quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Um sorriso pela vida não tem preço


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Vamos todos ter uma colega nova. Uma porquinha-da-índia.

Um romance divertido e comovente sobre a depressiva vida de escritório
Não podia começar melhor. Falamos em trabalho e o título do livro inclui a palavra porquinha. Estamos bem, mas ainda vamos mais longe: a porquinha-da-índia é especialista em comunicação (!) e hipocondríaca. Desde já aproveitamos para fazer um disclaimer: nada neste livro é inspirado na vida empresarial da Guerra e Paz. Mas podia ser. Ou será que não?
A Vida de Uma Porquinha-da-Índia no Escritório é o romance de estreia da holandesa Paulien Cornelisse e, como já perceberam, é um livro escrito a pensar em todos aqueles que têm ou já tiveram colegas de trabalho. Um livro para ler e rir, melancólico e divertido, uma fotografia exacta da nossa vida, sem filtros nem Photoshop! Lá fora, muitos foram os leitores e os críticos que o compararam à sérieThe Office, bem como ao Diário de Bridget Jones. Para os fãs, é a leitura ideal.
Mas afinal, quem é a porquinha-da-índia? É a Cobaia e é da vida dela que trata este livro. Afundada na rotina, trabalha sem paixão. Todos os seus colegas são humanos , dá-se bem com eles, mas sente-se sozinha, acompanhada apenas pela sempre leal máquina de café. Vê a vida a passar, mera observadora. O antigo namorado vai casar-se e convida-a para o casamento. Como reagir? O novo chefe é o rufia de serviço: produtividade e inovação – acima de tudo! Stella, a tenebrosa responsável pelos Recursos Humanos, espera pelo mais pequeno deslize. Atormentada pelo trabalho, falhada nos amores, a Cobaia desespera.

Quatro razões para ler este romance:
·Trabalha num escritório? É esse o centro deste livro.
·Sente alguma inaptidão social? É esse o drama da nossa porquinha-da-índia.
·Comove-se com o sentimento de exclusão? Tem neste livro um apoio solidário.
·Ainda se deixa arrebatar um por um impulso de esperança? E voltamos ao escritório e à nossa protagonista.

A Cobaia é uma porquinha, já o dissemos, mas também é muito humana. Com depressões e tristezas, com dificuldades e falhanços, mas também com alegria e muitas amizades, a Cobaia somos todos nós. Poderá ela ser feliz? Poderemos nós ser felizes?  Chega às livrarias nacionais a 16 de Janeiro.

A VIDA DE UMA PORQUINHA-DA-ÌNDIA NO ESCRITÓRIO
Paulien Cornelisse
15x23
216 páginas
Ficção / Romance
15,90 €
Nas livrarias a 16 de Janeiro
Guerra e Paz Editores
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal






Semana Santa de Braga 2018: programa e cartaz já são conhecidos

A Comissão da Semana Santa informa que correu hoje, dia 11 de janeiro, pelas 11h, na sala do Cabido da Sé Catedral de Braga, a conferência de imprensa de apresentação e lançamento do programa oficial e cartaz da Semana Santa de Braga 2018.

Os presentes foram acolhidos pelo presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, o Rev. Cónego Luis Miguel Figueiredo Rodrigues. Igualmente presentes na mesa estava o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, dr. Bernardo Reis; o provedor da Irmandade de Santa Cruz, dr. Luis Rufo; o presidente da Câmara Municipal de Braga, dr. Ricardo Rio; o representante da entidade regional de turismo Porto e Norte de Portugal, dr. Marco Sousa; o presidente da Associação Comercial de Braga, dr. Domingos Macedo Barbosa; o presidente da Associação Industrial do Minho, dr. António Marques.

O senhor cónego Luis Miguel Rodrigues usou da palavra, comunicando o seguinte:

“As comemorações da Quaresma e Semana Santa, em 2018, voltarão a encher a cidade de Braga de devotos, de turistas e transeuntes que nos vêm visitar para participar no modo único como vivemos estes tempos, ricos de significado e densos de tradições. Estas, mais do que revivalismos ou recriações históricas, e assumindo a sua matriz religiosa estritamente cristã, são a expressão de um povo que se percebe, se diz e se revê num acontecimento fundante: a morte e ressurreição de Jesus Cristo, e que continua a reconhecer a pertinência da sua mensagem nos dias de hoje.

É esta a mensagem que a Comissão pretende fazer passar com o cartaz deste ano, que parte da mensagem do ano pastoral da Arquidiocese de Braga: “Despertar Esperança”. Esta é um dos atributos da existência cristã. Ser cristão é ter esperança, é ser esperança, mesmo em situações de dor e sofrimento, porque Cristo venceu a morte.

Por isso, a chave de leitura da composição da imagem é dual.

Por um lado, contém (alguns d)os símbolos da paixão de Cristo, numa linguagem criativa estilizada, sobre tons de roxo – cor quaresmal e que apela a um tempo de interiorização e penitência – o que nos remete para a morte e padecimento de Jesus, logo, para a Semana Santa.
Mas, por outro lado ainda, também podemos observar o próprio Cristo ressuscitado em ascensão, mas com os sinais da sua paixão e morte inscritos no seu corpo. Cristo vence a morte, mas não ignora a dor e o sofrimento.

Este cartaz pretende mostrar, por isso, o fundamento da esperança cristã: Cristo Ressuscitou! É na certeza de que Ele ressuscitou que se apoia a Esperança.

Exemplo disso é o encontro que nos aparece em Marcos 5, 25-34, onde uma mulher, buscando cura para a sua doença, num derradeiro gesto de desespero, mas de profunda esperança e fé, acredita que, tocando apenas a fímbria do Seu manto, ficará curada.

A celebração da Quaresma e Semana Santa é, também ela, um convite à esperança, a partir da sua Fonte: a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

As Comemorações da Quaresma e Semana Santa são também um misto de tradições multiseculares e também de inovação, na fidelidade a essa mesma tradição, geradora de uma identidade cultural muito própria.

O tom de esperança e de permanente novidade que a Quaresma e Semana Santa imprime na nossa cultura está sublinhado pela apresentação da obra “Passio” de Arvo Pärt. Trata-se de uma das primeiras obras terminadas por Arvo Pärt, depois de abandonar a URSS, “Passio”, com base no “Evangelho Segundo São João”, e é uma das liturgias corais mais aclamadas dos últimos 50 anos. É também um dos maiores exemplos da nova música minimal-espiritual, e foi escrita pelo compositor de Música Sacra de referência no séc. XXI, primeiro não teólogo a receber o Prémio Ratzinger de Teologia.

Por seu turno, o Concerto de Pascoela, este ano, foi confiado ao grupo bracarense Portuguese Brass, para que, musicalmente, se afirme o valor e impacto da Ressurreição, o que não seria tão bem conseguido se terminássemos a nossa oferta cultural na Semana Santa.
Aliás, a Alegria e a força da Ressurreição são este ano destacados de modo diferente, pelo ênfase que damos aos Compassos Pascais na Cidade de Braga. Embora seja uma celebração mais familiar, não deixa de ser algo de muito típico da nossa Cidade, cheio de significado e valores espirituais e religiosos, que importa realçar.

O acontecimento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo tem sido, ao longo dos séculos, abordado por diferentes perspetivas artísticas, realçando o melhor que cada pessoa é capaz de colocar na sua arte. Este ano, permiti que vos destaque, no dia 21 de março, a apresentação da Via-Sacra, pelos utentes e colaboradores do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência, (CARPD-Touguinha), da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

Não podemos deixar de referir que a Quaresma e Semana Santa, sendo um acontecimento de origem religiosa, gera inúmeras sinergias na Cidade e na região que atualmente ultrapassa, e muito, esta circunscrição. É o reconhecimento do papel que a fé cristã tem na construção da nossa identidade cultural, muito para além de credos e crenças. É dentro deste quadro que nos situamos ao falarmos da Semana Santa em Braga como um acontecimento religioso, que tem implicações nos diversos setores da nossa sociedade. É esta a razão pela qual estamos a incrementar, paulatinamente, uma maior envolvência de diversos parceiros e públicos na realização da Semana Santa. Quando se fala em pedidos de apoio, a nossa mente pode ir, logo, para os apoios económicos. Claro que isso é importante – diria mais, imprescindível. Mas há outro valor que importa considerar e potenciar: a envolvência que cada bracarense e que cada instituição da cidade pode ou quer ter com a Semana Santa, que é nossa. Sem esta participação, não poderemos manter a qualidade daquilo que é o mais típico e mais apreciado: as procissões e celebrações religiosas.
Gostava de fazer um último anúncio, de algo que reportamos como de grande importância: o Prémio de Investigação Cónego Jorge Coutinho, instituído pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga. Estamos conscientes de que a investigação académica ajuda à sua melhor compreensão e, por isso mesmo, a dignificar a nossa Semana Santa. Este prémio será bienal, com a primeira edição no final deste ano civil.

Termino com uma palavra de agradecimento a todos aqueles que colaboram com a Semana Santa de Braga, apoiando economicamente, oferecendo voluntariado, e também ornamentando as suas casas e estabelecimentos de acordo com a quadra que iremos viver.”

Informa-se ainda que diversos conteúdos (cartaz, brochura, desdobrável e documentos Word), para maior comodidade e facilidade de acesso, estão disponíveis no seguinte endereço: https://goo.gl/c5SVgj.

Informação complementar sobre a Semana Santa de Braga está disponível no sítio oficial.


Abel Rocha
Pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

.: Declarada de Interesse para o Turismo
.: Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro

logoComisaoAssinaturaEmail

César Mourão, Rui Unas e Rosinha confirmados para o Festival Risorius




Os humoristas César Mourão e Rui Unas, bem como a cantora Rosinha, considerada a resposta feminina ao Quim Barreiros, são alguns dos nomes confirmados para o Risorius – 6.º Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha. Nos dias 20, 25, 26, 27 e 28 de janeiro, mais de uma dezena de artistas das diferentes vertentes do humor, do stand-up comedy à música, passando pelo cartoon e cinema, vão passar pelo Cineteatro Alba e pela Biblioteca Municipal. 

No dia 20, sábado, o Risorius desperta o “apetite” do público com duas sessões em jeito de Warm Up. Pelas 18h30, no Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba, Fernando Alvim e Nelson Nunes apresentam Com O Humor Não Se Brinca, um projeto que começou em formato de livro mas que agora saltou, com êxito, para podcast. A sessão conta com a participação especial de João Carlos Cunha. Já às 21h30, na Sala Principal, os autores de Bruno Aleixo - Pedro Santo e João Moreira – são os protagonistas de Curso de Humor Mister Cimba, a simulação de um workshop ao vivo, que visa caricaturar os cada vez mais comuns cursos de humor e stand-up.

 Nicles Batatóides é o tema da conversa que vai juntar Rui Unas, Beatriz Gosta, Rosinha e o Albergariense Carlos Vidal na noite de 25 de janeiro, na Sala Principal do Cineteatro Alba. No dia seguinte, sexta-feira, os desenhos satíricos sobre problemáticas políticas e sociais de Vasco Gargalo podem ser apreciados na Sala de Exposições em Ensaios Sobre A Atualidade, com inauguração às 18h00. À noite, pelas 21h30, César Mourão promete um espetáculo original, onde o improviso, a interação e a surpresa são os ingredientes principais.

No sábado, 27 de janeiro, o festival Risorius inaugura mais uma exposição, desta vez, com trabalhos de Hugo Van Der Ding, autor de A Criada Malcriada. A mostra, denominada O Desenhador Que Não Sabia O Que Desenhar, é inaugurada às 16h00 na Biblioteca Municipal. A seguir, pelas 16h30, Miguel Somsen junta-se a Hugo Van Der Ding para uma conversa/oficina sobre o livro Resumo de 2017 para Todos – Fátima, Futebol e Outros Festivais. A participação na ação é gratuita, mas carece de inscrição prévia para sac@cmalbergaria.pt. De regresso ao Cineteatro Alba, Carlos Vidal, Ana Bola, Luís Filipe Borges e Vasco Correia apresentam “um espetáculo onde se mistura bom stand-up comedy com fraco teatro” às 21h30. 

Como já é tradição, o Risorius – Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha encerra a programação com uma sessão de cinema no domingo, pelas 18h00. Este ano, o filme escolhido é São Jorge, de Marco Martins e Ricardo Adolfo, com interpretação de Nuno Lopes, que venceu o Prémio Orizzonti de Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Veneza.

 As sessões do festival Risorius são gratuitas, com exceção dos espetáculos Nicles Batatóides, com bilhetes a três e dois euros, César Mourão e Carlos Vidal com Ana Bola, Luís Filipe Borges e Vasco Correia, ambos com ingressos de oito e cinco euros. O bilhete da sessão de cinema custa três euros, sendo de dois euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23. O passe geral Risorius tem o preço de 16 euros. Os espetáculos da noite dispõem de serviço de babysitting gratuito.
Área de anexos

Rita Ferro lança 'farpas' sobre a escolha das apresentadoras da Eurovisão


Para a apresentadora, o painel composto por Daniela Ruah, Catarina Furtado, Sílvia Alberto e Filomena Cautela, deveria incluir uma pessoa de raça negra.
Rita Ferro lança 'farpas' sobre a escolha das apresentadoras da Eurovisão
Após ter sido anunciada a escolha das apresentadoras do festival da Eurovisão 2018, que irá decorrer em Portugal, Rita Ferro Rodrigues decidiu manifestar publicamente a sua opinião sobre o assunto.

Para a apresentadora, o painel composto por Daniela Ruah, Catarina Furtado, Sílvia Alberto e Filomena Cautela, deveria incluir uma pessoa de raça negra.

“Vejamos: 2017 foram só homens a apresentar a final da Eurovisão, 2018 só mulheres. Nada a apontar.", começou por dizer a celebridade. "Grave é o facto de ambos os painéis serem compostos apenas por pessoas brancas. Por tudo o que isto significa ao nível das oportunidades e da representatividade. Falamos sobre isso?”, acrescentou Rita Ferro Rodriguez no Twitter.

Fonte: Noticiasaominuto

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter
Vejamos: 2017 foram só homens a apresentar a final da Eurovisão, 2018 só mulheres. Nada a apontar. Grave é o facto de ambos os painéis serem compostos apenas por pessoas brancas. Por tudo o que isto significa ao nível das oportunidades e da representatividade. Falamos sobre isso?

VAGOS: Campanha de adoção com ofertas especiais

Tendo a campanha de adoção do passado mês de Dezembro sido um sucesso, com 32 animais adorados no total (19 deles durante a Natal(i)a), o Município de Vagos prolongará as ofertas a todos os animais adotados no Gabinete Veterinário Municipal até ao próximo dia 31 de Março de 2018.
A CM Vagos oferece:
- Oferta da esterilização a todos os animais adotados
- Oferta do microchip
- Oferta da vacinação (1º dose da vacina contra as doenças infecciosas e vacina antirrábica)
- Oferta da 1ª desparasitação (interna e externa)

Projetos sobre canábis baixam à discussão na especialidade sem votação


Resultado de imagem para Projetos sobre canábis baixam à discussão na especialidade sem votação
Os projetos do BE e do PAN para uso terapêutico de canábis baixaram à Comissão de Saúde por 60 dias para melhoramento de propostas.

O projeto de lei do Bloco de Esquerda (BE) para a utilização terapêutica da canábis vai baixar, sem votação, à comissão parlamentar, disseram à Lusa fontes do BE.

Fontes parlamentares afirmaram que houve contactos, hoje à tarde, entre deputados do Bloco e do PSD para permitir que o debate desta disposição continue em comissão, na especialidade.

O PSD anunciou, também hoje, que vai apresentar um diploma próprio, que não prevê o autocultivo da planta de canábis.

A decisão surge depois de um debate em que ficaram dúvidas quanto às possibilidades de aprovação dos diplomas, face ao voto contra do PSD e CDS e do voto contra do PCP aos dois projetos, anunciado hoje, durante o debate parlamentar.

Os votos do PS, que, ainda assim, tem liberdade de voto, do BE, PAN e PEV eram insuficientes para fazer avançar a lei.

Após o debate, fontes parlamentares informaram que o BE iria pedir a baixa à comissão, sem votação e por 60 dias, do seu diploma.

O PAN deverá seguir o exemplo dos bloquistas e solicitar a baixa à comissão do seu projeto, segundo as mesmas fontes.

O PCP mantém na agenda de votações de hoje o seu projeto de resolução em que recomenda ao Governo que "analise a evolução dos impactos na saúde do consumo de 'cannabis' e da sua utilização adequada para fins terapêuticos e tome as medidas necessárias à prevenção do consumo desta substância psicoativa".

Fonte: TSF
Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Año Nuevo, auto nuevo


por Yesica Flores
Si dedicaste una de las uvas del brindis al deseo de renovar o comprar un auto esto es lo que debes saber
Año nuevo, vida nueva… ¿y carro nuevo?. Si respondiste de manera afirmativa a esta pregunta, significa que incluiste dentro de tus propósitos para 2018 abandonar el transporte público, renovar el auto que tanta lata te ha dado, o simplemente estás listo para el coche que tanto anhelas.
Si dedicaste una de las uvas del brindis al deseo de renovar o comprar un auto, debes saber que estás en el momento ideal para hacerlo, ya que en la actualidad contamos con un gran número de herramientas para tomar la mejor decisión de compra. Ya sea a través de la información que se encuentra en los foros de expertos, o que acudas con un técnico especializado que te asesore, hoy en día podemos acceder a una buena cantidad de información para elegir de la mejor manera.
Sin embargo, dentro de la emoción por cambiar de auto, podemos perder de vista algunos detalles que quizás en el futuro se conviertan en pesadilla. Por este motivo, Auto Chilango te dice cuáles son los aspectos que NO debes perder de vista al comprar un auto:
1.- Antecedentes de golpes
En la búsqueda de tu nuevo vehículo debes constatar que el vehículo no haya tenido algún tipo de percance de seriedad. En muchos casos los vendedores tratan de ocultar golpes para poder deshacerse de un vehículo que ha perdido gran parte de su valor.
Es importante revisar que el vehículo no haya sido declarado Pérdida Total, que es cuando el objeto ha perdido su naturaleza inherente para cumplir la finalidad a que estaba destinado, o en otras palabras, que ya no es un auto al que se le pueda confiar el servicio de transporte.
Si el monto del siniestro es mínimo (15% del valor del auto) se puede considerar un daño no estructural o estético, pero en rangos de 20 o 30% o más del valor del auto, vale la pena pedir referencias a quien lo vende para saber más detalles y visto bueno de un mecánico para evitar tomar un auto que pueda dar problemas después como acabado de pintura y hojalatería de poca calidad “en el mejor de los casos” o problemas mecánicos de confiabilidad serios como suspensión o dirección.
2.- Papeles en regla
Tan importante es la mecánica y estética, como los aspectos legales de un auto. Cuántas veces hemos escuchado que se vende un auto en perfectas condiciones pero con factura de aseguradora, o que adeuda tenencias de hace 2 años. Es importante checar que todos los papeles de un auto se encuentren en regla para descartar cualquier tipo de problema.
En la actualidad, para poder circular en la Ciudad de México y zonas aledañas, requieres tener tarjeta de circulación vigente, pago de tenencia o refrendo y verificaciones (2 cada año en la CDMX). Sin embargo, si el vehículo que deseas adquirir no radica en el estado donde vives, puede que pases por alto alguno de estos trámites.
3.- No compres problemas
Asimismo, las posibilidades de encontrar un vehículo robado tristemente son cada vez más altas ya que esta actividad no deja de estar a la alza en el país. De acuerdo con cifras de la Asociación Mexicana de Instituciones de Seguros (AMIS), cada 6 minutos es robado un auto, llegando a números anuales de más de 85 mil vehículos que son arrebatados de sus dueños. Esto propicia la oportunidad de tener en el mercado algún vehículo que tenga una procedencia ilícita.
Para evitar este tipo de infortunios, revisa si el vehículo que quieres cuenta con reporte de robo. En este informe es importante obtener la validación del VIN que permite reducir las posibilidades de comprar un auto con el número de serie remarcado o alterado.
Muchos piensan que tener un auto es simplemente un gasto, sin embargo puede resultar una buena inversión si lo realizas de la forma adecuada. En este caso puedes evitarte un gran número de problemas si acudes con los especialistas y utilizas las herramientas que la tecnología que hoy tienes a tu alcance.

Anadia lança Concurso “Ler & Aprender”

Nws 2018 007 0103 BMA Concurso foto
A Câmara Municipal de Anadia leva a efeito mais uma edição do concurso escolar “Ler & Aprender”, direcionado aos alunos de todas as instituições de ensino do concelho, tendo como propósito promover hábitos de leitura e incentivar a escrita criativa.

O concurso prevê a criação, individual, de textos inéditos pertencentes aos diversos géneros literários, enfatizando a correção linguística e a expressão literária, nele podendo participar os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, incluindo os do Ensino Profissional, e do Programa Qualifica, que frequentam as escolas do concelho de Anadia.
A edição deste ano conta com uma nova categoria que premeia a produção de um conto inédito dedicado ao livro e ao prazer da leitura, e que homenageia Gustavo Campar, um jovem utilizador da Biblioteca Municipal de Anadia e aluno da Escola Básica e Secundária de Anadia, falecido em maio passado. As restantes categorias preveem a produção de textos inéditos pertencentes aos géneros narrativo e lírico.

Por outro lado, o concurso vê alargado, nesta edição, o seu público-alvo, já que passa a contemplar os alunos que frequentam o Centro Qualifica de Anadia, proporcionando-lhes um contexto inusitado para trabalharem e desenvolverem a competência da escrita criativa.
De acordo com as normas da edição 2017/2018 de “Ler & Aprender”, os prémios monetários, no valor de cem euros, são atribuídos aos estabelecimentos de ensino e destinam-se à melhoria dos serviços prestados pelas bibliotecas escolares, ou seja, serão investidos na aquisição de fundo documental e de equipamentos diversos. Aos alunos vencedores serão atribuídos certificados de participação e cheques-livro no valor de 25 euros. A data limite para a entrega dos trabalhos é 13 de abril de 2018.

Normas disponíveis em:

_______________________




Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

CDS expulsa ex-deputado do partido

O CDS-PP expulsou Abel Baptista por ter concorrido à Câmara de Ponte de Lima encabeçando uma lista independente contra o partido nas últimas eleições autárquicas.
"Não fui notificado. Não tenho informação. Pelos vistos o partido não sabe o meu número de telefone, de e-mail, a minha morada. Seguirei o meu caminho, com os mesmos valores, de humanismo, de solidariedade e de serviço aos mais desprotegidos", disse Abel Baptista à agência Lusa, depois de o Jornal de Notícias avançar com a notícia da sua expulsão, confirmada por fonte oficial do partido.
Abel Baptista defendeu que "o partido tem valores que apregoa, mas não pratica, da democracia cristã e da liberdade" e diz sair "com alguma desilusão", ao fim de mais de 40 anos de militância, em que passou pelas estruturas de juventude, locais, distritais e nacionais e pela Assembleia da República.
Os dirigentes Filipe Lobo D'Ávila e Raúl de Almeida já lamentaram a expulsão de Abel Baptista, que resulta do cumprimento dos estatutos do partido.
"Havia mesmo necessidade? Bem podem dizer que é o cumprimento do Estatutos, mas tenho muita pena que assim seja. Tenho pena que não se possam resolver estas coisas dentro de casa. Os estatutos são escrupulosamente cumpridos (como diz a notícia), mas o meu partido fica mais pobre", escreveu Lobo D'Ávila na rede social Facebook.
Além de Lobo D'Ávila - que encabeçou a lista ao Conselho Nacional alternativa à da líder, Assunção Cristas, no último Congresso -, também o ex-deputado Raúl de Almeida lamentou a saída de Abel Lima Baptista e responsabilizou a presidente do partido.
"Desprendido, e com vida própria fora da política, renunciou aos cargos de que outros dependem em absoluto, para preservar a obediência aos valores que o orientam e que a presidente do partido não terá respeitado", escreveu Raúl Almeida.
Para o antigo deputado por Aveiro, a expulsão de Abel Baptista "é mais um ato a juntar a outros absolutamente lamentáveis da dita jurisdição nacional, um comissariado servil, dependente e ávido de agradar à presidente do partido que o escolheu".
"A responsabilidade é única e exclusivamente da presidente do partido que escolheu estes comissários; todos sabemos que a absoluta dependência dos cargos partidários não pode gerar bons juízes", argumentou, num 'post' na rede social Facebook.
Os estatutos do CDS-PP estabelecem no seu artigo 6.º que são deveres dos membros: "Não se candidatar, em circunstância alguma, em listas de outras forças partidárias ou em listas de independentes contra listas do Partido, sob pena de aplicação de sanção disciplinar de expulsão".
Nas eleições autárquicas de 01 de outubro de 2017, o CDS-PP manteve a liderança na Câmara Municipal de Ponte de Lima, com 52,11% dos votos, garantindo cinco dos sete lugares do executivo municipal.
O movimento independente, apoiado pelo PS, e liderado por Abel Baptista, Ponte de Lima Minha Terra (PLMT), conseguiu 23,66% dos votos.
Lusa

Equador concede nacionalidade a Julian Assange

O Equador concedeu a nacionalidade equatoriana ao fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, que está exilado na embaixada daquele país em Londres há mais de cinco anos.
Resultado de imagem para Equador concede nacionalidade a Julian Assange
A decisão foi divulgada esta quinta-feira pela ministra dos Negócios Estrangeiros do Equador, Maria Fernanda Espinosa.
A representante precisou que as autoridades de Quito decidiram conceder a cidadania a Julian Assange enquanto procuram formas para lidar com a atual situação judicial do jornalista.
"A nacionalidade foi concedida em 12 de dezembro de 2017", referiu a chefe da diplomacia do Equador numa conferência de imprensa, explicando que o governo de Quito pediu às autoridades britânicas para atribuírem um estatuto diplomático, algo que foi recusado pelo executivo de Londres.
A recusa também foi esta quinta-feira confirmada pela diplomacia britânica.
O Equador deu asilo político a Julian Assange quando este se refugiou na embaixada equatoriana em Londres em 2012, para escapar a um mandado de detenção europeu emitido pela Suécia e a eventual extradição no âmbito de uma investigação por violação e assédio sexual.
O fundador do WikiLeaks sempre negou as acusações e argumentou que o mandado de detenção era uma manobra para conseguir a sua extradição para os Estados Unidos, onde pode ser processado pela publicação de documentos militares e diplomáticos confidenciais.
Em maio de 2017, a justiça sueca abandonou o processo contra Assange, que permanece exilado na representação diplomática equatoriana em Londres porque ainda corre risco de prisão por incumprimento de fiança no Reino Unido.
Fonte: JN
Foto: Peter Nicholls/ REUTERS

______________________________________________


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Hora de Fecho: Caos nas urgências. O que se passa nos hospitais?

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Primeiro Faro, depois Guimarães e Leiria. As denúncias surgem de todo o país. Afinal, o que se passa nos hospitais portugueses? A culpa é só da gripe? Ou está mais alguma coisa a falhar? Explicador.
Os dois candidatos dizem no debate conjunto da Antena 1 e TSF que admitem uma revisão constitucional. Para Santana não é prioridade. Para Rio decorre das suas ideias para o regime.
É bom que os debates entre candidatos sejam "combates de boxe". Tão importante como ter ideias é conseguir fazer algo com elas. Exercer o poder é entrar numa luta corpo a corpo. Por Miguel Pinheiro.
Após mais de 17 anos na liderança executiva da TAP, Fernando Pinto vai abandonar o cargo no final deste mês. O brasileiro Antonoaldo Neves é o senhor que se segue.
Na hora da despedida, Fernando Pinto lembra os 15 anos de sobrevivência da TAP até à privatização, anunciado em 2000, mas só concretizada em 2015. O gestor diz que a empresa está três vezes maior.
O BE e o PAN defendem a legalização da canábis e produtos associados para fins medicinais, mas cientistas e médicos dizem que só os medicamentos deveriam ser aprovados e só depois de testados.
Atriz aproveitou a gala dos Globos de Ouro para referir que todas as mulheres já sofreram de assédio sexual, em algum momento, no local de trabalho - ela incluída.
Abidal recordou alguns episódios da batalha travada contra um cancro no fígado e disse que Messi lhe pediu para não enviar mais vídeos porque parecia um cadáver, numa frase que foi mal interpretada.
A pedido do The Guardian, o instagrammer inglês "O Homem que Trilhou o Mundo" escolheu os cinco trilhos curtos mais bonitos da Europa. Um deles é português e está na ilha da Madeira.
É da Estónia, mas está presente em 23 países. Conta com 600 motoristas inscritos, a quem vai cobrar 15% de comissão. Ao Observador, o líder Markus Villig explica por que não tem medo da concorrência.
Circulam na internet desde o início do milénio, mas ainda há quem acredite nelas. Na era das alegadas "fake news", descubra a verdade dentro da galeria de fotografias falsas virais. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Porque é que em Portugal, e em especial no PSD, poucos têm a frontalidade de defenderem o que pensam só porque julgam que isso não é conveniente, não é popular ou ofende a brigada dos bons costumes?

Rui Ramos
Ao tentar cobrir com uma ficção jurídica a decisão de não renovar o mandato da Procuradora Geral da República, o governo reconheceu a inconveniência do afastamento de Joana Marques Vidal.

Maria João Avillez
Quem como eu testemunhou “in loco” o melhor do país sentado no hemiciclo de S. Bento em 1975 não pode deixar de tropeçar hoje numa abissal diferença de almas e procedimentos.

Maria João Marques
Nem todas as críticas às mulheres políticas são sexismo. E os homens terão de aceitar que o mundo mudou e têm de competir com quem é diferente (mas mais parecido com outros eleitores).

Luís Aguiar-Conraria
Como concluí no meu artigo da semana passada, ainda é cedo para aventar explicações definitivas para a forte descida do desemprego no mesmo período em que o salário mínimo subiu sensivelmente.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa