terça-feira, 26 de julho de 2022

INCREMENTO DO PERIGO DE INCÊNDIO RURAL – MEDIDAS PREVENTIVAS

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um agravamento das condições meteorológicas para o risco de incêndio rural, motivado pela continuação de tempo quente e seco, sendo de destacar os seguintes aspetos para as próximas 48 horas:

− Tempo quente e seco, em especial no interior e Algarve. Valores baixos de humidade relativa do ar, com fraca recuperação noturna; 

− Vento a predominar de noroeste, por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas, com rajadas até 65 km/h. 

− Perigo de incêndio rural Muito Elevado a Máximo em grande parte do território. 

Acompanhe a informação meteorológica em www.ipma.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

 Manutenção da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais determinada pelas condições meteorológicas e pelo estado de secura da vegetação.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:

− É PROIBIDO fazer QUEIMADAS nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.

− Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520. 

− Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

− Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

 − Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal. 

− Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC (www.prociv.pt ), do IPMA (www.ipma.pt ) e do ICNF (www.icnf.pt ), ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.


Sextas na Praça com Rob’s Angels

O grupo Rob’s Angels vai atuar a Praça da Juventude, em Anadia, na sexta-feira, 29 de julho, pelas 22h00, no âmbito do projeto de animação “Às Sextas na Praça”.

Rob’s Angels é um grupo, originalmente, formado por antigos e atuais alunos e colaboradores da Escola de Música do Clube de Ancas (clube fundado em 1904), como homenagem a José Roberto Silva, músico, amigo e professor, falecido em 2013, elemento da direção deste clube, fundador desta escola e do estúdio de gravação.
Pretende-se criar uma sonoridade própria em que se conciliam instrumentos acústicos, como guitarra portuguesa e flauta transversal, com instrumentos elétricos usualmente utilizados em grupos mais genéricos. Os músicos deste projeto têm idades compreendidas entre os 15 e os 50 anos, sendo constituído por Inês Silva (Voz), Tânia Lopes (Voz), Miguel Santos (Sintetizadores), José Pedro Negrão (Bateria), André Sousa (Baixo), Diogo Tavares (Guitarra Elétrica), David Fernandes (viola acústica e 12 cordas), Jorge Sousa (Piano, 2ªs Vozes, Coordenação, Gravação, Edição e Montagem de Audio e Video).
“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, promovido pelo Município de Anadia, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, contribuindo assim para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, grátis, que dá palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.
Pelo palco da Praça da Juventude já passaram, nesta edição de 2022, a Orquestra Desigual da Bairrada, o “Síndrome B”, os “Meninos na Sacristia”, “Os Sabugueiros”, os “Four2One” e Gonçalo Gomes. No mês de Agosto sobem ao palco da Praça da Juventude, o grupo Incantus, Carolina Pessoa, Grupo Rais e Manuel Flores.

Benfica já conhece adversário da 3.ª pré-eliminatória da Champions

As “águias” jogam a primeira mão da fase de acesso à fase de grupos em 2 de agosto.


O Benfica vai defrontar o Midtjylland na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Os dinamarqueses eliminaram o AEK Larnaca no Chipre.
O Midtjylland venceu, esta terça-feira, em casa do AEK Larnaca nos penáltis, após empate a um golo no tempo regulamentar. Os dinamarqueses visitaram o Chipre, depois de um empate, também a um golo, na primeira mão da 2.ª pré-eliminatória.
O português Gustavo Ledes esteve em destaque pela negativa, ao falhar o penálti decisivo para o AEK Larnaca.
O Benfica recebe a equipa dinamarquesa na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória, em 2 de agosto. A segunda mão está marcada para 9 de agosto na cidade de Herning, na Dinamarca.
Se as “águias” eliminarem o Midtjylland, ainda vão ter de ultrapassar o play-off para chegarem à fase de grupos da Champions.
SIC Notícias

Portalegre | ULSNA vai ter Equipa Comunitária de Saúde Mental

Por despacho de 11 de julho de 2022 dos Gabinetes do Ministro das Finanças e da Ministra da Saúde, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, EPE vai ter em ação umas das cinco Equipas Comunitárias de Saúde Mental (ECSM) para Adultos que entrarão em funcionamento.
 
A constituição destas Equipas está prevista no Plano de Recuperação e Resiliência e permitirá uma resposta de maior proximidade às pessoas com doença mental, devendo assegurar que o tratamento decorre na comunidade, em articulação com outros profissionais de saúde e outros níveis de cuidados, contribuindo para a redução do estigma e da discriminação, frequentemente associados à doença mental.

Estas equipas são constituídas por um médico com a especialidade de psiquiatria, dois enfermeiros, sendo um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrico, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, com a profissão de terapeuta ocupacional, e um assistente técnico.

ULSNA

Covilhã | SOBRAL DE SÃO MIGUEL RECEBE LOJA ALDEIAS DO XISTO E CASA DO SABER FAZER

O Sobral de São Miguel, no concelho da Covilhã, inaugura a 30 de julho, a Loja Aldeias do Xisto e Casa do Saber Fazer. Concretiza-se, assim, um desejo antigo da comunidade.
A partir de 30 de julho, a rede de Lojas Aldeias do Xisto conta com mais um espaço onde pode adquirir os melhores produtos locais e regionais. É nesse dia que se inaugura a Loja Aldeias do Xisto de Sobral de São Miguel, no concelho da Covilhã, num edifício onde se instala também a Casa do Saber Fazer.
A cerimónia começa pelas 18h00, no Largo do Cabecinho, dando o mote para a inauguração da reabilitação do Forno Comunitário da Quelha do Vale. Segue-se a inauguração da Loja Aldeias do Xisto e Casa do Saber Fazer e, logo depois, a homenagem a David Silva Ferreira, o “Ginjas”, como é por todos conhecido. Há ainda animação de rua e tasquinhas. O programa termina pelas 21h30, com o concerto de Amélia Muge, integrado no XJazz – Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto.
As Lojas Aldeias do Xisto fazem reviver o paradigma das antigas mercearias da aldeia. Mas são muito mais do que isso, cruzando novas linguagens, produtos inovadores e pessoas no mesmo espaço. É aqui que encontra produtos tradicionais ou peças de autor. As Lojas são ainda excelentes pontos de partida para descobrir os atrativos da região. Entre sem pressa e com os sentidos apurados para os sabores, saberes e conversas. A descoberta vai ser surpreendente.

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE MANUEL GONÇALVES, ANTIGO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DO ALGOZ


 A Câmara Municipal de Silves manifesta o seu pesar pela morte de Manuel da Conceição Gonçalves, aos 88 anos de idade, que desempenhou o cargo de Presidente da Junta de Freguesia do Algoz no mandato autárquico 1983-1985, eleito na Lista do Partido Socialista.
 
Enquanto autarca, deixa memórias e atos que perpetuarão a sua memória junto da população da sua terra natal e dos órgãos da administração local.
 
À família e aos amigos, a Edilidade Silvense deixa as mais sentidas condolências.

Caminheiros da Gardunha: “EM BUSCA DOS PIRILAMPOS”

 No próximo dia 30 de julho, os Caminheiros da Gardunha irão realizar a caminhada e performance artística “EM BUSCA DOS PIRILAMPOS”, que alia a arte contemporânea à paisagem natural, procurando chamar a atenção para a degradação da biodiversidade pela intervenção humana.
É uma iniciativa, em parceria com o PES- Projeto Entre Serras, que teve início em 2017, e que consiste na instalação de luzes que imitam pirilampos na Serra da Gardunha, pelo artista francês Erik Samakh. Estas pequenas luzes, alimentadas por energia solar, representam o pulsar de pirilampos durante a noite, criando lugares poéticos e proporcionando aos visitantes uma nova experiência de integração com o meio envolvente. 
A atividade tem início às 18h00, junto à Casa do Guarda de Alcongosta, com a colocação do pirilampo e intervenção do artista Erik Samakh. Segue-se a caminhada até ao alto do Cavalinho para apreciar o pôr-do-Sol, regressando depois, já na penumbra, ao ponto de partida para visitar a instalação artística.
Esta atividade conta com o apoio do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Alcongosta e Agência de Desenvolvimento GARDUNHA 21
Os interessados a participar deverão inscrever-se através da página web dos Caminheiros da Gardunha ou via email: caminheirosdagardunha@gmail.com


Nuno Garcia

AO SABOR DO VENTO 31/07 entre as 17h e as 19h30 @ Instituto Terra e Memória (Mação)

O Instituto Terra e Memória, em Mação, recebe a quarta paragem da experiência “Ao Sabor do Vento”, de Hugo Vasco Reis, no dia 31 de julho, entre as 17h e as 19h30. Desenvolvido para o projeto FÔLEGO, “Ao Sabor do Vento” é uma experiência sonora imersiva em que o público é convidado a escutar sons da natureza e do quotidiano - que geralmente não recebem a devida atenção. Cada sessão tem a duração de meia hora.

Recolhidos pelo artista e sonoplasta em locais do concelho de Mação como a Ribeira do Rio Frio, Ortiga e Estação de Comboio, estes sons configuram uma “paisagem sonora” de Mação e serão apresentados ao público num sistema de som de alta fidelidade, no Instituto Terra e Memória.

Em “Ao Sabor do Vento”, o compositor Hugo Vasco Reis parte da recolha de sons para a criação de cinco obras baseadas em paisagens sonoras associadas a cada um dos municípios do território do FÔLEGO: Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei. Cada um destes municípios receberá uma sessão única, com uma paisagem sonora única, que o público poderá descobrir. Como em todas as iniciativas do FÔLEGO, a entrada é livre.

Próxima data:

07 de agosto na Sertã (local a anunciar)

O FÔLEGO convida todos a participar nesta experiência única, que apresentará os sons numa forma diferente de escuta, numa simbiose entre a evolução de um ecossistema e a prática artística.

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/

Artes para aproximar e respirar melhores tempos em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei

 VILAS MUTANTES: em estado líquido
31/07 às 16h @ portão do Seminário das Missões

Vilas Mutantes: em estado líquido” - espectáculo a partir das memórias, costumes, saberes e inquietações da comunidade de Cernache do Bonjardim – apresenta-se ao público no dia 31/07 às 16h nesta vila do concelho da Sertã, com ponto de encontro no portão do Seminário das Missões. A iniciativa resulta de um trabalho da coreógrafa Alice Duarte e do músico Alexandre Moniz com a comunidade local, preparado ao longo de todo o mês de julho.

Sinopse:

Lembram-se daquele lugar onde a matéria se transformou? Onde o físico perdeu a rigidez? Este é um bocadinho desse lugar.

Aqui, nós temos sapatos invisíveis, que só calçamos para dançar até o sol aparecer no céu. Uma e outra e outra vez.

Ao fim de um mês de criação e ensaios com talentos da comunidade da vila natal de D. Nuno Álvares Pereira, apresentando-se no Seminário das Missões – espaço inserido numa quinta de 32 hectares terá nascido o Santo Condestável.

Alice Duarte, bailarina e coreógrafa, desenvolveu junto da comunidade local um trabalho que mergulha nas suas memórias, costumes, saberes de caráter pessoal, social e cultural. O espetáculo será o fruto de um trabalho assente em metodologias de arte participativa que aliam ferramentas artísticas da dança e da música.

Na dimensão musical, o músico Alexandre Moniz, com raízes na freguesia de Envendos (Mação), utilizou a sua ligação à terra e a experiência com múltiplos instrumentos musicais para estimular a participação através da música como linguagem universal.

A iniciativa faz parte do programa FÔLEGO – programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

Vilas Mutantes: em estado líquido” contou com a colaboração da União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, para além dos parceiros oficiais do FÔLEGO.

Ficha Artística

  • Direção Artística: Alice Duarte

  • Direção Musical: Alexandre Moniz

  • Cocriação e Interpretação: Alexandre Moniz, Alice Caldeira, Ana Barata, Ana Rita Santos, Catarina Silva, Cláudia Dias, Cristina Farinha, Diana Mendes, Jorge Nunes, Madalena Martins Farinha, Oleksandra Shakhnovska e Silvina Ladeiras

  • Figurinos: Maria José Barata

  • Agradecimentos: Vera José, D. Libânia, Silvina Ladeiras, Maria João Ribeiro (Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim), Pe Luís Figueiredo, Miguel Manso e Fátima Parreira

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/

Atrys Centro Médico Avançado aumenta oferta de serviços em Santa Maria da Feira

 O Atrys Centro Médico Avançado, em Santa Maria da Feira, acaba de aumentar a oferta de serviços à população. O Prof. Dr. Jorge Ferreira é o coordenador de Pneumologia, especialidade que está disponível já desde a passada sexta-feira. Além disso, neste que é um pólo moderno e inovador, com mais de seis mil metros quadrados e particularmente dedicado ao diagnóstico e tratamento oncológico - mas que conta com mais de 20 especialidades médicas, Imagiologia, Cirurgia de Ambulatório e Medicina Molecular -, os pacientes podem agora também contar com consultas de clínica geral sem necessidade de marcação.
Sabendo que em Portugal as infeções respiratórias como a pneumonia, o cancro do pulmão e a doença pulmonar obstrutiva crónica fazem parte das dez principais causas de morte, e numa altura em que parte dos infetados por COVID-19 continua a ter sintomas meses após a infeção, foi um passo natural criar a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento de patologias pulmonares.
Os principais sinais de alerta, que devem levar um paciente a marcar consulta, são tosse, falta de ar, pieira, expectoração, ressonar e sintomas de alergia respiratória.
Já a modalidade Consulta Aberta foi criada para garantir que quem precise de tirar dúvidas não urgentes relacionadas com o seu estado de saúde possa ser atendido por um médico de clínica geral. De segunda a sexta, das 08h00 às 20h00, há uma equipa permanente no Atrys Centro Médico Avançado para responder à alta procura destas consultas. Neste âmbito, e também sem marcação, os pacientes (com mais de 16 anos) podem pedir um check-up adequado ao género, idade e estado geral de saúde, ou até uma avaliação após uma infeção por COVID-19. 

Sobre nós

A Atrys Health (BME:ATRY), fundada em 2015, é uma multinacional espanhola que oferece serviços de previsão, prevenção, diagnóstico e tratamento médico de precisão. Pioneira no âmbito da telemedicina e da radioterapia de última geração. A empresa, que integra uma equipa de mais de dois mil profissionais, está presente em Espanha, Portugal, Suíça e América Latina. A Atrys estrutura a sua atividade de prevenção e precisão em torno de cinco unidades de negócio: Telemedicina, Oncologia, Patologia, Prevenção e Big Data. Através destas, leva a cabo tratamentos de radioterapia convencional e avançada, realiza exames de diagnóstico na sua própria rede de laboratórios, analisa de forma telemática exames de Radiologia, Cardiologia, Oftalmologia e Dermatologia, além de prestar serviços de Smart e Big Data e de gestão de dados no setor da saúde. A empresa está cotada no BME Growth (BME) desde 2016 e faz parte do índice IBEX MAB® 15. Para mais informações, visite www.atrys.pt.

VALIDAR Orquestra de Jazz de Estarreja atua ao lado de Kiko Pereira no Festival das Artes QuebraJazz

“Tributo às Grandes Orquestras de Jazz” acontece amanhã, às 21h00, Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
A Orquestra de Jazz de Estarreja participa na 13.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, acompanhada pelo cantor, compositor e produtor de música, Kiko Pereira.  O concerto “Tributo às Grandes Orquestras de Jazz”, agendado para esta quarta-feira, dia 27, às 21h00, no Anfiteatro Colina de Camões na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, encerra o ciclo de espetáculos neste palco, numa noite que se adivinha mágica!
Para Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, “estar presente no Festival das Artes QuebraJazz, já com 12 anos de história, numa noite tão especial é o reconhecimento da qualidade artística e musical destes jovens que compõem a Orquestra de Jazz de Estarreja e tão bem representam o talento estarrejense. Este projeto, que estreou no ESTARREJAZZ – Festival de Jazz de Estarreja de 2013, é resultado de diversas oficinas de jazz que foram acontecendo ao longo de todas as edições do Festival. E hoje, quase a assinalar 9 anos de estreia, no Estarrejazz 2022, a Orquestra de Jazz de Estarreja é uma marca artística e cultural do município, e temos muito orgulho em ver os “nossos meninos”, que começaram bem pequeninos, hoje serem já “gigantes da música jazz”.”
A autarca lança o convite para a próxima edição do Festival de Jazz da cidade de Estarreja. “Depois deste concerto que, certamente, marcará um dos momentos altos do Festival das Artes QuebraJazz, fica o convite para o ESTARREJAZZ – Festival de Jazz de Estarreja, que decorrerá de 1 a 15 de outubro, onde poderá voltar a ver a OJE, no dia 15 de outubro, e outros grandes nomes do Jazz nacional e internacional, como são exemplos o Quarteto Miguel Valente, no dia 7, Septeto de Tomás Pimentel, no dia 13, e Quarteto de Ravi Coltrane, no dia 14 de outubro.”
Composta por jovens e talentosos músicos estarrejenses e da região, a Orquestra de Jazz de Estarreja é o resultado da vertente formativa do Festival Estarrejazz. Com um crescimento consistente desde 2012, a Orquestra de Jazz de Estarreja (OJE) tem vindo a dividir o palco com grandes nomes do panorama musical português e não só, como por exemplo, a Maria João, o Salvador Sobral, o Vitorino, a Paula Morelenbaum, a brasileira que trabalhou com Tom Jobim, entre muitos outros! Agora chegou o momento de partilhar o palco com Kiko Pereira, que conta com uma carreira de mais de 25 anos, um nome com créditos firmados no Jazz português, tendo atuado também ao lado de nomes de topo nos principais festivais de Jazz e Blues.
Este Festival, que nesta edição desenvolve-se em torno de um tema comum – “Mitos” e decorre de 6 de julho a 27 de agosto de 2022, dá especial relevo à música e às artes de palco, mas inclui também cinema, exposições, teatro para a infância, conferências, música para bebés, artes plásticas, gastronomia, literatura, cenografia, difundindo assim olhares esteticamente diversos sobre as Artes.

 

Cantanhede | Espaço dedicado no relvado do recinto. Setor da Educação mostra na Expofacic o trabalho de 24 entidades

Além dos cerca de 500 expositores representantes dos setores comercial, agrícola e industrial, a 30.ª Expofacic volta a ter, em 2022, uma área dedicada ao setor educativo, no qual se mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido no Município pelas diversas entidades.

O espaço contará com uma zona expositiva, painéis alusivos à atividade das 24 instituições presentes e um palco, para onde está projetada a realização de performances diversas. Estão também previstos momentos musicais, conversas temáticas, um peddy paper e até apresentações com a participação de seniores pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede e dos projetos CuidiN, CLDS4g e Virtual.

Localizado no relvado central do certame, o setor da Educação conta este a ano com a participação da Academia de Música de Cantanhede, Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, Rede de Bibliotecas de Cantanhede, Universidade Aberta – Centro Local de Aprendizagem, Escola Técnico Profissional de Cantanhede, Associação António Fragoso, Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia, Academia da Biotecnologia, Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, Centro Social e Paroquial de Cadima, CLDS 4G, Projeto CuidiN, CNE – Agrupamento 382, CNE – Agrupamento 1192, CNE – Agrupamento 1390, Paróquia de Cantanhede, Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede, Divisão de Educação e Juventude do Município de Cantanhede, Centro de Saúde de Cantanhede, Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Vivendas de S. Francisco, Escola Pedro Teixeira, NAAVD e Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais, APPCDM-Unidade Funcional da Tocha e conversas com Barriguinhas.

Junto a este setor estão instalados insufláveis e espaços dedicados a pinturas faciais, jogos tradicionais e outros divertimentos.

Águeda | Novos equipamentos permitem fazer uma limpeza mais rápida e eficiente do espaço público

 Duas máquinas, uma varredora e um aspirador elétrico, já estão a ser utilizadas pelos serviços camarários

A Câmara Municipal de Águeda adquiriu novos equipamentos de limpeza urbana, uma varredora e um aspirador elétrico, num investimento superior a 200 mil euros, que vão permitir um tratamento mais rápido e eficiente do espaço público e que já começaram a ser utilizados pelos serviços camarários.

 

A varredora, uma máquina de nova geração, está dotada de um sistema de controlo interativo, o que proporciona uma nova dimensão à limpeza urbana, quer a varrer, a descarregar ou a conduzir. O ecrã da máquina permite verificar todas as funções da varredora, para além de possibilitar um diagnóstico do sistema e notificar quando é necessária manutenção, o que permite um controlo mais eficaz do trabalho.

 

A máquina, que está agora a ser utilizada pelos serviços camarários e com um design identificativo e apelativo, permite a descarga dos resíduos diretamente em contentores e a escova aumenta o raio de ação da varredura, permitindo ao operador varrer passeios e bermas de estrada de uma forma mais eficaz. Quando utilizada em conjunto com uma escova para corte de ervas, constituiu um removedor “amigo do ambiente”. Este novo equipamento tem uma grande manobrabilidade, um sistema único de escovas, cuja necessidade de manutenção é reduzida, já que a constante pressão das escovas permite prolongar a sua durabilidade e não necessita de lubrificação.

 

O aspirador, para além das suas características técnicas, é 100% elétrico, o que está alinhado com as preocupações ambientais do Município de Águeda. A máquina topo de gama está equipada com uma pistola de jato de água ergonómica, fácil de transportar, o que proporciona poupanças significativas de tempo e energia. Trata-se de um equipamento que recolhe os resíduos da mais diversa ordem, nas várias zonas da cidade e limpa em profundidade, como dejetos caninos, gordura ou outra sujidade incrustada nos pavimentos, mobiliário urbano, contentores do lixo.

 

De utilização fácil e confortável, esta máquina está equipada com bateria (e um carregador inteligente) e com um sistema de segurança de prevenção de acidentes (anti-esmagamento) e é ambidextra, ou seja, o braço de comando foi concebido para ser utilizado à esquerda ou à direita da máquina, sendo, por isso, adequada tanto para canhotos como destros.

 

De referir que a aquisição destes novos equipamentos vai permitir ainda a limpeza nos centros urbanos das freguesias.

Castelo de Paiva | Estão abertas as inscrições para a iniciativa municipal. CM de Castelo de Paiva vai levar idosos e reformados ao Santuário de Fátima e a Coimbra

Viagens realizam-se na ultima semana de agosto

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante a última semana de Agosto, o habitual “Passeio dos Idosos”, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.
 
O passeio deste ano terá como destino o Santuário de Fátima, para um momento de recolhimento e reflexão, bem como o Parque da Cidade em Coimbra, um espaço acolhedor que vai potenciar um animado convívio da família sénior paivense.

O almoço de confraternização vai ter lugar num dos parques do Santuário de Fátima, local de culto mariano, dos mais conhecidos e emblemáticos do Mundo, onde os Seniores Paivenses vão ter possibilidade de visitar este local de peregrinação mundial, participar na missa na Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada em 2007, realizar as suas orações, cumprir promessas e desfrutar desta acolhedora cidade do distrito de Leiria. Localizado na Cova da Iria, o Santuário de Fátima é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo e o actual reitor deste santuário é o Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas.

No regresso a casa, a paragem será no Parque da Cidade de Coimbra, junto ao Rio Mondego, local de grande beleza e atractividade, onde para além do lanche, os participantes voltam a ter um agradável momento de convívio e animação musical, para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da família paivense.

Recorde-se que  “Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar á população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sociocultural e de ocupação dos tempos livres, sendo que o  “Passeio dos Idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Juntas de Freguesias, já conta mais de três décadas de existência, e ao  longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraizada na população paivense, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.

Os passeios estão programados para a última semana de Agosto, sendo que, no dia 29 viajam os idosos das freguesias de S. Martinho, Sardoura e Fornos, depois a 31 seguem os participantes União de Freguesias de Sobrado/Bairros e Real, ficando para o dia 2 de Setembro agendada a viagem dos seniores das freguesias do Couto Mineiro (Raiva, Pedorido e S. Pedro do Paraíso).

Como habitualmente, esta jornada de convívio dos idosos de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada pela própria edilidade, e também com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que, destaca-se  a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva. As inscrições estão abertas nas Juntas de Freguesia do concelho até ao dia 26 de Agosto.
 
 
Carlos Oliveira

Homem detido por tráfico em Montemor-o-Velho

O Comando da GNR de Coimbra, através do Posto de Montemor-o-Velho, no dia 24 de julho, deteve um homem de 21 anos por tráfico de estupefacientes, naquele Concelho.
Durante uma ação de patrulhamento e prevenção criminal, os militares da Guarda abordaram um veículo suspeito, tendo o ocupante demonstrado um comportamento nervoso.
No decorrer da ação policial, foi efetuada uma revista pessoal de segurança ao homem e uma busca ao veículo, tendo sido descoberto diverso produto estupefaciente no interior do veículo, resultando na apreensão do seguinte material:

• 801 doses de haxixe;
• Um telemóvel;
• Um canivete;
• Um maçarico

O arguido foi presente a primeiro interrogatório ontem, dia 25 de julho, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações cinco vezes por semana no posto policial da sua área de residência.


29 de Julho | Encerramento do Projeto "Conhecer para Proteger: Boas Práticas de Apoio a Crianças e Jovens LGBTI"

 Projeto "Conhecer para Proteger: Boas Práticas de Apoio a Crianças e Jovens LGBTI"financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego do Portugal 2020, tem como objetivo geral, em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), a formação e consultoria junto de profissionais que trabalhem com crianças e jovens sobre os temas da orientação sexual, identidade de género, expressão de género ou características sexuais.

No âmbito deste projeto, iremos realizar o Evento de Encerramento do Projeto, já no próximo dia 29 de julho, sexta-feira, entre as 14:00 e as 17:30, no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Telheiras, Lisboa) e em streaming através da plataforma online YouTube, onde iremos apresentar:

  • Os resultados do Inquérito que teve como objetivo permitir dar voz às pessoas envolvidas diretamente no âmbito do projeto e seus subtemas, ao auscultar-se não só a população LGBTI, assim como os/as técnicos/as de intervenção ou profissionais no âmbito da Educação e Proteção de Crianças e Jovens;
  • Guião de Boas Práticas para a Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens LGBTI+, que tem como objetivo tornar acessível informação científica, estruturada, completa e atualizada sobre crianças e jovens lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, trans ou intersexo (LGBTI+) para suporte às ações de prevenção e intervenção dos agentes locais no âmbito da Educação e Proteção de Crianças e Jovens ou Infância e Juventude.

Câmara de Águeda disponibiliza apartamentos a sete famílias refugiadas da Ucrânia


Famílias estiveram, ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para assinar o contrato de subarrendamento e agradeceram o gesto do Município

A Câmara Municipal de Águeda assinou, ontem, numa sessão simbólica e informal, o contrato de subarrendamento com sete famílias refugiadas ucranianas, que vão beneficiar de um regime especial para residência temporário, na sequência de um acordo entre o Município e o IHRU, IP, que permitiu a disponibilização de sete apartamentos em Aguada de Cima.
Esta é uma das medidas implementadas pelo Município, que tem adotado uma política de concertação com os diferentes organismos nacionais e com a rede de solidariedade social do concelho, no sentido de encontrar soluções para assegurar as melhores e mais adequadas respostas para o devido acolhimento e integração dos refugiados.
“Estamos, naturalmente, solidários com o povo ucraniano”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, perante as famílias que vão receber estes apartamentos, salientando que a solidariedade dos aguedenses se manifestou, desde a primeira hora, com “o processo de ajuda humanitária, numa ação realizada em concertação com a Associação dos Ucranianos em Portugal e outras instituições locais de solidariedade social”.

Considerando que uma das maiores necessidades é a de habitação, o Município estabeleceu este acordo com o IHRU, I.P., que permite a disponibilização à autarquia destas sete habitações, que se encontravam desocupadas e em condições de habitabilidade, através de um contrato de arrendamento urbano habitacional de fim especial transitório (acolhimento de refugiados) e que foram, agora, atribuídas a sete famílias ucranianas que se encontravam registadas no CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes) de Águeda, num total de 24 pessoas.
Esta “é mais uma medida e um esforço para podermos proporcionar as melhores condições possíveis para que possam iniciar uma nova vida, com os vossos filhos, pelo tempo de que necessitem. Sintam-se em casa e que possam, na medida do possível, ser felizes aqui connosco”, declarou o Edil, certo de que, apesar das circunstâncias adversas, “vão encontrar em Águeda um povo acolhedor e amigável”.
Marlene Gaio, Vereadora da Ação Social, sublinhou a importância desta sessão. “Este é um dia muito importante; estamos muito contentes por estarem aqui e contem com o nosso apoio para o que precisarem”, disse, salientando que Águeda “é uma cidade onde podem viver, trabalhar e educar os vossos filhos”.
Refira-se que o Município, para além de disponibilizar os apartamentos, mobilou-os com os bens necessários para acolher estas famílias, já a partir de hoje.

Estados-membros da União Euorpeia chegam a acordo para redução do consumo de gás

Hungria foi o único país a votar contra.
Os países da União Europeia chegaram a acordo esta terça-feira para uma redução no consumo de gás.
Esta não era uma missão impossível! Os ministros chegaram a um acordo político sobre a redução da procura de gás antes do próximo inverno", informou a República Checa, que detém a presidência rotativa da UE, através do Twitter.
No Conselho Extraordinário, que reuniu os ministros da Energia e Ambiente da União Europeia, 26 dos Estados-membros votaram a favor, a Hungria foi o único país que se opôs. Como era apenas necessária uma maioria qualificada, a proposta da Comissão Europeia para redução de 15% do consumo de gás foi aprovada.
Numa primeira fase, os Estados-membros são chamados voluntariamente a poupar no consumo de gás, no entanto, e se a Rússia cortar totalmente o fornecimento, o estado de alerta poderá ser acionado e o corte passará a obrigatório.
Foram as exceções e isenções à medida dos Estados-membros colocadas que permitiram o acordo.
SIC Notícias


Portalegre | Academia GRACE premeia colaboradoras da ULSNA

 O projeto, na área do empreendedorismo, desenvolvido pelas colaboradoras da ULSNA, EPE, Cristiana Lopez (DAL) e Ana Belaçorça (DGRH), intitulado "Aproveitamento das águas pluviais num sistema SAAP para reutilização em lavandarias hospitalares" foi premiado pela Academia Grace com o Prémio Ação da VII Edição desta Academia.
 
A Academia Grace é atribuído pelo GRACE. O GRACE – Empresas Responsáveis é uma associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
 
O GRACE integra as redes europeias EVPA e CSR Europe, líder em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, apoiando setores da indústria e empresas a nível global, na transformação e busca de soluções práticas para o crescimento sustentável.
 
O Prémio Ação da Academia Grace premeia essencialmente critérios de aplicabilidade e replicabilidade.
 
O projeto foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pós Graduação em Gestão de Unidades de Saúde da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Portalegre
 
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar na Cooperativa de Ensino Superior De Saúde - Egas Moniz, em Lisboa, no passado dia 13 e contou com a representação do Conselho de Administração da ULSNA que parabenizou e agradeceu o empenho das colaboradoras no desenvolvimento de projetos inovadores.

ULSNA