sexta-feira, 16 de junho de 2023

Festival de viagens (convite!)

 Escrevo de Liverpool (sim, estou na tal "viagem de rapazes" com o meu filho para visitar uns quantos estádios de futebol!) para mostrar o meu vídeo mais recente e falar de um incrível encontro de viajantes, bloggers, fotógrafos e amantes das viagens em geral, que vai acontecer nos dias 23 e 24 de setembro em Guimarães, norte de Portugal. Comecemos por aí.
Assim, gostava de convidar todos os meus amigos viajantes a estarem presentes para ouvirem gente tão inspiradora quanto os canadianos Dave & Deb, autores do The Planet D (um dos maiores e mais influentes blogues de viagem do mundo), o brasileiro Guilherme Canever, apaixonado pelos "países que não existem", ou o nosso querido escritor-viajante José Luís Peixoto. Entre outros oradores vindos de lugares como Espanha, Angola ou República Checa.
Para tal, sugiro que veja a página do ABVP Travel Fest. O bilhete custa apenas 30€, dá acesso aos dois dias de palestras e a atividades gratuitas na sexta anterior. Estarão presentes muitos bloggers de viagem e outros tantos viajantes anónimos, e seria uma excelente oportunidade para nos encontrarmos pessoalmente e partilharmos experiências. Alinha?
De resto, talvez tenha visto nos stories do meu Instagram que andei pela região do Alentejo. Pois bem, o resultado desse trabalho já está cá fora, e traduz-se num curto vídeo que aqui mostro e num roteiro pelo Baixo Alentejo e Litoral. Espero que goste.
A terminar, renovo o pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue livre de publicidade). Muito obrigado.


Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes

COLUMBÓFILIA: José Rossa Ribeiro venceu concurso de SACERUELA 4 e continua a comandar a classificação geral de concorrentes e Nuno & Filho continua a assumir a liderança do troféu Crédito Agrícola

 
Com a realização da solta de Saceruela 4, decorreu a décima quinta prova do Campeonato 2023 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 23 equipas.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Meio Fundo, foi ganho por José Rossa Ribeiro, que assim continua a assumir a liderança da Classificação Geral de Concorrentes, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:
Prova – Saceruela 4 – (Meio Fundo)
1º lugar – José Rossa Ribeiro – 347; 2º - José Santos - 330; 3º - Nuno & Filho - 330; 4º - Vitor Ferreira - 1329; 5º - José Rossa Ribeiro/B – 325; 6º - Gonçalo Paião - 319; 7º - Lusitano Espinhal & Irmão – 309; 8º - Jorge Monteiro - 306; 9º - Paulo Santos - 287; 10º - Nelson Rainho – 281.
Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – José Rossa Ribeiro – 4553 pontos; 2º - Nuno & Filho - 4361; 3º - Humberto Carvalho - 4223; 4º - Nelson Rainho - 4106; 5º - Lusitano Espinhal & Irmão - 4050; 6º - Gonçalo Paião - 3864; 7º - Jorge Monteiro – 3846; 8º - Paulo Santos – 3846; 9º - José Rossa Ribeiro/B - 3706; 10º - Manuel Barreto – 3678; 11º - António Santos - 3563; 12º - XRB & BEA - 3185; 13º - Asas de Lemede - 2954; 14º - Marco Ferreira - 2951; 15º - Matias & Vila Nova - 2909; 16º - Cesar Rainho - 2821; 17º - Vitor Ferreira - 2731; 18º - Manuel Frade - 2492; 19º - José Santos - 2466; 20º - Avelino Soares – 2381; 21º - Cidálio Salvador - 2346; 22º – Fábio Cruz - 2223; 23º - Euclides Pimenta - 2139; 24º - Lucas Santos - 1833; 25º - Emanuel Ventura - 1365; 26º - Manuel dos Santos - 955; 27º - António Sargaço – 873; 28º– Fernando Cruz - 795; 29º - Avelino Soares/B – 705; 30º - Carlos Pereira – 555.
Troféu Crédito Agrícola
1º lugar – Nuno & Filho – 1145 pontos; 2º - José Rossa Ribeiro - 1068; 3º - Nuno & Filho - 1004;

Liga MEO Surf: 1ª divisão do surf nacional está de volta aos Açores

A luta pelos títulos máximos do surf português vai continuar no Allianz Ribeira Grande Pro
A 1ª divisão do surf nacional está de volta aos Açores para disputar o Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf, que se realiza de 23 a 25 de Junho na Ribeira Grande em São Miguel. Depois do aguardado regresso dos melhores surfistas portugueses às ondas açorianas em 2022, algo que já não acontecia desde 2009, esta será mais uma boa oportunidade de se assistir a surf de alto nível num dos locais mais paradisíacos de Portugal.

Alexandre Gaudêncio - Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande
"Ribeira Grande é a capital do Surf. O Município da Ribeira Grande dá as boas-vindas a todos aqueles que praticam a modalidade, seja por lazer seja por desporto ao mais alto nível, mostrando, através das infraestruturas e meios disponibilizados nas zonas balneares e surf spots, que o surf, mas também a ligação ao mar, e a intransigente defesa do seu uso de forma sustentável, em plena harmonia, são o maior cartaz que o concelho oferece, permitindo que muitos mais usufruam do mesmo, hoje e no futuro."

Quem vai chegar altamente moralizado à praia do Areal de Santa Bárbara é Joaquim Chaves. O jovem surfista de 19 anos venceu a última etapa da Liga MEO Surf e foi finalista na etapa anterior. A expetativa de manter a consistência e regressar a um local que adora alimentam fortemente a sua motivação.

Joaquim Chaves – Atual top 5 do ranking masculino da Liga MEO Surf
“Os Açores são um sítio lindo! Tenho ótimas lembranças daquelas praias onde já fiz bons resultados nas competições juniores. Gosto muito daquelas ondas porque têm imensa força. Agora vou ter de parar novamente uma semana por causa da lesão no joelho e fazer fisioterapia. Só vou treinar alguns dias antes da prova começar. Não vou estar focado no resultado, mas no momento presente, onda a onda, heat a heat. Esse vai ser o meu mindset em vez de estar a fazer contas de cabeça sobre o título nacional que sei que pode ser uma possibilidade este ano.”

Já do lado feminino, a campeã nacional de 2016 e 2017, Carolina Mendes, venceu a etapa anterior ascendendo ao 3º lugar do ranking da Liga MEO Surf, intrometendo-se na luta pelo título nacional que estava até então a ser dominada por Francisca Veselko e Gabriela Dinis.

Carolina Mendes – Atual top 3 do ranking feminino da Liga MEO Surf
“Ganhar na Ericeira era um dos meus objetivos. É uma onda que gosto e onde já venci várias vezes. Para os Açores o objetivo é o mesmo: ganhar! Quero fazer bons heats e mostrar bom nível de surf. As ondas da Ribeira Grande, por vezes, são difíceis e imprevisíveis e podem mudar a qualquer momento. Já lá competi diversas vezes em provas internacionais e quero muito brilhar ali. Com a minha vitória na Ericeira, a disputa pelo título nacional ficou mais renhida e isso traz mais espetáculo e emoção. Se conquistar o terceiro título nacional no final do ano será muito bem-vindo. E também poder ganhar novamente a Allianz Triple Crown traz uma motivação extra.”

Para além do destaque para Joaquim e Carolina, importar ter em conta que Vasco Ribeiro, campeão nacional cinco vezes nos anos de 2011, 2012, 2014, 2017 e 2021, e Francisca Veselko, campeã nacional em 2021, vão envergar o estatuto de licra amarela da Go Chill, na qualidade de líderes do ranking nacional da 1ª divisão do surf português. No caso de Francisca, esta segue a par e passo com Gabriela Dinis, dada a igualdade pontual que vem prevalecendo desde a 2ª etapa da Liga MEO Surf 2023.

Historial de vencedores do Allianz Ribeira Grande Pro:
2022 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2009 – Frederico Morais e Francisca Santos
2008 – Eduardo Fernandes e Carina Duarte

Allianz Ribeira Grande Pro 2022 em números:
– Campeões da etapa: Frederico Morais e Teresa Bonvalot;
– 1214 ondas surfadas por 79 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9,75 de Teresa Bonvalot;
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 18,75 pontos de Teresa Bonvalot

O Allianz Ribeira Grande Pro é, igualmente, a terceira e última etapa da Allianz Triple Crown com a coroação dos vencedores a acontecer nos Açores. Neste momento, o aliciante sub-troféu da Liga MEO Surf é liderado por Afonso Antunes no masculino e por Gabriela Dinis e Carolina Mendes no feminino.

José Francisco – Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
“Este ano voltamos a ter a final da Allianz Triple Crown na praia da Ribeira Grande, nos Açores. Em 2022 esta etapa da Liga MEO Pro foi um enorme sucesso, não só pelo surf a que se assistiu como por toda a envolvência de estarmos num dos lugares mais idílicos do território nacional. No próximo fim de semana voltamos a São Miguel, mais precisamente à praia de Santa Bárbara - aquela que volta a ser a capital do surf nacional durante os três dias de competição. Estamos muito entusiasmados por voltar e sobretudo para conhecer os próximos campeões da Allianz Triple Crown.”

Historial de vencedores do Allianz Triple Crown (últimos 5 anos):
2022 – Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018 – Gony Zubizarreta e Camilla Kemp

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Açores Surf e Bodyboard.


Mais informações em www.ansurfistas.com.
Fotos: Cartaz, Joaquim Chaves e Carolina Mendes. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)


Castelo de Paiva | LIGA BOCCIA SÉNIOR INATEL 2023 SEGUNDA PROVA REALIZOU-SE EM GONDOMAR

Realizou-se ontem, no concelho de Gondomar, mais uma prova da Liga Boccia Sénior INATEL 2023, a segunda de seis jornadas desta edição, que voltou a ter boa adesão de participantes e que foi mais um sucesso desportivo, registando-se uma boa convivialidade entre todas as equipas.
A prova ontem realizada, sob a organização do Município de Gondomar, decorreu no Pavilhão da Escola Secundária de São Pedro da Cova, e o quadro competitivo foi igual ao da primeira prova. Presentes estiveram trinta e duas equipas, de Paredes, Penafiel, VN Gaia, Castelo de Paiva, Matosinhos, Lousada e Gondomar, que estiveram divididas em oito grupos de quatro equipas cada, em que jogaram todas contra todas, num total de três jogos por equipa, para apurar os dois primeiros classificados de cada, num total de 16 equipas, para disputa dos 1/8 de final. Em jogos a eliminar, seguiram-se depois os quartos-de-final, meias-finais, 3º/4º lugares e a desejada final.
No total desta competição realizaram-se 64 jogos, sendo que, cada equipa jogou pelo menos três e os quatro primeiros chegaram a fazer sete jogos.
A competição realizou-se da parte da manhã e, no final, houve a habitual entrega de prémios, por parte da Presidente da Junta de São Pedro da Cova, Rosalina Martins, da Directora da Escola, Ana Rangel, estando a edilidade local de Gondomar feito representada pelo Vereador do Desporto, José Moreira.
Foram distinguidos os três primeiros classificados e pontuados para a classificação geral até ao quarto: 1º Município de Paredes (4 pontos); 2º Município de Penafiel (3 pontos); 3º Município de Paredes (2 pontos); e 4º Município de Lousada (1 ponto).
Após a competição, seguiu-se um almoço convívio entre todos os envolvidos. Foram cerca de centena e meia, entre atletas e técnicos dos Municípios e da Fundação INATEL, sendo que a próxima jornada desta Liga de Boccia Sénior Inatel, está agendada para 30 de Junho, no Pavilhão Municipal dos Desportos, em Castelo de Paiva.

Carlos Oliveira

Aveiro | Reunião de Câmara – 15 de junho de 2023


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada ontem, quinta-feira, dia 15 de junho de 2023, nos Paços do Concelho.
Nota de pesar pelo falecimento do Sr. António Alves Pinto
Com profundo pesar, o Presidente e os Vereadores da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) endereçam a todos os Familiares e Amigos as suas sentidas condolências, pela morte do Sr. António Alves Pinto (popularmente conhecido como o “Senhor Pinto”), interessado e participativo Cidadão na vida da Cidade e do Município de Aveiro, marcando presença assídua e participativa nas Reuniões de Câmara Municipal de Aveiro desde há mais de 40 anos.

Por tudo isso e pela perda da sua Vida, os membros do Executivo Municipal guardaram um minuto de silêncio em honra à Vida e à Memória de António Alves Pinto, ficando a nossa sentida homenagem e público agradecimento.

1. Apoios financeiros às Associações Sociais, Culturais, Ambientais e de Cidadania no âmbito do PMAA 2023
O Executivo Municipal deliberou aprovar, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA), os contratos-programa para o ano de 2023 e os protocolos de cooperação financeira para o investimento e ações pontuais, nas áreas do social, cultural, ambiental e cidadania, num valor total de 892.426€ com 87 Associações.
O apoio financeiro da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para o presente ano de 2023, mantém a aposta mais forte das Associações no investimento em projetos, obras e equipamentos, continuando a capacitá-las para prestarem um serviço com mais e melhor qualidade nas respetivas comunidades.
Além disso, o apoio às Associações é para a CMA uma área de grande importância no desenvolvimento do Município e na dinamização da Comunidade, por força do relevante interesse público de que se reveste boa parte da atividade das Associações.
Com um balanço extremamente positivo relativo aos seis anos de execução do PMAA, reiteramos a aposta na cooperação e no apoio agora aprovado, que apenas se tornou possível em termos financeiros e legais, por força da conquista de capacidade financeira pela boa gestão da CMA nos últimos dois mandatos autárquicos (2013/2017 e 2017/2021), com continuidade no atual (2021/2025), e pelo cumprimento da Lei dos Compromissos pela CMA desde o final de abril de 2017.
Continuam assim garantidas as condições para dar continuidade à opção política assumida no atual mandato, de apoiar financeiramente as Associações do Município, com o cumprimento em absoluto dos contratos assinados, o que se traduz num relevante passo de fortalecimento sustentado do Movimento Associativo Municipal, que a CMA concretiza pela sua relevante importância social, económica e política.
A assinatura dos Protocolos decorrerá em data(s) a anunciar proximamente.

2.Hasta Pública para ocupação de espaço público no Festival dos Canais
No âmbito da 8.ª edição do Festival dos Canais, que se realiza de 12 a 16 de julho, pretende-se promover a criação de uma área para instalação de cinco espaços de venda para as atividades de restauração ou de bebidas.
Assim, o Executivo Municipal deliberou ratificar o respetivo procedimento de hasta pública, por licitação verbal, que se irá realizar no dia 05 de julho, pelas 10h00, no Gabinete 5, do Centro de Congressos de Aveiro.
Os interessados, pessoas individuais ou coletivas, podem concorrer, apresentando os documentos necessários no Gabinete de Atendimento Integrado (GAI), no Centro de Congressos de Aveiro ou através do endereço de correio eletrónico geral@cm-aveiro.pt, até às 16h00 do dia 22 de junho de 2023.

3. Atribuição do Prémio Escolar “Município de Aveiro” 2021/2022 para as Licenciaturas em Administração Pública, Matemática e Música
O Executivo Municipal deliberou, no âmbito do Protocolo entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Universidade de Aveiro (UA), atribuir os prémios escolares “Município de Aveiro”, no valor de 1.000€ cada um, à aluna Luciana Tavares, da Licenciatura em Administração Pública, ao aluno Rodrigo Domingues, da Licenciatura em Matemática e à aluna Camila Menino, da Licenciatura em Música.
Os prémios, referentes ao ano letivo 2021/2022 foram entregues de acordo com as indicações da UA e é atribuído aos três estudantes finalistas com a classificação final mais elevada.

4.     Prestação de Serviços para limpeza de sanitários em São Jacinto
Considerando que neste momento, devido à grave situação financeira, a Junta de Freguesia de São Jacinto não dispõe de condições legais e financeiras para contratar Delegações de Competências com a Câmara Municipal de Aveiro, o Executivo Municipal deliberou aprovar o ajuste direto, para prestação de serviços na modalidade de contrato de avença, com Maria Gabriela Cunha Neves, para limpeza de duas instalações sanitárias em São Jacinto, pelo valor de 5.917,50€.
O serviço será prestado nas instalações presentes na Avenida Marginal e no parque de estacionamento da praia, por um período de seis meses, entre julho e dezembro de 2023.

5.Ocupação temporária de parte do terraço do Centro de Congressos de Aveiro pelo restaurante Olaria
O Executivo Municipal deliberou autorizar a ocupação temporária de parte do terraço / esplanada do Centro de Congressos de Aveiro (93,4m2), de 19 de junho a 30 de setembro, para servir de apoio ao restaurante Olaria, instalado no edifício e concessionário da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), pelo valor de 292,34€ / mês, de acordo com o previsto no Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas.

6. 11 meses de Descentralização na Ação Social

No quadro da descentralização de competências no domínio da Ação Social, que a Câmara Municipal de Aveiro começou a executar formal e substancialmente no passado dia 01 de julho de 2022, o Executivo Municipal deliberou ratificar os apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes respeitantes ao mês de maio.
Com 11 meses de execução das novas competências nesta importante área da Ação Social, a Câmara Municipal de Aveiro dará nota proximamente, do relevante trabalho de descentralização executado, sendo que continuamos a dar nota positiva ao realizado até ao momento.

7. Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a mais uma Família e quatro Cidadãos
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais uma família residente em Aveiro, correspondendo a mais quatro Cidadãos ajudados, no valor global de 760,00€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2023 uma verba total orçamentada de 150.000€.

8. Alteração das datas das Reuniões de Câmara de julho, agosto e setembro
Considerando o momento de Hastear da Bandeira Azul na Praia de São Jacinto, que vamos realizar no dia 01 de julho, a que se junta a reunião Plenária do Comité das Regiões, de 04 a 06 de julho de 2023, em Bruxelas, bem como a gestão normal do mês de agosto, em que o número de processos se reduz substancialmente, o Executivo Municipal deliberou aprovar as alterações às datas das Reuniões de Câmara dos meses de julho e agosto.
Na mesma Reunião, foi ainda aprovada a alteração à data da primeira Reunião de Câmara do mês de setembro, já que Aveiro recebe no dia 07, quinta-feira, a Conferência dos 50 anos do jornal Semanário Expresso.
Desta forma, a primeira Reunião de Câmara do mês de julho, prevista para o dia 06, irá ocorrer no dia 01 de julho, sábado, pelas 09h00, no auditório da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, mantendo o seu carácter público.
Relativamente ao mês de agosto, irá realizar-se apenas uma Reunião de Câmara, no dia 03, pelas 15h30, também de carácter público, retomando a sua localização habitual no Salão Nobre dos Paços de Concelho.
No que respeita à primeira Reunião de Câmara do mês de setembro, com carácter público, a mesma irá realizar-se no dia 06, quarta-feira, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Proença-a-Nova | Soluções de habitação digna para todos podem passar por parcerias público-privadas


As parcerias público-privadas foram apontadas pelo presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, como uma das possíveis soluções para requalificar uma parte do elevado número de edifícios que se encontram devolutos tanto nas vilas do concelho, como em muitas das suas aldeias, dando resposta ao aumento da procura de casas no mercado de arrendamento, em virtude da chegada de um crescente número de pessoas que encontram trabalho no concelho ou que escolhem aqui viver pela superior qualidade de vida. Durante o painel dedicado à “reabilitação urbana como oportunidade e como estratégia”, realizado durante o IV Fórum Empresarial, a 9 de junho, o autarca falou do cenário que algumas localidades do concelho enfrentarão na próxima década: a de ficarem sem residentes. “Estas aldeias, que têm um vasto património, podem gerar uma oportunidade, constituindo-se como aldeias que possam dar uma resposta para estas necessidades de habitação registadas”, referiu.
João Lobo, que apresentou a Estratégia Local de Habitação do Concelho de Proença-a-Nova, falou igualmente de outras problemáticas adjacentes: só será possível atrair os netos de quem tem segundas residências no território se houver internet – e ainda que haja garantia do Governo que esta questão vai estar resolvida em 90% do território do interior até 2025, “estamos a fazer um esforço para ser antes”; também é necessário que os proprietários estejam disponíveis para colaborar nas estratégias desenvolvidas, cedendo os seus imóveis, sem perderem a titularidade dos mesmos. No caso do arrendamento, “os Municípios podem substituir-se ao proprietário principal promovendo o subarrendamento e potenciando a confiança no processo”.

Quanto à Estratégia Local de Habitação, foram identificadas condições indignas junto de 56 agregados, totalizando os 103 indivíduos, que vão beneficiar de soluções de financiamento ao abrigo do 1º Direito, Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. Rui Estríbio, Diretor de Programas de Apoio à Habitação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, contextualizou os objetivos nacionais deste programa e a meta traçada pelo Governo: “até junho de 2026 promover solução habitacional para 26.000 famílias”. Em função da realidade socioeconómica do agregado, os apoios serão diferenciados, sendo da responsabilidade da família a apresentação da candidatura.

Quanto à bolsa nacional de alojamento urgente e temporário, o financiamento é 100% a fundo perdido e está disponível para entidades públicas que pretendam reabilitar património para colocar à disposição soluções de alojamento destinadas a pessoas que se encontrem em situação de risco e emergência (refugiados ou vítimas de violência doméstica, entre outras). Rui Estríbio apresentou ainda uma oportunidade para os privados, nomeadamente os incentivos que existem na habitação acessível para arrendamento: “não há tributação para o senhorio. Qualquer um de vós que tenha uma habitação, que já seja da vossa propriedade ou que a compre para reabilitar, sendo para arrendamento acessível paga zero de impostos. E sem burocracia”.

Francisco Correia, da construtora Américo Cristóvão Correia, Lda, considerou não ser muito atrativo para as empresas os projetos de reabilitação, podendo tornar-se atrativo “se houver um apoio diferenciado por parte dos governos para os territórios menos povoados, como forma de atrair investidores para o mercado da reabilitação/arrendamento”. Se entre 1995 e 2015 se apostou na construção de prédios e apartamentos, a partir desse ano o foco tornou-se a habitação unifamiliar que pode entrar em risco devido à perda de população no concelho, mas tendo um argumento de peso: a qualidade de vida de quem aqui habita.

Proença-a-Nova | Campos de férias da Jovens Seguros recebem inscrições de participantes do concelho

 

São sete os campos de férias que a Associação Jovens Seguros vai promover no concelho de Proença-a-Nova, mais concretamente nas instalações do Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo do Malhadal, entre os dias 1 de julho e 2 de setembro. No âmbito da parceria com o Município, estão disponíveis de forma gratuita cinco vagas, por turno, para jovens do concelho, com idades compreendidas entre os oito e os 17 anos. Os campos realizam-se nas seguintes datas: 1 a 8 de julho, 8 a 15 de julho, 15 a 22 de julho, 22 a 29 de julho, 12 a 19 de agosto, 19 a 26 de agosto e o último entre os dias 26 de agosto a 2 de setembro.
Durante uma semana, os jovens participantes – provenientes de vários pontos de país – vão realizar atividades culturais e desportivas nesta região, destacando-se as praias fluviais do Malhadal, Aldeia Ruiva e Fróia, a zona balnear de Alvito da Beira e as piscinas públicas de São Pedro do Esteval e Pedra do Altar, para além de outros locais na região. Vão ser dinamizadas atividades como canoagem, tiro com arco, caminhada aquática, torneios desportivos, sunset party ou insufláveis., entre muitas outras.
Esta parceria entre o Município e a Jovens Seguros já se realiza há vários anos, permitindo que os jovens do concelho usufruam de uma vivência diferente do concelho a partir de experiências novas.
Preencha a ficha de inscrição, disponível na página do Município, e entregue-a presencialmente no Gabinete de Ação Social do Município ou envie por email para accaosocial@cm-proencanova.pt .

Município de Águeda celebra Dia de Portugal em Newark

 O Município de Águeda participou nas celebrações do Dia de Portugal em Newark, nos Estados Unidos da América. Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal, e Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, integraram uma delegação da Região de Aveiro convidada pelo Município de Newark e em particular pelo vereador português Michael Silva.
A comitiva foi recebida nos Paços do Concelho de Newark, onde foi distinguida com uma certidão de louvor público assinada pelos membros do Executivo de Newark. Seguiu-se a visita a vários clubes e coletividades da comunidade portuguesa naquela cidade do Estado de Nova Iorque, nomeadamente o Sport Club Português e o Sport Newark Beira Mar.
Uma das maiores celebrações anuais do bairro mais português de Newark, o Ironbound, é a celebração do Dia de Portugal, a 10 de junho, com uma parada na Ferry Street, também conhecida como a Avenida Portugal, que atrai mais de 200 mil pessoas. A delegação da Região de Aveiro integrou esta celebração juntamente com a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e demais entidades públicas dos EUA e Portugal.
“Não há local no mundo onde se celebre tanto a portugalidade; é indescritível”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que salientou a forma como esta festa é vivida pela comunidade portuguesa e não só em Newark, aproveitando para agradecer o convite do vereador português.
Nesta oportunidade, Jorge Almeida estabeleceu contactos com a comunidade portuguesa residente naquela cidade americana, e aguedense em particular, encontrando muitos conterrâneos, nomeadamente do Núcleo Humanitário de Águeda, que felicitaram o Edil e transmitiram as suas saudades de Águeda.

Com os administradores da Casa da Música e da PEV Entertainment - Festival Marés Vivas. Católica Porto Business School organiza Masterclass sobre os eventos e as soluções para um mundo sustentável

Luís Osório, administrador da Casa da Música, e Jorge Lopes, administrador da PEV Entertainment - Festival Marés Vivas, são os convidados da Masterclass “O mercado de eventos e as soluções para um mundo sustentável,” organizada pela Católica Porto Business School. Um evento online gratuito, que decorre a 21 de junho às 18h30, no âmbito da nova Pós-Graduação em Organização e Gestão de Eventos.
O mercado dos eventos em Portugal e no Mundo tem crescido exponencialmente. Para todos os públicos e contemplando uma grande diversidade de oferta, são muitas as áreas que têm uma intervenção ativa para o seu sucesso. Com moderação de Renato Garrido Matos, diretor da Pós-Graduação em Organização e Gestão de Eventos, esta masterclass procura mostrar através de testemunhos reais os desafios que se colocam quando na organização de um evento se tem também de ter em atenção o eixo da sustentabilidade.
Susana Costa e Silva, docente da Católica Porto Business School e co-coordenadora da Pós-Graduação em Organização e Gestão de Eventos, explica que “a complexidade da organização de um evento face às necessidades dos públicos, das culturas e também regulamentares – sejam elas jurídicas, de sustentabilidade ou outras -, cria a necessidade de existir uma formação que vá ao encontro destes eixos e que permita formar gestores melhor preparados.”

A Masterclass “O mercado de eventos e as soluções para um mundo sustentável,” organizada pela Católica Porto Business School, realiza-se online no dia 21 de junho às 18h30, no âmbito da nova Pós-Graduação em Organização e Gestão de Eventos.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant