sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Marinha Grande | EDIFÍCIO DO ARQUIVO MUNICIPAL REQUALIFICADO

 O Município da Marinha Grande requalificou o edifício do Arquivo Municipal, situado junto ao Parque da Cerca, realizando um investimento superior a 226 mil euros.

As obras incidiram sobre a envolvente exterior do edifício e asseguraram as necessárias intervenções no interior. Foi removido o revestimento exterior em tijolo face à vista. Na base da pirâmide foi executada uma parede de transição e contenção em tijolo vazado, que serviu de apoio à camada de base do novo revestimento.

Na cobertura compreenderam-se trabalhos de impermeabilização. Os revestimentos exteriores no plano acima da fachada foram estabilizados. Nos pilares fraturados, foram desmontados os revestimentos afetados e instáveis, após o que se procedeu à sua reposição com novos elementos.

O portão do cais de descarga foi objeto de substituição por sistema de painéis seccionados com recolha sobre o teto falso. Foi instalado um equipamento de transporte de cargas entre pisos, substituídas luminárias convencionais por tecnologia LED.
Entre os vários trabalhos contemplados, assegurou-se também a substituição do piso em linóleo, a correção acústica de tetos e a alteração e remoção de algumas divisórias modulares para a criação de novos espaços funcionais nomeadamente destinados à digitalização de documentação.

Marinha Grande | CONCESSIONADO ESPAÇO DE RESTAURAÇÃO NO JARDIM LUÍS DE CAMÕES

 O espaço de restauração e bebidas localizado no Jardim Luís de Camões, na Marinha Grande, tem um novo concessionário, que irá reabrir, em breve, o estabelecimento.
O contrato de concessão daquele espaço municipal foi assinado no dia 7 de fevereiro, entre o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e o novo concessionário Paulo Pereira, em representação da empresa Agência Marinhense de Jornais e Revistas, Lda, na sequência da adjudicação no âmbito do concurso público publicado em Diário da República, realizado no final de 2022.

O estabelecimento tem a área total de implantação de 314,50 m2 e possui uma área de exterior com 178,22 m2, na qual pode ser instalada uma esplanada. A concessão tem o prazo de duração de cinco anos, podendo ser objeto de uma prorrogação, pelo período de dois anos, mediante acordo entre as partes.

O concessionário reabrirá o referido espaço, em data a anunciar oportunamente, com um novo conceito, decoração e modo de funcionamento.


No Pavilhão Municipal dos Desportos. HÓQUEI CLUBE PAIVENSE PROMOVE ESCOLA DE PATINAGEM

 O Hóquei Clube Paivense vai promover, a partir da próxima semana, uma actividade denominada Escola de Patinagem, procurando dinamizar a modalidade e cativar os jovens do concelho para a sua prática.
A colectividade anuncia que haverá aulas de iniciação à patinagem todas as Segundas-Feiras, a partir das 18 horas, no espaço do Pavilhão Municipal dos Desportos, em Castelo de Paiva, sendo que, no primeiro mês da actividade, a frequência será gratuita, podendo a entidade promotora emprestar patins para as primeiras aulas de patinagem artística.
Fundado em 1996, o Hóquei Clube Paivense continua a dinamizar a modalidade e a realizar um trabalho muito positivo junto dos mais jovens, tendo conseguido nos últimos anos resultados bastante satisfatórios.
A Vereadora da Cultura e Desporto, Liliana Vieira, congratula-se com a realização desta actividade desportiva e endereça os parabéns ao Hóquei Clube Paivense, na expectativa de que possam prosseguir com sucesso, conquistando mais vitórias, e dinamizando e promovendo ainda mais a modalidade no concelho.

Carlos Oliveira

Rendas: Governo prepara apoio a famílias e jovens com quebra de rendimentos

Quebras têm de estar relacionadas com doença, desemprego ou divórcio. O pacote legislativo, que inclui o fim dos vistos Gold, deve ser aprovado na próxima semana.
Por causa da crise na habitação, o Governo está a preparar um apoio à renda para famílias e jovens com quebra de rendimentos. Este mecanismo e outras medidas, como o fim dos Vistos Gold, devem ser aprovados na próxima semana.
O novo apoio às rendas é dirigido a famílias e jovens que tenham quebras de rendimentos relacionadas com doença, desemprego ou divórcio.
Segundo o Jornal Expresso, aplica-se ao arrendamento, mas o Governo estará a analisar os dados do Banco de Portugal para perceber o real impacto da subida dos juros na prestação da casa das famílias mais desfavorecidas.
Dados mais recentes indicam que apenas 8,8% das famílias com baixos rendimentos têm crédito à habitação.
Em novembro, entrou em vigor um diploma que obriga os bancos a renegociar os créditos sempre que a taxa de esforço ultrapassa os 36%.
Mas a medida parece ser insuficiente ou mal implementada e há vários projetos-lei à espera de votação que pretendem impor regras mais apertadas à banca.
O pacote legislativo sobre habitação vai ser aprovado dia 16 em Conselho de Ministros. Segundo o semanário, vai incluir o fim dos vistos Gold e medidas de incentivo, nomeadamente fiscais, à construção ou reabilitação por privados, de modo a aumentar a oferta pública de arrendamento acessível. Para esse fim, o Governo também tem medidas de incentivo dirigidas ao alojamento local.

SIC Notícias

Mulher tentou matar sósia e ficar com a sua identidade – servindo-lhe um cheesecake envenenado

Viktoria Nasyrova foi acusada, em Nova Iorque, de tentar matar a sósia com um cheesecake que continha sedativos fortes, com o objetivo de lhe roubar o passaporte e outros documentos.
Viktoria Nasyrova, de 47 anos, foi considerada culpada por tentar matar Olga Tsvyk, de 35 anos, com um cheesecake que continha fenazepam, um sedativo forte que mesmo em pequenas quantidades pode ser fatal. As duas mulheres tinham grandes parecenças, e o objetivo de Nasyrova era matar e roubar a identidade de Tsvyk, adiantou o The Guardian.
Nasyrova terá levado o cheesecake à casa de Tsvyk, no bairro de Forest Hills, em Nova Iorque, no dia 28 de agosto de 2016. Tsvyk comeu o cheesecake, sentiu-se mal e perdeu a consciência, tendo sido encontrada mais tarde por um amigo, e levada para o hospital.
Quando Tsvyk regressou do hospital percebeu que o seu passaporte, documentos e objetos de valor, incluindo um anel de ouro, tinham desaparecido.
Quando testaram o resíduo da embalagem do cheesecake perceberam que continha fenazepam, descrito pela procuradora pública a cargo do caso como uma "droga mortífera". Nasyrova foi presa e condenada a 25 anos de prisão, por acusações que incluem tentativa de homicídio.
Esta não é a primeira vez que Nasyrova enfrenta acusações desta natureza. Em 2014, foi acusada de drogar uma vizinha, matando-a, na Rússia. Nasyrova nega responsabilidade.

Madremedia

Custo do altar-palco da JMJ baixa de 4,2 milhões para 2,9 milhões de euros

Redução em 30% do preço do altar a ser construído no Parque Tejo foi anunciada pelo autarca de Lisboa, Carlos Moedas.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que o custo do altar-palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), situado no Parque Tejo, vai passar de 4,2 para 2,9 milhões de euros.
A estrutura foi reduzida de nove para quatro metros de altura. Na prática, trata-se de uma redução de cerca de 30% no preço do altar-palco onde o Papa Francisco fará a missa de encerramento do evento.
Já o altar que será erguido no Parque Eduardo XVII vai custar até 450 mil euros, integralmente financiados pela Fundação JMJ 2023, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa.
Na mesma conferência de imprensa, Américo Aguiar adiantou que "estamos quase a chegar aos 500 mil inscritos" na JMJ.
O investimento total deverá atingir os 35 milhões de euros, mas “até 25 milhões de euros ficarão na cidade", no que Carlos Moedas classifica como "um investimento líquido de dez milhões de euros”.
"Foram dias de trabalho árduo e contínuo, mas conseguimos", declarou o autarca da capital aos jornalistas, em referência à série de reuniões entre os envolvidos na organização da Jornada para reduzir os custos do evento religioso, que terá lugar em Lisboa na primeira semana de agosto.
Os custos com a JMJ Lisboa têm estado envoltos em polémica, depois de ter sido noticiado que a construção do altar-palco no principal espaço do evento, o Parque Tejo, foi adjudicada pelo município de Lisboa, por ajuste direto, à Mota-Engil por 4,24 milhões de euros (mais IVA), somando-se a esse valor 1,06 milhões de euros para as fundações indiretas da cobertura.
O Parque Eduardo VII, onde irá decorrer a missa de abertura, o acolhimento ao Papa e a Via-Sacra, terá outro palco, que será retirado no final da Jornada. Este palco tinha um custo previsto de até dois milhões de euros, mas deverá agora fixar-se em menos de meio millhão de euros pagos pela Igreja.

RR

Marinha Grande | PISTA RAIMUNDO SANTOS RECEBEU 560 ATLETAS NOS MEGAS DO AGRUPAMENTO POENTE

 A pista de atletismo Raimundo Santos, no Estádio Municipal da Marinha Grande, recebeu cerca de 560 alunos do Agrupamento de Escolas Poente, na manhã desta sexta-feira, 10 de fevereiro, para participarem nos “Megas - Fase Escola”.

A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e contou com o apoio da Câmara Municipal.
Participaram 560 alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, que realizaram provas de corrida de velocidade (Mega Sprint), corrida de resistência (Mega KM), salto em comprimento (Mega Salto) e lançamento do peso (Mega Lançamento).
Os alunos apurados irão representar o Agrupamento na fase CLDE, que irá decorrer no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, no próximo dia 2 de março, na Fase final da CLDE dos “Megas”, classificando os alunos para a competição nacional.

Câmara de Águeda distinguida pela programação desportiva para todos

 Programa obteve a segunda melhor classificação nacional entre os Municípios Amigos do Desporto
A Câmara de Águeda acaba de ser distinguida, entre as autarquias que fazem parte dos Municípios Amigos do Desporto (MAD), pelo Programa Municipal de Desporto para Todos, tendo conquistado a segunda melhor classificação em termos nacionais, nos Municípios com população entre 10.001 e 50 mil habitantes.
 
“Águeda volta a ser destacada pelas suas políticas de promoção e dinamização desportiva, junto dos vários públicos, certos de que o Desporto é para todos, independente das suas características físicas, (in)capacidades ou idade”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que esta distinção, a par de tantas outras que o Município tem recebido ao longo dos últimos anos, não só “é um reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a implementar”, como responsabiliza a Autarquia a “fazer sempre mais e melhor em prol da saúde e bem-estar da nossa população”.
 
A Câmara Municipal de Águeda desenvolve vários programas que promovem a generalização da prática desportiva de âmbito informal, recreativo ou competitivo (não federado) que visam sensibilizar a população, dos vários segmentos, para os benefícios da prática de atividade física e desportiva de forma regular enquanto elemento-chave para a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
 
O Município desenvolve o projeto “Desporto Para Todos – Desporto Adaptado” que representa um dos mais importantes fatores promotores da inclusão, coesão, desenvolvimento psicossocial e combate à discriminação das pessoas com deficiência, sendo catalisador da melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar dos cidadãos.
 
Com este projeto pretende-se fomentar o acesso de todos ao desporto plural, seja ele em lazer ou competitivo, disponibilizando recursos humanos e materiais, de forma a promover a prática de atividade física a indivíduos com deficiência ou incapacidades. A oferta desportiva disponível, à data, integra diversas modalidades/atividades desportivas: natação adaptada, paracanoagem, judo, paraciclismo, marcha/caminhada e Sup-Padlle Up Adaptado decorrendo as mesmas de acordo com o ano letivo/época desportiva, de forma regular (semanalmente). Paralelamente, o Município apoia a prática desportiva federada, nomeadamente, nas modalidades de Paracanoagem e Judo.
 
Pontualmente, a autarquia apoia também à organização de diversos eventos desportivos, designadamente: competições, estágios, encontros, torneios em parceria com a ANDDI Portugal– Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, considerando ainda que parcerias institucionais como o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, a FPDD – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e o CPP – Comité Paralímpico de Portugal são uma mais valia para o desenvolvimento e crescimento do projeto “Desporto Para Todos – Desporto Adaptado”.
De referir que a Autarquia promove, anualmente, o “Ciclo de Formações” junto do tecido associativo concelhio, procurando capacitar e dotar os seus profissionais/agentes desportivos de clubes/associações desportivas e de carácter social, de mais e melhores ferramentas que lhes permitam, junto dos seus utentes, fomentar e desenvolver a prática desportiva.
 
Um dos exemplos mais recentes foi a formação de “Boccia Sénior” em parceria, com a PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional incentivando a prática da modalidade de Boccia junto da população sénior que, diariamente, frequenta a resposta social – Centro de Dia.
Os vários eventos desportivos que decorrem no concelho ao longo do ano, promovidos ou apoiados pelo Município, foram destacados neste âmbito, que considerou também o trabalho realizado nos vários equipamentos desportivos municipais, como o Centro Municipal de Marcha e Corrida, o Bike Park, as Piscinas Municipais e o Centro de Atividades Náuticas Bério Marques.
 
Esta distinção destacou ainda a sensibilização e ação pedagógica que a Câmara de Águeda faz junto do público escolar, tendo sido realçado o programa “Pedal in Águeda”, que incorpora todas as atividades realizadas pelo Município em torno das modalidades de bicicleta, independentemente do tipo de público. Dentro deste programa municipal estão englobados projetos específicos com ações concretas de intervenção e dirigidos a públicos diferentes, com destaque para “Bicicleta vai à Escola”, “Escolas com Pedal”, “Águeda Bike 4 Kids” e “Águeda Bike Ativa”, para além de promoção e apoio a eventos e provas desportivas.
 

Aldeia do Boco assina Carta de Compromisso de Adesão à Rede “Aldeias de Portugal”

Realiza-se, amanhã, dia 11 de fevereiro, pelas 15h00, no Largo da Capela do Boco, a assinatura da Carta de Compromisso de Adesão, da Aldeia do Boco, à Rede “Aldeias de Portugal” entre a ATA - Associação de Turismo de Aldeia, a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro / GAL Aveiro Sul e a Aldeia do Boco, representada pelo Município de Vagos e Junta de Freguesia de Soza.

Esta Carta de Compromisso, válida por um período de 4 anos, tem como objetivo definir o compromisso coletivo de valorização da aldeia do Boco, concretizando a sua adesão à Rede de Aldeias de Portugal, em conformidade com o previsto no caderno de normas das “Aldeias de Portugal” e com o Plano de Valorização da Aldeia.

Ao aderir à Rede, a Aldeia do Boco compromete-se a assegurar a manutenção das condições que suportaram a classificação da aldeia, a manter o funcionamento do grupo de trabalho da Aldeia, a garantir o desenvolvimento do Plano de Valorização da Aldeia e à sua avaliação regular e a participar nas dinâmicas da rede, nomeadamente nos eventos promovidos pelas “Aldeias de Portugal”.
A classificação da aldeia do Boco como Aldeia de Portugal, que visa valorizar as comunidades locais e as suas vivências, foi atribuída a 17 de julho de 2022 pela Associação de Turismo de Aldeia (ATA), num trabalho coordenado com o Grupo de Ação Local Aveiro Sul com o apoio do Município de Vagos, Junta de Freguesia de Soza e população do Boco.
A etapa que se seguiu foi a construção do Plano de Valorização da Aldeia, num processo participativo com a comunidade local, onde foi definido um plano de atividades a desenvolver em 2023. Este plano foi elaborado no dia 25 de novembro de 2022, numa reunião de trabalho entre a comunidade local, a Junta de Freguesia de Soza, o Grupo de Ação Local (GAL Aveiro Sul) e a ATA (Associação de Turismo de Aldeia), no qual se contemplou a realização de diversas atividades como a Festa de Santo Inácio, a desfolhada à moda antiga e recolha de produtos agrícolas, a limpeza das levadas “Levadas limpas, Aldeia feliz!”, o Magusto na Aldeia do Boco, Workshops (como picar a pedra, roda da azenha, broa mimosa) e a Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril).
Umas das atividades de maior destaque é a “Tradições da nossa aldeia!” que contempla um conjunto de experiências dirigidas visitantes e turistas como as “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco”, “Jante na Azenha!”, "Vida de um moleiro da aldeia/vida no Vale do Boco”, "Workshop Como fazer Broa Mimosa" e “Hoje há Carneiro de Santo Inácio”.
Para ajudar no desenvolvimento e promoção das diversas atividades planeadas, está a ser criada uma associação local, em processo final de formalização, denominada “Pro.Boco - Associação de Promoção e Requalificação da Aldeia do Boco” que terá como propósito preservar e valorizar o património molinológico, material e imaterial, potenciando ao mesmo tempo a criação de emprego local e o desenvolvimento económico no lugar do Boco, em colaboração com as entidades locais.  Para além de promover atividades de âmbito cultural, turístico e natural, a Associação terá, também, como missão potenciar a manutenção do património molinológico, apoiar na reabilitação dos moinhos e dos elementos que lhe pertencem, preservar e valorizar as levadas e o barachão, contribuir para a inserção dos moinhos na rede de oferta turística do concelho, contribuir para o estudo, valorização e fruição dos recursos naturais e patrimoniais, entre outras.
Imagens do BOCO
Fonte: CM Vagos 

Combustíveis voltam a baixar na próxima semana

Redução de preços acontece pela segunda semana seguida, depois de sofrer três aumentos consecutivos.
O preço do gasóleo deverá cair 3,5 cêntimos por litro, a partir do segunda, dia 13 de Fevereiro. Quanto ao preço da gasolina 95, este deverá descer 0,5 cêntimos por litro.
Assim, a média do preço do gasóleo simples deverá, passar para 1,54 euros, enquanto a da gasolina fixar-se-á perto de 1,70 euros.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE RETOMA PASSEIOS PEDESTRES

 O Município da Marinha Grande vai retomar a realização dos passeios pedestres, no dia 26 de fevereiro (domingo), pelas 09h00, na freguesia da Moita, cuja participação é gratuita.

O passeio pedestre do dia 26 de fevereiro é organizado em colaboração com o Clube Desportivo Moitense. Terá a extensão de 8 km e um grau de dificuldade reduzido. A exemplo de anos anteriores, a Câmara Municipal irá disponibilizar um autocarro para transporte dos participantes, desde o habitual local de concentração (junto do Arquivo Municipal), às 09h00, regressando ao mesmo local após o fim do passeio. Há também a possibilidade dos interessados se deslocarem em veículo próprio, devendo estar no Clube Desportivo Moitense, às 09h00.
Com o intuito de dar continuidade ao projeto iniciado em 2002, que visa estimular toda a comunidade para a prática desportiva / lazer, o Município irá realizar vários passeios pedestres, até ao final do ano 2023, com a colaboração das associações, pelos vários lugares do concelho.
Realce-se a importância desta iniciativa na motivação das pessoas para iniciarem uma atividade física regular (caminhada), adotando hábitos de vida saudável, colhendo assim, grandes benefícios na saúde, aumento da auto-estima e bem-estar. 


Camisola de Cristiano Ronaldo rende milhares de euros para vítimas do sismo na Turquia

Merih Demiral, futebolista turco da Atalanta, está a leiloar diversas camisolas utilizadas por alguns dos maiores nomes do futebol mundial. Todo o dinheiro amealhado será entregue a uma organização que apoia vítimas do terramoto.
O futebolista turco Merih Demiral está a levar a cabo vários leilões de camisolas utilizadas por diversas estrelas do futebol mundial, incluindo Cristiano Ronaldo. O dinheiro amealhado tem como destino o auxílio às vítimas do terramoto que assolou a Turquia e a Síria na passada segunda-feira.
Logo após os abalos, inúmeros países, entidades e indivíduos uniram-se para canalizar auxílio para as zonas mais afetadas.
Merih Demiral, atleta de 24 anos que alinha pelos italianos da Atalanta, não ficou indiferente ao sofrimento que a sua nação atravessa e decidiu unir esforços para ajudar quem mais necessita.
O futebolista resolveu abrir mão de diversas relíquias da sua coleção pessoal de camisolas desportivas e leiloar algumas das mais valiosas.
Primeiro leilão rendeu mais de 240 mil euros
A primeira iniciativa solidária levou a leilão as camisolas de Cristiano Ronaldo, Bonucci e Dybala. Recorde-se que Demiral jogou na Juventus em 2019/2020 e 2020/2021, período em que partilhou o balneário com CR7 e com o internacional italiano.
Başlattığımız açık artırmada 3 forma sahiplerini buldu! @AhlatciHolding satışa çıkan Ronaldo, Bonucci ve Dybala formalarını toplam 5 Milyon TL'ye satın aldı 🙏🏼
Satıştan elde edilen gelirin tamamı deprem bölgesinde kullanılmak üzere @ahbap Derneği'nin hesabına yatırıldı. pic.twitter.com/04nuCXygME
— Merih Demiral (@Merihdemiral) February 9, 2023

SIC Notícias

Estádio Universitário Recebeu Campeonato Territorial de Duplo Mini-Trampolim e Tumbling

O Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra recebeu no passado domingo o Campeonato Territorial de Duplo Mini-Trampolim e Tumbling, mais uma prova do calendário da Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro).
Juntando a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra (AAC), co-organizadora da prova, e o Albigym (Castelo Branco), a prova juntou cerca de 140 ginastas de váriosescalões, de benjamins a seniores. No cômputo geral da prova, a AAC conseguiu 26 primeiros lugares individuais e 9 primeiros lugares por equipas. Por sua vez, o Albigym teve 5 ginastas a subirindividualmente ao lugar mais elevado, com 3 primeiros lugares por equipas. A prova serviu ainda de apuramento para os Campeonatos Nacionais das disciplinas.
Destaca-se ainda a participação do clube A4, de S. João da Madeira, filiado da Associação de Ginástica do Norte que aproveitou a organização da prova em Coimbra para efectuar o seu Campeonato Territorial com12 ginastas, algo que já ocorreu no passado.
A AGDCentro saudou “a atmosfera da prova, o apoio dos espectadores a todos os ginastas, e sobretudo oesforço destes durante toda a prova”. Ainda segundo a referida Associação, “a presença de clubes de outras Associações Territoriais para fazerem os seus Campeonatos connosco, mostra bem a qualidade das provas organizadas em Coimbra”.

Amazing Grace Chromatic harmonika Mundharmonika Uwe Lehrer, Michael Hirt...

Um espectáculo! Adoro!!! http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

I HAVE A DREAM (ABBA) 1979 (HARMONICA) ASEEM MASIH

Um espectáculo! Adoro!!! http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Mendes Harmónica Trio - Big Show Sic - Excerto 5ª Sinfonia

Um espectáculo! Adoro!!! http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Hallelujah (3) Harmonica by harproli

Um espectáculo! Adoro!!! http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro: “A Química do Amor” com o investigador Paulo Ribeiro Claro

 
No dia 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro propõe um Café de Ciência com o investigador Paulo Ribeiro Claro, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, que abordará o amor romântico do ponto de vista da química. O evento está marcado para as 21h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.
 

O amor é frequentemente celebrado como um fenómeno místico, muitas vezes espiritual, por vezes apenas físico, mas sempre como uma força capaz de determinar o nosso comportamento. Na verdade, é um fenómeno neurobiológico complexo, baseado em atividades cerebrais de confiança, crença, prazer e recompensa que envolvem um número elevado de mensageiros ou atores químicos.

O investigador Paulo Ribeiro Claro irá abordar o amor romântico do ponto de vista da química: que substâncias atuam no nosso organismo – no cérebro em particular – e são responsáveis pelas sensações e comportamentos que associamos ao Amor.

Teresa Pereira