, seguindo-se “Um animalário nas Ruas de Aveiro” no Museu Arte Nova. Durante a tarde, a visita será às 15h00, no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, e terminando com“O Parque na Cidade”, no Museu da Cidade.

IV – “Bom dia Cerâmica” comemora Dia Europeu da Cerâmica em Aveiro, no próximo fim-de-semana
- 20 e 21 de maio -
A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) lança em Portugal no próximo fim de semana 20 e 21 de maio a "operação" europeia, “Bom dia Cerâmica 2023”.
Duas dezenas de Cidades e Vilas cerâmicas Portuguesas, juntamente com o Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas (AEuCC) - sete países e duas centenas de cidades, a maior plataforma mundial desta tipologia, realizam no próximo fim de semana, 20 e 21 de maio, uma ação de promoção e dinamização da cerâmica, com vista a dar-lhe a devida visibilidade e expressão artística ligada à origem da Humanidade.
Pelo quarto ano consecutivo, Aveiro (membro fundador e atualmente com o cargo da Presidência da AptCVC) comemora o “Bom Dia Cerâmica” através de um Programa onde se destaca a “Festa da Cerâmica - Ceramic Street Fest Aveiro”, no dia 20 de maio, sábado, nos Claustros da Igreja da Misericórdia, entre as 10h00 e as 18h00. Esta mostra de cerâmica, do artesanato à investigação e tecnologia conta com a participação de artistas e artesãos locais, bem como de várias entidades ligadas ao universo da cerâmica (Universidade de Aveiro | DEMAC, a Associação de Artesãos da Região de Aveiro - A BARRICA, a ACAV - Associação Arte e Cultura de Aveiro, Afonso Henrique, Atelier Aquiles Cerâmica e Pássaro de Seda). Terão lugar demonstrações ao vivo e oportunidades para experimentar.
Com sessões às 11h30 e às 15h30, na Sala do Despacho da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, dinamiza-se a oficina de música criativa com materiais cerâmicos “A Cerâmica dá-te Música”, na qual os participantes exploram as sonoridades provenientes de objetos cerâmicos de cariz utilitário. Esta atividade requer inscrição obrigatória, mediante marcação prévia para o email: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.
Às 16h30, no Edifício ESTAÇÃO, a ceramista Carmo Stichini faz uma visita comentada à exposição “O Sonho do Ceramista”, uma exposição que dá a conhecer o trabalho da ceramista Carmo Stichini, que criou uma residência artística no Museu de Cerâmica de Sacavém, durante a qual revisitou os moldes da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém e com eles criou obras em faiança vidrada.
As atividades do Bom Dia Cerâmica prolongam-se até domingo, dia 21, com uma Visita Guiada ao Roteiro do Azulejo de Aveiro, tendo o seu início às 11h00, no Museu da Cidade.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

MVV do Núcleo Regional do Centro da LPCC retoma visitas ao IPO de Coimbra


O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Movimento Vencer e Viver, retomou as visitas ao Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC), uma ação que estava suspensa desde 2020 devido à pandemia de covid-19.
Após três anos de interrupção, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) retomou as visitas presenciais ao serviço de internamento do IPOC pelo voluntariado do Movimento Vencer e Viver (MVV), suspensas, em 2020, como medida adicional decorrente da pandemia de covid-19.

”Vencer e Viver” é um movimento de entreajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Neste âmbito, é promovido o contacto entre a mulher a iniciar tratamento e a voluntária sobrevivente de cancro da mama, que partilha o seu testemunho e formas de lidar com a doença. Este é, por isso, um momento importante que se assume como uma ação fundamental de voluntariado em contexto de internamento, realizada pelo NRC.LPCC no IPOC, e que representa uma grande oportunidade de apoio emocional e informativo às mulheres que realizam cirurgia da mama.

Essa importância é sublinhada pela secretária-geral da Direção do NRC.LPCC, Dra. Natália Amaral: “É importante que estas mulheres com cancro da mama possam ouvir que não é o fim da vida saber deste diagnóstico e terem o apoio de quem já passou pelo mesmo, quem teve a mesma experiência de vida, além de ficarem, assim, a conhecer os serviços e atividades que lhes são disponibilizados pela Liga”, frisa.

Também Dulce Helena, enfermeira gestora (Especialidades Cirúrgicas II), considera “extraordinário” o apoio das voluntárias do MVV dado às doentes oncológicas, nomeadamente pela proximidade existente. “É o testemunho na primeira pessoa, uma proximidade que os profissionais de saúde não poderão ter porque, felizmente, não têm, na sua maioria pelo menos, um percurso de vida semelhante. É através do MVV que sabem mais sobre as próteses provisórias após a operação, que recebem conselhos, partilham dúvidas e receios. O resultado é uma mais-valia e os cuidados são beneficiados porque todos juntos – desde médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, voluntárias do MVV - trabalhamos para o mesmo, é um trabalho em equipa”, conclui.

Enquadrado no âmbito do voluntariado de entreajuda da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o MVV desenvolve ações diversas, como: disponibilização de apoio emocional e prático às mulheres com cancro da mama e seus familiares; visita hospitalar às doentes a realizar tratamentos nos hospitais com os quais a LPCC estabeleça protocolos de colaboração; desenvolvimento de serviços tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das mulheres com cancro da mama (próteses mamárias, suportes (soutien), fatos-de-banho ortopédicos, cabeleiras e outros materiais a preços mais reduzidos); referenciação para apoio psicológico e social especializado (profissional), entre outros.

Na região Centro, a Liga dispõe de extensões do Movimento Vencer e Viver em Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Covilhã e Leiria. Para quaisquer esclarecimentos adicionais, poderão contactar a LPCC.NRC, através do número 808 910 132 ou do e-mail voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt.

Todas as mulheres que tenham passado por esta experiência de vida e queiram dedicar parte do seu tempo ao voluntariado no MVV, podem contactar a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro através endereço de email e número de telefone mencionados.

Nádia Moura

Septuagenário perdeu a vida debaixo de trator

Acidente aconteceu em Merufe, Monção.
O homem, de 70 anos de idade, sofreu um despiste no trator que conduzia na manhã desta quarta-feira, tendo ficado debaixo do mesmo.
O acidente ocorreu perto das 09:00 horas, tendo a equipa do INEM declarado o óbito no próprio local.

Fisco faz buscas no FC Porto, Benfica e Sporting

Está em curso uma megaoperação policial em clubes portugueses de futebol. As buscas estão relacionadas com a Operação “Fora de Jogo”. Em causa estão suspeitas de fraude fiscal ligadas a dezenas de transferências de jogadores de futebol.
Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), acompanhada pela GNR, está a realizar dezenas de buscas em todo o país, incluindo nos estádios do FC PortoBenfica e Sporting. Em causa estão suspeitas de fraude fiscal ligadas a dezenas de transferências de jogadores de futebol, que envolvem milhões de euros.
Para além dos estádios dos Dragões, da Luz e de Alvalade, as buscas estão a decorrer também em casa do filho de Pinto da Costa, na Gestifute de Jorge Mendes e em casas de jogadores.
A SIC apurou que, no Benfica, as transferências sob suspeita são as de Rafa, Chiquinho e Vlachodimos.
A repórter da SIC, Amanda Martins, adianta que as buscas ainda decorrem no Estádio de Alvalade, em Lisboa.
Sporting e o Benfica estão a colaborar com as autoridades nas buscas às instalações, adiantam fontes dos dois clubes à agência Lusa.
Estão também a ser cumpridas diligências em casa de Alexandre Pinto da Costa, agente de futebol e filho do presidente do FC Porto, na Torre das Antas, no Porto, e na Gestifute, empresa de Jorge Mendes.
As buscas estão relacionadas com a Operação “Fora de Jogo”, que decorre há vários anos e já conta com, pelo menos, 47 arguidos. É o maior processo de investigação na história do fisco português relacionada com o futebol.
Em causa estão suspeitas de fraude fiscal e fraude à segurnaça social ligadas a dezenas de transferências de jogadores de futebol, que envolvem milhões de euros.
A investigação está a ser dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal de Vagos

A próxima Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se, no próximo dia 18 de maio de 2023, com início às 09:30 horas, na sala de reuniões daquela Câmara Municipal.
São estes, os pontos da ordem do dia da reunião:

  • Protocolo de colaboração entre o Município de Vagos (MV) e o Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA) – Gestão das atividades da Época Balnear 2023;
  • Protocolo de colaboração – Candidatura a Centro Tecnológico Especializado da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento de Vagos;
  • Plano Diretor Municipal (PDM) – 4.ª Alteração – Declaração de não caducidade – Aprovação
  • Resumo diário da tesouraria;
  • Alargamento de horário – «Café Boa-Hora» – Gafanha da Vagueira – Gafanha da Boa Hora – Ratificação;
  • Gestão urbanística: Processos OEC 3/23, CERT 128/23;
  • Intervenção do público