sexta-feira, 2 de julho de 2021

Nova ligação de autocarro entre Proença-a-Nova e Fratel inicia-se a 4 de julho


A carreira faz-se a partir de Sobreira Formosa
O concelho de Proença-a-Nova vai beneficiar de uma ligação mais direta a Lisboa já a partir do próximo domingo, dia 4 de julho, com partida de Sobreira Formosa, via Fratel, onde faz ligação com a Rede de Expressos. Esta carreira irá ser feita de forma regular de segunda a sexta-feira e aos domingos à tarde (só ida).

Semanalmente, ao domingo haverá autocarro com partida às 13h57 de Sobreira Formosa, em Proença-a-Nova às 14h20 e chegada ao Fratel às 14h50, fazendo ligação com o autocarro da Rede de Expressos das 15h00. Nos dias úteis, a partida acontece às 08h12 em Sobreira Formosa, às 08h35 em Proença-a-Nova, fazendo ligação com o Expresso das 09h15 no Fratel. À tarde, nos dias úteis, esta carreira fará a ligação com o autocarro da Rede de Expressos que sai de Lisboa às 16h30 e chega ao Fratel às 18h30 – a carreira parte do Fratel às 18h40, com chegada a Proença-a-Nova às 19h10 e a Sobreira Formosa às 19h23.

Este é um esfoço do Município de Proença-a-Nova e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, no sentido de encurtar distâncias e minimizar a falta de transportes públicos entre o concelho de Proença-a-Nova e Lisboa, oferecendo uma alternativa a todas as pessoas que não têm transportes próprios para se deslocarem até à capital. Estes horários podem ser alterados se se verificar a necessidade de fazer algum ajuste.


Cantanhede | Durante duas semanas: Trânsito interrompido na envolvente à Casa da Cultura/Museu da Pedra

A partir da próxima 2ª feira, dia 5 de julho, o trânsito vai ficar interrompido na Rua dos Bombeiros Voluntários, no troço entre a Loja do Cidadão e o Largo Cândido dos Reis, bem como na Rua General Humberto Delgado, em toda a extensão confluente com a Casa da Cultura e Museu da Pedra.

A suspensão da circulação viária nessa zona impõe-se para realização de trabalhos de aplicação de novo tapete betuminoso, operação que será executada durante o período diurno, devendo demorar duas semanas a ser concluída.

Para aceder ao centro da cidade a melhor alternativa começa na rotunda dos Bombeiros Voluntários, seguindo pela Rua Dr. Lino Cardoso (zona das escolas), Rua Luis de Camões e Rua Carlos de Oliveira, virando no Largo João Crisóstomo para a rua Padre Américo e, logo após a Escola Técnico Profissional, entrar, também à direita, na Rua Prof. Mota Pinto e percorrer a Rua da Paz até à Rua Heróis do Ultramar, onde se deve virar (à direita) para a Rua Dr. Sá Carneiro.

Quem está no núcleo urbano central e pretende deslocar-se para nascente (Mealhada), no Largo Cândido dos Reis deve seguir pela Rua dos Namorados até ao Largo João Crisóstomo, virar à esquerda e seguir pela Rua Carlos Oliveira e Rua Luis de Camões até à zona das escolas, entrando pela Rua Dr. Lino Cardoso até à rotunda dos Bombeiros Voluntários.

Cantanhede | Dia 7 de julho Manuel Tur prepara visita encenada à Capela da Varziela

Vai decorrer na próxima quarta-feira, dia 7 de julho, pelas 15h00, uma visita encenada à Capela da Varziela. Orientada pelo dramaturgo Manuel Tur, trata-se de uma visita guiada e teatralizada num dos lugares mais emblemáticos e poéticos do concelho, a Capela da Varziela.

O Município de Cantanhede disponibiliza transporte em autocarro para quem pretender assistir a esta iniciativa, estando o ponto de encontro marcado para as 14h30m, em frente à Biblioteca Municipal de Cantanhede. A entrada é livre, mas de forma a assegurar que são cumpridas todas as diretivas da Direção Geral da Saúde neste contexto de pandemia, será necessário uma inscrição prévia nos serviços culturais, através do contacto telefónico 962048217, ou do email dcdt@cm-cantanhede.pt . A autarquia preparou ainda uma segunda sessão para as 16h00 horas desse mesmo dia, disponibilizando o autocarro para transporte dos participantes, às 15h30 junto à Biblioteca.

Considerada Monumento Nacional, a Capela da Varziela revive a mítica história de amor protagonizada por D. Pedro e Inês de Castro. De acordo com a sinopse do espetáculo, se Pedro e Inês realmente se casaram na Capela da Varziela antes mesmo da sua construção, podemos imaginar que outras figuras por lá passaram ou lá viveram ou até foram responsáveis pela sua manutenção. Partimos da ideia das ficções ou do modo como ficcionamos para - assumidamente - ocuparmos a Capela. Um espaço de congregação e recolhimento, mas que poderá ser esvaziado de história para se criar uma original.

Nesta visita (re)cria-se uma espécie de mapa/cartografia dos casamentos e das famílias que pela capela passaram traçando uma historiografia destas uniões a partir da suposta união original entre D. Pedro e D. Inês. Na chegada à capela haverá uma instalação sobre estes casais e as suas histórias. Toda a experiência é unida pela ação performativa do intérprete Manuel Tur que nos conduz, como um narrador, por estas histórias locais.

Recorde-se que esta iniciativa se insere no programa “Espírito do Lugar”, do ciclo Coimbra Região de Cultura, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, com a parceria do Município de Cantanhede.


Covid-19: Presidente da Câmara de Mira não concorda com algumas medidas

O presidente do Município de Mira, Raul Almeida, diz não concordar com algumas medidas decretadas pelo Governo, no âmbito do combate à covid-19, mas há “uma matriz” em vigor “a que temos de obedecer”.

O autarca comentava a situação quando, na manhã de hoje, foi questionado pelos jornalistas sobre o facto de o concelho de Mira, ter entrado no risco muito elevado de incidência de covid-19 e sobre as medidas decretadas pelo Governo.

Esta é a “matriz a que temos de obedecer”, mas, no seu ponto de vista, não é “a mais correta”, sublinhou.

“Estamos na mesma matriz de avaliação que está Lisboa. Lisboa tem 500 mil habitantes e Mira tem 12 mil habitantes, portanto sofremos com essa matriz, mas são as regras que temos”, acrescentou Raul Almeida.

“Por outro lado, há outra medida com a qual não concordo que é a regra de ao fim de semana termos de fechar às 15:30. Temos aqui a praia que vai estar aberta a funcionar, mas temos os apoios de praia, os cafés, os restaurantes e tudo aquilo que dá apoio às pessoas que se deslocam aqui à praia. Se fechassem as 22:30 seria o mais lógico durante este fim de semana”, sustentou.

Relativamente ao cancelamento de reservas nos estabelecimentos hoteleiros locais, o autarca diz que “começa a existir cancelamento não só nas unidades hoteleiras, mas também na procura de casas e, é claro, isto tem impacto na nossa economia local”.

Apesar desta situação, o presidente da Câmara de Mira, no distrito de Coimbra, deixa uma palavra de apelo para que todos tenham todos os cuidados, pois o verão ainda está a começar e ainda “se vai a tempo de reverter a situação”.

O município vai reunir com Comissão de Proteção Civil para fazer a análise com as autoridades de saúde e refere que na próxima segunda-feira, vão ser estudadas “algumas medidas de apoio face a esta situação extraordinária”, concluiu Raul Almeida.

Mira integra a lista de concelhos de risco muito elevado e por isso está sujeito às seguintes regras: teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam; permissão de funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias até às 22:30 durante a semana e até às 15:30 ao fim de semana e feriados (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo); espetáculos culturais até às 22:30; ginásios sem aulas de grupo; casamentos e batizados com 25% da lotação; funcionamento de comércio a retalho alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 19:00 ao fim de semana e feriados, e comércio a retalho não alimentar até às 21:00 durante a semana e até às 15:30 ao fim de semana e feriados.

Lusa 
imagem: Notícias de Coimbra

Juiz aplica caução de cinco milhões de euros a Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aplicou hoje uma caução de cinco milhões de euros como medida de coação ao empresário Joe Berardo e de um milhão ao seu advogado e André Luiz Gomes, ambos arguidos no processo Caixa Geral de Depósitos 

Os dois arguidos ficaram ainda proibidos de manter contactos entre si e com vários familiares.

O caso, que conta com 11 arguidos (cinco pessoas individuais e seis pessoas coletivas) foi tornado público depois de uma operação policial em que foram feitas cerca de meia centena de buscas, três das quais a estabelecimentos bancários, e que levou à detenção do empresário e colecionador de arte e do seu advogado de negócios André Luiz Gomes, suspeito pelos mesmos crimes.

Segundo comunicados da PJ e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em causa no processo está um grupo "que entre 2006 e 2009 contratou quatro operações de financiamentos com a CGD, no valor de cerca de 439 milhões de euros" e que terá causado "um prejuízo de quase mil milhões de euros" à CGD, ao Novo Banco e ao BCP.

Lusa

Mais sete mortes e 2436 casos de Covid-19 em Portugal. Rt sobe para 1,16

Os internamentos voltam a subir: há mais 23 pessoas hospitalizadas e mais cinco em cuidados intensivos.

Estão confirmadas 17.108 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais sete do que no último boletim epidemiológico. O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 884.442, mais 2436 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 35.855 casos ativos.

Dos novos casos, 1371 (56,2%) estão registados em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 553 no Norte. Das sete mortes, cinco são em LVT, uma no Norte e uma no Alentejo.

Desde o dia 15 de maio, quando se registaram sete mortes, que o número de óbitos diários não era tão elevado.

O Rt situa-se agora em 1,16 na totalidade do território português, mas ligeiramente mais alto se tivermos apenas em conta Portugal continental, onde é de 1,17.

A incidência da Covid-19 em Portugal continental e ilhas é agora de 189,4 casos por 100.000 habitantes. Se olharmos apenas para o continente, o valor é maior: 194,2 casos de infeção por por 100.000 habitantes.

Até ao momento, 831.479 pessoas conseguiram recuperar, das quais 1255 nas últimas 24 horas.

Há ainda 55.848 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Há agora 532 pessoas internadas (mais 23 do que nas últimas 24 horas), 118 das quais em cuidados intensivos (mais cinco do que no último registo).

Carolina Quaresma / TSF

CONCELHO DE SILVES PASSA A RISCO ELEVADO

 Na sequência da revisão semanal do âmbito de aplicação territorial das medidas de contenção e mitigação da doença COVID-19, o Município de Silves foi considerado de risco elevado.

Nesse sentido, por decisão do Governo, novas medidas excecionais e temporárias de resposta à epidemia entram em vigor a partir do dia de hoje, 2 de julho de 2021.

Das medidas a adotar, até nova revisão, destacamos as seguintes:

// Teletrabalho obrigatório, quando as atividades o permitam;

// Restaurantes, cafés e pastelarias (no interior, máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada 10 pessoas por grupo), com horário de funcionamento até às 22h30m;

// Espetáculos culturais até às 22h30m;

// Casamentos e batizados com 50% da lotação;

// Comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21h00m;

// Permissão da prática de todas as modalidades desportivas, sem público;

// Permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios;

// Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção-Geral da Saúde (DGS);

// Serviços públicos com atendimento presencial por marcação;

// Limitação à circulação em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, e permanecer no respetivo domicílio, sem prejuízo das exceções previstas na lei, entre as 23h00m e as 05h00m.

Consulte todas as medidas na Resolução do Concelho de Ministros n.º 70-B/2021, de 04 de junho, e na Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2021, de 09 de junho, atualizada pelas alterações introduzidas pelas Resoluções do Conselho de Ministros n.ºs 76-A/2021, de 17 de junho, 77-A/2021, de 24 de junho, e 86-A/2021, de 01 de julho.

São Bartolomeu de Messines ! CIRCULAÇÃO DE TRÂNSITO NO ACESSO SUL A SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES SOFRE CONDICIONAMENTO DE 6 A 8 DE JULHO


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água", a circulação de trânsito no acesso sul a São Bartolomeu de Messines, ficará condicionado entre os dias 6 a 8 de julho.
Atendendo à especificidade dos trabalhos (que incluem, abertura de vala, leito de assentamento da tubagem, aterro de vala e instalação de tubagem), o trânsito será desviado do troço em duas fases, onde os mesmos estejam a decorrer, por forma a minimizar o impacto e constrangimentos de trânsito e acessibilidades.

Conforme ilustrado na planta de localização proceder-se-á a alteração de circulação de trânsito nas seguintes fases:

» 1.ª fase (duração de 1 dia) – 06.julho.2021

O acesso sul à Rua da Liberdade, deverá ser efetuado contornando pela direita da árvore que existe no interior do cruzamento, e a circulação da saída da mesma em direção a sul, deverá ser efetuada circulando na faixa de rodagem oposta.

» 2.ª fase (duração de 2 dias) – de 7 a 8.julho.2021

A circulação de trânsito no acesso á Rua Primeiro de Maio, deverá ser efetuada através da Rua Doutor António Cabrita Carneiro.

A autarquia pede a atenção e compreensão, dos automobilistas e residentes para esta situação, pelo que agradece a colaboração de todos.

 

Barcelos | IPCA abre candidaturas para mais de trinta Cursos Técnicos Superiores Profissionais

 O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abriu as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia e Hotelaria e Turismo.  

No ano letivo 2021-2022, o IPCA vai contar com nove novos cursos, totalizando uma oferta 1462 vagas para 32 CTeSP. Realce, também, para o reforço da oferta educativa em regime pós-laboral.  

Segundo Filipe Chaves, diretor da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do IPCA, “este aumento de cursos em horário pós-laboral visa dar a possibilidade de formação a pessoas ativas, quer sejam jovens trabalhadores-estudantes, quer profissionais experientes que pretendam melhorar as suas competências técnicas específicas e reciclar conhecimentos”. 

Os CTeSP são uma formação de nível superior com uma forte componente prática e a duração de dois anos letivos, que incluem seis meses de estágio assegurado numa empresa.  

“Estes cursos estão pensados, fundamentalmente, para promoverem a rápida integração dos estudantes no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, assegurarem que as entidades empregadoras encontram profissionais com o perfil desejado”, explica Filipe Chaves. 

De acordo o diretor da ETeSP do IPCA, “a oferta deste tipo de cursos resulta sempre de um trabalho prévio no terreno, no sentido de se verificar quais são as necessidades das empresas da nossa área de influência, procurando ajustar a oferta educativa a essa realidade”.  

“Alguns cursos são promovidos em parceria com empresas, decorrendo a componente prática nas instalações das empresas, tal como acontece com o CTeSP em Soldadura Avançada, cujas aulas práticas são lecionadas na bysteel do dstgroup”, acrescenta Filipe Chaves. 

É neste contexto que, para o próximo letivo, estão já abertas as candidaturas a nove novos CTeSP nas áreas da Assessoria e Comunicação Empresarial, Audiovisual Digital, Gestão de Instalações Desportivas e Desporto, Inovação Alimentar e Artes Culinárias, Marketing Digital e Social Media, Moldação de Plásticos por Injeção, Preparação e Gestão de Obra, Robótica Colaborativa e Inteligência Industrial e, ainda, Segurança e Proteção de Dados para Sistemas de Informação. 

Deste conjunto de novos cursos, três deles aguardam a aprovação pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES): Gestão de Instalações Desportivas e Desporto, Inovação Alimentar e Artes Culinárias e Preparação e Gestão de Obra. 

Os CTeSP são lecionados no Campus do IPCA, em Barcelos, e nos polos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Está, ainda, prevista a abertura de três destes cursos em Esposende já no próximo ano letivo. 

Visto que a grande maioria dos novos CTeSP foi preparada em parceria muito direta com empresas, as aulas práticas vão realizar-se nas suas instalações. São os casos dos cursos de Moldação de Polímeros por Injeção, cujas aulas práticas decorrerão na InovePlástica, Gestão e Preparação de Obra, a terem lugar no dstgroup, e da formação em Gestão Desportiva e Desporto, que se realizarão no Multiusos de Guimarães da Tempo Livre Guimarães.  

As candidaturas aos CTeSP do IPCA estão a decorrer, exclusivamente, online, através da Plataforma de Candidaturas da instituição, disponível em www.ipca.siga.pt/cssnet. 

Ana Teixeira

Retoma de atendimento presencial do MVV na Região Centro

 O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) iniciou, a 1 de julho (5ªfeira), a retoma de atendimento presencial no âmbito do Movimento Vencer e Viver, em várias extensões da Região Centro. De acordo com o plano de contingência para a COVID-19, a abertura dos serviços ao atendimento presencial obedecerá a um protocolo de atendimento.

[02 de julho, Coimbra] - A LPCC.NRC retomou ontem, 1 de julho, o atendimento presencial no âmbito do Movimento Vencer e Viver (MVV). Um processo que está a decorrer de forma progressiva nas várias extensões do MVV, da Região centro.

O atendimento realizado por voluntárias no MVV estará disponível semanalmente, nos seguintes termos:

  • Extensão MVV de Viseu: Quintas-feiras das 9h-13h- reinício de atendimento presencial a 1 de julho de 2021;
  • Extensão MVV de Castelo Branco: Segundas-feiras, das 10h-12h - reinício de atendimento presencial a 5 de julho de 2021;
  • Extensão MVV da Guarda: Segundas-feiras,14h30-16h30 - reinício de atendimento presencial a 5 de julho de 2021;
  • Nas extensões de Aveiro e Leiria, o atendimento far-se-á quinzenalmente às sextas-feiras e terças-feiras, respetivamente, no horário das 10h-12h30 e 13h30-16h. Aveiro: 16 e 30 de julho. Leiria: 13 e 27 de julho;
  • Coimbra, mantem o atendimento diário;

No âmbito do plano de contingência para a COVID-19, a LPCC.NRC colocará em prática todas as recomendações das autoridades de saúde a fim de garantir a segurança de utentes e profissionais. Assim, a Liga Portuguesa Contra o Cancro recomenda especial atenção às seguintes informaçõesantes de qualquer deslocação ao Movimento Vencer e Viver:

  1. Se tem sintomas como tosse, febre ou dificuldade respiratória; perda de olfato ou do sentido de gosto; se contraiu ou esteve em contacto com pessoas com COVID-19, entre outros sintomas ou queixas associadas à COVID-19, não deverá deslocar-se às instalações da Liga Portuguesa Contra o Cancro;
  2. Deve agendar antecipadamente a sua deslocação ao Movimento Vencer e Viver pelo telefone 239 487 490 ou através do e-mail mvv.nrc@ligacontracancro.pt. Desta forma procuraremos evitar a aglomeração de utentes e terá um atendimento em tempo oportuno;
  3. Atendendo às recomendações das Autoridades de Saúde, deve levar consigo a sua máscara de proteção;
  4. Ao chegar às instalações do Movimento Vencer e Viver, ser-lhe-á medida a temperatura através de termómetro de infravermelhos. Caso a temperatura registada ultrapasse os 37,5º, não poderá aceder às instalações, devendo contactar com o seu médico assistente;
  5. Será oferecida uma máscara descartável. Deve guardar a sua ou, se descartável, colocá-la no caixote do lixo;
  6. Deve usar a máscara que lhe disponibilizarmos durante todo o tempo que permanecer nas instalações da Liga Portuguesa Contra o Cancro;
  7. Após entrar e antes de manipular quaisquer materiais, deve higienizar as mãos com álcool gel disponível nos espaços de atendimento;
________________

Sobre o MVV

Recorde-se que o MVV é um movimento de entreajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Enquadrado no âmbito do Voluntariado de entreajuda da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o MVV desenvolve ações diversas, como: disponibilização de apoio emocional e prático às mulheres com cancro da mama e seus familiares; visita hospitalar às doentes a realizar tratamentos nos hospitais com os quais a LPCC estabeleça protocolos de colaboração; desenvolvimento de serviços tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das mulheres com cancro da mama (próteses mamárias, suportes (soutien), fatos-de-banho ortopédicos, cabeleiras e outros materiais a preços mais reduzidos); apoio psicológico e social especializado (profissional), entre outros.

Na Região Centro, a Liga dispõe das seguintes Extensões do Movimento Vencer e Viver: Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Covilhã e Leiria.

Durante a época balnear: Animação de Verão com espetáculos nas praias do concelho de Cantanhede

No próximo dia 3 de julho, sábado, pelas 15h00, o grupo Gaiteiro Pé de Cêpa inicia um conjunto de espetáculos em alguns dos principais espaços balneares do concelho, num périplo que se inicia na Praia Fluvial das Sete Fontes (15h00), passa pela Praia Fluvial dos Olhos da Fervença (16h00) e termina na Piscina Natural de Ançã (17h00m). Também no sábado, pelas 22h00, no Largo da Fonte na Praia da Tocha será a vez de atuar o grupo “The Hangover Band”, constituído por cinco jovens do concelho – Rafa, David, João, Vasco e Tomás –, cujo repertório reflete a influência de várias gerações do rock do panorama internacional e alguns artistas e bandas nacionais.

Já no dia seguinte, 4 de julho, será a vez do Grupo de Bombos Só Pedra iniciarem o seu ciclo de concertos pelas 16h00 na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, a que se segue a Praia da Tocha, pelas 17h00m. Este grupo nasceu em abril de 2015, e conta com um reportório particularmente direcionado para a música tradicional portuguesa, e outras adaptações.

Também no domingo, a partir das 16h00, na Praia Fluvial das Sete Fontes, e às 17h00 na Piscina Natural de Ançã, será a vez da formação Plano V dinamizar estes espaços balneares. Este projeto resulta do laço sanguíneo e melódico entre dois irmãos ançanenses, criando assim uma simbiose perfeita entre a guitarra de José Veloso e a voz de Miguel Veloso.

As atuações deste fim de semana iniciam o vasto programa de Animação de Verão que o Município de Cantanhede preparou para este ano, com vários espetáculos nos principais espaços de veraneio do concelho, designadamente na Piscina Natural de Ançã, nas Praias Fluviais de Olhos da Fervença e Fluvial das Sete Fontes, e na Praia da Tocha.

O programa prevê uma diversidade de géneros musicais, sustentado na pretensão de chegar ao gosto e agrado do eclético público que frequenta e visita estes aprazíveis locais, fazendo cumprir todas as indicações da Direção Geral da Saúde, neste contexto de pandemia, com particular enfoque na animação deambulante, sem propiciar ajuntamentos entre pessoas.

Neste âmbito, todos os fins-de-semana (sábados e domingos) entre o dia 03 de julho e o dia 12 de setembro, realizar-se-ão nestes locais durante a tarde, atuações itinerantes de grupos e formações musicais do concelho de cantanhede, e concertos ao sábado à noite na Praia da Tocha, com o apoio da Junta de Freguesia da Tocha e da Associação de Moradores da Praia da Tocha. Esta estância balnear, acolherá também ao fim de semana, aulas de atividade física muito diversificadas.

Esta programação musical e artística vai designar-se por “Marmorfose”, e estende-se aos municípios da Figueira da Foz e de Mira, nossos parceiros no âmbito de uma programação que designamos de “O mar que nos une”, Programa Cultural em Rede, que vai contar com muitas outras iniciativas espalhadas pelo território dos três concelhos.

Programa dia 3 de julho:

15h00m: Gaiteiro Pé de Cêpa

Local: Praia Fluvial das Sete Fontes

16h00m: Gaiteiro Pé de Cêpa

Local: Praia Fluvial dos Olhos da Fervença

17h00m: Gaiteiro Pé de Cêpa

Local: Piscina Natural de Ançã

22h00m: The Hangover Band

Local: Largo da Fonte, Praia da Tocha

Programa dia 4 de julho:

16h00m: Plano V

Local: Praia Fluvial das Sete Fontes

16h00m: Grupo de Bombos Só Pedra

Local: Praia Fluvial dos Olhos da Fervença

17h00m: Plano V

Local: Piscina Natural de Ançã

17h00m: Grupo de Bombos Só Pedra

Praia da Tocha


Silves |CINEMA AO AR LIVRE É ADIADO


A quarta edição do Ciclo de “Cinema ao Ar Livre” nas freguesias do concelho, está adiada por tempo indeterminado.
Na sequência da revisão semanal do âmbito de aplicação territorial das medidas de contenção e mitigação da doença COVID-19, o Município de Silves foi considerado de risco elevado. Nesse sentido, serão adotadas as novas medidas impostas pela DGS de mitigação e contenção, que nos obrigam a adiar esta atividade de Cinema ao Ar Livre, uma vez que o horário da mesma não é compatível com o horário de recolher obrigatório (23h00), uma das medidas a tomar pelos Municípios de risco elevado.

O Município de Silves lamenta os transtornos causados, mas relembra a importância da adoção de comportamentos de segurança no combate à pandemia por parte de toda a comunidade.

+ info: sector de Cultura do Município de Silves | tel. 282 440 800 (ext. 2745) | email: cultura@cm-silves.pt | www.cm-silves.pt

Telma Monteiro e Nelson Évora vão ser os porta-estandarte de Portugal

 A judoca Telma Monteiro, medalha de bronze no Rio2016, e o saltador Nelson Évora, campeão em Pequim2008, vão ser os porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, marcada para 23 de julho.

Nuns Jogos marcados pela promoção da igualdade de género, cada país vai ter, pela primeira vez, dois porta-estandarte, cabendo a representação da Missão de Portugal a dois 'repetentes'.

Telma Monteiro, que vai estar pela quinta vez na competição olímpica, vai voltar a encabeçar o desfile da comitiva lusa, tal como em Londres2012 e no encerramento do Rio2016, enquanto Nelson Évora, nos seus quartos Jogos, vai reeditar a experiência de Pequim2008.

Ambos vão suceder ao velejador João Rodrigues, recordista português de presenças em Jogos, com sete, que transportou a bandeira portuguesa na cerimónia de abertura no Rio2016, naquela que vai ser a sétima vez que um representante do atletismo assume esta responsabilidade e a sexta de um judoca.

O Comité Olímpico Internacional (COI) incentivou as estruturas nacionais a designarem dois porta-estandarte, para que ambos carreguem conjuntamente a bandeira na cerimónia de abertura de Tóquio2020.

O esforço pela igualdade de género nos Jogos levou a que contem com 48,8% de participantes do sexo feminino e a inclusão no programa de várias competições mistas, para um total de 18.

Portugal vai estar representado por 92 atletas, em 17 modalidades, nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que vão ser disputados entre 23 de julho e 08 de agosto, depois do adiamento por um ano, devido à pandemia de covid-19.

Fonte: Lusa

Quatro feridos em explosão no parque ‘bungalows’ em Alcobaça

 Quatro adolescentes com 14 anos e de nacionalidade espanhola ficaram hoje feridos numa explosão num parque de campismo de 'bungalows' na Burinhosa, freguesia de Pataias, no concelho de Alcobaça, informaram os bombeiros.

De acordo com o comandante dos bombeiros de Pataias, Leandro Bernardino, a explosão a aconteceu cerca das 05:00, quando "acenderam a luz" no ‘bungalow’ (casa de madeira) onde os rapazes estavam instalados, provocando a ignição, pelo facto de existir "uma fuga de gás".

Dois rapazes sofreram ferimentos graves, nomeadamente "queimaduras de segundo grau na face e nos membros superiores". Os outros dois sofreram "ferimentos mais ligeiros", aparentando "queimaduras de primeiro grau", explicou o comandante à agência Lusa.

Os quatro feridos, que não se encontravam acompanhados pelos pais, foram transportados para o Hospital de Leiria.

A explosão provocou ainda avultados danos no ‘bungalow’, cujas paredes rebentaram.

As autoridades estão a investigar as circunstâncias que em se deu a explosão.

No local estiveram seis veículos e 12 operacionais dos bombeiros de Pataias e de Alcobaça, a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do hospital de Leiria e uma patrulha da GNR.

Fonte: Lusa

Nomeação de bispos: Pequim investe contra a Igreja Católica

Desde maio de 2020, as agências socialistas rotuladas ‘igreja patriótica’ e ‘conferência dos bispos’ passaram a selecionar, aprovar e ordenar os novos bispos ‘católicos’ sem ouvir o Vaticano, de acordo com o manual Medidas Administrativas para o Clero Religioso.

O artigo III declara que o clero “deve apoiar a liderança do Partido Comunista Chinês e o sistema socialista”, e não poderá “organizar, hospedar ou participar de atos religiosos não autorizados fora dos locais permitidos”.

O ingresso a locais de culto “será feito com vigilância estrita, verificação de identidade e registro”. Além do mais, haverá um “programa de treinamento religioso do clero” para sua “educação política”, que incluirá um sistema de “recompensas e punições”.

ABIM

Estudo liderado por investigadora do CERNAS-ESAC conclui que o Eucalipto não consome mais água do que o Pinheiro Bravo

 Um estudo liderado por Anne-Karine Boulet, investigadora do Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) – Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, demonstra que as plantações de eucalipto (Eucalyptus globulus Labill) podem não consumir mais quantidade de água do que os povoamentos adultos de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton).

O trabalho levado a cabo teve como objetivo identificar diferenças nos processos hidrológicos de duas pequenas bacias florestais com área inferior a 1km2, uma delas dominada por pinheiros bravos com idade superior a 20 anos e a outra dominada por eucaliptos de várias idades, e cobre 6 anos de estudo, de 2010 a 2016. Foi desenvolvido em bacias com características físicas semelhantes, localizadas no Centro-Norte de Portugal, mais concretamente na Serra do Caramulo, com clima mediterrânico húmido e rocha mãe de xisto.

A medição contínua da precipitação e do caudal dos cursos de água permitiu calcular o balanço hídrico das duas bacias e também analisar a sua resposta aos episódios de chuva, bem como estabelecer corelações entre vários parâmetros, nomeadamente características da precipitação, taxas de evapotranspiração, humidade do solo, escorrência superficial e cobertura do solo.

Os valores totais da precipitação oscilaram entre 1000 e 2000mm por ano, enquanto os valores de caudal de rio sofreram variações inter-anuais muito maiores, de 200mm/ano nos anos mais secos, até 1400mm/ano nos anos mais húmidos, traduzindo-se num forte aumento das taxas de evapotranspiração em ambas as bacias nos anos mais secos. Os coeficientes de escoamento da água dos ribeiros (percentagem do caudal em relação à precipitação) passaram de cerca de 60% nos anos mais húmidos para 20% nos anos mais secos, sendo os valores registados, no geral, ligeiramente mais elevados para a bacia hidrográfica com povoamentos de eucalipto. Em termos de sazonalidade, e sendo que em média 40% da precipitação ocorreu no inverno, mais de metade do caudal anual do rio fluiu nessa estação devido ao elevado coeficiente de escoamento, que decorre da saturação de água nos solos, dos rápidos movimentos dos fluxos de água subterrâneos e das características de superfície do solo. No outono, embora as chuvas tenham totalizado 30% dos valores anuais, o caudal sazonal dos ribeiros representou apenas 15% do total anual, associado a coeficientes de escoamento mais baixos, resultantes da baixa humidade dos solos, que não permite a transferência rápida dos fluxos de água para os ribeiros. Apenas 2 a 3% do caudal dos ribeiros fluiu durante o verão em ambas as bacias, devido à fraca pluviosidade, altos coeficientes de evapotranspiração e secura dos solos.

Os valores totais anuais de evapotranspiração (em mm) foram relativamente constantes durante o período de estudo, não apresentando uma correlação significativa com a precipitação anual total, indicando que mesmo nos anos mais secos, os povoamentos não chegaram a entrar em stress hídrico.

A evapotranspiração média anual da bacia com predominância de pinheiros foi de 907 mm, maior do que na bacia povoada integralmente com eucaliptos (739 mm), mostrando que povoamentos de pinheiro com mais de 20 anos consomem mais água do que uma mistura de povoamentos de eucalipto de idades variadas. Ao longo dos 6 anos, as taxas de evapotranspiração anuais variaram entre 37% a 78% nos pinhais e entre 34% a 73% nos eucaliptais, entre o ano mais chuvoso e o mais seco, o que, para Anne-Karine “levanta preocupações quanto ao impacto das alterações climáticas na disponibilidade de água durante os períodos mais secos nas áreas montanhosas das regiões com climas mediterrânicos”.

Atendendo a que os resultados obtidos no estudo vêm contrariar a ideia pré-concebida de que o eucalipto consome mais água que o pinheiro, a coordenadora da investigação alerta para a “importância do tipo de floresta existente”, salvaguardando, no entanto, que os resultados obtidos foram validados para condições muito específicas de clima e de solo e não são se podem generalizar a todo o território.

As conclusões do estudo encontram-se publicadas no artigo “Hydrological Processes in Eucalypt and Pine Forested Headwater Catchments within Mediterranean Region”, publicado na Revista Water 2021, edição especial “Impact of Land-Use Changes on Surface Hydrology and Water Quality”, da MDPI, disponível em https://www.mdpi.com/2073-4441/13/10/1418.

Embora tenha sido publicado muito recentemente, este artigo é o resultado da investigação efetuada por Anne-Karine Boulet no âmbito da sua tese de Doutoramento, realizada na Universidade de Aveiro, com orientação de Celeste Coelho e Jan Jacob Keizer (CESAM) e António Dinis Ferreira (CERNAS-ESAC).

 

Inscrições para a Eco Race de Proença-a-Nova decorrem até dia 19 de julho


No fim de semana de 24 e 25 de julho, Proença-a-Nova recebe a segunda prova do Campeonato de Portugal Novas Energias, 100% elétrico, destinado a automóveis ligeiros de passageiros, devidamente segurados e inspecionados, classificados como B.E.V. (battery electric vehicles ou pure or fully electric vehicles). Qualquer proprietário de um veículo totalmente descarbonizado pode inscrever-se na competição, sendo necessário fazer-se acompanhar por um navegador e pagar a inscrição, no valor de 220,00 €. No final, haverá um prémio especial para condutores naturais ou residentes no concelho de Proença-a-Nova.

Recuperando o espírito dos ralis de antigamente, esta é uma prova de regularidade: na prática, não interessa ser o mais rápido, mas sim o mais preciso dentro das velocidades médias impostas, com locais de partida e chegada definidos. O trabalho do navegador é fundamental para o sucesso da equipa para percorrer os 186,70 quilómetros que a prova tem, divididos em duas etapas. Os 15 setores seletivos terão um total de 104,41 quilómetros.

Organizado pelo CCP, a prova começa às 10h00 de 24 de julho, com as verificações técnicas no Parque Urbano Comendador João Martins. A primeira etapa decorrerá essencialmente na zona norte do concelho. Ao fim do dia, a PRIO Street Stage irá colocar à prova a precisão das equipas, num percurso dentro da vila de Proença-a-Nova. No dia 25 de julho, com início uma vez mais no Parque Urbano, os participantes vão percorrer a zona sul do concelho. A entrega dos prémios está agendada para as 13h00. Em breve serão divulgados os percursos desta Eco Race.

Proença-a-Nova | Inscrições para vigilância da floresta em projeto de voluntariado já estão abertas

Os voluntários receberão ainda uma bolsa de apoio
Os jovens do concelho de Proença-a-Nova, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que pretendam participar no Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2021 já podem realizar a sua inscrição ao abrigo de uma candidatura apresentada pelo Município a esta iniciativa dinamizada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. Na prática, os 16 jovens ocuparão cinco horas diárias durante três semanas em operações de vigilância móvel e fixa da floresta em pontos chave do concelho. O primeiro turno realiza-se de 19 de julho a 6 de agosto e o segundo de 9 a 27 de agosto, recebendo cada voluntário uma bolsa diária no valor de 12€.

Os interessados devem, em primeiro lugar, efetuar o Registo Único do IPDJ, disponível em https://bdu.ipdj.gov.pt/, inserindo todos os documentos solicitados, e só num segundo momento se poderão inscrever no projeto na Plataforma de Programas: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/, selecionando este programa. O Gabinete de Ação Social do Município, que se encontra a coordenar esta iniciativa, encontra-se disponível para apoiar o registo sempre que necessário.

O programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas tem como objetivo promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Apoiantes do Chega manifestaram-se em Lisboa contra restrições

Cerca de centena e meia de apoiantes do Chega manifestaram-se ontem em Lisboa, junto à residência oficial do primeiro-ministro, contra as restrições decretadas pelo Governo para controlar a pandemia, alegando que estão "a matar o país".

Na concentração, promovida pelo partido, alguns dos participantes estavam sem máscara e muitos não cumpriam o distanciamento físico recomendado, tendo havido também cumprimentos com abraços e beijos na face, apesar das recomendações em contrário das entidades de saúde devido à disseminação do novo coronavírus.

Os manifestantes tinham cartazes que foram sendo distribuídos com palavras de ordem como "liberdade", "Governo para a rua", "restrição não" ou "Costavírus, a doença que está a matar Portugal".

Na frente do protesto, alguns apoiantes seguravam três tarjas com mensagens no mesmo sentido: "Chega de restrições", "restrição não é solução", e "socialismo também mata".

Enquanto esperavam pela chegada do presidente do partido, uma das manifestantes (que não usava máscara) subiu ao estrado onde estavam o microfone colocado para os discursos e tentou queimar uma máscara cirúrgica com um isqueiro, alegando ser "plástico, só faz mal", mas foi interrompida por um homem, que lhe retirou a proteção da mão.

Em declarações aos jornalistas logo após se ter juntado à concentração, o presidente do Chega disse que o partido procurou "sempre evitar manifestações contra as medidas de restrição, contra as questões relacionadas com a covid-19 por respeito para com a pandemia", porém defendeu que "isto atingiu um nível insustentável".

"o Governo, que tinha dito que não voltaria atrás, está a voltar atrás numa série de concelhos", criticou, indicando que algumas zonas do país "estavam a agora começar recuperar um pouco da crise enorme que viveram no último ano" e não há "nenhum plano adicional de apoio".

Dirigindo-se ao executivo, André Ventura considerou que "o que estão a fazer é matar o país".

E justificou que "há um momento em que os políticos" têm de "convocar a sociedade civil para que a sociedade venha dizer aquilo que sente", recusando também "ser negacionista".

O deputado único do Chega disse também esperar que esta manifestação "seja a primeira de muitas contras estas restrições absurdas".

Depois das intervenções de três empresários sobre como as restrições afetaram os seus negócios, André Ventura discursou aos manifestantes e no final cantaram o hino nacional.

Texto e Imagem: Lusa