terça-feira, 13 de junho de 2023

Liga MEO Surf: Joaquim Chaves e Carolina Mendes vencem Allianz Ericeira Pro

3ª etapa da Liga MEO Surf terminou hoje com ondas de 0,5m na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira.

Destaques:
- Joaquim Chaves venceu Tomás Fernandes na final masculina conquistando a sua primeira vitória na Liga MEO Surf
- Carolina Mendes levou a melhor sobre Camilla Kemp na final feminina
- Tiago Stock e Francisca Veselko venceram a Go Chill Expression Session
- Vasco Ribeiro e Francisca Veselko vão estar de licra amarela Go Chill na próxima etapa nos Açores
- Ação de consciencialização ambiental do Grupo Jerónimo Martins juntou dezenas de crianças de escolas do concelho de Mafra

Quadro de resultados: clique aqui
Newsfeed da etapa: aqui.

Fotografias do dia 3 de competição (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) - clique aqui.

Joaquim Chaves e Carolina Mendes venceram hoje o Allianz Ericeira Pro, 3ª etapa da Liga MEO Surf que se realizou na praia de Ribeira D’Ilhas, Ericeira. O derradeiro dia de competição que começou às 6.20h contou com ondas de 0,5m sendo que a organização foi obrigada a interromper a prova durante algumas horas aguardando pela chegada de uma nova ondulação que também trouxe vento onshore.

Na final masculina, Tomás Fernandes fez uso do seu conhecimento local e começou melhor a bateria tendo estado a liderar a mesma. Mas Joaquim Chaves, finalista da etapa anterior no Porto, voltou a aplicar um surf sólido de backside tendo feito a melhor onda da bateria com 7.25 pontos que o levou para a liderança e que foi decisiva para o resultado final. O surfista de 19 anos estreou-se a vencer na Liga MEO Surf com o score de 13.75 (7.25 + 6.50 pontos) em 20 possíveis diante do vice-campeão nacional de 2019 que terminou com 10.00 pontos.

“A onda de Ribeira d’Ilhas é muito importante na carreira de um competidor”, afirmou o campeão. “Tenho-me dedicado muito a esta onda, e tem dado resultados. Tento sempre apanhar a primeira boa onda do heat. Não foi um score muito alto e o Tomás levou a melhor nas primeiras ondas. É importante nestas situações conseguir manter a calma e dar a volta da melhor maneira, e foi o que aconteceu. É uma vitória muita especial, a Liga MEO Surf tem uma competição muito renhida, o nível é muito alto. Espero que seja a primeira de muitas”, finalizou.

Halley Batista (vencedor desta prova em 2022) e Vasco Ribeiro chegaram às meias-finais terminando em 3º lugar ex-aequo tendo sido eliminados por Joaquim Chaves e Tomás Fernandes, respetivamente. Foram duas baterias muito semelhantes em que os atletas que adoptaram uma estratégia em ser mais ativo tentando apanhar o maior número de ondas encontraram o ritmo certo com o mar o que acabou por fazer a diferença.

A surpresa do dia foi a eliminação do atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, que liderava até então o ranking Go Chill. O surfista da Costa de Caparica não se encontrou com as melhores ondas e ficou em 4º lugar na ronda 3 atrás de Francisco Ordonhas (1º), Joaquim Chaves (2º) e Tiago Stock (3º).

A final feminina foi disputada entre duas ex-campeãs nacionais com domínio desde o início de Carolina Mendes diante de Camilla Kemp. A vencedora teve uma melhor escolha de ondas o que acabou por ser determinante para o desfecho final conquistando a vitória com 13.25 pontos contra os 8.20 pontos da adversária.

“Tentei focar-me nas ondas, encontrar as que davam finalizações e consegui encontrar a melhor onda do heat”, referiu a vencedora. “Estou feliz com a vitória e agora quero focar-me na etapa dos Açores. O nível feminino está incrível, estamos todas com um surf muito forte, não só em Portugal como lá fora, com quatro representantes no Challenger Series. Mostra que a Liga MEO Surf tem bom nível, que é um ótimo campo de treinos. Coloquei-me um pouco mais perto delas no ranking e agora é continuar a trabalhar e focar no que controlo, no meu surf”, rematou.

A líder do ranking Go Chill, Francisca Veselko, perdeu nas meias-finais para Camilla Kemp que teve um início forte com uma onda de 7.50 pontos gerindo bem a bateria apesar do ataque nos últimos minutos de da adversária, insuficiente para alterar o rumo dos acontecimentos. Na outra meia-final, Carolina Mendes fez uso da sua maior experiência para superar a jovem Gabriela Dinis que deixou fugir a oportunidade de recuperar a licra amarela que havia perdido na etapa anterior para Veselko.

Com os resultados de hoje, Vasco Ribeiro e Francisca Veselko vão estar de licra amarela Go Chill na próxima etapa, nos Açores.

Tiago Stock e Francisca Veselko venceram a Go Chill Expression Session masculina e feminina, respetivamente.

Durante a parte da manhã realizou-se uma limpeza de praia integrada numa ação de consciencialização de sustentabilidade com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos por parte do Grupo Jerónimo Martins. A iniciativa contou com dezenas de crianças de várias escolas do concelho de Mafra. O programa “Amar o Mar”, em conjunto com o Pingo Doce, proporcionará ações de sensibilização e de pedagogia incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição. Em 2022, estas iniciativas envolveram mais de 600 crianças ao longo de todo o ano.

Em termos da Allianz Triple Crown, Afonso Antunes está a liderar no masculino enquanto Francisca Veselko e Gabriela Dinis estão empatadas na categoria feminina.

Resultados finais do Allianz Ericeira Pro:
Final masculina: Joaquim Chaves 13,75 x Tomás Fernandes 10,00 pontos
Final feminina: Carolina Mendes 13,25 x Camilla Kemp 8,20 pontos
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Tomás Fernandes, 8,25 pontos
Bom Petisco Girls Score: Carolina Mendes, 14,50 pontos
Go Chill Expression Session: Tiago Stock e Francisca Veselko
Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3): Afonso Antunes, 14,35 pontos
Waikiki Junior Award: Francisco Ordonhas
Ericeira Best Surfer: Joaquim Chaves e Camilla Kemp

A Liga MEO Surf volta à água ainda este mês de 23 a 25 de Junho para o Allianz Ribeira Grande Pro, na praia do Areal de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, Açores.

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro pôde ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.
Fotos: Pódio, Joaquim Chaves e Carolina Mendes. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)













Liga MEO Surf: Tomás Fernandes e Gabriela Dinis destacam-se no dia inaugural do Allianz Ericeira Pro

Praia de Ribeira D’Ilhas recebeu a elite do surf nacional que homenageou o desporto português

Destaques:
- Tomás Fernandes realizou a melhor onda e melhor score da prova masculina
- Gabriela Dinis dominou a primeira ronda feminina
- Melhores surfistas nacionais competiram no Dia de Portugal com licras com nomes de alguns dos melhores atletas portugueses

Fotos: Tomás Fernandes, Gabriela Dinis, licras de competição e Ribeira D’Ilhas. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Quadro de resultados: clique aqui

O primeiro dia de competição do Allianz Ericeira Pro, 3ª etapa da Liga MEO Surf decorreu hoje com ondas de 0,5m a 1m na Praia de Ribeira D’Ilhas, Ericeira. Numa autêntica maratona de surf que começou às 6.45h e terminou às 20.00h realizaram-se 35 baterias tendo ido para a água os trials e as rondas 1 e 2 masculinas bem como a ronda 1 feminina.

Neste Dia de Portugal, a Associação Nacional de Surfistas e a Liga MEO Surf homenagearam o desporto português com os melhores surfistas nacionais a competirem com licras personalizadas com os nomes de alguns dos melhores atletas nacionais, autênticos embaixadores de Portugal além-fronteiras.

Em termos de destaques no masculino, Tomás Fernandes fez a melhor onda e score do dia com 8.25 pontos em 10 pontos possíveis e 14.75 pontos em 20 pontos possíveis, respetivamente. O surfista da Ericeira fez uso do seu conhecimento local e encaixou fortes manobras de rail que são a sua imagem de marca para dominar os duelos.
Quem também esteve em evidência foi o surfista júnior, Francisco Ordonhas, que venceu as duas baterias que disputou realizando o segundo melhor score do dia com 14.65 pontos (7.15 + 7.50). Eduardo Fernandes também mostrou surf de excelência com uma onda de 8.00 pontos e o score de 14.25 pontos.
O líder do ranking Go Chill, Guilherme Ribeiro, venceu ambas as baterias que disputou rumo ao round 3 o mesmo acontecendo com Vasco Ribeiro que está em igualdade pontual com o atual campeão nacional.

No Feminino, Gabriela Dinis foi a melhor surfista do dia ao realizar a melhor onda e score nesta categoria com 7.25 pontos e 14.25 pontos, respetivamente. A surfista que ocupa juntamente com Francisca Veselko o 1º lugar do ranking feminino Go Chill mostrou sintonia e consistência com as direitas de Ribeira D’Ilhas num mar difícil de encontrar boas ondas. Veselko também iniciou a sua prestação nesta prova com uma vitória na bateria.
Lua Escudeiro e a surfista local e ex-campeã nacional, Carina Duarte, também tiveram positivas prestações face à concorrência.

A previsão do mar aponta para uma diminuição da ondulação amanhã. O call está marcado para as 10.30h.

Agenda do Allianz Ericeira Pro (sujeito a alterações)
2º dia – Domingo, 11 de Junho
10h30 – Call do segundo dia de competição
16h00 – Sunset Party DJ Zé Ferreira – Corona & Somersby

3º dia – Segunda-feira, 12 de Junho
07h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
10h00 – Palestra e limpeza de praia da Jerónimo Martins com crianças das escolas do concelho de Mafra
14h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
16h00 – Finais do Allianz Ericeira Pro (por confirmar)
17h00 – Entrega de prémios do Allianz Ericeira Pro Pro (por confirmar)

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.
Fotografias do dia 1 de competição (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui.


Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. Biblioteca Municipal promoveu sessão sob tema Vamos falar sobre escrita

 
Cerca de quatro dezenas de pessoas assistiram, no passada semana, à sessão Vamos falar sobre escrita, que se realizou no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede. Integrada no projeto Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos, a iniciativa contou com as presenças do escritor e poeta António Canteiro e da poetisa, Fátima Negrão, responsáveis pela sessão.
Os oradores relataram sobre como se iniciaram na escrita, partilharam curiosidades e técnicas de trabalho relacionados com as vivências que fizeram nas escritas das suas publicações.
Fátima Negrão dialogou com os presentes sobre a importância regular da leitura e como este hábito tem sido fundamental para o seu amadurecimento literário e criação poética.
António Canteiro, poeta e romancista, explanou sobre o exercício da escrita e sobre as técnicas que utiliza para se inspirar, e como as mesmas são importantes na estruturação dos seus trabalhos e concretização dos seus projetos literários.
No final da sessão alguns participantes questionaram os conferecistas e partilharam experiências pessoais relacionadas com a escrita.
António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em S. Caetano, em 1964, Cantanhede e vive em Febres. É Técnico Superior de Reinserção na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
Com 12 obras publicadas, romance e poesia, e uma tradução, António Canteiro estreou-se com Parede de Adobo, romance que recebeu Menção Honrosa do Prémio Carlos de Oliveira 2005. Com uma obra galardoada com vários prémios literários, António Canteiro escreveu Nocturno, romance vencedor do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020,
Nascida em Moçambique em 1953, Fátima Negrão reside em Cantanhede, desde 1974. Foi professora do 1º Ciclo até à sua aposentação, em 2006.
Fátima Negrão estreou-se na literatura com o livro de poesia, “Pedaços” (2007), com ilustrações da artista plástica SãoJosé e, em 2016 editou o seu segundo livro de poesia, “A PELE DO CAPIM”, com ilustrações do artista plástico moçambicano João Timane.


Barcelos | Já arrancou a Semana Nacional do Empreendedorismo 2023 organizada pelo IPCA

 De hoje a 15 de junho, o IPCA recebe a Semana Nacional do Empreendedorismo, um evento que envolve mais de 20 instituições de ensino superior politécnico em Portugal.
 
A Semana Nacional do Empreendedorismo enquadra-se no projeto Link Me Up – 1000 Ideias, um projeto que envolve 13 Politécnicos em Portugal (IP Beja, IP Bragança, IP Castelo Branco, IP Cávado e Ave, IP Coimbra, IP Guarda, IP Leiria, IP Portalegre, IP Porto, IP Santarém, IP Tomar, IP Viana Castelo e IP Viseu) e que tem como objetivo promover o espírito empresarial através da capacitação de jovens estudantes e/ou empreendedores com vista ao incremento da qualidade do emprego e à criação de empresas inovadoras. Desenvolve-se em torno de dois eixos: vertente Geração de Ideias, através do concurso de Poliempreende, que envolve mais de 20 instituições em dois concursos (nacional e internacional); e vertente Cocriação, na qual equipas multidisciplinares de estudantes e facilitadores de 13 instituições devem refletir sobre soluções, tendências e/ou megatendências para os problemas identificados por empresas e organizações.
Durante esta semana, estudantes das várias instituições terão a oportunidade de visitar empresas e organizações no distrito de Braga, desenvolver competências, alargar a rede de contactos e conhecer um pouco melhor a cultura empreendedora da região.
A Semana Nacional do Empreendedorismo é, este ano, organizada pelo IPCA através do G3E (Gabinete para o Emprego, Empreendedorismo e Ligação às Empresas), e do Gabinete de Inovação Pedagógica, contando com o patrocínio do Banco Santander Universidades e da Delta Cafés, e com financiamento comunitário do projeto Link Me Up – 1000 Ideias.

Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NA MEALHADA

 
A Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com a Associação Trilhos Luso Bussaco, realizou no passado dia 10 de Junho de 2023, pelas 10h, mais uma edição da prova de Atletismo “3 Milhas da Mealhada”, inserida no programa da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, nomeadamente uma corrida de estrada com a distância de cerca de 4,8Km, no qual participaram 170 participantes, competindo os mais jovens em distancias adaptadas à sua idade, tendo na prova de 1500 metros Miguel Cardoso, alcançado o 3º lugar no escalão de Iniciado Masculino.
Participaram 6 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova de 4800 metros, no sector feminino Catarina Marques, alcançado a 5ª posição na classificação geral feminina e a 4ª posição no escalão F40 e Anabela Almeida a 22ª posição feminina, e a 7ª posição no escalão F40.
No sector masculino Pedro Cardoso, alcançou o 22º lugar na classificação masculino e o 5º lugar no escalão M40, André Santos, 73º masculino, 17º MSen e José Mendes, 82º masculino, 17º M35.
Coletivamente a equipa da Sociedade Columbófila, alcançou o 7° na prova de 4800 metros.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Evento com concertos, gastronomia e actividades culturais. COUTO MINEIRO EM FESTA NO MONTE DE S. DOMINGOS

Agrupamento Musical “ NOVASOM ” actua no Sábado à noite
A exemplo de anos anteriores a aposta será forte, e numa iniciativa desenvolvida pela União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realiza-se no próximo fim de semana, junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, o grande evento “ COUTO MINEIRO EM FESTA “, uma jornada festiva que contempla um programa diversificado, que apresenta demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, actividades culturais e recreativas, associativismo e muita animação musical.
_______________________________________

O programa deste ano contempla três dias de actividades, arrancando no dia 16, com a actuação do Agrupamento Musical Novo Show, pelas 22 horas, sendo que, no dia 17, ás 15 horas está marcada a abertura geral do certame e a ronda para entrega de certificados de presença pelos expositores, seguindo-se um concerto com a Banda dos Mineiros do Pejão, e uma exibição do Grupo “ Os Amigos do Douro “, com a noite de Sábado a ser preenchida pela actuação do “ Mesh Cows “, e o grande concerto do Agrupamento Musical “ NOVASOM “, às 22 horas, protagonizando um animado arraial popular.
Na manhã de Domingo, dia 18, logo pela manhã, às 9h30, haverá uma Caminhada Solidária a reverter para a Liga Portuguesa contra o Cancro, seguindo-se uma aula de Ginástica Funcional e durante a tarde Insufláveis e Pinturas Faciais para os mais novos, com actuação da PT Dance Academy e as Concertinas da Casa do Povo da Raiva, havendo ainda a registar a actuação da Festa Total com Ricardo Ramalho, até ao final da tarde.
Na perspectiva do presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Martins, o grande objectivo deste evento, está orientado para uma demonstração daquilo que esta zona do concelho tem de melhor, ao nível cultural e associativo, bem como potenciar momentos de grande alegria e confraternização, num local emblemático do município, que certamente voltará a atrair muitos visitantes.
O autarca do Couto Mineiro do Pejão acredita que a iniciativa se traduzirá num grande sucesso, uma vez que estão reunidas as condições, para se concretizar um grande evento, evidenciando a importância da realização deste certame para projectar este território, bem como os espaços da gastronomia e vinhos, do fumeiro regional e da doçaria tradicional, para além da aposta forte na animação musical que vai ser uma constante nestes três dias de actividades.
Na cerimónia de abertura do certame, vai marcar presença o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, bem como outros elementos do Executivo Municipal.

Carlos Oliveira

Aveiro | Início da obra de requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento; Nova fase da obra de requalificação do Rossio

 I – Início da obra de requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento
Estão em curso os trabalhos preparatórios para o início da obra de requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento, um novo investimento de aproximadamente 1 milhão de euros de da Câmara Municipal de Aveiro, promovendo a melhoria dos espaços e potenciando o aparecimento de novas dinâmicas e vivências.

Além da qualificação do arruamento, com esta empreitada prossegue a estratégia e opção política de qualificar o espaço público aumentando a dimensão dos passeios, reduzindo a largura das vias e reorganizando as zonas de estacionamento, bem como a construção de uma pista ciclável (que ligará ao trajeto ciclável entre a Universidade de Aveiro e a Estação de Comboios) e ainda o reforço das infraestruturas de iluminação e de drenagem de águas pluviais.
A obra iniciará pelas bolsas de estacionamento mais próximas da rotunda do Glicínias, sem relevante impacto para a circulação, agradecendo-se a compreensão pelos incómodos causados.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

II – Nova fase da obra de requalificação do Rossio

A obra de Requalificação do Largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado (rotunda das Pontes) decorre a bom ritmo, iniciando-se no próximo dia 15 de junho, quinta-feira a nova fase de intervenção para requalificação da Rua João Mendonça (entre a Rua Trindade Coelho e a Praça Joaquim Melo Freitas), cuja execução vai ser implementada com a devida compatibilização com a dinâmica e a vida comercial e turística existente no local, mantendo-se sempre os acessos pedonais aos diversos espaços e atividades, assim como a passagem de veículos de emergência, caso necessário, e das viaturas afetas à obra.
Com a nova frente da obra torna-se necessário reposicionar também a zona de paragem dos tuk-tuk, deslocalizando-os para a bolsa de paragem de autocarros na Rua Clube dos Galitos (junto à Escola de Línguas).
O novo espaço público qualificado com mais espaço pedonal, menos espaço para o automóvel e com ciclovia dedicada, dará continuidade à solução já construída na Rua João Afonso de Aveiro, Rua do Lavadouro e Rua Dr. Barbosa de Magalhães onde será também feito o reposicionamento da vedação de obra maximizando desde já a zona pedonal disponibilizada ao peão e onde poderão ser novamente montadas esplanadas (num processo que está a ser gerido diretamente com cada comerciante).
Prossegue assim o investimento devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, na certeza que esta obra, que estamos a realizar nesta importante área da Cidade de Aveiro e que se aproxima do seu final, vai ter como resultado um espaço público de elevada qualidade a todos os níveis e para Todas as Pessoas.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

VISITA INTERPRETATIVA DE SÃO PEDRO DE MOEL

 O Município da Marinha Grande organiza uma visita interpretativa a São Pedro de Moel, no dia 18 de junho (domingo), pelas 09h30, a partir da Praça Afonso Lopes Vieira, orientada pelo arquiteto Ricardo Camacho e cuja participação é gratuita.
No âmbito da promoção da exposição de João Coutinho, intitulada “São Pedro de Moel - Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia”, patente no Museu Joaquim até 30 de junho, será realizada uma visita interpretativa ao património natural e património edificado de São Pedro de Moel por técnicos especializados. O ponto de partida e de chegada será a Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel.

Trata-se de uma parceria do Município com o Grémio dos Arquitetos, que pretende dar a conhecer aspetos peculiares de São Pedro de Moel. A participação é gratuita e não carece de inscrição.

Portugal envia ajuda para combate a incêndios no Canadá – dia 14 de junho

Portugal vai enviar amanhã, dia 14 de junho, para o Canadá uma Força Operacional Conjunta (FOCON) para ajudar a combater os incêndios florestais que assolam o país. A missão, coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), deverá partir do Aeroporto de Lisboa, em voo comercial, pelas 8h45.

A Força Nacional integrará elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), de Bombeiros das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num efetivo total de 140 operacionais.

Esta FOCON seguirá para o Canadá ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), juntamente com o contingente de Espanha, composto por 97 operacionais.

O Canadá está a ser assolado por uma vaga de grandes incêndios florestais. A Força Nacional irá intervir na província do Québec.

 

A decorrer até 2 de julho de 2023, na cidade do Porto, 3ª edição da Bienal Fotografia do Porto promove programa de atividades dedicado às famílias e ao público em geral

 A Bienal Fotografia do Porto começou a 18 de maio e prolongar-se-á até dia 2 de julho por vários espaços da cidade do Porto. A 3ª edição da Bienal conta com 70 artistas e 14 curadores de 27 países, “Atos de Empatia” é o tema desta edição que tem vindo a somar visitantes ao longo das últimas semanas. Até ao final do mês o evento conta com diversos programas especialmente dedicados às famílias e ao público em geral.

A terceira edição da Bienal Fotografia do Porto, intitulada ‘Atos de Empatia’, encontra-se espalhada pela cidade desde 18 de maio com o intuito de apelar à reflexão sobre os paradigmas da atualidade e à reimaginação de um futuro regenerativo. Esta edição apresenta um modelo intervencionista de casos de estudo enquadrados nos núcleos SUSTENTAR, VIVIFICAR, EXPANDIR e CONECTAR, que cruzam perspetivas globais e locais, reunindo 70 artistas e 14 curadores de 27 países. Para todo o mês de junho está pl
A Bienal Fotografia do Porto tem planeado para o mês de junho um programa repleto de exposições e visitas interativas pensadas para o público de todas as idades.
 
Dia 17 de junho, pelas 15h00, o Mira Fórum acolhe uma visita guiada à exposição "Imagem em devir" orientadas pela artista da exposição Teresa Bessa, que reflete sobre o corpo em contínua mudança, o corpo poético e político.
 
Ainda no dia 17 de junho, pelas 15h00, irá decorrer a “Empatia em Família no Museu do Vinho do Porto - Museu do Porto”, que consiste numa oficina para famílias com crianças em diálogo com a exposição "ViViFiCAR".  Haverá ainda no mesmo dia uma visita guiada ao Museu do Vinho do Porto às 17h00 que será aberta ao público em geral e ainda visita guiada à exposição “Inter-relações” pela artista Matilde Viegas, às 18h30, para participantes individuais e grupos de todas as idades. Esta visita guiada tem lotação de 18 participantes, mediante ordem de inscrição e ordem de chegada e o ponto de encontro será na Estação de Metro S.Bento (piso -1).
 
Na semana seguinte, dia 21 de junho, será dinamizado o evento “Atos em Conversa: Project Rooms” na Batalha Centro de Cinema pelas 19h00. O evento público consiste na projeção do trabalho de artistas emergentes, finalistas selecionados pela ESMAD, ESAP, FBAUL, FAUP, FBAUP e UCP para participarem no Project Rooms. O projeto apoia a criação dos seus portefólios fotográficos, estabelecendo cruzamentos entre a fotografia e outras áreas artísticas, entre o meio académico e profissional, e oportunidades a nível nacional e internacional.
 
No dia 22 de junho, pelas 17h00, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto está marcada uma performance com os artistas Dori Nigro e Paulo Pinto, relacionada com a exposição "Vento (A)mar". De seguida, pelas 18h00, haverá o evento público de debate entre os espectadores e os artistas Dori Nigro, Paulo Pinto e Geórgia Quintas, relacionado com a exposição "Vento (A)mar".
 
No Centro Português de Fotografia, no dia 24 de junho, pelas 17h00, haverá uma visita interativa às exposições "Ecologias Especulativas" e "Atravessar a Matéria do Tempo" para participantes individuais e grupos de todas as idades.
 
Para o último dia do mês, 30 de junho, está programada uma visita guiada ao Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto com a curadora Susana Lourenço MarquesNo mesmo dia, 30 de junho, haverá, ainda o evento “Atos em Conversa: Sustentar”, um evento de convívio e debate entre o público, artistas e parceiros, relacionado com as exposições "Inter-relações", "Atravessar a Matéria do Tempo", "Petricor"e "Green Roofs, Grey Roofs”, moderado pelos co-diretores artísticos, Jayne Dyer e Virgílio Ferreira.
 
A decorrer até 2 de julho de 2023, na cidade do Porto, a 3ª edição da Bienal de Fotografia do Porto reserva, ainda, várias propostas de atividades para os curiosos e entusiastas do mundo da fotografia de todas as idades.

FOTOS BIENAL´23

Fotografia © Pedro Sardinha

Cantanhede | Atribuído pela Comissão Europeia e a Europa Nostra. “Arte-Xávega” recebe prémio europeu do património cultural

 
A Comissão Europeia e a Europa Nostra anunciaram esta terça-feira, 13 de junho, que o projeto de investigação da “Arte-Xávega”, promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede, é um dos vencedores da edição de 2023 dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra.
Através da transferência de conhecimento e saber-fazer, este projeto dá a conhecer práticas exemplares de salvaguarda da “Arte-Xávega”, um dos últimos exemplos de pesca artesanal e sustentável na União Europeia.
Sendo uma técnica de pesca tradicional praticada há séculos na Praia da Tocha, a "Arte-Xávega" alberga um enorme significado sociológico e económico. Através de programas culturais e educativos inovadores, este projeto do Município de Cantanhede pretende, desta forma, celebrar, proteger e promover todo este património cultural imaterial.
Em paralelo, a autarquia inaugurou, em 2016, o Centro de Interpretação da "Arte-Xávega" (CIAX), para perpetuar não apenas as práticas e saberes transmitidas pela comunidade ao longo de várias gerações, mas também para travar o declínio desta técnica de pesca, que continua a ser de extrema importância no contexto local.
Através da colaboração com a comunidade piscatória, foram implementadas outras iniciativas, como o registo de memórias sociais e culturais, a criação de materiais didáticos e científicos em português e inglês, o desenvolvimento de um percurso pedestre, a construção de um barco tradicional e a produção de ilustrações científicas sobre a fauna marinha e avifauna da região.
No âmbito do projeto, produziu-se ainda um documentário e promoveram-se ações de sensibilização nas escolas e no concelho, e atividades lúdico-didáticas para públicos de diversas faixas etárias, mormente visitas explicativas ao CIAX e aos armazéns dos pescadores, e uma recriação da forma tradicional de "puxar as redes".
Através da transferência de conhecimentos e saberes, este projeto apresenta práticas exemplares de salvaguarda da técnica de pesca artesanal ‘Arte-Xávega’. Aborda uma área negligenciada do património imaterial, lançando luz sobre um modo de vida em risco de se perder. Tornando certos aspetos intangíveis mais acessíveis, ultrapassa a componente material", justifica o júri, adiantando que “este projeto capta a essência do património marítimo e a sua profunda ligação com a natureza (…) ao mesmo tempo que proporciona benefícios substanciais às comunidades locais e à indústria do turismo”.
Este ano, 30 projetos de 21 países europeus foram distinguidos com este prestigiado galardão, após decisão de um júri composto por peritos em património oriundos de toda a Europa.
Os vencedores serão homenageados na cerimónia europeia de entrega dos prémios, que decorre a 28 de setembro, em Veneza, Itália.
Durante a cerimónia, serão anunciados os vencedores do Grande Prémio e do Prémio “Escolha do Público”, selecionado entre os premiados deste ano, que terão direito a receber 10.000€ cada.



Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE EM VIEIRA DE LEIRIA

No dia 25 de junho (domingo), pelas 09h00, realiza-se o passeio pedestre “Rota das Fontes”, no lugar de Casal D’Anja, em Vieira de Leiria, organizado pelo Município da Marinha Grande.
Esta iniciativa tem participação gratuita e não carece de inscrição. Os participantes devem comparecer às 09h00, junto ao Arquivo Municipal, para serem transportados em autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal, até ao local de início do passeio. Em alternativa, os interessados podem reunir-se às 09h30, na Centro Recreativo e Cultural da Juventude Casal da Anja, para início da atividade.
Numa extensão de 8 km, com grau de dificuldade reduzido, a “Rota das Fontes” vai dar a conhecer fontes, zona rural, Campos de Lis e outros recantos do lugar de Casal D’Anja, em Vieira de Leiria.

A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e do Centro Recreativo e Cultural da Juventude Casal da Anja.


MUNICIPIO DE SILVES APRESENTA “HISTÓRIAS QUE NÃO LEMBRAM AO DIABO”

 A Biblioteca Municipal de Silves dinamiza, no próximo dia 16 de junho, pelas 21h00, a atividade “Histórias que não lembram ao Diabo”. A iniciativa, dinamizada por Cristina Taquelim, é dirigida ao público em geral e tem entrada gratuita.
Qualquer esclarecimento poderá ser obtido junto da Biblioteca Municipal de Silves através do contato telefónico 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) ou através do email: biblioteca@cm-silves.pt 
Esperamos por si!
 
+ SOBRE CRISTINA TAQUELIM
Cristina Taquelim, é mediadora de leitura e contadora de histórias. Licenciada em Psicologia Educacional e Bibliotecária, foi até fevereiro de 2020 técnica da Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, instituição onde durante 30 anos coordenou o Serviço de Mediação da Leitura, o projeto Palavras Andarilhas, o programa de leitura em Meio Rural, entre outros. É formadora acreditada pelo CCPFC na área da promoção da leitura. Tem apresentado diversas comunicações em colóquios, congressos e dinamizado ações de formação para outros mediadores – bibliotecários, técnicos de bibliotecas, narradores, docentes e pais. Integrou a equipa do projeto Gulbenkian Casa da Leitura. Colaborou com a Universidade Católica na Pós Graduação de Livro Infantil. Desenvolve atividade enquanto narradora oral desde 1995 e nessa qualidade tem participado em diversos encontros em diversos países. Tem obras de literatura de receção infantil publicadas no Brasil e em Portugal de onde destaca “Corrupio” pela Editora Lê (Br.2017); “Avó de Coração” (Pt. 2019); “Teodora e o Mistério dos Cachapins”(Pt. 2020) pela Ed. Zero a Oito. Acredita que ler e contar são formas de desenhar janelas para a diversidade das linguagens do mundo, assim como as do mundo interior. É sócia Fundadora da Associação Ouvir e Contar e da Chão Nosso, Crl, Cooperativa Cultural sediada em Beringel.

Silves | “O CID” SOBE AO PALCO DO AUDITÓRIO EXTERIOR DO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 O Auditório Exterior do Teatro Mascarenhas Gregório será palco do espetáculo “O CID”, no dia 17 de junho, pelas 18h00, pela companhia Gato Escaldado.
Partindo do texto de Pierre Corneille, um dos nomes maiores da dramaturgia francesa, a companhia Gato Escaldado dirige nesta produção uma comédia alucinante sobre duelos, amor e honra, que está na origem da lenda do Grande Cid.
Os ingressos têm um custo associado de 4 euros, encontrando-se já à venda os bilhetes na plataforma BOL em https://www.bol.pt/Projecto/EntidadesAderentes/5364-castelo_de_silves ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios.
Classificação etária: maiores de 12 anos
Bilhete pago: a partir dos 12 anos
+ Info: Sector de Cultura da CMS | tel.: 282 440 800 chamada para a rede fixa nacional | email: cultura@cm-silves.pt
Esperamos por si!
 
Sinopse
Rodrigo e Ximena amam-se e querem casar-se. Mas depois de uma séria discussão entre os pais de ambos, Rodrigo vê-se obrigado a desafiar o pai de Ximena e mata-o em duelo. Agora é Ximena que tem de se vingar e corre ao rei para que condene Rodrigo à morte. Será que estes dois apaixonados conseguirão ficar juntos ou a honra mantê-los-á afastados para sempre? Uma comédia alucinante, a partir do clássico de Corneille, sobre duelos, amor e honra que está na origem da lenda do Grande Cid.
 

Marinha Grande | TORNEIO INFANTIL DE FUTEBOL HOMENAGEIA VÍTOR PINA

 O Estádio Municipal da Marinha Grande recebe o Torneio Interescolas Victor Pina em futebol 5, no dia 17 de junho (sábado), entre as 9h00 e as 19h30, dirigido aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.
A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande, pretende homenagear Víctor Azambuja Pina e tem como objetivos aliar o desporto ao convívio e o intercâmbio entre as diversas escolas, lembrando que, no Torneio Interescolas apenas é permitida a participação a todos aqueles que fazem do desporto uma festa.

Conta com a participação de alunos do concelho nascidos em 2015, 2014 e 2013. Cada equipa pode ser constituída por crianças do sexo masculino, feminino ou ser mista.

Víctor Pina nasceu na Marinha Grande, em 23 de setembro de 1949 e faleceu no dia 28 de junho de 2016. Exerceu funções no Município da Marinha Grande durante 26 anos, tendo colaborado em diversas áreas, mas foi no desporto que mais se destacou.

Colaborou ao longo da sua vida com muitas associações concelhias,  tendo sido um dos fundadores do Clube Atletismo de Marinha Grande e sócio de diversas associações do concelho, desempenhando funções nos Órgãos Sociais de algumas delas.

Enquanto agente desportivo, Víctor Pina esteve sempre ligado ao futebol, encontrando também nos ralis, uma das suas paixões. Representou o Atlético Clube Marinhense, onde terminou a sua carreira enquanto atleta.

Aveiro | Semana SER+ Educação 2023 marca fim do ano letivo 2022/2023


A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinala o final do ano letivo 2022/2023 com a realização da semana “SER + Educação”, apostando na palavra SER como expoente máximo da vontade de fazer mais e melhor, investindo naqueles que são o maior património de qualquer sociedade que se quer evoluída e próspera, que são as Crianças e os Jovens. A semana “SER + Educação” decorre de 12 a 21 de junho e traduz a aposta da CMA na área da Educação, que se mantém prioritária, no âmbito da estratégia de desenvolvimento Municipal, adotando políticas de parceria com um conjunto de entidades que são parte ativa e importante do processo educativo, perspetivando desde já o próximo ano letivo 2023/2024, com um vasto conjunto de ações, que se desenrolarão ao longo do ano.

15JUN – Uma Aventura no EMA
A CMA dinamizará no dia 15 de junho, quinta-feira, a iniciativa, “Uma Aventura no EMA”, no Estádio Municipal de Aveiro.
O evento permitirá a todas as Crianças (re)visitar o Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte e ainda, usufruir deste dia de festa onde haverá insufláveis e muita animação.
A iniciativa tem como objetivo principal promover a prática de atividade física, no estádio que é um dos equipamentos desportivos mais emblemáticos do Município de Aveiro e, ainda, proporcionar o convívio e interação entre Crianças de diferentes escolas, num ambiente salutar.

16JUN - “Presidente por um dia”
Na sequência da experiência vivenciada em anos letivos anteriores, a qual foi avaliada pelos Alunos intervenientes como muito interessante, a CMA vai reeditar a ação “Presidente por um dia”, na sexta-feira, dia 16 de junho.
Esta iniciativa dirigida a alunos do 8.º ano de escolaridade de todas as Escolas do Município, vai permitir a alguns jovens passarem o dia com o Presidente da Câmara Municipal, acompanhando-o na agenda de trabalho normal, percebendo dessa forma a realidade do trabalho de uma Câmara Municipal e da gestão de todo o Município de Aveiro, podendo igualmente aproveitar a oportunidade para esclarecer todas as duvidas que possam ter em relação às mais variadas matérias ligadas à gestão do Município.

16JUN - Inauguração da EB da Póvoa do Paço
Na sexta-feira, dia 16 de junho, pelas 17h00, vamos inaugurar a requalificação e ampliação da Escola Básica da Póvoa do Paço, já em operação plena desde o dia 02 de maio, num investimento da CMA de 1,4 Milhões de Euros.

20JUN – Conselho Municipal de Educação
Na terça-feira, dia 20 de junho, realiza-se o Conselho Municipal de Educação, uma instância de coordenação e consulta, que tem por objetivo promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.

Do programa do “SER + Educação” sublinhamos ainda para várias iniciativas realizadas pelos vários Serviços Educativos Municipais, nomeadamente pela Biblioteca Municipal, Teatro Aveirense, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental e o Ecocentro Municipal.
A Câmara Municipal de Aveiro aproveita para desejar a Todos os Docentes e Profissionais da Educação do Município de Aveiro um excelente período de férias e de preparação do Ano Letivo 2023/2024.

[Programa completo disponível aqui<https://we.tl/t-J6zGPjtrhu>]

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Pianista Gerardo Rodrigues - O Grande Concerto Comemorativo

Pianista Gerardo Rodrigues - Estado de Alma
O grande concerto comemorativo
No passado dia 10 de junho, a noite foi de concerto! O Grande Auditório do CCC- Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha encheu-se para ver e ouvir GERARDO RODRIGUES e os seus convidados. Dois anos e meio depois de ter tocado pela primeira vez naquela sala – a 18 de outubro de 2020 - os seus IMPROVISOS, regressou para ali encerrar a tournée que ao longo deste tempo o levou pelo país e pelo estrangeiro, num total de 80 concertos.
Agora já com segundo álbum editado, de seu nome ESTADO DE ALMA, Gerardo conseguiu congregar em palco todos os músicos que o acompanharam nesta digressão: um ensemble de cordas constituído por nove jovens músicos da região, um percussionista e a voz da soprano Sofia Miradouro.
A juntar ao naipe de belíssimos instrumentistas, ainda subiram ao palco as bailarinas Margarida Hugobaldo - que abrilhantou com a sua performance os temas Saudade e Bailado - e Ana Beatriz Degues, com um grupo de Alunos do Agrupamento de Escolas do Cadaval que interpretaram Baile de Máscaras, naquele que foi um dos momentos altos da noite.
Momento igualmente surpreendente, a aparição em palco, já quase na reta final, de sessenta coralistas do Coral Stella Maris de Peniche e do Coro Municipal da Lourinhã, dirigidos pelo maestro Carlos Pedro Alves, que acompanharam com as suas vozes os três últimos temas da noite: Voa, Hope e Contraste.

Ao longo de todo o concerto, destaque para a projeção de belíssimas imagens no ecrã gigante que servia de cenário, aqui e ali pontuadas com versos escolhidos a dedo, para ilustrarem as melodias que naturalmente saiam do Steinway, com o virtuosismo e a emoção a que o Gerardo já nos habituou.

Foi um concerto, simultaneamente, tranquilo e intenso porque, acima de tudo, sentiu-se a VERDADE que emana de todas as composições. E nelas cabem a gratidão, o amor, a alegria, a memória, a tranquilidade, alguma inquietação, aqui e ali, mas sobretudo uma grande serenidade!

À laia de conclusão, dizer que aquilo que mais fascina o espetador (e esta espetadora que vos escreve, em particular), para além da indiscutível qualidade musical das composições e da sua interpretação, e do talento e trabalho inerentes, é a capacidade de GERARDO RODRIGUES criar sinergias!

O ambiente familiar e genuíno que todos os presentes sentiram advém dessa capacidade de, entre amigos, congregar tantos contributos válidos: dos músicos aos bailarinos, dos letristas aos maestros, dos fotógrafos aos homens do som e da imagem.

De amigos era também maioritariamente feita a plateia: de todos aqueles que não quiseram deixar de marcar presença nesta grande festa com que Gerardo Rodrigues celebrou estes últimos três anos…foi como se estivéssemos na sua sala de estar, a partilhar os seus estados de alma, mas com a grandiosidade e a qualidade técnica que proporciona uma sala como o Grande Auditório do CCC. E foi tão bom!

A festa continua agora, mundo fora: no último trimestre deste ano, a música de Gerardo Rodrigues será tocada além-fronteiras. Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo e Inglaterra farão parte do itinerário da digressão mundial. Estejam atentos às redes sociais para irem sabendo todas as novidades!

Por Ângela Malheiros

Marinha Grande | ARQUIVO MUNICIPAL DEU A CONHECER FUNCIONAMENTO EM DIA ABERTO

 Na última sexta-feira, 9 de junho, o Arquivo Municipal da Marinha Grande promoveu o Dia Aberto, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, com o intuito de ser visitado por alunos dos Agrupamentos do concelho e pelo público em geral, de modo a dar a conhecer o seu trabalho e proceder à exibição de documentos antigos únicos. 
Ao longo das visitas, que contaram com a presença de técnicos do Município, foram exibidos documentos únicos na construção da história da Marinha Grande e foram dados a conhecer a parte técnica, centro de digitalização e depósitos.
Com a comemoração desta efeméride, pretendeu-se sensibilizar o público para a importância do Arquivo Municipal e para os benefícios dos arquivos como instrumento da preservação da memória coletiva. O Dia Internacional dos Arquivos foi proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), em novembro de 2007, no Québec. Esta data foi a escolhida por ter sido a 9 junho 1948, que a UNESCO criou o ICA. É celebrado anualmente e procura sublinhar a importância dos arquivos e, o seu papel fundamental na sociedade. Os arquivos são lugares incomparáveis de descoberta, ensinam-nos e documentam o passado e, abrem-nos a mente para novas ideias. 



Marinha Grande | DOCUMENTOS DOS SÉCULOS XVIII E XIX CEDIDOS PARA DEPÓSITO E PARTILHA COM O PÚBLICO

 O Município da Marinha Grande celebrou um contrato de depósito documental com o munícipe Eduardo Gaspar, para guarda, tratamento técnico-arquivístico, conservação, estudo e acesso público de um conjunto de documentos datados entre os séculos XVIII e XIX.
O munícipe Eduardo Jorge Pereira da Silva Gaspar, detentor de vários documentos de interesse histórico do concelho da Marinha Grande, datados entre o século XVIII e XIX, manifestou a sua vontade em que os mesmos fossem depositados no Arquivo Municipal da Marinha Grande enquanto fosse vivo.
Trata-se de uma coleção de documentos, grande parte deles inéditos, que o munícipe foi adquirindo ao longo de vários anos, sobre diversos assuntos de interesse histórico/cultural com elevada relevância patrimonial do concelho.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, enaltece esta atitude de depósito da documentação, para que possa ser tratada, conservada e disponibilizada para consulta e estudo de todos os interessados, incentivando outros colecionadores a seguir o mesmo gesto altruísta, em prol da reconstituição e registo da história local.

O contrato foi assinado no passado dia 5 de junho, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, que se comemorou a 9 de junho.