terça-feira, 1 de junho de 2021

Covilhã | Nota de Pesar


O Município da Covilhã cumpre o triste dever de informar do falecimento de uma aluna do 1.º ciclo do ensino básico, da Escola de São Silvestre, no final da tarde de hoje, Dia Mundial da Criança.

A aluna sentiu-se indisposta durante as atividades letivas, tendo o Professor acionado de imediato o INEM. Apesar da rápida intervenção no local e no Centro Hospitalar, não foi possível evitar a tragédia mais temível.

O Município da Covilhã, com o Agrupamento de Escolas e os serviços de saúde do CHUCB e do ACES Cova da Beira, irá prestar todo o apoio e acompanhamento psicológico à família e à comunidade escolar.

O Município da Covilhã lamenta profundamente a partida prematura e inesperada desta aluna e endereça os mais sentidos votos de pesar e condolências à Família. Que a afetuosidade dos covilhanenses amenize a sua dor e ajude a encontrar o conforto e a força que tanto precisa.

Marinha Grande | Instalação de espaço de jogo e recreio na praia da Vieira

O areal da Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, junto à Avenida Marginal, tem desde o dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, um espaço de jogo e recreio instalado pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

Com vista a aumentar e diversificar a oferta destinada aos mais novos, na Praia da Vieira, procedeu-se à instalação sazonal, para colmatar esta lacuna e garantir que as crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos de idade, disponham de um espaço de recreio devidamente equipado e que lhes esteja destinado.
O brinquedo está instalado numa área onde o areal, habitualmente, apresenta estabilidade, e é também a zona onde a praia tem melhores condições de acessibilidade universal, sendo fundamental associar estas duas funções.

A existência de acessos diretos à Avenida Marginal apenas perto dos apoios de praia é outra das vantagens que a zona apresenta, pois impede saídas intempestivas dos utilizadores do espaço de jogo e recreio em direção à via.

Acresce ainda o facto de, no verão, o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria ser instalado junto ao local onde está agora o novo espaço de jogo e recreio, o que garante ainda mais segurança aos utilizadores.

O amortecimento de eventuais quedas é garantido pelo areal e a área está devidamente sinalizada e individualizada através de uma vedação, para evitar conflito de usos.

A Câmara Municipal investiu cerca de 10 mil euros no novo espaço.

Este espaço vem complementar o Campo Multidesportivo, localizado ao lado da escola básica da Praia da Vieira, já em funcionamento e que oferece a possibilidade de realização de diversas atividades físicas.

Elementos da ADAMASTOR resgataram mulher arrastada por onda na Praia de Mira

 A parceria entre o Município de Mira e a Associação Adamastor, com o projeto de Serviço de Prevenção ao Afogamento (S.P.A.) que consiste no alargamento de vigilância aos banhistas para além do período oficial da época balnear, provou mais uma vez ser uma mais-valia, pois neste Domingo dia 30 de Maio, dois elementos da Adamastor resgataram uma senhora com cerca de 75 anos que estava a ser arrastada por uma onda, situação que podia ter-se revelado bastante mais complicada, caso não houvesse ninguém a vigiar a zona. 

Felizmente tudo acabou bem, com uma prontidão na atuação dos elementos que estavam de serviço, a senhora foi retirada da zona de rebentação e foi levada para uma zona segura. Após avaliação, pela parte dos Nadadores-Salvadores, verificou-se que não havia necessidade de se deslocar a uma unidade de cuidados de saúde. 

Momentos antes, esta mesma equipa, socorreu um banhista de 32 anos que, ao dar um mergulho no mar, deslocou o ombro 

Após serem alertados por outros banhistas, enquanto patrulhavam a costa, ativaram de imediato os meios de evacuação e de apoio diferenciado através do CODU e do contato direto com os B.V.Mira, que graças ao protocolo entre as duas instituições torna mais célere o apoio aos banhistas. 

Estiveram no local os Bombeiros de Mira e a SIV de Cantanhede, a vitima foi transportada para o Hospital.  

Mais uma vez a Adamastor alerta para os perigos que existem na nossa orla costeira, e apela a que se desfrutem do melhor que a praia tem para oferecer mas sem descurar a segurança. 

 Diogo Morais

Fonte: Mira Oline

Universidade de Aveiro abre inquérito a professor por publicações discriminatórias no Facebook


O docente terá feito comentários depreciativos com teor racista, homofóbico e contra as medidas decretadas pelo Governo para combater a pandemia provocada pela covid-19.

O reitor da Universidade de Aveiro ordenou a abertura de inquérito processo a um professor do Departamento de Física por este ter publicado nas suas redes sociais mensagens de teor "discriminatório". Ao Jornal de Notícias (JN), Paulo Jorge Ferreira indicou que a instituição "não pactua" com este tipo de situações.

A decisão teve por base uma denúncia da organização Quarentena Académica, que dá conta que o docente "assume um discurso de ódio contra vários setores mais fragilizados da nossa sociedade nas suas redes sociais", além de ter tomado posições negacionistas sobre a pandemia de covid-19".

De acordo com o JN, o perfil público do docente não tem mensagens desde 30 de dezembro sendo as que levaram à abertura do inquérito foram escritas até julho.

Segundo o jornal, o professor partilhou a 22 de janeiro uma notícia de uma mulher acusada de morder um polícia com o comentário "aquela preta julga que a cor da pele lhe dá o direito de ser agressiva e selvagem". A 29 de junho, no mês do orgulho da LGBTI+, comentou numa evocação ao cantor António Variações: "orgulho em ser-se doente e pervertido???". Já a 21 de abril, interrogou numa publicação se seria "o único à face da Terra a perceber que as quarentenas e isolamentos sociais servem... de RIGOROSAMENTE NADA???".

O reitor assume ao JN que irá "até ao fim" para apurar os factos, uma vez que a "Universidade de Aveiro rejeita categoricamente qualquer discurso discriminatório". Além disso, reitera que pode existir "matéria disciplinar". Contudo, frisou que não recebeu qualquer queixa por parte dos alunos e que decidiu agir pela tração que o tema estava a ganhar nas redes sociais.

Madremedia

Castelo de Paiva | Gonçalo Rocha presidiu à cerimónia

Governador Rotário do Distrito 1970 recebido na Câmara Municipal

O presidente Gonçalo Rocha, em representação do presidente da Câmara Municipal, recebeu ontem ao final da tarde, numa cerimónia de boas – vindas, realizada nos Paços do Concelho, o Governador do Distrito Rotário 1970, o arouquense Sérgio Almeida, que esteve em visita oficial ao concelho para participar num encontro  com o Rotary Clube de Castelo de Paiva, visitar a ADEP e uma exposição de fósseis ali exposta da autoria de António Patrão, concretizada com o apoio da Rotary Fondation e participar no convívio festivo do 40º aniversário deste organismo.

Para além presidente do Rotary Clube de Castelo de Paiva, Rui Gonçalves, estiveram presentes nesta recepção municipal, outros companheiros rotários, tendo o autarca paivense agradecido a presença e a visita à Câmara Municipal, felicitando pelas quatro décadas de existênciamanifestando depois, o grande apreço pelo trabalho desenvolvido por esta entidade junto da comunidade local, nomeadamente dos mais carenciados, deixando também, uma mensagem de esperança neste tempo festivorealçando que, se deve dar atenção e aplaudir todos os movimentos que sustentam causas nobres e que têm por finalidade o bem comum e o bem estar da comunidade, evidenciando que o Rotary Clube de Castelo de Paiva continua a desenvolver um trabalho importante e meritório em beneficio do próximo, protagonizado por gente com entusiasmo e que sabe ser solidária, destacando a colaboração assumida com o gabinete local da Rede Social.


O actual presidente do Rotary Clube de Castelo de Paiva falou das restrições que condicionaram a visita, e abordou a actividade desenvolvida, dos projectos em perspectiva e agradeceu o apoio que tem sido disponibilizado pela autarquia, evidenciando a satisfação por estar à frente de uma agremiação que se evidecia pelo companheirismo e pela luta por causas nobres e cujo objectivo é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e da paz, enquanto o Governador Sérgio Almeida agradeceu a recepção, enalteceu também a acção do clube e a sua dinâmica em prol da comunidade e dos mais necessitados, aproveitando para se congratular com o excelente entendimento que tem existido entre a edilidade paivense e o Rotary Clube local na concretização de projectos de grande interesse e alcance social.

         Depois da habitual concentração dos companheiros, a comitiva, realizou a recepção na Câmara Municipal, onde esteve presente a Vereadora do Pelouro do Turismo, Paula Melo, seguiu para uma visita à ADEP – Associação de defesa do Património Histórico e Cultural, em Sobrado, tendo protagonizado depois, um momento festivo nas instalações da ADEP, destacando-se algumas intervenções por parte dos responsáveis do Rotary Clube e da colectividade anfitriã.

 

 Carlos Oliveira

Câmara de Águeda promove “CircoAGITado” entre os dias 5 e 20 de junho

 Evento vai decorrer durante três fins de semana e em três locais: antigo Instituto da Vinha e do Vinho, Parque Botânico de Vale Domingos e Pateira (Espinhel).

A Câmara Municipal de Águeda promove, entre os dias 5 e 20 de junho, mais uma edição do CircoAGITado, que inclui espetáculos e aulas livres. O evento vai decorrer durante três fins de semana, começando já nos próximos dias 5 e 6, com várias atividades no exterior das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), e continuando nos dias 12 e 13, no Parque Botânico de Vale Domingos, e nos dias 19 e 20, na Pateira, em Espinhel.

O Circo AGITado está de regresso. Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, sublinha que esta é uma iniciativa que atrai cada vez mais entusiastas e que resulta de “uma aposta estratégica do Município nas residências artísticas, apoiando a manifestação e expressão cultural de vários quadrantes, de artistas de várias nacionalidades que vêm a Águeda inspirar-se e criar”.

Águeda, acrescenta, tem se afirmado como “um concelho produtor de arte e cultura e este evento é uma das evidências disso mesmo”. Apesar de ser uma iniciativa de acesso livre, gratuito e aberto a todos, a lotação em cada evento é limitada, em respeito pelas normas definidas pela Direção-Geral de Saúde (mais informações em facebook.com/agitlab).

Para o primeiro fim de semana, no dia 5, no antigo IVV, estão previstas duas aulas livres, a primeira sobre equilíbrio e acrobacia (das 14 às 15h30) e a segunda sobre malabarismo (das 16 às 17h30). Seguir-se-ão dois espetáculos, o primeiro às 18 horas, intitulado “COVALÊNCIA”, pelo projeto Euphorika; e o segundo, às 21 horas, será “Zoom”, um espetáculo multidisciplinar.

No domingo, dia 6, entre as 11 e as 12h30, haverá uma aula livre de diabolo. Para a tarde, estão agendados três espetáculos: “NHA IDENTIDADE”, por Gaspar Ribeiro (14 horas), “IN LOCO”, pela Companhia Absurda (16 horas) e o multidisciplinar “CIRCO LEUNAM” (18 horas). O fim de semana terminará às 20 horas, com a exibição do filme documentário “Diabolo is a trip”.

Esta mesma programação repetir-se-á no fim de semana seguinte, nos dias 12 e 13, mas “ocupando” o Parque Botânico de Vale Domingos.

O CircoAGITado vai até à Pateira, em Espinhel, no terceiro fim de semana de junho. Para dia 19, a programação é semelhante aos sábados anteriores, com as duas aulas livres e o espetáculo “COVALÊNCIA”. Este dia terminará, às 21 horas, com o espetáculo multidisciplinar “Cabaret AGITado”.

No domingo, haverá uma aula livre de diabolo, entre as 11 e as 12h30, e depois de uma outra aula, desta vez sobre slackine, das 14 às 15h30, será apresentado o espetáculo “IN LOCO”, pela Companhia Absurda, às 16 horas.

Caberá ao espetáculo multidisciplinar “Cabaret AGITado”, às 18 horas, na Pateira, encerrar o CircoAGITado deste ano.

Interrupção do fornecimento de água na Urbanização TAT em Armação de Pêra


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que no dia 02 de junho (quarta-feira), entre as 08h00 e as 12h00, será interrompido o fornecimento de água na Urbanização TAT (freguesia de Armação de Pêra).
Este corte deve-se à necessidade de realização de trabalhos de reabilitação da rede de abastecimento de água, podendo ocorrer variações de pressão e caudal aquando da reposição do abastecimento.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados

Município da Covilhã assegura instalação de nova Unidade de Saúde Familiar


A Câmara Municipal da Covilhã chegou a acordo e vai assinar um contrato de arrendamento com a ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, com o objetivo de instalar uma Unidade de Saúde Familiar e o Centro de Ativ’Idades no edifício que albergou os antigos Serviços Municipalizados da Covilhã (SMAS), na Rua Conde da Ericeira.
O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, afirmou que “a saúde dos covilhanenses está no topo das nossas prioridades. Este acordo vai permitir instalar naquele edifício a Unidade de Saúde Familiar, uma espécie de brigada de intervenção rápida que vai servir cerca de 12 mil pessoas, numa primeira fase”. A gestão desta Unidade ficará a cargo do ACES Cova da Beira, proporcionando aos munícipes “consultas, serviços ao domicílio e outros cuidados de saúde primários”.

A área poente do mesmo edifício será ainda aproveitada para instalar o Centro de Ativ’Idades (CAI), atualmente a funcionar no centro comercial Sporting. O CAI vai assim “dispor de melhores condições para levar a cabo as mais variadas iniciativas e de espaços mais adaptados às necessidades dos seus utentes”. Vítor Pereira destaca “a excelente localização, com boa cobertura de transportes públicos e muitas opções de estacionamento”, acrescentando a importância de “reabilitar e requalificar mais um edifício com história, numa zona nobre da cidade”.

A adaptação do espaço ao funcionamento da Unidade de Saúde Familiar implica a realização de obras, seguindo um projeto da responsabilidade da Direção Regional de Saúde. A intervenção é custeada pela Câmara Municipal da Covilhã.

O contrato de arrendamento é válido para os próximos 25 anos, com um período de carência de 1 ano, e implica o pagamento pela autarquia de uma renda mensal de cerca de 4 mil euros para ocupar uma área superior a 2000 m².


Câmara da Covilhã e Beira Serra lançam horta comunitária na Boidobra


A freguesia da Boidobra vai contar com uma Horta Comunitária. O protocolo de cooperação foi ontem assinado entre o Município da Covilhã e a Associação Beira Serra, tendo apoio do Portugal Inovação Social, no âmbito de parcerias para o impacto do POISE.

A Iniciativa está orçada em 99.965.82€, sendo 70% comparticipados pelo POISE-Portugal Inovação Social e 30% pelo Município, como investidor social.

Para o Presidente da Câmara da Covilhã, este projeto «visa incutir nos cidadãos o gosto por trabalhar a terra, para que retirem de lá alimentos, mas há também uma componente comunitária e de solidariedade que é fundamental valorizar». Vítor Pereira sublinha ainda o fato de «as Hortas Comunitárias terem também uma componente de pequena agricultura de subsistência, com as preocupações ambientais que lhe estão associadas».

Para Marco Gabriel, coordenador da Beira Serra, «a Horta Comunitária pretende estimular a autossuficiência alimentar das famílias, a valorização da agricultura biológica e familiar e a sustentabilidade alimentar».

Na cerimónia de assinatura do protocolo, esteve também presente Alexandra Neves, representante regional da Portugal Inovação Social, que aproveitou para destacar «a importância de acompanhar e estimular os empreendedores resilientes e criar condições para que muitas destas iniciativas possam sair do papel».

A área da Horta Comunitária é de cerca de 8.844 m2 de terrenos municipais, no Bairro da Alâmpada, incluindo uma zona de lazer, um poço e ainda um pomar comunitário.

Greve da Infraestruturas de Portugal na quarta-feira pode causar “perturbações significativas” na circulação de comboios

 Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) vão estar em greve na quarta-feira, reivindicando o aumento dos salários e o cumprimento do acordo de trabalho, o que poderá causar “perturbações significativas” na circulação de comboios.

“No exercício do dever indeclinável que lhes assiste na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores que representam, vem a plataforma de sindicatos com representatividade na empresa Infraestruturas de Portugal S.A. e nas suas participadas (IP Engenharia, IP Património e IP Telecom) […], comunicar que enviou um aviso prévio de greve, com início às 00:00 e término às 24:00 do dia 02 de junho de 2021”, anunciaram, em comunicado, os sindicatos.

Os trabalhadores reivindicam o aumento dos salários, contratação dos trabalhadores, cumprimento integral do clausulado no acordo coletivo de trabalho (ACT), atualização do valor do subsídio de refeição, integração do abono de irregularidade de horário com conceito de retribuição e a atribuição de concessões de viagem no operador de transportes CP a todos os trabalhadores da IP e participadas.

Em causa, está também a abrangência das deslocações e horas de viagem aos trabalhadores, o ajuste do subsídio de refeição nas ajudas de custo, a atribuição de isenção do horário de trabalho aos colaboradores cujo serviço justifique e a alteração das quotas na classificação de “bom” e “muito bom” para efeitos de promoção na carreira técnica.

Por outro lado, os trabalhadores apontam falta de produtos de limpeza e higiene e pedem melhores condições de segurança nas instalações sociais e locais de trabalho.

“Não basta termos um ministro que tutela o setor ferroviário [Pedro Nuno Santos] a afirmar a realização de investimentos na ferrovia, que se esquece dos trabalhadores das empresas do setor ferroviário”, sublinharam.

Neste contexto, a CP – Comboios de Portugal já alertou para a probabilidade de ocorrência de “perturbações significativas” dos serviços.
A lista de serviços mínimos para os comboios Alfa Pendular, Intercidades, Regionais, Inter-regionais, Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra está disponível no ‘site’ da empresa.

Os clientes com bilhetes para viagens nos comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Inter-regional e Regional podem pedir o reembolso do valor total do bilhete ou a sua revalidação, sem custos.

A plataforma que representa os trabalhadores da IP e das suas participadas é constituída pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF) e pelos sindicatos Nacional dos Transportes Comunicações e Obras Públicas (FENTCOP), Nacional Democrático da Ferrovia (SINDEFER), Independente dos trabalhadores Ferroviários, das Infraestruturas e Afins (SINFA), Independente Nacional dos Ferroviários (SINFB), Independente dos Operacionais Ferroviários e Afins (SIOFA), Nacional de Quadros Técnicos (SNAQ) e dos Transportes Ferroviários (STF).

Fonte: MadreMedia/Lusa

Imagem: CM

Vacinação para maiores de 20 anos começa em agosto – ‘Task Force’

 As pessoas com mais de 20 anos vão começar a ser vacinadas contra a covid-19 em agosto, avançou hoje o coordenador da 'Task Force' para o plano de vacinação contra a covid-19.

"Vamos acabar a vacinação das pessoas acima de 30 anos entre fim de julho e início de agosto e nessa altura vão começar a vacinar-se as pessoas com 20 anos", disse Henrique Gouveia e Melo aos jornalistas à margem do evento eHealth Summit.

O coordenador da 'Task Force' explicou que, quando se chegar à faixa etária dos 18 anos, estará vacinada de "grosso modo" mais de 90% da população.

"É muito provável que, com essa taxa de vacinação, o vírus continue a persistir de forma endémica na população", afirmou, acabando "por morrer" porque não tem como se propagar na comunidade.

Por isso, disse ainda Gouveia e Melo, pode não ser necessário vacinar as crianças porque, ao vacinar-se 70%, 80%, 90% da população, está-se a proteger as crianças.

Fonte: Lusa

Especialista da UC integra Mecanismo Extraordinário de Identificação Forense de desaparecidos no México

 Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi escolhido para integrar o Mecanismo Extraordinário de Identificação Forense (MEIF) de pessoas desaparecidas no México.

Este organismo, constituído por reputados especialistas mundiais, em representação de diversas organizações, e também das famílias dos desaparecidos, tem por missão a busca e identificação de pessoas desaparecidas no México e a sua restituição às respetivas famílias.

O MEIF surgiu de um esforço coordenado entre autoridades estatais, famílias de pessoas desaparecidas e organizações de direitos humanos especializadas em desaparecimentos forçados. A sua atuação decorre sob a observação de entidades internacionais de direitos humanos, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

O especialista da UC, que foi escolhido pelas famílias mexicanas como seu representante neste Mecanismo Extraordinário, sublinha a importância da missão do organismo, lembrando que «mais de 82.000 pessoas desapareceram no México entre 2006 e 2021 e os casos continuam a aumentar».

A crise humanitária decorrente do desaparecimento de cidadãos nacionais foi reconhecida pelo Estado mexicano no final de 2019, altura em que foi aprovado um acordo de criação de um Mecanismo Extraordinário de Identificação Forense (MEIF) de pessoas desaparecidas, agora concretizado.

Duarte Nuno Vieira, que atualmente preside à Rede Ibero-americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses e ao Conselho Científico Consultivo do Tribunal Penal Internacional, tem realizado múltiplas intervenções no México, no âmbito da chamada Ação Humanitária Forense, por solicitação de entidades diversas, nomeadamente da Amnistia Internacional, Nações Unidas e Comité Internacional da Cruz Vermelha.


Cristina Pinto

Obras no Largo de São Pedro já arrancaram


Tiveram início na passada semana os trabalhos de requalificação do Largo de São Pedro, junto ao Castelo, uma obra incluída no conjunto de intervenções previstas para toda aquela zona patrimonial.

Num investimento de 790 mil euros, financiado por fundos comunitários, a empreitada tem como objetivos facilitar o acesso ao Largo e ao Castelo, devolver uma imagem mais próxima do que se pensa ter sido a original e criar melhores condições para a permanência no espaço.

Os trabalhos preveem a uniformização dos pavimentos, com valorização das zonas mais nobres, a instalação de mobiliário urbano e de nova iluminação, bem como a redefinição do acesso ao edifício onde se encontra a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a colocação de mais arborização.

Com um prazo de execução de 540 dias, ou seja, fim previsto para setembro de 2022, toda a empreitada terá acompanhamento arqueológico, com a realização de sondagens e de pequenas intervenções, com vista à minimização do impacto da obra sobre o património, garantindo a sua preservação e salvaguarda.

O acesso pedonal aos serviços e residências existentes na zona está assegurado durante toda a duração da empreitada e os condicionalismos de trânsito poderão variar consoante o decorrer dos trabalhos e os eventos que terão o Castelo como palco, estando já previsto um corte entre os dias 14 e 24 de junho a partir do túnel da Torre Sineira, para execução das infraestruturas subterrâneas.

Para já, a circulação pedonal será feita em circuito devidamente sinalizado e delimitado, estando o trânsito automóvel proibido de parar ou estacionar, com exceção para os condutores de mobilidade reduzida, para quem permanecerão os dois lugares de estacionamento.

Como alternativa de acesso ao Largo, moradores e funcionários poderão deixar as viaturas na Avenida 25 de abril ou no parque do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, podendo utilizar o elevador do lado norte, que estará em funcionamento entre as 8:00 e as 21:00 durante o período de execução da obra.

Para as viaturas afetas à PSP, o trajeto a tomar até ao parque privado do edifício é feito pela Rua Christiano Cruz.

Programa Nacional de Desporto para Todos 2021+ até 11 de junho

Esta edição extra apoia clubes desportivos e associações promotoras do desporto
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abre hoje, até ao dia 11 de junho, as candidaturas à edição extra do Programa Nacional de Desporto para Todos - o PNDpT 2021+, exclusivamente para clubes desportivos.

No âmbito da aprovação, em Conselho de Ministros, do Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, o IPDJ reforçou o PNDpT 2021, numa aposta clara da promoção da saúde e dos estilos de vida saudáveis entre todos os segmentos da população.

O PNDpT, que este ano envolve um montante global de 3 milhões de euros, apoia o desporto para todos e a prática informal, recreativa, intergeracional, não competitiva federada, tendo já apoiado mais de 1300 projetos, num investimento total que supera os 18 milhões de euros.

Todas as informações sobre os programas e as formas de se candidatar, são disponibilizadas no portal do Instituto Português do Desporto e Juventude: https://ipdj.gov.pt/programa-nacional-de-desporto-para-todos

Teatro Aveirense em Junho

 Música, cinema e atividades para as famílias preenchem o programa 

Prestes a revelar a sua programação de verão, o Teatro Aveirense anuncia as atividades para o mês de junho. Música, cinema e atividades para a família fazem parte do programa, continuando os eventos a ser apresentados em vários locais da cidade devido à obra de reabilitação do Teatro Aveirense.

Começando pela música, o primeiro evento a considerar em junho é o concerto de André Henriques, no dia 3, numa nova sessão do ciclo “Novas Quintas”. O músico, conhecido pelo seu percurso na banda Linda Martini, sobe agora ao palco com um álbum a solo, lançado recentemente e com grande aceitação junto do público e da crítica. Oportunidade de conhecer uma nova faceta de um dos músicos mais seguros do atual panorama musical. O concerto acontece na escadaria do ATLAS Aveiro e está integrado na programação da 45ª Feira do Livro de Aveiro.

No dia 12 será apresentada uma iniciativa muito especial. Trata-se da apresentação de “Novas Cronologias do Som”, um projeto com ponto de partida numa edição discográfica e digital com figuras como Matthew Herbert, AGF, BJ Nilsen, Lawrence English e outros. Estes criadores produziram faixas originais que traduzem o atual estado pandémico, nomeadamente quanto à restrição de movimentos, à percepção dos espaços e à escuta dos sons circundantes, tal como vividas pelos próprios e toda a população. O lançamento vai acontecer no no GrETUA, às 21h00, com uma performance que envolve alguns dos artistas, nomeadamente BJ Nilsen, Jorge Barco, Diana Combo e Hugo Branco, assim como uma mesa redonda moderada por Ana Flávia Miguel. O evento tem ainda um workshop, durante a tarde, em torno da utilização de gravações de campo em contexto artístico, orientado por Gustavo Costa (Sonoscopia). Este projeto nasceu de uma encomenda da Câmara Municipal de Aveiro e do Teatro Aveirense à editora VIC NIC, no âmbito da estratégia “Cultura em Tempos de (In)Certeza”.

Ainda na música, destaque para o concerto “Banda Amizade desconfina com José Cid e Segue-me à Capela”, uma atuação com talentos de vários campos musicais no mesmo palco, com apresentação marcada para o Centro de Congressos de Aveiro no dia 20 de junho às 17h30.

Para as famílias, está programado o espetáculo “Balbucia”, uma viagem da comunicação para os bebés, desde o simples sopro ao balbuciar, à formação da palavra e à construção da frase. Uma atividade do Animateatro para enriquecer o imaginário dos mais pequenos, marcado para 6 de junho, às 10h00 e às 11h30, no ATLAS Aveiro.

Sublinhe-se ainda uma nova sessão de leitura partilhada do ciclo “À Boca de Cena”. Desta vez, o texto a ser lido é “Civilização”, da coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, uma obra que questiona o lugar do espetador e o conceito de liberdade. Leitura no GrETUA no dia 13 de Junho às 16h00.

A programação completa-se com as habituais sessões de cinema do ciclo “Os Filmes das Nossas Terças”, que este mês contam com filmes de várias latitudes geográficas e estilísticas. São eles “Days of Being Wild – Dias Selvagens”, de Wong Kar Wai, “Prazer, Camaradas”, de José Filipe Costa, e “As Andorinhas de Cabul”, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec. Sessões no Centro de Congressos de Aveiro às 21h00.

Em breve o Teatro Aveirense anunciará a sua programação de Verão, num ciclo que se irá iniciar a 21 de junho e se vai estender até setembro, com atividades em vários registos artísticos.


JÁ SÃO CONHECIDOS OS FINALISTAS DO AVEIRO URBAN E 5G CHALLENGES

Decorrida a fase de análise de todas as ideias propostas pelos 59 candidatos, de 26 países diferentes, são agora conhecidos os finalistas dos programas “Aveiro Urban Challenges” e do “Aveiro 5G Challenges”, duas atividades Aveiro Tech City que pretendem distinguir e premiar inovações e soluções tecnológicas disruptivas.

Aveiro Urban Challenges

Destinado a startups, scaleups e instituições de I&D, o “Aveiro Urban Challenges” pretende premiar as melhores ideias e soluções destinadas à resolução de desafios urbanos. Na sua segunda edição o Município de Aveiro desafiou os candidatos a encontrarem soluções para cinco desafios distintos. Do total das 30 candidaturas recebidas aos desafios propostos, as ideias premiadas são todas portuguesas:

  1. Gestão Inteligente de Utentes e Visitantes: solução tecnológica vocacionada para a gestão de público em eventos e espaços culturaisHeptasense;

  2. Guia Turístico Inclusivo: Solução tecnológica orientada para a promoção inclusiva da oferta turística e culturalZoomguide;

  3. Gestão de Cheias: Solução que vise o controle e manutenção do nível dos canais urbanos de Aveiro em articulação com variáveis do nível das águas exteriores e interiores, precipitação e vento - PRM - Sist. de Inovação e Engenharia;

  4. Edge Computing para mobilidade urbana sobre sensores LIDAR: Desenvolvimento de uma solução de Edge Computing para análise e processamento de dados através da deteção via LIDAR de veículos e pessoas no espaço público – AllbeSmart;

  5. Desafio Aveiro candidata a Capital Europeia da Cultura 2027: Desenvolvimento de plataforma de mapeamento, mediação, comunicação e criação cultural, entre as Indústrias Culturais e Criativas da Região de Aveiro - OurNet2.

Cada finalista do “Aveiro Urban Challenge” irá receber 20 mil euros para financiar o desenvolvimento dos projetos. Nos próximos meses, cumprindo o programa desta atividade, os finalistas vão desenvolver os respetivos projetos e, ainda, ter acesso a sessões de formação e mentoria promovidas pela Beta-i. Em outubro de 2021 teremos o Final Pitch com a apresentação final dos cinco projetos.

Tiago Bandeira, Founder e CEO da Klugit Energy, um dos vencedores da 1ª edição do “Aveiro Urban Challenges”, afirma que a participação neste desafio fez com que atingissem “um dos passos mais importantes nas ‘early stage start-ups’, o Minimum Viable Pilot (MVP).” Após a participação neste desafio, a Klugit Energy conta já com a execução de um projeto piloto, de onde resultaram dois papers científicos para o setor das “smart grids”, com a E-Redes, e está prestes a iniciar um segundo piloto para a EDP Inovação e Eletricidade dos Açores. De acordo com Tiago Bandeira, a participação neste programa permitiu-lhes “ainda aceder a um investimento de 100k através da call Innov-ID, entrando no portfólio da Portugal Ventures.”

Aveiro 5G Challenges

O “Aveiro 5G Challenges” realiza-se em parceria com a Altice Labs e tem como objetivo premiar novas soluções e produtos sustentados pela tecnologia 5G, permitindo que os candidatos utilizem infraestrutura 5G instalada no laboratório vivo da cidade de Aveiro, para desenvolver e escalar as suas soluções, através de acompanhamento técnico ao qual se somam sessões de formação e mentoria promovidas pela Beta-i. O acompanhamento técnico é assegurado pelos parceiros tecnológicos da atividade, a Altice Labs e a Ericsson.

Nesta edição foram recebidas um total de 29 candidaturas de todos os cantos do mundo, com destaque para a Índia e o Quénia. Dos dez projetos mais disruptivos na área do 5G que mereceram passar à fase da semifinal, metade são portugueses e os outros são da Alemanha, Bélgica, Croácia e Estados Unidos da América.

Os 10 produtos/soluções finalistas da 2ª edição do Aveiro 5G Challenges são:

  • CycleAI (Portugal) - Modelos de segurança através de Inteligência Artificial

  • Infinite Foundry (Portugal) - Plantas digitais em 3D

  • Portugal Play (Portugal) - Gamificação e experiências imersivas

  • Breeze Technologies (Alemanha) - Sensores inteligentes de qualidade do ar, dados e análises

  • Eagle Stream (Portugal) - Soluções Live Streaming de alta resolução

  • CityGuyd (Estados Unidos) - Realidade Aumentada no mercado de viagens pós-Covid

  • Allbesmart_LDA (Portugal) - Conectividade de IoT e 5G

  • MoodMe (Bélgica) - Insights para vídeos com análise de emoções faciais por Inteligência Artificial

  • Equinox XR (Croácia) - Plataforma de criação e rentabilização da realidade aumentada para jogos

  • Obob (Alemanha) - Notas fotográficas inteligentes para fluxos de trabalho baseados em fotografia (construção, serviço de máquinas)

À semelhança do “Aveiro Urban Challenges” os projetos iniciaram a fase de Desenvolvimento e Teste que compreende sessões de formação e mentoria. O objetivo é encontrar os três vencedores deste desafio, que vão ser conhecidos em outubro no Pitch Final, durante o Aveiro Tech Week. Os dez finalistas têm um apoio monetário à participação no valor de 2000€, e para os três vencedores o prémio final ascende aos 25.000.00€ cada.

Matteo Beccatelli, project developer da Biometrica, uma das soluções vencedoras da 1ª edição do “Aveiro 5G Challenges” refere que esta vitória “ajudou a equipa a tomar maior consciência da forma como o nosso projeto pode trazer vantagens para a comunidade”. Além da boa reputação alcançada, a Biometrica saiu deste desafio com a confiança reforçada e com “um forte impacto no cliente e nas pessoas interessadas no projeto”, conclui.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Coimbra | Loja da Agrária com novo horário de funcionamento

 

Entra em vigor, hoje, dia 1 de junho, novo horário de funcionamento da Loja da Agrária de Coimbra.

O espaço comercial passa a estar aberto às terças e sextas-feiras, das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 17h30; às quartas-feiras, das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 16h30; e aos sábados, das 10h00 às 13h00. Estará encerrado às segundas e quintas-feiras.

Cantanhede | A candidatura de Helena Teodósio à Câmara Municipal confirma equipa de Licínio Patarra à União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima

 CONTINUIDADE RENOVADA

Licínio Patarra tornou público que aceitou o convite para se candidatar à União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima e liderar este desafio de continuar a construir um futuro promissor para a União de Freguesias.

Para além do sinal de UNIDADE, já que a iniciativa simbólica de distribuição da carta em que anuncia a sua candidatura e a equipa com quem vai trabalhar mais directamente, contou com os elementos do anterior (actual) executivo e os novos elementos candidatos, tendo estado presente também o presidente da Comissão Política da Secção de Cantanhede do PSD, e actual vice-presidente da Câmara Municipal. Como se pode ler na carta, para além do testemunho da actual presidente e candidata à Câmara Municipal, o testemunho do actual presidente da Junta Enf. Egídio Patrão evidencia este equilíbrio de renovação e continuidade, não descurando a importância da experiência dos autarcas sociais-democratas.

Este gesto prova que já estão a trabalhar neste processo de candidatura a já há algum tempo, a preparar em conjunto os dossiers que serão determinantes para o próximo mandato.

Oportunamente será feita a apresentação pública desta candidatura.

Presidente da CPS (comissão política concelhia)

Pedro Cardoso

Nadadores da Columbófila conquistam 7 pódios no torneio zonal norte de juvenis, juniores e absolutos


Realizou-se nos passados dias 29 e 30 de maio, a edição 2021 do Torneio Zonal Norte de Juvenis, Juniores e Seniores.
Após se ter realizado na semana anterior, a competição para o escalão de infantis, desta vez teve lugar a competição para os atletas dos escalões de Juvenis, Juniores e Absoluto das associações distritais do Norte de Portugal, Associação de Natação do Minho, Associação Regional de Natação do Nordeste, Associação de Natação do Centro Norte de Portugal e Associação de Natação de Coimbra.

363 atletas em representação de 47 clubes obtiveram mínimos para participar no evento, enquanto que no torneio Zonal Sul que se realizava em simultâneo em Rio Maior, 467 atletas competiram em representação de 67 clubes.

O evento que teve 4 sessões, realizou-se ainda sem público, no complexo olímpico de Coimbra.

Do lado da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, 7 atletas obtiveram os mínimos de participação, tendo participado em 29 provas individuais no total.

O grande destaque do fim de semana vai para os 7 pódios obtidos pelos atletas da coletividade de Cantanhede.

Em Juvenil A, Guilherme Cardoso, atleta mais medalhado do clube nesta competição, viria a sagra-se campeão zonal nos 200 livres, vice-campeão nos 800 e 1500 livres e terceiro nos 400 livres. No mesmo escalão Diana Tinoco conquistava o ouro nos 200 mariposa e a prata nos 100 mariposa.

Em Juvenil B, o destaque vai para o 3º lugar obtido por Tomás Oliveira.

Ainda competiram nesta competição os atletas Marisa Nobre, José Rocha, Gustavo Pires e João Lucas.

Praia Limpa no Pedrógão inaugura Semana Verde Europeia


Teve início esta segunda-feira em Leiria, com mais uma ação “Praia Limpa”, a Semana Verde Europeia - #EUGreenWeek, com a participação de duas turmas das Escolas EB1 de Marrazes e Jardim Escola João de Deus, que foram até à praia do Pedrógão para mais um momento de sensibilização sobre os impactes do Lixo Marinho nos ecossistemas costeiros, sendo o lema deste ano “Poluição Zero - para um planeta e pessoas mais saudáveis”.
A Semana Verde Europeia é uma iniciativa da União Europeia à qual o Município de Leiria aderiu, com o objetivo de contribuir para o debate e sensibilização alargados, tão necessários para a construção de um futuro ambientalmente sustentável, especialmente quando queremos pôr fim à poluição.

Como momento inaugural desta semana, o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria voltou a levar crianças até à praia do Concelho, para mostrar in loco o verdadeiro significado e impacto que a poluição tem para a vida marinha, tendo-se dado especial enfoque à proteção dunar, por ser um dos locais onde os ecossistemas se encontram mais fragilizados e ameaçados por força da ação humana.

Para além de constatar a quantidade de resíduos que se podem encontrar no meio da vegetação dunar, tendo recolhido cerca de 35 Kg de resíduos, os participantes ainda tiveram a oportunidade de aprender como podem fazer a recolha destes resíduos de forma segura e responsável – sem pisotear as dunas de forma perturbadora para os habitats - e ajudaram ainda no controlo da planta invasora que ameaça a biodiversidade das dunas pedroguenses – o chorão-das-praias – apanhando assim também uma boleia para a celebração da 1ª Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras que irá ter várias atividades de sensibilização durante toda esta semana, até ao dia 6 de Junho.

Mas a Semana Verde Europeia não acaba aqui, estando ainda previstas para os dias 1 e 2 de Junho ações de formação dos trabalhadores do Município na área da gestão de resíduos; duas oficinas no dia 2 de Junho, com uma escola e uma instituição de solidariedade social, para aprender a fazer sabonete ecológico a partir das óleo alimentar usado; uma performance pedagógica, no dia 4 de Junho, no Museu de Leiria, que ajudará a interpretar a exposição “Plasticidade – Uma história dos plásticos em Portugal” com a atuação das artistas Inesa Markava e Laura Perdomo; e ainda uma ação destinada ao público em geral também no dia 4 de Junho (inscrições ainda se encontram disponíveis em visitas.adcl@adp.pt) o Dia Aberto na ETAR de Olhalvas, em que os leirienses poderão ficar a saber como é feito o tratamento das águas residuais da região.

No dia 3 de Junho será publicado online, nas páginas de Facebook do CIA e da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, um Eco Conto alusivo a este tema, que poderá ser visto por todos os seguidores destas páginas da rede social.

Câmara Municipal de Águeda lança novo site

 A Câmara Municipal de Águeda divulga a 1 de junho o seu novo site web, mais moderno, intuitivo e funcional, com todo o ADN que caracteriza o concelho.

“O novo site do Município resulta de um esforço da autarquia em adequar os seus canais de comunicação às necessidades dos nossos munícipes e surge também no âmbito de uma aposta estratégica na área das novas tecnologias enquanto veículo de comunicação, divulgação e informação”referiu Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre o lançamento da nova página oficial do Município na Internet, disponível a partir de dia 1 de junho.

Nesta nova página, os internautas poderão encontrar a diversa informação do concelho, que está organizada por áreas. Apesar de terem sido mantidas algumas das terminologias anteriormente utilizadas, foram agora acrescentadas diferentes áreas com novos conteúdos. A evolução relativamente ao site anterior é também visível no número de cliques necessários para aceder a determinada informação. Neste sentido, foi efetuada uma análise às áreas mais pesquisadas, às quais foram colocadas ligações logo a partir da página inicial, facilitando, deste modo, o acesso mais rápido à informação por parte do cidadão e munícipe.

Além das áreas que já existiam, nomeadamente a informação sobre o Município (descrição do Concelho, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia), bem como as áreas que respeitam a quem vive no Município (como a ação social, o associativismo, o desporto, o desenvolvimento económico, a juventude ou a regeneração urbana, entre outros) ou ainda do Balcão Virtual (serviços de apoio ao munícipe e edificação, submissão de ocorrências, entre outros), o novo website contemplou a criação de novas áreas de informação.

De realçar, a este propósito, a nova área de promoção de eventos, que permite uma divulgação mais eficaz da programação existente para os vários espaços do Município, seja cultural ou desportivo, ou ainda a nova área de atalhos disponível na página inicial.


Refira-se que no desenvolvimento do novo site e seguindo as melhores práticas, a Câmara Municipal disponibiliza também uma outra área, designada de transparência municipal, que agrega diversa informação que está agora mais acessível a todos.

A nova página tem um design responsivo, adaptando-se aos diversos tipos de ecrã, tais como telemóveis, tablets ou computadores, ajustando a sua resolução de forma a apresentar toda a informação e permitir a navegação.

A nova página cumpre os critérios associados ao índice das boas práticas de acessibilidade digital, nomeadamente através da utilização de códigos ou ícones mais simples e visualmente mais limpos, na opção por um tipo e tamanho de letra de fácil leitura ou no uso de cores que facilitem o contraste visual e facilitem a leitura e identificação dos vários elementos disponibilizados.

O novo site é mais um passo no esforço contínuo da autarquia para facilitar o acesso à informação e estabelecer uma relação mais próxima com os cidadãos.

Nesta lógica de proximidade ao cidadão, existe também um espaço próprio para que os munícipes possam reportar qualquer sugestão de melhoria para o concelho, através da nova área de ocorrências que está agora disponibilizada na aplicação móvel Águeda Cityfy, disponível para Android, iOS e Huawei.

América Latina se tinge de vermelho com a ajuda do progressismo católico

 

  • Julio Loredo

Após entrar em Cuba com a vitória militar de Fidel Castro em 1959, o comunismo internacional lançou-se à conquista de toda a América Latina. Abundam documentos do Comintern (a Internacional Comunista) mostrando o grande interesse de Moscou por esta região do planeta: enormes recursos naturais, massas proletárias à disposição, classe política complacente e uma posição geoestratégica perfeita, abrangendo dois oceanos, sob o nariz do arqui-inimigo, os Estados Unidos. 

Além de uma vasta rede de organizações de esquerda, o assalto comunista também contou com um “companheiro de viagem” sem paralelo: a “Teologia da Libertação” que, tomando forma precisamente naquele período, conduziu muitos católicos para a esquerda. Os resultados não tardaram a chegar: do Peru de Velasco Alvarado ao Chile de Salvador Allende, à Bolívia de Juan José Torres, ao Panamá de Omar Torrijos, à Nicarágua da Junta Sandinista, o comunismo tomou o poder em numerosos países, com a inevitável sequela de fome, miséria e caos. 

Na década de 1980, no entanto, iniciou-se uma fortíssima reação popular em sentido contrário. A eleição de Ronald Reagan para a Presidência dos EUA terminou com a “sorte” de que Moscou havia desfrutado até então. Enquanto o comunismo soviético desmoronava e o apoio do Comintern diminuía, os governos de esquerda caíam um após outro pela via eleitoral. A eleição de João Paulo II, em 1978, também ajudou a reverter o curso no campo eclesiástico, culminando com a condenação da “Teologia da Libertação”, em 1984. Ele nomeou muitos bispos moderados e até conservadores, alterando assim o equilíbrio de forças no interior das Conferências Episcopais. O seu sucessor, Bento XVI, continuou e até reforçou essa linha.

Na viragem do novo milênio, o continente estava quase totalmente colorido de azul. Falava-se de um “momento conservador” da América Latina, situação que, para alguns, duraria décadas.

Contudo, em pouco mais de dez anos a situação se inverteu. Com raras exceções, os países latino-americanos são hoje atingidos por um tsunami revolucionário que está trazendo a esquerda de volta ao poder. Enquanto em alguns países como o Peru assistimos ao renascimento dos velhos fantasmas comunistas, vemos em outros uma esquerda que se autodefine “populista”, e em outros ainda um novo tipo de revolução que ao antigo marxismo une a ideologia libertária LGBT e um ódio anárquico contra qualquer aparência de ordem. Os analistas falam de uma “revolução molecular generalizada”.

A partir de 2018 vários candidatos de esquerda venceram as eleições presidenciais, pondo fim à reação conservadora nos seus respectivos países: Carlos Alvarado na Costa Rica, Manuel López Obrador no México, Laurentino Cortizo no Panamá, Alberto Fernández na Argentina, Luis Arce na Bolívia.

No centro de Santiago do Chile, em meio aos violentos protestos, vândalos anarquistas profanaram e incendiaram a igreja de São Francisco de Borja

Em 2019 o Chile foi abalado por uma violentíssima revolução de caráter anárquico. Dezenas de igrejas foram queimadas e toda a rede do metrô de Santiago devastada. Os manifestantes exigiam o fim do Estado de Direito e a instauração de uma democracia participativa e libertária. Exigiam também a convocação de uma Assembleia Constituinte para substituir a Constituição aprovada durante o regime de Augusto Pinochet. Cedendo às pressões, o governo de Sebastián Piñera, conservador de nome, mas na verdade complacente, convocou eleições constituintes, realizadas há duas semanas juntamente com as municipais.

O resultado foi um amplo triunfo da esquerda. Na capital, Santiago, venceu a candidata do Partido Comunista, Irací Hassler. A futura Assembleia Constituinte terá uma maioria de extrema-esquerda, incluindo alguns líderes das barricadas anárquicas de 2019. “O país mudou” declarou o Presidente.

Keiko Fujimori e Pedro Castillo

No próximo domingo, dia 6, no Peru, enfrentar-se-ão Keiko Fujimori [foto], filha do ex-presidente Alberto Fujimori, e Pedro Castillo, candidato do Perú Libre, partido de aberta inspiração marxista-leninista e favorável a um acordo com a guerrilha maoísta do Sendero Luminoso. Castillo prometeu nacionalizar a economia, a educação e até a cultura, seguindo o exemplo de Cuba e da Coreia do Norte. Também ameaçou denunciar a Concordata com a Igreja Católica, por acreditar que a religião é um instrumento de “opressão”. No momento em que escrevo estas linhas, as sondagens mostram um empate técnico entre os dois candidatos. Mesmo que Fujimori ganhe, o simples fato de a metade dos peruanos apoiar a esquerda subversiva mostra como o estado de espírito do país mudou em pouco tempo.

O terror toma conta de Cali com os violentos protestos de esquerdistas

Pouco ou nada foi dito na Europa sobre outra revolução em curso. Referimo-nos à Colômbia, posta a ferro e fogo por hordas de manifestantes, muitos deles chegados de Cuba e da Venezuela. “A Colômbia está paralisada há mais de duas semanas — entregue ao terrorismo, agora falsamente denominado ‘direito ao protesto pacífico’. O que vem acontecendo obedece a um plano estratégico do marxismo, programado durante 20 anos pelo Fórum de São Paulo, perfeitamente articulado a partir de Cuba e da Venezuela, e executado pelas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), e pelo ELN (Exército de Libertação Nacional) com o apoio dos demais grupos subversivos atuantes no País” — escreveu o jornalista colombiano Eugenio Trujillo. E, mesmo neste caso, o governo de Iván Duque (nominalmente conservador) está tentado a ceder às pressões.

Tudo isto configura o que os analistas apelidaram de uma “viragem à esquerda” da América Latina. É claro que um fenômeno tão complexo não pode ser atribuído univocamente a uma única causa. Como atento observador da realidade latino-americana (sou peruano de nascimento), não posso deixar de levantar uma questão, ou melhor, uma suspeita. Este despertar da esquerda latino-americana coincide aproximadamente com a eleição de Jorge Mario Bergoglio ao Sólio Pontifício. Não se pode dizer post hoc ergo propter hoc, mas é legítimo perguntar que papel ele teve nessa “viragem”.

Logo depois de eleito, o Papa Francisco reabilitou a “Teologia da Libertação”, que após ter sido condenada por Papas anteriores, “agora entrou definitivamente na normalidade da vida da Igreja”, segundo declarou o então porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, S.J. Além disso, fez uma série de nomeações episcopais que desequilibraram novamente as Conferências Episcopais em favor do progressismo. Um caso típico é o de D. Carlos Castillo, punido pelo Papa Bento XVI por suas simpatias pelo marxismo e nomeado pelo Papa Francisco para Arcebispo de Lima, no Peru.

Movimentos sociais de esquerda recebidos no Vaticano

Deve-se a isso acrescentar — sem entrar em detalhes, por falta de espaço — a evidente simpatia do Pontífice pelas figuras de Lula no Brasil e Fernández na Argentina. Surpreendeu, por exemplo, que durante sua viagem a Cuba, enquanto abraçava o ditador Raúl Castro, Francisco se recusou a receber os seus oponentes. Em duas ocasiões, acolheu no Vaticano o encontro dos chamados “Movimentos Populares” — na verdade, organismos da extrema-esquerda latino-americana, mesmo com facções subversivas como no caso do brasileiro MST (Movimento dos Sem Terra).

Tudo isso tem enorme influência sobre o povo latino-americano que, apesar da crescente hemorragia de fiéis para as seitas evangélicas, continua a ser maciçamente católico e, portanto, obediente à palavra e ao exemplo da Igreja. Ainda é cedo para afirmar, mas não para levantar a questão, pelo menos como hipótese de trabalho: quanto dessa “viragem à esquerda” na América Latina é atribuível ao atual pontificado?


ABIM

____________

Original em italiano publicado no site Tradizione, Famiglia, Proprietà. Tradução do site português Dies Iraes.